Hígor de Souza Moura

Engenheiro de Produção, com experiência na construção civil, tais como: - Gestão de fábrica e implementação de gestão e processos; - Tecnologista do Concreto; - Desenvolvimento de materiais à base de cimento (premoldados, artefatos); - Engenharia do Cimento e Aditivos para construção Química; - Soluções para impermeabilização de estruturas de concreto com aditivos cristalizantes. Participação como palestrante e pesquisador em congressos promovidos pelo IBRACON e COBENGE. Em paralelo, atuação na edução de ensino médio : Física e Matemática. Fundador do canal em desenvolvimento: Engenharia do Concreto. Finalidade de promover os conceitos e aplicações dos materiais que compõem o concreto.

Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em MBA Gestão do Conhecimento - MBKM

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Mapeamento de Competências numa usina de Concreto
Orientador: Marconi Pereira

Graduação em andamento em Licenciatura em Física

2018 - Atual

Uniplena Educacional LTDA ME

Graduação em Engenharia de Produção

2005 - 2009

Universidade Estácio de Sá
Título: Artefatos de Cimento: do investimento à gestão.
Orientador: Luis Gustavo Zelaya Cruz

Curso técnico/profissionalizante

1996 - 1997

Instituto Cultural Azevedo Vianna

Formação complementar

2013 - 2013

Escavação de Rochas. (Carga horária: 21h). , Torres Geraldi Engenharia, TG, Brasil.

2008 - 2008

Chão de Fábrica (Gestão Estratégica). (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2007 - 2007

Chão de Fábrica (Produtividade). (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2007 - 2007

Curso Avançado de Alvenaria Estrutural. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de Cimento Portland, ABCP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.

Participação em eventos

13º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. 2013. (Simpósio).

55º Congresso Brasileiro do Concreto. Nada Consta. 2013. (Congresso).

54º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO. A utilização de Adições Minerais na redução do custo do concreto. 2012. (Congresso).

53º Congresso Brasileiro do Concreto - IBRACON. 2011. (Congresso).

V SEPRONE (Simpósio de Engenharia de Produção da região nordeste)..Uma análise sobre o investimento e gestão da indústria de artefatos de cimento. 2010. (Simpósio).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. A interação tecnológica do homem e da máquina no sistema construtivo em alvenaria estrutural e construção civil. 2010. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MOURA, H. S. ; Cruz, L. G. Z. . Artefatos de cimento: do investimento à gestão. Prisma (São Paulo), p. 49 - 53, 15 jul. 2010.

  • MOURA, H. S. ; Cruz, L. G. Z. . Indústria de cimento: do investimento à gestão. Prisma (São Paulo), série, p. 37 - 42, 15 jun. 2010.

  • MOURA, H. S. ; BROCHADO, M. R. . Uma análise sobre o investimento e a gestão da indústria de artefatos de cimento. In: V Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste, 2010, Maceió - AL. V Seprone, 2010.

  • MOURA, H. S. ; BROCHADO, M. R. . A interação tecnológica do homem e da máquina no sistema construtivo em alvenaria estrutural e construção civil. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2010, Fortaleza - CE. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2010, 2010.

  • MOURA, H. S. ; CAFANGE, D. M. P. J ; ALENCAR, R. A. V. ; SOUTO, E. M. J. . A utilização de Adições Minerais na redução do custo do concreto. In: 54º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 2012, MACEIÓ - ALAGOAS. A utilização de Adições Minerais na redução do custo do concreto, 2012.

  • MOURA, H. S. ; BROCHADO, M. R. . A INTERAÇÃO TECNOLÓGICA DO HOMEM E DA MÁQUINA NO SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL E NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, H. S. ; BROCHADO, M. R. . Uma análise sobre o investimento e gestão da indústria de artefatos de cimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, H. S. ; ACSP . 1ª etapa do circuito estadual de bodysurf. 2009 (Evento esportivo - Bodysurf) .

Prêmios

2009

Engenheiro de Produção, Universidade Estácio de Sá.

2008

Selo de Qualidade (Fabricante de Blocos de Concreto), Associação Brasileira de Cimento Portland.

1998

Técnico e mProcessamento de Dados, Instituto Cultural Azevedo Vianna.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hidesom Engenharia e Soluções, Engenharia. , Rua Benjamin Constant, Neves (Neves), 24425640 - São Gonçalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27201802, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Hidesom Engenharia e Soluções

Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência em Tecnologia do concreto na produção de concreto seco (pavers, blocos e similares), concreto plástico (concreteiras, premoldados). Desenvolvimento de Produtos e Concretos Especiais com planejamento e execução. Atuação na indústria química de aditivos para diversos tipos de soluções: concretos, pisos industriais, impermeabilização de Estruturas de Concreto e sistemas de ETE + ETA, entre outros. Tratamento de Patologias de Pisos Industriais de Concreto e Projeto para execução sustentável aos custos e cronograma da obra.

2018 - Atual

Educandário Izaias Conceição de Souza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Ensino Médio : Física e Matemática

2016 - 2017

Erca Indústria

Vínculo: Representação Comercial, Enquadramento Funcional: Representante Comercial, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento das áreas técnica-comercial do mercado do Rio de Janeiro com aditivos químicos para concreto e cimento.

2013 - 2016

Holcim - Matriz

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Assessoria Técnica RJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessoria Técnica em Grandes Obras: Metrô, Portos, Construtoras em Geral nos produtos a base de cimento (concreto, argamassa).

2013 - 2013

Penetron do Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor Técnico RJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2013

Votorantim Cimentos - Engemix

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tecnologia, Carga horária: 40

2007 - 2010

Lajes Pentágono Indústria e Comércio LTDA

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador de Controle de Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuando no controle de qualidade, realizo os ensaios tecnológicos de compressão e dimensional dos blocos de concreto. Estudos para ajustes e otimização do traço. Controle da produção e seus processos. Supervisão de equipe de chão de fábrica. Consultoria na área de segurança do trabalho (utilização de EPI e controles de PPRA e PCMSO). Responsável por compras de insumos (Pigmentos e afins). Registro dos dados e análise crítica dos relatórios de produção através da utilização do excel. Emissão e responsabilidade sobre os documentos referentes aos fornecedores assim como os documentos internos no que diz questão à gestão da qualidade.