Gildijoney dos Santos Lopes

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, licenciada em Geografia (1998)pela mesma universidade, Especialista em Psicopedagogia pela Universidades Federal do Rio de Janeiro(2002). Atua como professora efetiva da Rede Estadual de Ensino, no Colégio Estadual de Tempo Integral Camillo de Jesus Lima, ministrando aulas na área de Ciências Humanas no Ensino Médio, no turno matutino.

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: A PRÁTICA EDUCATIVA E A EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES
, Ano de Obtenção: 2017.NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ.Coorientador: EDMILSON MENEZES. Grande área: Ciências Humanas

Especialização interrompida em 2015 em Ensino de Geografia

2013 - Atual

INSTITUTO PRÓ-SABER
Título: O Ensino de Geografia nas séries iniciais
Ano de interrupção: 2015

Especialização em PSICOPEDAGOGIA

2001 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA AS CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - PRE-ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE VITORIA DA CONQUISTA
Orientador: MARLY SAUAN PELOSI

Graduação em Geografia

1995 - 1998

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Os conjuntos habitacionais e a expansão urbana de Vitória da Conquista
Orientador: Miria Cleia

Formação complementar

2014 -

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2017 - 2017

Projetos Educacionais. (Carga horária: 360h). , Instituto de Desenvolvimento Humano, Educacional, Social e Profissional Ltd, IDHESP, Brasil.

2016 - 2017

Educação Especial e Inclusiva. (Carga horária: 360h). , Instituto de Desenvolvimento Humano, Educacional, Social e Profissional Ltd, IDHESP, Brasil.

2016 - 2016

Atendimento ao Aluno Especial. (Carga horária: 150h). , Instituto de Desenvolvimento Humano, Educacional, Social e Profissional Ltd, IDHESP, Brasil.

2012 - 2012

Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas Publicas. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2008 - 2009

PROGESTÃO. (Carga horária: 270h). , Conselho Nacional de Secretários de Educação, CONSED, Brasil.

2008 - 2008

Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2005 - 2006

Metodologia do Telecurso 2000. (Carga horária: 120h). , Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

LOPES, G. S. . III Congresso Municipal de Educação. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

XVIII EPEN.A prática educativa e a emancipação humana no contexto do Programa Mais Educação: primeiras aproximações teórico-metodológicasi. 2016. (Encontro).

GEPRAXIS. 2015. (Seminário).

VII ENCONTRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 2015. (Encontro).

VII Seminário do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2011. (Seminário).

VII Congresso de Educação de Vitória da Conquista. 2010. (Congresso).

CAPACITAÇÃO TECNICA - FNDE. 2009. (Outra).

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES. 2008. (Outra).

VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE VITORIA DA CONQUISTA. 2008. (Congresso).

VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE VITORIA DA CONQUISTA. Educação Integral em Escola de Tempo Integral. 2008. (Congresso).

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE VITORIA DA CONQUISTA. 2007. (Congresso).

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES. 2007. (Outra).

IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO. 2006. (Congresso).

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE GESTORES. 2006. (Encontro).

SEMANA PEDAGÓGICA- IV FÓRUM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. 2006. (Outra).

ENCONTRO DE COORDENADORES. 2005. (Encontro).

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE VITORIA DA CONQUISTA. 2005. (Congresso).

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE VITORIA DA CONQUISTA - EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. (Oficina).

II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE VITORIA DA CONQUISTA. 2004. (Congresso).

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. 2003. (Congresso).

XI ENCONTRO DE LEITURA DO PROLER. 2003. (Encontro).

CURSO DE EXTENSÃO - TV DA ESCOLA E OS DESAFIOS DE HOJE. 2002. (Outra).

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS. 2000. (Outra).

ENCONTRO REGIONAL DE LEITURA DO PROLER. 2000. (Encontro).

JORNADA PEDAGOGICA. 2000. (Outra).

VII SEMINÁRIO DO PROGRAMA ACELERAÇÃO. 2000. (Seminário).

XI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFOS. 1998. (Encontro).

XI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFOS - MINI CURSO. 1998. (Oficina).

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1997. (Encontro).

JORNADA PEDAGOGICA. 1997. (Outra).

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL - AREA DE CIENCIAS. 1997. (Seminário).

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL - EDUCAÇÃO. 1997. (Seminário).

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL - HISTORIA. 1997. (Seminário).

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL - INTERDISCIPLINAR. 1997. (Seminário).

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL - LINGUA PORTUGUESA. 1997. (Seminário).

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMATICA. 1997. (Seminário).

Seminário sobre os PCNs e o conceito básico de geografia. 1997. (Seminário).

III ENCONTRO BAIANO DE GEOGRAFIA. 1995. (Encontro).

III ENCONTRO BAIANO DE GEOGRAFIA. 1995. (Encontro).

CURSO DE 1ª A 4ª SERIE - IDEIA CONSTRUTIVISTA. 1994. (Oficina).

PROGRAMA UM SALTO PARA O FUTURO. 1994. (Outra).

VIII CONGRESSO ESTADUAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. 1994. (Congresso).

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA, PSICOLOGIA, DIDATICA E ESTRUTURA. 1987. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CRUSOÉ, N. M. C. ; MOREIRA, N. R. ; ABRANCHES, A. F. P. S. ; FREITAS, R. K. D. ; LOPES, G. S. . Prática docente voluntária no contexto da pandemia: o ensino médio na Bahia. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 27, p. 1-17, 2021.

  • LOPES, G. S. ; CRUSOE, N. M. C. ; MOREIRA, N. R. . A PRÁTICA EDUCATIVA E A EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES. CADERNOS DE PESQUISA , v. 25, p. 147-167, 2018.

  • LOPES, G. S. ; CRUSOE, N. M. C. . Prática educativa e a emancipação humana no contexto do Programa Mais Educação:primeiras aproximações teórico metodológicas. In: Maria Vilani Cosme de Carvalho; Josania Lima Portela Carvalhêdo. (Org.). Coleção Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: Questões sobre Educação e Ensino. 01ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 4, p. 441-445.

  • LOPES, G. S. . A prática educativa e a emancipação humana no contexto do Programa Mais Educação: primeiras aproximações teórico-metodológicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, G. S. . Escola em Tempo Integral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LOPES, G. S. . A Educação Integral nas Escolas de Tempo Integral. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LOPES, G. S. . Literatura Infantil e Alfabetização. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos: articulação e continuidade da trajetória escolar, Descrição: s Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (DCNEF) estabelece que nos três primeiros anos do ensino fundamental, a escola deve garantir aprendizagens continuas e articulação na passagem do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro, de modo que ao termino do terceiro ano, o aluno deve estar alfabetizado. (BRASIL, 2010, p.4). De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ano de 2009, o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, escola campo de nossa pesquisa, no município de Vitória da Conquista, Bahia apresentou o seguinte resultado 3,3, mas a meta projetada para o mesmo ano era de 4,6. (BRASIL, 2012). Desse modo, a pesquisa tem como objetivo analisar a organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos de modo a garantir a articulação e continuidade da trajetória escolar. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como professora de estágio, no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e pesquisadora da prática pedagógica interdisciplinar nos 1° e 2° ciclos de formação humana no contexto do município de Vitória da conquista ? Ba (2010-2012) e observar dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, no aluno que ingressa nos anos iniciais do ensino fundamental comprometendo a trajetória e continuidade dos estudos. Trata-se de uma pesquisa, de cunho etnográfico, a ser realizada no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, no município de Vitória da Conquista, Bahia, no período de 2012-2014. No processo metodológico da pesquisa, realizaremos as seguintes etapas: a) levantamento e análise bibliográfica; b) análise de documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, Projeto Político Pedagógico da escola, Diretrizes Curriculares nacionais para o ensino de 9 anos); c) Observação participante a ser desenvolvida na escola campo de estudo, Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire: participação em reuniões de planejamento na escola e na Secretaria Municipal de Educação (SMEd), acompanhamento de sala de aula, observando os seguintes aspectos: a) Relação teoria/prática; b) Relação educador/educando; c) Relação ensino e aprendizagem;d) Relação saber e conhecimento escolar. A observação acompanhará a mesma turma, durante os três anos(2012-2014), com o objetivo de verificar a articulação e continuidade na passagem do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro. Análise de conteúdo das observações seguirá as seguintes etapas: a) Escrita do material observado; b)Leitura atenta e ativa do material;c) Primeira tentativa de análise considerando como temas: Relação teoria/prática; Relação educador/educando; Relação ensino e aprendizagem; Relação saber e conhecimento escolar. Esses temas foram pensados como aspectos a serem observados no campo de estudo; Fragmentação do material em busca de indicadores, subcategorias que nos permita fazer inferências sobre a organização da prática pedagógica. (AMADO, 2000; BARDIN,1977).Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para atender às necessidades de uma prática pedagógica voltada para a aprendizagem e continuidade dos estudos de crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Anos iniciais. Ensino Fundamental. Prática pedagógica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gildijoney dos Santos Lopes - Coordenador / Nilma Margarina de Castro Crusoé - Integrante / Aline Oliveira Ramos - Integrante / Márcio Luis da Silva Paim ) - Integrante / Margareth Rocha Lima Santos - Integrante / Vanessa Lopes da Silva) - Integrante / Paloma Costa Marques) - Integrante / Lais dos Santos Sampaio) - Integrante / . (Marcos Aurélio Pereira) - Integrante / Larissa Silva Alves) - Integrante / (Maicelma Maia Souza) - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Colégio Estadual Camillo de Jesus Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2017 - 2018

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA DO PIBID, Carga horária: 10

Outras informações:
SUPERVISORA DO PIBID INTERDISCIPLINAR-LETRAMENTO NO COLEGIO ESTADUAL NILTON GONÇALVES

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS.Linhas de pesquisa

2018 - 2019

ESCOLA MUNICIPAL CLÁUDIO MANUEL DA COSTA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGOGICA, Carga horária: 40

1992 - 1995

Escola Municipal João Koury

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 1992, Carga horária: 40

1997 - 1999

Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2018 - 2019

Colégio Estadual José de Sá Nunes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

1995 - 1997

Escola Municipal Maria Santana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

2000 - 2006

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

2006 - 2010

ESCOLA MUNICIPAL ZULEMA COTRIM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40

2017 - 2018

Escola Municipal Antonio Helder Thomaz

Vínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGOGICA, Carga horária: 40

Outras informações:
COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

2017 - 2017

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 8

Outras informações:
PROFESSORA DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM DOCENCIA SUPERIOR

2016 - 2017

Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental, atualmente afastada para aperfeiçoamento profissional

2014 - 2016

Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire

Vínculo: , Enquadramento Funcional: DIRETORA, Carga horária: 40

2010 - 2013

Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagogica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo na Coordenação Pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental.

2010 - 2018

COLÉGIO ESTADUAL NILTON GONÇALVES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Ensino Médio nas disciplinas de História e Sociologia.

2002 - 2010

Colegio Estadual Rafael Spinola Neto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 2002, Carga horária: 20

2020 - 2024

Colégio Estadual Fernando Spínola

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20