Daniela Cristina Rodrigues Bernardes
Psicóloga Clínica, Domiciliar, Neuropsicóloga e Hospitalar (Saúde). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Nove de Julho, Especialização em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Especialização em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Lev Vygotsky e Practitioner em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística. Experiência clínica com adolescentes, adultos, idosos e famílias, Cuidados Paliativos, luto e morte e Gerontologia. Consultora em Prevenção e Promoção de Saúde Mental.
Informações coletadas do Lattes em 03/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Neuropsicologia Clínica
2011 - 2013
Instituto de Psicologia Lev Vygotsky
Título: Adaptação da Bateria de Investigação Neuropsicológica BIN - Janna M. Glozman
Orientador: Vanda Cianga Ramiro
Especialização em Psicologia Hospitalar
2010 - 2011
Universidade de São Paulo
Título: Associação entre doenças cardiovasculares, depressão e dor no contexto domiciliar
Orientador: Cláudia Fernandes Laham
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Graduação em Psicologia
2005 - 2009
Universidade Nove de Julho
Título: Sobre a morte e o morrer: uma leitura fenomenológica
Orientador: Ana Cristina Sundfeld
Formação complementar
2018 - 2018
Practitioner em Programação Neurolinguística. (Carga horária: 75h). , Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, SBPNL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Bioética e Humanização dos Serviços de Saúde. (Carga horária: 32h). , Faculdade de Saúde Pública - USP, FSP-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Metodologia Científica. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Finitude e o processo de morrer. (Carga horária: 20h). , Grupo de estudo, FERNANDA REZENDE, Brasil.
2010 - 2010
Expressão Verbal. (Carga horária: 48h). , Reinaldo Polito, RP, Brasil.
2010 - 2010
Luto no tempo da morte seca. (Carga horária: 16h). , Grupo de estudo, FERNANDA REZENDE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso Teórico-Prático em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 15h). , Hospital e Maternidade SEPACO, SEPACO, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em III Curso de Tanatologia - Educação para a Morte. (Carga horária: 144h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Psicomotricidade de Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 80h). , Portal da Educação, PORTAL E, Brasil.
2009 - 2009
Formação em Tanatologia. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos em Tanatologia, CTAN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Participação em eventos
V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos. Atendimento psicológico em ambulatório de Cuidados Paliativos. 2013. (Congresso).
V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos ;. Norteadores da avaliação/acompanhamento e suporte psicológico - modalidade interconsulta - avaliação familiar. 2013. (Congresso).
V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos.. Norteadores da avaliação/acompanhamento e suporte psicológico - modalidade interconsulta - avaliação paciente. 2013. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar - CIAD. Diversos Trabalhos. 2013. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e I Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos. Relato de experiência: proposta de identificação de necessidades e impacto da existência de um serviço de Cuidados Paliativos em hospitais. 2012. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e I Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos. Análise comparativa da estimativa calculada do número de profissionais de psicologia e demanda real de atendimentos por uma equipe de Cuidados Paliativos de um hospital terciário univestitário. 2012. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e I Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos. Perfil de atendimentos de um grupo de interconsulta de cuidados paliativos de um hospital terciário. 2012. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e I Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos. Idenficação da necessidade de formação da equipe multiprofissional de cuidados paliativos em hospital universtiário terciário. 2012. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e I Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos. Linha de frente: estrutura e funcionamento de um grupo interconsultor de um hospital terciário universitário. 2012. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar - CIAD. Trabalhos Diversos. 2012. (Congresso).
VI Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde - II Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências. "Associação entre doenças cardiovasculares, depressão e dor no contexto domiciliar". 2011. (Congresso).
IX Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. 2010. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
BERNARDES, D. C. R. ; SUNDFELD, A. C. . Sobre a morte e o morrer: uma leitura fenomenológica. In: Aroldo Escudeiro. (Org.). Sobre perdas. Fortaleza: LC Gráfica e Editora, 2010, v. 1, p. 76-89.
-
BERNARDES, D. C. R. . Aspectos emocionais de quem cuida: quando a mala de memórias de quem cuida se vai. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Prêmios
2010
Menção Honrosa, Centro de Estudos em Psicologia da Saúde - HC-FMUSP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. , Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, 05403000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 26612407
Experiência profissional
2012 - 2016
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptora da Unidade de Cuidados Paliativos, Carga horária: 30
2011 - 2013
Instituto de Psicologia Aplicada e FormaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Departamento de Pesquisa, Carga horária: 12
Outras informações:
Adaptação da Bateria de Investigação Neuropsicológica de Janna M. Glozman
2011 - 2011
Núcleo Sistema de Saúde MentalVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 120
2011 - Atual
Psicossoma Clínica MultiprofissionalVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 14
2016 - 2017
Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM - AME IdosoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica - Ambulatório, Carga horária: 30
2014 - Atual
Sociedade Beneficente AlemãVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica e Hospitalar, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniela Cristina Rodrigues Bernardes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?