Vinicius da Silva Gama
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professor do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (NATA), em São Gonçalo, da Escola Municipal Almerinda Ferreira de Almeida, em Cachoeiras de Macacu, e do Centro Educacional Milton Muniz, em Maricá.
Foi bolsista durante dois anos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no projeto AUTONOMIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E CONHECIMENTO, um ano e meio como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) no projeto INICIAÇÃO E DIFUSÃO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO e um ano como bolsista do Programa Institucional de Fomento ao esporte (PIF) no mesmo projeto. Foi monitor voluntário por dois anos da disciplina ORIENTAÇÃO na UFRJ, um ano como monitor da disciplina DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA na Faculdade de Educação da UFRJ e um ano como monitor voluntário do PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - ASPECTOS METODOLÓGICOS EM DEBATES, financiado pela FAPERJ. Fez cursos de recreação, participou de organizações de eventos, os maiores deles a competição de orientação nos Jogos Mundiais Militares de 2011 e a V e VII etapas do Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro de 2014 e 2015, respectivamente. Apresentou trabalhos no Congresso de Extensão da UFRJ, no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ e Jornada de Iniciação à Docência da UFRJ. Foi, durante dois anos, primeiro secretário do Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COUFRJ) e, posteriormente, durante dois anos, presidente da mesma. Foi atleta da seleção brasileira de corfebol, participando do Pan-Americano de 2014 e Campeonato Mundial em 2015, na Bélgica. Em 2018, foi árbitro no Pan-americano de corfebol, na Colômbia, e também em 2022, na Argentina. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente na Educação Física escolar.
Informações coletadas do Lattes em 16/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação Física Escolar
2016 - 2018
Universidade Federal Fluminense
Título: O esporte como ferramenta pedagógica de intervenção no preconceito de gênero na escola
Orientador: Sérgio Ricardo Aboud Dutra
Graduação em Educação Física
2009 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A MÚSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Orientador: Antonio Jose Jardim e Castro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2016 - 2016
IKF Level III Youth & Talent Coach Camp. (Carga horária: 40h). , International Korfball Federation, IKF, Holanda.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
GAMA, V. S. ; SILVA, A. R. O. ; GARCIA, J. L. . Campeonato de Corfebol Irmandade Sem Fronteiras. 2017. (Outro).
GAMA, V. S. . VII Etapa do Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Outro).
GAMA, V. S. . V etapa do XXI Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outro).
GAMA, V. S. . V etapa do XX Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).
GAMA, V. S. . V etapa do XIX Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Outro).
GAMA, V. S. . Jogos Mundiais Militares. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Árbitro do Pan-americano de Corfebol na Argentina.Árbitro do Panamericano de Corfebol na Argentina. 2022. (Outra).
Árbitro do Pan-americano de Corfebol na Colômbia.Árbitro do Panamericano de Corfebol na Colômbia. 2018. (Outra).
Atleta no Campeonato Mundial de Corfebol.Atleta no Campeonato Mundial de Corfebol. 2015. (Outra).
Atleta no Pan-americano de Corfebol.Árbitro do Panamericano de Corfebol. 2014. (Outra).
10º Congresso de Extensão da UFRJ. PROJETO INICIAÇÃO E DIFUSÃO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO. 2013. (Congresso).
Atleta na I Etapa do XV Campeonato Brasileiro de Orientação. 2013. (Outra).
Atleta na II Etapa do XV Campeonato Brasileiro de Orientação. 2013. (Outra).
Atleta no Campeonato Brasileiro Universitário e Estudantil de Orientação. 2013. (Outra).
EDUCAÇÃO DO CORPO: história, memórias e práticas sociais. 2013. (Seminário).
I Jornada de Iniciação à Docência. EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO NOTURNO: UMA REVISÃO. 2013. (Congresso).
XVIII CONBRACE e V CONICE. Educação Física e Ensino Noturno em Dez Anos de ENFEFE. 2013. (Congresso).
XVIII CONBRACE e V CONICE. Autonomia, Educação Física e Conhecimento. 2013. (Congresso).
XXXVJornada de Iniciação Científica, tecnológica, Artística e Cultutal da UFRJ (JICTAC). EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO NOTURNO: UMA REVISÃO. 2013. (Congresso).
Atleta na II Etapa do XIV Campeonato Brasileiro de Orientação. 2012. (Outra).
Atleta na II Etapa do XIII Campeonato Brasileiro de Orientação. 2011. (Outra).
Atleta na XIV Campeonato Sul-americano de Orientação. 2011. (Outra).
III Semana de Ciência e Tecnologia & I Semana de Letras, Artes e Cultura.A Dança na aula de Educação Física no Ensino Médio Noturno em uma Escola Estadual no Município do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).
Atleta na I Etapa do XII Campeonato Brasileiro de Orientação. 2010. (Outra).
Atleta na II Etapa do XII Campeonato Brasileiro de Orientação. 2010. (Outra).
Atleta na III Etapa do XII Campeonato Brasileiro de Orientação. 2010. (Outra).
Atleta no 5 Dias de Orientação do Brasil. 2010. (Outra).
Atleta no XIII Campeonato Sul-americano de Orientação. 2010. (Outra).
Atleta na II Etapa do XI Campeonato Brasileiro de Orientação. 2009. (Outra).
Atleta na III Etapa do XI Campeonato Brasileiro de Orientação. 2009. (Outra).
Atleta no Campeonato Universitário de Orientação. 2009. (Outra).
Atleta no Troféu UFF de Orientação. 2009. (Outra).
Palestra e percurso Orientação de Precisão. 2009. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA, C. A. ; SILVA, G. O. S. ; SILVA, J. M. P. ; SANT?ANNA, K. B. S. ; GAMA, V. S. . Iniciação e Difusão do Esporte Orientação. In: 3ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. 9º Congresso de Extensão da UFRJ, 2012. p. 259-259.
-
SILVA, J. M. P. ; PEDREIRA, F. S. ; ARAUJO, F. H. M. ; SANT?ANNA, K. B. S. ; GAMA, V. S. ; LIMA, F. R. A. . Iniciação e Difusão do Esporte Orientação. In: 7º Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. 7º Congresso de extensão da UFRJ, 2010. p. 164-164.
-
GAMA, V. S. ; SOUSA, B. P. ; COSTA, R. M. ; SANTOS, R. S. . EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO NOTURNO EM 10 ANOS DE ENFEFE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GAMA, V. S. ; SOUSA, B. P. ; COSTA, R. M. ; SANTOS, R. S. . AUTONOMIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E CONHECIMENTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. A. ; SILVA, G. O. S. ; SILVA, J. M. P. ; SANT?ANNA, K. B. S. ; GAMA, V. S. . Iniciação e Difusão do Esporte Orientação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GAMA, V. S. ; COSTA, L. H. ; SOUSA, B. P. ; LIMA, D. F. . Educação Física e Ensino Noturno em 10 Anos de ENFEFE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, F. A. ; LIMA, D. F. ; COSTA, L. H. ; GAMA, V. S. ; CASTRO, P. H. Z. C. . A DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO NOTURNO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GAMA, V. S. ; CAVA, R. P. R. L. . Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro: Conhecendo Sua Elaboração. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GAMA, V. S. ; LIMA, D. F. ; CASTRO, P. H. Z. C. . A Dança na aula de Educação Física no Ensino Médio Noturno em uma Escola Estadual no Município do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Prêmios
2022
Árbitro do Panamericano de Corfebol na Argentina, International Korfball Federation (IKF).
2018
Árbitro do Pan-americano de Corfebol na Colômbia, International Korfball Federation (IKF).
2018
Moção de Congratulações e Aplausos, Câmara Municipal de Maricá.
2017
Aprovado em 2º lugar no concurso para Docente do Município de Cachoeiras de Macacu, Secretaria de Educação de Cachoeiras de Macacu.
2016
Técnico Nível III de Corfebol, International Korfball Federation.
2015
16º Lugar no Campeonato Mundial de Corfebol, na Bélgica, International Korfball Federation.
2015
Aprovado em 2º lugar no concurso para Docente do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).
2014
1º Lugar no Pan-americano de Corfebol, International Korfball Federation.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Colégio Estadual Comendador Valentin dos Santos DinizVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
2015 - 2019
COLÉGIO ESTADUAL MINISTRO JOSÉ DE MOURA E SILVAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
2017 - Atual
Escola Municipal Almerinda Ferreira de AlmeidaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
2019 - Atual
Centro Educacional Milton MunizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
2014 - 2015
Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 20
2014 - 2015
Espaço Maricá TênisVínculo: Professor particular, Enquadramento Funcional: Professor de tênis, Carga horária: 25
2009 - 2010
Academia Studio FitVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Musculação, Carga horária: 20
2007 - 2008
ENAVIVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 20
2007 - 2007
Mega Pop InformáticaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Cabeador, Carga horária: 45
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vinicius da Silva Gama e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?