Gláucia da Silva Meireles

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2010). Especialização em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ (2011). Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica (Cardiologia) nos moldes de Residência pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto Nacional de Cardiologia - UNIRIO/INC (2013). Enfermeira da Maternidade Leila Diniz com atuação no Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico e Unidade Neonatal (dez/2013 a set/2014). Enfermeira do Hospital da Mulher Heloneida Studart com atuação na Unidade Neonatal (mar/2015 a jul/2015). Enfermeira da Clínica da Família Faim Pedro com atuação na Estratégia Saúde da Família (jul/2015 a mar/2018). Enfermeira da Maternidade Herculano Pinheiro com atuação na Unidade Neonatal (desde abr/2017)

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Cardiologia (Residência)

2011 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Síndrome de abstinência associada ao uso de analgésicos e sedativos em pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica
Orientador: Karla Valéria P. T. S. Arcoverde e Enirtes Caetano P. Melo
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Especialização em Enfermagem Neonatal

2011 - 2011

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: Identificação e manejo da síndrome de abstinência em recém-nascidos associada ao uso de analgésicos e sedativos: revisão integrativa de literatura
Orientador: Karla Valéria P. T.S. Arcoverde e Antônia Lúcia M. Guimarães

Graduação em Enfermagem

2006 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação das famílias de crianças com cardiopatia congênita e a intervenção de enfermagem
Orientador: Luiz Chad Pellon e Renato D. Barreiro Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Teórico prático de implantação do Cateter Central de Inserção Periférica. (Carga horária: 8h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2018 - 2018

Manejo de Punção Venosa Periférica em Recém Nascido. (Carga horária: 6h). , Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, HMHP, Brasil.

2014 - 2014

Avaliação Fisioterápica do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Prematuros. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2014 - 2014

Promovendo e Incentivando a Amamentação em um Hospital Amigo da Criança. (Carga horária: 20h). , Maternidade Leila Diniz, MLD, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação em Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso - Método Canguru. (Carga horária: 30h). , Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, HMMABH, Brasil.

2013 - 2013

Resgate Náutico. (Carga horária: 20h). , Curso Operação e Resgate, COR, Brasil.

2013 - 2013

Emergência Pré-Hospitalar Salvamento e Resgate. (Carga horária: 60h). , Curso Operação e Resgate, COR, Brasil.

2011 - 2011

Preparo e administração de medicamentos. (Carga horária: 10h). , Instituto Nacional de Cardiologia, INC, Brasil.

2011 - 2011

Avanços em Terapia Intensiva Intravenosa Pediátrica. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, SBEP, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação em ECG. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Cardiologia, INC, Brasil.

2010 - 2010

Aperfeiçoamento profissional. (Carga horária: 180h). , Seiton Cursos, SEITON, Brasil.

2010 - 2010

Estágio extracurricular: UTI-adulto. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ HUGG, UNIRIO/HUGG, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Monitoria: Enf. nas ações programáticas de saúde. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em B.C.: Rodando as leituras com a Estante Circulante. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2008 - 2008

Gravidez na Adolescência com Enfoque pra Pré-Natal. (Carga horária: 8h). , Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ, HUPE - UERJ, Brasil.

2008 - 2008

cuidados ao portador de úlceras vasculogênicas. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2008 - 2008

Estagiária Bolsista no Programa de Saúde Coletiva. (Carga horária: 524h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.

2007 - 2007

Emergências Cardiológicas - Primeiros Socorros. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Anatomia do Coração e Sistema Vascular. (Carga horária: 15h). , Instituto Biomédico - UNIRIO, IB - UNIRIO, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Enf. nas Emerg.: Suporte Básico de Vida em Trauma. , Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO, EEAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família.A utilização por equipe multiprofissional do Modelo Calgary como ferramenta de abordagem familiar em Estratégia Saúde da Família. 2016. (Outra).

III Encontro de Resiliência e Enfermagem. 2012. (Encontro).

XXXIII Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia. 2012. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Avaliação das famílias de crianças com cardiopatia congênita e a intervenção de enfermagem. 2011. (Congresso).

XI Jornada SOCERJ de Enfermagem em Cardiologia. 2011. (Outra).

120 Anos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto: História, Formação, Tecnologia e Inovação na Prática do Cuidado em Enfermagem. 2010. (Outra).

I Encontro Interdisciplinar de Transplante de Órgãos do Rio de Janeiro. 2009. (Encontro).

Saneamento Básico em prol da sustentabilidade do Rio de Janeiro. 2009. (Outra).

1.º Seminário de Pesquisa em Enfermagem no HUPE e 5.ª Jornada Científica - Inovação da Gestão das Condições de Trabalho em Saúde para Hospitais do SUS. 2008. (Seminário).

4.º Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente, 2.º Encontro de Grupos de Pesquisas em Saúde da Criança e do Adolescente e 7.º Evento Comemorativo do Dia da Criança da EEAP. 2008. (Seminário).

46.º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) - Saúde do Adolescente. 2008. (Congresso).

ESPAÇO PENSANDO EM SAÚDE - Fundamentos para o tratamento de feridas agudas e crônicas. 2008. (Outra).

ESPAÇO PENSANDO EM SAÚDE - Os sete pecados capitais do coração. 2008. (Outra).

II Encontro de Professores & Pesquisadores de Enfermagem em Saúde Coletiva - "Violência e Saúde" e II Mostra da Produção Científica de Enfermagem em Saúde Coletiva. 2008. (Encontro).

II Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas da Secretaria Municipal de Saúde.Comitê de Prevenção e Controle da Mortalidade Materna do Município do Rio de Janeiro: sua importância na redução de óbitos maternos. 2008. (Outra).

ESPAÇO PENSANDO EM SAÚDE - Ações de Enfermagem, para o Controle de Infecções nosocomiais por staphylococcus aureus resistentes à Meticilina (MRSA) e à Meticilina e Aminoglicosídeos (MARSA). 2007. (Outra).

I Encontro de Professores & Pesquisadores de Enfermagem em Saúde Coletiva e I Mostra da Produção Científica de Enfermagem em Saúde Coletiva. 2007. (Encontro).

Patch Adams - Humor and Health. 2007. (Outra).

ESPAÇO PENSANDO EM SAÚDE - Venha discutir e tomar ciência sobre os cuidados que você precisa ter no que se refere a alergias. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sylvia Rosa Gonçalves Siqueira

GONÇALVES, S.. Comitê de Prevenção e Controle da Mortalidade Materna do Município do RJ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em II jornada científica dos acadêmicos bolsistas) - Secretaria Municipal de Saúde - RJ.

Inês Maria Meneses dos Santos

SANTOS, Inês Maria Meneses dos. Avaliação das famílias de criança com cardiopatias congênitas e a intervenção de enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flavia Pinhão Nunes de Souza Rechia

Preceptoria na área Pediátrica e Neonatal em Cardiologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Residência de Enfermagem em Cardiologia) - Instituto Nacional de Cardiologia; Orientador: Flavia Pinhão Nunes de Souza Rechia;

Enirtes Caetano Prates Melo

SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA ASSOCIADA AO USO DE ANALGÉSICOS E SEDATIVOS EM PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA PEDIÁTRICA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Enfermagem nos Moldes d) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde; Orientador: Enirtes Caetano Prates Melo;

Paula Mendes Luz

Efetividade do tratamento antirretroviral: avaliando novas medicações e formulações; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Karinne Cristinne da Silva Cunha

Estudo de caso: Paciente submetido à endarterectomia carotídea e inserção de marcapasso; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cardiologia no molde Residência) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Karinne Cristinne da Silva Cunha;

Luiz Henrique Chad Pellon

Avaliação de famílias de crianças com cardiopatia congênita e a intervenção da enfermagem; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto; Orientador: Luiz Henrique Chad Pellon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEIRELES, GS ; PELLON, LHC ; BARREIRO FILHO, RD . Avaliação das famílias de crianças com cardiopatia congênita e a intervenção de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 2, p. 1048-1061, 2010.

  • MEIRELES, GS ; COSTA, A. A. ; PINTO, J. F. ; VIDAL, A. A. . A utilização por equipe multiprofissional do Modelo Calgary como ferramenta de abordagem familiar em Estratégia Saúde da Família. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRELES, GS ; SILVA, E. F. ; VIDAL, A. A. . Cuidando de quem cuida: relato de experiência sobre a promoção da saúde de gestantes em atividades de grupo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRELES, GS . Uso de oxigenoterapia hiperbárica em paciente portador de lesão em sítio de safenectomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRELES, GS ; PELLON, LHC ; BARREIRO FILHO, RD . Avaliação das famílias de crianças com cardiopatia congênita e a intervenção de enfermagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, GS ; SOUZA, DM . Ações programáticas em enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUTRA, N. ; LIMA, A. ; VIEIRA, CM ; MEIRELES, GS ; PELLON, LHC ; MATA, V. . Homens da ilha de Paquetá: ações de enfermagem baseadas no modelo Calgary. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, GS . Comitê de Prevenção e Controle da Mortalidade Materna do Município do Rio de Janeiro: sua importância na redução de óbitos maternos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, Unidade Neonatal. , Avenida Ministro Edgard Romero - de 118 a 776 - lado par, Madureira, 21360200 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 24588601

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Maternidade Herculano Pinheiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

  • 2015 - 2018

    Clínica da Família Faim Pedro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação na Estratégia Saúde da Família.

  • 2015 - 2015

    Hospitalda Mulher Heloneida Studart

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação na UTI Neonatal.

  • 2013 - 2014

    Maternidade Leila Diniz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação no Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico e UTI Neonatal.