João Alves de Lima Filho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008) e mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), e doutorado pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Atuou como biólogo na região Amazônica, onde desenvolveu variadas pesquisas e trabalhos técnicos. É coordenador ambiental em diversos empreendimentos, com destaque para o inventário de peixes do rio Madeira, programa de ecologia e biologia de peixes do rio Madeira na construção da usina de Santo Antônio-RO, coordenador do monitoramento da ictiofauna na UHE-Sinop/MT. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Populações e ictiofauna, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes, controle ambiental, processos ecológicos e desenvolvimento de pesquisa científica.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE

2013 - 2017

Universidade Federal do Amazonas
Título: Estruturação longitudinal da assembleia de peixes do rio Madeira: evidências sobre o conceito de particionamento ecológico
Carolina Rodrigues da Costa Doria. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Peixes; Diversidade; Amazônia; Biogeografia.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ictiologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

2009 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: INFLUÊNCIA DOS FATORES DENSO-DEPENDENTES E DENSO-INDEPENDENTES NA SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE HOPLOSTERNUM LITTORALE (PISCES: TELEOSTEI), EM LAGOAS DE PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NO PANTANAL DO RIO CUIABÁ,Ano de Obtenção: 2011
Lucia Aparecida de Fatima Mateus.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Peixes; Denso-dependência; Denso-independência.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

2005 - 2008

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: ESTRUTURA DA ICTIOFAUNA E CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS EM AMBIENTES DE EROSÃO E DEPOSIÇÃO DE UMA ILHA NO CURSO MÉDIO DO RIO DAS MORTES - MT
Orientador: Cesar Enrique de Melo
Bolsista do(a): Programa de Bolsa de Iniciação Ciêntifica, PROBIC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Ecologia Aquática. (Carga horária: 75h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Populações.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ictiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I semana acadêmica. Influência dos fatos denso-dependentes e denso independentes na sobrevivência de Hoplosternum littorale em lagoas de planície de inundação do Rio Cuiabá. 2010. (Congresso).

VI Semana da Biologia.Estrutura da ictiofauna e condições limnologicas em ambientes de erosão e deposição de uma ilha no curso médio do Rio das Mortes-MT.. 2008. (Encontro).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Ecologia Trófica de Utiaritichthys sp. n. na área de infuência do reservatório da UHE-Guaporé nos periodos de pré e pós-enchimento.. 2007. (Encontro).

II Congresso interno de Iniciação Ciêntifica- PROBIC/PIBIC/CNPQ/UNEMAT. Identificação de Siluriformes e Perciformes em lagos do Parque Estadual do Araguaia, MT-BRASIL. 2006. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Ocorrência e abundancia de Siluriformes (Pices:Teleostei) em córregos de cabeceiras da bacia do Rio Xingu. 2006. (Congresso).

I congresso interno de iniciação ciêntifica- PIBIC-CNPQ-UNEMAT e II seminário de iniciação ciêntifica PROBIC/UNEMAT. Distribuição e abundãcia de Siluriformes (Pices: Teleostei) em córregos de cabeceiras da bacia do Rio Xingu, MT-BRASIL. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lorena Demétrio Nogueira

HAUSER, M.; Bastos, W.;LIMA FILHO, João Alves de. IDADE E CRESCIMENTO DE PIRAMUTABA (Brachyplatystoma vaillantii), NA BACIA DO RIO MADEIRA, RONDÔNIA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Bruno Stefany Feitoza Barros

LIMA FILHO, João Alves de; OHARA, W. M.. Análise morfológica e alimentar na ontogenia do peixe-cachorra, Rhaphiodon vulpinus Spix & Agassiz, 1829 (Characiformes - Cynodontinae) ? um enfoque ecomorfológico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CESAR ENRIQUE DE MELO

MELO, C. E.LIMA, Jane Dilvana; Cabette, H. S. R.. Estruturada ictiofauna e condições limnol[ogicas em ambientes de erosão e deposição de uma ilha no curso médio do Rio das Mortes-MT.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Igor David da Costa

ZUANON, J. A. S.; DORIA, C. R. C.; MEDICE, I. F.;Costa, I.D.; ROCHA, R. B.. ESTRUTURAÇÃO LONGITUDINAL DA ASSEMBLÉIA DE PEIXES DO RIO MADEIRA. 2017. Tese (Doutorado em Rede da Bionorte) - Universidade Federal de Rondônia.

Rodrigo Barros Rocha

DORIA, C. R. C.; ZUANON, J.; COSTA, I. D.; FERNANDES, I. M.; ROCHA, R. B.. Estruturação longitudinal da assembléia de peixes do rio Madeira. 2017. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Yzel rondon Súarez

MATEUS, L. A. F.;SÚAREZ, Y. R.; Callil, C.T.. Crescimento e sobrevivência de Hoposternum litoralle (Hancock, 1928) em lagoas permanentes do Pantanal do Mato Grosso - Brasil: Evidências do efeito dependente de densidade em populações. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Helena Soares Ramos Cabette

MELO, C. H.; LIMA, J. D.;CABETTE, H. S. R. ou Helena S.R. Cabette. (JOÃO ALVES DE LIMA FILHO)Estrutura da ictiofauna e condições limnológicas em ambientes de erosão e deposição de uma ilha no curso médio do Rio das Mortes-MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciencias Biológicas) - UNIVESIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.

Izaias Médice Fernandes

Fernandes, I. M.; Zuanon, J.; Costa, I. D.; Rocha, R. B.; Doria, C. R. C.. ESTRUTURAÇÃO LONGITUDINAL DA ASSEMBLÉIA DE PEIXES DO RIO MADEIRA. 2017. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Claudia Tasso Callil

Mateus, L. A. F.; Suarez, Y. R.;CALLIL, C. T.; Ribeiro, A. C.. Crescimento e Sobrevivência de Hoplosternum littorale (Hancock, 1828) em lagoas permanentes do Pantanal do Mato Grosso-Brasil:. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Jane Dilvana Lima

MELO, Cesar E.LIMA, Jane Dilvana; CABETTE, Helena Soares Ramos. Estrutura da ictiofauna e condições limnológicas em ambientes de erosão e deposição de uma ilha no curso médio do Rio das Mortes-MT.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Carolina Rodrigues da Costa Doria

DORIA, C. R. C.; ZUANON, J.; COSTA, I. D.; FERNANDES, I. M.; ROCHA, R. B.. Estruturação longitudinal da assembléia de peixes do rio Madeira. 2017. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Katiane Mara Ferreira

FERREIRA, Katiane M.; MATEUS, L.; Layme V.M.G.. Influência dos fatores denso-dependentes e denso-independentes na sobrevivência e crescimento de HOPLOSTERNUM LITTORALE (Pisces: Teleostei), em lagoas de planície de inundação no Pantanal do Rio Cuiabá.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cintia Lucas de Oliveira da Silva

Ecologia trófica e partilhamento de nicho em duas espécies de piranhas na bacia do rio Madeira: um enfoque ecomorfológico; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário São Lucas; (Orientador);

Francielle Fernandes

Dimorfismo sexual e sua influência na alimentação de Loricaria cataphracta do Rio Madeira-ro; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

Carol Lima

Estrutura morfológica como fator de condição para seleção de habitat em Loricarinae; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CESAR ENRIQUE DE MELO

Estrutura da ictiofauna e condições limnológicas em ambientes de erosão e deposição de uma ilha no curso médio do Rio das Mortes-MT; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Cesar Enrique de Melo;

CESAR ENRIQUE DE MELO

IDENTIFICAÇÃO E DIVERSIDADE DE PEIXES DAS ORDENS SILURIFORMES E PERCIFORMES EM LAGOS DO PARQUE ESTADUAL DO ARAGUAIA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Orientador: Cesar Enrique de Melo;

Jane Dilvana Lima

Diversidade e estrutura trófica da ictiofauna em lagos no Parque Estadual do Araguaia, MT; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Jane Dilvana Lima;

Carolina Rodrigues da Costa Doria

Estruturação longitudinal da assembleia de peixes do rio Madeira: evidências sobre o conceito de particionamento das espécies; 2017; Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Carolina Rodrigues da Costa Doria;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA FILHO, João Alves de ; ARRUDA, Rafael ; CARVALHO, Lucélia Nobre de ; SANTOS, Jhany Martins . Air-Breating Behavior of the Hoplerythrinus unitaeniatus fish in Amazon Streams. Biotropica (Lawrence, KS) , v. 36, p. 1-9, 2011.

  • Cella Ribeiro ; Torrente Vilara ; LIMA FILHO, João Alves de ; DORIA, C . Ecologia e Biologia de Peixes do Rio Madeira. I. ed. Porto Velho: EDUFRO 2017, 2017. v. 1. 306p .

  • LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. . ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DA ASSEMBLEIA DE PEIXES DO RIO MADEIRA. In: Ariana Cela Ribeiro; Gislene Torrente Vilara; João Alves de Lima Filho; Carolina Rrodrigues da Costa Doria. (Org.). Ecologia e Biologia de Peixes do Rio Madeira. 1ed.PORTO VELHO: EDUFRO 2017, 2017, v. I, p. 86-93.

  • CARVALHO, Lucélia Nobre de ; LIMA FILHO, João Alves de ; ROSA, Raoni ; ZUANON, Jansen . Peixes de igarapés da Fazenda São Nicolau, Bacia do Rio Juruena. In: Domingos de Jesus Rodrigues; Thiago Junqueira Izzo; Leandro Dênis. (Org.). Descobrindo a Amazônia Meridional: Biodiversidade da Fazenda São Nicolau. 1ed.Cuiabá: Pau e prosa, 2011, v. Únivo, p. 01-301.

  • SANTOS, Jhany Martins ; LIMA FILHO, João Alves de ; ARRUDA, Rafael ; CARVALHO, Lucélia Nobre de . Comportamento territorialista e táticas anti-predatórias do peixe Jeju, Hoplerythrinus unitaeniatus,. In: Domingos de Jesus Rodrigues; Thiago Junqueira Izzo; Leandro Dênis. (Org.). Descobrindo a Amazônia Meridional: Biodiversidade da Fazenda São Nicolau. 1ed.Cuiabá: Pau e prosa, 2011, v. Único, p. 259-272.

  • LIMA, Jane Dilvana ; LIMA FILHO, João Alves de ; SILVA, Samuel Elias da ; MELO, Cesar Enrique de ; SILVA, Eliete Francisca da . Distribuição longitudinal e estrutura trófica da ictiofauna em um córrego de Cerrado em Mato Grosso, Brasil.. In: III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, 2009, São lourenço. Anais Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; SILVA, Eliete Francisca da . Distribuição de Cynodontinae (Pices-Characiformes) em ambientes lóticos e lênticos na Planicíe do Bananal, MT-Brasil. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina-PR, 2006.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; LIMA, Jane Dilvana ; KATSUYAMA, Paula Fernanda Farias ; MACHADO, Érika Maria Neif . Ecologia trófica de Utiaritichthys sp. n. na área de influência do reservatório da UHE-Guaporé nos períodos de pré e pós enchimento.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajai-SC, 2007.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; SILVA, Samuel Elias da . Estrutura trófica da ictiofauna em um lago no Parque Estadual do Araguaia. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajai-SC, 2007.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; LIMA, Jane Dilvana . Ocorrência e abundância de Siluriformes (Picies-Teleostei) em córregos de cabeceira da bacia do Rio Xingu MT-Brasil. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina -PR, 2006.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; CAMILO, Luiz Henrique Argolo . Diversidade e abundância da ictiofauna no período de seca no córrego Bacaba, Mato Grosso - Brasil. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina-PR, 2006.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; LIMA, Jane Dilvana . Distribuição de Piranhas (Pices-Serrasalminae) em ambientes lóticos e lênticos na planicie do Bananal, MT -Brasil. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina-PR, 2006.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; SILVA, Eliete Francisca da . Diversidade de peixes em córregos do cerrado Mato-grossense. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina-PR, 2006.

  • LIMA FILHO, João Alves de . Ocorrência e identificação das espécies de peixes das ordens Siluriformes e Perciformes em lagos do Parque Estadual do Araguaia-MT. In: II Congresso interno de Iniciação Ciêntifica- PROBIC/PIBIC/CNPQ/UNEMT, 2006, Tnagará da Serra-MT, 2006.

  • LIMA FILHO, João Alves de . Ocorrência e abundância de Siluriformes (Pices-Teleostei) em córregos de cabeceira na bacia do Rio Xingu MT- Brasil. In: I congresso interno de iniciação ciêntifica- PIBIC-CNPQ-UNEMAT e II seminário de iniciação ciêntifica PROBIC/UNEMAT, 2005, Cáceres, 2005.

  • LIMA FILHO, João Alves de ; Mateus, L.A.F. . Influência dos fatos denso-dependentes e denso independentes na sobrevivência de Hoplosternum littorale em lagoas de planície de inundação do Rio Cuiabá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATOS, P. ; MELO, Cesar Enrique de ; LIMA FILHO, João Alves de ; SILVA, Samuel Elias da . ESTRUTURA DA ICTIOFAUNA DE UM RESERVATÓRIO ARTIFICIAL NA FAZENDA TANGURO, BACIA DO RIO XINGU-MT, BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA FILHO, João Alves de ; MELO, Cesar Enrique de ; LIMA, Jane Dilvana . Estrutura da assembléia de peixes em ambientes de erosão e deposição de uma ilha no curso médio do rio das mortes - MT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. Z. ; MELO, Cesar Enrique de ; SANTANA, V. T. P. ; SILVA, Samuel Elias da ; LIMA FILHO, João Alves de . Estrutura da ictiofauna em reservatórios e córregos da bacia do Rio Xingu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Jane Dilvana ; MELO, Cesar Enrique de ; LIMA FILHO, João Alves de ; SANTOS, Claudinea Padilho dos ; SILVA, Samuel Elias da . Caracterização da ictiofauna em córregos de cabeceira na área do garimpo do Araés, Nova Xavantina-MT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Eliete Francisca da ; MELO, Cesar Enrique de ; LIMA, Jane Dilvana ; SILVA, Samuel Elias da ; SANTOS, Claudinea Padilho dos ; MACHADO, Érika Maria Neif ; LIMA FILHO, João Alves de ; DARY, E. P. . Caracterização da ictiofauna em córregos de cabeceira da bacia do Rio Xingu, Mato Grosso, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Claudinea Padilho dos ; MELO, Cesar Enrique de ; LIMA FILHO, João Alves de ; SILVA, Eliete Francisca da ; DARY, E. P. ; SILVA, Samuel Elias da ; MACHADO, Érika Maria Neif . Estrutura da ictiofauna em córrego impactado, Fazenda Tanguro, bacia do Rio Xingu, MT-BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. ; MORAES, R. L. ; OLIVEIRA, E. . Monitoramento da fauna na área de mineração Ernesto. 2018.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. ; MORAES, R. L. ; OLIVEIRA, E. . Monitoramento de fauna na área de mineração Pau a Pique. 2018.

LIMA FILHO, João Alves de ; MORAES, R. L. ; OLIVEIRA, E. . Monitoramento de fauna na área da PCH Correntão. 2018.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da ictiofauna na área da PCH Inxú. 2018.

LIMA FILHO, João Alves de ; MORAES, R. L. ; Silva, T. M. . Monitoramento da ictiofauna na área da PCH Glicério Rocha. 2018.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da ictiofauna na área da CGH Colorado. 2018.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. . Inventário de Fauna na área da futura Usina Hidroelétrica Coité. 2017.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. ; MORAES, R. L. . Licenciamento ambiental para elaboração de PEF (Projeto de Exploração Florestal) na área da Fazenda Pietá. 2017.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. ; MORAES, R. L. ; Bonora, R. . Inventário de fauna na área da Fazenda Espírito Santo, em Água Boa-MT. 2017.

LIMA FILHO, João Alves de ; MORAES, R. L. ; Silva, T. M. ; OLIVEIRA, E. . Inventário de fauna na área da Fazenda Águia Dourada. 2017.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. . Inventário da Ictiofauna na área de influência da PCH Alto Garças. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. . Invetário da ictiofauna na área de influência direta da PCH Barra da Onça. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de . Inventário da ictiofauna na área do aterro sanitário SANORTE, SINOP-MT. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de ; Bonora, R. . Monitoramento da ictiofauna na área de influência da PCH Buritis. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de ; Bonora, R. . Monitoramento da Ictiofauna na PCH Curuá. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da Ictiofauna na PCH 3 de Maio. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da qualidade de água na área da PCH Coité-MT. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. ; MORAES, R. L. ; Bonora, R. . Monitoramento da fauna na área da Usina Hidroelétrica Suspiro. 2016.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. ; Bonora, R. . Monitoramento de bioacumulação de metais pesados em peixes na área da mineração TABOCA-AM. 2015.

LIMA FILHO, João Alves de ; Sodré, J. G. ; Silva, T. M. . Monitoramento da ictiofauna na área de influência da UHE-Sinop. 2014.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da ictiofana na área do aterro sanitário do vale do norte (Sanorte). 2014.

LIMA FILHO, João Alves de ; Silva, T. M. ; Cella Ribeiro ; HAUSER, M. ; DORIA, C . Ecologia e Biologia dos peixes do rio Madeira-RO. 2014.

LIMA FILHO, João Alves de . Levantamento e monitoramento da fauna em área de recuperação florestal, anteriormente afetadas pela extração de minério, na floresta nacional do Jamari, Rondônia. 2013.

LIMA FILHO, João Alves de . inventário da ictiofauna na Faz. Tangará. 2013.

LIMA FILHO, João Alves de . Inventário da Ictiofauna na área de influência da PCH-Caeté-MT. 2013.

LIMA FILHO, João Alves de . Inventário da Ictiofauna na área de influência da PCH-Glória-MT. 2013.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da ictiofauna na área de influência direta da PCH-Alto Araguaia-MT. 2013.

LIMA FILHO, João Alves de . Inventário e monitoramento da ictiofauna anteriormente afetada pela extração de minério pela empresa METALMIG. 2013.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da ictiofauna na área de influência direta da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. 2012.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da Ictiofauna na área de influência da Mineradora Apoena de "Ernesto" e "Pau a pique". 2012.

LIMA FILHO, João Alves de . Ocorrência e Distribuição de Hyphessobrycon eques na bacia do Rio São Francisco. 2012.

LIMA FILHO, João Alves de ; ZUANON, Jansen ; Torrente Vilara ; Gomes Vieira . Invetário Taxônomico do rio Madeira. 2012.

LIMA FILHO, João Alves de . Diagnóstico da pesca e plano de ordenamento pesqueiro no reservatório da UHE-SAMUEL. 2011.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da Ictiofauna na área de influência da Mineradora Apoena. 2011.

LIMA FILHO, João Alves de . Diagnóstico da ictiofauna do Rio Santo Antônio-MG. 2010.

LIMA FILHO, João Alves de . Monitoramento da Ictiofauna na área de influência da Mineradora Apoena. 2010.

LIMA FILHO, João Alves de . Diagnóstico da Ictiofauna do Rio do Sono-MG. 2010.

LIMA FILHO, João Alves de ; ZUANON, Jansen ; Gomes Vieira ; Torrente Vilara ; HAUSER, M. . Ecologia e Biologia dos peixes do rio Madeira. 2013.

LIMA FILHO, João Alves de ; ZUANON, Jansen ; Gomes Vieira . Inventário de peixes do rio Madeira. 2012.

LIMA FILHO, João Alves de . Diagnóstico da Ictiofauna do Rio Jucú-ES. 2011.

LIMA FILHO, João Alves de . Diagnóstico da Ictiofauna do Riberão Capixaba. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Estudo ecológico de populações de peixes em lagoas na planície de inundação do Rio Cuiaba- Pantanal-Brasil, Descrição: Estudo das populações de Hoplerytthinus unitaeniatus e Hopleosternum litoralle em lagoas permanetes da panície de inundação do Rio cuiabá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Coordenador / Samuel Elias da Silva - Integrante / Lúcia Aparecida de Fátima Mateus - Integrante / Jerry Penha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Estudo ecológico na área de mineração em Nova Xavantina-MT, Descrição: Levantamento ecológico rápido na área de influência da mineração Caraiba, em Nova Xavantina-MT. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Integrante / Samuel Elias da Silva - Integrante / Jane Dilvana Lima - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    strutura da ictiofauna e condições limnológicas em ambientes naturais e alterados nas bacias dos cursos médio e inferior dos rios Darro e Tanguro, Bacia do Rio Xingu, MT. Brasil, Descrição: O estudo objetiva avaliar a diversidade de espécies de peixes e condições limnológicas em córregos e calha dos rios dos cursos médios e inferiores dos rios Darro e Tanguro, Bacia do Rio Xingu, Estado de Mato Grosso, em áreas naturais e de cultivo de pastagens e soja, com o intuito de fornecer bases científicas para a compreensão dos impactos causados por essas atividades sobre os peixes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Integrante / Jane Dilvana Lima - Integrante / Eliete Francisca da Silva - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Coordenador / Priscyla Matos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Diagnóstico ecológico da ictiofauna em lagos do Parque Estadual do Araguaia- MT, Descrição: Levantamento da ictiofauna em lagos do Parque Estadual do Araguaia, com o objetivo de se verificar a diversidade de espécies e grupos tróficos dos peixes desses ambientes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Integrante / Samuel Elias da Silva - Integrante / Jane Dilvana Lima - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Coordenador / Claudinea Padilho dos Santos - Integrante.

  • 2006 - 2009

    Estudo ecológico rápido do Parque Estadual do Araguaia, Descrição: Estudo ecológico que temcomo principal objetivo gerar um banco de dados que embase o plano de manejo do Parque Estadual do Araguaia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Integrante / Jane Dilvana Lima - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    Monitoramento da ictiofauna e condições Limnológicas na PCH-Canoa Quebrada, Descrição: Projeto que visa o monitoramento da ictiofauna durante a realização das obras para construção da barragem da pCH Canoa Quebrada - Lucas do Rio Verde - MT e um ano após o fechamento da barragem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Integrante / Jane Dilvana Lima - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Avaliação dos impactos antrópicos sobre a fauna como subsídeo para gestão de paisagens em propriedades rurais - Componente: Ictiologia e Limnologia, Descrição: O projeto visa o levantamento e monitoramento da ictiofauna de pequenos córregos em áreas com diferentes níveis de desmatamento na região de cabeceira do córrego Tanguro, na bacia do Xingu, MT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Integrante / Samuel Elias da Silva - Integrante / Jane Dilvana Lima - Integrante / Eliete Francisca da Silva - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - Atual

    PANTANAL NORTE: estudos integrados com vistas à conservação. (PELD site 12), Descrição: A elaboração de propostas efetivas de uso e conservação só será possível se o entendimento do funcionamento ecológico do sistema for acompanhado do entendimento das relações sociais em diferentes temporalidades, que orientam o tipo de uso das funções ambientais" e "a conservação efetiva só será possível se estiver associada à melhoria da qualidade de vida das pessoas que se relacionam com o sistema natural a ser conservado" são duas das premissas básicas do grupo proponente, que estão em plena sintonia com as premissas de trabalho do SESC em sua área de atuação no Pantanal (SESC 2000, Alho et.al, 1998, SESC,s/d). Está também de acordo com os princípios do Programa PELD, por refletir a clara política do CNPq e do MCT, manifestada através dos mais diferentes editais que forçam os proponentes de projetos das mais diferentes áreas da ciência a elencarem resultados que efetivamente alterem as condições sociais dos grupos direta ou indiretamente afetados. Está de acordo ainda com os planos regionais de desenvolvimento, implementados tanto pelo Governo de Mato Grosso quanto pelo Governo Federal (PRODEAGRO, BID Pantanal), que visam melhoria da qualidade de vida associada à melhoria das condições ambientais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Integrante / Lúcia Aparecida de Fátima Mateus - Integrante / Jerry Penha - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Projeto Rio madeira, Descrição: O Projeto Madeira vem sendo desenvolvido desde 2003 com o objetivo de inventariar os diferentes habitats da ictiofauna da bacia do rio Madeira. Identificar variáveis que permitam explicar como a ictiofauna responde às alterações ambientais na bacia, efeitos na escala espacial e temporal, biogeografia, bem como os efeitos de antropogênicos como desmatamento e estabelecimento de aproveitamentos hidrelétricos exigiram uma padronização no uso dos diferentes apetrechos de pesca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alves de Lima Filho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Estudos e Pesquisas do Agronegócio Rondoniense. , Travessa Guaporé, Centro, 78060-900 - Porto Velho, RO - Brasil, Telefone: (69) 21822230, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional