Cláudio Luís Carvalho Larieira
Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, investigando temas relacionados a Gestão de Operações, Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação e Comunicação. Professor há mais de 25 anos, coordenou e lecionou em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Mestrado Profissional (IPT/SP, FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, IBMEC, Insper, UNICSUL, FASP, FIAP, Mackenzie e IBTA). Atualmente leciona disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Gestão da Inovação e Gestão de Operações nos cursos de graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de Tecnologia da Informação nos cursos de graduação da EAESP/FGV. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) da área de Gestão de Operações na graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor e membro do NDP (Núcleo Docente Permanente) no Mestrado em Gestão para a Competividade da EAESP/FGV, nas linhas de pesquisa de Tecnologia da Informação e da Inovação de 2018 a 2025. Líder de tema no ANPAD (Transformação Digital) de 2022 a 2024 e no SEMEAD (Gerenciamento de Projetos de TIC) desde 2022. Acumula mais de 35 anos de experiência profissional em gestão e consultoria nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos e Melhoria de Processos nos mais variados tipos de organização.
Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração de Empresas
2010 - 2013
Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Fatores Organizacionais que influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação
Alberto Luiz Albertin. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gestão de Projeto; TIC; Gestão de Portfólio de Projeto.
Mestrado profissional em Engenharia de Computação
2001 - 2006
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Título: Engenharia de Requisitos em Fábrica de Software aderentes aos modelos ISO9001:2000 e CMMI : Um Estudo de Caso, Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spínola
Palavras-chave: requisitos; fábrica de software; CMMI; ISO.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Administração
1997 - 2000
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Terceirização em Desenvolvimento de Software
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Processamento de Dados
1986 - 1988
Pós-doutorado
2021 - 2022
Pós-Doutorado. , Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa, ISEG, Portugal.
Formação complementar
2022 - 2022
Como Escrever Casos de Ensino em Administração. (Carga horária: 6h). , Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV, EAESP, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Princípios de Inferência Estatística. (Carga horária: 32h). , EAESP-FGV, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Big Data Analytics Research - Winter Class. (Carga horária: 40h). , EAESP-FGV, FGV, Brasil.
2017 - 2017
A prática docente no novo milênio. (Carga horária: 20h). , Escola de Direito de São Paulo, EDSP, Brasil.
2016 - 2016
Como escrever textos científicos para periódicos de alto nível. (Carga horária: 8h). , EAESP-FGV, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Workshop de Docentes Nacionais. (Carga horária: 90h). , Haggai Institute, HAGAI, Estados Unidos.
2007 - 2007
MarketPlace Business Simulation. (Carga horária: 24h). , Tectrain, TECTRAIN, Brasil.
2006 - 2006
CobiT Foundation. (Carga horária: 24h). , ISACA, ISACA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Advanced Leadership. (Carga horária: 160h). , Haggai Institute, HAGAI, Estados Unidos.
2005 - 2005
CMMI. (Carga horária: 24h). , Integrated System Diagnostics Brasil, ISD BRASIL, Brasil.
2003 - 2003
Análise de Pontos de Função. (Carga horária: 16h). , TI Métricas, TI MÉTRICAS, Brasil.
1999 - 1999
Lengua y Cultura Española. (Carga horária: 40h). , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Administração.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerenciamento de Projetos.
Organização de eventos
LARIEIRA, C. L. C. . TechDay 2025 - IA do hype à realidade: Geopolítica, organizações e vida cotidiana - https://eaesp.fgv.br/eventos/techday-2025-ia-hype-realidade-geopolitica-organizacoes-e-vida-cotidiana. 2025. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Workshop de Computação Quântica da FGV: Desvendando o Futuro dos Negócios (https://portal.fgv.br/noticias/workshop-computacao-quantica-explora-futuro-negocios). 2024. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Tech Day 2024 - https://eaesp.fgv.br/eventos/tech-day-2024-inteligencia-artificial-negocios. 2024. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . X Encontro de Logística e Cadeias de Suprimentos. 2024. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Líder de Tema - Transformação Digital - ENANPAD. 2024. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Tech Day 2023 - https://evento.fgv.br/techday_2023/. 2023. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Líder de Tema - Transformação Digital - ENANPAD. 2023. (Congresso).
LARIEIRA, C. L. C. . Líder de Tema - Gestão de Projetos de TIC - SEMEAD 2023. 2023. (Congresso).
LARIEIRA, C. L. C. . WETBE2022 - 1st Workshop on Exponential Technologies in Business and Economics. 2022. (Outro).
LARIEIRA, CLAUDIO LUIS CARVALHO . Líder de Tema - Gestão de Projetos de TIC - SEMEAD 2022. 2022. (Congresso).
LARIEIRA, C. L. C. . IX Encontro de Logística e Cadeias de Suprimentos e de Valor. 2022. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Webinar Panorama sobre os métodos ágeis de gestão de projetos no Brasil: uma pesquisa junto ao mercado em 2022. 2022. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Transformação Digital: como aproveitar as oportunidades em pequenas e médias empresas?. 2021. (Outro).
LARIEIRA, C. L. C. . Líder de Tema - Gestão de Projetos de TIC - SEMEAD 2021. 2021. (Congresso).
LARIEIRA, C. L. C. . Líder de Tema - Gestão de Projetos de TIC - SEMEAD 2020. 2020. (Congresso).
LARIEIRA, C. L. C. . Evento de Integração dos Calouros de Medicina da UNICAMP. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Artificial Intelligence: Promises, Expectations, and Limitations in Science and Society. 2025. (Encontro).
BALAS 2024 Annual Conference. 2024. (Outra).
Mentoring for Publishing: Positioning Your Paper for High-Impact Journals. 2024. (Oficina).
VII FÓRUM DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA: Inteligência Artificial e Ensino Híbrido na Educação Superior. 2023. (Oficina).
VIII ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO EnADI 2023.COMO CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO ÁGIL PELA GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SEGUROS. 2023. (Encontro).
WEBINAR SPECIAL ISSUE GV EXECUTIVO.Transformação Digital e seus desdobramentos no ambiente competitivo contemporâneo. 2023. (Outra).
XXI SEMANA DO CCSA. 2023. (Seminário).
16 th International Conference on Information Technology and Applications (ICITA) 2022. 2022. (Outra).
IX Encontro de Logística e Cadeias de Suprimentos e de Valor.Inovações das Tecnologias Ativas na Gestão de Operações, Logística e Cadeias de Suprimentos. 2022. (Encontro).
The Gartner Essential Frameworks for CIOs and IT Executives to Drive Value. 2022. (Outra).
XV Semana de Ciência e Tecnologia do CCSA.Palestra sobre panorama agile no Brasil. 2022. (Seminário).
Congresso Transformação Digital 2021. Apresentações de artigos. 2021. (Congresso).
I Fórum Direito, Religião e Gestão no Terceiro Setor.I Fórum Direito, Religião e Gestão no Terceiro Setor. 2021. (Outra).
XLV Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2021.Foco No Cliente Em Times De Desenvolvimento De Software: Um Estudo Quantitativo. 2021. (Encontro).
XVIII Brazil Portugal Seminar: Sustainability and Digital Transformation Post-Pandemic. 2021. (Seminário).
XXIV SEMEAD - Seminário de Administração da USP.Pesquisador Sênior de Sessão Sapiens. 2021. (Seminário).
22o. Congresso ANEFAC - Dilemas éticos na Transformação Digital. Problemas da Ética Empresarial na Era Digital. 2020. (Congresso).
CONTECSI USP - International Conference on Information Systems and Technology Management. Transformação Digital ? Percepções e Ações no Contexto Brasileiro: O que os executivos das empresas atuantes no Brasil entendem por Transformação Digital. 2020. (Congresso).
Festival Agile Trends. 2020. (Outra).
Gartner IT Symposium/Xpo Americas. 2020. (Simpósio).
Papo de Negócios Especial 06 - Análise de Negócios Pós Pandemia.Análise de Negócios Pós Pandemia. 2020. (Encontro).
Webinar Aceleração da transformação digital em organizações brasileiras por conta da Covid-19.Aceleração da transformação digital em organizações brasileiras por conta da Covid-19. 2020. (Outra).
XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020.Uma análise sobre a governança de RPA para grandes empresas. 2020. (Encontro).
XXIII - Seminários em Administração -SEMEAD 2020.Pesquisador Sênior de Sessão Sapiens. 2020. (Seminário).
18o. SIGP - Simpósio Internacional de Gerenciamento de Projetos.Alavancando as competências dos gerentes de projeto para um mundo em Transformação Digital. 2019. (Simpósio).
2o. Congresso Brasileiro de Data Science - EESP - FGV. Uso de Grafos e Análise de Redes para Priorização de Projetos em Portfólio. 2019. (Congresso).
Congresso de Transformação Digital EAESP/FGV. 2019. (Congresso).
International Conference on Information Systems (ICIS). 2019. (Congresso).
XLIII ENANPAD.FATORES QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. 2019. (Encontro).
XV Semana de Preparação Pedagógica da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2019. (Encontro).
XXII SEMEAD.Atividades de Moderação na Sessão de Apresentação de Trabalhos (Nro. 147) e na Sessão Sapiens (Nro. 249). 2019. (Seminário).
Blue Talks da IBM: Inovação, Revolução 4.0 e Transformação Digital.Transformação Digital e a Academia. 2018. (Outra).
Cadeia de Valor, Colaboração, Digitalização e Blockchain. 2018. (Encontro).
14th International Conference of Information Systems Technology Management. 2017. (Simpósio).
Internet of Things: Inovação Digital muito além da integração das coisas. 2017. (Encontro).
Meetup de Network Cristão.Mesa redonda sobre Startups a Serviço do Reino. 2017. (Encontro).
Writing Successful Grants and US Funding Opportunities for International Researchers. 2017. (Oficina).
Big Data e Métricas no Varejo: como usar os dados para apoiar as decisões estratégicas e de execução. 2016. (Seminário).
IIBA-SP BA Day 2016. 2016. (Encontro).
II Colóquio de Pesquisa Aplicada. 2016. (Encontro).
IoT Latin America - A Internet das Coisas. 2016. (Exposição).
Qualihosp - Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde. 2016. (Congresso).
SETII - Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente. 2016. (Seminário).
Colóquio sobre As Relações Governamentais na Era Digital - Estado, Empresas, Poder e a Opinião Pública Digital. 2015. (Encontro).
Fórum de Docentes do Instituto Haggai do Brasil.Proposta de Central de Projetos. 2015. (Encontro).
9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. USO DAS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS EM BANCOS BRASILEIROS. 2014. (Congresso).
XXXVII Encontro da ANPAD.Fatores Organizacionais que influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de Tecnologia da Informação: um estudo de caso em um banco brasileiro.. 2013. (Encontro).
1o. SINGEP - Simposio Internacional de Gestão de Projetos. 2012. (Simpósio).
11º Seminário Internacional PMI-SP.x. 2011. (Seminário).
Encontro dos REP's (REgistered Education Provider) do PMI Brasil. 2011. (Encontro).
10º Seminário Internacional PMI-SP.Não aplicável. 2010. (Seminário).
Fórum Visão do Futuro - CIAB. Apoio da mesa-redonda de Tendências em Regulamentaçao. 2010. (Congresso).
IT Conference - 6a. edição.Gestão de portfólio de projetos de TI. 2008. (Simpósio).
9o. Seminário de Gestão de projetos.Identificação de componentes de portfolio de projetos - uma proposta de método. 2007. (Seminário).
II Semana da Administração da UNESP.A carreira de gestão de projetos: oportunidades e desafios. 2007. (Seminário).
PMI Global Congress 2006 - EMEA. PMI Global Congress 2006 - EMEA. 2006. (Congresso).
Terceira Conferencia Anual SEPG Latinoamérica.Gestão de Programas e Projetos de Software: Alinhando o Modelo CMMI ao novo PMI Standard For Program Management. 2006. (Seminário).
2o. ISD Customers Conference.2o. ISD Customers Conference. 2004. (Seminário).
3a. Semana de Informática da UNIGRAN.3a. Semana de Informática da UNIGRAN. 2004. (Simpósio).
I Seminário CMM SUCESU/SP.I Seminário CMM SUCESU/SP. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
LARIEIRA, C. L. C.; CAPPELLOZZA, A.; CERNEV, A. K.. USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO VAREJO OMNICHANNEL E MELHORIA DA JORNADA DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
GONCALVES, R. F.;LARIEIRA, C. L. C.; LIBRANTZ, A. F. H.. Machine Learning applications in combating Fake News and Information Disorders. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.
CERNEV, A. K.;LARIEIRA, C. L. C.; AZEVEDO, F. M.. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR FINANCEIRO: ADOÇÃO DE FINANÇAS DESCENTRALIZADAS PELOS BANCOS INCUMBENTES. 2025. Dissertação (Mestrado em MPGC - Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; COHEN, E.; CERNEV, A. K.. DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ADOÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA COMÉRCIO B2B: UM ESTUDO DE CASO COM PROFISSIONAIS DO SETOR MERCEARIL BRASILEIRO. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; COHEN, E.; COGO, G. S.. DECENTRALIZED AUTONOMOUS ORGANIZATION (DAO) MODEL PROPOSAL WITH BLOCKCHAIN FOR RIDE SHARING IN BRAZIL. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, CLÁUDIO L. C.; MARTINS, F. S.; CERNEV, A. K.. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM DADOS: UM ESTUDO COM EXECUTIVOS BRASILEIROS. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
GASPAR, R.; LINS, R. G.;LARIEIRA, C. L. C.. Análise da sobrevivência de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas brasileiras durante pandemia da covid-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC.
LARIEIRA, CLÁUDIO L. C.; BAPTISTA, J. R.; CERNEV, A. K.. FATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
MARQUES, R. B.; OLIVEIRA, P. S. G.; SEVERINI, V. F.;LARIEIRA, C. L. C.. A HOSPITALIDADE COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AGENTES DE VIAGENS. 2024. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi.
LARIEIRA, C. L. C.; CAPPELLOZZA, A.; TOGNERI, RODRIGO MAROTTI. FACTORS IMPACTING TURNOVER OF SOFTWARE DEVELOPMENT PROFESSIONALS IN BRAZIL: A Survey Among Generation Z Individuals. 2024. Dissertação (Mestrado em MPGC - Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; CAPPELLOZZA, A.;ALBERTIN, A. L.. CONTRIBUIÇÕES DO TIME LOCAL DE TI NA CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO GLOBAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APÓS SPIN-OFF EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; TOGNERI, R. M.; MEDEIROS JUNIOR, A.. RISCOS E AÇÕES GERENCIAIS NA GESTÃO DO CONHECIMENTO CORPORATIVO EM TRABALHO REMOTO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
FRANCISCO, E. R.;LARIEIRA, C. L. C.; COHEN, E.. INSIGHTS DO BIG DATA: Um estudo de caso de uma grande empresa do setor financeiro para a obtenção de melhores decisões. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
BECKER, J. L.; NASCIMENTO, L. F. M.;LARIEIRA, C. L. C.. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM E O IMPACTO NO ESG. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
BECKER, J. L.;LARIEIRA, C. L. C.; SILVA, L. F.. Digital Transformation and Innovation in the Law Segment: A Qualitative Single Case Study during Outsourcing and Insourcing Bandwagon Movements. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; BECKER, J. L.; PEREZ, G.. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA EXPERIMENTAÇÃO DE NOVAS APLICAÇÕES EMPRESARIAIS. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; CERNEV, A. K.; PENHA, R.. OPEN FINANCE NO BRASIL: LEVANTAMENTO DE LIÇÕES APRENDIDAS. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; TERLIZZI, M. A.; GHOBRIL, A. N.. BANCOS DE ATACADO TRADICIONAIS NO BRASIL: A VISÃO DA LIDERANÇA FRENTE AO NOVO CENÁRIO DO SETOR BANCÁRIO E SEU IMPACTO NOS INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; TOMASELLI, F. C.; SILVA, L. F.. GESTÃO DE DIVERSIDADE RACIAL, ORGANIZAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SATISFAÇÃO DE PROFISSIONAIS NEGROS: ANÁLISE JUNTO À PROFISSIONAIS DO MERCADO. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; BECKER, J. L.; COSTA, I.. DESDOBRANDO AS ESTRATÉGIAS DE ESG DA ORGANIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIGITAIS: UM FRAMEWORK CONCEITUAL EXPLORATÓRIO. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; REIS, ANTÓNIO M. P.; FERNANDES, J.. A ADOÇÃO E A DIFUSÃO DO USO DE TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO PORTUGUÊS. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação) - Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa.
LARIEIRA, C. L. C.; FERNANDES, A. A.;ALBERTIN, A. L.. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA ADOÇÃO DA LGPD NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DELPHI COM ESPECIALISTAS. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; REIS, A. M. P.; MEIRELLES, F. S.. AMBIDESTRIA PARA ALCANÇAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE BRASILEIRAS. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.ALBERTIN, A. L.; SILVA, L. F.. Agilidade Organizacional como fator de viabilização da Transformação Digital: um Estudo de Caso. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
CAPPELLOZZA, A.;LARIEIRA, CLAUDIO LUIS CARVALHO; CALDEIRA, A.. IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ANALÍTICAS APLICADAS NA GESTÃO DE QUALIDADE DE PROCESSOS TERCEIRIZADOS DE NEGÓCIOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
YOSHIKUNI, A. C.; GALEGALE, N. V.;LARIEIRA, C. L. C.. A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO INFLUENCIADA PELOS ESTILOS DOS LÍDERES: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE BANCOS MÚLTIPLOS BRASILEIROS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; KUGLER, J. L.; SILVA, A. A. A.. Integração de Sistemas de Informação através da Geração Automática de APIs para Viabilização da Transformação Digital: Um Estudo de Caso. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
ALBERTIN, A. L.; SOUZA, C. A.;LARIEIRA, C. L. C.. A RELAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COM A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: UM ESTUDO NO BANCASSURANCE. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
STORY, J.; KALLAS, D.; CALIXTO, C.;LARIEIRA, C. L. C.. UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA DE BANCOS E FINTECHS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
SASAKI, K. M. M. E.; MAIA, M. C.;LARIEIRA, C. L. C.. IOT NA EAD: FATORES NA ACEITAÇÃO PELOS DISCENTES. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; CAPPELLOZA, A.; YOSHIKUNI, A. C.. INFORMAÇÕES DE SAÚDE EM CLOUD COMPUTING: ANALISANDO AS PREOCUPAÇÕES COM PRIVACIDADE NO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
YOSHIKUNI, A. C.; FAVARETTO, J. E. R.;LARIEIRA, C. L. C.. O PAPEL DA GOVERNANÇA DE TI NA JORNADA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA FARMACÊUTICA. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
YOSHIKUNI, A. C.; LUCAS, E. C.;LARIEIRA, C. L. C.. RESISTÊNCIA À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO INFLUENCIADA PELA PUNIÇÃO E COMPORTAMENTO: INVESTIGAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
SANCHEZ, O. P.; CAPPELLOZZA, A.;LARIEIRA, C. L. C.. ESTRATÉGIAS DE PRIVACIDADE DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS USANDO O MÉTODO DE ANÁLISE COMPARATIVA QUALITATIVA (QCA). 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
SILVA, A. A. A.; AZEVEDO, M. T.;LARIEIRA, C. L. C.. Validação de uma Ferramenta de Business Intelligence (BI) com Métodos Preditivos para Auxiliar a Tomada de Decisão em um Ambiente de Nuvem de Pequenas e Médias Empresas. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I.; YOSHIKUNI, A. C.. FOCO NO CLIENTE EM TIMES DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: UM ESTUDO QUANTITATIVO. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; MARTINS, F. S.;ALBERTIN, A. L.. UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE PRONTIDÃO DE ORGANIZAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SAÚDE. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LINS, R. G.;LARIEIRA, C. L. C.; ANDRADE, A. A.. DATA-DRIVEN CULTURE: IN WHICH ASPECTS MATURITY IN THE USE OF DATA TECHNOLOGIES DIFFERENTIALLY IMPACTS COMPANIES IN THE CURRENT SCENARIO OF THE BRAZILIAN MARKET. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC.
LARIEIRA, C. L. C.; TOMASELLI, F. C.; REZENDE, M. N.. Proposta de Método de Avaliação de Aplicações Shadow IT em ambientes corporativos: Um estudo de caso. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
MARTINS, F. S.; VILS, L.;LARIEIRA, C. L. C.. ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E SEUS PILARES E COMPONENTES NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL. 2021. Dissertação (Mestrado em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
CAPPELLOZZA, A.; CALDEIRA, A.;LARIEIRA, C. L. C.. Implantação de tecnologias analíticas no controle de qualidade na terceirização de processos de negócios. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CARVALHO, M. M.; AMARAL, D. C.;LARIEIRA, C. L. C.. ABORDAGENS ÁGEIS DE PROJETOS EM LARGA ESCALA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS BARREIRAS E BENEFÍCIOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; REZENDE, M. N.;ALBERTIN, A. L.. RISCOS E BENEFÍCIOS PERCEBIDOS PELOS FAMILIARES DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE NO USO DE ASSISTENTES VIRTUAIS INTELIGENTES. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
SILVA, L. F.;LARIEIRA, C. L. C.; PENHA, R.. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DAS PESSOAS QUE ATUAM EM PROJETOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho.
GUEDES, R. M. T. P.;LARIEIRA, C. L. C.; REIS, ANTÓNIO M. P.. Estágio Curricular nos Departamentos de Data Science e Software Development no Sport Lisboa e Benfica. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação) - Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa.
LARIEIRA, C. L. C.; YOSHIKUNI, A. C.; TONINI, A. C.. AUTOMAÇÃO ROBÓTICA DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE SOBRE A GOVERNANÇA DE RPA PARA GRANDES EMPRESAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.ALBERTIN, A. L.; FERNANDES, A. A.. Percepções e Ações no Contexto Brasileiro: O que os Executivos das Empresas atuantes no Brasil entendem por Transformação Digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; CAPPELLOZZA, A.; MIRAPALHETA, G.. O USO DA TECNOLOGIA DE QUIOSQUES DE AUTOATENDIMENTO COMO FATOR INFLUENCIADOR NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA EM RESTAURANTES/LANCHONETES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
MAIA, M. C.; ALBERTIN, R. M. M.;LARIEIRA, C. L. C.. ECONOMIA COMPARTILHADA: PERFIL DE EMPREENDEDORISMO DO PROVEDOR. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
KUGLER, J. L.; FERNANDES, A. A.;LARIEIRA, C. L. C.. SATISFAÇÃO DE CLIENTES DIGITAIS: Análise da Utilização da Métrica Net Promoter Score no Setor de Digital Trading. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; KUGLER, J. L.; SILVA, A. A. A.. Integração de Sistemas de Informação através da Geração Automática de APIs para viabilização da Transformação Digital: Um Estudo de Caso na Indústria de Seguros. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
GAVA, V. L.; COSTA, I.;LARIEIRA, C. L. C.. Processo de Levantamento de Requisitos em Pré-venda de Sistemas Enterprise SaaS. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
SANCHEZ, O. P.; CAPPELLOZA, A.;LARIEIRA, C. L. C.. Do you want to increase IT ambidexterity? Pay attention to paradoxes in projects. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; YOSHIKUNI, A. C.; REZENDE, M. N.. Adoção de métodos ágeis para manutenção de sistemas legados: Estudo de caso em uma instituição financeira. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
ALBERTIN, A. L.; PEREZ, G.;LARIEIRA, C. L. C.. O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR MEIO DE CHATBOTS NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE SEUS BENEFÍCIOS. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
SILVA, A. A. A.; MARCELLOS, L. N.;LARIEIRA, C. L. C.. Detecção de anomalias no trafego de rede por meio de analise de dados quantitativos e, logs e métodos de agrupamento. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
SILVA, A. A. A.; MARCELLOS, L. N.;LARIEIRA, C. L. C.. Uma proposta para caracterizar o trafego de redes em eventos Flash Crowd usando métodos de agrupamento e de correlação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
COSTA, I.; MARTINS, F. S.;LARIEIRA, C. L. C.. Devops: proposição de um guia de implementação. 2019. Dissertação (Mestrado em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
KUGLER, J. L.; FERNANDES, A. A.;LARIEIRA, C. L. C.. PRIVACY FOR SALE:A STUDY ABOUT USERS TRADING PRIVACY DATA FOR BANKING BENEFITS. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
KUGLER, J. L.; FERNANDES, A. A.;LARIEIRA, C. L. C.. INTEROPERABILITY, BLOCKCHAIN AND INNOVATION: Open Music Initiative?s case for a networked phonographic industry. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I.;ALBERTIN, A. L.. FATORES QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I.;ALBERTIN, A. L.. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA INTEGRAÇÃO ENTRE O ERP E OS SISTEMAS DE BUSINESS ANALYTICS. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; CAPPELLOZA, A.; FRANCISCO, E. R.. P. A. A. JIUPATO. Uso da técnica de análise de redes para priorização de projetos em portfólio: um estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
KUGLER, J. L.; FERNANDES, A. A.;LARIEIRA, C. L. C.. Dicotomia no Processo de Adoção da Governança Digital: Como Gestores Percebem os Desafios da Governança de TI. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
KUGLER, J. L.; ROCCO, A.;LARIEIRA, C. L. C.. ANÁLISE DA MATURIDADE ANALÍTICA NO FUTEBOL: Um estudo feito com clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; REZENDE, M. N.; DINIZ, E. H.. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS:Proposta para Autenticação de Diplomas Digitaisde Graduação através do uso de Blockchain. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
SANCHEZ, O. P.; TERLLIZZI, M. A.;LARIEIRA, C. L. C.. A INFLUÊNCIA DA PREDISPOSIÇÃO REGULATÓRIA DOMINANTE DA PERSONALIDADE DOS CISOS NAS DECISÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
ALBERTIN, A. L.; YOSHIKUNI, A. C.;LARIEIRA, C. L. C.. PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL IMPLEMENTADOS COM A PARTICIPAÇÃO DE STARTUPS: um estudo sobre os fatores críticos de sucesso da sua gestão. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; REZENDE, M. N.; KUGLER, J. L.. AVALIAÇÃO DE MELHORIA DO PROCESSO EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM ADOÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS:Estudo de Caso em Empresa Brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
KUGLER, J. L.; FERNANDES, A. A.;LARIEIRA, C. L. C.. Desafios na Implementação de RPA ? Robotic Process Automation: Uma Abordagem Exploratória em Instituição Financeira. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV.
LINS, R. G.; ANDRADE, A. A.;LARIEIRA, C. L. C.. DATA-DRIVEN CULTURE: HOW DOES THE TECHNOLOGICAL MATURITY MAY DIFFERENTIATES COMPANIES IN THE CURRENT BRAZILIAN MARKET. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC.
REZENDE, M. N.; TONINI, A. C.;LARIEIRA, C. L. C.. Decomposição de sistemas monolíticos em microsserviços: análise, seleção e aplicação do método em um estudo de caso de comércio eletrônico. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
REZENDE, M. N.; FREITAS, A. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Uso do histórico de navegação em redes neurais recorrentes para tratamento de Cold-Start Problem em sistemas de recomendação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LOPES, F. S.; MENEZES, M. O.;LARIEIRA, C. L. C.. Utilização de técnicas de Data Mining e Machine Learning para identificação de fraudes no uso de aplicativos para transporte privado. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; PRANDO, G.; SILVA, A. A. A.. Critérios para implantação de infraestrutura de Data Centers alinhados aos principios da TI Verde: um levantamento junto a especialistas. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I.; DEBONI, J. E. Z.. Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento de software com Scrum: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
FACO, J. F. B.;LARIEIRA, C. L. C.; LINS, R. G.. Estudo da Tecnologia Blockchain no Sistema Bancário Brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.
CAPPELLOZZA, A.;LARIEIRA, C. L. C.; KUNIYOSHI, M. S.. Análise da influência do efeitos do coping e liderança transformacional sobre o Tecnoestresse nos profissionais contábeis. 2018. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Metodista de São Paulo.
REZENDE, M. N.; FREITAS, A. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Abordagem para migração de serviços baseados em arquitetura a serviços para arquitetura de microsserviços. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; PATAH, L. A.; REZENDE, M. N.. Critérios não financeiros para avaliação e seleção de projetos de software: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; SILVA, P. S. M.; ROSSI, R.. Gestão de riscos em ambiente com multiplos projetos de desenvolvimento de software: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; SUN, V.; MIYAKE, M. Y.. Método Híbrido de Gestão de Escopo de Projetos de TIC: estudo de caso em uma empresa brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
FACO, J. F. B.;LARIEIRA, C. L. C.; LINS, R. G.. O anonimato em transações de pagamento dentro da tecnologia Blockchain. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC.
ALBERTIN, A. L.; POPADIUK, S.;LARIEIRA, C. L. C.. A IMPORTÂNCIA DA SIMETRIA DE INFORMAÇÕES PARA O SUCESSO DOS PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR MEIO DAS AÇÕES DE COOPERAÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
CAPPELLOZZA, A.; COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Reflexos do Tecnoestresse sobre o Comportamento Organizacional. 2017. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Metodista de São Paulo.
CATTINI JUNIOR, O.; RABECHINI JR., R.;LARIEIRA, C. L. C.. A INFLUÊNCIA DO PATROCINADOR NO SUCESSO DE PROJETOS: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
LOPES, F. S.; SILVEIRA, I. F.;LARIEIRA, C. L. C.. Gamificação aplicada no gerenciamento do processo de software: Uma pesquisa-ação na gestão de requisitos. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.; ALVES, L. R.. A ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA DO INDIVÍDUO. 2017. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Metodista de São Paulo.
ALBERTIN, A. L.; MAXIMIANO, A. C. A.;LARIEIRA, C. L. C.. O USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; CATTINI JUNIOR, O.; REZENDE, M. N.. Gerenciamento da Manutenção de Sistemas ERP para a satisfação do usuário: estudos de caso na indústria de pequeno e médio porte no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I.; REZENDE, M. N.. Dificuldades na adoção e uso de método Scrum em empresas brasileiras não-projetizadas com processos Plan-Driven: estudos de casos múltiplos. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
CAPPELLOZZA, A.; COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Technostresse suas relações com resiliência, motivação e produtividade da tecnologia da informação. 2016. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Metodista de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; REZENDE, M. N.; CAPPELLOZZA, A.. Um catálogo de métricas para monitorar o progresso e o desempenho dos projetos de desenvolvimento de software. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
CAPPELLOZZA, A.; AZEVEDO, A. B.;LARIEIRA, C. L. C.. Biblioteca Virtual: uma análise dos fatores antecedentes da intenção de uso dos esrtudantes do ensino superior. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.
CAPPELLOZZA, A.; COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Reflexos individuais do uso pessoal e excessivo de comunicadores instantaneos no ambiente de trabalho. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.
MARTENS, C. D. P.; BIZARRIAS, FLAVIO SANTINO; SERRA, F. A. R.;LARIEIRA, C. L. C.. SUCESSO DE PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS METODOLOGIAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PROPOSIÇÃO DE MODELO. 2025. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho.
PEDRON, C. D.; TREIS, M.; FREITAS, J. C. S.;LARIEIRA, C. L. C.; MARTENS, C.; CUNHA, J.. PROPOSTA DE VALOR DE PRODUTOS DA INTERNET DAS COISAS MÉDICAS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho.
GASPAR, M. A.; MARTINS, F. S.;LARIEIRA, C. L. C.; CARVAJAL JUNIOR, C. J.; COSTA, I.. MODELO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA EMPRESAS PÚBLICAS. 2024. Tese (Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
ALBERTIN, A. L.; CAPPELLOZA, A.; MARQUES, E. V.;LARIEIRA, C. L. C.. OPEN BANKING: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O USO DE MACHINE LEARNING NAS FINTECHS BRASILEIRAS. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado) - EAESP-FGV.
CARVALHO, R. B.;LARIEIRA, C. L. C.; MARTENS, C. D. P.; BERNARDES, M. E. B.; LOPES, H. E. G.. CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DA GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA A AGILIDADE ORGANIZACIONAL: Estudo de Caso em um Portfólio Estratégico da Defesa do Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
SILVA, L. F.; PENHA, R.;LARIEIRA, C. L. C.; MARTENS, C. D. P.. Proposição de um sistema de diagnóstico de competências de profissionais de projetos relacionado a tipologia do projeto. 2023. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho.
ALBERTIN, A. L.; YOSHIKUNI, A. C.; SOUZA, C. A.;LARIEIRA, C. L. C.. MODIFICAÇÕES QUE OCORREM NOS MODELOS DE NEGÓCIOS POR MEIO DAS CAPACIDADES DINÂMICAS EM AMBIENTES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado) - EAESP-FGV.
ALBERTIN, A. L.; CAPPELLOZZA, A.; SOUZA, C. A.;LARIEIRA, C. L. C.. COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS GERENTES DE PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA O TRATAMENTO DOS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado) - EAESP-FGV.
COSTA, I.;LARIEIRA, C. L. C.; VANALLE, R. M.; GASPAR, M. A.. Arquitetura para conexão do ambiente virtual de aprendizagem com tecnologias inteligentes: interpretação automáticas das interações do aprendiz. 2019. Tese (Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, I.;LARIEIRA, C. L. C.; LIBRANTZ, A. F. H.; MARTINS, F. S.; LUCATO, W. C.. Avaliação do impacto das tecnologias da informação na qualidade do serviço na gestão da cadeia de suprimentos: Survey no setor automotivo no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
ALBERTIN, A. L.; ZILBER, M. A.; SOUZA, C. A.;LARIEIRA, C. L. C.. A Rede Social Corporativa nos modelos e nos processos de negócio: um estudo sobre seus impactos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - EAESP-FGV.
ALBERTIN, A. L.LARIEIRA, C. L. C.; BIDO, D. S.; MEIRELLES, F. S.; GALEGALE, N. V.. A influência do alinhamento estratégico da tecnologia de informação no desempenho empresarial: um estudo sobre o impacto da orientação estratégica na integração, uso e benefícios desta tecnologia ao negócio. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - EAESP-FGV.
MARTINS, F. S.; VILS, L.;LARIEIRA, C. L. C.. STRATEGIC DECISION-MAKING IN SMALL FAMILY BUSINESSES: AN ASSESSMENT OF DETERMINING FACTORS. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
MARTENS, C. D. P.; SERRA, F. A. R.;LARIEIRA, C. L. C.. SUCESSO DE PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS METODOLOGIAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PROPOSIÇÃO DE MODELO. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Nove de Julho.
YOSHIKUNI, A. C.;LARIEIRA, C. L. C.; LUCAS, E. C.; FAVARETTO, J. E. R.; GALEGALE, N. V.. Capacidade Organizacional habilitada pela Inteligência Artificial Generativa no Comportamento Humano para Redução de Incidentes de Segurança da Informação: Um Estudo de Caso em uma Indústria de TI. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Economia, Administracao e Contabilidade) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
YOSHIKUNI, A. C.;LARIEIRA, C. L. C.; PARISI, C.. ARQUITETURA CORPORATIVA INFLUENCIANDO A AGILIDADE ORGANIZACIONAL EM CONSEQUÊNCIA O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL; UMA ABORDAGEM UTILIZANDO MÉTODOS MISTOS. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Economia, Administracao e Contabilidade) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CARVALHO, R. B.; CASTRO, J. M.;LARIEIRA, C. L. C.; SOUZA, C. A.; PINOCHET, L. H. C.. A INOVAÇÃO ABERTA COMO CATALISADORA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO RAMO DE VAREJO CALÇADISTA. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
COSTA, I.;LARIEIRA, C. L. C.; PEDRON, C. D.. GESTÃO DE PORTFÓLIO ÁGIL NO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DIGITAIS: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM EMPRESAS BRASILEIRAS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, L. F.; PENHA, R.; MARTENS, C. D. P.;LARIEIRA, CLAUDIO LUIS CARVALHO. PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS DE RELACIONADO A TIPOLOGIA DO PROJETO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, L. F.; PENHA, R.; MARTENS, C. D. P.;LARIEIRA, CLAUDIO LUIS CARVALHO. PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS DE RELACIONADO A TIPOLOGIA DO PROJETO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Nove de Julho.
CARVALHO, R. B.; MARTENS, C. D. P.;LARIEIRA, C. L. C.; BERNARDES, M. E. B.; LOPES, H. E. G.. Relação das práticas do portfólio de projetos com a agilidade organizacional: estudo do caso de portfólio de projetos estratégicos do Exército Brasileiro. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ALBERTIN, A. L.; CAPPELLOZZA, A.;LARIEIRA, C. L. C.. OPEN BANKING: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O USO DE MACHINE LEARNING NAS FINTECHS BRASILEIRAS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - EAESP-FGV.
ALBERTIN, A. L.; SOUZA, C. A.;LARIEIRA, C. L. C.. As competências do gerente de projetos exigidas nos projetos de Transformação Digital. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - EAESP-FGV.
COSTA, I.;LARIEIRA, C. L. C.; OLIVEIRA NETO, G. C.; LIBRANTZ, A. F. H.; SANTAN, J. C. C.. ROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO SERVIÇO NO SETOR AUTOMOTIVO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
ALBERTIN, A. L.LARIEIRA, C. L. C.; ZILBER, M. A.. A Rede Social Corporativa nos modelos e nos processos de negócio: um estudo sobre seus impactos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - EAESP-FGV.
MEDEIROS JUNIOR, A.; RODRIGUES, M.;LARIEIRA, C. L. C.. Redução de Turnover em Empresa de Tecnologia da Informação. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
GASPAR, R.;LARIEIRA, C. L. C.; SILVEIRA, F. F.. ANÁLISE DA SOBREVIVÊNCIA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS DURANTE PANDEMIA DA COVID-19. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC.
CARVALHO, M. M.; AMARAL, D. C.;LARIEIRA, C. L. C.. Barreiras e benefícios para escalar a Gestão de Projetos Ágil e Lean: mapeamento do estado da arte na literatura e na prática. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; YOSHIKUNI, A. C.; REZENDE, M. N.. Análise de viabilidade do uso de métodos ágeis na implementação de sistemas legados em uma instituição financeira. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
ALBERTIN, A. L.LARIEIRA, C. L. C.; PEREZ, G.. O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE SEUS BENEFÍCIOS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
SILVA, A. A. A.; AZEVEDO, M. T.;LARIEIRA, C. L. C.. Validação de Business Intelligence (BI) com Métodos Preditivos em Ambientes de Nuvem de Pequenas e Médias Empresas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LOPES, F. S.; MENEZES, M. O.;LARIEIRA, C. L. C.. Utilização de técnicas de data mining e machine learning para identificação de fraudes no uso de aplicativos para transporte privado ? um estudo de caso. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
REZENDE, M. N.; FREITAS, A. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Uso do historico de navegação em redes neurais recorrentes para tratamento de Cold-Start Problem em sistemas de recomendação. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
REZENDE, M. N.; TONINI, A. C.;LARIEIRA, C. L. C.. Decomposição de sistemas monolíticos em microsserviços: seleção de método e aplicação em um caso do comércio eletrônico. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
REZENDE, M. N.; FREITAS, A. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Abordagem para migração de serviços baseados em arquitetura orientada a serviços para arquitetura de microsserviços. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; ROSSI, R.; SILVA, P. S. M.. Gestão de Riscos em ambiente com multiplos projetos de desenvolvimento de software: um estudo de caso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; PATAH, L. A.; REZENDE, M. N.. Critérios não financeiros para avaliação e seleção de projetos de software: um estudo de caso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
SILVA, A. A. A.; MARCELLOS, L. N.;LARIEIRA, C. L. C.. Deteccção de anomalias no tráfego de rede quantitativo por meio de técnicas de agrupamento. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
SILVA, A. A. A.; MARCELLOS, L. N.;LARIEIRA, C. L. C.. Uma proposta para caracterizar o trafego de rede em evento Flash Crowd usando métodos de correlação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; SUN, V.; MIYAKE, M. Y.. Método Híbrido de Gestão de Escopo de Projetos de TIC: estudo de caso em uma empresa brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
ANDRADE, A. A.;LARIEIRA, C. L. C.; GASPAR, R.. Estudo exploratório sobre o comportamento do mercado financeiro brasileiro utilizando o Google Trends. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia e Gestão da Inovação) - Universidade Federal do ABC.
COSTA, I.;LARIEIRA, C. L. C.; MARTINS, F. S.. Devops: proposição de um guia de implementação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho.
COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.; ALVES, L. R.. A Espiritualidade e a percepção de sucesso na carreira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Metodista de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; PRANDO, G.; SOUSA, A. J. B.. Proposta de questionário para avaliação de infraestrutura de Data Center utilizando requisitos de engenharia alinhados aos principios de TI Verde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; SIQUEIRA, J. A. L.; DEBONI, J. E. Z.. Monitoramento e controle de projetos de desenvolvimento de software utilizando métodos: proposição de uso combinado das técnicas Burnup Chart e Earned Value Management (EVM). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I.; DEBONI, J. E. Z.. Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento de software com Scrum: um estudo de caso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
FACO, J. F. B.;LARIEIRA, C. L. C.; CASSIANO, D. A.. Estudo exploratório da adoção da tecnologia Blockchain no Sistema Bancário Brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC.
LARIEIRA, C. L. C.; CATTINI JUNIOR, O.; REZENDE, M. N.. Gerenciamento da Manutenção de Sistemas ERP para a satisfação do usuário: estudos de caso na indústria brasileira de pequeno e médio porte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; CAPPELLOZZA, A.; REZENDE, M. N.. Um catálogo de métricas de software para monitoramento de projetos de desenvolvimento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I.; REZENDE, M. N.. Tailoring de Scrum para adoção em empresa de estrutura matricial com processo Plan-Driven: um estudo de caso único em empresa brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
CAPPELLOZZA, A.; COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Reflexos do Technoestress no Trabalho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Metodista de São Paulo.
CAPPELLOZZA, A.; COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Technostress: influências da resiliência individual e seus efeitos na motivação do trabalho e produtividade das tecnologias da informação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Metodista de São Paulo.
LARIEIRA, C. L. C.; FERNANDES, A. A.; MIYAKE, M. Y.. Método para seleção de ciclo de vida de software: Uma proposta baseada em perfil de projetos integrando critérios críticos de segurança. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
ALBERTIN, A. L.; POPADIUK, S.;LARIEIRA, C. L. C.. A IMPORTÂNCIA DA SIMETRIA DE INFORMAÇÕES PARA O SUCESSO DOS PROJETOS DE TI, POR MEIO DAS AÇÕES DE COOPERAÇÃO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
LOPES, F. S.; SILVEIRA, I. F.;LARIEIRA, C. L. C.. Uma abordagem para o gerenciamento de processo de software utilizando Gamificação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
CAPPELLOZZA, A.; COSTA, L. V.;LARIEIRA, C. L. C.. Reflexos individuais do uso pessoal e excessivo de comunicadores instantaneos no ambiente de trabalho. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.
ALBERTIN, A. L.; MAXIMIANO, A. C. A.;LARIEIRA, C. L. C.. Uso de práticas sustentáveis no gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
ALBERTIN, A. L.; SAMARTINI, A. L. S.;LARIEIRA, C. L. C.. FATORES DE ADOÇÃO QUE LEVAM O ALUNO A ESTUDAR NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV.
CAPPELLOZZA, A.; AZEVEDO, A. B.;LARIEIRA, C. L. C.. Estudo da Biblioteca Virtual à luz do Modelo TAM: Uma análise comparativa entre estudantes de graduação do ensino presencial e da EAD. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Metodista de São Paulo.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. Criação da Plataforma Web/App e implantação das soluções/inovações para a Fintech ?4Business P2P? de P2P Lending. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. Corrida de rua Top Fit Run 2020 - Outubro Rosa. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE EMPRESA NA ÁREA DE TECNOLOGIA - IMPLEMENTAÇÃO DE NOVO SISTEMA DE GESTÃO (ERP). 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. MARKETPLACE PARA SERVIÇOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. LANÇAMENTO DE MEDICAMENTO ANTIGRIPAL - GRIPINA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE COMPLIANCE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS EM UMA MULTINACIONAL AUTOMOTIVA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
NEVES, A. J. S.; SOLER, A. M.;LARIEIRA, C. L. C.. OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 17.025 PARA LABORATÓRIO DE ANÁLISE FORENSE DIGITAL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CBP - Certificate in Business Projects) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
LARIEIRA, C. L. C.; OLIVEIRA, S. M.. Entre o Home Office e o Escritório: navegando pelos mares do trabalho híbrido. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; OLIVEIRA, S. M.. A Economia Circular na gestão de resíduos plásticos no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; OLIVEIRA, S. M.. Avaliação da comunicação das gestoras de investimento frente ao cenário previdenciário brasileiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; OLIVEIRA, S. M.. Os impactos financeiros da gestão de fundos de Private Equity. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; LEITE, J. C.. EXCHANGE TRADED FUNDS E FUNDOS MÚTUOS INDEXADOS - Histórico, Comparativo e Perspectivas no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; LEITE, J. C.. O CONSUMO DO SLOW FASHION EM SÃO PAULO: QUAIS FATORES OS CONSUMIDORES PRIORIZAM NA HORA DA COMPRA?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; LEITE, J. C.. COMO AS EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO INCORPORAM RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO BRASIL: Estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; LEITE, J. C.. A Produção de Soja no Lavrado de Roraima. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; SIQUEIRA, E. S.. An examination of the relationship between self-compassion and burnout. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; SIQUEIRA, E. S.. O IMPACTO DA NARRATIVA TRANSMÍDIA NO CONSUMO E ENGAJAMENTO DE UMA FRANQUIA: UM ESTUDO DE CASO DE STAR WARS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; LEITE, J. C.. Plano de GO-TO-MARKET comercial para startup do mercado de Food Techs. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; RAMALHO, C. M.. Estudo sobre a viabilidade financeira da integração do SuperXCap às operações da Sorte Loterias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; RAMALHO, C. M.. Sakai Ogata.Estudo de viabilidade da substituição de parte da produção de manga por laranja de mesa na Fazenda Santa Maria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; RAMALHO, C. M.. O uso do Blockchain nos processos de cadastramento e remessas internacionais no setor financeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; PORTO, R. M.. Estratégia go-to-market de café gourmet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; PORTO, R. M.. PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ? CAMINHOS PARA SUPERAR O ALTO CUSTO DE CRÉDITO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; PORTO, R. M.. ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DOS CLUBES BRASILEIROS DE FUTEBOL SOB O PRISMA EMPRESARIAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; PORTO, R. M.. Consultoria na empresa Romana Tecidos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
LARIEIRA, C. L. C.; PORTO, R. M.. PROJETO DE CONSULTORIA DIAGNÓSTICA DE UM PEQUENO PRODUTOR AGRÍCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
PORTO, R. M.;LARIEIRA, C. L. C.. PROJETO DE CONSULTORIA DE MARKETING DA EMPRESA EQUILIBRA BOARDS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
PORTO, R. M.;LARIEIRA, C. L. C.. Principais barreiras para a contratação de transexuais para trabalhos formais em empresas no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
PORTO, R. M.;LARIEIRA, C. L. C.. O ENDOSSO COMO PARTE ESTRATÉGICA DO MARKETING ESPORTIVO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
PORTO, R. M.;LARIEIRA, C. L. C.. EARNINGS SURPRISE E A AVERSÃO A PERDAS EM DECISÕES DE INVESTIMENTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
PORTO, R. M.;LARIEIRA, C. L. C.. Planejamento Estratégico para a Escola Aprendizagem e Desenvolvimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV.
Orientou
A definir; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);
A definir; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; (Orientador);
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ADOÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA COMÉRCIO B2B: UM ESTUDO DE CASO COM PROFISSIONAIS DO SETOR MERCEARIL BRASILEIRO; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DECENTRALIZED AUTONOMOUS ORGANIZATION (DAO) MODEL PROPOSAL WITH BLOCKCHAIN FOR RIDE SHARING IN BRAZIL; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O varejo Omnicanal e seus impactos na experiência do cliente (provisório); 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A relação entre cultura individuo e iniciativas de transformação digital na área de cadeia de suprimentos (provisório); 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Tomada de Decisão Baseada em Dados (provisório); 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FATORES QUE IMPACTAM O TURNOVER DOS PROFISSIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO ENTRE INDIVÍDUOS DA GERAÇÃO Z; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
OPEN FINANCE BRASIL: ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS TÉCNICOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Programas de diversidade racial em organizações brasileiras e a percepção dos profissionais negros em carreiras de tecnologia da informação; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Desdobrando estratégias de ESG da organização através da Tecnologia da Informação: a Jornada da Tecnologia Sustentável (provisório); 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
CONTRIBUIÇÕES DO TIME LOCAL DE TI NA CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO GLOBAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APÓS SPIN-OFF EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
RISCOS NA CRIAÇÃO E GESTÃO DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO: DECISÕES ORGANIZACIONAIS PARA O TRABALHO REMOTO EM UMA EMPRESA DE TI; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Computação em Nuvem: Experimentação da tecnologia a fim de encontrar soluções para problemas de negócios; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de inovação em empresas multinacionais: Métodos de implementação de projetos internacionais em filiais estrangeiras (provisório); 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Examinando a Ambidestria Organizacional em Pequenas e Médias Empresas Brasileiras; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA ADOÇÃO DA LGPD NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DELPHI COM ESPECIALISTAS; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Agilidade Organizacional como fator de viabilização da Transformação Digital : Estudo de caso em uma empresa; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Proposta de Método de Avaliação de Aplicações Shadow IT em ambientes corporativos: Um estudo de caso; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Adoção de métodos ágeis para manutenção de sistemas legados: Estudo de caso em uma instituição financeira; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Medindo o sucesso na adoção de métodos ágeis com foco no cliente; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
UM INTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE PRONTIDÃO DE ORGANIZAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDOS DE CASO NO SETOR DE SAÚDE; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
INFORMAÇÕES DE SAÚDE EM CLOUD COMPUTING: EXAMINANDO AS PREOCUPAÇÕES COM PRIVACIDADE NO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS DE SAÚDE; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Integração de Sistemas de Informação através da Geração Automática de APIs para viabilização da Transformação Digital: Um Estudo de Caso; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
RISCOS E BENEFÍCIOS PERCEBIDOS PELOS FAMILIARES DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE NO USO DE ASSISTENTES VIRTUAIS INTELIGENTES; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AUTOMAÇÃO ROBÓTICA DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE SOBRE A GOVERNANÇA DE RPA PARA GRANDES EMPRESAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ? PERCEPÇÕES E AÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO: O QUE OS EXECUTIVOS DAS EMPRESAS ATUANTES NO BRASIL ENTENDEM POR TRANSFORMAÇÃO DIGITAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O USO DA TECNOLOGIA DE QUIOSQUES DE AUTOATENDIMENTO COMO FATOR INFLUENCIADOR NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA EM RESTAURANTES/LANCHONETES; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Como Gerenciar Projetos de Transformação Digital; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
P; A; A; Jiupato; Aplicação de Advanced Analitcs para monitoramento preditivo de portfólio; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Aplicabilidade das tecnologias digitais no segmento de autopeças; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
As barreias ao compartilhamento do conhecimento em projetos de desenvolvimento de software; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: FATORES QUE INFLUENCIAM NO GRAU DE MATURIDADE DIGITAL DE UMA ORGANIZAÇÃO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) - EAESP-FGV, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Framework para alinhar a estratégia do portfólio aos riscos unitários dos projetos e como monitorar/controlar no nível do portfólio; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Seleção e priorização do Portfólio de Projetos de TI: uma discussão sobre critérios de avaliação e seleção de projetos através da simulação de cenários; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Critérios para Categorização e Avaliação de Projetos de TIC: Estudo de caso de uma organização Brasileira; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Critérios de Avaliação e Seleção de Projetos de Infraestrutura de TIC Alinhados à TI Verde: Estudo de Caso; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de riscos para organizações que utilizam métodos ágeis; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Práticas de Gerenciamento da Manutenção de Software: Estudo do cenário de sistemas ERP em PME; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Uma abordagem bottom-up para adoção de processos ágeis em empresas de grande porte; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Framework para sugestão de ciclo de vida em projeto de TI no setor financeiro baseados em atributos de entrada; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Modelo customizado para avaliação da produtividade de projetos de software através de medições intermediárias e baseadas em múltiplas dimensões; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, ; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
COMO A UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PODERÁ AUXILIAR AS EMPRESAS DO SETOR PRIVADO A REALIZAREM UM MONITORAMENTO EFETIVO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE PARA ATENDIMENTO DA LEI Nº 12; 846/13, DENOMINADA: LEI ANTICORRUPÇÃO ? UM ESTUDO DE CASO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estudo sobre o método IRAM2 (Information Risk Assessment Management) na avaliação de risco de segurança da informação; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PROGRAMA DE INTEGRIDADE POR DENTRO E POR FORA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Lavagem de Capitais; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Compliance na Abertura de conta corrente para pessoa física no Brasil; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
CONFIDENCIALIDADE DOS CANAIS DE DENÚNCIAS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS SOB A ÓTICA DE FUNCIONÁRIOS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
OPENBANKING NO BRASIL: OS OBJETIVOS DA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS CONCORRENCIAIS NO SETOR BANCÁRIO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
LAVAGEM DE DINHEIRO, conceito e legislação aplicada às instituições financeiras; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: Os Impactos da Lei no Mercado Segurador"; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Mecanismos para evitar má Conduta na Comercialização de produtos e serviços aos clientes e usuários de Bancos; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Metodologia para avaliação do Risco de Conformidade em Empresas Investidas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Os impactos da inovação tecnológica no compliance de bancos de varejo; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
OS IMPACTOS DA NOVA CIRCULAR 3; 978/BACEN NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Tecnologias Emergentes e seus impactos no Sistema Financeiro: Open Banking, Blockchain, e Pagamentos Instantâneos; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O PÓS-VENDA como processo de melhoria na assertividade na oferta e na recomendação de serviços bancários a clientes; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Compliance) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Transição para a Indústria 4; 0; Desafio de implantação na realidade de uma indústria brasileira; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIA GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA UNIDADE WEG TINTAS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AVALIAÇÃO DAS CAUSAS DO ELEVADO ÍNDICE DE GARANTIAS CONCEDIDAS ATRAVÉS DA POLÍTICA NO FAULT NO MERCADO NORTE-AMERICANO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA AS ÁREAS DE SUPRIMENTOS, VENDAS E ENGENHARIA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE CONSULTA TÉCNICA E DETALHAMENTO DE PROJETOS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PLANEJAMENTO E CONTROLE VISUAL DE PROJETOS INDUSTRIAIS WEG; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE CONSULTA TÉCNICA E DETALHAMENTO DE PROJETOS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GESTÃO DAS ÁREAS DE MANUTENÇÃO NAS PLANTAS EXTERNAS - ÁSIA, EUROPA E AMÉRICA - DA WEG; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DIGITAL TRANSFORMATION IN PHARMA INDUSTRY; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Global MBA - MANCHESTER BUSINESS SCHOOL) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DEFINIÇÃO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA INTRODUÇÃO DE LINHA DE JOIAS EM OURO EM REDES E PONTOS DE VENDA DE VESTUÁRIO INFANTIL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAG) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Aplicação de metodologias ágeis em implementações de ERP - um estudo de caso; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAG) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ESTUDO DE VIABILIZAÇÃO DE UMA PLANTA INDUSTRIAL PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR MASCAVO ORGÂNICO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAG) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Inovação no modelo de negócio das agências físicas para obtenção de vantagem competitiva frente a novos entrantes; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAG) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Identificando empreendedores corporativos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEAG) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ANÁLISE DE VIABILIDADE DA ADOÇÃO DO MODELO DE HOME OFFICE NA ÁREA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES DA EMPRESA CLARO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
BITCOIN A CRIPTOMOEDA P2P NO MUNDO DIGITAL: Regulamentação, segurança, investimento e aceitação no mundo global; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Como o Marketing Digital é abordado nas Mídias Sociais e suas aplicabilidades; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Definindo o Sucesso em Projetos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DESIGN THINKING UMA ABORDAGEM PARA O EMPREENDEDORISMO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estudo de caso: Como uma empresa do Setor Financeiro está utilizando a metodologia Gemba Kaizen no processo de abertura de conta corrente e quais os benefícios percebidos pós-implementação; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NO DESEMPENHO DO CONTACT CENTER: A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO NEGÓCIO NOS RESULTADOS DA OPERAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GESTÃO DE PROJETOS: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DA GESTÃO DE PROJETOS NA EMPRESA ALPHA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Metodologia de Implantação de Projetos de TI de curta duração voltada para Ambientes de Call Center e/ou Contact Center; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Resiliência Empresarial: estudo inicial da gestão da continuidade de negócios como ferramenta; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
SCRUM E SUAS APLICAÇÕES PARA GESTÃO DE PROJETOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
SMAC ? SOCIAL MOBILE ANALYTICS & CLOUD; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A APLICAÇÃO DA GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE TIC SEGUNDO O PMBOK; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A relação do Idoso com as Tecnologias Digitais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DESAFIO DE PROJETOS DE GAMIFICAÇÃO SOB O ASPECTO DE GESTÃO DE PROJETOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
UTILIZAÇÃO DO KAIZEN PARA MELHORIA DE PROCESSOS NO SEGUIMENTO BANCÁRIO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM TECNOLOGIAS MÓVEIS NO CANTEIRO DE OBRAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
INTERNET DAS COISAS: Uma análise exploratória e suas aplicações; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE RISCO PARA LIBERAÇÃO DE CRÉDITO À PESSOA JURÍDICA: O crédito como papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do país; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A NEGOCIAÇÃO EM AMBIENTES DE NEGOCIAÇÕES:; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Aplicação do BABOK 2; 0 no endereçamento de projetos direcionados à área de TI de uma instituição financeira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
APLICAÇÕES DO BIG DATA NAS PRINCIPAIS MÍDIAS SOCIAIS UTILIZADAS NO BRASIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AS BARREIRAS DA ADOÇÃO DOS PAGAMENTO MÓVEIS NO BRASIL: Foco nas Barreiras de Segurança; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ASPECTOS IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS SERVIÇOS UTILIZANDO O DESIGN THINKING: PESQUISA COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
BIG DATA: APLICAÇÃO DO CONCEITO EM BANCOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
BIG DATA: OS DESAFIOS PARA O CIENTISTA DE DADOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO BRASIL: Aplicabilidade aos negócios; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ESTUDO DA VIABILIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS NA ÁREA DE NEGÓCIOS DE UM BANCO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Impacto do Big Data nas empresas de ERP; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Mídias sociais como instrumento de vendas de roupas pela Internet:; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MOTIVAÇÂO DE GERAÇÔES: Como Motivar Diferentes Gerações em um Mesmo Grupo de Trabalho; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
OS DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DOS PAGAMENTO MÓVEIS NO BRASI; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DO PLANO DE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
USO DE DESIGN THINKING EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE; UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TOTVS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A ERA DO INTRAEMPREENDEDORISMO NAS EMPRESAS INOVADORAS QUE EMPREGAM TECNOLOGIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA BANCÁRIA NO BRASIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A TEORIA DOS JOGOS APLICADA NAS DECISÕES CORPORATIVAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ANÁLISE DA EVΟLUÇÃΟ DE MEIΟS DIGITAIS NΟ MERCADΟ FINANCEIRΟ NACIΟNAL: COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS NO AMBIENTE DIGITAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ANÁLISE DA MATURIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA EM TI:; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
COMO O ESCRITÓRO DE PROJETOS PODE CONTRIBUIR NA ADOÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE TI/TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
CONCEITO DE FRANQUIA APLICADO EM BANCO DE VAREJO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
CONFLITO ENTRE GERAÇÕES: UM ESTUDO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FATORES DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DE HOME OFFICE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO SETOR BANCÁRIO SEGMENTO ATENDIMENTO PESSOA FISÍCA:; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES QUANTO AO ESCOPO, TEMPO E QUALIDADE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O uso da APF como Métrica de Estimativa de Tamanho de Software pelos Escritórios de Projetos das Consultorias em Tecnologia da Informação que atuam no Estado de São Paulo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
UTILIZAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM STARTUPS NO BRASIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Avaliação de tipos de escritórios de projetos na aviação executiva: um estudo de caso em uma empresa brasileira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA BPMS EM UM DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO DAS LIÇÕES APRENDIDAS NA IMPLANTAÇÃO DE UM BPMS EM UM BANCO BRASILEIRO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: ESTUDO DAS FERRAMENTAS DE ASSISTENTES VIRTUAIS INTELIGENTES EM EMPRESA DE AVIAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE NA INTERNET DAS COISAS (IoT); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A ADOÇÃO DA INTERNET DAS COISAS (IoT) NO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A APLICAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS (IoT) NA SAÚDE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A ADOÇÃO DA INTERNET DAS COISAS (IoT) NO SETOR DE TRANSPORTE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A APLICAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
CERTIFICAÇÃO DE RENDA NA MESA DE CRÉDITO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
COMO DESENVOLVER EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO EM AMBIENTE DE PROJETOS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES COM REAPROVEITAMENTO DE PROJETOS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ITAÚ UNIBANCO, UM BANCO DIGITAL; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MBA no Brasil ou Estados Unidos: Uma Análise Comparativa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
USO DO E-COMMERCE NO DESEMPENHO DE EMPRESAS B2C; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ANÁLISE DO NÍVEL DE MATURIDADE BASEADO NO MODELO DE PRADO PARA PROJETOS DE PROCESSOS EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE GRANDE PORTE; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DA SILVA; ROBERTO ANTONIO SILVA; RODRIGO PEREIRA; DMAIC - IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA PARA MELHORIA DE PROCESSO EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
METODOLOGIA DMAIC APLICADA NA MELHORIA DE PROCESSOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AS LIÇÕES APRENDIDAS SOBRE A FERRAMENTA DE ENDOMARKETING PARA USO EM UMA FUTURA FUSÃO E AQUISIÇÃO DE BANCO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
QUALIDADE DE VIDA E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC NO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES EM ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ACEITAÇÃO DE PRODUTOS DE MARCA CHINESA NO MERCADO CONSUMIDOR BRASILEIRO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
CENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PESSOA JURÍDICA NO ITAÚ UNIBANCO: Eficiência ou burocratização na gestão de projetos?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
COMO TRABALHAR A GESTÃO DE CONTRATOS EM EMPRESAS DE OUTSOURCING DE INFRA DE TI COM FOCO NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
COMO TRABALHAR A GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS DE OUTSOURCING DE INFRA DE TI COM FOCO NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
DESAFIOS DA EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO ENTRE A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E SEUS CLIENTES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Ribeiro; MOEDAS VIRTUAIS E PROBLEMAS PRÁTICOS DE ADOÇÃO EM LARGA ESCALA EM TERMOS DO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES EM EMPRESAS DE OUTSOURCING DE INFRAESTRUTURA DE TI; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Panorama da Terceirização de Serviços Oeracionais em Segmento Bancário; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PROCESSO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS: Vantagem da Utilização de uma Incubadora com Apoio ao Empreendedorismo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
QUALIDADE NO ATENDIMENTO: O valor percebido pelo cliente Pessoa Física no Atendimento Presencial nas Agências Bancárias; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
REDES WEB COLABORATIVAS EM AMBIENTES CORPORATIVOS:; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
UM ESTUDO SOBRE COMO FATORES DE INFLUÊNCIA PARA A MUDANÇA NO INDIVÍDUO PODEM AFETAR NO ENGAJAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS NA GESTÃO DE PRO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Credicard 2013 ? O impacto no clima organizacional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
F-COMMERCE NO BRASIL - Seus benefícios para os negócios; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 9001 EM ÁREA DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM REALIZAR INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA DE REDE DE TELECOMUNICAÇÕES MÓVEIS na implantação das Estações Rádio Base (ERB) e antenas de tecnologia 4G das operadoras móveis; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Qualidade no atendimento de clientes bancários; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GERENCIAMENTO DE INCIDENTES CRÍTICOS ORIUNDOS DE PLATAFORMA TECNOLÓGICA BASEADOS NA ITIL ? Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia de Informação Uma Aplicação No Segmento Bancário; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Análise dos resultados na adoção de um PMO em uma empresa de implantação de softwares corporativos (ERP´s); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GOVERNANÇA APLICADA A OUTSOURCING DE TI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
FERRAMENTAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE REQUISITOS EM PROJETOS DE SOFTWARE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"O IMPACTO DAS TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO DE REQUISITOS NA QUALIDADE DOS SISTEMAS RELACIONADOS A PROJETOS DE TI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"RELAÇÃO ENTRE AS FORMAS DE GERENCIAMENTO E SUCESSO OU; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PROPOSTA DE METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETO EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS NO SEGMENTO AUTOMOTIVO DE VEÍCULOS COMERCIAIS POR UMA MONTADORA BRASILEIRA COM ÊNFASE NO GERENCIAMENTO DE RISCO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A RELAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO CONTROLE DE RISCOS EM PROJETOS NO MERCADO DE CARTÃO DE CRÉDITO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PLANO DE NEGÓCIO: ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA IMPLANTAÇÃO DE UM COMÉRCIO VAREJISTA DE CALÇADOS CONFORTÁVEIS EM ASSOCIAÇÃO A SERVIÇOS DE PODOLOGIA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MELHORIA DE PROCESSO DE IMPRESSÃO DE DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MELHORIA DE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PRODUTOS DE SEGURO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SIX SIGMA EM EMPRESAS DE SERVIÇO ? CASO BANCO JD; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MELHORIA DO PROCESSO DE EXECUTIVE SEARCH; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
COMO DEFINIR E GERENCIAR INDICADORES DE QUALIDADE NA MONTADORA DE VEÍCULOS ?JOTA?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTALAÇÕES DE UM SHOPPING CENTER; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Validação em Governança e processos de crédito; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Aumentar a eficiência do processo de manutenção de sistemas legados da Scania; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estruturação de uma área de testes para projetos de software que envolva múltiplas equipes/empresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MELHORIA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA DE INJEÇÃO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Reestruturação de uma empresa do setor elétrico: buscando o alinhamento com a estratégia corporativa; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A aplicação da Matriz SWOT na análise de um processo de aquisição empresarial; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gerenciamento de políticas de negócios em uma arquitetura orientada a serviços; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Segurança em Serviços em Cloud Computing:; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Quando usar REST ou Web Services para integração?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Segurança em Web Services na Integração de sistemas corporativos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
TESTE DE SISTEMAS PARA ARQUITETURA SOA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Comparação entre CMMI e SOAMM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ESB ? Enterprise Service Bus: Uma Pesquisa Exploratória; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Aplicando segurança e políticas de acesso a Web Services usando WSSecurity; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ARQUITETURA SOA EM SISTEMAS LEGADOS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
BPM e SOA para agilidade de negócio; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A AGILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: UMAABORDAGEM SOBRE OS MÉTODOS ÁGEIS SCRUM E EXTREME PROGRAMMING; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Cloud Computing: uma análise exploratória; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Arquitetura orientada a serviços e arquitetura baseada em componentes: conceitos e vantagens do uso em conjunto; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Como gerenciar os requisitos em projeto de desenvolvimento de software; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Modelagem de processos contribuindo com a estratégia corporativa; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Reutilização de software - economia, possibilidades e dificuldades; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MDA - Arquitetura dirigida por modelo: um estudo de caso; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Introdução aos padrões de projeto; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Refatoração: melhorando a estrutura interna do código, um desenvolvimento ágil e orientado a testes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Especificação e gestão e requisitos para projetos BPM - uma adaptação do RUP; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Aplicação de heurísticas de usabilidade no desenvolvimento de sistemas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Uso de VSTS como ferramenta para gestão de projetos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Desenvolvendo sistemas utilizando componentes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A adoção do SaaS (Software as a Service) em pequenas e médias empresas no Brasil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Um estudo de caso de melhoria de processo de software - MPSBR em uma empresa de pequeno porte; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Presença Sky; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CBA - Certificates in Business Administration) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O desafio do alinhamento entre a estratégia e os projetos, baseado no The Standard for Portfolio Management; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A contribuição das boas práticas para gestão de escopo do PMBOK para o Scrum; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Proposta de implantação de um escritório de projetos para setor de varejo do banco XYZ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Integrando as práticas do Extreme Programming e do PMBOK; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Modelo de gestão de integração, escopo e comunicação em projetos SOA segundo a visão do PMBOK; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Análise da relação custo X benefício na definição de projetos para implementação de Data Center utilizando servidores convencionais ou servidores virtualizados; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Como o modelo PMBOK pode ajudar a gestão de um projeto? Um estudo de caso da Kumon; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Proposta de um novo modelo de gerenciamento de requisitos baseado no PMBOK e no RUP; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Utilização dos processos do Itil versão 3 através da ferramenta Service Center; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Fábrica de programas - uma sugestão de fluxo de trabalho para executores de demandas de desenvolvimento em programas de alta plataforma; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Os benefícios do PMO nas organizações; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Plano de continuidade de negócios do Banco London; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A gestão do conhecimento e a gerência de projetos: uma análise exploratória; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
As competências necessárias para um gerente de projetos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O gerenciamento de projetos com a utilização do MS Project para aplicação da análise de valor agregado no controle de custos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Um relato de experiência sobre os benefícios da adoção de técnicas em gestão de projetos em uma empresa de Telecomunicações; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Análise comparativa do gerenciamento de risco segundo o modelo CobiT 4; 1, a metodologia de gerenciamento de programa PMI e a norma ISO/DIS 31000; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Analisando o conceito de ESB para SOA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Refatoração em Desenvolvimento de Sistemas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Adotando práticas da metodologia SCRUM no desenvolvimento de software; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
BPM: definição, modelagem e formatos de execução de processos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Utilização do ZACHMAN Framework para a catalogação de artefatos de sistemas entre ciclos de projetos baseados em RUP; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A aplicação das melhores práticas em gestão de projetos à luz do PMBOK no processo de acreditação internacional: um estudo de caso em um hospital particular do município de São Paulo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Escolha de um software de análise de monte carlo segundo critérios definidos pela ISO9126; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Avaliação das práticas de teste: uma visão independente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estimando projetos de software; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estabelecer e governar SOA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Uma nova abordagem de metodologia de desenvolvimento de software aplicada às grandes empresas: um estudo de caso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Melhoria com integração continua e controle de versões; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Segurança do SLDC: enredçando ameaças antes de seu sugimento; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Computação em nuvem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Contribuição do PMBOK em metodologias ágeis; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Um abordagem de processo de negocio utilizando BPMN; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Uma abordagem para tailoring de processos de gestão de projetos de software baseado na Houston Matrix - um estudo de caso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Implementando SO com Microsoft Biztalk Server 2006 R2; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Análise exploratória sobre mpdelagem de processos de negócio utilizando BPM; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Business Process Management - um estudo sobre as dificuldades encontradas em sua adoção; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Aumento da eficiência na área de operações em empresas de Outsourcing - estudo de caso em uma empresa nacional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Um relato de adoção do Eclipse Process Framework para modelagem e publicação de métodos e processos de software; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software com SOA) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Proposta de um modelo para gerenciamento de projetos de software de pequeno ou médio porte, em empresas não-projetizadas utilizando Outsourcing; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A implantação de escritório de projetos nma empresa ABAPE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O conceito de mudança para o PMBOK e ITIL: uma análise comparativa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Utilizando o DotProject como ferramenta de software livre para gestão de projetos de desenvolvimento de software; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Desenvolvendo equipes de alto desempenho com base nos tipos psicológicos do Modelo MBTI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
ITIL, PMBOK e Seis-Sigma como referência para o mercado de TI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Quais as contribuições complementares do Prince2 sobre estruturas gerenciais em relação ao PMBOK; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Técnicas e ferramentas para a gestão de portifolio para projetos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de projetos Web - uma proposta de modelo segundo a visão do PMBOK; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Definição de escopo para projetos de desenvolvimento de sistemas de integração vertical aplicando o PMBOK e a norma ISA-95; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
GESTÃO DE MUDANÇAS SEGUNDO O ITIL VERSÃO 2 COM A CONTRIBUIÇÃO DAS MELHORES PRATICAS DE GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÕES DO PMBOK® 2004: UMA PROPOSTA DE PROCESSO; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A relação da comunicação em projetos e a comunicação organizacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A importância da comunicação em um processo de fusão de empresa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A utilização do escritório de projetos de tecnologia da informação como ferramenta de sinergia em cooperativas de trabalho médico do Estado de São Paulo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de projetos - um estudo de caso de implementação em pequenas empresas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Escolha do tipo de PMO para alcançar benefícios em projetos de software; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Comunicação eficiente em reuniões virtuais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Implantação da gestão de projetos na organização; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Escritório de projetos (PMO) em uma empresa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão da Comunicação em Equipes Virtuais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Proposta de processo de software para uma pequena empresa baseada no RUP; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Guia da Qualidade de Software; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
R; Caruso Alcocer; Gestão de Riscos em projetos: uma implementação prática do modelo Monte Carlo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gerenciando a implementação de ITIL em projetos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Minimizar riscos em um processo de Outsourcing de TI, fatores determinates segundo o PMBOK: uma proposta de RBS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Proposta de um roteiro para avaliar o impacto das mudanças oeganizacionais nos processos de negócio usando o BPM; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Padrões de desenvolvimento de software; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Novo cenário de TI - uma abrodagem dos pontos fortes e pontos fracos referentes à trajetória do profissional de TI à terceirização; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
SAM (Stakeholder Assessment Map) e SEM (Stakeholder Report Matrix): ferramentas para apoiar a comunicação ao stakeholder e suas contribuições ao PMBOK; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A utilização da gestão do conhecimento relacionada à gestão da comunicação - uma visão do PMBOK; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de Portfólio de Projetos de TI: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Utilizando o Microsoft Windows Sharepoint Services como ferramenta de comunicação na gestão de projetos segundo o PMI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de pessoas em implantação de ERP - um assunto para pesquisar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PMBoK como referência em gerenciamento de riscos na implantação de sistemas ERP; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gerenciamento de riscos nos projetos de software: segundo metodologia PMI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Utilização de análise de valor agregado em projetos de software segundo o PMBoK 3a; Edição; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Como se tornar um arquiteto corporativo de TI: um guia exploratório; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Balanced Scorecard na gestão de portifolio de projetos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Habilidades interpessoais de um gerente de projetos: um fator de sucesso essencial para os projetos em TI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de pessoas em projetos com ênfase em dinâmicas humanas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A importância da gestão de configuração para aumentar a qualidade de software nas manutenções de ERP; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Melhores práticas para escritório de projetos de TI: uma análise exploratória; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Algumas exigências para criação de RFP na escolha de um fornecedor de sistema ERP para indústria farmaceutica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Rumo à construção de competências e aquisição de maturidade em gestão de projetos: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Boas práticas para implantação do outsourcing de impressão utilizando as técnicas de gerenciamento de escopo do PMBOK; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Uma análise exploratória sobre as competências do profissional de projetos como fator de sucesso em escritórios de gerenciamento de projetos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Matriz SWOT Scorecard: A proposta de união de Análise SWOT e Balanced Scorecard no auxilio ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Da gestão de comunicação à melhoria da produtividade em processos: uma proposta para implantação de boas práticas de gestão da comunicação através de uma estrutura de projetos em uma pequena fábrica de software; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Projetos de TI Offshored/Outsourced sob o prisma de gerenciamento de pessoas: análise exploratória; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estudo de caso: a importância do processo de aquisições em projetos de pequenas e médias empresas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Comparação entre metodologia de gestão de projetos ERP: SAP X PMI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estudo da aplicação da análise de valor agregado e método do caminho crítico para controle de prazo em projetos RUP; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Ferramenta para gestão de projetos: um relato de experiência; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Uma visão geral do Auditing Standard N; 5 do Public Company Accounting Oversight Board (PCOAB) em uma auditoria de sistemas para fins de certificação de Sarbanes and Oxley Act; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Implantação da gerência de projetos MPS-BR nivel F na empresa XPTO: um relato de experiência; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Análise de pontos de função: uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Ferramentas para gestão de riscos em projetos: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gerenciamento ágil de projetos para desenvolvimento de software: uma alternativa ao gerenciamento clássico de projetos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O lider servo e a gestão de projetos segundo a visão do PMBOK: uma análise exploratória; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
PMO inserido no departamento da TI em uma estrutura organizacional funcional: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
A importância da comunicação em gerenciamento de projetos'; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
As ferramentas do processo de pensamento da teoria das restrições e suas relações com o planejamento estratégico; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O que fazer para implantar um sistema de gestão da qualidade em uma empresa de desenvolvimento de software: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Como a metodologia Agile Project Management complementa p PMBOK Third Version na área de Gerenciamento das Comunicações em projetos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Práticas complementares à visão do PMBOK para a gestão da comunicação em projetos com equipes virtuais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Software como serviço: uma ameaça ao modelo tradicional de licenciamento de software?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de mudanças em projetos de desenvolvimento de software : uma proposta de processo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Contribuição da metodologia FMEA na visão do processamento de gerenciamento de riscos segundo o PMBOK; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
R; Gratieri; Implementação de sistemas corporativs utilizando a análise de processos de negócio; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Melhoria da qualidade na gestão de atendimento em Help Desk do unicentro BASP; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Implementação de uma Lan House seguindo as áreas do PMI; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Técnicas de estimativas de tempo para desenvolvimento de software; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gestão de Riscos em Projetos de Integração: Proposta de um Check-List para Minimizar os Impactos; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Implementação da técnica de Monte Carlo em Gestão de Riscos em Projetos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Proposta de categorização de projetos para definição do modelo de gestão de projetos de TI baseado em processos PMI a ser aplicado por empresa em busca de melhores práticas de gestão; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Os desafios do gerente de projetos na gestão de projetos internacionais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Modelos de Qualidade de Sofwtare para Fábricas de Software; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Plano de continuidade de negócio: uma proposta de processo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Ito; Ronaldo Guerra Bortolin; Técnicas de elicitação de requisitos de software: como escolher?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Capacitação de pessoas em projetos de TI segundo PMBOK; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Motivação na gestão de pessoas em projetos de outsourcing de TI; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Certificação Digital: O que é e algumas aplicações; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Mapa Mental : uma ferramenta facilitadora para o gerente de projeto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Utilização da UML para minimizar falhas de comunicação na especificação de requisitos de sistemas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Quebrando paradigmas na gerência do Tempo de Projetos de TI: o comportamento humano na abordagem da Corrente Crítica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gerenciando Escopo, Prazo e Custo segundo as práticas do PMBOK Guide 2000 em Desenvolvimento de SOftware; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Gerenciamento de projetos e métodos ágeis: Uma análise exploratória; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Análise de problemas de comunicação em projetos internacionais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Análise comparativa entre softwares livres e de código aberto para apoio à gerência de custo de projeto segundo o PMBOK; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Comparação entre PMBOK e Prince2 em relação a riscos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O gerenciamento do valor agregado no controle do desempenho do projeto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Implantação dos pontos por caso de uso para estimativa de esforço para construção de softwares em uma pequena empresa: Relato de caso; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
m escritório de projetos como instrumento para mitigar as falhas de comunicação em projetos de tecnologia da informação; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Certificações em GP; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Diagnóstico de maturidade em Gestão de Projetos usando Six Sigma"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Análise de Risco na Aquisição de Peodutos e Serviços de TI"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Utilização dos Processos de Qualidade no Desenvolvimento de Software"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Melhoria no Processo de Estimativas para Implantação de ERPs"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Plano de Comunicação de projetos de TI"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"O Conhecimento como Ativo Estratégico para Organizações"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Plano de Recuperação de Negócios - A importância da Informação de Negócios para Plano de Recuperação"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Inovando a Gerência de Projetos com uso da Corrente Crítica"; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Engenharia de Requisitos para projetos de software em instituições financeiras: Uma análise exploratória; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Estudo Exploratório de modelos PMO para implantação em Empresas no segmento financeiro de cartão de crédito; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Gerenciamento de Riscos Inerentes ao Ciclo de Vida dos Projetos de Desenvolvimento de Software"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Administração de Recursos Humanos em Projetos de TI"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Sub-contratação de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas - Processo de Concorrência"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Qualidade no desenvolvimento de Sistemas de Informação"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Indicadores de Qualidade do Processo de Desenvolvimento de Software"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Gerenciamento Eficiente de Projetos de Desenvolvimento de Software sobre demanda Específica"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Práticas Básicas de Comunicação para Peqienos Projetos em Prestação de Serviço em Tecnologia"; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Contribuições para aelaboração do Escopo de Gsmes On-line Educativos sobre o Uso Eficiente da Energia Elétrica para crinaças entre a 1ª e 4ª série do Ensino Fundamental"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Planejamento para implementação de portais educativos para alunos do ensino Fundamental - Uma proposta de processo"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"A tecnologia da Informação e Suas Influências nos Bancos Brasileitos"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Análise de Riscos na Implementação de RFID em manufatura através das Práticas do PMBOK"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Desenvolvimento de um Plano para um Jogo de Conhecimentos chamado PMBOK"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Ética no Gerenciamento de Projetos"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
"Análise Comparativa entre Programas de Código Aberto e Gratuitos para Apoio à Gerência de Tempo de Projeto Segundo o PMBOK"; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos em TI) - Faculdade IBTA; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
MULHERES E INVESTIMENTOS DE RISCO: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÃO, PERFIL E BARREIRAS NO MERCADO DE CRIPTOATIVOS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
IMPLEMENTAÇÃO DE UM WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM EM UM ATACADO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O CONTROLE DE FILAS DO WALT DISNEY WORLD RESORTS: UM ESTUDO DE CASO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
CONSULTING REPORT: ENHANCING OPERATIONAL EFFICIENCY AT VTECH CONSULTING LTDA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Até A; I; tudo bem: implementando Inteligência Artificial no LinkedIn; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
O impacto da tendência do bem-estar digital na estratégia de empresas de tecnologia e em seus usuários; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
NEAR: Estudo de viabilidade do negócio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - EAESP-FGV; Orientador: Cláudio Luís Carvalho Larieira;
Produções bibliográficas
-
LOPES, A. ; LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. ; CAPPELLOZZA, A. . Local IT contributions to building a global information system portfolio after spin-off. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE) , v. 26, p. 1-27, 2025.
-
ALMEIDA, E. C. ; CAPPELLOZZA, A. ; LARIEIRA, C. L. C. . Implementation of analytical technology aaplied to quality management of outsourced business processes. Práticas em Contabilidade e Gestão , v. 12, p. 1-34, 2025.
-
CERNEV, ADRIAN KEMMER ; LARIEIRA, CLAUDIO ; SANTOS, VANESSA . Transperto Transportes. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração , v. 14, p. cr1, 2024.
-
CARVALHO LARIEIRA, CLAUDIO LUIS ; SILVA, LUCIANO F. . Panorama on the adoption and use of agile methods in Brazil. PROCEDIA COMPUTER SCIENCE , v. 239, p. 1919-1926, 2024.
-
APOLINARIO, S. ; YOSHIKUNI, A. C. ; LARIEIRA, C. L. C. . Resistance to information security due to users? information safety behaviors: Empirical research on the emerging markets. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR , v. 145, p. 107772, 2023.
-
SILVA, R. R. ; LARIEIRA, C. L. C. ; MEIRELLES, F. S. ; REIS, A. M. P. . ORGANIZATIONAL AMBIDEXTERITY: A PATH TO DIGITAL TRANSFORMATION IN SMALL AND MEDIUM ENTERPRISES. Revista Cientifica Cognitionis , v. 6, p. 480-504, 2023.
-
SILVA, LUCIANO FERREIRA DA ; LARIEIRA, CLAUDIO LUIS CARVALHO ; BIZARRIAS, FLAVIO SANTINO ; PENHA, RENATO . O Futuro do gerenciamento de projetos. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS , v. 14, p. 1-13, 2023.
-
WILNER, A. ; FRANCISCO, E. R. ; LARIEIRA, CLÁUDIO L. C. ; CAPPELLOZA, A. ; COHEN, E. . Transformação digital: sua constante metamorfose e desdobramentos no ambiente competitivo contemporâneo. https://doi.org/10.12660/gvexec.v22n4.2023.90389 , v. 22, p. 1, 2023.
-
OLIVEIRA, LUIZ EDUARDO LEMOS ; LARIEIRA, CLAUDIO LUÍS CARVALHO ; TOGNERI, RODRIGO MAROTTI . Ações gerenciais na gestão do conhecimento corporativo em trabalho remoto. REVISTA INOVAÇÃO, PROJETOS E TECNOLOGIAS , v. 11, p. e25067, 2023.
-
COSTA, I. ; RICCOTTA, R. ; MONTINI, P. ; STEFANI, E. ; GOES, R. S. ; GASPAR, M. A. ; MARTINS, F. S. ; FERNANDES, A. A. ; MACHADO, C. ; LOCANO, R. ; LARIEIRA, C. L. C. . The Degree of Contribution of Digital Transformation Technology on Company Sustainability Areas. Sustainability, v. 14, p. 1-27, 2022.
-
MOURA, MYRIAN TEIXEIRA ; CARVALHO, RODRIGO BARONI ; CARVALHO LARIEIRA, CLÁUDIO LUÍS ; MARTENS, CRISTINA DAI PRÁ ; GARCIA LOPES, HUMBERTO ELIAS ; BRANDÃO BERNARDES, MARIA ELISA . Determinantes da Gestão do Portfólio de Projetos (PPM) para a agilidade organizacional: proposta de um modelo conceitual. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS , v. 13, p. 25-55, 2022.
-
ALMEIDA, MURILO CATUSSI ; YOSHIKUNI, ADILSON CARLOS ; DWIVEDI, RAJEEV ; LARIEIRA, CLÁUDIO LUÍS CARVALHO . Do Leadership Styles Influence Employee Information Systems Security Intention? A Study of the Banking Industry. Global Journal of Flexible Systems Management , v. 1, p. 1-16, 2022.
-
RUSSO, ROSARIA FÁTIMA SEGGER MACRI ; SILVA, LUCIANO FERREIRA DA ; LARIEIRA, CLAUDIO LUIS CARVALHO . Do manifesto ágil à agilidade organizacional. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS , v. 12, p. 1-10, 2021.
-
LARIEIRA, C. L. C. . Caminhos para desenvolver software. GV EXECUTIVO , v. 20, p. 30-33, 2021.
-
DIAS, K. R. S. ; LARIEIRA, C. L. C. . Método híbrido de gestão do escopo de projetos de TIC: estudo de caso em uma empresa brasileira. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 75984-76014, 2021.
-
RIBEIRO, FABIO CALEGARI ; LARIEIRA, CLÁUDIO LUIS CARVALHO ; YOSHIKUNI, ADILSON CARLOS ; COSTA, IVANIR . Foco no cliente em times de desenvolvimento de software: um estudo quantitativo. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS , v. 12, p. 36-59, 2021.
-
CARVALHO, RODRIGO B. ; REIS, ANTÓNIO M. P. ; LARIEIRA, CLÁUDIO L. C. ; PINOCHET, LUIS H. C. . DIGITAL TRANSFORMATION: CONSTRUCT DEFINITION CHALLENGES AND SCENARIOS FOR A RESEARCH AGENDA. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE) , v. 22, p. 1-15, 2021.
-
MILARE, B. N. ; LARIEIRA, C. L. C. . GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM SCRUM: UM ESTUDO DE CASO. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS , v. 9, p. 1-12, 2019.
-
DELVAS, M. C. ; LARIEIRA, C. L. C. . Critérios não financeiros para avaliação e seleção de projetos de software. REVISTA INOVAÇÃO, PROJETOS E TECNOLOGIAS , v. 7, p. 52-64, 2019.
-
SOUZA, N. C. S. ; LARIEIRA, C. L. C. . Um catálogo de métricas para monitorar o profresso e desempenho dos projetos de desenvolvimento de software. MundoPM (Curitiba) , v. 1, p. 32-39, 2017.
-
MEDEIROS, D. A. ; LARIEIRA, C. L. C. ; COSTA, I. . As Dificuldades na Adoção e Uso de Método Scrum em Empresas Brasileiras Utilizando Processos Plan-Driven: Estudo de Caso Múltiplo. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS , v. 8, p. 66-79, 2017.
-
FRANCISCO, E. R. ; KUGLER, J. L. ; LARIEIRA, C. L. C. . Líderes da Transformação Digital. GV EXECUTIVO , v. 16, p. 24-26, 2017.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . UM ESTUDO SOBRE OS FATORES ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online) , v. 81, p. 515-547, 2015.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . Uso das Boas Práticas de Gestão de Portfólio de Projetos em Bancos Brasileiros. MundoPM (Curitiba) , v. 1, p. 74-79, 2014.
-
LARIEIRA, C. L. C. . Coleta de requisitos de software usando questionários. Engenharia de Software Magazine , v. 1, p. s/n, 2013.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . FATORES ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA CONCEITUAL À LUZ DA LITERATURA. REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS , v. 4, p. 1-26, 2013.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . Gestão de Portfólio de Projetos - Os resultados de uma pesquisa bibliométrica. MundoPM (Curitiba) , v. 40, p. 66-71, 2011.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; SPINOLA, M. M. . Jogos de empresas para gerenciamento de projetos - aprendizado baseado na andragogia. Um estudo de caso real.. MundoPM (Curitiba) , v. 1, p. 32-40, 2009.
-
MEDEIROS, D. A. ; LARIEIRA, C. L. C. . DIFICULTIES IN ADOPTION AND USAGE OF SCRUM METHOD IN NON-PROJECTIZED BRAZILIAN COMPANIES USING PLAN-DRIVEN PROCESS: MULTIPLE CASE STUDIES. In: Marcos William Kaspchack Machado. (Org.). Engenharia da Produção: What?s your plan? 3. 3ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 55-68.
-
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Portfólio de Projetos de Tecnologia de Informação. In: alberto luiz albertin;rosa maria de moura albertin. (Org.). Projetos de Tecnologia de Informação. 1ed.São Paulo: Editora Atlas S.A., 2015, v. , p. 187-212.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; BECKER, J. L. ; VASCONCELLOS, D. . Ao contrário do que se pensa, não houve de fato uma forte aceleração da transformação digital nas empresas nos últimos meses, aponta pesquisa. Revista ANEFAC, São Paulo, 08 set. 2020.
-
SILVA, F. B. ; LARIEIRA, C. L. C. . Data Center Verde. RTI - Redes, Telecom e Instalações, São Paulo, p. 54 - 59, 01 out. 2018.
-
LARIEIRA, C. L. C. . O problema é a laranja. GV Executivo, São Paulo, p. 60 - 60, 04 maio 2016.
-
LARIEIRA, C. L. C. . Metas cruzadas. Information Week, São Paulo, SP, Brasil, p. 20 - 24, 16 maio 2008.
-
LARIEIRA, C. L. C. . O verdadeiro sucesso nos projetos. Gazeta Mercantil, São Paulo, Brasil, p. 3 - 3, 23 ago. 2006.
-
NOVAES, G. F. ; MARTENS, C. D. P. ; SERRA, F. A. R. ; BIZARRIAS, F. S. ; LARIEIRA, C. L. C. . Benefícios e Desafios das Metodologias Tradicional, Ágil e Híbrida de Gerenciamento de Projetos no Contexto da Transformação Digital: Uma Revisão Sistemática de Literatura e Modelo Decisório. In: XXIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2025, Goiania - GO. Benefícios e Desafios das Metodologias Tradicional, Ágil e Híbrida de Gerenciamento de Projetos no Contexto da Transformação Digital: Uma Revisão Sistemática de Literatura e Modelo Decisório, 2025.
-
HERNANDES, A. N. ; APOLINARIO, S. ; YOSHIKUNI, A. C. ; LARIEIRA, C. L. C. . COMO CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO ÁGIL PELA GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SEGUROS. In: VIII ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO - EnADI 2023, 2023, São Paulo. COMO CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO ÁGIL PELA GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SEGUROS, 2023.
-
LOPES, A. ; LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . Contribuições do time local de ti na construção do portfólio global de sistemas de informação após spin-off empresarial:um estudo de caso. In: ENANPAD, 2023, São Paulo. Contribuições do time local de ti na construção do portfólio global de sistemas de informação após spin-off empresarial:um estudo de caso, 2023. v. 1.
-
TARGHER, R. M. ; LARIEIRA, C. L. C. ; PENHA, R. ; CERNEV, A. K. . OPEN FINANCE NO BRASIL: LEVANTAMENTO DE DESAFIOS E LIÇÕES APRENDIDAS. In: SEMEAD - Seminários em Administração, 2023, São Paulo. OPEN FINANCE NO BRASIL: LEVANTAMENTO DE DESAFIOS E LIÇÕES APRENDIDAS, 2023. v. 1.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; SILVA, L. F. . Panorama on the adoption and use of agile methods in Brazil. In: CENTERIS ? International Conference on ENTERprise Information Systems / ProjMAN ? International Conference on Project MANagement / HCist ? International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies 2023, 2023, Porto, Portugal. Panorama on the adoption and use of agile methods in Brazil, 2023. v. 1.
-
SILVA, R. R. ; LARIEIRA, C. L. C. . Ambidestria organizacional: um caminho para a Transformação Digital. In: SIMPOI - XXIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2022, Online. Ambidestria organizacional: um caminho para a Transformação Digital, 2022.
-
FLORIANO, E. S. ; LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . Agilidade Organizacional como fator de impulsionamento da Transformação Digital: um Estudo de Caso. In: ENANPAD 2022, 2022, SAO PAULO. Agilidade Organizacional como fator de impulsionamento da Transformação Digital: um Estudo de Caso, 2022.
-
SIQUEIRA, W. Q. ; LARIEIRA, C. L. C. . Proposta de Método de Avaliação de Aplicações Shadow IT em ambientes corporativos: Um estudo de caso.. In: 18th International Conference on Information Systems and Technology Management - CONTECSI, 2021, São Paulo. Proposta de Método de Avaliação de Aplicações Shadow IT em ambientes corporativos: Um estudo de caso., 2021.
-
RIBEIRO, F. C. ; LARIEIRA, C. L. C. . Foco No Cliente Em Times De Desenvolvimento De Software: Um Estudo Quantitativo. In: http://anpad.com.br/pt_br/event/details/114, 2021, SAO PAULO. Determinantes da Gestão do Portfólio de Projetos (PPM) para a Agilidade Organizacional: Proposta de um Modelo Conceitual, 2021.
-
MOURA, M. T. ; CARVALHO, R. B. ; LOPES, H. E. G. ; LARIEIRA, C. L. C. . Determinantes da Gestão do Portfólio de Projetos (PPM) para a Agilidade Organizacional: Proposta de um Modelo Conceitual. In: http://anpad.com.br/pt_br/event/details/114, 2021, SAO PAULO. Determinantes da Gestão do Portfólio de Projetos (PPM) para a Agilidade Organizacional: Proposta de um Modelo Conceitual, 2021.
-
OLIVEIRA, H. ; LARIEIRA, C. L. C. . INFORMAÇÕES DE SAÚDE EM CLOUD COMPUTING: ANALISANDO AS PREOCUPAÇÕES COM PRIVACIDADE NO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS. In: XXIV SEMEAD - Seminiário de Administração da USP, 2021, São Paulo. INFORMAÇÕES DE SAÚDE EM CLOUD COMPUTING: ANALISANDO AS PREOCUPAÇÕES COM PRIVACIDADE NO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS, 2021.
-
JIUPATO, G. C. P. A. A. ; LARIEIRA, C. L. C. ; FRANCISCO, E. R. . Use of Network Analysis Technique for Prioritizing Project Portfolio: A Case Study. In: The International Conference on Information Resources Management (Conf-IRM 2020), 2020, Orlando-USA. Use of Network Analysis Technique for Prioritizing Project Portfolio: A Case Study, 2020.
-
MARIANO, A. F. ; LARIEIRA, C. L. C. . Uma análise sobre a governança de RPA para grandes empresas. In: XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020, 2020, São Paulo. Uma análise sobre a governança de RPA para grandes empresas, 2020.
-
VASCONCELLOS, D. A. ; LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . Transformação Digital - percepções e ações no contexto brasileiro: o que os executivos das empresas atuantes no Brasil entendem por Transformação Digital. In: 17th International Conference on Information Systems and Technology Management - CONTECSI, 2020, São Paulo. Transformação Digital - percepções e ações no contexto brasileiro: o que os executivos das empresas atuantes no Brasil entendem por Transformação Digital, 2020. p. 1860-1892.
-
ALMEIDA, L. ; LARIEIRA, C. L. C. . Como Gerir os Riscos do Projeto em um Ambiente com Múltiplos Projetos de Software: Um Estudo de Caso. In: 16o. CONTECSI - International Conference on Information Systems, 2019, Sao Paulo. Como Gerir os Riscos do Projeto em um Ambiente com Múltiplos Projetos de Software: Um Estudo de Caso, 2019.
-
DIAS, K. R. S. ; LARIEIRA, C. L. C. . Método híbrido de gestão do escopo de projetos de TIC: estudo de caso em uma empresa brasileira. In: 16o. CONTECSI - International Conference on Information Systems, 2019, Sao Paulo. Método híbrido de gestão do escopo de projetos de TIC: estudo de caso em uma empresa brasileira, 2019.
-
DELVAS, M. C. ; LARIEIRA, C. L. C. . Critérios não financeiros para avaliação e seleção de projetos de software: um estudo de caso. In: SIMPOI - XXII Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais, 2019, São Paulo. Critérios não financeiros para avaliação e seleção de projetos de software: um estudo de caso, 2019.
-
RODRIGUES, R. M. ; LARIEIRA, C. L. C. . FATORES QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. In: ENANPAD - Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2019, São Paulo. FATORES QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, 2019.
-
MILARE, B. N. ; LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento de software com Scrum: um estudo de caso. In: VII SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2018, São Paulo. Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento de software com Scrum: um estudo de caso. São Paulo: UNINOVE, 2018.
-
MEDEIROS, D. A. ; LARIEIRA, C. L. C. . Dificulties in adoption and usage of Scrum method in non-projectized brazilian companies using plan-driven processes: multiple case studies. In: 14th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management -, 2017, Sao Paulo. Dificulties in adoption and usage of Scrum method in non-projectized brazilian companies using plan-driven processes: multiple case studies. São Paulo: Brazil Chapter Official conference, 2017. v. 1. p. 60-60.
-
GAVA, D. ; LARIEIRA, C. L. C. ; GALEGALE, N. V. . A governança de TI e o necessário alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio no setor bancário. In: 14th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management -, 2017, Sao Paulo. A governança de TI e o necessário alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio no setor bancário. São Paulo: Brazil Chapter Official conference, 2017. v. 1. p. 217-217.
-
SOUZA, N. C. S. ; LARIEIRA, C. L. C. . Um catálogo de métricas para monitoramento e o desempenho de projetos de desenvolvimento de software. In: VI SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 2017, São Paulo. Um catálogo de métricas para monitoramento e o desempenho de projetos de desenvolvimento de software, 2017.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . FATORES ORGANIZACIONAIS NO NÍVEL DA FIRMA QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS. In: XXI SIMPEP, 2014, Bauru/SP. FATORES ORGANIZACIONAIS NO NÍVEL DA FIRMA QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS, 2014.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . USO DAS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS EM BANCOS BRASILEIROS. In: 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, 2014, São Paulo. USO DAS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS EM BANCOS BRASILEIROS, 2014.
-
CAPPELLOZA, A. ; LARIEIRA, C. L. C. . ARE NATIONS SO DIFFERENT ACCESSING THE INTERNET?. In: 10th International Conference on Information Systems and Technology Management, 2013, São Paulo. ARE NATIONS SO DIFFERENT ACCESSING THE INTERNET?, 2013. v. v10.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; CAPPELLOZA, A. . Fatores Organizacionais que influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013, Rio de Janeiro. Fatores Organizacionais que influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de, 2013.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . FATORES ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA. In: SIMPEP, 2012, Bauru-Sp. FATORES ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA. v. 1. p. 1.
-
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Portfólio de Projetos: um Estudo Bibliométrico para exploração dos Avanços e Tendências na Pesquisa Acadêmica. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2011, Belo Horizonte. Gestão de Portfólio de Projetos: um Estudo Bibliométrico para exploração dos Avanços e Tendências na Pesquisa Acadêmica, 2011.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; LARIEIRA, K. C. A. F. ; SPINOLA, M. M. . Utilização de jogos de empresas para aprendizagem das boas práticas de gestão de projetos: um estudo de caso. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2009, Salvador. Utilização de jogos de empresas para aprendizagem das boas práticas de gestão de projetos: um estudo de caso, 2009.
-
LARIEIRA, C. L. C. ; SPINOLA, M. M. . Jogos de empresas como recurso didático para o ensino-aprendizagem de gestão de projetos: um estudo de caso. In: XVI SIMPEP - Simpoósio de Engenharia de Produção, 2009, Bauru - SP. Jogos de empresas como recurso didático para o ensino-aprendizagem de gestão de projetos: um estudo de caso, 2009.
-
SILVA, F. B. ; LARIEIRA, C. L. C. . Heating, ventilating and air conditioning system requirements for the implementation of data center infrastructure aligned to green it principles: a survey of Specialists. In: 13TH CMG BRASIL PERFORMANCE AND CAPACITY PLANNING CONFERENCE, 2018, São Paulo. Heating, ventilating and air conditioning system requirements for the implementation of data center infrastructure aligned to green it principles: a survey of Specialists, 2018.
-
LOPES, A. ; LARIEIRA, C. L. C. . PALESTRA DO MACKENZIE: CONTRIBUIÇÕES DO TIME LOCAL DE TI NA CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO GLOBAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APÓS SPIN-OFF EMPRESARIAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, CLÁUDIO L. C. . Panorama sobre os métodos ágeis no Brasil: pesquisa junto a profissionais do mercado. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JIUPATO, G. C. P. A. A. ; LARIEIRA, C. L. C. ; FRANCISCO, E. R. . Use of Network Analysis Technique for Prioritizing Project Portfolio: A Case Study. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. ; KALLAS, D. . Como o COVID-19 tem acelerado a jornada de Transformação Digital nas empresas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELLOS, D. A. ; LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . Transformação Digital ? Percepções e Ações no Contexto Brasileiro: O que os executivos das empresas atuantes no Brasil entendem por Transformação Digital. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Transformação Digital no Agronegócio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Processos, Sistemas de Informações e Ativos Digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Transformação Digital no segmento de Atacado e Distribuição. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GAVA, D. ; LARIEIRA, C. L. C. ; GALEGALE, N. V. . A governança de TI e o necessário alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio no setor bancário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, D. A. ; LARIEIRA, C. L. C. . Dificulties in adoption and usage of Scrum method in non-projectized brazilian companies using plan-driven processes: multiple case studies. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Requisitos em projetos: como identificar, analisar e definir o escopo de um projeto com qualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Palestra de Abertura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Portfólio de Projetos em bancos brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Competências gerenciais do líder nos dias atuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. ; ALBERTIN, A. L. . USO DAS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS EM BANCOS BRASILEIROS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LARIEIRA, C. L. C. . As oportunidades no mercado de TI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. ; CAPPELLOZA, A. . Fatores Organizacionais que influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Identificação de componentes de portfolio de projetos - uma proposta de método. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LARIEIRA, C. L. C. . A carreira de gestão de projetos: oportunidades e desafios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. ; SPINOLA, M. M. . Gestão de Programas e Projetos de Software: Alinhando o Modelo CMMI ao novo PMI Standard For Program Management. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Teaching Project Management to IT Professional at Brazil : A Case Study. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LARIEIRA, C. L. C. . CMM e ISO - Integrando processos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LARIEIRA, C. L. C. . Estratégia T: elaborando os processos CMM a partir da ISO9001:2000. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VASCONCELLOS, D. ; LARIEIRA, C. L. C. . Liderança de tecnologia em cenários complexos. São Paulo, 2025. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 246035658 na Interactive Learning Environments. 2025.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do WAIM2025: 7th Workshop on Artificial Intelligence and Management. 2025.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo RAM-2025-0093 na RAM - Revista de Administração do Mackenzie. 2025.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do ENANPAD - Encontro Nacional do ANPAD. 2025.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do AMCIS 2025. 2025.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo RAM-2024-0052 na RAM - Revista de Administração do Mackenzie. 2024.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do ENANPAD - Encontro Nacional do ANPAD. 2024.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SEMEAD. 2024.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Congresso de Transformação Digital do GVCia da EAESP/FGV. 2024.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo RAM-2024-0141 na RAM - Revista de Administração do Mackenzie. 2024.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do EnADI. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do WAIM2023: 5th Workshop on Artificial Intelligence and Management. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do ENANPAD - Encontro Nacional do ANPAD. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP ? Bauru. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do XXVI SEMEAD - Seminários em Administração da FEA/USP. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos da Revista Gestão e Projetos - Edição especial sobre futuro do gerenciamento de projetos. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos da GV Executivo - Edição especial sobre avanços da transformação. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Congresso de Transformação Digital do GVCia da EAESP/FGV. 2023.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo JEIM-10-2021-0442 em Journal of Enterprise Information Management. 2022.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do WAIM2022: 4th Workshop on Artificial Intelligence and Management. 2022.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo BL-12-2021-0127 em The Bottom Line. 2022.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do ENANPAD - Encontro Nacional do ANPAD. 2022.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do WETBE2022: 1st Workshop on Exponential Technologies in Business and Economics. 2022.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do XXV SEMEAD - Seminários em Administração da FEA/USP. 2022.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Congresso de Transformação Digital do GVCia da EAESP/FGV. 2022.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 565 na Revista IPECEGE. 2021.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo JCLEPRO-D-20-24530 em Journal of Cleaner Production. 2021.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SEMEAD - Seminários em Administração ? PPGA/FEA/USP,. 2021.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 20641 na Revista Gestão e Projetos. 2021.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo JCLEPRO-D-20-24530-R1 em Journal of Cleaner Production. 2021.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Congresso de Transformação Digital do GVCia da EAESP/FGV. 2021.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo REGE-10-2021-0187 em REGE - Revista de Gestão. 2021.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SEMEAD - Seminários em Administração ? PPGA/FEA/USP. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SGAgro - Simpósio em Gestão do Agronegócio do Programa de Pós-Graduação em Administração junto a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?(FCAV/UNESP). 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP ? Bauru. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SBGames - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital ? SBC. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Congresso de Transformação Digital do GVCia da EAESP/FGV. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17689-74707-2-RV na Revista Ibero-americana de Estratégia. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17624 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17635 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17782 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17785 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17801 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17817 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17825 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17827 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 17828 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 18632 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 18645 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor do artigo 18750 na Revista Gestão e Projetos. 2020.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SGAgro - Simpósio em Gestão do Agronegócio do Programa de Pós-Graduação em Administração junto a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?(FCAV/UNESP). 2019.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPOI - XXII Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais. 2019.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP ? Bauru. 2019.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SBGames - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital ? SBC. 2019.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SEMEAD - Seminários em Administração ? PPGA/FEA/USP. 2019.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Congresso de Transformação Digital do GVCia da EAESP/FGV. 2019.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP ? Bauru. 2018.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SEMEAD - Seminários em Administração ? PPGA/FEA/USP. 2018.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Seminário Internacional do PMI-SP. 2018.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SBGames - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital ? SBC. 2018.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP ? Bauru. 2017.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SEMEAD - Seminários em Administração ? PPGA/FEA/USP. 2017.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SBGames - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital ? SBC. 2017.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Seminário Internacional do PMI-SP. 2017.
LARIEIRA, C. L. C. . Avaliador de trabalhos no Prêmio Projeto e PMO do Ano 2017 - Revista Mundo PM. 2017.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP - Bauru. 2016.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP - Bauru. 2015.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Seminário Internacional do PMI-SP. 2013.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Seminário Internacional do PMI-SP. 2012.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Seminário Internacional do PMI-SP. 2011.
LARIEIRA, C. L. C. . Revisor de artigos científicos do Seminário Internacional do PMI-SP. 2010.
LARIEIRA, C. L. C. . Entrevista para Heródoto Barbeiro, do Programa Nova Brasil. 2025. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
LARIEIRA, C. L. C. ; MEIRELLES, F. S. . Entrevista com Prof. Fernando de Souza Meirelles para o Tech Day 2023. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LARIEIRA, C. L. C. . Podcast: caminhos para desenvolver software. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LARIEIRA, C. L. C. . Administração 4.0 está quebrando todos os paradigmas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LARIEIRA, C. L. C. ; KALLAS, D. ; CALDEIRA, C. . Os dilemas éticos impostos pela transformação digital às empresas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LARIEIRA, C. L. C. ; KALLAS, D. . Transformação Digital não é digitalização ou implantação de sistemas. 2020; Tema: Transformação Digital. (Rede social).
LARIEIRA, C. L. C. . Fundamentos de programação em negócios. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeaula).
LARIEIRA, C. L. C. . Tecnologia, dados e negócios. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeaula).
LARIEIRA, C. L. C. . Planejamento estratégico em Instituições Eclesiásticas. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LARIEIRA, C. L. C. . Planejamento estratégico em Instituições Eclesiásticas. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeauladepos-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Elaboração de questões padrão ENADE para aplicação em simulados na graduação. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Questões ENADE).
LARIEIRA, C. L. C. . Trilha de Gestão de Operações. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeaula).
LARIEIRA, C. L. C. . Monitoramento e Controle de projetos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeauladepos-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Logística e Supply Chain. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestión de Procesos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeaula).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Operações e Fornecedores. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Análise de Indicadores e Gestão de Risco. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aula).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Resolução de Problemas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Sol Panamby. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Resolução de Problemas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeauladepos-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Processos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de pós-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Metodologia do Trabalho Cientifico. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aula para pós-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão Estratégia de TI. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aula para pós-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Tópicos Avançados em GEstão de Projetos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aulas de pós-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão das comunicações em projetos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para aulas de pós).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Projetos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdeauladepos-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Samsung. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Banco Itau. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - TIISA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de TI e Credit Score. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aula de pos-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Projetos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aula de pos-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Workshop em Tecnologia da Informação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Elektro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Pepsico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Processos e Indicadores. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aulas de pós-graduação do Insper).
LARIEIRA, C. L. C. . Engenharia de Software - EAD. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aula de pos-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Ultragaz. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - UNILEVER. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - KRAFT FOODS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - COSAN. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Sandoz. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Henkel. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Kimberly-Clark. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. ; YASUNAKA, M. . Gestão de Projetos - EAD. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aulas de pós-graduação).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projeto - ABCP. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Grupo Votorantin. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Gestão de Processos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aulas de pós-graduação do IBTA).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Natura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Treinamento em Gestão de Projetos - Equipav. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LARIEIRA, C. L. C. . Engenharia de Software. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de aula de pos-graduação).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2025
Gestão de programas de transformação digital, Descrição: Pesquisas recentes indicam que organizações ao redor do mundo têm implementado a Transformação Digital, mas o índice de sucesso ainda é baixo, em parte porque há falta de esforço coordenado entre as várias frentes de trabalho, em parte porque as tecnologias digitais e as práticas organizacionais ainda não são totalmente conhecidas e, portanto, não são implementadas de maneira eficiente. A abordagem de gerenciamento de projetos em suas instâncias de projeto, programa e portfólio tem sido utilizada para implementar a transformação digital nas organizações, mas isto não de maneira uniforme entre as instâncias. Assim, há oportunidades de melhoria na aplicação das melhores práticas de gerenciamento de projetos, programas ou portfólios nas organizações. Implementar a transformação digital em uma organização implica no desenvolvimento de projetos com diferentes tecnologias interdependentes (como redes sociais, inteligência artificial, IoT, Analytics, biochips, etc.). Para obter os benefícios da transformação digital, é necessário que os projetos sejam desenvolvidos de forma alinhada e integrada, o que exige uma gestão holística e integrada. Muitas organizações tradicionais têm adotado métodos ágeis para a gestão de seus projetos, havendo indícios de uma razoável institucionalização dessas melhores práticas neste tipo de organização. Gerenciar projetos sob a abordagem ágil pressupõe que as equipes de projeto sejam autogerenciadas e auto-organizadas, na medida em que gerenciar projetos sob a abordagem de programas pressupõe limites de autoridade e decisão das equipes de projeto para garantir o alinhamento entre os múltiplos projetos em desenvolvimento. Diante disso, temos por objetivo investigar sobre: (i) como as organizações gerenciamos conflitos decorrentes da dicotomia entre a autonomia das equipes de projeto e a necessidade de alinhamento entre múltiplos projetos em programas de transformação digital? (ii) quais modelos organizacionais mais potencializam o sucesso dos programas de transformação digital? (iii) como medir o progresso e o desempenho de um programa de transformação digital? (iv) como medir de forma integrada o MVP (Mininum Viable Product) proposto pelos métodos ágeis e os benefícios tangíveis e intangíveis propostos pela abordagem de gestão de programas no contexto da transformação digital?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luís Carvalho Larieira - Coordenador.
-
2019 - 2022
Estratégias de Transformação Digital, Descrição: Ao redor do mundo são realizadas iniciativas para implementar a Transformação Digital nasorganizações através do uso das tecnologias digitais e da adoção de práticas organizacionais quepotencializam esta transformação. Pesquisa recentes apontam que as organizações têm dificuldades emrealizar esta transformação por conta de barreiras legais, tecnológicas, ambientais, políticas, etc., bemcomo por falta de recursos e de uma estratégica adequada às suas características e seu modelo denegócio/operação. Esta pesquisa tem por objetivo investigar junto às organizações brasileiras dos maisdiversos portes, atuações e geografias quais são as estratégias que potencializam a adoção e o sucessoda Transformação Digital e assim criar um arcabouço de conhecimentos que auxiliem outras organizaçõesa realizar suas transformações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) . , Integrantes: Cláudio Luís Carvalho Larieira - Coordenador / Alex Fernando Mariano - Integrante / Gerson França Freire - Integrante / Diogo de Azevedo Vasconcellos - Integrante / Hamilton Oliveira - Integrante / Ana Carolina de Chacur - Integrante / Alexandre Nunes Hernandes - Integrante., Número de produções C, T & A: 6
-
2017 - 2018
Gestão de Portfólio de Projetos de TIC: melhores práticas e tendências, Descrição: Passada nas últimas 2 décadas a onda de implantação de boas práticas de Gestão de Projetos, novas necessidades relacionadas ao tema tem surgido nas organizações. A Gestão de Portfólio de Projetos (GPP) tem sido disseminada como uma prática empresarial de grande importância dado que alinha os projetos de uma organização à sua estratégia. Estudos acadêmicos sobre Gestão de Portfólio de Projetos tem sido publicados com mais frequência na última década. Este projeto tem por objetivo realizar pesquisas sobre a Gestão de Portfólio de Projetos de TIC de maneira integrada e produzir um conjunto de trabalhos acadêmicos para publicação em eventos e periódicos nacionais. São objetivos específicos: (i) Buscar atualização sobre o estado da arte do tema da Gestão de Portfólio de Projetos de TIC; (ii) Realizar pesquisas empíricas em organizações brasileiras de diversos segmentos; (iii) Publicar trabalhos acadêmicos com contribuição acadêmica relevante; (iv) Propiciar contribuições mútuas entre os mestrandos do IPT em seus trabalhos de dissertação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Cláudio Luís Carvalho Larieira - Coordenador / Lairta de Almeida - Integrante / Mário Cesar Delvas - Integrante / Katia Regina Santos Dias - Integrante / Fernando Barreira da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 7
-
2010 - 2013
Gestão de Portfólio de Projetos de TI, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar os fatores críticos de sucesso na implantação de processos de gestão de portfólio de projetos de TI nas organizações. Identificados e avaliados os fatores críticos de sucesso através de modelo preditivo, será proposto framework para análise e definição de ações de tratamento destes FCS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Luís Carvalho Larieira - Coordenador.
Prêmios
2024
Professor homenageado do curso de graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presniteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
2019
Professor mais bem avaliado do 1o. semestre de 2019 do CEAG, EAESP/FGV.
2018
4o. lugar na avaliação discente no curso de Graduação em Administração - categoria Professores da Disciplina, EAESP/FGV.
2018
2o. lugar na avaliação discente no curso de Graduação em Administração - categoria Disciplinas Obrigatórias, EAESP/FGV.
2014
Terceiro Melhor Artigo da Área Gestão do Conhecimento Organizacional do XXI SIMPEP, UNESP-Bauru-SP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. , Rua da Consolação, 930, Higienópolis, 01302907 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 37997777
Experiência profissional
2014 - 2021
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Atividades
-
11/2014 - 12/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.,Linhas de pesquisa
-
10/2014 - 12/2021
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Projetos de TIC no Mestrado Profissional em Engenharia de Computação
2012 - 2023
TecTrainVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: por demanda
Outras informações:
A Tectrain é uma empresa especializada em aprendizagem de adultos através do uso de simuladores. Tenho atuado como responsável pelos produtos de gestão de projetos e gestão de processos.Atuo no Banco Itaú-Unibanco ministrando cursos de gestão de projetos para os Trainees, para áreas internas do banco e para alunos de auto-inscrição e cursos de Banking Simulation, de Resolução de Problemas, de Gestão de Processos e Indicadores e de Gestão de Operações.Ministrei treinamento em Gestão de Projetos na Moove em 2017 para turmas de líderes, no Programa de Trainees da Cosan em 2018 e na facilitação de Planejamento Estratégico na Credz em 2018.
2012 - 2023
Fundação Dom CabralVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Gestão de Processos e Indicadores nos MBAs In Company da LG (2012), do Grupo Libra (2014), do Grupo Iguatemi (2014), do CERPO (2013). Ministrei a disciplina de Gestão de processos no alinhamento organizacional nos MBAs In Company de Aracruz-ES (2022), de São José dos Campos-SP (2014) e de Porto Alegre-RS (2022).Ministrei Gestão de Projetos e de Processos no CTE (Centro de Tecnologia em Edificações) em 2014 e Gestão de Projetos em diversas turmas abertas de MBA e de PDD (Programas de Desenvolvimento de Dirigentes). Prestei consultoria em Gestão de Projetos para o Grupo SAMED (2016) e para cooperativas agrícolas do Estado do Espirito Santo (2018) e também consultoria em Gestão de Processos para a Valbag (2019). Desde 2018, ministro palestras sobre Transformação Digital para os setores do Agronegócio e Atacado/Distribuição.Ministrei treinamento em gestão de processos no Paraguai (2019, 2020, 2021 e 2022)Ministrei aulas na pós-graduação da Cielo na temática de Monitoramento e Controle de Projetos (2020).
2015 - Atual
Fundação Getúlio Vargas - SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Turno Completo, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS)
2011 - 2015
Fundação Getúlio Vargas - SPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8
2010 - 2013
Fundação Getúlio Vargas - SPVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 8
Atividades
-
04/2025
Ensino, EMBA - Executive MBA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Transformação Digital
-
03/2025
Ensino, MBA em Transformação Digital, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologias emergentes
-
08/2024
Direção e administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.,Cargo ou função, Coordenação da disciplina Tecnologia, Dados e Negócios.
-
08/2024
Ensino, Graduação em Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia, Dados e Negócios
-
02/2024
Ensino, Graduação em Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de programação
-
04/2022
Direção e administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.,Cargo ou função, Coordenação das disciplinas de Introdução a TI, Fundamentos de Programação e de Administração de TI na graduação de Administração de Empresas.
-
01/2020
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.,Atividade realizada, Avaliador no processo de Vestibular (entrevistador) nos anos de 2020 e 2023.
-
02/2024 - 06/2025
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Inovação
-
08/2018 - 06/2025
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Projetos de Transformação Digital
-
04/2020 - 12/2024
Ensino, Master em TI, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de projetos de TIC
-
08/2015 - 06/2024
Ensino, Graduação em Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de TI, Introdução a TI
-
02/2023 - 05/2023
Ensino, Curso de graduação em Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ferramentas computacionais para o Administrador Público
-
03/2023 - 03/2023
Ensino, Graduação em Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina de Imersão realizada na Petz, a maior empresa de Pet Care do Brasil, abordando temas relacionados a Ecossistemas, Omnichannel e Transfornação Digital.
-
11/2014 - 12/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.,Linhas de pesquisa
-
02/2013 - 12/2020
Direção e administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Gestão de Processos do PEC (Programa de Educação Continuada).
-
04/2011 - 12/2019
Ensino, MBA em Gestão de Negócios, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Projetos, Gestão de Escopo em projetos, Gestão de Portfólio, Maturidade em Projetos e Escritório de Projetos, Gestão de Projetos, Gestão de TI, Metodologia do Trabalho Cientifico, Planejamento de Escopo, Tempo e Custo em projetos nos MBA's Corporativos
-
09/2017 - 09/2019
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.,Atividade realizada, Representante da Ambassador Program for Professors at FGV EAESP Partner Schools nas escolas ESAN (Perú) e Pontifícia da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)..
-
08/2015 - 12/2017
Ensino, CEAG, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração de TI, Habilidades Computacionais
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, CEAHS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Monitoria em Habilidades Computacionais e Processos e Sistemas de Saúde no CEAHS
-
03/2012 - 12/2013
Direção e administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.,Cargo ou função, Coordenador de MBAs In Company nas turmas da Fidelity e Aché.
2010 - 2012
Insper Instituto de Ensino e PesquisaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Atividades
-
04/2010 - 06/2012
Ensino, CBA - Certificates in Business Administration, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos e Indicadores.
2010 - 2012
Grupo IBMECVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2011 - 09/2011
Ensino, MBA em gestão de crédito e cobrança, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de TI e Credit Score
-
10/2010 - 10/2010
Ensino, MBA em gestão, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Workshop de Tecnologia da Informação do Bradesco Previdência e Seguros
2010 - 2011
Faculdade FIA de Administração e NegóciosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações:
Professor da disciplina de Gestão de Portfólio de Projetos de TI no MBA de Gestão de TI.
Atividades
-
09/2010 - 11/2011
Ensino, MBA em Gestão de TI, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Portfólio de Projetos
2010 - 2010
Academia de MarketingVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: por demanda, Carga horária: 8
Outras informações:
A Academia de Marketing é uma empresa especializada em aprendizagem de adultos na área de negócios, oferecendo capacitação a executivos através de práticas andragógicas. Atuei na Pepsico ministrando treinamento em gestão de projetos na Academia de Liderança.
2007 - 2016
Lab SSJVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: por demanda, Carga horária: 8
Outras informações:
?Whirpool (2011) ? coaching em gestão de projetos para trainees;
?Elektro (2010 e 2011) ? treinam. em gestão de projetos;
?Unilever (2010)? treinam. em gestão de projetos para estagiários;
?Kraft Foods (2010) ? treinam. em gestão de projetos para a Academia de Liderança e apoio na estruturação de projetos piloto;
?Cosan (2009) ? treinam. em gestão de projetos e apoio na elaboração de TCC para a Academia de Líderes (MBA Gestão e Tecnologia no Setor Sucroalcooleiro, em parceria com a ESALQ-USP);
?Votorantim (2008) ? treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?Kimberly-Clark (2009, 2010 e 2011) ? treinam. em gestão de projetos para trainees;
?HSBC (2011) ? treinam. em gestão de projetos
?TIISA (2011) ? treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?Sandoz (2009)? treinam. em gestão de projetos na Academia de Liderança;
?Unilever (2012)? treinam. em gestão de projetos para o Programa De Líderes Germinar e apoio na estruturação dos projetos;
?Samsung (2012 e 2013) ? treinam. e coaching em gestão de projetos para Trainees;
?Henkel (2010 e 2012) ? treinam. em gestão de projetos;
?Nova PontoCom (2013)? coaching e treinam. em gestão de projetos para trainees e apoio na estruturação e gestão dos projetos;
?Walmart.com (2013)? coaching e treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?Mondelez (2014)? coaching e treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?Gafisa (2014)? coaching e treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?Honda (2014)? coaching e treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?JHSF (2014 e 2015)? coaching e treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?PDG (2014)? coaching e treinam. em gestão de projetos para Trainees;
?Cargill (2014)? coaching dos trainees em gestão de projetos para trainees
?BH Airport (2016)? treinam. em gestão por processos
?Rodobens (2016)? treinam. em gestão de projetos
?B3 (2017)? treinam. em gestão de processos
Atividades
-
08/2007 - 09/2016
Treinamentos ministrados , LAB.,Treinamentos ministrados, Gestão de projetos
2007 - 2013
ApelVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente responsável pela área comercial da empresa. Consultor em Gestão de Processos, em Gestão de Projetos, de Programas e de Portfólios e em Tecnologia da Informação
Atividades
-
06/2007 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , APEL.,Serviço realizado, Suzano, Natura, Equipav, ABCP, Ultragaz e Visanet: definição, formatação e ministração de treinamentos em Gestão de Projetos.
-
08/2011 - 09/2011
Serviços técnicos especializados , APEL.,Serviço realizado, Tribanco: atuando no diagnóstico e estruturação de Escritório de Projetos;.
-
07/2011 - 09/2011
Serviços técnicos especializados , APEL.,Serviço realizado, Rapidão Cometa: estruturação de programas e projetos do Planejamento Estratégico e implantação de Escritório de Projetos.
-
05/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , APEL.,Serviço realizado, GRV Solutions: gestão dos projetos de mudança do Data Center do Rio de Janeiro para São Paulo, de Comunicação de Venda e SIRCOF.
-
10/2008 - 12/2008
Serviços técnicos especializados , APEL.,Serviço realizado, Bertin: estruturação de programa de sustentabilidade.
-
05/2008 - 10/2008
Serviços técnicos especializados , APEL.,Serviço realizado, Citibank: coordenação do escritório de projetos para as ações de Melhoria dos Processos de Empréstimos e de Conta Corrente e de Suporte à Terceirização da Controladoria de Fundos.
-
05/2007 - 08/2007
Serviços técnicos especializados , APEL.,Serviço realizado, Ministério da Fazenda: suporte à gestão e execução do Programa PNAFM (Modernização dos Municípios, em parceria com a FGV-RJ);.
2006 - 2007
VisanetVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente de Projetos no Programa de IT Governance, cuidando especificamente da implantação dos processos de Gestão de Projetos, Gestão de Mudanças e Gestão de Incidentes no Service Desk.
2005 - 2006
ISD BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 40
Outras informações:
A ISD-Brasil é uma consultoria brasileira (www.isdbrasil.com.br), subsidiária da ISD-Inc (ligada ao SEI ? Software Engineering Institute), especializada em consultoria de melhoria de processo usando modelos de qualidade, notadamente o CMMI.
Atuei como Consultor em Melhoria de Processos de Software
2002 - 2005
ProcworkVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: mensalista, Carga horária: 40
Outras informações:
A Procwork (www.procwork.com.br) é uma consultoria de informática sediada em São Paulo, Brasil, sendo composta por 11 verticais de negócio e mais de 3.000 colaboradores.
Atuei como Gerente de Qualidade Corporativa e Gerente da Fábrica de Software
2002 - 2002
Faculdades Associadas de São PauloVínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2002 - 12/2002
Ensino, Desenvolvimento de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Sistemas
2001 - 2002
UNICSUL - Universidade Cruzeiro do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2001 - 08/2002
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Informática, Orientação a Objetos
2003 - 2014
Faculdade IBTAVínculo: Coordenador da pós-graduação, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2012 - 03/2014
Ensino, Gestão de Projetos em TI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Business Game de Projetos
-
09/2010 - 03/2014
Direção e administração, Pós-graduação.,Cargo ou função, Coordenação do MBA?s em Gestão de TI na unidade de São Paulo.
-
08/2008 - 03/2014
Direção e administração, Pós-graduação.,Cargo ou função, Coordenador da pós em engenharia de software com SOA.
-
05/2003 - 03/2014
Direção e administração, Pós-graduação.,Cargo ou função, Coordenação nos curso de Gestão de Projetos em TI, Engenharia de Software, GEstão de Processos e Gestão de Tecnologia da Informação.
-
10/2011 - 08/2012
Direção e administração, Pós-graduação.,Cargo ou função, Coordenação do MBA?s em Gestão de Projetos na Construção no SENAI-DF (EAD).
-
05/2003 - 12/2011
Ensino, Gestão de Projetos em TI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software
-
05/2003 - 12/2011
Ensino, Gestão de Projetos em TI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelo CMMI, RUP - Rational Unified Process
-
06/2010 - 06/2010
Ensino, MBA em formaçao de professores do CEFET, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ferramentas de gestão de projetos
-
10/2009 - 01/2010
Direção e administração, Pós-graduação.,Cargo ou função, Coordenador da pós em Governança de TI.
-
10/2009 - 11/2009
Ensino, Gestão de Projetos em TI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
08/2008 - 09/2008
Ensino, Gestão de Negócios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos
-
06/2005 - 06/2006
Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos
-
02/2006 - 05/2006
Ensino, Gestão de ERP, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos, Gestão de Projetos
2025 - Atual
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor em tempo integral, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor em regime integral (PPI). Atua em disciplinas na pós-graduação (PPGA) e na graduação em Administração de Empresas.
2018 - 2025
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor em tempo parcial, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor em regime parcial (PPP20). Atua em disciplinas na graduação em Administração de Empresas.
2002 - 2007
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2025
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa
-
08/2025
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Operations Strategy
-
02/2022
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de operações
-
08/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Projetos
-
08/2023 - 06/2025
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da inovação
-
09/2023 - 12/2024
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Acompanhamento, validação e orientação de trabalhos de estágio dos formandos de graduação.
-
08/2023 - 12/2024
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da qualidade
-
08/2023 - 09/2023
Ensino, Planejamento estratégico de igrejas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Estratégico
-
08/2019 - 12/2020
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Organizacionais
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de processos
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática básica
-
08/2002 - 12/2007
Ensino, Informatica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Sistemas II, Análise Orientada a Objetos, Conceitos de Orientação a Objetos
2002 - 2003
faculdade de informática e administração paulistaVínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2002 - 05/2003
Ensino, Desenvolvimento Java, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação a Objetos
2002 - 2002
Faculdade Batista de Administração e InformáticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software
2013 - 2016
Lar Batista de CriançasVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações:
Consultor em Planejamento Estratégico e Conselheiro
2006 - 2021
Instituto Haggai do BrasilVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Voluntário
Atividades
-
05/2013 - 12/2021
Direção e administração, Sede.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Ministérios.
-
03/2011 - 12/2021
Ensino, Seminário Avançado de Liderança, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Liderança Eficaz, Prioridades nos Seminários Avançados de Liderança
-
01/2006 - 12/2021
Ensino, Seminário Local, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Liderança Eficaz em Seminários Locais
-
06/2015 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sede.,Cargo ou função, Conselheiro Técnico.
2016 - 2016
DMRHVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Instrutor
Outras informações:
Atuei como instrutor em gestão de projetos no Programa de Formação de Líderes da J. Macedo.
2017 - 2017
Faculdade Teológica Batista de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Planejamento Estratégico no MBA de Gestão Eclesiástica e do Terceiro Setor.
2018 - 2018
KC&DVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Consultor na KC&D nos temas de Planejamento Estratégico, Reestruturação Organizacional e Gestão de Projetos.
Em 2018/2019 coordenei o projeto de reestruturação organizacional da Sinapsis (empresa de tecnologia) realizando diagnóstico, análise, proposição e implementação de ações estratégicas. Posteriormente, apoiei no diagnóstico e definição de boas práticas para gerenciamento de projetos de TIC da empresa.
Também em 2018 coordenei o projeto de eficiência operacional da Aliter (empresa de construção civil), realizando diagnóstico para reestruturação de dívida e melhoria de processos.
2020 - 2021
Fundação Instituto de Pesquisas EconômicasVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2020 - 12/2020
Serviços técnicos especializados , Projtos.,Serviço realizado, Consultoria sobre Governança de Dados no projeto de implantação da LGPD na Secretaria Municipal de Transportes.
2022 - 2022
Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de LisboaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Fellowship
Outras informações:
Aplicação de casos de ensino na disciplina de Gestão de Projetos Informáticos do Master in Management
2021 - 2022
Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de LisboaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Fellowship, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio de pós-doutoramento sendo supervisionado pelo Prof. Antonio Maria Palma dos Reis
Atividades
-
09/2021 - 01/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Gestão - Advance.,Linhas de pesquisa
2023 - 2025
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em AdministraçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
Líder no Tema 05 - Transformação Digital, na Divisão ADI (Administração da Informação)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudio Luís Carvalho Larieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?