André Luis Carvalho
Doutorando em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na linha Teoria e Crítica Literárias. Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, na linha atualmente denominada Imagem, Som e Escrita (2007). Possui graduações em Jornalismo (2002) e em Publicidade e Propaganda (1997), ambas pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atua na revista-laboratório Curinga e na disciplina de Fotojornalismo, além do programa de extensão Sujeitos de suas histórias. Integra o Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB), da Unicamp. Foi coordenador de Comunicação Institucional da Ufop. Foi professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) entre 2000 e 2012, com atuação em ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Como fotógrafo, produziu trabalhos fotojornalísticos, documentais, institucionais e publicitários. Tem experiência em documentação fotográfica em pesquisas de Comunicação, Medicina, Psicologia e Educação. É vice-líder do grupo de pesquisa Ponto, certificado pelo CNPq. A ênfase da atuação acadêmica e profissional é em Fotografia, principalmente nos seguintes temas: imagem, imaginário, identidades, narrativas, afetos, memória.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Teoria e História Literária
2018 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Título: Fotografia, testemunho e trauma na narrativa jornalística,
Márcio Orlando Seligmann-Silva. Palavras-chave: Fotografia; testemunho; trauma; barragem de fundão.
Mestrado em Comunicação
2005 - 2007
Universidade de Brasília, UnB
Título: Jeitos de Ver, Formas de Narrar: itinerários fotográficos no Riacho Fundo II,Ano de Obtenção: 2007
Marcelo Feijó Rocha Lima.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fotografia; Representações; Cotidiano; Imaginário; Memória; Identidade. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Graduação em Jornalismo
1998 - 2002
Universidade de Brasília, UnB
Orientador: Marcelo Feijó Rocha Lima
Graduação em Publicidade e Propaganda
1993 - 1997
Universidade de Brasília, UnB
Título: O Homem do Interior de Goiás e a Festa do Divino em Pirenópolis
Orientador: Maria Luiza Dainesi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2011 - 2011
Formación Docentes Mercosur y Sector Educativo. (Carga horária: 32h). , Universitarios Mercosur - Programa de Movilidad MERCOSUR, UM, Uruguai.
2010 - 2010
Extensão universitária em A era das imagens fluidas - minicurso. (Carga horária: 15h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Reconstrução das Práticas Docentes. (Carga horária: 100h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional. (Carga horária: 240h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1998 - 1998
Retoque fotográfico. (Carga horária: 2h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1998 - 1998
Fotografia Preto e Branco - Linguagem e Técnica. (Carga horária: 20h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1998 - 1998
Fotografia na Publicidade. (Carga horária: 10h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: JORNALISMO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Imagem e Som.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
Organização de eventos
CARVALHO, André Luís . I Semana da VC Digital Interativa. 2010. (Congresso).
AFANADOR, E. ; AQUINO, V. ; CARVALHO, André Luís ; LIMA, A. P. ; MARIZ, R. S. ; NUNES, S. ; RAMOS, R. . IX Semana Universitária da UCB. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
19 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Quando uma barragem se rompe, quem é reconhecido como vítima? Testemunho e cobertura jornalística de catástrofes socioambientais. 2021. (Congresso).
XX Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. "Sujeitos de suas histórias" e a extensão na pandemia com jovens de Paracatu de Baixo, em Mariana. 2021. (Congresso).
18 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Testemunho, trauma e imagens de catástrofes socioambientais da mineração brasileira em Vozes de Mariana e Vozes de Brumadinho. 2020. (Encontro).
17° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A iminência da catástrofe: tensionamentos narrativos na cobertura jornalística de Barão de Cocais (MG). 2019. (Congresso).
XVI Congresso Internacional Abralic. As vozes de Mariana e Brumadinho: testemunho, trauma e imagem de catástrofes socioambientais da mineração brasileira. 2019. (Congresso).
Fórum do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais. 2017. (Outra).
14o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor.O que contam as imagens do trauma? O fotojornalismo no rompimento da Barragem de Fundão. 2016. (Encontro).
25o Encontro Nacional da Compós.Narrativas do trauma no jornalismo local: Bento Rodrigues. 2016. (Encontro).
15o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.Artefato: o ensino laboratorial de jornalismo e as novas diretrizes curriculares. 2014. (Encontro).
XIII Secomunica.Oficina de fotografia. 2013. (Oficina).
X Secomunica. Escolas de Comunicação e Mercado de Trabalho da Região Centro-Oeste. 2010. (Congresso).
9o Encontro de Pesquisa em Educação da Anped - Centro-Oeste. 2008. (Encontro).
XXX Intercom. Pela luz de suas histórias. 2007. (Congresso).
8o Encontro de Pesquisa em Educação da Anped - Centro-Oeste.Múltiplos olhares sobre a sustentabilidade de ações educativas em comunidades populares: comunidade educativa e educação. 2006. (Encontro).
III Simpósio Nacional de História Cultural.Memórias visíveis. 2006. (Simpósio).
XXIX Intercom. Memórias visíveis. 2006. (Congresso).
A fotografia na representação das cidades: uma perspectiva histórica e contemporânea. 2005. (Seminário).
VII Semana Universitária.A Cultura Popular do Entorno do DF. 2005. (Outra).
2o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Educação e cultura no Riacho Fundo II. 2004. (Congresso).
VI Congreso de la Red de Carreras de Comunicación y Periodismo de la Argentina (RedCom) e. 2004. (Congresso).
VII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (Alaic). 2004. (Congresso).
VIII Congreso Iberoamericano de Comunicación (IBercom). 2004. (Congresso).
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste (VI EPECO). O que representa qualidade de vida para uma comunidade popular: com a fala os (as) moradores (as) do Riacho Fundo II. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
ROCHA, A. M.;CARVALHO, André Luís; ROCHA, A. M.. O corpo fala por si só. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES BARBOSA, K.CARVALHO, André Luís; DRUMOND, R. F.. Uma nuvem se aproxima da janela. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES BARBOSA, K.; MARIANO, A. F. C.;CARVALHO, André Luís. Linhas da memória. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
VALLE, F. P.;CARVALHO, André Luís; OLIVEIRA JR., H. R.. Eles por eles: a utilização da fotografia como instrumento de expressão e autonomia para pessoas com deficiência intelectual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES BARBOSA, K.; Carvalho, A. L.; RODRIGUES, H. B.. Quem mora na Prainha?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES BARBOSA, K.; Carvalho, A. L.; DRUMOND, R. F.. Bento Rodrigues: Vidas e sonhos fragmentados pelo caos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PRADO, J. A. B.;GOMES BARBOSA, K.; Carvalho, A. L.. Paracatu de Baixo: memória e reconstrução. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES BARBOSA, K.; Carvalho, A. L.; VALLE, F. P.. A beleza do tempo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
RODRIGUES, H. B.;CARVALHO, André LuísGOMES BARBOSA, K.. Os maxakalis e a terra: a reportagem como narrativa do passado e presente dos índios maxakalis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES BARBOSA, K.CARVALHO, André Luís; ROCHA, A. M.; ROCHA, A. M.. Última parada: Estação Monsenhor Horta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
SANTOS, A. C. L.; Carvalho, A. L.; BORGES, M. L.. Feitos de histórias: os idosos do Lar São Vicente de Paulo em imagens e sons. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
SANTOS, A. C. L.; Carvalho, A. L.; BORGES, M. L.. Cores de uma tradição: um olhar fotográfico sobre os festejos do congo em Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
SABINO, T. A. P.;CARVALHO, André Luís; BARBOZA JUNIOR, F.; SCHEUFLER, N. L.. O nu e a fragmentação do corpo: um diálogo fotográfico. 2011 - Universidade Católica de Brasília.
SABINO, T. A. P.;GOMES BARBOSA, K.CARVALHO, André Luís; BRAGHINI JR., L.. O mundo deles (livro). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BARBOZA JUNIOR, F.;CARVALHO, André Luís. Streetstyle: originalidade, atitude e expressão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, André Luís. A influência da Bauhaus na Arquitetura de Brasília (cartões postais). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, André Luís; BRAGHINI JR., L.. JB ecológico - jornalismo maduro ou publicidade verde?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BARBOZA JUNIOR, F.;CARVALHO, André Luís; PAVARINO, R. N.. Catálogo de joias Thelma Aviani (produto). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
GOMES BARBOSA, K.; COELHO, Flávio;CARVALHO, André Luís. Imagemaker: o fazedor de imagens (documentário). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGHINI JR., L.;CARVALHO, André Luís. Gibram Pimenta e Marina Norberto Mancuso.Publicidade, espelho da mulher moderna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
SCHEUFLER, N. L.;CARVALHO, André Luís. Mangá, anime e eu. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
SCHEUFLER, N. L.;CARVALHO, André Luís. Ser tatuado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BARROSO, A. B. C.;CARVALHO, André Luís. Ensaio fotográfico no parque ecológico Saburo Onoyama. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, Ronaldo;CARVALHO, André Luís. Prommo show (evento). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, R. L. V. R.; PAVARINO, R. N.;CARVALHO, André Luís. O Iluminado e a ordem dos plenários da luz (roteiro cinematográfico). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
FORMIGA SOBRINHO, A. B.;CARVALHO, André Luís. Estratégias persuasivas numa campanha do Fiat Strada Adventure. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
FEIJÓ, M.;CARVALHO, André Luís. Brasília silenciosa (ensaio fotográfico). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Brasília.
IASBECK, L. C.;CARVALHO, André Luís. Registro social (livro). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
FEIJÓ, M.;CARVALHO, André Luís. Nem tão doce lar, limites da reportagem refletidos no cotidiano dos imigrantes econômicos de Salamanca (instalação e reportagem fotográfica). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Brasília.
BARROSO, A. B. C.;CARVALHO, André Luís; SCHEUFLER, N. L.. Melissa (catálogo fotográfico de moda). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BARROSO, A. B. C.;CARVALHO, André Luís; CARVALHO, R. L. V. R.. Moda Clube - Brasília. 2008. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
IASBECK, L. C.;CARVALHO, André Luís. Guia Bússola (produto). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
GERALDES, E. C.;CARVALHO, André Luís; BRAGHINI JR., L.. Futebol de papel (livro de crônicas). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
DRAVET, F. M.;CARVALHO, André Luís; GALLUF, A. L. A. P.; BRAGHINI JR., L.. An-dança: anuário de dança contemporânea de Brasília 2008. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
GALLUF, A. L. A. P.;CARVALHO, André Luís. Relacionamentos, melhor não tê-los. Mas, se não tê-los, como sabê-los? (livro de crônicas). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGHINI JR., L.;CARVALHO, André Luís; DRAVET, F. M.. Movimento invisível: uma discussão da incomunicação com base em espetáculo de dança contemporânea da Quasar Cia. de Dança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, André Luís; NEIVA, I. C.; GALLUF, A. L. A. P.. Sobre o amor e suas consequências - Lucy and The Popsonics. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, André Luís. Prestadora de serviço Revele. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade de Brasília.
BARBOZA JUNIOR, F.;CARVALHO, André Luís. Pin-ups: do papel para a moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGHINI JR., L.;CARVALHO, André Luís. Nós e outros bichos (livro de crônicas). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
GIUNTINI, M.;CARVALHO, André Luís. O reino Kingdom (vídeo). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
FEIJÓ, M.; RIZZO, W. A.;CARVALHO, André Luís. Reflexo - o olhar de 12 fotógrafos comerciais brasileiros (produto). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília.
NEIVA, I. C.;CARVALHO, André Luís. Ferreira.Festa do Divino em Pirenópolis (livro). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, André Luís. Publicidade social: outras possíveis representações para a publicidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BENTES, D.;CARVALHO, André Luís. Fotojornalismo na cobertura política em Brasília. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BENTES, D.;CARVALHO, André Luís. Mais uma revolução do fotojornalismo ou o fotojornalismo brasileiro na era digital. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
GIUGLIANO, R. G.;CARVALHO, André Luís. A revolução da imagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
BENTES, D.;CARVALHO, André Luís. Portfólio eletrônico do Captura - Núcleo de Fotografia do Curso de Comunicação Social da UCB. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
COELHO, Flávio;CARVALHO, André Luís. de Leon y Tobio.Linguagem fotográfica na publicidade (produto). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
NEIVA, I. C.;CARVALHO, André Luís. Miragens - Lago Paranoá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, André Luís. Gerenciamento de cores no tratamento de imagens. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
CARVALHO, André Luís. O fotojornalismo na cobertura esportiva do Correio Braziliense na Copa do Mundo de futebol de 2002. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
FORMIGA SOBRINHO, A. B.;CARVALHO, André Luís. A mensagem de outdoor - uma análise da campanha "Bocas", desenvolvida para o sorvete Häagen Dazs. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
GIUNTINI, M.;CARVALHO, André Luís. A construção da fotografia publicitária. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
LEAL, M. R.;CARVALHO, André Luís. A representação da realidade dos pintores retratistas até a imagem digital na imprensa: uma análise do tratamento da imagem pela técnica e pela produção dos efeitos sobre a recepção. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.
Carvalho, A. L.; MAUAD, A. M.; AVANCINI, A. J.. Presidente da banca do Concurso Público para professor adjunto do curso de Jornalismo - área: Comunicação Social/Fotografia. Edital 74/2012. 2012. Universidade Federal de Ouro Preto.
CARVALHO, André Luís. Membro da Comissão julgadora do Concurso de Fotografia NIL 2011. 2011. Revista NIL.
Carvalho, A. L.; BARROSO, A. B. C.; GOULART, V.. Festival Cultural BB. 2009. BANCO DO BRASIL S/A..
CARVALHO, André Luís. Edital Caixa Cultural - Galeria/Brasília - segmento Artes Plásticas e Fotografia. 2006.
Orientou
A pedra sabão de Santa Rita (produto); Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);
Memórias do Trauma; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; ufop; (Orientador);
Memórias do Trauma (extensão); Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; ufop; (Orientador);
Festival de Cuscuz de Sumidouro: valorização da cultura local do distrito (fotolivro); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Entrever: um registro fotográfico de Ouro Preto, a cidade além do Centro Histórico (fotolivro); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Homens (não) choram (fotolivro); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Foto na hora: fotografia lambe-lambe no centro de Goiânia (fotolivro); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Meio fio: uma série fotográfica sobre moda nas ruas de Mariana e Ouro Preto (série fotográfica); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Além dos muros: Um olhar sobre as vivências no asilo Dr; Carlos Romeiro (fotolivro); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Novo Horizonte: Uma narrativa visual sobre uma ocupação de terra urbana (fotolivro); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
As relações tecidas entre sujeitos e cidades: fotografias do cotidiano no centro de Mariana (fotolivro); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Encontros e Desencontros: o afeto como transformador de lugares (Foto-Livro); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Izidora: espaço, cotidiano, gente (fotolivro); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Os que moram ao lado: um fotolivro sobre a população em situação de rua de Mariana (fotolivro); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Retratos do Camburi: websérie documental sobre os modos de vida quilombola e caiçara em Ubatuba/SP (websérie); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Garimpando a Serra da Canastra: do Velho Chico ao Queijo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Olho da rua: ensaio fotográfico sobre as cidades histórias de Minas Gerais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Figuras da cidade: gente anônima muito conhecida em Ouro Branco; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Retratos: a construção de narrativas a partir da expressão do público em eventos culturais (Ensaio Fotográfico); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Documentário: O Grito da Rua; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Fotografia das artes cênicas: a representação resistente de partituras teatrais no espetáculo O Jardim do Silêncio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Artesania - Os fazeres e os saberes do relojoeiro, do alfaiate e do barbeiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Águas de morada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Brasiliários (catálogo fotográfico); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
A moda em Avedon: entre o documental e o expressivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Olhares paralellos (catálogo fotográfico); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Revista Revele-se (elaboração de revista fotográfica); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
O impacto da representação: fotojornalismo e sua influência enquanto fragmento de duras realidades; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
A moda tem a cor que você pinta (catálogo fotográfico); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
A amamentação como um ato de amor (catálogo fotográfico); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Os olhares (exposição fotográfica); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
; Um sonho, uma conquista, uma capital (catálogo/ensaio fotográfico); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Transportando sujeitos, transformando identidades (catálogo/ensaio fotográfico); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Expressões temporais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Corpos tortos, traços aéreos (livro); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Quilombo, quilombola: quintal das memórias (catálogo); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
O Menino das Meias Vermelhas: uma adaptação em quadrinhos da histótria contada em contos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
A Fotografia e suas Histórias Paralelas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
F4 - o papel das agências fotográficas no Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Projeto Vida na Estrada, um ensaio fotográfico sobre o universo dos caminhoneiros brasileiros (ensaio fotográficos); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
A fotografia publicitária como construção de realidades; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Costa e Marcio Pacheco dos Guaranys; Freela - um banco de imagens publicitárias (produto); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Janelas de Unaí; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
A criação da fotografia de moda (produto); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Vídeo "Mulheres Cuidando de Mulheres em Situação de Violência"; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da cidade - extensão; 2021; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Santander; Orientador: André Luís Carvalho;
Memórias do trauma - extensão; 2019; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da Cidade (extensão); 2019; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, ufop; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da Cidade (extensão); 2019; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da cidade - extensão; 2018; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Memórias do trauma - extensão; 2018; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da cidade - extensão; 2018; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da cidade - extensão; 2018; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Memórias do trauma - extensão; 2017; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Memórias do trauma - extensão; 2017; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Memórias do trauma - extensão; 2017; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da cidade - extensão; 2017; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Observatório da cidade - extensão; 2017; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotojornalismo; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Memórias do trauma - extensão; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Memórias do trauma - extensão; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Cartografia de identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana - extensão; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Cartografia de identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana - extensão; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotojornalismo; 2015; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotojornalismo; 2013; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotojornalismo; 2013; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotojornalismo; 2013; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotojornalismo; 2013; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotopublicitária; 2009; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Introdução à Fotografia; 2008; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Introdução à Fotografia; 2007; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Monitoria de Fotopublicitária; 2007; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Projeto Alfabetização e Comunidade Educativa do Riacho Fundo II; 2006; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Projeto Alfabetização e Comunidade Educativa do Riacho Fundo II; 2005; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Aprendiz da Paz; 2003; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda/Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Do seu jeito; 2002; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda/Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Riacho Fundo II: Alfabetização e Comunidade e Educativa; 2001; Orientação de outra natureza; (Publicidade e Propaganda/Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Universidade Católica de Brasília; Orientador: André Luís Carvalho;
Produções bibliográficas
-
GOMES BARBOSA, Karina. ; CARVALHO, André Luís ; FERREIRA, M. H. ; PERES, K. C. . Novos Sujeitos de Futuras Histórias: a potência da mídia na educação de gênero para a infância. EXPERIÊNCIA - REVISTA CIENTÍFICA DE EXTENSÃO , v. 7, p. 1-21, 2021.
-
Carvalho, A. L. ; GOMES BARBOSA, K. ; MAIA, M. R. . TENSIONAMENTOS NARRATIVOS NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE BARÃO DE COCAIS (MG). ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 20, p. 289-307, 2021.
-
BARBOSA, KARINA GOMES ; CARVALHO, André Luís . Quando crianças e adolescentes testemunham: trauma, perda e identidade no jornal A Sirene. Estudos de Jornalismo e Mídia , v. 18, p. 39-53, 2021.
-
GOMES BARBOSA, K. ; CARVALHO, André Luís . Lugar e tempo: Bento Rodrigues no Lampião. InTexto , v. 1, p. 1-18, 2019.
-
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. . Narrativas do trauma no jornalismo local: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana. Estudos em Jornalismo e Mídia , v. 13, p. 19-33, 2017.
-
DONADON-LEAL, J. B. ; A. L. . As metonímias narrativas icônicas no jornalismo cultural de Mário Vale. ASA-PALAVRA (BRUMADINHO) , v. 1, p. 67-88, 2012.
-
CARVALHO, André Luís . Memórias Visíveis. Studium (UNICAMP) , v. 26, p. 03, 2007.
-
AQUINO, V. ; CARVALHO, André Luís ; SANTOS, M. A. A. ; SOUSA, C. A. M. ; ODA . Múltiplos olhares sobre a sustentabilidade de ações educativas em comunidades populares. Revista Diálogos , v. 6, p. 50, 2006.
-
CARVALHO, André Luís ; ODA ; SOUSA, C. A. M. . O que representa qualidade de vida para uma comunidade popular: com a fala os moradores do Riacho Fundo II.. Revista Diálogos , v. 01, p. 45-53, 2002.
-
Carvalho, A. L. . Legenda (verbete). In: Angela Zamin; Reges Schwaab. (Org.). Tópicos em Jornalismo: redação e reportagem. 1ed.Florianópolis: Insular, 2021, v. , p. 237-246.
-
GOMES BARBOSA, K. ; CARVALHO, R. L. V. R. ; Carvalho, A. L. . Os caminhos das Ariadnes: testemunho, verdade e jornalismo no enfrentamento de violências de gênero. In: Katia Maria Belizário; Dione O. Moura; Liziane Guazina. (Org.). Gênero em pauta: desconstruindo violências, construindo novos caminhos. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 336-368.
-
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. . Artefato: O Ensino Laboratorial de Jornalismo e as Novas Diretrizes Curriculares. In: Fabiano Ormaneze; Rogério Bazi. (Org.). Reflexões para o ensino de jornalismo no Brasil: algumas abordagens. 1ed.Campinas: FNPJ, 2014, v. 1, p. 51-71.
-
Carvalho, A. L. . Prefácio. Prefácio. 1ed.Brasília: D. Oliveira, 2009, v. , p. 8-9.
-
CARVALHO, André Luís ; DIAS, T. N. ; NUBLAT, J. ; NEIVA, I. C. . Memórias Visíveis. In: MELLO, Maria Thereza Ferraz Negrão de. (Org.). Entorno que Transborda. 1ed.Brasília: Petrobras, 2006, v. , p. 175-202.
-
CARVALHO, André Luís ; ODA ; VIEIRA, A. J. H. . Educação e Cultura no Riacho Fundo II. In: UFMG/UNESCO. (Org.). (Re)conhecer diferenças, construir resultados. Brasília: UNESCO, 2004, v. , p. 271-279.
-
GOMES BARBOSA, K. ; CARVALHO, André Luís ; TORRES, L. D. ; OLIVEIRA, V. S. E. . Sujeitos de suas histórias e a extensão na pandemia com jovens de Paracatu de Baixo, em Mariana. In: XX Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2021, Campinas. Anais. Brasília: ABEJ, 2021. v. 1. p. 1-20.
-
BARBOSA, KARINA GOMES ; Carvalho, A. L. . Quando uma barragem se rompe, quem é reconhecido como vítima? Testemunho e cobertura jornalística de catástrofes socioambientais. In: 19 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2021, Campinas. Anais eletrônicos, 2021. v. 1. p. 1-16.
-
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. . Testemunho, trauma e imagens de catástrofes socioambientais da mineração brasileira em Vozes de Mariana e Vozes de Brumadinho. In: 18 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2020, Fortaleza. Anais do 18 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Brasília: SBPJor, 2020. v. 1. p. 1-18.
-
Carvalho, A. L. ; GOMES BARBOSA, K. ; MAIA, M. R. . A iminência da catástrofe: tensionamentos narrativos na cobertura jornalística de Barão de Cocais (MG). In: 17° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2019, Goiânia. Anais do 17° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Brasília: SBPJor, 2019. v. 1. p. 1-17.
-
GOMES BARBOSA, K. ; CARVALHO, André Luís . Narrativas do trauma no jornalismo local: Bento Rodrigues. In: XXV Encontro Nacional da Compós, 2016, Goiânia. Anais eletrônicos, 2016. v. 1. p. 1-20.
-
FREITAS, T. Z. ; BARBOSA, C. ; CORONA, J. ; MORGAN, M. ; LIMA, S. ; CARVALHO, André Luís . Quem resiste à lama?. In: XXIII Prêmio Expocom 2016 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, São Paulo. Anais, 2016. v. 1. p. 1-10.
-
Carvalho, A. L. ; GOMES BARBOSA, K. . O que contam as imagens do trauma? O fotojornalismo no rompimento da Barragem de Fundão. In: 14 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2016, Palhoça. Anais eletrônicos. Brasília: SBPJor, 2016. v. 1. p. 1-16.
-
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. . Artefato: o ensino laboratorial de jornalismo e as novas diretrizes curriculares. In: 15o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2014, Curitiba. 15o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2014 - Anais Eletrônicos. Curitiba: FNPJ, 2014. v. 1. p. 1-20.
-
RODRIGUES, J. B. ; Carvalho, A. L. . A Moda em Avedon: Entre o Documental e o Expressivo. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais eletrônicos, 2012. v. 1. p. 1-15.
-
CARVALHO, André Luís ; ODA ; SILVA, R. M. ; SOUSA, C. A. M. . Universidade e Responsabilidade Social: diálogo entre diferentes sujeitos.. In: IX Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, 2007, Bogotá. IX Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, 2007.
-
CARVALHO, André Luís . Pela Luz de suas Histórias. In: XXX Intercom, 2007, Santos/SP. XXX Intercom, 2007.
-
CARVALHO, André Luís ; ODA . Múltiplos olhares sobre a sustentabilidade de ações educativas em comunidades populares: comunidade educativa e comunicação. In: 8 ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2006, Cuiabá. 8 ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2006.
-
CARVALHO, André Luís . Memórias Visíveis. In: XXIX Intercom, 2006, Brasília. XXIX Intercom, 2006.
-
VIEIRA, A. J. H. ; Carvalho, A. L. ; ODA . Educação e cultura no Riacho Fundo II. In: 2o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. (Re)conhecer diferenças, construir resultados.. Brasília: Unesco, 2004. v. 1. p. 271-279.
-
CAMARA, M. T. P. ; PFEIFFER, C. ; OLIVEIRA, T. G. ; GAMBASSI, G. M. ; Carvalho, A. L. ; SEIXAS, S. R. C. . Um espaço de construção da memória no ambiente digital: a iniciativa do blog do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; TORRES, L. D. ; OLIVEIRA, V. S. E. . 'Sujeitos de suas histórias' e a extensão na pandemia com jovens de Paracatu de Baixo, em Mariana. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. . Testemunho, trauma e imagens de catástrofes socioambientais da mineração brasileira em Vozes de Mariana e Vozes de Brumadinho. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES BARBOSA, K. ; CARVALHO, André Luís . As vozes de Mariana e Brumadinho: testemunho, trauma e imagem de catástrofes socioambientais da mineração brasileira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Carvalho, A. L. ; GOMES BARBOSA, K. ; MAIA, M. R. . A iminência da catástrofe: tensionamentos narrativos na cobertura jornalística de Barão de Cocais (MG). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES BARBOSA, K. ; CARVALHO, André Luís ; SENA, G. ; PERES, K. . Novos sujeitos de futuras histórias: o papel da mídia na educação de gênero infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES BARBOSA, K. ; CARVALHO, André Luís . Narrativas do trauma no jornalismo local: Bento Rodrigues. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, T. Z. ; CARVALHO, André Luís . 'Quem resiste à lama?'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, André Luís ; GOMES BARBOSA, K. . O que contam as imagens do trauma? O fotojornalismo no rompimento da Barragem de Fundão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. . Artefato: o ensino laboratorial de jornalismo e as novas diretrizes curriculares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Carvalho, A. L. . Jeitos de ver, formas de narrar: itinerários fotográficos no Riacho Fundo II. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Carvalho, A. L. . Memórias visíveis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Carvalho, A. L. . Memórias visíveis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VIEIRA, A. J. H. ; Carvalho, A. L. ; ODA . Educação e Cultura no Riacho Fundo II. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Carvalho, A. L. . O que representa qualidade de vida para uma comunidade popular: com a fala os (as) moradores (as) do Riacho Fundo II. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CARVALHO, André Luís . Revitalização do Cine Vila Rica. 2018.
BONI, P. C. ; OLIVEIRA, M. ; CARVALHO, André Luís ; MAUAD, A. M. ; AVANCINI, A. J. ; GIACOMELLI, I. L. ; GURAN, M. R. ; VASQUEZ, P. A. ; PERSICHETTI, S. . A fotografia na mídia impressa. 2016.
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; SARTO, D. . Mutatis Mutandis - à procura do saber - ep. 6, Educação e Ciência. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. . Podcast Mutatis Mutandis: à procura do saber - episódio 11. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; MILETTO, A. C. M. . Pulsátil. 2012; Tema: Portal de Convergência Digital do Curso de Comunicação Social. (Site).
CARVALHO, André Luís ; TAVARES, F. M. B. ; AQUINO, T. . Revista Curinga n. 20. 2017. (Editoração/Periódico).
TAVARES, F. M. B. ; Carvalho, A. L. ; AQUINO, T. . Revista Curinga n. 21. 2017. (Editoração/Periódico).
TAVARES, F. M. B. ; Carvalho, A. L. ; AQUINO, T. . Revista Curinga n. 22. 2017. (Editoração/Periódico).
Carvalho, A. L. ; TAVARES, F. M. B. ; AQUINO, T. . Revista Curinga 16 - Ed. Especial. 2016. (Editoração/Outra).
Carvalho, A. L. ; TAVARES, F. M. B. ; AQUINO, T. . Revista Curinga 17. 2016. (Editoração/Outra).
Carvalho, A. L. ; TAVARES, F. M. B. ; AQUINO, T. . Revista Curinga n. 19. 2016. (Editoração/Periódico).
Carvalho, A. L. ; TAVARES, F. M. B. ; AQUINO, T. . Revista Curinga 18. 2016. (Editoração/Outra).
CARVALHO, André Luís ; GOMES BARBOSA, K. ; CAMPOS, M. F. ; ROCHA, A. M. ; CALDEIRA, T. ; FERREIRA, J. A. S. ; CARMO, R. C. ; BARRENECHEA, M. H. V. . Normas de utilização dos espaços comuns, laboratórios e dos empréstimos de equipamentos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. (Normas técnicas).
Carvalho, A. L. . Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. 2016. (Coordenação de cobertura fotográfica).
Carvalho, A. L. ; TAVARES, F. M. B. ; AQUINO, T. . Revista Curinga 15. 2015. (Editoração/Outra).
Carvalho, A. L. ; TAVARES, F. M. B. ; AQUINO, T. . Revista Curinga 14. 2015. (Editoração/Outra).
TAVARES, F. M. B. ; CARVALHO, André Luís ; BORGES, M. L. . Revista Curinga 8. 2014. (Editoração/Outra).
TAVARES, F. M. B. ; CARVALHO, André Luís ; BORGES, M. L. . Revista Curinga 9. 2014. (Editoração/Outra).
CARVALHO, André Luís . Diálogos sobre Trabalho de Conclusão de Curso. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; NOVO, G. C. . Jornal Artefato, ano 12, n. 1. 2011. (Editoração/Outra).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; NOVO, G. C. . Jornal Artefato, ano 12, n. 2. 2011. (Editoração/Outra).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; NOVO, G. C. . Jornal Artefato, ano 12, n. 3. 2011. (Editoração/Outra).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; NOVO, G. C. . Jornal Artefato, ano 12, n. 4. 2011. (Editoração/Outra).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; NOVO, G. C. . Jornal Artefato ano 11, n. 4. 2010. (Editoração/Outra).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; NOVO, G. C. . Jornal Artefato, ano 11, n. 5. 2010. (Editoração/Outra).
GOMES BARBOSA, K. ; Carvalho, A. L. ; NOVO, G. C. . Jornal Artefato, ano 11, n. 3. 2010. (Editoração/Outra).
KIELING, A. S. ; CARVALHO, André Luís . A digitalização nas indústrias criativas e conteúdos digitais. 2010. (Relatório de pesquisa).
CARVALHO, André Luís . Oficina Básica de Fotografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, André Luís . Oficina de Retratos de Rua. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, André Luís . Pela Luz de suas Histórias - Oficina Comunitária de Fotografia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, André Luís . Oficina Básica de Fotografia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, André Luís . Oficina Básica de Fotografia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, André Luís . Leituras Fotográficas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, André Luís . Leitura de fotografias. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, André Luís . Linguagem fotográfica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, André Luís . Fotojornalismo. 2001. .
CARVALHO, André Luís . Fotógrafo em Geral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, André Luís ; CAMPOS, M. F. . Singularidades e memórias no velho continente: veredas de um ensaio fotográfico (curadoria). 2016. Fotografia.
SANTOS, A. C. L. ; Carvalho, A. L. . Entre percursos e olhares (Curadoria em exposição coletiva dos alunos da UFOP). 2013. Fotografia.
Carvalho, A. L. . Entorno que transborda - coordenação e edição fotográfica/produção fotográfica. 2009. Fotografia.
Carvalho, A. L. . Simples mortais - still/documentação fotográfica de longa-metragem. 2007. Fotografia.
Carvalho, A. L. . Riacho Fundo II. 2003. Fotografia.
CARVALHO, André Luís . Documentação etnográfica da Festa do Divino, em Pirenópolis. 1997. Fotografia.
CARVALHO, André Luís . A Festa do Divino em slides e som. 1997. Outra.
CARVALHO, André Luís ; Coletiva . Pela Luz de suas Histórias - exposição fotográfica. 2006 (Documentação fotográfica).
CARVALHO, André Luís . Saúde, lazer, família e asfalto no Riacho Fundo II. 2002 (Documentação fotográfica).
CARVALHO, André Luís . O cotidiano de alfabetizandos e professores do PAS/UCB no Nordeste. 2001 (Documentação fotográfica).
CARVALHO, André Luís . O cotidiano feminino no posto de saúde do Paranoá - DF. 1996 (Ilustração fotográfica de tese de doutorado).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Fotografia, testemunho e trauma na narrativa jornalística, Descrição: A proposta dessa pesquisa é estudar a narrativa fotográfica e o processo de construção social do acontecimento jornalístico a partir mais destacadamente da catástrofe socioambiental ocorrida em Mariana em 2015, oriunda do rompimento da barragem de Fundão, pertencente às mineradoras Samarco/Vale/BHP Billiton. Para tanto procuramos levar em conta não somente as imagens com claro teor testemunhal e publicadas nos jornais Folha de São Paulo, Estado de Minas e A Sirene, mas também os próprios testemunhos dos agentes diretamente envolvidos em suas elaborações, os sobreviventes, transformados em fontes das notícias, e os repórteres fotográficos, seus produtores. Assim, além da compreensão dos significados e das estruturas narrativas criadas pelo que é midiatizado, faz-se imprescindível entender as relações que se estabelecem, no campo dos eventos traumáticos e de seus desdobramentos, entre repórteres fotográficos e sobreviventes, suas impressões a partir do repertório jornalístico e seus impactos nas memórias do trauma. A metodologia proposta fia-se na análise de conteúdo de notícias visuais e de testemunhos dos agentes implicados. Como forma de abordagem e construção do corpus a partir dos participantes envolvidos estabelecemos diálogos com a etnometodologia e a realização de entrevistas semiestruturadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís Carvalho - Coordenador., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1
-
2012 - 2014
Portal-laboratório de convergência digital do curso de comunicação social da UCB, Descrição: O projeto Portal Laboratório objetiva aprofundar os estudos acerca dos fenômenos mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação sua produção, circulação e recepção. A partir de uma incursão teórica articulada à experimentações práticas, avaliando a implantação do Portal-laboratório do curso de comunicação, realizando experimentações de narrativas transmidiáticas e aprofundando a bibliografia acerca do fenômeno da convergência comunicacional, o projeto objetiva tornar a Universidade Católica uma referência de ponta, no âmbito teórico e prático, na região Centro-oeste. A investigação técnico-científica deverá aprofundar os processos subjetivos envolvidos nos novos dispositivos tecnológicos comunicacionais, tendo como desafio teórico dimensionar de que maneira a instantaneidade e a efemeridade dos novos meios e suportes conforma ou modifica as narrativas tradicionais. Envolvendo professores doutores, professores mestres (entre professores da UCB, da FEVALE e da UNB) e bolsistas de iniciação científica, o projeto investiga maneiras de incorporar novos conteúdos e experimentações estéticas para as narrativas digitais, possibilitando um ambiente de elaboração hermenêutica no campo da cibercultura. Trata-se de um projeto inovador na medida que é um dos únicos do país que articula a incorporação de tecnologias de ponta utilizando o que se produz de mais inovador no mercado ao avanço das pesquisas acadêmicas realizadas dentro da Universidade; relacionando a produção pedagógica às práticas tecnológicas midiáticas, a formação profissional à reflexão teórica, apontando um significativo potencial de desenvolvimento tecnológico e conceitual. Realizado em três fazes, a pesquisa está estruturada para articular o aspecto teórico levantamento bibliográfico, aprofundamento teórico e produção acadêmica às implantações e experimentações práticas e estéticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luís Carvalho - Integrante / Karina Gomes Barbosa - Integrante / Joadir Antonio Foresti - Integrante / Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Católica de Brasília - Remuneração.
-
2007 - 2009
Mulheres cuidando de mulheres em situação de violência, Descrição: A melhoria do atendimento da rede pública de saúde a mulheres em situação de violência no país é o tema central deste projeto. A atenção dada a ele vem sendo sustentada pelas atuais diretrizes do trabalho na área da saúde, que se dirigem à maior qualificação, competência, responsabilidade e humanização dos/as agentes profissionais, somadas às constantes reivindicações dos grupos organizados de mulheres, denúncias de pesquisadores/as e constatações de entidades governamentais e não-governamentais sobre as dificuldades e os constrangimentos presentes nesses casos. Por isso, a investigação se ocupará dos impactos de ordem psicológica, social, laboral e moral, existentes entre estas trabalhadoras e, por conseguinte, dos meios de fornecer-lhes apoio psicossocial, capacitação e formação adequados para o desenvolvimento mais eficaz, respeitoso e equilibrado emocionalmente de sua rotina. Seu objetivo geral é apreender as representações de violência contra as mulheres, as repercussões subjetivas e as estratégias de enfrentamento usadas pelas trabalhadoras da saúde pública no atendimento às mulheres em situações de violência no Distrito Federal, bem como elaborar pioneiramente vídeos e um programa de formação continuada neste tema para profissionais em saúde atuantes no setor, que venha a subsidiar políticas públicas de âmbito regional e nacional. Contribuirá para o seu alcance, a atuação de uma equipe de pesquisa interdisciplinar, com diferentes graus de titulação acadêmica e com diversas parcerias interinstitucionais, servindo-se de uma metodologia agregadora de vários recursos e procedimentos qualitativos e quantitativos de apreensão, sistematização e análise dos dados, além de lançar mão de uma experiência de capacitação nos moldes da pesquisa-ação. Por essa ampla perspectiva de abordagem, a questão de gênero, na sua interface com a violência, o trabalho, a saúde, a classe social, a raça, a sexualidade, a família e as políticas de governo, será profundamente contemplada n. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: André Luís Carvalho - Integrante / Ivany Câmara Neiva - Integrante / Tânia Mara Campos de Almeida - Coordenador / Katia Cristina Tarouquella R Brasil - Integrante / Maria Aparecida Penso - Integrante / Lourdes Maria Bandeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Católica de Brasília - Remuneração / Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2008
Comunicação e educação por meio da realização cinematográfica em Brasília, Descrição: Projeto de Comunicação integrada que prevê a realização de uma pesquisa no campo da epistemologia da imagem de Brasília a partir do cinema. O problema inicial é: qual a identidade de Brasília a partir do cinema produzido na cidade? Além de realizar um levantamento das produções locais e nacionais que fazem referência à cidade, pretendemos acompanhar, por meio de uma metodologia histórico-etnográfica, a realização de um filme em particular, que tem como pano de fundo a cidade de Brasília. Este projeto prevê, portanto, o acompanhamento da produção do filme de ficção "Simples Mortais", longa de baixo orçamento, com roteiro original, de diretor estreante em longa-metragem Mauro Giutini, professor da UCB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: André Luís Carvalho - Integrante / Ivany Câmara Neiva - Integrante / Florence Marie Dravet - Integrante / Rosana Nantes Pavarino - Integrante / Mauro Giuntini Viana - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro SA - Remuneração / Universidade Católica de Brasília - Remuneração / Petróleo Brasileiro SA - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2006
Patrimônio Imaterial da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Descrição: O projeto Patrimônio Imaterial da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno visa: identificar as expressões da cultura nos municípios de Formosa, Corumbá de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Luziânia, do Estado de Goiás, e de Buritis, em Minas Gerais; pesquisar celebrações, saberes, lugares e formas de expressão e encaminhar dossiês para o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. A metodologia de trabalho efetiva a participação das comunidades alvo por meio da realização de Oficinas de Divulgação da História e Cultura Local e Regional para jovens e da reflexão sobre o patrimônio imaterial, com a divulgação do objeto e dos resultados do projeto em várias instâncias da sociedade. Os professores pesquisadores, estudantes e todos os profissionais comprometidos estão vinculados às duas universidades do Distrito Federal, a Universidade de Brasília e a Universidade Católica de Brasília. Realiza-se, portanto, a integração entre Distrito Federal e Entorno, almejada pelo poder público, nas perspectivas da preservação da cultura, da educação, da ciência e do desenvolvimento social. O projeto terá como produtos duas publicações, o inventário dos bens culturais de cada município e o livro com as interpretações do significado deste patrimônio imaterial para o país, um vídeo documentário, além dos dossiês de registro e do debate público com a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: André Luís Carvalho - Integrante / Ivany Câmara Neiva - Integrante / Alex Ricardo Medeiros da Silveira - Integrante / Rogério Gimenes Giugliano - Integrante / Rosa Virginia Araujo de Albuquerque Melo - Integrante / Valda Maria de Queiroz - Integrante / Maria T. Ferraz Negrão de Mello - Coordenador / Eleonora Zicari Costa de Brito - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro SA - Auxílio financeiro / Universidade Católica de Brasília - Remuneração / Petróleo Brasileiro SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
1997 - 1997
Documentação Audiovisual da Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, Descrição: Projeto Experimental de Final de Curso de Comunicação da Universidade de Brasília - UnB, coordenado pelos Profs. Maria Luísa Dainesi e Milton Guran (1997). Resultados: Relatório "Documentação Audovisal da Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis" (FAC/UnB, 1997, 36 p.) e o Audiovisual "O Império do Divino", com 160 imagens da festa e trilha sonora gravada ao vivo e em estúdio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luís Carvalho - Integrante / Felipe Berocan Veiga - Integrante / Gabriela Goulart Moura - Integrante / Milton Ribeiro Guran - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
1995 - 1996
Fotografia Corporal, Descrição: Estudos fotográficos de retratos do corpo humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luís Carvalho - Integrante / Wagner Antonio Rizzo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2011 - 2013
Pulsátil, Descrição: Desenvolvimento e implantação do portal-laboratório de convergência digital do Curso de Comunicação Social. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (40) . , Integrantes: André Luís Carvalho - Integrante / Karina Gomes Barbosa - Integrante / Joadir Antonio Foresti - Coordenador / Janete Cardoso dos Santos - Integrante / Sofia Cavalcanti Zanforlin - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Brasília - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2021
Menção honrosa de artigo - GP Extensão do 20° ENPJ, Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).
2021
1 lugar no II Prêmio Rede Rubra - podcast Curiá, Intercom.
2021
Menção honrosa na categoria Projeto de Extensão do 1 prêmio UnBCast - podcast Curiá, UnBCast.
2018
Homenageado da turma de graduação em Jornalismo - 2/2017, UFOP.
2016
Expocom Sudeste: Produção em Fotojornalismo - Quem resiste à lama? (orientador), Intercom Sudeste.
2016
Expocom Nacional: Produção em Fotojornalismo - Quem resiste à lama? (orientador), Intercom.
2015
Expocom Sudeste: Revista-laboratório impressa - Revista Curinga (orientador), Intercom Sudeste.
2015
Paraninfo da turma de graduação do curso de Jornalismo - 11.1, UFOP.
2015
Homenageado da turma de graduação em Jornalismo - 2015, UFOP.
2014
Homenageado da turma de graduação em Jornalismo - 10.2, UFOP.
2014
Homenageado da turma de graduação em Jornalismo - 2/2013, UFOP.
2012
Expocom Sudeste: Fotografia Artística - Sombra das Almas (orientador), Intercom Sudeste.
2011
8 Prêmio Engenho - Categoria: Iniciativa Acadêmica, Engenho Comunicação.
2011
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 1/2011, UCB.
2010
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 2/2010, UCB.
2010
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 1/2010, UCB.
2008
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 2/2008, UCB.
2007
Paraninfo das turmas de graduação de Comunicação Social - 1/2007, UCB.
2007
Paraninfo das turmas de graduação de Comunicação Social - 2/2007, UCB.
2006
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 1/2006, UCB.
2005
Paraninfo das turmas de graduação de Comunicação Social - 2/2005, UCB.
2004
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 1/2004, UCB.
2004
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 2/2004, UCB.
2003
Homenageado das turmas de graduação de Comunicação Social - 1/2003, UCB.
2002
1 Lugar Professor Orientador - IX Expocom - Categoria Ensaio Fotográfico, Intercom.
2001
Concurso Universitário Globo Cabo/NET - Vídeo Institucional - 1 lugar Região Centro-Oeste/Minas Gerais, Globo Cabo/NET.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). , Rua do Catete, 166, Colégio Pe. Avelar, Curso de Jornalismo (DECSO), Centro, 35420-000 - Mariana, MG - Brasil, Telefone: (31) 33582275, Ramal: 3835, Fax: (31) 33563010, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Fotográfico
-
04/2015
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Cartografias de Identidades, Afetos, Memória e Cotidiano em Mariana.
-
03/2015
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotojornalismo, Laboratório Impresso II - Revista, Projetos Experimentais I, Projetos Experimentais II
-
02/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Departamento de Jornalismo.,Linhas de pesquisa
-
04/2017 - 04/2018
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador de Comunicação Institucional da Ufop.
-
04/2016 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do ICSA.
-
04/2015 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Departamento de Comunicação, Ciências Sociais e Serviço Social - DECSO.,Cargo ou função, Comissão de Laboratórios do curso de Jornalismo.
-
05/2016 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Departamento de Comunicação, Ciências Sociais e Serviço Social - DECSO.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Capacitação - DECSO.
-
07/2016 - 08/2016
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de cobertura fotográfica do Festival de Inverno de Mariana e Ouro Preto 2016.
-
04/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Departamento de Comunicação, Ciências Sociais e Serviço Social - DECSO.,Cargo ou função, Integrante de comissão local de seleção Expocom Sudeste 2016..
-
01/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).,Cargo ou função, Comissão de Laboratórios do ICSA.
-
03/2014 - 12/2015
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Mariana na Lata.
-
06/2015 - 08/2015
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenação e editoria de cobertura fotográfica do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.
-
10/2012 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).,Cargo ou função, Presidente do NDE do Curso de Jornalismo.
-
03/2012 - 12/2014
Extensão universitária , Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).,Atividade de extensão realizada, Oficinas de leituras de imagem e produção fotográfica.
-
06/2014 - 08/2014
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenação e editoria de cobertura fotográfica do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.
-
06/2013 - 08/2013
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenação e editoria de cobertura fotográfica do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.
-
09/2012 - 06/2013
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotojornalismo, Laboratório Impresso I - Jornal, Oficina de Edição e Jornalismo Visual
-
03/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Departamento de Comunicação, Ciências Sociais e Serviço Social - DECSO.,Cargo ou função, Comissão de reconhecimento do curso de Jornalismo (Colegiado de Jornalismo).
-
03/2012 - 09/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotojornalismo, Oficina de Edição e Jornalismo Visual
-
07/2012 - 07/2012
Extensão universitária , Reitoria.,Atividade de extensão realizada, Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Coordenação e Editoria da Cobertura Fotográfica.
-
03/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Departamento de Comunicação, Ciências Sociais e Serviço Social - DECSO.,Cargo ou função, Comissão de investimentos e planejamento para 2013 (Colegiado de Jornalismo).
2018 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Teoria Literária.,Linhas de pesquisa
2000 - 2012
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Conselheiro do Conselho Universitário (CONSUN).
-
08/2009 - 02/2012
Direção e administração, Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/2008 - 02/2012
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Extensão.,Serviço realizado, Coordenador da Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão.
-
02/2008 - 02/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador da Assessoria de de Comunicação Comunitária e da área de produção de imagem da PROex.
-
08/2000 - 02/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Fotografia, Foto Publicitária, Fotojornalismo, Fotojornalismo II, Projeto Experimental I, Projeto Experimental II
-
01/2011
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Casamento comunitário.
-
01/2010
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto "Comunicadore e Comunidades".
-
01/2007
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Editor de Fotografia da revista Dialogos.
-
02/2008 - 07/2009
Direção e administração, Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador Geral dos laboratórios do Curso de Comunicação.
-
03/2007 - 07/2009
Direção e administração, Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Assessor Pedagógico.
-
01/2006 - 02/2008
Direção e administração, Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenação do Estúdio Fotográfico.
-
02/2003 - 02/2008
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Fotografia da UCB.
-
10/2000 - 01/2008
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Professor extensionista da equipe responsável pelo desenvolvimento do conceito de comunidade educativa, especificamente nas árteas de documentação em vídeo e fotografias..
-
02/2005 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Curso de Comunicação Social.,Serviço realizado, Desenvolvimento de projeto e coordenação da implantação do Estúdio Fotográfico.
-
01/2001
Direção e administração, Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Fotografia Captura.
2004 - 2005
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Faculdade de Comunicação - Departamento de Audiovisuais e Publicidade
2004 - 2005
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Criação, com estudantes do Curso de Comunicação Social da UnB, do Núcleo de Fotografia da FAC. Desenvolvimento de projetos autorais sobre energia elétrica em parceria com a Aneel e com o Núcleo de Fotografia Captura, da Universidade Católica de Brasília.
1996 - 1997
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2004 - 07/2005
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Fotografia
-
01/2004
Extensão universitária , Faculdade de Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Professor criador, junto com os estudantes do Curso, do Núcleo de Fotografia da FAC/UnB.
1998 - 2000
Serviço Social da Indústria/Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em Comunicação Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento de produtos de comunicação (vídeo, jornal, revista, folder, cartaz), bem como de eventos (Ação Global, atividades educativas, artísticas e culturais). Fotógrafo oficial dos veículos produzidos pela Assessoria de Comunicação Regional e colaborador da área de Comunicação do Departamento Nacional.
Atividades
-
05/1998 - 08/2000
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Marketing e Comunicação.,Serviço realizado, Assessoria de marketing e comunicação, documentação fotográfica.
1994 - 1997
Câmara dos DeputadosVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar, Carga horária: 20
Outras informações:
Área de Assessoria de Imprensa.
Atividades
-
01/1994 - 01/1997
Serviços técnicos especializados , Assessoria Parelamentar.,Serviço realizado, Assessoria de imprensa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Luis Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?