Flávia Gonçalves da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense(UFF) na linha de Pesquisa: Trabalho-Educação (2024), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de Pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação(2019). Possui Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada Maria Thereza (2012). Aperfeiçoou-se em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2007. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense(UFF) em 2004 . Docente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em regime estatutário. Iniciou trajetória de trabalho nos Centros Integrados de Educação Pública(CIEPs) no Estado do Rio de Janeiro em 1994 atuando em escolas em regime de tempo integral como docente até o ano de 2001. Tem experiência na área de gestão escolar e orientação educacional. Atuou como gestora pública em unidades escolares de 2001 até o ano de 2021. Atualmente realiza pesquisas com foco no Ensino Médio, Educação Profissional e Ensino Médio Integrado à Educação Profisional e na Educação Integral e em tempo Integral. Integra o Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde e do Grupo de Pesquisa Políticas. Defendeu a tese intitulada: ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE SEEDUC/RJ: MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES (2008-2021) em 22/01/2024.

Informações coletadas do Lattes em 14/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2019 - 2024

Universidade Federal Fluminense
Título: ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE SEEDUC/RJ: MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES (2008-2021)
MARIA CIAVATTA.

Mestrado em Educação

2017 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Ensino Médio Inovador: Uma Política Pública de Educação Integral em Tempo Integral no Estado do Rio de Janeiro
, Ano de Obtenção: 2019.Elisangela da Silva Bernado.

Especialização em MBA em gestão empreendedora

2013 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: Recuperação de estudos: uma busca pela educação de qualidade
Orientador: Mônica Garelli

Especialização em Psicopedagogia

2010 - 2011

Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMATh
Título: Família e Escola: o papel da familia no processo ensino-aprendizagem no 6º ano do ensino fundamental

Aperfeiçoamento em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO PUBLICA

2005 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: NAO. Ano de finalização: 2007
Orientador: NAO

Graduação em Pedagogia

1999 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: Imprensa e Educação: Mediações na formação do Consenso Neoliberal
Orientador: JOSE DOS SANTOS RODRIGUES

Formação complementar

2020 - 2020

Para entender as categorias de Gramsci na realidade brasileira. (Carga horária: 12h). , Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.

2020 - 2020

COMO ESMAGAR O FASCISMO? LIÇÕES DA HISTÓRIA. (Carga horária: 30h). , FUNDAÇÃO DINARCO REIS, FDR, Brasil.

2019 - 2019

CURSO DE FORMAÇÃO EM EAD COM ÊNFASE NA TUTORIA CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2019 - 2019

TUTORIA NA PLATAFORMA MOODLE/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2012 - 2012

Competências Básicas, do Programa Formação pela Escola. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2012 - 2012

Programa Dinheiro Direto na Escola, do Programa Formação pela Escola.. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

SILVA, F. G. . XXVI FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL. 2018. (Outro).

SILVA, F. G. . XXVI FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL. 2018. (Outro).

Participação em eventos

XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico - À beira do abismo: os caminhos da humanidade diante da ameaça de sua extinção. O uso da fotografia publicitária como instrumento ideológico: o Ensino Médio Integrado na rede SEEDUC-RJ. 2024. (Congresso).

41ª Reunião Nacional da ANPEd. 2023. (Congresso).

Seminário Internacional-Educação Integral na Sociedade Contemporânea: reflexões e desafios em pleno século XXI.Ensino Médio em Tempo Integral: um caminho possível também para a juventude?. 2021. (Seminário).

EDUCAÇÃO POPULAR EM PAUTA: DIÁLOGOS IMPERTINENTES: A CENTRALIDADE DE TRABALHO-EDUCAÇÃO E A FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PESQUISA SOCIACIL. 2020. (Oficina).

III Encontro Web Café: Como vai você?. 2020. (Encontro).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: CENÁRIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE REFORMAS.A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO TAMBÉM É IMPORTANTE?. 2020. (Simpósio).

IV Seminário Virtual Internacional do Grupo Educação, Política Públicas e Mundo do Trabalho. 2020. (Seminário).

REIPPE CONVIDA. 2020. (Encontro).

II ENAC-Encontro Acadêmico.Formação Escolar da Classe Trabalhadora: algumas reflexões. 2019. (Encontro).

IX SEMANA DE EDUCAÇÃO TANIA MARA TAVARES DA SILVA.GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO: DESAFIOS PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. 2019. (Simpósio).

Seminario Neddate: Democracia, resistência & Luta. 2019. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO ESTADUAL DA ANPAERJ POLÍTICA EDUCACIONAL NO/DO RIO DE JANEIRO: SISTEMAS DE EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO.OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO. 2019. (Seminário).

XIV Seminário do Grupo THESE.Ensino Médio Integrado: educação integral ou formação de mão de obra para o mercado de trabalho?. 2019. (Seminário).

XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: PRESSUPOSTOS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO OU PREPARO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO?. 2019. (Simpósio).

II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. EDUCAÇÃO INTEGRAL OU(E)M TEMPO INTEGRAL E A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DE PAULO FREIRE: POSSÍVEIS RELAÇÕES.. 2018. (Congresso).

III SEMINÁRIO DO GEPALE E ENCONTRO DO PROCAD/CAPES.- PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. 2018. (Seminário).

XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL.PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UMA OPORTUNIDADE DE INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES. 2018. (Seminário).

Conversa com Pesquisadores. 2017. (Encontro).

Roda de Conversa Medida provisória 746/2016 e seu impacto na educação Básica e na formação docente.. 2017. (Encontro).

CONVERSAS CRITICAS UNIRIO. 2016. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Thaynara Bonifacio Silva

SILVA, T. B.;ABREU, E.SMORAES, J. D.SILVA, F. G.. ?OS CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA UMEI - A TRAJETÓRIA DE LUTA DE MORADORES DE UMA COMUNIDADE DE NITERÓI - RJ?. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato sensu em Questões Históricas e Filosóficas da Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Angela Cristina Mariano

?GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: Uma busca pela qualidade escolar; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia Gonçalves da Silva;

Marlene Da Silva Santos

O Material didático da EJA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia Gonçalves da Silva;

Arnaldo Francisco da Silva

A parceria entre a família e a escola: uma relação necessária; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia Gonçalves da Silva;

Ester José dos Santos

INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia Gonçalves da Silva;

GISELI MARINS QUARESMA

A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, LIDERANÇA DO DIRETOR E QUALIDADE DE ENSINO: DESAFIOS QUE SE IMPÕEM À ESCOLA PÚBLICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia Gonçalves da Silva;

Aline Cristina de Souza e Souza

Pedagogia Empresarial: A inserção do pedagogo para além da educação escolar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia Gonçalves da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, FLÁVIA GONÇALVES DA ; CIAVATTA, MARIA . escola em tempos de pandemia. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 4, p. 2494-2512, 2022.

  • BERNADO, E. S. ; SILVA, F. G. ; FELIX, R. C. R. P. . Ensino Médio Inovador: os desafios da Educação Integral e (em) Tempo Integral para a juventude Autores Elisangela da Silva Bernado. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 2, p. 175-195, 2022.

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . Ensino Médio em tempo integral: uma aposta na qualidade de ensino? | Full-time high school: A bet on teaching quality?. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS , v. 25, p. 1, 2020.

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . Ensino médio em tempo integral e a escola de Antonio Gramsci: é possível utilizar os conceitos de Gramsci no desenvolvimento de uma escola de ensino médio mais igualitária?. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 23, p. 160-174, 2019.

  • BERNADO, E. S. ; SILVA, F. G. . Ensino Médio e(m) Tempo Integral: uma breve análise das políticas públicas para os jovens do século XXI. RBRAEM / Revista Brasileira do Ensino Médio , v. v. 2, p. 100-115, 2019.

  • MENDES, F. G. S. ; SILVA, F. G. . Recuperação de estudos: uma busca pela educação de qualidade. CADERNOS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO , v. 2, p. 01-22-22, 2014.

  • SILVA, F. G. . Ensino Médio Integral e Integrado à Educação Profissional: o acirramento da disputa sobre a formação dos jovens. In: Éder da Silva Silveira; Nayolanda Coutinho Lobo Amorim de Souza. (Org.). Ensino Médio Integral e Integrado à Educação Profissional: o acirramento da disputa sobre a formação dos jovens. 1ed.Caxias do Sul-RS: EDUCS ? Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2024, v. 1, p. 186-203.

  • SILVA, FLÁVIA GONÇALVES DA ; BERNADO, E. S. . ENSINO MÉDIO INOVADOR:uma politica pública de educação integral em tempo integral no estado do Rio de Janeiro. In: ELISANGELA DA SILVA BERNADO; ANTÔNIO GOMES FERREIRA. (Org.). Política, Gestão e Formação: diálogos possiveis. 1ed.CURITIBA: CRV, 2023, v. 1, p. 289-300.

  • BERNADO, E. S. ; Mota, P. F ; SILVA, F. G. . Os desafios da gestão democrática no contexto escolar: algumas reflexões. In: Arthur Vianna Ferreira. (Org.). Conviver também é Educar. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2019, v. , p. 45-55.

  • SILVA, F. G. . OS DIVERSOS PAPÉIS DESENHADOS PARA A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL NO SÉCULO XXI REVELADOS BARBARAMENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19.. In: 14a Reunião da ANPEd ? Sudeste (2020), 2020, Rio de Janeiro. 14a Reunião da ANPEd ? Sudeste, que tem por tema central Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia., 2020.

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. In: ?A política de educação integral no Brasil: tensões e possibilidades?, 2018, CAMPINAS-SÃO PAULO. Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPALE) (3.: 2018 : Campinas, SP) Anais [do]? / III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPALE) e Encontro do Programa de Cooperação. CAMPINAS: Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Educação, 2018. v. UNICO. p. 48-64.

  • SILVA, F. G. ; CIAVATTA, MARIA . O uso da fotografia publicitária como instrumento ideológico: o Ensino Médio Integrado na rede SEEDUC-RJ. In: XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/UESB: ?À beira do abismo: os caminhos da humanidade diante da ameaça de sua extinção?, 2024, VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA. XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/UESB: ?À beira do abismo: os caminhos da humanidade diante da ameaça de sua extinção?, 2024. v. 15. p. 1284-1289.

  • SILVA, F. G. . A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REDE SEEDUC/RJ: A CORROSÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE GESTÃO PÚBLICA.. In: VIII Seminário Internacional do GREPPE ? O direito à educação na berlinda: retrocessos em análise, 2023, Campinas. VIII Seminário Internacional do GREPPE ? O direito à educação na berlinda: retrocessos em análise, 2023. p. 110-113.

  • SILVA, F. G. . Ensino Médio Integral e Integrado à Educação Profissional: o acirramento da disputa sobre a formação dos jovens. In: Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina, 2022, Santa Cruz do Sul, RS. II Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina. Santa Cruz do Sul, RS: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2022. v. v. 2.

  • SILVA, F. G. . ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA SECRETARIA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (SEEDUC/RJ): REFLEXÕES PERTINENTES. In: VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral, 2021. Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral, 2021.

  • SILVA, F. G. . O ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: O QUE NOS DIZ ESSE CURRÍCULO?. In: Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina, 2020, on line. Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina, 2020. v. 1.

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO. In: Anais do VIII Seminário Estadual da ANPAERJ - Política Educacional no/do Rio de Janeiro: Sistemas de Educação em Diálogo, 2019, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Estadual da ANPAERJ - Política Educacional no/do Rio de Janeiro: Sistemas de Educação em Diálogo, 2019.

  • G. S., F. ; I., A. . EDUCAÇÃO INTEGRAL OU(E)M TEMPO INTEGRAL E A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DE PAULO FREIRE: POSSÍVEIS RELAÇÕES.. In: ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2018, Minas Gerais. Anais do II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. Campinas: Galoa, 2018. v. 1.

  • SILVA, F. G. . PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UMA OPORTUNIDADE DE INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES. In: Seminário Internacional de la Red Estrado, 2018, Lima, Peru. Seminário Internacional de la Red Estrado (12. : 2018 : Lima, Peru) Actas 2018. Lima, Peru: Red Estrado, 2018., 2018. v. 1. p. 1-8.

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . Ensino Médio em Tempo Integral: Pressupostos de Qualidade na Educação ou preparo do jovem para o mercado de trabalho?. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, CURITIBA. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação. - Série Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Organização: João Ferreira de Oliveira, e Ângelo Ricardo de Souza [Livro Eletrônico]. ? Brasília: ANPAE,. BRASILIA: BIBLIOTECA ANPAE, 2019. v. 6. p. 73-77.

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . Ensino médio inovador e educação em tempo integral: um olhar sobre as políticas públicas. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação da ANFOPE - Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil, 2017, Rio de Janeiro. XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação da ANFOPE - Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil. Rio de Janeiro: ANFOPE, 2017. p. 370-371.

  • SILVA, F. G. . ?A empregabilidade e o empreendedorismo: reflexões sobre o Ensino Médio Integral e Integrado à Educação Profissional?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; CIAVATTA, MARIA . O uso da fotografia publicitária como instrumento ideológico: o Ensino Médio Integrado na rede SEEDUC-RJ. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; SALLY, M. A. ; MATTA, E. . AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O GERENCIALISMO NA REDE SEEDUC/RJ: A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA SOB FOGO CRUZADO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. . Ensino Médio Integral e Integrado à Educação Profissional: o acirramento da disputa sobre a formação dos jovens. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; MATTA, E. . BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR/REFORMA DO ENSINO MÉDIO: OS BASTIDORES DA ELABORAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MATTA, E. ; SILVA, F. G. . META 19 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: SUAS RESSIGNIFICAÇÕES NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO E O PROVIMENTO DA FUNÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. . Ensino Médio Integral e(m) tempo integral: um caminho possivel também para a juventude?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO TAMBÉM É IMPORTANTE?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . Ensino Médio em Tempo Integral: Pressupostos de Qualidade na educação ou preparo dos jovens no mercado de trabalho?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. . IX SEMANA DE EDUCAÇÃO TÂNIA MARA TAVARES DA SILVA- FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POLÍTICAS E PRÁTICAS EM TRANSFORMAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UMA POLITICA PUBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; IGLESIAS, A. . II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, F. G. . Programa Ensino Médio Inovador: Uma Oportunidade De Integração Das Práticas Docentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. . III JENEPS JORNADA DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E PEDAGOGIA SOCIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. G. . Desafios da Gestão Democrática no Cotidiano de uma escola publica na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. G. . Desafios da Gestão Democrática no Cotidiano de uma escola publica na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . Ensino Médio Inovador e Educação em Tempo Integral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. G. ; BERNADO, E. S. . Ensino Médio Inovador: Um olhar sobre as politicas publicas de Educação em Tempo integral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR SOUZA SOARES. , Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) - do km 9,001 ao km 11,499 - lado ímpar, Várzea das Moças, 24753560 - São Gonçalo, RJ - Brasil - Caixa-postal: 24751560, Telefone: (21) 37012725

Experiência profissional

2025 - Atual

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor adjunto de escola, Carga horária: 40

2005 - Atual

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40

2001 - Atual

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor adjunto, Carga horária: 40

1994 - Atual

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2021 - 2025

Secretaria de Estado de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 40

2024 - Atual

Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2024 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina lecionada: políticas públicas em educação

2019 - 2024

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: dinâmica e organização escolar e estágio curricular supervisionado 2

2024 - 2024

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor

Outras informações:
Atuação como tutora no projeto Alfa Paulo Freire-módulo I: Alfabetização, Pobreza e desigualdade, com caga horária total de 45 horas desenvolvido na modalidade EAD.