Telma Freitas de Abreu
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Possui especialização em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Educação Física Escolar (2007). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares na Universidade Federal de São João del-Rei (2013). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Caparáo - grupo de pesquisa sobre Natureza (UFMG). Ocupa o cargo de Técnica em Lazer e Desenvolvimento Social no Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde da Universidade Federal de São João del-Rei.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do lazer
2020 - Atual
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Maria Cristina Rosa.
Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares
2011 - 2013
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Experiências formativas de discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
, Ano de Obtenção: 2013.Marcelo Pereira de Andrade.Coorientador: Ruth Bernardes Sant'ana. Palavras-chave: Lógicas da experiência social; licenciatura em Educação Física.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação docente.
Especialização em Educação Física Escolar
2005 - 2007
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O PROJETO DANÇA-EDUCAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA: a possibilidade de uma atuação crítico-superadora.
Orientador: Hajime Takeuchi Nozaki
Formação complementar
2023 - 2023
História Oral; produção, difusão e temas socialmente vivos. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.
2013 - 2013
Didática do Balé Cubano para crianças. (Carga horária: 90h). , Escola de dança Sabrina Margotti, EDSM, Brasil.
2006 - 2006
Laban e a Arte do Movimento. (Carga horária: 36h). , Associação Amigos do Ekilíbrio, AAE, Brasil.
2005 - 2005
Dança Moderna. (Carga horária: 32h). , Corpus Núcleo de Dança, CND, Brasil.
2004 - 2004
Dança, Arte na Educação. (Carga horária: 120h). , Associação Amigos do Ekilíbrio, AAE, Brasil.
2004 - 2004
Jazz. (Carga horária: 92h). , Corpus Núcleo de Dança, CND, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
BERCHEZ, F. A. S. ; ABREU, T. F. . Mediação da mesa: Esportes de Aventura como Instrumento de Educação Ambiental. 2024. (Outro).
ABREU, T. F. ; ROSA, M. C. ; GOMES, C. L. . II Colóquio Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2021. (Outro).
ABREU, T. F. . II Encontro MG de Comportamento Motor. 2019. (Congresso).
MENDES, D. S. ; ABREU, T. F. . III Encontro Nacional de Educação Física Escolar da UFSJ. 2017. (Outro).
ABREU, T. F. . Experimentação da motricidade cultural, lúdica e artística entre alunos das APAE's de municípios da região do Campo das Vertentes. 2017. (Outro).
ABREU, T. F. . Experimentação da motricidade cultural, lúdica e artística entre alunos das APAE's de municípios da região do Campo das Vertentes. 2016. (Outro).
ABREU, T. F. . Experimentação da motricidade cultural, lúdica e artística entre alunos das APAE's de municípios da região do Campo das Vertentes. 2015. (Outro).
GUIMARÃES, A. C. ; Saddi, R. S. ; ABREU, T. F. . I Semana Acadêmica do curso de Educação Física da UFSJ. 2014. (Outro).
ABREU, T. F. . I Encontro Internacional de Motricidade Humana. 2013. (Outro).
ABREU, T. F. . IV ENOME - Encontro Nacional do Observatório da Mídia Esportiva. 2012. (Congresso).
ABREU, T. F. . Primeira Mostra de Ginástica e Arte Corporal IPTAN. 2011. (Festival).
ABREU, T. F. . Como elaborar projetos de pesquisa: uma introdução ao trabalho acadêmico, especialmente projeto de monografia. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Encontro do projeto de extensão Trilhas do Caparaó Tema Esportes de Aventura como Instrumento de Educação Ambiental. 2024. (Encontro).
Projeto de extensão trilhas do Caparaó. Tema: Maritimidade: Um Olhar Geográfico. 2024. (Encontro).
Encontro do projeto de extensão TRILHAS DO CAPARAÓ, tema. 2023. (Encontro).
Encontro do projeto de extensão TRILHAS DO CAPARAÓ, tema. 2023. (Encontro).
Encontro do projeto de extensão TRILHAS DO CAPARAÓ tema ?A natureza e a promoção da saúde e do bem-estar humano?.. 2023. (Encontro).
TRILHAS DO CAPARAÓ, promovido pelo CAPARAÓ ? GRUPO DE PESQUISA SOBRE NATUREZA, com o tema ?Conflitos socioambientais, Direitos da Natureza e o direito ao Lazer na América Latina?,. 2023. (Outra).
XI Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp.Entre pescar e contemplar: proessos de transição de valores e usos do ambiente nos mergulhos de lazer (1949-1980). 2023. (Seminário).
XI Seminário Nacional do Centro de Memória-Unicamp - Oficina Difusão Cultural de Acervo. 2023. (Oficina).
Encontro do projeto de extensão TRILHAS DO CAPARAÓ,, tema "A Floresta que nos Habita: Relações Pessoa-Ambiente Amazônico".. 2022. (Encontro).
I Seminário da Rede Iberoamericana de História da Educação em Ciências (REDiHEC). 2022. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XVIII Seminário "O Lazer em Debate". 2022. (Congresso).
Roda de Conversa Lazer e Espaços Urbanos. 2022. (Outra).
TRILHAS DO CAPARAÓ.Entre o humano e a natureza, os sentidos da paisagem em Yi-Fu Tuan. 2022. (Encontro).
XXV JORNADES INTERNACIONALS D?HISTÒRIA DE L?EDUCACIÓ L?atracció pedagògica vers la mar durant el segle XX.Potencial dos equipamentos de Mergulho Autônomo Recreativo para compreender as sensibilidades diante do ambiente subaquático marinho e a educação do corpo dos mergulhadores. 2022. (Outra).
2º Curso de Introdução à História Pública,. 2021. (Outra).
Atividade "Currículo, publicações e internacionalização?. 2021. (Outra).
Fórum permanente: Repositório Arquivístico Digital Confiável. 2021. (Outra).
II Colóquio Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2021. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XVIII Seminário "O Lazer em Debate". 2021. (Congresso).
?O retorno à natureza na Reforma da Vida?. 2020. (Encontro).
Encuentro Nacional XIII Internacional de Investigadores en EducaciónFísica IV Encuentro de Extensión. 2020. (Encontro).
1º Seminário do Projeto "Corpos, Natureza e Sensibilidade em Perspectiva Transnacional". 2019. (Seminário).
30° ENAREL - Encontro de Recreação e Lazer e do IX Seminário de Estudos do Lazer.Redescobrindo a Fazenda do Pombal Diálogos Entre Meio Ambiente, Lazer e Patrimônio Histórico Cultural. 2019. (Encontro).
I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer. 2019. (Outra).
3º Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN. Pôsteres. 2018. (Congresso).
VII Reunião do ProEFE - Educação Física escolar: a diversidade cultural em questão. 2016. (Outra).
V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. 2014. (Congresso).
Encontro Pedagogia histórico-crítica e Educação Física. 2013. (Encontro).
I Encontro Internacional de Motricidade Humana. 2013. (Encontro).
VI Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2013. (Seminário).
IV ENOME - Encontro Nacional do Observatório da Mídia Esportiva.Participação na Comissão Científica do IV ENOME - Encontro Nacional do Observatório da Mídia Esportiva. 2012. (Encontro).
24º Inverno cultural da UFSJ. 2011. (Oficina).
II Encontro de Educação Física Escolar da UFSJ. 2011. (Encontro).
mini curso: Avaliação Formativa: Reflexões e Desafios. 2011. (Outra).
23º Inverno Cultural da UFSJ. 2010. (Oficina).
III Congresso Estadual de Educação Física Escolar: "Compartilhando saberes: ênfase nas séries iniciais do ensino fundamental". 2010. (Congresso).
Capacitação em Educação Física da Superintendência Regional de Educação. 2009. (Outra).
III Fórum das Licenciaturas da UFSJ: vozes da Educação Básoca. 2009. (Outra).
II Fórum das Licenciaturas da UFSJ: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas da UFSJ.. 2008. (Outra).
Novas Tendências Metodológicas na Arte de Ensinar. 2008. (Congresso).
XII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar (EnFEFE). 2008. (Encontro).
I Encontro de Educação Física Escolar da UFSJ. 2007. (Encontro).
Simpósio "Laban e Arte do Movimento". 2006. (Simpósio).
Dança, Arte na Educação. 2004. (Outra).
II Simpósio de Formação de Professores. 2004. (Simpósio).
XII Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG. 2004. (Congresso).
CEFFIS - Congresso de Educação Física e Fisioterapia de Juiz de Fora. 2003. (Congresso).
II Encontro de Educação Física Juiz de Fora MG. 2002. (Encontro).
VIII Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG. 2000. (Congresso).
Metodologia do Treinamento em Ginástica de Academia. 1999. (Outra).
Participação em bancas
Tortorillo, T.O.; Gonçalves, M. T.;ABREU, T. F.. Reestruturação do quadro de servidores da Euducação e a necessidade de capacitação e melhoria na gestão de pessoas - visão crítica.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Gonçalves, M. T.; Tortorillo, T.O.;ABREU, T. F.. Gestão da Qualidade do transporte de alunos da rede Estadual de Ensino no Município no Município de Miracatu (São Paulo).. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Tortorillo, T.O.; Gonçalves, M. T.;ABREU, T. F.. As fases de implementação de um projeto público: o caso de projeto horta educativa.. 2014.
ABREU, T. F.. Motivação para o trabalho na função de maquinista no departamento de tração das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trasportes Metropolitanos (CPTM). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Mudança organizacional focada no comportamento dos gestores dos recursos humanos e na sustentabilidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Garantia de acesso a informação financeira disponibilizada por meios eletrônico: análise da contribuição da lei da transparência. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Meritocracia, motivação e avaliação de desempenho na gestão de pessoas do governo do Estado de São Paulo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Fatores que motivam o servidor público: um estudo sobre uma autarquia estatal de educação técnica e tecnológica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Pesquisa de clima organizacional na administração pública: estudo realizado em um gabinete de Superior Tribunal de Justiça. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. O papel do supervisor de ensino no processo de gestão democrática e participativa nas escolas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. A gestão para resultados na diretoria de ensino - região de Miracatu (SP).. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. O Plano Diretor da reforma do aparelho do estado: avanço e limitações. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
DIAS, C.; ROSA, M. C.;ABREU, T. F.. Uso e ocupação por mulheres de um espaço de divertimento ao ar livre, o Parque Municipal de Belo Horizonte, no final do século XIX e início do século XX. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ABREU, T. F.. A rotina na educação infantil: a importância da rotina na creche. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. A alfabetização na educação infantil panorama e perspectivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Sala de recursos: alfabetizar ou ensinar?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. O ensino Religioso na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; COSTA, F. N.; ALMEIDA, M. A.. Laboratório Escola: uma nova abordagem de arquitetura para as pedagogias alternativas em Rio Pomba, MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Rizzuti, E.; Saddi, R. S.;ABREU, T. F.. da Silva, Isabela C. Ap. Reis, Aline A. de Carvalho.A pedagogia do esporte em fotografias de crianças: expressões e significados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Utilização do método das Palavras geradoras na linguagem intra-muros das prisões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Um estudo de caso sobre a mediação docente no ato de brincar em um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Divinópolis: o que dizem as professoras?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. A discussão sobre Trastorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no Brasil a partir de um exercício de Estado da Arte realizado no site de buscar Google Acadêmico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. A Formação Humana na Dança pela técnica Klauss Vianna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.;ABREU, T. F.; BARBOSA, S. R.. Educação Inclusiva: da segregação à inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.;ABREU, T. F.; FERREIRA, S. A.. Jogos: uma alternativa de aprendizagem de matemática no 7º ano do Ensino Fundamental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; BARBOSA, S. R.;ABREU, T. F.. Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: Histórico e Motivações.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.;ABREU, T. F.; BARBOSA, S. R.. .O lúdico e a prática pedagógica do professor de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; BARBOSA, S. R.;ABREU, T. F.. Análise da importância do trabalho coletivo no contexto da Educação Infantil das escolas públicas, pela perspectiva de Makarenko.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Violência no ambiente escolar e os impactos da relação professor-aluno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Jogos e brincadeiras no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Avaliação externa e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. A importância da afetividade no processo de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Evasão da Educação de Jovens e Adultos dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Maria Celina Walter Assis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Os instrumentos de Avaliação para a Educação Básica na rede pública brasileira: possibilidades e dasafios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. A música na Educação Infantil como fator de desenvolvimento na aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Implicações da dinâmica lúdica no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Violência escolar; caminhos para compreender e combater. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
CARVALHO, Ana Cláudia;ABREU, T. F.. A discussão sobre gênero na Educação Física Escolar nas publicações da Revista Movimento entre os anos 1994-2015: um exercício de estado da arte!. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Rizzuti, E.; Paulo Varejão;ABREU, T. F.. A Educação do Olhar Docente: um aprendizado além da razão.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.;ABREU, T. F.. Educação Infantil e afetividade: um diálogo com algumas teorias da Educação e da Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. Como a psicomotricidade pode colaborar no desenvolvimento da linguagem escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: possibilidades para a Educação Ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. O uso da informática como recurso educativo: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. A discussão sobre a violência escolar presente nas publicações realizadas na Revista Educação e Pesquisa entre os anos de 2011 a 2014: um estudo da arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. O teatro na educação: um diálogo entre os autores de teatro e os aspectos artísticos da teoria das inteligências múltiplas de Gardner. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. Dificuldade de aprendizagem associada à Dislalia no contexto escolar: possibilidades de atuação docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. A ludicidade em uma escola pública do Município de Ribeirão Preto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. A discussão sobre ética no contexto escolar presente nas publicações da Revista Educação e Pesquisa entre os anos 2000 a 2014: um estado da arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; FERREIRA, S. A.. O trabalho com jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; Rigoni, A. C. R.; Rizzuti, E.. O desejo pelo corpo perfeito: a visão dos frequentadores de uma academia de ginástica do Município de São João del-Rei. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; Rizzuti, E.. Ginástica Para todos e o "Se-movimentar": um relato de experiência com os alunos da APAE de São João del-Rei. 2014.
Saddi, R. S.; Rizzuti, E.;ABREU, T. F.. Futsal para jovens: esboçando aspectos teórico-metodológicos em um projeto de intervenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Rigoni, A. C. R.; Rizzuti, E.;ABREU, T. F.. Corpo, Movimento e Diversidade nas aulas de Educação Física: o papel do professor. 2014 - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Rizzuti, E.;ABREU, T. F.. A Corrida de Orientação como ferramenta pedagógica em uma escola pública de São João del-Rei. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Rigoni, A. C. R.;ABREU, T. F.; Rizzuti, E.. Uma análise sobre os padrões corporais na sociedade contemporânea e suas formas de circulação na rede social Facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Rizzuti, E.; Rigoni, A. C. R.;ABREU, T. F.. A noção de "experiência" e educação dos sentidos nas aulas de Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Rizzuti, E.; Botti, M;ABREU, T. F.. Nascim.Professores de Educação Física e seus diálogos entre os saberes da dança e sua prática pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Botti, M; Rizzuti, E.;ABREU, T. F.. História de vida de uma Professora de Educação Física e suas experiências com a Dança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. Peixoto.A corrida de orientação como proposta de conteúdo da Educação Física Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Mendes Resende.A dança enquanto conteúdo da Educação Física: a questão da resistência do gênero masculino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Artes Marciais como proposta de conteúdo da Educação Física Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Atividade física de aventura no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Fernandes Gonçalves.O Folclore como proposta de conteúdo da Educação Física Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Gonçalves.O resgate de jogos e brincadeiras antigas e sua importância no meio escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Miranda, Raquel de Oliveira; Santos, Adilson Luís dos; SANTOS, Z. A.;ABREU, T. F.. Estratégias de prevenção e Intervenção em Situações de Pronto Atendimento Por Parte do Professor de Educação Física.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. de Mendonça.A atuação do Professor de Educação Física na Prevenção e Intervenção Coadjuvante no Tratamento do Diabetes Mellitus.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Nascimento, Vítor Fernandes do;ABREU, T. F.. O Papel do Professor de Educação Física no Combate à Obesidade na Escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Ferreira, Maysa Gabriela de Souza;ABREU, T. F.. O Papel do Professor de Educação Física em uma Equipe Multiprofissional no Tratamento da Obesidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Resende, Jacqueline Maria de;ABREU, T. F.. A Importância da Prática de Atividades Aeróbicas e seus Benefícios Para Crianças Asmáticas.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Silva, Willian Mauro;ABREU, T. F.. A História do Futebol e a Evolução das Regras Através dos Tempos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Gonçalves, Riane Reis de Resende;ABREU, T. F.. Natação; História e considerações Sobre Estilos de Nados.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.; Perroni, Ananda Lila de Sousa; Nascimento, Flávia Letícia do. O conteúdo dança nas aulas dé Educação Física no ensino basico de São João del-Rei/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
RODRIGUES, Jussara Aline;ABREU, T. F.. A Educação Física na Escola: A questão da agressividade entre adolescentes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
MEIRELES, Geraldo Lúcio;ABREU, T. F.. A Capoeira na Educação Infantil: Questões Pedagógicas e Culturais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
LEDEIRA, Frederico Guilherme;ABREU, T. F.. Intervenções na Postura da Criança e Adolescente Através da Aulas de Educação Física Escolar.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
SANTOS, Roberto Antônio dos;ABREU, T. F.. A Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência Auditiva na Educação Física Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
CABRAL, Pollyane Ellen;ABREU, T. F.. A Inclusão de Portadores de Deficiência Visual na Educação Física Escolar.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
RESENDE, Renan Inácio;ABREU, T. F.. As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física Escolar e seu Desenvolvimento em Resende Costa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
PAIVA, Renata Gonçalves;ABREU, T. F.. Dislipidemias: Causas, conseqüências e as Possibilidades de Intervenção e Prevenção para o Professor de Educação Física.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
ALMEIDA, Rita Carolina de;ABREU, T. F.. A Inclusão de Crianças Portadoras da Síndrome de Down nas Aulas de Educação Física. 2010 - Fundação Presidente Antônio Carlos.
SALES, Cláudio Cesar de Praga;ABREU, T. F.. A Importância do Esporte Coletivo na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
RESENDE, Paulo Henrique;ABREU, T. F.. A Importância do Professor de Educação Física na Educação Infantil. 2010.
ZIVIANNI, Patrícia Aparecida;ABREU, T. F.. O Papel do Professor de Educação Física Escolar com Crianças Portadoras do transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
ABREU, T. F.. A atividade física como meio auxiliar na questão da obesidade infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Do picadeiro às quadras: pedagogizando o tema Circo à Luz da Abordagem Crítico-Superadora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Identidade da Educação Física Escolar: o quadro geral nas escolas municipais de São João del Rei. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. A dança enquanto componente da Educação Física Escolar: construindo diretrizes para o trato pedagógico da dança à partir da abordagem Crítico-Superadora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. A relevância da dança enquanto componente da Educação Física Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. A atividade física e idoso portador de Osteoporose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Percepção subjetiva dos benefícios da natação para portadores de doenças respiratórias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. Culto ao corpo dos jovens e doenças estéticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ABREU, T. F.. A atividade física como fator positivo na promoção da qualidade de vida de portadores de Diabetes Mellitus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
ÁVILA, Joice Maria Pinto;ABREU, T. F.. A Inclusão de Crianças Portadoras de Síndrome de Down na Escola Através da Atividade Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos.
ANJOS, Sarah Coelho dos; PAIVA, Vítor Dias de.; ANDRADE M. P.;ABREU, T. F.. .A Apropriação da Literatura Acadêmica da Educação Física Brasileira: o caso de professores do município de São João del-Rei.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ABREU, T. F.. A Abordagem Crítico-Superadora e sua influência nas aulas de Educação Física de uma terceira série de uma escola do município de São João del Rei - Minas Gerais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ANDRADE M. P.;ABREU, T. F.; CAPUTO, C. J. C.; SILVA, W. V.; BESAMAT., R. S. R.. .A Influência midiática sobre a construção da Imagem Corporal nos alunos de Educação Física da UFSJ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
NASCIMENTO, J. R.;ABREU, T. F.; ADAO, K. S.; ANDRADE M. P.; SANTANA, L. M.; SOARES, J. G.. F..O sentido atribuído pelos alunos do ensino médio à Educação Física.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Orientou
Mudança organizacional, focada no comprometimento dos gestores, dos recursos humanos e na sustentabilidade; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Meritocracia, motivação e avaliação de desempenho na gestão de pessoas no Governo do Estado de São Paulo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Pesquisa de clima organizacional na Administração Pública: estudo realizado em um gabinete de Superior Tribunal de Justiça; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
O papel do supervisor de ensino no processo de gestão democrática e participativa nas escolas; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A gestão para resultados na Diretoria de Ensino - Região de Miracatu (SP); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
O plano diretor da reforma do Aparelho do Estado: avanços e limitações; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Fatores que motivam o servidor público: um estudo sobre uma autarquia estatal de educação técnica e tecnológica; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Garantia de acesso à informação financeira disponibilizada por meios eletrônicos: análise da contribuição da lei da transparência; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Motivação para o trabalho na função de maquinista no departamento de tração das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM); ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância (NEAD/UAB)) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Utilização do método das Palavras geradoras na linguagem intra-muros das prisões; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A discussão sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no Brasil a partir de um exercício de Estado da Arte realizado no site de buscar Google Acadêmico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A formação humana na dança pela técnica Klauss Vianna; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Um estudo de caso sobre a mediação docente no ato de brincar em um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Divinópolis: o que dizem as professoras?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia a distância) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
O uso da informática como recurso educativo: um estudo de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A discussão sobre a violência escolar presente nas publicações realizadas na Revista ?Educação e Pesquisa? entre os anos de 2011 a 2014: um estado da arte; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
O teatro na educação: um diálogo entre os autores de teatro e os aspectos artísticos da teoria das inteligências múltiplas de Gardner; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Dificuldade de aprendizagem associada à Dislalia no contexto escolar: possibilidades de atuação docente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A ludicidade em uma escola pública do Município de Ribeirão Preto; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A discussão sobre ética no contexto escolar presente nas publicações da Revista ?Educação e Pesquisa? entre os anos 2000 a 2014: um estado da arte; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
O trabalho com jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
?NATUREZA E SOCIEDADE? NA EDUCAÇÃO INFANTIL: possibilidades para a Educação Ambiental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Como a psicomotricidade pode colaborar no desenvolvimento da linguagem escrita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A Corrida de Orientação como Proposta de Conteúdo da Educação Física Escolar; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Atividade Física de Aventura no Ambiente Escolar; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
O Resgate de Jogos e Brincadeiras Antigas e sua Importância no Meio Escolar; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
; A Dança Enquanto Conteúdo da Educação Física: A Questão da Resistência do Gênero Masculino; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
O Folclore como Proposta de Conteúdo da Educação Física Escolar; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Artes Marciais como Proposta de Conteúdo da Educação Física Escolar; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A Relevância da Dança Enquanto Componente da Educação Física Escolar; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Do Picadeiro às Quadras: Pedagogizando o Tema Circo à Luz da Abordagem Crítico-Superadora; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A Atividade Física como Meio Auxiliar na Questão da Obesidade Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Identidade da Educação Física Escolar: O quadro Geral nas escolas Municipais de São João del Rei; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A Dança Enquanto Componente da Educação Física Escolar: Construindo Diretrizes Para o Trato Pedagógico da Dança à Partir da Abordagem Crítico-Superadora; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Fundação Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Atividade Física como fator positivo na promoção da qualidade de vida de portadores de diabettes mellitus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Culto ao corpo dos jovens e doenças da estética; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Atividade Física e o idosos portador de Osteoporose; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Análise subjetiva dos benefícios da natação para crianças asmáticas de 0 a 12 anos, o caso de uma academia e um clube no município de São João del-Rei; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
A Abordagem Crítico-Superadora e sua influência nas aulas de Educação Física de Terceira Série de uma escola municipal de São João Del Rei; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Mapeamento das manifestações folclóricas da cidade de São João del-Rei; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Estágio de docência; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Estágio de docência; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Estágio de docência; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Estágio de docência; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Estágio de docência; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Prática de Ensino III, IV, V, VI e Estágio Supervisionado III; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Telma Freitas de Abreu;
Produções bibliográficas
-
ABREU, TELMA FREITAS DE ; PEREIRA, PÂMELA DO NASCIMENTO ; VALE, PRISCILA AMANDA FERREIRA . Estado da Arte Sobre o Mergulho Autônomo Reacreativo no Brasil. Revista Licere , v. 24, p. 130-160, 2021.
-
ABREU, T. F. ; SANTOS, Z. A. ; PEREIRA, A. L. M. ; CARVALHO, J. S. ; DAVIN, D. R. . Mapeamento dos congados de São João Del-Rei, Santa Cruz de Minas. Vertentes (UFSJ) , v. 20, p. 149-164, 2013.
-
BORGES, Raquel Auxiliadora (Org.) ; SILVA, C. V. (Org.) ; ABREU, T. F. (Org.) . Compartilhando saberes em educação: pesquisas do curso de Pedagogia a distância da UFSJ. 1. ed. São João del-Rei: NEAD, 2021. 261p .
-
BORGES, Raquel Auxiliadora ; LIMA, S. P. N. ; ABREU, T. F. . Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. 01. ed. São João del-Rei: UFSJ, 2017. v. 230. 45p .
-
BORGES, Raquel Auxiliadora ; CARMO. R. B. ; ABREU, T. F. . Estágio curricular supervisionado. 01. ed. São João del-Rei: UFSJ, 2017. 125p .
-
LIMA, S. P. N. ; BORGES, Raquel Auxiliadora ; ABREU, T. F. . Trabalho de Conclusão de Curso. 01. ed. São João del Rei: NEAD UFSJ, 2017. 69p .
-
ABREU, T. F. ; ROSA, M. C. . Potencial dos equipamentos de Mergulho Autônomo Recreativo para compreender as sensibilidades diante do ambiente subaquático marinho e a educação do corpo dos mergulhadores. In: XXV JORNADES INTERNACIONALS D?HISTÒRIA DE L?EDUCACIÓ L?atracció pedagògica vers la mar durant el segle XX, 2022, Barcelona. XXV JORNADES INTERNACIONALS D?HISTÒRIA DE L?EDUCACIÓ L?atracció pedagògica vers la mar durant el segle XX, 2022. p. 289-286.
-
ABREU, T. F. . Entre pescar e contemplar: processos de transição de valores e usos do ambiente nos mergulhos de lazer (1949-1980). 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ABREU, T. F. ; ROSA, M. C. . Potencial dos equipamentos de Mergulho Autônomo Recreativo para compreender as sensibilidades diante do ambiente subaquático marinho e a educação do corpo dos mergulhadores. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ABREU, T. F. ; PEREIRA, P. N. ; VALE, P. A. F. . Mergulho recreativo no Brasil: um estado da arte.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ABREU, T. F. . Possibilidades inclusivas e educacionais da dança contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ABREU, T. F. . A práxis na Educação Física Adaptada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, Ana Cláudia ; JORGE, Bruno ; ALMEIDA, Tatiane Guimarães Fraga ; GUIMARÃES, Valdir Arcanjo ; ABREU, T. F. . Esporte Da e Esporte Na Escola: O Futebol no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ABREU, T. F. ; Cupertino, D.O ; COSTA, C.V. ; NASCIMENTO, D.M. . O resgate dos jogos e brincadeiras populares na Educação Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ABREU, T. F. ; SANTOS, A.N.M. ; GONZAGA, R.S. ; ALMEIDA, E.C. ; MOREIRA, D.F.R. ; SOUTO,T.A. ; SANTOS, R.R. . UMA GINCANA DIFERENTE: TRABALHANO A CULTURA CORPORAL NA ESCOLA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A.N.M. ; SANTOS, R.R. ; GONZAGA, R.S. ; COSTA, C.V ; Cupertino, D.O ; MOREIRA, D.F.R. ; SOUTO,T.A. ; ABREU, T. F. . Programa de incentivo à docência do ministério da educação e o trabalho dos bolsistas: primeiras aproximações com a educação física no ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, Juscilene Lopes de ; VICENTINI, Cristiane Maria. ; COSTA, Marina Santos. ; LIMA, Thiago Barbosa de ; LIMA, Alex Witney ; ABREU, T. F. . A desvalorização da Educação Física no Ensino Médio na rede estadual de ensino da cidade de São João del-Rei. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, Ayra L. ; RAPOSO, Bruno M. ; CARELI, Renata T. ; ABREU, T. F. . Licenciaturas em Educação Física. Como e a quantas andam?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARELI, Renata T. ; OLIVEIRA, Ayra L. ; ABREU, T. F. . O perfil das licenciaturas em educação física das universidades privadas da cidade de Juiz de Fora.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ABREU, T. F. . Educação Física Escolar em cena: experiências e olhares a partir da realidade da rede pública mineira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ABREU, T. F. . Curso Virtual de Step Básico e Intermediário. 2020. .
ABREU, T. F. . Possibilidades inclusivas e educacionais da dança contemporânea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ABREU, T. F. . As possibilidades inclusivas na linguagem da dança contemporânea. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ABREU, T. F. . As possibilidades inclusivas na linguagem da dança contemporânea. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ABREU, T. F. . Como elaborar Projetos de Pesquisa: Uma Introdução ao trabalho acadêmico, especialmente projeto de monografia. 2011. .
ABREU, T. F. . STEP. 2010. .
ABREU, T. F. . STEP. 2009. .
ABREU, T. F. . Alongamento e Flexibilidade. 2009. .
ABREU, T. F. ; Corrêa, C. X. . I EMPROEF. 2004. .
ABREU, T. F. ; Corrêa, C. X. . Workshop de Step Básico I. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Siqueira, A. ; MONTEIRO, J. ; ABREU, T. F. . Rizoma. 2014 (Espetáculo de dança contemporânea).
ABREU, T. F. ; Siqueira, A. ; MONTEIRO, J. . Cortejo Ariel. 2013 (Cortejo de abertura do 26º Inverno Cultural).
ABREU, T. F. . Primeira Mostra de Ginástica e Arte Corporal Educação Física. 2011 (Coordenação de evento artístico e cultural.).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
HISTÓRIA DO MERGULHO AUTÔNOMO RECREATIVO NO BRASIL: CIRCUITO SÃO PAULO - RIO DE JANEIRO (1970 a 2024), Descrição: Projeto de pesquisa de doutorado em andamento. Objetiva-se, com esse trabalho, compreender o processo de constituição e de desenvolvimento do mergulho no Brasil, entre 1975 e 2024, buscando, especificamente, conhecer como era mergulhar em diferentes momentos no país quanto às motivações, lugares, técnicas, equipamentos, conhecimentos e relações do mergulhador na paisagem; compreender processos de ensino e aprendizagem do mergulho no Brasil em diferentes fases/momentos a partir de materiais didáticos, metodologias, circulação de informações e outros; identificar os materiais didáticos e informativos; obter pistas sobre permanências e mudanças das sensibilidades diante da natureza (especialmente quanto ao ambiente subaquático marinho); conhecer a atuação dos pioneiros no âmbito do mergulho no país e seus impactos, criar um acervo digital sobre a história do mergulho brasileiro com revistas, fotografias, diários de mergulho (logbooks ) e outros documentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Telma Freitas de Abreu - Coordenador / Maria Cristina Rosa - Integrante.
-
2011 - 2011
Mapeamento das manifestações folclóricas da cidade de São João del-Rei e Região, Descrição: Levantamento ds congados e folias de São João del-Rei , Santa Cruz de MInas e Tiradentes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Telma Freitas de Abreu - Integrante / Zirlene Adriana dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São João Del-Rei, DECFS Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde. , Avenida Visconde do Rio Preto s/n, Vila São Paulo (Fábricas), 36301360 - São João del Rei, MG - Brasil, Telefone: (32) 33728264, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del ReiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório/Área: Lazer e desenvol, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2012
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del ReiVínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Estágio de docência realizado durante o Mestrado em Educação da UFSJ, sob a orientação do Professor Ricardo Ducatti Colpas nas unidades didáticas Fundamentos e Didática da Educação Física I e Fundamentos Socioantropológicos aplicados à Educação Física.
Atividades
-
04/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis UFSJ.Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para a Universidade Federal de São João de-Rei.
2008 - 2012
Escola Municipal Pio XIIVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Regente Educação Física, Carga horária: 25
2010 - 2012
Centro Universitário Presidente Tancredo de almeida NevesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2009 - 2011
Centro Universitário Presidente Tancredo de almeida NevesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2010 - 01/2012
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Durante o primeiro semestre de 2010: Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Atividade Física, Durante o primeiro semestre de 2011: Aspectos Filosóficos Sociológicos e Antropológicos da Atividade Física, Ginástica II-GRD e GA e Manifestações Folclóricas e Culturais., Durante o segundo semestre de 2010: Ginástica I-Ginástica Geral, e Ginástica Geral- Atividades Rítmicas e Acrobáticas, Durante o segundo semestre de 2011: Projeto de Monografia, Educação Física no Ensino Médio e Ginástica I-Ginástica Geral
-
01/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Educação Física.Linhas de pesquisa
-
09/2010 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
-
09/2011 - 09/2011
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Educação Física, Curso de Educação Física.Atividade realizada, Mediação na mesa redonda.
-
06/2011 - 06/2011
Serviços técnicos especializados , Curso de Educação Física.Serviço realizado, Coordenação do evento PRIMEIRA MOSTRA DE GINÁSTICA E ARTE CORPORAL EDUCAÇÃO FÍSICA.
-
03/2011 - 03/2011
Extensão universitária , Curso de Educação Física.Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso: COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA: Uma Introdução ao trabalho acadêmico, especialmente, projeto de monografia..
-
02/2009 - 06/2009
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Durante o primeiro semestre de 2009: Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Atividade Física
2010 - 2011
Ministério da EducaçãoVínculo: Bolsista do PIBID, Enquadramento Funcional: Professora Preceptora de acadêmicos., Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou na Escola Municipal PIO XII orientando, discutindo e supervisionando as atividades dos bolsistas do programa PIBID do curso de Educação Física da Universidade Federal de São João del Rei, MG.
2008 - 2010
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Ginástica Geral, Atividades Rítmicas e Acrobáticas.
Manifestações Folclóricas e Culturais
Atividades
-
02/2008 - 06/2010
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Durante o primeiro semestre de 2010: Manifestações Folclóricas e Culturais, Durante o segundo semestre de 2009: Ginástica Geral-Atividades Rítmicas e Acrobáticas., Durante o primeiro semestre de 2009: Manifestações Folclóricas e Culturais., Durante o segundo semestre de 2008: Ginástica Geral-Atividades Rítmicas e Acrobáticas.
2011 - 2011
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Professora auxiliar, Enquadramento Funcional: Apoio Didático, Carga horária: 4
Outras informações:
Convidada para auxiliar na realização da disciplina Práticas de Atuação-Metodologias de Atuação Cênica:Traço, Ponto e Contraponto o Teatro de Dança, ministrada pelo Prof. Dr. Adilson Siqueira.
2007 - 2009
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Práticas de Ensino, Estágios Supervisionados, Metodologia do Ensino da Dança e Metodologia do Ensino das Manifestações Gímnicas, em 2009.
Atividades
-
08/2007 - 06/2009
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Durante o primeiro semestre de 2008: Estágio Supervisionado III, Durante o primeiro semestre de 2008: Prática de Ensino II, Durante o primeiro semestre de 2008: Prática de Ensino IV, Durante o primeiro semestre de 2009: Estágio Supervisionado em educação Física III, Durante o primeiro semestre de 2009: Metodologia do Ensino da Dança, Durante o primeiro semestre de 2009: Metodologia do Ensino das Manifestações Gímnicas, Durante o primeiro semestre de 2008: Prática de Ensino VI, Durante o segundo semestre de 2007: Prática de Ensino V, Durante o segundo semestre de 2008: Estágio Supervisionado IV, Durante o segundo semestre de 2008: Metodologia do Ensino da Dança, Durante o segundo semestre de 2008: Prática de Ensino III, Durante o segundo semestre do 2008: Prática de Ensino V
2007 - 2007
Subsecretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Mun de Juiz de ForaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente B Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Projeto Esporte Cidadania nas modalidades: natação, hidroginástica e ginástica para a comunidade.
2006 - 2006
Subsecretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Mun de Juiz de ForaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente B Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Projeto Esporte Cidadania nas modalidades: natação, hidroginástica e ginástica para a comunidade.
2006 - 2006
Faculdade Metodista GramberyVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar de ginástica em academia, Carga horária: 4
2006 - 2006
Escola Municipal e Centro de Difusão Cultural CAIC Helyon de OliveiraVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente B Dança, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2006 - 12/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Dança (Projeto de Dança-Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
-
08/2004 - 12/2004
Ensino,Disciplinas ministradas, Dança (Projeto de Dança-Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
2007 - 2007
Escola Municipal e Centro de Difusão Cultural Caic Rocha PomboVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente B Dança, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Projeto Dança Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
2005 - 2005
Escola Municipal e Centro de Difusão Cultural Caic Rocha PomboVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente B Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Projeto Dança-Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. atuação no Projeto de Ginástica para a Comunidade.
2004 - 2004
Escola Municipal e Centro de Difusão Cultural Caic Rocha PomboVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente B Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Projeto Dança-Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Atuação no projeto de Ginástica para a Comunidade.
Atividades
-
02/2007 - 07/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Dança
-
02/2004 - 12/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Ginástica para a comunidade, Dança (Jazz), parte do projeto de Dança-Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
2005 - 2005
Escola Municipal Amélia MascarenhasVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente B Dança, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do projeto Dança-Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
Atividades
-
02/2005 - 12/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Atuação como professora do projeto de Dança-Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
2004 - 2004
Escola Municipal e Centro de Difusão Cultural Caic Núbia Pereira MagalhãesVínculo: professora contratada h. ext., Enquadramento Funcional: Professora do projeto dança-educação e G A, Carga horária: 10
2003 - 2003
Instituto Estadual de Educação de Juiz de ForaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 18
2003 - 2003
Escola Estadual Ali HalfeldVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 18
2017 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadoria de Tutoria I, Carga horária: 20
2015 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora I, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação em coordenação de processo de realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs ) do curso de Licenciatura em Pedagogia. O período de 10/2017 a 09/2018 foi concomitante à atuação como coordenadora de tutores, já informada em outro item. O agrupamento das funções se deu sem acúmulo de bolsas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Telma Freitas de Abreu e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?