Andriê Luiz Felipe
Atualmente é assistente social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na Prefeitura Municipal de São João de Meriti e assistente social no Colégio Estadual Francisco Campos da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Lecionou no Centro Integrado de Educação e Missões (CIEM). Atuou como Assistente Social Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher - HESFA / UFRJ e Bolsista MEC. Possui mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC Rio (2017) e Bolsista da CAPES. Estudou a graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2010 e 2011), concluiu a graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Niterói (2014) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é assistente social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social: ´questão social´, serviço social, política social, assitência social, programas de transferência de renda, formação profissional, neoliberalismo,saúde pública e saúde da mulher. Teologia: Missões, promotor de missões, educação cristã, filosofia cristã, história cristã, Eclesiologia e Wolfhart Pannenberg.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Teologia
2015 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A igreja no contexto da dádiva do Espírito e como sinal escatológico do reino de Deus: Um estudo sobre a vida, a obra e dois tópicos eclesiológicos da Teologia Sistemática de Wolfhart Pannenberg
, Ano de Obtenção: 2017.Maria Teresa de Freitas Cardoso.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Wolfhart Pannenberg; Eclesiologia; Espírito; Igreja; Reino de Deus; Sinal escatológico. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemáticaa.
Especialização em andamento em Saúde da Mulher
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As ações de prevenção contra o câncer do colo do útero nas unidades de atenção básica em uma área programática do município do Rio de Janeiro
Orientador: Danielle Freitas do Amaral
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Aperfeiçoamento em Educação Alimentar e Nutricional no Pro Bol Famili
2014 - 2015
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Uma análise da Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Município de São Gonçalo. Ano de finalização: 2015
Graduação interrompida em 2011 em Teologia
2010 - Atual
Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil
Ano de interrupção: 2011
Graduação em Serviço Social
2003 - 2009
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os Desafios (Im)postos à Formação Profissional do Assistente Social. Uma análise a partir da "questão social"
Orientador: Professora Doutora Janete Luzia Leite
Formação complementar
2015 - 2015
Bolsa Família na Saúde - DATASUS. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Gestores e Equipe Técnica. (Carga horária: 24h). , Prefeitura de São Gonçalo, PSG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Educação.
Organização de eventos
FELIPE, A. L. . VII SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL. 2006. (Outro).
FELIPE, A. L. . SEMANA DE CALOUROS 2005/01. 2005. (Outro).
Participação em eventos
Conferência Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro.Conferência Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro. 2021. (Outra).
Conferência Municipal de Assistência Social em São João de Meriti.Conferência Municipal de Assistência Social em São João de Meriti. 2021. (Outra).
Conferência Nacional de Assistência Social.Conferência Nacional de Assistência Social. 2021. (Outra).
29° Congresso Internacional SOTER. 2016. (Congresso).
I Simposio Brasileiro Interdisciplinar a partir da Cultura da Unidade. 2016. (Simpósio).
Seminário Internacional de Teologia - Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América. 2016. (Seminário).
XII Simpósio Internacional Filosófico-Teológico. 2016. (Simpósio).
Formação Continuada "Orientações Técnicas Sobre o PAIF". 2015. (Oficina).
1ª Ambientação dos Programas ACESSUAS Trabalho, PRONATEC e BPC. 2014. (Outra).
1ª Oficina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 2013. (Oficina).
19ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SERVIÇO SOCIAL.A FORMAÇÃO PRÁTICA DO ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL: REFLEXÕES PARA O DEBATE. 2008. (Outra).
III ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL.AS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS: OS DESAFIOS POSTOS NA ATUALIDADE. 2008. (Encontro).
II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH.A SOCIEDADE BRASILEIRA E SUA POLÍTICAS SOCIAIS: O DESAFIO DE SUA CONCRETIZAÇÃO. 2008. (Outra).
II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH.A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENE SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE SEU APRENDIZADO PRÁTICO. 2008. (Outra).
PRÉ-CONFERÊNCIA BRASILEIRA PREPARATÓRIA À 33ª CONFERÊNCIA GLOBAL DO ICSW.AS TRANSFORMAÇÕES DECORRENTES DO NEOLIBERALISMO NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR. 2008. (Outra).
PROCESSOS PARTICIPATIVOS DE GESTÃO. 2008. (Outra).
XXX ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESS. 2008. (Encontro).
XXX JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL DA UFRJ.A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: UM DESAFIO AINDA ATUAL. 2008. (Outra).
CICLO DE CINEMA 4X4: POLÊMICAS NA TELA. 2007. (Outra).
III JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. AS METAMORFOSES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE DO TRABALHADOR. 2007. (Congresso).
II SEMANA ACADÊMICA NOS 70 ANOS DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 2007. (Outra).
XXIX JORNADA GIULIO MASSARANE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL DA UFRJ.A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ESTAGIÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL. EXTREMOS DE UM IMPASSE. 2007. (Outra).
DEBATE DO FILME "INVAÇÕES BÁRBARAS". 2006. (Outra).
DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL (21/03) E DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08/03). 2006. (Outra).
DISCUSSÃO TEMÁTICA PARA AS CONFERÊNCIAS ESTADUAL E NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA - PNEIRJ. 2006. (Seminário).
EXIBIÇÃO DO FILME "CABRA CEGA" SEGUIDO DE DEBATE "DITADURA MILITAR: IMPACTOS NA SOCIEDADE CIVIL E NO SERVIÇO SOCIAL". 2006. (Outra).
I SEMANA ACADÊMICA DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO - MINI CURSO "SUAS - SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL". 2006. (Outra).
X Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social.A Saúde do Trabalhador frente as Transformações no Mundo do Trabalho. 2006. (Encontro).
II ENCONTRO SOBRE PRÁTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS NAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO: DIREITOS SOCIAIS EM DEBATE. 2005. (Encontro).
PESQUISANDO SERVIÇO SOCIAL: UMA MOSTRA DA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2005. (Outra).
PROJETO DE EXTENSÃO AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS NA CONFORMAÇÃO DO OLHAR. 2005. (Outra).
SEMANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL - MESA REDONDA "A PERSPECTIVA DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES". 2005. (Outra).
SEMANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL - MINI CURSO "PROJETO ÉTICO-POLÍTICO". 2005. (Outra).
XXVII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESS. 2005. (Encontro).
FÓRUM SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA NO NOVO MILÊNIO. 2004. (Outra).
VI SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL - SRFPMESS. 2004. (Seminário).
XXVI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL - ENESS. 2004. (Encontro).
Orientou
Wolfhart Pannenberg; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
Marcelo Bittencourt Jardim ; FELIPE, A. L. . Serviço Social. In: Marcelo Bittencourt Jardim. (Org.). Amor que educa. 1ed.Rio de Janeiro: Kimera, 2016, v. 1, p. 61-62.
-
FELIPE, A. L. . As Políticas Sociais no Brasil: sonho ou realidade?. In: IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2009, Maranhão. NEOLIBERALISMO E LUTAS SOCIAIS: perspectivas para as Políticas Públicas, 2009.
-
FELIPE, A. L. ; SANTOS ; FERREIRA, Ana Carolina N. . A FORMAÇÃO PRÁTICA DO ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL: REFLEXÕES PARA O DEBATE. In: 19ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SERVIÇO SOCIAL, 2008, SALVADOR. O DESAFIO DE CONCRETIZAR DIREITOS NUMA SOCIEDADE GLOBALIZADA E DESIGUAL, 2008.
-
FELIPE, A. L. . AS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS: OS DESAFIOS POSTOS NA ATUALIDADE. In: III ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL, 2008, VITÓRIA. A QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE, 2008.
-
FELIPE, A. L. . A SOCIEDADE BRASILEIRA E SUAS POLÍTICAS SOCIAIS: O DESAFIO DA SUA CONCRETIZAÇÃO. In: II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH, 2008, RIO DE JANEIRO. DESAFIOS ÀS CIÊNCIAS HUMANA E SOCIAIS NO BRASIL, 2008.
-
FELIPE, A. L. . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE SEU APRENDIZADO PRÁTICO. In: II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH, 2008, RIO DE JANEIRO. DESAFIOS ÀS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO BRASIL, 2008.
-
FELIPE, A. L. . A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: UM DESAFIO AINDA ATUAL. In: XXX JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL DA UFRJ, 2008, RIO DE JANEIRO. XXX JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL DA UFRJ, 2008.
-
SILVA, Rodrigo de S. ; FELIPE, A. L. ; FERREIRA, Ana Carolina N. . AS METAMORFOSES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE DO TRABALHADOR. In: III JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2007, SÃO LUIS. QUESTÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI, 2007.
-
FELIPE, A. L. . A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ESTAGIÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL. EXTREMOS DE UM IMPASSE. In: XXIX JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL DA UFRJ, 2007, RIO DE JANEIRO. XXIX JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL DA UFRJ, 2007.
-
SILVA, Rodrigo de S. ; FERREIRA, Ana Carolina N. ; FELIPE, A. L. . A SAÚDE DO TRABALHADOR FRENTE AS TRANFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO. In: X ENPESS, 2006, RECIFE. CRISE CONTEMPORÂNEA, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E EMANCIPAÇÃO HUMANA, 2008.
-
FELIPE, A. L. . Dia mundial da não violência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FELIPE, A. L. . Estatuto da Criança e do Adolescente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FELIPE, A. L. . A IGREJA COMO SINAL DE ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FELIPE, A. L. . A IGREJA COMO SINAL DE ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE NO PENSAMENTO PANNENBERGUIANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FELIPE, A. L. . A FORMAÇÃO PRÁTICA DO ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL: REFLEXÕES PARA O DEBATE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FELIPE, A. L. . AS POLITICAS SOCIAIS BRASILEIRAS: OS DESAFIOS POSTOS NA ATUALIDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FELIPE, A. L. . A SOCIEDADE BRASILEIRA E SUAS POLÍTICAS SOCIAIS: O DESAFIO DA SUA CONCRETIZAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FELIPE, A. L. . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE SEU APRENDIZADO PRÁTICO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Rodrigo de S. ; FELIPE, A. L. . AS TRANSFORMAÇÕES DECORRENTES DO NEOLIBERALISMO NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FELIPE, A. L. . A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS NO BRASIL: UM DESAFIO AINDA ATUAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FELIPE, A. L. . A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ESTAGIÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL. EXTREMOS DE UM IMPASSE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Rodrigo de S. ; FELIPE, A. L. ; FERREIRA, Ana Carolina N. . AS METAMORFOSES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE DO TRABALHADOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FELIPE, A. L. . X Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2009
Núcleo de Pesquisa e Estudo em Políticas Públicas, Questão Social e Serviço Social, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andriê Luiz Felipe - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2017
Prefeitura de São GonçaloVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
2011 - 2012
Prefeitura de São GonçaloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
2018 - 2020
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA).
2007 - 2007
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Centro de Cidadania Rinaldo DeLamare - Prefeitura do Rio de Janeiro
Adolecentro - Centro de Atenção Primária na Saúde do Adolescente
2006 - 2006
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
IPUB - CDA - Centro Dia de Atenção à Pessoas Portadoras de Alzheimer
2020 - Atual
Prefeitura Municipal de São João de MeritiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
2019 - 2019
Centro Integrado de Educação E MissõesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teologia, Carga horária: 16
Outras informações:
Aula na disciplina História da Influência Filosófica na Educação Cristã.
2022 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistente social no Colégio Estadual Francisco Campos, no Grajaú.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andriê Luiz Felipe e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?