Monique Vilante de Lira
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC-UFPB). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Participou do Programa de Mobilidade Internacional (PIANI) no Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra, Portugal. Foi a integrante do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj). Atualmente, faz parte do Grupo de Estudos em Cinema e Audiovisual, (GECINE). Também integra a equipe de coordenação do Laboratório de Material Instrucional (LDMI) e a Assessoria de Comunicação do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB Virtual.
Informações coletadas do Lattes em 16/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2005 - 2009
Universidade Federal da Paraíba
Título: GUERRA DO IRAQUE: Análise das informações jornalísticas da editoria internacional e reportagens especiais da revista Veja
Orientador: Derval Gomes Golzio
Formação complementar
2007 - 2008
Comunicação Social. , Instituto Superior Miguel Torga, ISMT, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Produções bibliográficas
-
LIRA, M. V. . Os objetos podem ser protagonistas da narrativa jornalística?. In: Wellington Pereira. (Org.). SÓCRATES RECORTA JORNAIS CRÁTILO DESENHA PALAVRAS O NOME DAS COISAS NO JORNAL IMPRESSO. 1ed.João Pessoa: Marca de Fantasia, 2010, v. 1, p. 4-119.
Outras produções
LIRA, M. V. . UFPB Virtual. 2011. (Rede social).
LIRA, M. V. . UFPB Virtual. 2010. (Site).
LIRA, M. V. ; MARTINS, M. B. ; LINDEN, M. M. V. D. . Treinamento de professores para realização de Web Conferência utilizando a ferramenta Adobe Connect. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIRA, M. V. ; MARTINS, M. B. ; LIMA, N. M. ; LINDEN, M. M. V. D. . Manual Lousa Digital. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).
LIRA, M. V. . Entrevista com o fotógrafo Cacio Murilo. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Profissões digitais. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Letz - Rede de divulgação de eventos. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Evolução da telefonia celular. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Entrevista com o cineasta Torquato Joel. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Educação à Distância Através do Uso da Plataforma Moodle. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . ENTREVISTA Ginga App Store. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . ProInfo - Capacitação de professores para novas tecnologias. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Institucional Oficina Jogos Educativos com Power Point. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Ferramentas para Educação através da Web 2.0. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Capacitação de professores para novas tecnologias _ ProInfo. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Institucional - Oficina construindo materiais educativos com Hotpotatoes. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Institucional Oficina Construindo Objetos de Aprendizagem com o Exelearning. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Institucional Oficina de Sensibilização do uso da Tecnologia da Educação. 2011. Vídeo.
LIRA, M. V. . Banco de Imagens do Grupo de Estudos em Mídias e Tecnologia na Educação - GEMTE. 2011. Fotografia.
LIRA, M. V. . ENTREVISTA Equipe UFPBaja. 2011. Vídeo.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
UFPBVirtualVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Equipe de coordenação do LDMI e Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Monique Vilante de Lira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?