Luana Araújo Macedo Scalia
Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Imunologia e Parasitologia Aplicada e Doutora em Ciências de Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia, com pesquisa na área de Espiritualidade e Saúde. Especialista em Saúde Pública e da Família pelo Instituto Passo Um, em Terapia de Família e Casal no DomusPoiesis Instituto de Terapia Familiar do Triângulo e em Enfermagem Obstétrica pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Membro do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (AISCA), cadastrado no CNPq. Atua nas áreas: Saúde do Adolescente, da Mulher e Espiritualidade.
Informações coletadas do Lattes em 22/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Saúde
2013 - 2017
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Genética da Espiritualidade: personalidade, psicopatologia e análise genética em médiuns espíritas
Carlos Ueira-Vieira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas
2010 - 2012
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Identificação molecular dos isolados de GIARDIA DUODENALIS em crianças procedentes dos municípios de Araguari e Uberlândia
, Ano de Obtenção: 2012.Márcia Cristina Cury.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica
2021 - 2022
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: Variáveis que impactam Depressão pós parto
Especialização em Curso de Terapia de família e casal
2012 - 2015
DomusPoíesis Instituto de Terapia Familiar do Triângulo
Título: Conversação Circular Sistêmica
Especialização em Saúde Pública e da Família
2011 - 2012
Instituto Passo 1
Título: Promoção de Saúde através do planejamento participativo
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Esperanto
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde e Espiritualidade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde da Criança.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde da Mulher.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde do Adolescente.
Organização de eventos
SCALIA, L. A. M. . 1° Encontro de Egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU/FAMED - Compartilhando Experiências: Trajetória de Discentes a Egressos. 2023. (Outro).
SCALIA, LUANA A.M. . Shantala e Aromaterapia: ferramentas auxiliadoras na exterogestação. 2021. (Outro).
SCALIA, L. A. M. . Abril Azul: Mês da Conscientização do Autismo. 2021. (Outro).
SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . Educação e inclusão: saúde da mulher e saúde da gestante em tempos de pandemia. 2020. (Outro).
SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . Exterogestação. 2020. (Outro).
SCALIA, L. A. M. . I Congresso internacional de atenção à saúde na perspectiva do cuidado: avanços e desafios. X Fórum Mineiro De Enfermagem. 2019. (Congresso).
SCALIA, L. A. M. . I Seminário Interdisciplinar de Terapia Intensiva do HCUUFU. 2019. (Congresso).
SCALIA, L. A. M. . 1ª Mostra Científica do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. 2019. (Outro).
SCALIA, L. A. M. . X FÓRUM DA PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2013. (Outro).
SCALIA, L. A. M. . X FÓRUM DA PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. 2013. (Outro).
SCALIA, L. A. M. . 2ª SEMANA CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM. 2008. (Outro).
SCALIA, L. A. M. . II CONGRESSO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA. 2008. (Congresso).
SCALIA, L. A. M. . VI Fórum Mineiro de Enfermagem ? ?Saúde, meio ambiente e condições de trabalho na enfermagem?. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
Novas Técnicas moleculares aplicada à biotecnologia agrícola, ambiental e saúde. 2013. (Seminário).
XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Diagnóstico de Trichomonas vaginalis em mulheres: especificidade e sensibilidade dos exames de cultura,a fresco e papanicolaou. 2011. (Congresso).
12 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem e 6 Conselho Nacional de Residência em Enfermagem. 2009. (Congresso).
Palestra ?Defendendo o SUS?. 2009. (Outra).
XX SEMANA CIENTÍFICA DA MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. 2009. (Outra).
2ª SEMANA CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM. 2008. (Outra).
5ª SEMANA ACADÊMICA E 4ª SEMANA DO SERVIDOR UFU.RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE COLETIVA. 2008. (Outra).
Congresso Comemorativo dos 40 anos da Faculdade de Medicina-UFU e XX Semana Científica do curso de medicina.. PROJETO PRATIQUE SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JUNTO À COMUNIDADE. 2008. (Congresso).
Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. 2008. (Encontro).
II CONGRESSO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA. Produção de Saúde através do planejamento no bairro morumbi III. 2008. (Congresso).
III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA / SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA/SAÚDE DA FAMÍLIA / III CONCURSO NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE DA FAMÍLIA. PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DO BAIRRO MORUMBI III. 2008. (Congresso).
I Simpósio da Liga de Enfermagem em Neurologia: Atendimento Interdisciplinar ao paciente vítima de trauma crânio-encefálico e trauma raquimedular.. 2008. (Simpósio).
Palestra: A Educação a Serviço do Amor - Pais Brilhantes x Professores Facinantes. 2008. (Outra).
PRÁTICO DE PRIMEIROS SOCORROS. 2008. (Outra).
VI Fórum Mineiro de Enfermagem ? ?Saúde, meio ambiente e condições de trabalho na enfermagem?. RELATO DE ESPERIÊNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE COLETIVA. 2008. (Congresso).
OFICINA DO FÓRUM FNEPAS RIBEIRÃO PRETO. 2007. (Oficina).
III SEMANA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. 2006. (Outra).
Participação em bancas
PARO, H. B. M. S.; WOLKERS, P. C. B.; GIAXA, R. R. B.;SCALIA, L. A. M.; MALAQUIAS, B. S. S.. Sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da COVID-19. 2024. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.
SIMOES, A. L. A.;SCALIA, L. A. M.; AVEZUM JUNIOR, A.; GOULART, B. F.; HAAS, V. J.. Fadiga por compaixão em profissionais de saúde: relação com religiosidade/espiritualidade e humanismo secular. 2022. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
BELETTI, M. E.; ARAUJO, F. A.;SCALIA, L. A. M.; ANTUNES, D. E.; MOURA, F. B. R.. Desenvolvimento e avaliação de scaffolds híbridos a base de colágeno contendo moléculas bioati vas para regeneraçãotecidual em feridas cutâneas. 2022. Tese (Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia.
PARO, H. B. M. S.; CALDERARI, E. S.; WOLKERS, P. C. B.;SCALIA, L. A. M.. Sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes universitários durante a transição para atividades acadêmicas presenciais na pandemia da COVID-19. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.
OLIVEIRA, E. J.;SCALIA, L. A. M.; MAGNABOSCO, P.. Análise do perfil clínico e epidemiológico de pacientes com diversos tipos de câncer na região sudeste durante os períodos pré-pandemia e de pandemia de covid-19: um estudo retrospectivo. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia.
ZAGO, K. S. A.;SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO; CARDOSO, S. G.. PROJETO DE DANÇA ON-LINE PARA MULHERES COM CÂNCER DE MAMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.. PERFIL CLÍNICOEPIDEMIOLÓGICO DE SUSPEITOS E INFECTADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS 2019 NA FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.. EFEITO DA AROMATERAPIA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Universidade Federal de Uberlândia.
FREITAS, E. A. M.;SCALIA, L. A. M.; GONTIJO, B. D. R.. Percepções de gestantes e profissionais da saúde sobre parto normal: um estudo com grupos operativos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; SILVA, A. M. B.; OLIVEIRA, L. F.. Fatores associados à qualidade de vida em mulheres no puerpério imediato. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; MALAQUIAS, B. S. S.; GOMES, F. A.. Autoeficácia no uso de preservativos em comunidade universitária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; SILVEIRA, S. E.; OLIVEIRA, L. F.. O impacto da religiosidade na depressão em mulheres que vivenciaram uma perda gestacional ou infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; OLIVEIRA, L. F.; TOFFOLO, S. R.. Impacto da pandemia nas consultas em ambulatório de cardiologia infantil de um hospital universitário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; PERES, C. I. O.; OLIVEIRA, L. F.. Impacto da Pandemia de Covid-19 no acompanhamento de prematuros no ambulatório de neonatologia de um hospital universitário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; FREITAS, E. A. M.; OLIVEIRA, D. R. C.. Influência de variáveis sociodemográficas, obstétricas e religiosidade na saúde mental de mulheres no puerpério imediato. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; SILVA, A. M. B.; PERES, C. I. O.. O impacto da pandemia de COVID-19 na sexualidade feminina: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
OLIVEIRA, L. F.; SILVA, M. R.;SCALIA, L. A. M.. A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
ALMEIDA NETO, O. P.;SCALIA, L. A. M.; MAGNABOSCO, P.. Mixoma atrial esquerdo e ataque isquêmico transitório: relato de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; SILVA, A. M. B.; FREITAS, E. A. M.. Fatores associados à depressão periparto em mulheres no puerpério imediato. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; OLIVEIRA, L. F.; OLIVEIRA, E. J.. Consulta de Enfermagem: orientações sobre procedimento cirúrgico para crianças com cardiopatia congênita. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SILVA, D. C. O.; LIZARDO, F. B.; BERNARDINO JUNIOR, R.;SCALIA, L. A. M.. Análise Eletromiográfica da Região Lombar de Enfermeiros Antes e Após a Jornada de Trabalho em Diferentes Setores Hospitalares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
ALMEIDA NETO, O. P.; FIGUEIREDO, V. N.;SCALIA, L. A. M.. "Validação do instrumento ?Basic Ressucitation Skills Self-efficacy Scale? para a população brasileira: estudo metodológico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
FREITAS, E. A. M.; ARAUJO, S. A.;SCALIA, L. A. M.. Mortalidade de Mulheres em Idade Reprodutiva: uma abordagem étnico racial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; ZAGO, K. S. A.; SILVA, A. M. B.. Saúde Mental, uso de substâncias, religiosidade e transtorno do estresse pós-traumático dos profissionais de saúde mediante à pandemia do COVID- 19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
FREITAS, E. A. M.; OLIVEIRA, L. F.;SCALIA, L. A. M.. WOMEN IN VULNERABILITY: PERCEPTIONS ABOUT FAMILY AND REPRODUCTIVE PLANNUNG POLICY. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
FREITAS, E. A. M.;SCALIA, L. A. M.; MELLADO, B. H.. ESCOLHA DA VIA DE PARTO: O QUE PENSAM AS MULHERES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
CALEGARI, T.;SCALIA, L. A. M.; RODRIGUES, J. P.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA ENTRE 2011 A 2018 EM UMA CIDADE DE GRANDE PORTE DE MINAS GERAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; CUNHA, C. M.; RODRIGUES, J. P.. Desafios da Assistência de Enfermagem na Psicopa;a: Relato de Experiência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
CUNHA, C. M.;SCALIA, L. A. M.; SILVA, A. M. B.. Queimadura por placa aquecida na região plantar em criança: Tratamento e prevenção: Relato de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
FERREIRA, M. C. M.;SCALIA, L. A. M.; ANJOS, A. C. Y.. SEXUALIDADE DA MULHER NO PÓS-OPERATÓRIO DE CÂNCER DE MAMA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SCALIA, L. A. M.; RODRIGUES, J. P.; REZENDE, C. F. S.. AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE PACIENTES E SEUS CUIDADORES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DE CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
SILVA, P. C. S.;SCALIA, L. A. M.; VIANA NETO, N.. O SIGNIFICADO DA MÚSICA NA VISÃO DA PESSOA HOSPITALADA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.
ALMEIDA, F. S.; ARAUJO, S. A.;SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO. EXAMES DE SUFICIÊNCIA / DIRFAMED N 5/2021 - Do discente Marlos Souza Vilela Júnior. 2021. Universidade Federal de Uberlândia.
Orientou
ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DE CRIANÇA COM CARDIOPATIA CONGÊNTIA; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);
A ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);
PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM UM SERVIÇO PÚBLICO DE MINAS GERAIS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Fatores associados à qualidade de vida em mulheres no puerpério imediato; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Espiritualidade/Religiosidade e prática de atividade física em indivíduos hipertensos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
O impacto da religiosidade na depressão em mulheres que vivenciaram uma perda gestacional ou infantil; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Influência de variáveis sociodemográficas, obstétricas e religiosidade na saúde mental de mulheres no puerpério imediato; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
O impacto da pandemia de COVID-19 na sexualidade feminina: uma revisão integrativa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
OPINIÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ENFERMAGEM E MEDICINA EM RELAÇÃO À RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
INFLUÊNCIAS DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS E DO PROCESSO DE ISOLAMENTO SOCIAL NO AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
ACIDENTES NA INFÂNCIA: ARTICULAÇÃO DA ATENÇÃO TERCIÁRIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
SAÚDE MENTAL, USO DE SUBSTÂNCIAS E RELIGIOSIDADE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
A importância da atuação da doula no trabalho de parto; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
A influência da espiritualidade no tratamento de pacientes oncológicos não paliativos: uma revisão integrativa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
MODELOS EDUCACIONAIS APLICADOS ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE PACIENTES E SEUS CUIDADORES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DE CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Impacto de variáveis sociodemográficas, clínicas e religiosidade na saúde mental de pais/responsáveis com crianças internadas nas UTIs neonatal e pediátrica; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Impacto de variáveis sociodemográficas, clínicas e religiosidade na saúde mental de pais/responsáveis com crianças internadas nas UTIs neonatal e pediátrica; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Conhecimento sobre planejamento reprodutivo e sexualidade em comunidade universitária; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
ANÁLISE DO IMPACTO NUTRICIONAL NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA PEDIÁTRICA; 2023; Iniciação Científica - Hospital de Clínicas de Uberlândia/Ebserh, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Acidentes na infância: Articulação da Atenção Terciária e Educação em Saúde; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
OPINIÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ENFERMAGEM E MEDICINA EM RELAÇÃO À RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
FATORES ASSOCIADOS À DEPRESSÃO PERIPARTO EM MULHERES NO PUERPÉRIO IMEDIATO; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Impacto da Pandemia de Covid-19 no acompanhamento de prematuros no ambulatório de neonatologia de um hospital universitário; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Impacto da pandemia nas consultas em ambulatório de cardiologia infantil de um hospital universitário; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
A Espiritualidade E Religiosidade Na Prática De Médicos De Um Hospital Universitário; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Espiritualidade e Religiosidade como forma de enfrentamento ao luto perinatal; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
A espiritualidade e religiosidade na prática de residentes de medicina em um hospital universitário; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
SAÚDE MENTAL, USO DE SUBSTÂNCIAS, RELIGIOSIDADE E TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MEDIANTE À PANDEMIA DO COVID-19; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
PRESSÃO ARTERIAL DE CRIANÇAS EM ESCOLA DE UBERLÂNDIA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
PRESSÃO ARTERIAL DE ADOLESCENTES EM ESCOLA DE UBERLÂNDIA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luana Araújo Macedo Scalia;
Produções bibliográficas
-
SCALIA, L. A. M. ; GERVASIO, G. S. ; NOGUEIRA, E. F. ; FERNANDES, R. S. . PSYCHOTIC SYMPTOMS POST COVID-19 INFECTION IN SOUTH AMERICA. Psychiatria Danubina , v. 36, p. 137-138, 2024.
-
NOGUEIRA, E. F. ; FERNANDES, J. P. M. ; CAMARGO, G. D. ; ASSIS, V. T. ; SCALIA, L. A. M. . Espiritualidade e religiosidade na prática médica em um hospital universitário. Revista Bioetica - Conselho Federal de Medicina , v. 32, p. e3695PT, 2024.
-
GOULART, ANA PAULA ALVES ; MEDEIROS, LAURA BEATRIZ ANDRADE ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO ; FREITAS, EFIGÊNIA APARECIDA MACIEL DE . ESCOLHA DA VIA DE PARTO: O QUE PENSAM AS MULHERES?. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. e4336, 2024.
-
RAMOS, LAÍS CAROLLINA MOREIRA DUARTE ; SILVA, ANA LUIZA ; GUERRA, VANESSA CRISTINA MARQUES ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO ; GIULIANI, CARLA DENARI . A repercussão da religiosidade/espiritualidade no cuidado de crianças com cardiopatia congêntia. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e4632, 2024.
-
MIRANDA, KAMILA SILVA DE ; SANTOS, LEONARDO DANIEL REIS ; ALMEIDA NETO, OMAR PEREIRA DE ; RAPONI, MARIA BEATRIZ GUIMARÃES ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . Impacto do perfil ocupacional, saúde mental e religiosidade sobre depressão, ansiedade e estresse de profissionais de saúde na pandemia de COVID-19. JORNAL BRASILEIRO DE PSIQUIATRIA (ONLINE) , v. 72, p. 239-246, 2023.
-
SANTOS, ISABELLA CABRAL DOS ; NUNES, GEOVANNA ALVES ; ANJOS, ANNA CLAUDIA YOKOYAMA DOS ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO ; CUNHA, NAYARA FERREIRA . Religiosidade e Esperança no Enfrentamento do Câncer de Mama: Mulheres em Quimioterapia. REVISTA BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA , v. 68, p. e-172491, 2022.
-
SILVA, LARISSA HELENA MARTINS E ; FREITAS, EFIGÊNIA APARECIDA MACIEL DE ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . O impacto da pandemia de COVID-19 na sexualidade feminina: uma revisão integrativa. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e175111536795, 2022.
-
GUERRA, VANESSA CRISTINA MARQUES ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO ; SILVA, ANA LUIZA . Consulta de enfermagem: orientações sobre procedimento cirúrgico para crianças com cardiopatia congênita. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e17111637605, 2022.
-
ROCHA, DÉBORA BATISTA DE SOUZA ; SILVA, ANDREA MARA BERNARDES DA ; GONÇALVES, ANA CAROLINA SILVA ; COELHO, VIVIAN DE MORAES ; SCALIA, LUANA ARAUJO MACEDO . Corona Virus Pandemic and Social Isolation Process Influences on Increased Violence Against Women. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 263-287, 2021.
-
SILVA, P. C. S. ; ALVES, D. G. ; MENDES-RODRIGUES, C. ; RAMOS, M. ; SCALIA, L. A. M. ; HOLANDA, C. C. G. ; HOLANDA, R. G. ; ARAUJO, S. A. . Simulação com debriefing com vídeo no ensino do exame físico respiratório: Satisfação e a autoconfiança dos estudantes de enfermagem. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e59010716961, 2021.
-
SILVA, P. C. S. ; MEDEIROS, A. A. S. ; CORTES, C. F. ; MENDES-RODRIGUES, C. ; DEUS, K. G. ; SCALIA, L. A. M. ; HOLANDA, R. G. ; HOLANDA, C. C. G. ; ARAUJO, S. A. . Construção e validação de um caso clínico para uso em simulação do exame físico do sistema respiratório. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e48310616023, 2021.
-
SILVA, P. C. S. ; OLIVEIRA, L. F. ; RAMOS, M. ; MACIEL, M. A. S. ; SCALIA, L. A. M. ; FREITAS, E. A. M. ; SILVA, A. M. B. ; ARAUJO, S. A. . University Extension Project as a Health Promotion Instrument during the Covid-19 Pandemic. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 295-304, 2021.
-
MACIEL, MICHELE APARECIDA SILVA ; RAMOS, MARIANA ; CARILLI, CECÍLIA SOARES FERREIRA ; CARRIJO, LUDMYLLA SOARES ; SIMÕES, ISABELA CAROLINE GONÇALVES ; MENDES, MARIANE BRUNA DA SILVA ; SANTOS, LEONARDO DANIEL REIS ; SILVA, PATRÍCIA COSTA DOS SANTOS DA ; SILVA, ANDREA MARA BERNARDES DA ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . -Una os alimentos- - brincando com os alimentos a partir de vivência em sala de aula. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e2710917820, 2021.
-
SILVA, PATRÍCIA COSTA DOS SANTOS DA ; PEREIRA, LORENA CRISTINA ; OLIVEIRA, LÍVIA FERREIRA ; RAMOS, MARIANA ; MACIEL, MICHELE APARECIDA SILVA ; FREITAS, EFIGÊNIA APARECIDA MACIEL DE ; SILVA, ANDRÉA MARA BERNARDES DA ; ARAÚJO, SUELY AMORIM DE ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . Problem-Based Learning as reinforcement for remote teaching in times of COVID-19 using the moodle learning environment. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 228-239, 2021.
-
FERNANDES, R. S. ; SCALIA, L. A. M. ; WOLKERS, P. ; UEIRA-VIEIRA, C. . Análise qualitativa das experiências anômalas em indivíduos com vivências psicóticas e dissociativas em grupo religioso. REVISTA PORTUGUESA DE ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL , v. 25, p. 79-95, 2021.
-
NOGUEIRA, CRISTIANE DE MATOS ; SILVA, PATRÍCIA COSTA DOS SANTOS DA ; OLIVEIRA, LÍVIA FERREIRA ; LIMA, JÉSSICA SANTOS DE ; DUARTE, BRUNA APARECIDA RODRIGUES ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO ; GIULIANI, CARLA DENARI . O significado da música para os pacientes no período pós-operatório. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e27710716359, 2021.
-
RODRIGUES, J. P. ; PAULA, J. L. ; Guedes EG ; FONSECA, N. A. S. R. ; OLIVEIRA, B. L. ; SCALIA, L. A. M. . Relato de experiência: abordagem religiosa no relacionamento terapêutico. Brazilian Journal of health Review , v. 3, p. 4313-4317, 2020.
-
GOULART, A. P. A. ; OLIVEIRA, L. R. ; MEDEIROS, L. B. A. ; FREITAS, G. A. ; SCALIA, L. A. M. ; FREITAS, E. A. M. . Relato de Experiência da participação no Grupo de Estudo Transdisciplinar de Atenção Reprodutiva ? GESTAR. Brazilian Journal of health Review , v. 3, p. 5764-5776, 2020.
-
PRADO, A. D. ; PEIXOTO, B. C. ; SILVA, A. M. B. ; SCALIA, L. A. M. . A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. Esp.46, p. 1-10, 2020.
-
TEIXEIRA, A. C. F. S. ; CARILLI, C. S. F. ; MENDES-RODRIGUES, C. ; SCALIA, L. A. M. ; SILVA, A. M. B. ; ALMEIDA NETO, O. P. ; OLIVEIRA, E. J. . Reports of coverage against measles, rubella and mumps in Minas Gerais State ? Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 36371-36375, 2020.
-
SCALIA, L. A. M. ; FERNANDES, R. S. ; BORGES, L. D. F. ; MORAIS, C. R. ; BONETTI, A. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. ; UEIRA-VIEIRA, C. . Spiritist ?Passe? (spiritual healing) has no effects in a carcinogenesis DROSOPHILA MELANOGASTER assay. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 37829-37833, 2020.
-
ARAÚJO MACEDO SCALIA, LUANA ; PEREIRA DE ALMEIDA NETO, OMAR ; ALVES RODRIGUES DUARTE, POLIANA ; SILVA DE MIRANDA, KAMILA ; SOARES FERREIRA CARILLI, CECILIA . Mental health, spirituality and alternative practices for coping with health professionals in the face of the COVID-19 pandemic. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 8, p. 466-471, 2020.
-
FONSECA, N. A. S. R. ; PERES, L. P. ; SCALIA, L. A. M. . Avaliação da satisfação de pacientes e seus cuidadores em relação aos serviços de cuidados paliativos em oncologia: REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA RECIEN - REVISTA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM , v. 10, p. 74-86, 2020.
-
OLIVEIRA, L. R. ; GOULART, A. P. A. ; MEDEIROS, L. B. A. ; FREITAS, G. A. ; SCALIA, L. A. M. ; FREITAS, E. A. M. . Plano de parto como estratégia auxiliadora na redução das taxas de cesarianas ? uma revisão literária. Brazilian Journal of health Review , v. 3, p. 18914-18928, 2020.
-
MIRANDA, K. S. ; SANTOS, I. C. ; ALMEIDA NETO, O. P. ; CALEGARI, T. ; SCALIA, L. A. M. . Barreiras vivenciadas pelo enfermeiro na realização do teste do pezinho: revisão integrativa. REVISTA DE ATENÇÃO À SAÚDE , v. 18, p. 237-246, 2020.
-
FAVA, NATÁLIA M.N. ; SOARES, RODRIGO M. ; SCALIA, LUANA A.M. ; RODRIGUES DA CUNHA, MARIA JÚLIA ; FARIA, ELAINE S.M. ; CURY, MÁRCIA CRISTINA . Molecular typing of canine Giardia duodenalis isolates from Minas Gerais, Brazil. Experimental Parasitology , v. 161, p. 1-5, 2016.
-
SCALIA, LUANA A. M. ; FAVA, NATÁLIA M. N. ; SOARES, RODRIGO M. ; LIMONGI, JEAN E. ; DA CUNHA, MARIA JÚLIA R. ; PENA, ISABELLA F. ; KALAPOTHAKIS, EVANGUEDES ; CURY, MÁRCIA C. . Multilocus genotyping of Giardia duodenalis in Brazilian children. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 110, p. 343-349, 2016.
-
FAVA, NATÁLIA M. N. ; SOARES, RODRIGO M. ; SCALIA, LUANA A. M. ; KALAPOTHAKIS, EVANGUEDES ; PENA, ISABELLA F. ; VIEIRA, CARLOS U. ; FARIA, ELAINE S. M. ; CUNHA, MARIA J. ; COUTO, TALLES R. ; CURY, MÁRCIA CRISTINA . Performance of Glutamate Dehydrogenase and Triose Phosphate Isomerase Genes in the Analysis of Genotypic Variability of Isolates of Giardia duodenalis from Livestocks. BioMed Research International , v. 2013, p. 1-9, 2013.
-
SCALIA, L. A. M. . Cuidados em saúde da mulher: pensamentos interdisciplinares. 1. ed. JOÃO PESSOA: , 2024. v. 1. 65p .
-
SOARES, L. S. ; SCALIA, L. A. M. ; GIULIANI, C. D. ; SILVA, M. R. ; RESENDE, T. C. ; MORAIS, R. B. ; SILVA, E. M. ; BORGES, M. S. . ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E PREVENÇÃO Á DE AGRAVOS SAÚDE DA MULHER: CUIDADOS INTERDISCIPLINARES. Cuidados em saúde da mulher: pensamentos interdisciplinares. 1ed.: , 2024, v. , p. 16-.
-
SANTOS, I. C. ; NUNES, G. A. ; CUNHA, N. F. ; SCALIA, L. A. M. ; ANJOS, A. C. Y. ; MELLADO, B. H. . O enfrentamento do câncer de mama através da estratégia esperança: revisão integrativa da literatura. In: Bianca Soares da Silva Marques Silvia; Leticia Ferreira de Oliveira Cunha; Luana dos Santos Guimarães; Janaína José dos Santos Machado; Luis Eduardo da Cruz Flavia Almada do Carmo; Luiz Cláudio Rodrigues Pereira da Silva. (Org.). Coletânea Internacional de Pesquisa em Ciências da Saúde. 2ed.Ccuritiba: Seven Publicações Ltda, 2022, v. 02, p. 450-465.
-
SCALIA, L. A. M. ; LOPES, R. L. . MONITORIA NA DISCIPLINA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 1° Encontro de Egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU/FAMED - Compartilhando Experiências: Trajetória de Discentes a Egressos, 2023, Uberlândia. Anais do 1° Encontro de Egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU/FAMED - Compartilhando Experiências: Trajetória de Discentes a Egressos, 2023.
-
SCALIA, L. A. M. ; CALEGARI, T. . LIGA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 1° Encontro de Egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU/FAMED - Compartilhando Experiências: Trajetória de Discentes a Egressos, 2023, Uberlândia. Anais do 1° Encontro de Egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFU/FAMED - Compartilhando Experiências: Trajetória de Discentes a Egressos, 2023.
-
MIRANDA, K. S. ; SANTOS, LEONARDO DANIEL REIS ; PEREIRA DE ALMEIDA NETO, OMAR ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . SAÚDE MENTAL E RELIGIOSIDADE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE AO COVID-19. In: 44ª Semana de Enfermagem, 2021, Uberlândia. 44a Semana de Enfermagem (2021) ? Escola Técnica de Saúde, Universidade Federal de Uberlândia, 2021. p. 51-51.
-
LOUSADA, T. L. C. ; RAMALHO, A. M. ; SCALIA, L. A. M. ; FREITAS, E. A. M. . ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL POR ENFERMEIRAS OBSTETRAS: DESFECHOS E PERCEPÇÃO DAS MULHERES. In: Simpósio Internacional de Assistência ao Parto, 2021, online. Anais SIAPARTO 2021, 2021. p. 40.
-
SALUSTIANO, I. F. ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO ; ARAÚJO, SUELY AMORIM DE ; LOPES, B. A. . A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NO TRATAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS NÃO PALIATIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: 22ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2020, Uberlândia. Anais da 22ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso - Enfermagem/FAMED, 2020. p. 15-15.
-
PRADO, A. D. ; PEIXOTO, B. C. ; SILVA, A. M. B. ; SCALIA, L. A. M. . A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: 20ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso - Enfermagem UFU, 2020, Uberlândia. Anais da 20ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso - Enfermagem UFU, 2020. p. 6.
-
Guedes EG ; OLIVEIRA, M. A. M. ; SCALIA, L. A. M. . MODELOS EDUCACIONAIS APLICADOS ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA. In: 18ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2019, Uberlândia. Anais 18ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2019.
-
FONSECA, N. A. S. R. ; PERES, L. P. ; SCALIA, L. A. M. . AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE PACIENTES E SEUS CUIDADORES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DE CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA. In: 18ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2019, Uberlândia. Anais 18ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2019.
-
RODRIGUES, J. P. ; PAULA, J. L. ; FONSECA, N. A. S. R. ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . Relato de experiencia: abordagem religiosa no relacionamento terapêutico. In: I Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado & X Fórum Mineiro de Enfermagem, 2019, Uberlândia. ANAIS I Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado: Avanços e Desafios & X Fórum Mineiro de Enfermagem, 2019.
-
SANTOS, I. C. ; MIRANDA, K. S. ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . O papel da enfermagem para realização do teste do pezinho: revisão integrativa. In: I Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado & X Fórum Mineiro de Enfermagem ANAIS 2019 303 O papel da enfermagem para realização, 2019, Uberlândia. ANAIS I Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado: Avanços e Desafios & X Fórum Mineiro de Enfermagem, 2019. p. 303-303.
-
FERNANDES, R. S. ; SCALIA, L. A. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. ; UEIRA-VIEIRA, C. . AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL, PSICOPATOLOGIA E FENOMENOLOGIA DE MÉDIUNS ESPÍRITAS. In: XI Fórum do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, 2014, Uberlândia. Anais do XI Fórum do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, 2014.
-
SCALIA, L. A. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. ; FERNANDES, R. S. ; SANTOS, F. A. A. ; UEIRA-VIEIRA, C. . GENÉTICA DA ESPIRITUALIDADE: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2013, São Paulo. Revista Eletrônica do World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2013.
-
SCALIA, L. A. M. ; SOARES, R. M. ; PENA, I. F. ; FAVA, N. M. N. ; CUNHA, M. J. R. ; KALAPOTHAKIS, E. ; UEIRA-VIEIRA, C. ; CURY, M. C. . IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DOS ISOLADOS DE Giardia duodenalis EM CRIANÇAS DOS MUNICÍPIOS DE ARAGUARI E UBERLÂNDIA. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2013, Florianópolis. Anais do XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2013.
-
UNGARI, L. P. ; CUNHA, M. J. R. ; SANTOS, A. L. Q. ; RODRIGUES, L. L. ; CURY, M. C. ; SCALIA, L. A. M. . OCORRÊNCIA DE HEMOPARASITOS EM AVES SILVESTRES DO SUDESTE BRASILEIRO. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2013, Florianópolis. Anais do XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2013.
-
FAVA, N. M. N. ; SOARES, R. M. ; SCALIA, L. A. M. ; CUNHA, M. J. R. ; KALAPOTHAKIS, E. ; PENA, I. F. ; FARIA, E. S. M. ; CURY, M. C. . VARIABILIDADE GENOTÍPICA DOS ISOLADOS DE Giardia duodenalis EM DIFERENTES ESPÉCIES DE ANIMAIS. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2013, Florianópolis. Anais do XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2013.
-
SCALIA, L. A. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. ; FERNANDES, R. S. ; UEIRA-VIEIRA, C. . GENÉTICA DA ESPIRITUALIDADE: PSICOPATOLOGIA, HEREDITARIEDADE E ANÁLISE GENÉTICA. In: X Fórum do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, 2013, Uberlândia. Anais do X Fórum do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, 2013.
-
FAVA, N. M. N. ; SOARES, R. M. ; SCALIA, L. A. M. ; KALAPOTHAKIS, E. ; PENA, I. F. ; MACHADO, F. C. ; OLIVEIRA, A. P. ; MUNDIM, M. J. S. ; FARIA, E. S. M. ; CURY, M. C. . GENOTIPAGEM DOS ISOLADOS DE Giardia duodenalis PROVENIENTES DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO DA MICROREGIÁO DE UBERLÂNDIA. In: XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária XXIII Jornada Maranhense de Parasitologia e Medicina Tropical, 2012, São Luis, MA. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2012.
-
FAVA, N. M. N. ; SOARES, R. M. ; SCALIA, L. A. M. ; KALAPOTHAKIS, E. ; PENA, I. F. ; MACHADO, F. C. ; OLIVEIRA, A. P. ; MUNDIM, M. J. S. ; FARIA, E. S. M. ; CURY, M. C. . GENOTIPAGEM DE ISOLADOS DE Giardia duodenalis PROVENIENTES DE OVINOS DA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA PELO SEQUENCIAMENTO DO GENE GDH REVELANDO VARIAÇÃO INTRA-ASSEMBLAGE. In: XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária XXIII Jornada Maranhense de Parasitologia e Medicina Tropical, 2012, São Luis, MA. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2012.
-
GRAMA, D. F. ; CASAROTTI, L. S ; MORATO, M. G. V. A. ; SILVA, L. S. ; SCALIA, L. A. M. ; MENDONCA, D. F. ; LIMONGI, J. E. ; VIANA, J. C. ; GOMES, M. A. ; CURY, M. C. . DIAGNÓSTICO DE TRICHOMONAS VAGINALIS EM MULHERES: ESPECIFICIDADE E SENSIBILIDADE DOS EXAMES DE CULTURA,A FRESCO E PAPANICOLAOU. In: XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011, São Paulo. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011. v. 40.
-
MIRANDA, R. L. ; ODWYER, L. H. ; METZGER, B. ; CASTRO, J. R. ; SCALIA, L. A. M. ; ARAUJO, S. F. ; CURY, M. C. . PREVALÊNCIA DO HEPATOZOON SP. PELAS TÉCNICAS DE EXTENSÃO SANGUINEA E PCR EM CÃES DAS ZONAS RURAL E URBANA DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL. In: XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011, São Paulo. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011.
-
SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; PERES, V. C. ; FELICIANO, R. A. F . RELATO DE ESPERIÊNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE COLETIVA. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia. Anais do VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008.
-
SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; PERES, V. C. ; FELICIANO, R. A. F . RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANTANDO E COLHENDO SAÚDE EM UBERLÂNDIA. In: VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008, Uberlândia. Anais do VI Fórum Mineiro de Enfermagem, 2008.
-
SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; FELICIANO, R. A. F . PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO NO BAIRRO MORUMBI III. In: II Congresso de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Uberlândia, 2008, Uberlândia. Anais do II Congresso de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Uberlândia, 2008.
-
SCALIA, L. A. M. ; SILVA, A. P. R. ; FELICIANO, R. A. F ; MAIA, L. S. ; RODRIGUES, J. P. ; PERES, V. C. ; NASCIMENTO, C. P. ; BORGES, M. S. ; LIMA, U. . PROJETO PRATIQUE SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JUNTO À COMUNIDADE. In: XX Semana Científica da Medicina e Congresso Comemorativo da Faculdade de Medicina UFU, 2008, Uberlândia. Anais da XX Semana Científica da Medicina UFU, 2008.
-
SCALIA, L. A. M. ; PERES, V. C. ; SILVA, A. P. R. ; FELICIANO, R. A. F ; MAIA, L. S. ; RODRIGUES, J. P. ; NASCIMENTO, C. P. ; BORGES, M. S. ; LIMA, U. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANTANDO E COLHENDO SAÚDE EM UBERLÂNDIA-MG.. In: XX Semana Científica da Medicina e Congresso Comemorativo da Faculdade de Medicina UFU, 2008, Uberlândia. Anais da XX Semana Científica da Medicina UFU, 2008.
-
SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; PERES, V. C. ; FELICIANO, R. A. F . RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE COLETIVA. In: XX Semana Científica da Medicina e Congresso Comemorativo da Faculdade de Medicina UFU, 2008, Uberlândia. Anais da XX Semana Científica da Medicina UFU, 2008.
-
BRITO, F. G. ; NASCIMENTO, C. P. ; PERES, V. C. ; SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; SILVA, A. P. R. ; BORGES, M. S. ; MAIA, L. S. ; FELICIANO, R. A. F . CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE COLETIVA.. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família e do IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, 2008.
-
SCALIA, L. A. M. . Saúde e Espiritualidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, A. S. B. ; FIGUEIREDO, V. N. ; SCALIA, L. A. M. ; MAGNABOSCO, P. ; RAPONI, M. B. G. . Espiritualidade/Religiosidade e adesão ao tratamento em indivíduos hipertensos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LANCUNA, M. F. S. ; FERREIRA, A. S. B. ; CAMARGO, Y. S. ; SCALIA, L. A. M. ; MAGNABOSCO, P. ; OLIVEIRA, M. A. M. ; LUDOVICO, N. D. ; FIGUEIREDO, V. N. . Espiritualidade/Religiosidade e prática de atividade física em indivíduos hipertensos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A. S. B. ; CAMARGO, Y. S. ; SCALIA, L. A. M. ; MAGNABOSCO, P. ; RAPONI, M. B. G. ; FIGUEIREDO, V. N. . Fatores associados à ocorrência de não ser fisicamente ativo em indivíduos hipertensos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMARGO, Y. S. ; FERREIRA, A. S. B. ; FIGUEIREDO, V. N. ; SCALIA, L. A. M. ; MAGNABOSCO, P. ; RAPONI, M. B. G. . Influência da espiritualidade/religiosidade na adesão medicamentosa e não medicamentosa em hipertensos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, R. L. ; SCALIA, L. A. M. . MONITORIA NA DISCIPLINA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE I: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCALIA, L. A. M. ; CALEGARI, T. . LIGA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCALIA, L. A. M. . Aplicação da Massagem e da Aromaterapia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOGUEIRA, E. F. ; SCALIA, L. A. M. . A Espiritualidade E Religiosidade Na Prática De Médicos De Um Hospital Universitário. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCALIA, L. A. M. . Religião e Espiritualidade Aplicadas na Saúde. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, K. S. ; SCALIA, L. A. M. . SAÚDE MENTAL E RELIGIOSIDADE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE AO COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOUSADA, T. L. C. ; RAMALHO, A. M. ; SCALIA, L. A. M. ; FREITAS, E. A. M. . ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL POR ENFERMEIRAS OBSTETRAS: DESFECHOS E PERCEPÇÃO DAS MULHERES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ZAGO, K. S. A. ; BARRETO, C. M. V. ; REZENDE, J. S. ; LIMA, G. L. R. ; FIGUEREDO, L. P. ; SCALIA, LUANA ARAÚJO MACEDO . PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DOCENTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA ACERCA DA ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEGALA, R. P. ; DUARTE, A. L. S. ; MIRANDA, K. S. ; SCALIA, L. A. M. . A UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, J. P. ; PAULA, J. L. ; FONSECA, N. A. S. R. ; SCALIA, L. A. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: ABORDAGEM RELIGIOSA NO RELACIONAMENTO TERAPÊUTICO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, J. P. ; PAULA, J. L. ; FONSECA, N. A. S. R. ; SCALIA, L. A. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTO DA APLICAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE PORTADOR DE DOENÇAS CRÔNICAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, K. S. B. ; SILVA, A. M. B. ; SCALIA, L. A. M. ; ORTELAN, K. B. A. ; TEIXEIRA, A. C. F. S. . SEGURANÇA DO PACIENTE NA SALA DE VACINAÇÃO E A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, I. C. ; MIRANDA, K. S. ; SCALIA, L. A. M. . O PAPEL DA ENFERMAGEM PARA REALIZAÇÃO DO TESTE DO PEZINHO: REVISÃO INTEGRATIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, N. A. S. R. ; PERES, L. P. ; SCALIA, L. A. M. . AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE PACIENTES E SEUS CUIDADORES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DE CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCALIA, LUANA A. M. . Evidências genéticas em uma população não clínica que apresenta experiências anômalas e alta religiosidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCALIA, L. A. M. . Fé e Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCALIA, L. A. M. . Religiosidade e Saúde: Panorama Científico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCALIA, L. A. M. . Workshop de Pesquisa em Espiritualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, R. S. ; GUIMARAES, D. F. ; SCALIA, L. A. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. . QUANDO TRÊS É DEMAIS: COMORBIDADE ENTRE TRANSTORNO BIPOLAR, TOC E EPLEPSIA DE LOBO TEMPORAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCALIA, L. A. M. ; FERNANDES, R. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, L. C. ; SANTOS, F. A. A. ; UEIRA-VIEIRA, C. . Genética da Espiritualidade: mapeamento sistemático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
UNGARI, L. P. ; CUNHA, M. J. R. ; SANTOS, A. L. Q. ; RODRIGUES, L. L. ; CURY, M. C. ; SCALIA, L. A. M. . OCORRÊNCIA DE HEMOPARASITOS EM AVES SILVESTRES DO SUDESTE BRASILEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAVA, N. M. N. ; SOARES, R. M. ; SCALIA, L. A. M. ; CUNHA, M. J. R. ; KALAPOTHAKIS, E. ; PENA, I. F. ; FARIA, E. S. M. ; CURY, M. C. . VARIABILIDADE GENOTÍPICA DOS ISOLADOS DE Giardia duodenalis EM DIFERENTES ESPÉCIES DE ANIMAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCALIA, L. A. M. ; SOARES, R. M. ; FAVA, N. M. N. ; CUNHA, M. J. R. ; PENA, I. F. ; KALAPOTHAKIS, E. ; CURY, M. C. . IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DOS ISOLADOS DE Giardia duodenalis EM CRIANÇAS DOS MUNICÍPIOS DE ARAGUARI E UBERLÂNDIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCALIA, L. A. M. . Genética da Espiritualidade: personalidade, psicopatologia e análise genética em médiuns espíritas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FAVA, N. M. N. ; SOARES, R. M. ; SCALIA, L. A. M. ; KALAPOTHAKIS, E. ; PENA, I. F. ; MACHADO, F. C. ; MUNDIM, M. J. S. ; FARIA, E. S. M. ; CURY, M. C. . GENOTIPAGEM DE ISOLADOS DE Giardia duodenalis PROVENIENTES DE OVINOS DA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA PELO SEQUENCIAMENTO DO GENE GDH REVELANDO VARIAÇÃO INTRA-ASSEMBLAGE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAVA, N. M. N. ; SOARES, R. M. ; SCALIA, L. A. M. ; KALAPOTHAKIS, E. ; PENA, I. F. ; MACHADO, F. C. ; MUNDIM, M. J. S. ; FARIA, E. S. M. ; CURY, M. C. . GENOTIPAGEM DOS ISOLADOS DE Giardia duodenalis PROVENIENTES DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO DA MICROREGIÁO DE UBERLÂNDIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCALIA, L. A. M. . Promoção de Saúde através do planejamento participativo no bairro Morumbi III. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GRAMA, D. F. ; MORATO, M. G. V. A. ; SILVA, L. S. ; SCALIA, L. A. M. ; MENDONCA, D. F. ; LIMONGI, J. E. ; VIANA, J. C. ; GOMES, M. A. ; CURY, M. C. . DIAGNÓSTICO DE Trichomonas vaginalis EM MULHERES: ESPECIFICIDADE E SENSIBILIDADE DOS EXAMES DE CULTURA, A FRESCO E PAPANICOLAOU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIRANDA, R. L. ; ODWYER, L. H. ; METZGER, B. ; CASTRO, J. R. ; SCALIA, L. A. M. ; MUNDIM, A. V. ; ARAUJO, S. F. ; CURY, M. C. . PREVALÊNCIA DO Hepatozoon sp. PELAS TÉCNICAS DE EXTENSÃO SANGUÍNEA E PCR EM CÃES DAS ZONAS RURAL E URBANA DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCALIA, L. A. M. ; FELICIANO, R. A. F ; MAIA, L. S. ; RODRIGUES, J. P. ; BORGES, M. S. ; SILVA, A. P. R. ; LIMA, U. ; NASCIMENTO, C. P. ; PERES, V. C. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM SAÚDE COLETIVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, C. P. ; PERES, V. C. ; FELICIANO, R. A. F ; SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; BRITO, F. G. ; MAIA, L. S. ; BORGES, M. S. ; SILVA, A. P. R. ; LIMA, U. . PROJETO PLANTANDO E COLHENDO SAÚDE EM UBERLÂNDIA-MG: EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENSINO/SERVIÇO/COMUNIDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCALIA, L. A. M. ; BORGES, M. S. ; BRITO, F. G. ; FELICIANO, R. A. F ; LIMA, U. ; MAIA, L. S. ; NASCIMENTO, C. P. ; PERES, V. C. ; RODRIGUES, J. P. ; SILVA, A. P. R. . PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO BAIRRO MORUMBI III. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; FELICIANO, R. A. F . Promoção de Saúde através do Planejamento no bairro Morumbi III. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, F. G. ; BORGES, M. S. ; FELICIANO, R. A. F ; LIMA, U. ; SCALIA, L. A. M. ; MAIA, L. S. ; NASCIMENTO, C. P. ; PERES, V. C. ; RODRIGUES, J. P. ; SILVA, A. P. R. . Construindo o Conhecimento sobre o Planejamento Participativo em Saúde Coletiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SCALIA, L. A. M. ; LIMA, U. ; BRITO, F. G. ; FELICIANO, R. A. F ; BORGES, M. S. ; SILVA, A. P. R. ; RODRIGUES, J. P. ; PERES, V. C. ; NASCIMENTO, C. P. ; MAIA, L. S. . PROJETO PRATIQUE SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JUNTO À COMUNIDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
FELICIANO, R. A. F ; SCALIA, L. A. M. ; RODRIGUES, J. P. ; PERES, V. C. . O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SCALIA, L. A. M. . Musical 'Escolhas'. 2016. Diversas.
SCALIA, L. A. M. . Um conto de Natal. 2016. Diversas.
MACEDO, L. A. ; SCALIA, L. A. M. . Tá na hora da Alegria. 2009. Coreográfica.
MACEDO, L. A. ; SCALIA, L. A. M. . Reminiscências. 2009. Interpretação.
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Impacto dos Sintomas do Climatério na Qualidade de Vida e Bem Estar Psicológico de Mulheres: Um Estudo Transversal no Ambiente Hospitalar, Descrição: Objetivo: Avaliar como os sintomas do climatério afetam a qualidade de vida e o bem-estar psicológico das mulheres frequentando ou trabalhando no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), correlacionando a severidade dos sintomas com indicadores de qualidade de vida e saúde mental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / Andréa Mara Bernardes da Silva - Integrante / BIANCA BORTOLINI DE BARCELOS - Integrante / LARA REZENDE GUIMARÃES - Integrante.
-
2024 - Atual
INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS, SAÚDE MENTAL E RELIGIOSIDADE NA AMAMENTAÇÃO, Descrição: Este estudo tem como objetivo investigar diversos fatores como a orientação pré-natal, saúde mental, apoio social e variáveis sociodemográficas, que influenciam a continuidade da amamentação exclusiva em mulheres que deram à luz no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / ISABELLA MACHADO MENDONÇA - Integrante / JACKELINE BARCELOS GOIS - Integrante / JÉSSICA RIBEIRO BARCELOS - Integrante / PAMELA RIBEIRO DA CUNHA ABRÃO - Integrante.
-
2023 - Atual
Impacto de variáveis sociodemográficas, clínicas e religiosidade na saúde mental de pais/responsáveis com crianças internadas nas UTIs neonatal e pediátrica, Descrição: Objetivo: Analisar o impacto das variáveis socioeconômicas, clínicas e religiosidade na saúde mental de pais/responsáveis de crianças internadas nas UTI neonatal e pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / Roberta Ludimila Lopes - Integrante / Gabrielle Naves Arantes - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2022 - 2024
AVALIAÇÃO DO IMPACTO NUTRICIONAL NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO E A ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO DE CRIANÇA COM CARDIOPATIA CONGÊNTITA, Descrição: Objetivo: Avaliar características epidemiológicas, clínicas e nutricionais de crianças que foram submetidas a cirurgia cardíaca pediátrica em um hospital terciário de Minas Gerais, e avaliar influência da espiritualidade/religiosidade (R/E) na qualidade de vida de pais ou responsáveis por crianças com cardiopatia congênita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / GUERRA, VANESSA CRISTINA MARQUES - Integrante / RAMOS, LAÍS CAROLLINA MOREIRA DUARTE - Integrante., Financiador(es): Hospital de Clínicas de Uberlândia/Ebserh - Bolsa.
-
2022 - Atual
Autoeficácia no uso de preservativo por estudantes universitários, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / Andréa Mara Bernardes da Silva - Integrante / Emanuelle Comim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2021 - 2023
ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DO LUTO PERINATAL, Descrição: Objetivo: Identificar se espiritualidade/religiosidade foi utilizada como estratégia de enfrentamento ao luto perinatal. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, seccional, de abordagem quantitativa, a ser conduzido com mulheres participantes de grupos de apoio ao luto perinatal on-line pelas plataformas Google Meet, WhatsApp e Instagram. Para coleta de dados, utilizar-se-á os instrumentos Questionário de caracterização sociodemográfica e clínica, Índice de Religiosidade da Universidade Duke (P-DUREL), Escala CER-Breve ? 14 ? (Escala de Coping Espiritual- Religioso ? 14 itens), Escala de Luto Perinatal (ELP) e a Escala de depressão pós-parto de Edimburgo (EDPS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2021 - 2023
EFEITO DA ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE E REIKI A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE DEPRESSÃO PÓS-PARTO, Descrição: Trata-se de um estudo exploratório quantitativo com seguimento longitudinal, com o objetivo de avaliar o impacto da espiritualidade na escolha da via de parto pela gestante e no desenvolvimento de depressão pós-parto (DPP), e o efeito do uso do reiki a distância como tratamento complementar da DPP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / Efigênia Aparecida Maciel de Freitas - Integrante.
-
2021 - 2023
IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS CONSULTAS EM AMBULATÓRIO DE NEONATOLOGIA E CARDIOPATIA PEDIÁTRICA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: Trata-se de uma pesquisa mista, de abordagem quantitativa e qualitativa para avaliação do acesso às consultas de ambulatório das crianças prematuras e com doenças crônicas durante a pandemia. Será um estudo transversal com análise de prontuários, e a metodologia qualitativa consistirá em um estudo de caso por meio de entrevistas em profundidade e construção de narrativas a partir de roteiros semiestruturados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / Paula Wolkers - Integrante.
-
2021 - 2023
A ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E MÉDICOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Descrição: Apesar de as evidências científicas apontarem os benefícios decorrentes da aplicação da R/E na relação médico-paciente, poucos profissionais da saúde usam tal ferramenta. O objetivo deste estudo é avaliar a importância reconhecida à R/E pelos profissionais de saúde do HCU-UFU, além de verificar se eles aplicam essa ferramenta no cotidiano profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2020 - 2022
SAÚDE MENTAL, USO DE SUBSTÂNCIAS, RELIGIOSIDADE E TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MEDIANTE À PANDEMIA DO COVID-19, Descrição: Pesquisa com o objetivo de avaliar o impacto psicológico do COVID-19 nos profissionais de saúde em diversos campos especializados, avaliando sua saúde mental durante a pandemia e seis meses após. Além disso, associar religiosidade a saúde mental. Métodos: Estudo de coorte longitudinal, quantitativo e analítico, abrangendo profissionais da área da saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Os profissionais da saúde que estão na linha de frente do COVID-19 serão convidados a participar da pesquisa e responderão questionários autoaplicáveis de rastreio de ansiedade, depressão e estresse, transtorno de estresse pós-traumático, uso de substâncias e religiosidade. Após seis meses da coleta, os voluntários participantes serão abordados novamente para coleta dos mesmos dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / Andréa Mara Bernardes da Silva - Integrante / Omar Pereira de Almeida Neto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2020 - 2022
OPINIÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ENFERMAGEM E MEDICINA EM RELAÇÃO À RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, Descrição: Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo, que foi realizado com estudantes e professores da Faculdade de Medicina dos cursos de graduação de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. O objetivo do trabalho foi identificar as opiniões dos estudantes e professores dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, da Universidade Federal de Uberlândia, em relação à interface entre saúde, espiritualidade e religiosidade junto às informações fornecidas sobre o assunto durante o período da formação acadêmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador.
-
2020 - 2021
SAÚDE MENTAL, USO DE SUBSTÂNCIAS E RELIGIOSIDADE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Descrição: Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo, incluindo estudantes da Faculdade de Medicina do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. O curso de enfermagem na UFU é dividido em 10 semestres com carga horária total de 4810 horas.A coleta dos questionários foi realizada no primeiro semestre de 2020, após aceite do Comitê de Ética em Pesquisa. Os alunos preencheram questionários autoaplicáveis online.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Coordenador / Patrícia Costa dos Santos da Silva - Integrante / Clesnan Mendes Rodrigues - Integrante.
-
2013 - 2018
Genética da Espiritualidade: psicopatologia, hereditariedade e análise genética, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Integrante / Rodrigo Scalia Fernandes - Integrante / Luiz Carlos de Oliveira Júnior - Integrante / Carlos Ueira-Vieira - Coordenador.
-
2010 - 2012
Análise da expressão de genótipos de Giardia duodenalis em diferentes espécies de animais, Descrição: Identificar transcritos gênicos expressos diferencialmente em isolados de Giardia duodenalis do grupo A proenientes de cães, bovinos, suínos e humanos. Isso será possível através da detecção e purificação de cistos de Giardia além da identificação da caracterização molecular do isolado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luana Araújo Macedo Scalia - Integrante / Márcia Cristina Cury - Coordenador / Natália de Melo Nasser Fava - Integrante / Rodrigo Martins Soares - Integrante / Elaine Silva Marques Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina. , Universidade Federal de Uberlândia, Santa Mônica, 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32258603, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Magistério Superior da Faculdade de Medicina no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia
2013 - 2017
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina.,Linhas de pesquisa
-
03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
2012 - 2013
Universidade Federal de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Enfermagem: Hebiatria, Carga horária: 40
Atividades
-
11/2012 - 04/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hebiatria, Saúde do Adolescente, Estágio Supervisionado em Hebiatria
2008 - 2009
Secretaria de Saúde de UberlândiaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Comitê de Mortalidade Infantil, Carga horária: 5
2014 - 2019
PleniVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Enfermeiro e Terapeuta de Família e Casal, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação como Terapeuta de Família e Casal, cuidados de enfermagem e orientação aos pacientes. Atuação em cursos e palestras oferecidos aos pacientes, familiares e público em geral.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luana Araújo Macedo Scalia e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?