João Bittencourt de Oliveira

possui graduação em Português-Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1974), atualização em Literatura Norte-Americana Contemporânea "Contemporary American Novels", curso ministrado pelo Professor visitante Haskel Springer na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1976), especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1985) e mestrado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988). Atualmente é professor-assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da Universidade Estácio de Sá - UNESA. Membro do Círculo Fluminense de Linguística e Filologia - CiFEFiL. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística e Letras, com ênfase nas subáreas de Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, Linguística Histórica, Sociolíngüística e Dialetologia, atuando principalmente no ensino das seguintes disciplinas: língua inglesa, enfoques metodológicos no ensino de língua inglesa, inglês instrumental, lingüística aplicada ao ensino de língua inglesa e gêneros textuais no ensino de língua inglesa.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

1986 - 1988

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Eny Marins de Lima
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Letras Inglês Lingüística Semântica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Língua Inglesa. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa

1985 - 1985

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Rejane Vidal de Mendonça

Graduação em Português-Inglês

1971 - 1974

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Nelson Rodrigues Filho

Formação complementar

1984 - 1984

Desenvolvimento de Chefias. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal de Administração (RJ).

1978 - 1978

Tradutor-Intérprete em Língua Inglesa. (Carga horária: 90h). , Curso de Especialização de Tradutores e Intépretes.

1977 - 1977

Aperfeiçoamento de Técnicas Audiovisuais. (Carga horária: 9h). , Centro de Cultura Anglo-Americana.

1976 - 1976

Extensão universitária em Literatura Norte-Americana Contemporânea. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1975 - 1975

Abordagens Metodológicas de Ensino de Inglês. (Carga horária: 30h). , Instituto de Idiomas Yázigi.

1973 - 1973

Inglês Contemporâneo Falado e Escrito. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasil-Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Latim

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Aspectos Semânticos e Gramaticais do Inglês.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Inglês Instrumental.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Participação em eventos

I Econtro de Professores do NEL: Linguagem, Interculturalidade e Empreendorismo.Do Francês ao Inglês: Breve Estudo da Contribuição Francesa ao Léxico Inglês. 2011. (Encontro).

XIII Jornada de Estudos da Antiguidade: Guerra, Drama e Conflito.BEOWULF E A ARQUEOLOGIA: A IMAGEM DO GUERREIRO NA CULTURA ANGLO-SAXÔNICA. 2011. (Outra).

XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O INGLÊS ANTIGO. 2010. (Congresso).

IV SIMPÓSIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DE ESTUDOS CELTAS E GERMÂNICOS.Breve análise de dois poemas lírcos anglo-saxônicos sob a perspectiva da tradição oral pré-cristã. 2010. (Simpósio).

IV SIMPÓSIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DE ESTUDOS CELTAS E GERMÂNICOS.Paganismo e Cristianismo no poema Beowulf. 2010. (Simpósio).

VII Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas.LETRAMENTO VISUAL E VERBAL EM TEXTOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA. 2010. (Simpósio).

VI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas.Projeto Inglês para Leitura no Ensino Médio. 2009. (Simpósio).

II COLÓQUIO DE ESTUDOS CELTAS E GERMÂNICOS na UFF.AVENTURA E MAGIA NO MUNDO DAS SAGAS ISLANDESAS. 2009. (Outra).

XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Alguns Apectos Fonológicos do Irlandês. 2008. (Congresso).

II Congresso Latino-Americano de Formação de Profesores de Línguas. Formação de professores: o papel do estágio supervisionado na licenciatura em língua inglesa no CAp-UERJ. 2008. (Congresso).

II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Formação de Professores: das disciplinas de prática de ensino às disciplinas práticas na licenciatura em língua inglesa no CAp-UERJ (Debatedor). 2008. (Congresso).

III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. 2008. (Simpósio).

III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos.Toponímia Céltica nas Ilhas Britânicas. 2008. (Simpósio).

Os Estudos Gramaticais no Brasil - Academia Brasileira de Filologia. 2008. (Encontro).

"Seminário África" promovido pela Fundação Alexandre Gusmão. 2007. (Seminário).

X Congresso Nacional de Lingüísatica e Filologia. Vestígios de Língus Pré-Célticas nas Ilhas Britãnicas. 2006. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Manual do Estagiário: o que esperar dos futuros profesores de língua inglesa frente à reforma curricular?. 2006. (Congresso).

XX Seminário Nacional de Inglês Instrumental.A Interaçao da informação Visual e Verbal em Textos de Língua Inglesa. 2006. (Seminário).

V Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas.Reforma Curricular da Licenciatura em Língua Inglesa - antes, durante ... e depois?. 2006. (Simpósio).

IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Panorama Atual das Línguas Célticas nas Ilhas Britânicas. 2005. (Congresso).

XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental.Leitura emLíngua Inglesa: Um Processo Ativo de Construção de Sentido. 2005. (Seminário).

IV Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas.Funções Comunicativas dos Elementos de Coesão em Língua Inglesa. 2005. (Simpósio).

VIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. O Bretão: Último Rebento Céltico no Continente Europeu. 2004. (Congresso).

III Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas.Negative Prefixes in Scientific and Technical English. 2004. (Simpósio).

VII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA. A Situação Atual das Língus Minoritárias na Europa. 2003. (Congresso).

II Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas.Brief Notes on ESP Teaching. 2003. (Simpósio).

VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A Morte das Línguas. 2002. (Congresso).

V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Breves Considerações sobre o Legado das Línguas Célticas. 2001. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A Ascensão do Dialeto dos Negros Norte-Americanos como Marca de Identidade Cultural. 2000. (Congresso).

III Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. A Influência do Latim no Léxico Inglês. 1999. (Congresso).

Letras em Foco.The Category of Aspect in the English Verb. 1999. (Encontro).

II Congresso Nacional de Lingüística e Filologia: A Linguagem e o Texto: Interações. Análise Comparativa da Estrutura Flexional do Plural no Inglês e no Português. 1998. (Congresso).

II Semana de Letras da Universidade Castelo Branco.The Passive Voice: Form and Meaning. 1998. (Seminário).

I Congresso Nacional de Lingüística e Filologia: O Texto e a Linguagem. Contribuição do Método Comparativo para a Determinação da Existência do Indo-Europeu. 1997. (Congresso).

I Encontro de Professores do E/ 8. DEC. 1994. (Encontro).

II Encontro de Professores de Língua Inglesa da UFF. 1990. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Aprendizagem Acelerativa. 1987. (Simpósio).

Seminário sobre Orientação Metodológica e Técnicas Aplicadas ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 1985. (Seminário).

I Simpósio Internacional de Aprendizagem Acelerativa. 1983. (Simpósio).

VIII Seminário Brasileiro de Lingüística. 1975. (Seminário).

Orientação Educacional: Problemática. 1975. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 1973. (Congresso).

Comunicação e Expressão Segundo a Nova Lei de Ensino. 1973. (Oficina).

Curso Especial de Inglês Falado e Escrito. 1973. (Oficina).

IV Congresso Brasileiro de Lingua e Literatura. 1972. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Renata Teclas Raphael

FRISANI, M. C.; de Puma;OLIVEIRA, João Bittencourt de. A Atuação da CUT nas Negociações da ALCA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Elaboração e Avaliação de Prova de Inglês para o Concurso de Seleção ao Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva. 2000.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Elaboração e Avaliação de Prova de Inglês para o Concurso de Seleção ao Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva. 1999. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Avaliador da Prova de Inglês no Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ. 1994. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Avaliador da Prova de Inglês no Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ. 1993. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Avaliador da Prova de Inglês no Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Avaliador da prova de Inglês do Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduaçao da UFRJ. 1991. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Avaliador da Prova de Inglês do Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação na UFRJ/UERJ/CEFET/ENCE. 1990. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, João Bittencourt de. Avaliador da Prova de Inglês do Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação na UFRJ/CEFET. 1988. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . ALGUNS ASPECTOS FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS DO GALÊS. Revista Philologus , v. 52, p. 47-65, 2012.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Topônimos escandinavos na Ilhas Britânicas. Brathair (Online) , v. 11, p. 41-64, 2011.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Aventura e Magia no Mundo das Sagas Islandesas. Brathair (Online) , v. 9 (1), p. 38-65, 2010.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O INGLÊS ANTIGO. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XIV, p. 620-644, 2010.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Paganismo e Cristianismo no poema Beowulf. Brathair (Online) , v. único, p. 100-126, 2010.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . ALGUNS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DO IRLANDÊS. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XIII, p. 362-384, 2009.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . ALGUNS APSPECTOS FONOLÓGICOS DO IRLANDÊS. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XII, p. 01-19, 2008.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Vestígios se Línguas Pré-Célticas nas Ilhas Britânicas. Revista Philologus , v. 37, p. 140-154, 2007.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Panorama Atual das Línguas Célticas nas Ilhas Britânicas. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. IX, p. 235-254, 2006.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . O Bretão: Último Rebento Céltico no Continente Europeu. Revista Philologus , Rio de Janeiro, v. 30, p. 68-77, 2004.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Situação Atual das Línguas Minoritárias na Europa. Revista Philologus , v. 27, p. 30-52, 2003.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . The Category of Aspect in English: the Perfect Aspect. Caderno Seminal (UERJ) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-9142 Caderno Seminal Digital) , Rio de Janeiro, v. 9, n.13, p. 95-106, 2002.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Morte das Línguas. Revista Philologus , v. 24, p. 31-45, 2002.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . The Category of Aspect in English: the Progressive Forms. Caderno Seminal (UERJ) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-9142 Caderno Seminal Digital) , Rio de Janeiro, v. 11, n.único, p. 73-87, 2001.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Ascensão do Dialeto dos Negros Norte-Americanos como Marca de Identidade Cultural. Revista Philologus , v. 20, p. 7-22, 2001.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Breves Considerações sobre o Legado das Línguas Céticas. Revista Philologus , v. 22, p. 10-26, 2001.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Influênia do Latim no Léxico Inglês. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. 4, p. 19-32, 2000.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Phonological Aspects in the Description of Grammatical Items in English. Caderno Seminal (UERJ) , Rio de Janeiro, v. 7, p. 176-187, 1999.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Análise Comparativa da Estrutura Flexional do Plural no Inglês e no Português. Revista Philologus , v. 14, p. 15-28, 1999.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Assertion and Non-Assertion. Caderno Seminal (UERJ) , Rio de Janeiro, v. 6, p. 94-104, 1998.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . ESP and its Pedagogical Implications. Caderno Seminal (UERJ) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-9142 Caderno Seminal Digital) , Rio de Janeiro, v. 4, n.II, p. 80-91, 1997.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Contribuição do Método Comparativo para a Determinação da Existência do Indo-Europeu. Revista Philologus , v. 9, p. 41-51, 1997.

  • CARAM, M. G. ; OLIVEIRA, João Bittencourt de ; RIBEIRO, A. S. M. . Manual do Estagiário: Licenciatura em Língua Inglesa. 1. ed. Rio de Janeiro: NEPE - Núcleo de Pesquisa, Extensão e Editoração, 2007. v. 1. 98p .

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de ; CARAM, M. G. . Projeto Inglês para Leitura no Ensino Médio. In: VI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas, 2009, Rio de Janeiro. VI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas. Rio de Janeiro: NEPE - Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração, 2009. v. Único.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Breve análise de dois poemas líricos anglo-saxônicos sob a perspectiva da tradição oral pré-cristã. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DE ESTUDOS CELTAS E GERMÂNICOS, 2009, São Luís - MA. A Religiosidade dos Celtas e Germânicos. São Luís - MA: UFMA/Gráfica Santa Clara, 2009. v. Único. p. 176-208.

  • CARAM, M. G. ; OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Avaliação em Prática de Ensino de Inglês no CAp-UERJ: Relatório de Estágio. In: V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, 2007, Rio de Janeiro. V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. Rio de Janeiro: NEPE - Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração, 2007. v. Único. p. 1-15.

  • RIBEIRO, A. S. M. ; OLIVEIRA, João Bittencourt de ; CARAM, M. G. . Reforma Curricular da Licenciatura em Língua Inglesa antes, durante ... e depois?. In: V Simpoósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas, 2006, Rio de Janeiro. V Simpoósio Educação e Sociedade Contemporânea: Deafios e Propostas. Rio de Janeiro: UERJ/NEPE-Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração, 2006.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Funções Comunicativas dos Elementos de Coesão em Língua Inglesa. In: IV Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas, 2005, Rio de Janeiro - RJ. IV Simpósio Educação e Sociedade Contemporãnea: Desafios e Propostas. Rio de Janeiro: UERJ/NEPE - Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração, 2005.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Negative Prefixes in Scientific and Technical English. In: III Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas, 2004, Rio deJaneiro. III Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas. Rio de Janeiro: UERJ/NEPE - Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração, 2004.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Brief Notes on ESP Teaching. In: II Simpósio Interno: Educação e Sociedade Contemporânea, 2003, Rio de Janeiro. II Simpósio Interno: Educação e Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro: UERJ/NEPE - Núcleo de Extensão, Pesquisa e Editoração, 2003.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Enfoques Metodológicos da Prática de Ensino de Língua Inglesa. In: UERJ SEM MUROS:Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. 14a edição, 2003, Rio de Janeiro. Palestra, 2003.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . ALGUNS ASPECTOS FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS DO GAÉLICO ESCOCÊS. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2012, RIO DE JANEIRO. Cadernos do CNLF (CiFEFil). RIO DE JANEIRO: CIFEFIL, 2012. v. XVI. p. 45-45.

  • Teixiera, Sandro ; OLIVEIRA, João Bittencourt de ; Langer, Johnni ; Birro, Renan . Guerras Germânicas dos Godos aos Vikings. In: XIII Jornada de Estudos da Antiguidade, 2011, Niterói. XIII Jornada de Estudos da Antiguidade: Guerra, Drama e Conflito. Niterói - RJ: CEIA - UFF, 2011. v. Único. p. 11-11.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Alguns Aspectos Fonológicos e Morfossintáticos do Galês. In: XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. v. XV. p. 34-35.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Breve análise de dois poemas líricos anglo-saxônicos sob a perspectiva da tradição oral pré-cristã. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL E III INTERNACIONAL DE ESTUDOS CELTAS E GERMÂNICOS: MITOLOGIA E RELIGIOSIDADE, 2010, São Luís - MA. Caderno de Resumos. São Luís - MA: UFMA/Gráfica Santa Clara, 2010. v. Único. p. 9-10.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de ; CARAM, M. G. . LETRAMENTO VISUAL E VERBAL EM TEXTOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA. In: VII Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas, 2010, Rio de Janeiro. VII SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PROPOSTAS. Rio de Janeiro: NEPE: NÚCLEO DE EXTENSÃO, PESQUISA E EDITORAÇÃO / SR3/UERJ, 2010. p. 21-21.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Aventura e Magia no Mundo das Sagas Islandesas. In: II Colóquio de Estudos Celtas e Germânicos: ORALIDADE E LITERATURA, 2009, Niterói. Brathair (Online). Rio de Janeiro: BRATHAIR, 2009. p. 3-3.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Alguns Aspectos Fonológicos do Irlandês. In: XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Livro de Resumo e Programação. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2008. v. XII. p. 30-30.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Toponímia Céltica nas Ilhas Britânicas. In: III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos, 2008, São João Del Rei. Cadernos de Resumo. São João Del Rei: Setor de Gráfica da Universidade Federal de São João Del Rei, 2008. v. Único. p. 37-38.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Formação de professores: o papel do estágio supervisionado na licenciatura de língua inglesa no CAp-UERJ. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008, Rio de Janeiro. Caaderno de Resumos. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. p. 257-257.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . O Elemento -Shire nos Nomes dos Condados da Grã-Bretanha. In: XI Congresso Nacional de íngüística e Filologis, 2007, Rio de Janeiro. Livros de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CiFFEFiL, 2007. v. XI. p. 77-77.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Vestígios de Línguas Pré-Célticas nas Ilhas Britânicas. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Livro de Resumo e Programação - Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2006. v. X. p. 144-144.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Interação da Informação Visual e Verbal em Textos de Língua Inglesa. In: XX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VIII Seminário Nacional de Língus Instrumentais, 2006, Belo Horizonte. Programação e Resumos. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2006. v. Único. p. 21-21.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Panorama Atual das Línguas Célticas nas Ilhas Britânicas. In: IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2005, Rio de Janeiro - RJ. Livro de Resumos e Programação. Rio de Jeniro: CiFFEFiL, 2005. v. IX. p. 119-119.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Leitura em Língua Inglesa: Um Processo Ativo de Construção de Sentido. In: XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental, 2005, São Paulo. Abordagem Instrumental 25 Anos: livro de Resumos e Programação. São Paulo: LAEL-PUCSP, 2005. p. 36-36.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . O Bretão: Último Rebento Céltico no Continente Europeu. In: VIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2004. v. VIII. p. 85-85.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Situação Atual das Línguas Minoritárias na Europa. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2003. v. VII. p. 40-40.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Morte das Línguas. In: VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2002, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2002. v. VI. p. 61-62.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Ascensão do Dialeto dos Negros Norte-Americanos como Marca de Identidade Cultural. In: IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2001, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2001. p. 3-3.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Breves Considerações sobre o Legado das Linguas Célticas. In: V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2000, Rio deJaneiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CiFEFil, 2000. p. 62-62.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Influênciado do Latim no Léxico Inglês. In: III Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 1999, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programções. Rio de Janeiro: CiFEFil, 1999. p. 30-31.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Análise Comparativa da Estrutura Flexional do Plural no Inglês e no Português. In: II Congresso Nacional de Lingüística e Filologia: A Linguagem e o Texto: Interações, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: CiFEFil, 1998. p. 15-15.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Contribuição do Método Comparativo para a Determinação da Existência do Indo-Europeu. In: I Congresso Nacional de Lingüística e Filologia: O Texto e a Linguagem, 1997, São Gonçalo. Livro de Resumos e Programção. Rio de Janeiro: CiFEFil, 1997. v. 9. p. 42-42.

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Do Francês ao Inglês: Breve Estudo da Contribuição Francesa ao Léxico Inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . ALGUNS ASPECTOS FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS DO GAÉLICO ESCOCÊS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . ALGUNS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DO IRLANDÊS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de ; CARAM, M. G. . PROJETO INGLÊS PARA LEITURA NO ENSINO MÉDIO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de ; CARAM, M. G. . Projeto Inglês para Leitura no Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Developing Reading Strategies (ESP): some guidelines. Rio de Janeiro: Serviço do Fotocópias do Instituto de Letras da UERJ, 2008 (Apostila Didática).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Inglês Aplicado às Relaçoes Internacionais: Textos e Exercícios. Rio de Janeiro: Serviço de Fotocópias da Faculdade Relações Internacionais da UNESA (Campus Centro I), 2008 (Apostila Didática).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Business English: A Basic Course. Rio de Janeiro: Serviço de Fotocópias da Faculdade de Relações Internacionais da UNESA (Campus Centro I), 2008 (Apostila Didática).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Inglês Aplicado às Relações Internacionais: os cognatos enganadores. Rio de Jeneiro: Serviço de Fotocópias da Faculdade de Relações Internacionais da UNESA, 2008 (Apostila Didática).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Developing Writing Skills: a practical guide. Rio de Janeiro: Serviço de Fotocópias do Instituto de Letras da UERJ, 2006 (Apostila Didática).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Approaches and Methods in Language Teaching: a practical guide. Rio de Janeiro: Serviço de Fotocópias do Instituto de Letras da UERJ, 2006 (Apostila Didática).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Simplified Chronology of English Language Teaching. Rio de Janeiro: Serviço de Fotocópias do Instituto de Letras da UERJ, 2005 (Apostila Didática).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Causative Constructions. Rio de Janeiro: Centro de Produção da UERJ/CEPUERJ, 1994 (Anotações Didáticas).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . Brief Notes on Phrasal Verbs. Rio de Janeiro: Centro de Produção da UERJ/CEPUERJ, 1993 (Anotações Didáticas).

  • OLIVEIRA, João Bittencourt de . A Framework for the Study of Varieties of English. Rio de Janeiro: Sistema CLC: Comunicação, Línguas, Criatividade, 1992 (Apostila Didática).

Outras produções

OLIVEIRA, João Bittencourt de . Introdução à Leitura em Inglês. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, João Bittencourt de . Introdução à Leitura em Inglês. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, João Bittencourt de . Introdução à Leiura em Inglês. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARAM, M. G. ; OLIVEIRA, João Bittencourt de ; RIBEIRO, A. S. M. . Ementas das Disciplinas de Estágio Supervisioando do Curso de Licenciatura em Inglês-Literaturas da UERJ. 2006. (Acadêmica).

OLIVEIRA, João Bittencourt de . Inglês Instrumental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, João Bittencourt de . Enfoques para o Ensino de Inglês. 2004. .

OLIVEIRA, João Bittencourt de . Inglês Instrumental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

1998

Paraninfo da turma de fomandos do curso de Letras (Português-Inglês), Faculdade de Formação de Profesores - UERJ.

1998

Aprovado em priemiro lugar no concurso para professor assistente de língua inglesa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

1997

Paraninfo da turma de formandos do curso de Letras (Português-Inglês), Faculdade de Formação de Profesores -UERJ.

1996

Professor homenageado da turma de formandos do curso de Letras ( Português-Inglês), Faculdade de Formação de Professores- UERJ.

1995

Paraninfo da turma de formandos do curso de Letras (Português-Inglês), Faculdade de Formação de Professores- UERJ.

1990

Aprovado em terceiro lugar no concurso para professor auxiliar em língua inglesa, Faculdade de Formação de Professores - FFP/UERJ.

1976

Aprovado em vigésimo lugar no concurso para professor-I em língua inglesa, Secretaria Municipal de Educação - RJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. , Rua Santa Alexandrina, 288, Rio Comprido, 21350-270 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25044004, URL da Homepage:

Experiência profissional

1985 - 1985

Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Parcial, Carga horária: 6

1972 - 1973

Curso Bion

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Autônomo, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou como professor de inglês no curso pré-vestibular

1970 - 1974

Instituto Brasileiro de Cultura e Música

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de curso livre de idiomas, Carga horária: 15

Outras informações:
Atuou como professor de curso livre de inglês nos níveis elementar, intermediário e avançado

1986 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor-Assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2002

    Ensino, Inglês-Literaturas de Língua Inglesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfoques Metodológicos no Ensino de Língua Inglesa

  • 03/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

  • 03/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

1998 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1998

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inglês Comercial, Inglês Aplicado às Relações Internacionais

1998 - Atual

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos, CiFEFiL

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 2

1995 - 1998

Faculdade de Formação de professores

Vínculo: Contrato Administrativo, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1997 - 12/1998

    Ensino, Especialização em Língua Inglesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Modelos de Aquisição de Língua Inglesa, A Estrutura do Sintagma Nominal em Inglês

  • 03/1995 - 12/1998

    Ensino, Português-Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Oral e Escrita, Língua Inglesa III, Língua Inglesa VI, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Inglesa I, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Inglesa II

1977 - 1998

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I - Inglês, Carga horária: 16

Atividades

  • 03/1977 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

1975 - 1984

Instituto de Idiomas Yazigi

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor Autônomo, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como professor de curso livre de inglês nos níveis intermediário, avançado e proficiência

1981 - 1982

Instituro Padre Leonardo Carrescia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

1980 - 1981

Colegio marista Sao Jose

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como professor de inglês no ensino fundamental e médio

1973 - 1978

Curso ícaro

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor autônomo, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como professor de inglês no curso pré-vestibular

Atividades

  • 03/1973 - 12/1978

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

1975 - 1977

Centro de Ensino Especializado da Guanabara Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como professor de inglês no ensino médio e pré-vestibular

1974 - 1975

COLEGIO BATISTA SHEPARD

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuou como professor de inglês no ensino fundamental e médio

1973 - 1975

Colégio São JudasTadeu

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Outras informações:
Atuou como professor de inglês no ensino fundamental e médio