Islane Silva Oliveira

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Pós-Graduada em Educação Inclusiva pela Faculdade Descomplica, atualmente exerce a função de professora de Geografia das turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Jardim Pampulha.

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação Inclusiva

2022 - 2023

Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des
Título: Desafios Educacionais na Atualidade

Especialização em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado

2022 - 2023

Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des
Título: Projeto Horta na Escola

Graduação em Geografia

2010 - 2015

Universidade do Estado da Bahia
Título: VOU-ME EMBORA, VOU-ME EMBORA, VOU BUSCAR A SORTE: A MIGRAÇÃO DOS JOVENS RURAIS DE RIACHO NOVO, EM JIQUIRIÇÁ/BA
Orientador: Hanilton Ribeiro Souza

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2006

Colegio Estadual Jose Malta Maia

Formação complementar

2024 - 2024

APROFUNDAMENTO E MASCARAMENTO NO AUTISMO. (Carga horária: 180h). , INSTITUTO NEURO, IN, Brasil.

2024 - 2024

DISLEXIA - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO. (Carga horária: 450h). , INSTITUTO NEURO, IN, Brasil.

2024 - 2024

TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 250h). , INSTITUTO NEURO, IN, Brasil.

2024 - 2024

FORMAÇÃO DE LEDORES E TRANSCRITORES. (Carga horária: 20h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2023 - 2023

METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM EM EQUIPES. (Carga horária: 30h). , Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil.

2023 - 2023

ELEMENTOS DIGITAISAPLICADOS À EDUCAÇÃO. (Carga horária: 30h). , Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil.

2023 - 2023

PROJETO DE VIDA. (Carga horária: 30h). , Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em HORTA NAS ESCOLAS. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Organização de eventos

OLIVEIRA, I. S. . I SEMINÁRIO AMBIENTAL DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RECÔNCAVO SUL. 2013. (Outro).

Participação em eventos

I Simpósio de Humanidades.Minha princesa não é Isabel, é Dandara!. 2022. (Simpósio).

Reunião Científica de Estudos das Cidades e do Urbano. 2012. (Outra).

V Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia - SIPEGEO. 2012. (Seminário).

2ª Conferência do Desenvolvimento - Code/Ipea. 2011. (Outra).

II Encontro de Cultura, Memória e Região. 2011. (Encontro).

III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e III Seminário Internacional Áfricas: Historiografia e Ensino de História da África. 2011. (Congresso).

III Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia - SIPEGEO. 2011. (Seminário).

IV Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia - SIPEGEO. 2011. (Seminário).

Oficina Pedagógica: A mídia e os estereótipos sobre a beleza: a África e o negro brasileiro em questão. 2011. (Oficina).

VIII Encontro Baiano de Geografia e X Semana de Geografia da UESB: A prática social da Geografia atual, sua relevância e contribuição para a Bahia contemporânea. 2011. (Encontro).

VII Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) "Responsabilidade social no presente, conquistas acadêmicas, científicas e tecnológicas no futuro".."Horta na Escola". 2011. (Seminário).

1º Conferência do Desenvolvimento - Code/Ipea. 2010. (Congresso).

IV Santo Antonio Negro: "Experiências afro-brasileiras na construção da cidadania". 2010. (Seminário).

VI Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão "O cotidiano da Pesquisa: a Prática Profissional e o Compromisso Social".. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, I. S. ; SOUZA, H. R. . ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: EDUCANDO NA CIDADE. In: III Congresso Internacional de Cidades Criativas, 2013, São Paulo-SP. Actas Icono14 ? III Congreso Internacional de Ciudades Creativas. Madrid: Calle Salud, 2013. v. 15. p. 799-806.

  • OLIVEIRA, I. S. ; SANTOS, M. G. C. . CONTEXTOS JUVENIS EM CIDADE PEQUENA E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, I. S. . Projeto Horta nas Escolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, I. S. ; FERREIRA, J. G. ; SANTOS, L. M. R dos . Entendendo a possível construção da ponte Salvador - Itaparica através da 'politcs'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

OLIVEIRA, I. S. ; OLIVEIRA, I. S. ; MORAIS, M. M. S. ; OLIVEIRA, I. S. . Migrar: 'se vou sei que não fico, se fico sei que não vou...'. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Contextos juvenis e mobilidades espaciais em Jiquiriçá-Ba, Descrição: O projeto se propõe a estudar as mobilidades espaciais da juventude em busca de emprego e estudo após a conclusão o Ensino Médio no período de 2010 a 2011 no município de Jiquiriçá-Ba. A juventude dos pequenos municípios enfrenta grandes dificuldades para a continuação dos estudos e o ingresso no mundo do trabalho, o município estudado não apresenta possibilidades de Ensino Superior e as poucas vagas de emprego disponíveis são no comércio e no funcionalismo público. Diante desses desafios, os jovens acabam migrando para outras cidades da Bahia ou para outros Estados em busca de realizações pessoais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Islane Silva Oliveira - Coordenador / Maria Goncalves Conceicao Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Outro (Bolsista), Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

COLÉGIO JARDIM PAMPULHA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia e Filosofia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Escola Bambinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.