Yanic Diener Braga
Publicitária, designer e pesquisadora (Ela/She). Doutoranda em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Contemporânea). Mestra em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (linha de pesquisa Imagem e Som), possui especialização em Artes Visuais pelo Senac/DF (2013) e é bacharel em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília (2009). Pesquisadora na área de imagem e subjetividade e tecnologia.Atualmente é UX/UI designer no Instituto de Pesquisa Eldorado.
Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Comunicação
2021 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Claudia Linhares Sanz.
Mestrado em Comunicação
2013 - 2015
Universidade de Brasília, UnB
Título: A Lomografia e o hibridismo das imagens na era das novas mídias
, Ano de Obtenção: 2015.Marcelo Feijó Rocha Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fotografia; lomografia; comunicação; cibercultura; estética.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação
2012 - 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF
Título: A construção do corpo masculino na obra fotográfica de Robert Mapplethorpe e seu papel na arte contemporânea.
Orientador: Alexandra Cristina Moreira Caetano
Graduação em Comunicação Social
2006 - 2009
Universidade Católica de Brasília
Título: Ser Tatuado
Orientador: Newton Scheufler
Formação complementar
2024 - 2024
UX-PM Level 1. (Carga horária: 20h). , UX Allience, UX-PM, Brasil.
2019 - 2019
FORMAÇÃO EM DESIGN THINKING COM PROTOTIPAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2017 - 2017
Marketing Digital para Iniciantes. (Carga horária: 16h). , Goobec, GOOBEC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em A SUBVERSÃO DO DOCUMENTO. (Carga horária: 16h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Inovação em Storytelling (Intensivo). (Carga horária: 19h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: teoria e história da imagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: imagem e tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: redes sociais.
Organização de eventos
BRAGA, Y. D. . Seminário Internacional - O mal-estar no século XXI: transformações nos modos de sofrer?. 2024. (Congresso).
BRAGA, Y. D. . V Jornada discente de Pesquisa em Comunicação. 2022. (Congresso).
BRAGA, Y. D. . 1º Congresso de Economia Criativa e Comunicação. 2019. (Congresso).
Participação em eventos
I Colóquio Internacional Gênero e Comunicação. Violência simbólica e discurso de ódio contra mulheres streamers na comunidade gamer. 2024. (Congresso).
Intercom 2024. Influenciadoras generativas: o caso de Aitana, influenciadora digital gerada por inteligência artificial generativa. 2024. (Congresso).
Mal estar no século XXI: transformações no modo de sofrer. 2024. (Congresso).
2º Seminário de Arquitetura e Cinema.Flintstones, Jetsons e as habitações americanas e o imaginário tecnológico da década de 1960. 2022. (Seminário).
Intercom 2019. Estética da Repressão na Série Televisiva O Conto de Aia. 2019. (Congresso).
I Congresso Transdisciplinar para a Educação do Futuro e I Simpósio Imagem e Imaginários da Utopia. 2018. (Congresso).
Intercom. Lomografia: estética do precário d restituição do acaso. 2018. (Congresso).
I Colóquio de Fotografia da Universidade de Brasília: Fronteiras e transgressões na fotografia contemporânea. 2013. (Simpósio).
Seminário Humor e Comicidade: A cultura do Riso no Cinema Nacional. 2013. (Seminário).
Still Movil.Parfait. 2011. (Oficina).
16º Festival Mundial de Publicidade. 2007. (Outra).
Semana de Design e Arquitetura das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial.Workshop de Fotografia Analógica. 2007. (Oficina).
Participação em bancas
MOLINA, A. W.;BRAGA, Y. D.. Estratégias de Marketing e seus impactos para os artistas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; Cantarelli, R.. PLANO DE NEGÓCIO: APPETITE PIZZAS CASEIRAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; Cantarelli, R.. PLANO DE NEGÓCIO: APPETITE PIZZAS CASEIRAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.. superexposição dos usuários de redes sociais e o pós-humano frente aos avanços da tecnologia.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; CANTARELLI, R.; MOLINA, A. W.. A revolução dos cachos: Estudo de caso Seda - Seda by Rayza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; ESTEBAN, F.; VIDIGAL, A.. AERO KAPITAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; OLIVEIRA, L. B.. Trivster, um jogo de trívia para Apple TV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; OLIVEIRA, L. B.. REDESIGN DE IDENTIDADE VISUAL - UMA NOVA MARCA DE UMA LOJA DE JÓIAS E COSMÉTICOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; CANTARELLI, R.. PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING DIGITAL NO INSTAGRAM PARA EMPRESA HD MOTOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
OLIVEIRA, L. B.;BRAGA, Y. D.. MARCAS PERSONALÍSSIMAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE KYLIE JENNER E SUAS MARCAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
CANTARELLI, R.;BRAGA, Y. D.. Campanha de Comunicação: O Universo da Comunicação social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
CANTARELLI, R.;BRAGA, Y. D.. MARCAÇÃO DA FEMINILIDADE EM CORPOS MASCULINOS A Construção de uma Performance Drag. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.. SITE ?A BRASÍLIA? - AGENDA CULTURAL. 2018.
CANTARELLI, R.;BRAGA, Y. D.. TITA: UM NOVO E-COMMERCE DE SLOW FASHION. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.. MEMORIAL DESCRITIVO DOCUMENTÁRIO ?Perspicere?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.. O MARKETING UTILIZADO PELA CANTORA ANITTA Case do Projeto Check Mate. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.. Estratégias de Comunicação de Stranger Things: O Facebook como Ferramenta de Gestão de Relacionamento com os Usuários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; SCHEID, Gerson.. A ESTÉTICA FEMINISTA E A PUBLICIDADE. 2018 - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; SCHEID, Gerson.. O SELFIE NUDE1 FEMININO COMO FORMA DE EMPODERAMENTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
BRAGA, Y. D.; Giraldi, R.. PEM: O PROJETO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA FINANCIAMENTO COLETIVO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
Orientou
AO CAIR DA NOITE: UMA NARRATIVA COLABORATIVA DO PROJETO NOSOTROS; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Storytelling e Narrativa Transmídia) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Yanic Diener Braga;
PLANO DE NEGÓCIO: VZRD DESIGN; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Yanic Diener Braga;
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Yanic Diener Braga;
PANTONE COLOR OF THE YEAR: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA COR DO ANO NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS PREMIADAS NO CANNES LIONS; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Yanic Diener Braga;
Produções bibliográficas
-
BRAGA, Y. D. . Influenciadoras generativas: o caso de Aitana, influenciadora digital gerada por inteligência artificial generativa. In: Intercom, 2024. Intercom, 2024.
-
BRAGA, Y. D. . Estética da Repressão na Série Televisiva O Conto de Aia. In: Intercom 2019, 2019, Belém. Intercom 2019, 2019.
-
BRAGA, Y. D. . Lomografia: estética do precário e restituição do acaso. In: Intercom, 2018, Joinvile. Anais Intercom, 2018.
-
BRAGA, Y. D. ; Mello, T. M. . Violência simbólica e discurso de ódio contra mulheres streamers na comunidade gamer. In: I Colóquio Internacional Gênero e Comunicação, 2024, Brasília. I Colóquio Internacional Gênero e Comunicação, 2024.
-
Mello, T. M. ; BRAGA, Y. D. . Violência simbólica e discurso de ódio contra mulheres streamers na comunidade gamer.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAGA, Y. D. ; AZAMBUJA, B. S. . Flintstones, Jetsons e as habitações americanas e o imaginário tecnológico da década de 1960. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAGA, Y. D. . Estética da Repressão na Série Televisiva O Conto de Aia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAGA, Y. D. . Lomografia: estética do precário e restituição do acaso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BRAGA, Y. D. . Seminário Internacional- O mal-estar no século XXI: transformações nos modos de sofrer. 2024. (Site).
BRAGA, Y. D. . Portfolio - criação publicitária e design editorial. 2019; Tema: Portfolio. (Site).
BRAGA, Y. D. . Pulsátil. 2019. (Site).
BRAGA, Y. D. . Ralfe Braga. 2016; Tema: Gerenciamento e criação do site Ralfe Braga. (Site).
BRAGA, Y. D. . Portfolio fotográfico. 2014. (Site).
BRAGA, Y. D. . OFICINA DE PRINCÍPIOS DE DIAGRAMAÇÃO NO INDESIGN. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRAGA, Y. D. . Curso de Photoshop. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIENER, G. ; BRAGA, Y. D. . Amor Capiriano. 2017. (Editoração/Livro).
BRAGA, Y. D. ; FLEURY, D. M. N. ; GUIMARAES, M. O. . Arquitetura para a Saúde na América Latina. 2017. (Editoração/Livro).
BRAGA, Y. D. . Festival Mês da Fotografia - Exposição Coletiva. 2018. Fotografia.
BRAGA, Y. D. . Bruxa do cerrado. 2017. Fotografia.
BRAGA, Y. D. ; RODRIGUES, A. A. . Zine Lucy - Colagens. 2016. Fotografia.
BRAGA, Y. D. . Sobra a variância das coisas. 2014. Fotografia.
BRAGA, Y. D. . 1º KLEISTER Brasília. 2014. Intervenção Urbana.
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Projeto de Pesquisa em Comunicação e Gênero - Universidade Católica de Brasília (ComGenUCB), Descrição: Projeto que visa a discussão acerca de Comunicação, Diversidade Sexual e gênero, bem como o incremetar a produção científica acerca do assunto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Yanic Diener Braga - Coordenador / Anelise Wesolowski Molina - Integrante / Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira - Integrante / Raquel Cantarelli Vieira da Cunha - Integrante.
Prêmios
2021
Aprovada em 6° lugar no concurso para função de professor substituto do Departamento de Comunicação Organizacional - Edital de Abertura N. 126/2020, UnB.
2020
Aprovada em 2° lugar no concurso para função de professor substituto de Comunicação Visual, UnB.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Instituto de Pesquisas Eldorado - BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2022
Wiz CorporateVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX Designer, Carga horária: 35
2020 - 2020
Superior Tribunal FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Design Gráfico, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela diagramação de livros e publicações em geral, criação de projetos gráficos e material de comunicação da editoria de divulgação.
2018 - 2019
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou as disciplinas:
-Direção de arte
-Produção e Design Gráfico
-Fundamentos da Publicidade e Propaganda
-Mídia
-Publicidade e Convergência digital
Atividades
-
03/2018 - 12/2019
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, direção de arte
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção de arte, Fundamentos da Publicidade e Propaganda
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Design Visual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁT. PROF. I - ATELIÊ DE PROJETO - REPRESENTAÇÃO VISUAL
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, direção de arte, mídia, gestão de mídia
2015 - 2017
Serviço Social do Transporte - MatrizVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em Comunicação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiária docente, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aluna do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Estagiária Docente na Universidade de Brasília na disciplina de Fotografia Publicitária.
2012 - 2013
Gabinete CVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arte finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
FN ComunicaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Grupo Nova TecnologiaVínculo: Técnica, Enquadramento Funcional: Técnica em Programação Visual, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Procuradoria Geral da RepúblicaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiára, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Yanic Diener Braga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?