Lucimar Sales Dias

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGEO (2014/2016) UNIMONTES. Graduado em Geografia pela pela mesma Universidade (Universidade Estadual de Montes Claros) em 2010, e especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela mesma universidade em 2012, e MBA em Gestão de Instituições Educacionais pela rede Pitágoras. Atuou como professor de Ensino Superior na FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA, nos cursos de Administração, Agronegócio, Geografia e Pedagogia. Atua como professor (desde 2010-hoje) de Ensino Fundamental e Médio do Colégio CEC Diocesano e coordenador de Ensino Médio (desde 2018- hoje) do colégio CEC DIOCESANO (sistema privado). Desde 2015 até hoje, atua como professor efetivo na Secretaria de Educação de Minas Gerais, lotado na Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo, em Janaúba -MG.

Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2014 - 2016

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO ALTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GORUTUBA: REFLEXOS NA BARRAGEM BICO DA PEDRA E NO PROJETO DE IRRIGAÇÃO DO GORUTUBA,Ano de Obtenção: 2016
Marcos Esdras Leite.Coorientador: Expedito José Ferreira.

Especialização em MBA em Gestão de Instituições Educacionais

2012 - 2014

Rede Pitágoras
Título: GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO EM SALA DE AULA: OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Orientador: Adma Campos Saldanha

Especialização em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

2011 - 2012

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Ativos e passivos ambientais no Projeto de Irrigação do Gorutuba no município de Nova Porteirina - MG
Orientador: Expedito José Ferreira

Graduação em GEOGRAFIA

2007 - 2010

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Ativos e passivos ambientais do Projeto de Irrigação do Gorutuba no Municipio de Nova Porteirinha - MG
Orientador: Expedito José Ferreira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

DIAS, L. S. ; SOUZA, A. L . MATA SECA: DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2015. (Outro).

DIAS, L. S. . SEMINÁRIO DE AGRICULTURA DO NORTE DE MINAS. 2014. (Exposição).

DIAS, L. S. . FEIRA DAS REGIÕES BRASILEIRAS. 2014. .

DIAS, L. S. . III MINIONU. 2014. (Exposição).

DIAS, L. S. . MINI ONU. 2013. .

DIAS, L. S. . DESAFIO NATHIONAL GEOGRAPHIC. 2013. (Concurso).

DIAS, L. S. . SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE. 2013. (Outro).

DIAS, L. S. . I MINI ONU. 2012. (Outro).

DIAS, L. S. ; HERMANO, Vivian Mendes . 1 FEIRA AMBIENTAL DA FAVAG. 2010. (Outro).

Participação em eventos

3ª FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO MINEIRO. 2017. (Feira).

IV CAFÉ GEOGRÁFICO.PROJETO JAÍBA E GORUTUBA: ECONOMIA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE. 2016. (Encontro).

V CAFÉ GEOGRÁFICO.DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO NORTE DE MINAS. 2016. (Encontro).

III CAFÉ GEOGRÁFICO.MATA SECA: DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2015. (Encontro).

II PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE.O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS PARA O NORTE DE MINAS E PARA O BRASIL. 2014. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA.DESAFIOS DO ENSINO DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA. 2014. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA.RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO DA GEOGRAFIA. 2014. (Seminário).

PDD - Programa de Desenvolvimento Docente: O cenário da educação ssuperior no Brasil e suas perspectivas para o Norte de Minas e para o Brasil. 2014. (Encontro).

PROGRAMA PITÁGORAS DE EDUCAÇÃO EM REDE. 2012. (Congresso).

I COLOQUIO CIDADE E REGIÃO: DINÂMICAS DOS ESPAÇOS URBANOS E RURAIS. 2010. (Simpósio).

I FÓRUM COMUNITÁRIO DO MUNICIPIO DE JANAUBA. 2010. (Seminário).

Programa Educação em Rede. 2010. (Congresso).

xII SEMANA DA BIOLOGIA VII ENCONTRO NORTE MINEIRO DE BIOLOGOS.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBITO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLOGICO. 2010. (Encontro).

III FORUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO. 2009. (Outra).

V ENCONTRO REGIONAL DOS POVOS DO CERRADO DE PIRAPORA.FIXAÇÃO DO HOMEM NO CAMPO ATRAVÉS DA RACIONALIDADE E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA VISÃO DO CAA/NM. 2009. (Encontro).

A DINÃMICA GEOLÓGICA DA tERRA E AS MUDANÇAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE. 2008. (Outra).

ETNOTERRITORIALIDADE DO SERTANEJO DO SERTÃO BRASILEIRO - CAATINGA/CERRADO.DIMENSÃO CULTURAL PELO MAPEAMENTO DOS VALORES, DAS CRENÇAS E DOS SABERES. 2008. (Outra).

II FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E GESTÃO. 2008. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Adejane Quaresma Santos

DIAS, L. S.; SOUZA, A. L; ALVES, M.M.. Salas multisseriadas: desafio e realidade da educação do campo em algumas escolas do município de Porteirinha. 2017.

Aluno: ANA MARIA ROCHA

PORTUGAL, Arley Figueiredo;DIAS, L. S.; SOUZA, A. L. As consequências da seca para os municípios da Serra Geral de Minas Gerias. 2013.

Orientou

Jonas Aparecido e Mônica de Jesus

Os impactos socieconômicos gerados a partir da seca nos municípios do Norte de Minas; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; (Orientador);

Rafael Pereira Maciel e Romário Aguiar

Os principais problemas socioambientais: uma percepção da população do muicípio de Janaúba-MGn; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; (Orientador);

Rafael Silva serafim e Maria Marta Alves

A dependência dos pequenos municípios do Norte de Minas em relação ao município de Janaúba-MG, nos setores de educação e saúde; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; (Orientador);

Charliana Lima dos Santos

Os problemas enfrentados pela comunidade do assentamento Jacaré Grande, no município de Janaúba-MG; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; (Orientador);

Arlete Antunes Silva e Bianca Farias de Souza

A METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO E A INFLUÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Unidas do Norte de Minas; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Dayane Alves Silva; Fagna Aparecida Santos

A importância das rodovias MG 122 e MG 401 para o desenvolvimento do município de Janaúba-MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Elvira Araújo Martins; Leonardo da Silva de Souza

A redução da vida útil do aterro sanitário de Janaúba-MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Charliana Lima dos Santos; manoel Guilhermy barbosa

Os principais problemas socioeconômicos enfrentados pelas famílias do Jacaré Grande, no município de Janaúba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Rafael Pereira Maciel; Romário Aguiar Silva

impactos socioambientais provocados pelas ocupações irregulares, e a percepção da população a margem do Rio Gorutuba no município de Nova Porteirinha - MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Jonas Venceslau de Souza; Mônica da Silva Cunha

Os impactos provocados pela escassez hídrica no semiárido brasileiro: o caso do município de Janaúba-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Rafael Silva Serafim

A dependência dos pequenos municípios do Norte de Minas em relação ao serviço de saúde do município de Janaúba-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Viviane Mendes Batista

Consciência Ecológica da População de Porteirinha frente à situação da disposição do lixo da cidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - FACULDADE PROMOVE DE JANAÚBA; Orientador: Lucimar Sales Dias;

Produções bibliográficas

  • LEITE, M. E. ; DIAS, L. S. ; ROCHA, A. M. . Análise da ocupação no entorno da Barragem Bico da Pedra, no Município de Janaúba (MG) / Analysis of occupation in the surroundings of Bico da Pedra dam, municipality of Janaúba (MG). Caderno de Geografia , v. 25, p. 221-236, 2015.

  • LONDE, L. N. ; DIAS, L. S. ; SILVA, A. S. . AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL APLICADO ÀS ATIVIDADES AGRÍCOLAS NA LAGOA GRANDE NO MUNICÍPIO DE JANAÚBA - MG. Revista Desenvolvimento Social , v. 1, p. 29-42, 2015.

  • BATISTA, Viviane ; DIAS, L. S. . Consciência Ecológica da população porteirinhense frente à disposição dos resíduos sólidos no lixão da cidade.. Revista Contrassenso , v. 4, p. 07-14, 2014.

  • DIAS, L. S. ; MOREIRA, E. D. M . O POTENCIAL TURÍSTICO DE MONTES CLAROS A PARTIR DO SETOR DE NEGÓCIOS. Revista Contrassenso , v. 4, p. 15-21, 2014.

  • MENDES, Ygo ; DIAS, L. S. . A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO PROCESSO DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE JANAÚBA-MG. Revista Contrassenso , v. 4, p. 32-43, 2014.

  • DIAS, L. S. . Ativos e passivos ambientais do Projeto de irrigação do Gorutuba no Município de Nova Porteirinha - MG. Revista Cerrados (UNIMONTES) , v. 11, p. 9, 2013.

  • LEITE, M. E. ; DIAS, L. S. ; ROCHA, A. M. . Análise da ocupação no entorno da Barragem Bico da Pedra, no Município de Janaúba/MG. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, p. 221 - 236.

  • COSTA, D. S. M. ; DIAS, L. S. . SEMIÁRIDO NORTEMINEIRO: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO GORUTUBA COMO RESPALDO DOS MORADORES DOS MUNICÍPIOS DE JANAÚBA E NOVA PORTEIRINHA.. In: XI-ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 2015, Presidente Prudente- SP. A Diversidade da Geografia Brasileira:Escalas e Dimensões da Análise e da ação, 2015.

  • DIAS, L. S. ; COSTA, D. S. M. . Impactos Socioambientais provocados pelas ocupações irregulares, e a percepção da população a margem do Rio Gorutuba no município de Nova Porteirinha-MG. In: IV COLÓQUIO CIDADE E REGIÃO, 2015, Montes Claros. AMBIENTES, REDES E DINÃMICAS TERRITORIAIS, 2015.

  • DIAS, L. S. ; LEITE, M. E. ; ROCHA, A. M. . ANÁLISE DOS IMPACTOS DA OCUPAÇÃO NO ENTORNO DA BARRAGEM BICO DA PEDRA, NO MUNICÍPIO DE JANAÚBA-MG. In: XI-ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 2015, Presidente Prudente- SP. SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS., 2015.

  • SOARES, A. L. ; MARTINS, R. A. ; SOUZA, A. L ; DIAS, L. S. . Educação no campo: uma reflexão sobre o projeto Jaíba. In: V Colóquio Internacional: A Universidade e Modos de produção do conhecimento - Para que desenvolvimentos?, 2015. A Universidade: para quê Desenvolvimento?, 2015.

  • MENDES, G. F. ; DIAS, L. S. . A importância da preservação do Rio Mosquito versus os impactos ambientais. In: X FEPEG, 2015, Montes Claros. FEPEG, 2015.

  • SOUZA, V. B. ; DIAS, L. S. . IMPACTOS SOCIAMBIENTAIS A PARTIR DA DISPOSIÇÃO DO LIXO NO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA-MG. In: Encontro Regional de Geografia, 2014, Montes Claros. Meio Ambiente, 2014.

  • DIAS, L. S. ; ALMEIDA, MARIANA APARECIDA FARIAS . OBSERVAÇOES E ANÁLISE DE UM AGROECOSSISTEMA NO MUNICIPIO DE NOVA PORTEIRINHA - MG E JANAUBA ? MG. In: VIII Encontro Regional de Geografia ?Água, Espaços Regionais, Práxis: os desafios da Geografia?, 2010, Montes Claros. VIII Encontro Regional de Geografia ?Água, Espaços Regionais, Práxis: os desafios da Geografia?, 2010.

  • DIAS, L. S. ; LOPES, Rodrigo Macedo ; VELOSO, Gabriel Alves ; SILVA, Lindomar Gonçalves ; FONSECA, Ana Ivânia Alves . FIXAÇÃO DO HOMEM NO CAMPO ATRAVÉS DA RACIONALIDADE E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:UMA VISÃO DO CAA/NM. In: V ENCONTRO REGIONAL POVOS DO CERRADO, 2009, PIRAPORA. (VI) DESENVOLVIMENTOS, AGRONEGÓCIO, CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS, GÊNERO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO CERRADO., 2009.

  • SILVA, A. S. ; SILVA, A.C.S ; DIAS, L. S. ; MAIA, L.A.N . OCUPAÇÃO TERRITORIAL E A PERMUTAÇÃO DO MEIO PELO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA LAGOA GRANDE NO MUNICÍPIO DE JANAÚBA-MG. In: FEPEG, 2016, MONTES CLAROS. RESPONSABILIDADE SOCIAL: INDISSOCIABILIDADE, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2016.

  • DIAS, L. S. ; ALMEIDA, MARIANA APARECIDA FARIAS ; CERQUEIRA, POLIANA INGRIND ; CUNHA, IZABELLA RENATA DA ; SANTOS, LAIS DANIELA DOS ; OLIVEIRA, DANIELA GOMES DE . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO. In: XII SEMANA DE BIOLOGIA VII ENCONTRO NORTE MINEIRO DE BIOLOGIA, 2010, MONTES CLAROS. BIODIVERSIDADE DE CONHECIMENTO, 2010.

  • SILVA, A. S. ; DIAS, L. S. . AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL APLICADO ÀS ATIVIDADES AGRÍCOLAS NA LAGOA GRANDE NO MUNICÍPIO DE JANAÚBA - MG. In: IX FEPEG - FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2015, Montes Claros. X FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2015.

  • DIAS, L. S. ; CUNHA, IZABELLA RENATA DA ; OLIVEIRA, DANIELA GOMES DE ; CERQUEIRA, POLIANA INGRIND ; ALMEIDA, MARIANA APARECIDA FARIAS ; SANTOS, LAIS DANIELA DOS . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLOGICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

DIAS, L. S. . DISCUTINDO GEOGRAFIA. 2012; Tema: EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA. (Rede social).

DIAS, L. S. . Geografia - CEC DIOCESANO. 2011; Tema: GEOGRAFIA. (Blog).

DIAS, L. S. . PROJETO MINUTO DA GEOGRAFIA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCAÇÃO).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Faculdade Promove de Janaúba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor do Curso de Geografia, Pedagogia, Agronegócio e Administração. Ministra as seguintes disciplinas: Hidrografia, Geologia, Geografia da população, Princípios do Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Geopolítica da América Latina, Didática, Região e Espaço Regional, Fundamentos e Metodologias do Ensino da Geografia e Introdução ao Ensino da Geografia, metodologia Científica, Sociologia e Antropologia e Projeto Integrado Multidsciplinar.

2019 - Atual

CEC Diocesano

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de ensino médio, Carga horária: 10

2009 - Atual

CEC Diocesano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR (LICENCIATURA), Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Rede Pitágoras

Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Turoria, Carga horária: 16

2009 - 2009

EDUCCAPE - CONSULTORIA EDUCACIONAL

Vínculo: PALESTRANTE, Enquadramento Funcional: PALESTRANTE, Carga horária: 20

2009 - 2009

SISTEMA NTEGRADO DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS

Vínculo: PALESTRANTE, Enquadramento Funcional: PALESTRABTE, Carga horária: 40

Outras informações:
O SIPAM - Sistema Integrado de Proteção de Mananciais é um progama desenvolvido pela COPASA. o objetivo do trabalho é conscientizar as populações dos minicipios mineiros sobre a importância dos mananciais. A metofologia utilizada nos trabalhos é a palestra sobre recursos hidricos, com ênfase bacias hidrograficas, e por último a produção de livro de pano com materiais reciclaveis.

2015 - Atual

Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFISSIONAL PEB, Carga horária: 18

2013 - Atual

Faculdades Unidas do Norte de Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16