Alan da Silva Sampaio
Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1997), mestrado em Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: nietzsche, filosofia, foucault, sócrates e punição.
Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
2010 - 2015
Universidade Federal da Bahia
Título: Nietzsche: os signos e a história
Jarlee Oliveira Silva Salviano. Palavras-chave: Nietzsche; história.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Mestrado em Filosofia
2002 - 2004
Universidade Federal da Bahia
Título: Origem do Ocidente: a Antiguidade grega no jovem Nietzsche
, Ano de Obtenção: 2004.Monclar Eduardo Góes de Lima Valverde.Palavras-chave: Sócrates; Apolo; Dionísio; cultura; Nietzsche.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior
1999 - 2000
Idiomas
Inglês
Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia da História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Organização de eventos
SAMPAIO, Alan ; MARTINS, José ; SANTOS, S. B. ; AGGIO, J. O. . Raça, Gênero, Sexualidade: Perspectivas Filosóficas. 2024. (Congresso).
SAMPAIO, Alan ; LIMA NETO, J. M. . II Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB. 2024. (Congresso).
SAMPAIO, Alan ; SILVA, J. C. . V Encontro de Filosofia da Bahia ? EFIBA. 2023. (Congresso).
SAMPAIO, Alan ; LIMA NETO, J. M. . Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB. 2022. (Congresso).
SAMPAIO, Alan . Seminários Quadros de Violência. 2022. (Outro).
LIMA NETO, J. M. ; SAMPAIO, Alan . Novembro Negro - Seminários de Filosofia. 2022. (Congresso).
SAMPAIO, Alan . Filosofia e novo Ensino Médio: Questões em aberto, seguida de debate sobre o Ensino de Filosofia na Bahia e a BNCC. 2021. (Exposição).
MARTINS, José ; SAMPAIO, Alan . II Seminário do PIBID de Filosofia da UNEB. 2019. (Congresso).
SAMPAIO, Alan . Seminários de Pesquisa em Filosofia. 2018. (Outro).
LIMA NETO, J. M. ; SAMPAIO, Alan . I Seminário do PIBID de Filosofia da UNEB. 2018. (Congresso).
SAMPAIO, Alan ; DRUMMOND, W. . Seminário sobre o método genealógico desde Nietzsche e Foucault. 2017. (Outro).
MARTINS, José ; SAMPAIO, Alan . II Ciclo de Debates de Filosofia: Filosofia e Política. 2016. (Congresso).
SAMPAIO, Alan . Minicurso Nietzsche, a verdade e a moral. 2016. (Outro).
SAMPAIO, Alan . Cine-Debate: Cinema e Contemporaneidade. 2009. (Outro).
VALVERDE, Monclar ; SAMPAIO, Alan ; CIDREIRA, R. P. . Colóquio Merleau-Ponty. 2008. (Congresso).
VALVERDE, Monclar ; SAMPAIO, Alan ; CIDREIRA, R. P. . Teatro de Idéia: Ciclo de discussões sobre a obra de Maurice Merleau-Ponty. 2008. (Outro).
SAMPAIO, Alan . I Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História: Cultura Urbana e Memória. 2006. (Congresso).
BLUME, L. H. S. ; SAMPAIO, Alan . VII Semana de História ?História no Plural: ?Novas abordagens para história e historiografia?. 2000. (Congresso).
OLIVEIRA, J. ; SAMPAIO, Alan ; MARTINS, José . 150 anos do pensamento de Nietzsche. 1994. (Congresso).
SAMPAIO, Alan . Seminários de Pesquisa em Filosofia. 2018. (Outro).
Participação em eventos
II Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB (Organização).Relevância da Iniciação Docência para a Licenciatura em Filosofia: Impactos na Filosofia da Bahia. 2024. (Seminário).
Seminário Integrado PIBID/PRP/PARFOR da UNEB. 2024. (Seminário).
Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB.A experiência do Pibid na Pandemia. 2022. (Seminário).
Seminários Quadros de Violência.Reflexões sobre a produção filosófica brasileira. 2022. (Seminário).
Debate com os programas PIBID/RP de Filosofia das Universidades Públicas da Bahia sobre o desenvolvimento dos projetos em tempos de pandemia. 2021. (Congresso).
O Desmonte do PIBID/RP. 2021. (Seminário).
Produção de Vídeos Didáticos. 2020. (Seminário).
I Seminário do PIBID de Filosofia.Debate sobre o filme "A onda" e o fascismo. 2018. (Seminário).
Seminário de Pesquisa em Filosofia.Pesquisa docente em Filosofia (abertura do evento). 2017. (Seminário).
Recepção do DEDC I.Ética e cuidado de si hoje. 2016. (Seminário).
II Encontro de Filosofia da Bahia. Foucault e Nietzsche: genealogias. 2015. (Congresso).
Colóquio Merleau-Ponty. 2008. (Congresso).
Teatro de Idéias: Ciclo de discussões sobre a obra de Maurice Merleau-Ponty.A Prosa do Mundo de Merleau-Ponty. 2008. (Simpósio).
XII Jornada de Iniciação Científica da UNEB. Orientador (O niilismo moderno na visão de Nietzsche: A cultura histórica - orientando: José Pereira de Santana Neto). 2008. (Congresso).
VII Semana de Filosofia: o sentido da visão na filosofia. Linguagem, pintura e percepção em Merleau-Ponty. 2007. (Congresso).
XI Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Orientador (O niilismo moderno na vião de Nietzsche - orientando: José Pereira de Santana Neto). 2007. (Seminário).
I Seminário Temático.Da ausência de fundamentos ou o fim da filosofia. 2006. (Seminário).
Café Filosófico.O fantasma de Deus. 2005. (Outra).
II Seminário de Pesquisa do Campus IV.Pesquisa e Pós-graduação na UNEB. 2005. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa do Campus IV.Nietzsche e a Grécia. 2004. (Seminário).
V Simpósio Internacional de Filosofia Assim Falou Nietzsche.Arte, mito e logos na Grécia antiga. 2004. (Simpósio).
XI Encontro Nacional de Filosofia.Origem do Ocidente em Nietzsche. 2004. (Encontro).
Nietzsche e a história: memória, consciência e sentido histórico.Nietzsche e a consciência histórica. 2003. (Seminário).
Oficina de projetos de pesquisa.Produção do conhecimento e poder. 2003. (Seminário).
X Encontro Nacional de Filosofia. Contemplação e combate em Nascimento da Tragédia de Friedrich Nietzsche. 2002. (Congresso).
Com a flecha no coração do presente: Kant, Foucault, Habermas.Kant e o Iluminismo. 2001. (Seminário).
VII Semana de História: História no Plural. Desventura e Cidade. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
AGGIO, J. O.; DIAS, M. C. L. C.;SAMPAIO, Alan. Angela Davis e a liberdade como luta constante. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
SALVIANO, J. O. S.;SAMPAIO, Alan; SAJA, J. A.. Niezsche: um caminho para a singularidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
SAMPAIO, Alan; SALVIANO, J. O. S.; HILLESHEIM, V.. Os sentidos da vontade de poder em Nietzsche. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB.
MARTINS, José;SAMPAIO, Alan; SANTOS, L. C.. Foucault, Magritte e o problema da representação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB.
SANTOS, L. C.;SAMPAIO, Alan; LEITE, A. S.. Colonialismo e libertação na América Latina: a filosofia política de Enrique Dussel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB.
SANTOS, L. C.;SAMPAIO, Alan; VASCONCELOS, P. S. D.. Ética como filosofia primeira em Emmanuel Levinas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB.
SAMPAIO, Alan; DOURADO, S. M.; ARAUJO, R. O.. Cinema e choque em Walter Benjamin. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB.
SAMPAIO, Alan; BALOGH, I. R.; SILVA, V. S.. Retratos da Bahia de Pierre Verger e a representação do negro na fotografia brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Educação I - UNEB.
CARVALHO, S. R. S.;SAMPAIO, Alan; BARBOSA, K. M. A.. O ensino religioso no ensino fundamental I: o modelo não confessional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação I - UNEB.
LIPER, R.;SAMPAIO, Alan. O pessimismo e o trágico na afirmação da vida pela tragédia grega em Nietzsche. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
SAMPAIO, Alan. Arte e linguagem poética em Martin Heidegger. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Católica do Salvador.
SAMPAIO, Alan; MARTINS, José; LEITE, A. S.. Comissão de Implantação do Curso de Filosofia. 2014. Departamento de Educação I - UNEB.
SAMPAIO, Alan. Especialização em História: Cultura Urbana e Memória. 2004. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
Política da transfobia: papel da violência na constituição de corpos dissidentes; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Departamento de Educação I - UNEB, PROGRAD/UNEB; (Orientador);
A política do feminicídio: possibilidades e sentidos; Início: 2025 - Departamento de Educação I - UNEB, PROGRAD/UNEB; (Orientador);
A Cultura da Briga de Galos em Jacobina no Galeão nas décadas de 1960 e 1970; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História: Cultura Urbana e Memória) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Religião, Educação e Poder: o cotidiano escolar do Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora (1969 ? 1982); 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História: Cultura Urbana e Memória) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A política de punição da pobreza a partir de Loïc Wacquant; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A transgressão em bell hooks; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Subjetividade negra e educação decolonial em Frantz Fanon; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A importância do estudo da filosofia africana na erradicação do racismo epistêmico; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O antissemitismo segundo Sarte; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A crítica da moral em Nietzsche; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Violência da libertação em Fanon; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A servidão voluntária e a amizade como antídoto em La Boétier; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A servidão voluntária e a amizade como antídoto em La Boétier; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Zaratustra e a loucura segundo Nietzsche; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Sobre a democracia da abolição em Angela Davis; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O ascetismo em Nietzsche, na genealogia da moral; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O sujeito do feminismo na perspectiva de Judith Butler; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Memória, sofrimento e moral em Nietzsche; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A noção de "governo" segundo Michel Foucault; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Os sentidos da vontade de poder em Nietzsche; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Cinema e choque em Walter Benjamin; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Retratos da Bahia de Pierre Verger e a representação do negro na fotografia brasileira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Desconstruindo e entendendo a nomofobia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O pensamento filosófico da criança segundo Mattew Lipman; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A contribuição do lúdico para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A participação dos pais no processo de escolarização dos filhos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A decadência das sociedades filarmônicas em Jacobina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Pensando o Recreio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O fim da Sociedade Filarmônica Aurora; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Os sentidos da polícia: práticas e imagens; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Departamento de Educação I - UNEB, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Técnicas marciais de si: treino, luta, liberdade; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A política de punição da pobreza a partir de Loïc Wacquant; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Punição em Nietzsche: da dívida à má consciência; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O corpo e a moral em Nietzsche; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A delinquência em Michel Foucault; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Justiça e castigo na genealogia de Nietzsche; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, PROGRAD/UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Moral e violência em Nietzsche; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A invenção do inimigo social: o delinquente na descrição de Foucault; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A desconstrução da ideia de sujeito soberano a partir da teoria dos atos de fala; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Fascismo e Propaganda: a criação do inimigo público; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Linguagem e violência desde Nietzsche; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB, Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Imagem e Fascismo em Walter Benjamin; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia, PROGRAD/UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Liberdade em Angela Davis; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Anarquismo e anarqueologia em Foucault; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia - Licenciatura) - Departamento de Educação I - UNEB, Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O anti-representacionismo de René Magritte segundo Foucault; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A vontade de saber de Nietzsche em Foucault; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Anarquismo e Anarqueologia em Foucault; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Linguagem e conhecimento na filosofia de Nietzsche; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Departamento de Educação I - UNEB, PROGRAD/UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
A vontade de saber em Foucault e Nietzsche; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Departamento de Educação I - UNEB, PROGRAD/UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O anti-representacionismo de René Magritte segundo Foucault; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Departamento de Educação I - UNEB; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
O niilismo moderno na visão de Nietzsche; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alan da Silva Sampaio;
Produções bibliográficas
-
SAMPAIO, Alan ; SANTOS, S. B. . Apresentação, tradução e notas de O significado da Liberdade de Angela Davis. Anãnsi Revista de Filosofia , v. 2, p. 264-276, 2022.
-
SAMPAIO, Alan ; JESUS, R. C. . Apresentação e tradução da Introdução de Excitable Speech de Judith Butler. Anãnsi Revista de Filosofia , v. 2, p. 190-226, 2021.
-
SAMPAIO, Alan . Notas para a crítica da violência. Anãnsi Revista de Filosofia , v. 1, p. 115-142, 2020.
-
SANTOS, S. B. ; SAMPAIO, Alan . A liberdade da filósofa Angela Davis. Revista Ideação , v. 1, p. 356-372, 2020.
-
SAMPAIO, Alan ; SANTOS, S. B. . ?A língua é pássaro em suas mãos?, introdução e tradução do discurso de Toni Morrison ao Nobel de Literatura,1993. Anãnsi Revista de Filosofia , v. 1, p. 225-232, 2020.
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . Genealogia e historiografia: dissolução do sujeito, elisão da memória. ReDObRa , v. 13, p. 161-172, 2014.
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . A gaiola e o pássaro: o Estado e a cultura urbana. Cadernos PPG-AU/FAUFBA , v. 1, p. 89-96, 2011.
-
SAMPAIO, Alan ; DRUMMOND, W. . O artifício e a morte. re[dobra] , v. 7, p. 7, 2010.
-
SAMPAIO, Alan ; DRUMMOND, W. . A cidade e seu duplo. re[dobra] , v. 8, p. 8, 2010.
-
SAMPAIO, Alan . Fronteiras da história. Cadernos Nietzsche , São Paulo, v. 18, p. 37-67, 2005.
-
SAMPAIO, Alan ; MARTINS, José (Org.) . Caderno de Resumos do II Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB. 2. ed. Salvador: Departamento de Educação - UNEB, 2024. v. 1. 135p .
-
LIMA NETO, J. M. (Org.) ; SAMPAIO, Alan (Org.) . Caderno de Docência, Filosofia e Cinema, vol. 2. 1. ed. Salvador: Departamento de Educação - UNEB, 2019. v. 2. 72p .
-
LIMA NETO, J. M. (Org.) ; SAMPAIO, Alan (Org.) . Caderno de Docência, Filosofia e Cinema, vol. 1. 1. ed. Salvador: Departamento de Educação - UNEB, 2018. v. 1. 72p .
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . A cidade e seu duplo: imagem, cidade e cultura. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2013. v. 1. 188p .
-
SAMPAIO, Alan . Origem do Ocidente: a antiguidade grega no jovem Nietzsche. Ijuí: Editora da Unijuí, 2008. v. 1. 170p .
-
SAMPAIO, Alan ; OLIVEIRA, V. G. S. (Org.) . Arte e cidade: imagens de Jacobina-Bahia: memória fotográfica, narrativas urbanas, cores da cidade. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2006. 144p .
-
SAMPAIO, Alan . Arte e Cidade: exposição de imagens de Jacobina. Jacobina: , 2005. 28p .
-
MARTINS, José ; SAMPAIO, Alan . Relevância da Iniciação à Docência para a Licenciatura em Filosofia. In: Alan da Silva Sampaio; José Martins de Lima Neto. (Org.). Caderno de Resumos do II Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB. 2ed.Salvador: Departamento de Educação - UNEB, 2024, v. 1, p. 9-11.
-
SILVA, J. C. ; RODRIGUES, M. G. ; SAMPAIO, Alan . Apresentação. In: Josué Cândido da Silva; Malcom Guimarães Rodrigues. (Org.). Anais do V EFIBA. Interfaces Contemporâneas da Filosofia.. 5ed.Ilhéus: UESC, 2023, v. 1, p. 25-29.
-
SAMPAIO, Alan ; LIMA NETO, J. M. . Só há potência em ato. In: Alan da Silva Sampaio; José Martins de Lima Neto. (Org.). Caderno de Resumos do Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB. 1ed.Salvador: DEDC-I, 2022, v. 1, p. 9-.
-
SAMPAIO, Alan ; SANTOS, S. B. . A liberdade da filósofa Angela Davis. In: Jiliana Aggio; Silvia Faustino; Carolina Araújo; Laurenio Sombra. (Org.). Filósofas. 1ed.Curitiba: Kotter Editorial, 2022, v. , p. 401-418.
-
SANTOS, S. B. ; SAMPAIO, Alan . Liberdade em Tempos de Pandemia. In: CARNEIRO, Everton Nery; SILVA, Sandra Célia Coelho Gomes da; RIBEIRO, Luis Távora Furtado.. (Org.). Apontamentos de Pesquisa: A Pandemia Covid ? 19: Teologia, Ciência e Arte em Conversas. 1ed.Curitiba: Brasil Publishing Autores e Editores Associados, 2020, v. V, p. 175-187.
-
SAMPAIO, Alan ; LIMA NETO, J. M. . Alegria, nossa Força. In: José Martins de Lima Neto; Alan da Silva Sampaio. (Org.). Caderno de Docência, Filosofia e Cinema, vol. 2. 1ed.Salvador: Departamento de Educação - UNEB, 2019, v. 1, p. 12-14.
-
SAMPAIO, Alan ; LIMA NETO, J. M. . Para um futuro iluminado. In: José Martins de Lima Neto; Alan da Silva Sampaio. (Org.). Caderno de Docência, Filosofia e Cinema, vol. 1. 1ed.Salvador: Departamento de Educação - UNEB, 2018, v. 1, p. 13-17.
-
SAMPAIO, Alan . O quadro e SUA fotoGRAFIA. In: Leliana Santos de Sousa; Carla Liane Nascimento Santos; Patrícia Carla Smith Galvão. (Org.). Do sem-arte à arte: a estética da fotografia: imagens etnoculturais. 1ed.Salvado: EDUNEB, 2015, v. 1, p. 197-202.
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . Imagens de guerra e massacre midiático. In: Cosme Batista dos Santos; Paulo César Souza García; Roberto Henrique Seidel. (Org.). Crítica cultural e educação básica: diagnósticos, proposições e novos agenciamentos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 1, p. 91-101.
-
SAMPAIO, Alan ; OLIVEIRA, V. G. S. . Apresentação. In: SAMPAIO, Alan; OLIVEIRA, V. G. S.. (Org.). Arte e cidade: imagens de Jacobina-Bahia: memória fotográfica, narrativas urbanas, cores da cidade. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2006, v. , p. 5-8.
-
SAMPAIO, Alan . Conversa com pintores de Jacobina. In: SAMPAIO, Alan; OLIVEIRA, V. G. S.. (Org.). Arte e cidade: imagens de Jacobina-Bahia: memória fotográfica, narrativas urbanas, cores da cidade. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2006, v. , p. 52-61.
-
SAMPAIO, Alan . A guerra contra o inimigo invisível. Revista Abaporu, 13 maio 2020.
-
SAMPAIO, Alan . Sobre ética e ciência. A Tarde, Salvador, p. 3 - 3, 29 jul. 2013.
-
SAMPAIO, Alan ; OLIVEIRA, V. G. S. . Arte e Cidade. Jornal Expressão, Jacobina-BA, p. 8 - 8, 01 out. 2006.
-
SAMPAIO, Alan . Arte e Cidade. Jornal Primeira Página, Jacobina-BA, p. 3 - 3, 28 jul. 2006.
-
SAMPAIO, Alan . Arte e Cidade. Jornal Primeira Página, Jacobina-BA, p. 2 - 2, 10 jun. 2006.
-
SAMPAIO, Alan ; DRUMMOND, W. . Universidade e cultura urbana. Primeira Página, Jacobina, p. 5 - 5, 21 jan. 2006.
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . O artifício e a morte. Redobra, Salvador.
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . A cidade e seu duplo. Redobra, Salvador.
-
COSTA, P. E. A. M. ; SAMPAIO, Alan . FASCISMO E PROPAGANDA: A CRIAÇÃO DO INIMIGO PÚBLICO. In: Jornada de Iniciação Científica, 2022, Salvador. Anais da XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2022. p. 569.
-
SAMPAIO, Alan ; JESUS, R. C. . LINGUAGEM E VIOLÊNCIA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA. In: Jornada de iniciação científica, 2021, Salvador. Anais da XXV Jornada de Iniciação Científica, 2022.
-
NASCIMENTO, G. S. ; SAMPAIO, Alan . A VONTADE DE SABER DE NIETZSCHE EM FOUCAULT. In: Jornada de iniciação científica, 2018, Salvador. Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica, 2018.
-
FARIAS, E. C. ; SAMPAIO, Alan . O ANTI-REPRESENTACIONISMO DE RENÉ MAGRITTE SEGUNDO MICHEL FOUCAULT. In: Jornada de iniciação científica, 2018, Salvador. Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica, 2018. p. 406-406.
-
SOUZA, F. T. M. D. ; SAMPAIO, Alan . MORAL, JUSTIÇA E CASTIGO EM NIETZSCHE. In: XXVII Jornada de Iniciação Científica, 2023, Salvador. Anais da XXVII Jornada de Iniciação Científica, 2023. p. 687-689.
-
SAMPAIO, Alan ; NETO, E. O. S. N. . O CORPO E A MORAL EM NIETZSCHE. In: Jornada de Iniciação Científica, 2023, Salvador. Anais da XXVII Jornada de Iniciação Científica, 2023. p. 686-687.
-
CRUZ, J. V. D. S. ; SAMPAIO, Alan . A FABRICAÇÃO DA DELINQUÊNCIA EM MICHEL FOUCAULT. In: XXVII Jornada de Iniciação Científica, 2023, Salvador. Anais da XXVII Jornada de Iniciação Científica, 2023. p. 685-684.
-
JESUS, R. C. ; SAMPAIO, Alan . A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE SUJEITO SOBERANO A PARTIR DA TEORIA DOS ATOS DE FALA. In: Jornada de Iniciação Científica, 2022, Salvador. Anais da XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2022.
-
SAMPAIO, Alan ; CRUZ, J. V. D. S. . A CONSTITUIÇÃO DO INIMIGO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE PODER. In: Jornada de Iniciação Científica, 2022, Salvador. Anais da XXVI Jornada de Iniciação Científica, 2022.
-
SAMPAIO, Alan ; COSTA, P. E. A. M. . A PROPAGANDA POLITICA FASCISTA SEGUNDO WALTER BENJAMIN.. In: Jornada de iniciação científica, 2021, Salvador. Anais da XXV Jornada de Iniciação Científica, 2021.
-
CRUZ, J. V. D. S. ; SAMPAIO, Alan . O CONCEITO DE LIBERDADE DE ANGELA DAVIS. In: Jornada de iniciação científica, 2021, Salvador. Anais da XXV Jornada de Iniciação Científica, 2021.
-
SAMPAIO, Alan . A nova Filosofia Crítica. In: I Semana de Filosofia da UNEB, 2020, Salvador. Anais da I Semana de Filosofia da UNEB. Salvador: DEDC I - UNEB, 2020. v. 1. p. 28-28.
-
SANTOS, P. V. S. A. ; SAMPAIO, Alan . ANARQUISMO E ANARQUEOLOGIA EM FOUCAULT. In: Jornada de iniciação científica, 2018. Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica, 2018.
-
SAMPAIO, Alan . Linguagem, pintura e percepção em Merleau-Ponty. In: VII Semana de Filosofia: O sentido da visão na filosofia, 2007, Ilhéus. VII Semana de Filosofia: O sentido da visão na filosofia, 2007. v. 1. p. 5-5.
-
SAMPAIO, Alan . Origem do Ocidente em Nietzsche. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador. Livro de Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia. Salvador: ANPOF, 2004. p. 28-29.
-
SAMPAIO, Alan . Contemplação e combate no "Nascimento da Tragédia" Friedrich Nietzsche. In: X Encontro Nacional de Filosofia, 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002. v. 1. p. 310-311.
-
SAMPAIO, Alan ; MARTINS, José . Relevância da Iniciação à Docência para a Licenciatura em Filosofia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, Alan ; AGGIO, J. O. ; SANTOS, S. B. ; MARTINS, José . Prisões, raça e gênero. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, Alan . Crítica da faculdade de punir. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan . Antipunitivista por princípio. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan . A experiência do PIBID na pandemia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SAMPAIO, Alan . Conceito e crítica da violência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SAMPAIO, Alan . Língua e terror. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SAMPAIO, Alan . Reflexões sobre a produção filosófica brasileira. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SAMPAIO, Alan . Liberdade, Norma e Punição. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, Alan . A nova Filosofia Crítica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan ; CARNEIRO, E. N. . O pensamento de Friedrich Nietzsche. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan . O conceito de violência e suas relações com a moral, o direito e o poder. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, Alan . Diante da lei: direito e violência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, Alan . Filosofia e Experiência Docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, Alan . Quadros de violência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan . Foucault, Nietzsche, genealogias: aspectos de método. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan . Reflexões sobre os Direitos Humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan . Ética Hoje e o Cuidado de Si. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAMPAIO, Alan ; MARTINS, José . Caderno de Resumos do Seminário PIBID/RP de Filosofia da UNEB. Salvador: DEDC-I, 2022 (Caderno de resumos).
-
JESUS, R. C. ; DEUS, F. R. ; SAMPAIO, Alan . Anais da I Semana de Filosofia da UNEB. Salvador: Departamento de Educação - UNEB, 2020 (Caderno de resumos).
-
SAMPAIO, Alan . Caderno de resumos de pesquisa discente em filosofia. Salvador: Departamento de Educação I - UNEB, 2017 (Caderno de resumos).
-
SAMPAIO, Alan . Editorial. Salvador, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
SAMPAIO, Alan ; GUIMARAES, J. . HAIKU. Feira de Santana 2016 (Ilustrações).
-
SAMPAIO, Alan . Die schöne Stadt (A bela cidade) 2010 (Ilustrações).
-
SAMPAIO, Alan . Miscelânea 2007 (Ilustrações).
-
SAMPAIO, Alan . Delírio Trágico. Salvador: Eduneb, 2006 (Ilustrações).
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . Tríptico. Salvador: Eduneb, 2006 (Ilustrações).
-
DRUMMOND, W. ; SAMPAIO, Alan . Historiografia: Nietzsche e Foucault. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SAMPAIO, Alan . Linguagem e significação em Nietzsche e Merleau-Ponty. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SAMPAIO, Alan . Nietzsche e a Tragédia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Outras produções
SAMPAIO, Alan . Oficina de Desenho. 2018. Desenho.
SAMPAIO, Alan . Oficina de Quadrinhos. 2016. Desenho.
SAMPAIO, Alan . Oficina de Criação Visual. 2016. Ilustração.
SAMPAIO, Alan . Oficina de Desenho. 2015. Desenho.
SAMPAIO, Alan . Delírio Trágico. 2006. Outra.
SAMPAIO, Alan . Tríptico. 2005. Fotografia.
SAMPAIO, Alan ; DRUMMOND, W. . Arte e Cidade. 2005 (Exposição de Artes Visuais).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Crítica da violência: relações com a moral, o direito e o poder, Descrição: Em relação à violência, em especial, a opacidade das coisas morais se mostra ainda mais densa e obscura, de difícil discernimento. O papel de uma crítica da violência é encontrar formas de inteligibilidade do fenômeno, que permitam antes de tudo reconhecê-la enquanto tal, a fim elencar suas condições de possibilidade e os enquadramentos da vida que a precarizam como passível de violência. Do mesmo modo, quais mudanças se deram no enquadramento da vida que tornam possíveis a preocupante escalada da violência. Violência é o modo do ato, o caráter da força, um meio para um fim. A violência é expressão de poder (ou de sua perda). Ainda que violência não coincida com poder, a ele está associado e é uma expressão sua, como, de outro modo, do direito, que reclama a exclusividade da violência para si, e pertence à esfera da moral, associada diretamente ao conceito de justiça, como contrário seu. A crítica da violência busca formas de inteligibilidade do fenômeno; questiona sobre o conceito de violência, sua abrangência e tipos, sobre suas relações com a moral, o direito e o poder; examina seus argumentos e legitimações sociais; além de promover a fabricação de cartilha de divulgação de dados e resultados ou paradigmas por nós estudados, fazendo uso de quadrinho e ilustrações, através do projeto de extensão Marte-SSA: Quadros de Violência, associado a esse projeto de pesquisa. Partimos do debate sobre a violência entre os filósofos e teóricos desde Nietzsche: Walter Benjamin, Adorno, Hannah Arendt, Emmanuel Lévinas, Frantz Fanon, Jean-Paul Sartre, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Judith Butler, Slavoj ?i?ek, Angela Davis, Heleieth Saffioti, dentre outros. Neles encontramos princípios, conceitos, argumentos próprios a esclarecer o fenômeno e, espera-se combatê-lo. Cremos, porém, que o debate teórico ganha densidade quando pode ser visto refletido na ordem do dia, e esta é mais bem compreendida pelos conceitos e paradigmas da teoria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Alan da Silva Sampaio - Coordenador., Financiador(es): Departamento de Educação I - UNEB - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2016 - 2019
Nietzsche, Foucault e a Genealogia da Moral, Descrição: O projeto ?Nietzsche, Foucault e a Genealogia da Moral? visa um estudo comparativo entre as teses dos dois filósofos sobre a história da moral, e seus respectivos métodos. No ano de 2016, pretende-se investigar as relações entre verdade e moral, e suas mudanças ao longo da história ocidental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan da Silva Sampaio - Coordenador.
-
2015 - 2016
Nietzsche, Foucault, Genealogia e História, Descrição: Investiga as relações entre as filosofias de Nietzsche e de Foucault quanto as concepções de história e de genealogia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan da Silva Sampaio - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3
-
2010 - 2015
Nietzsche e a História, Descrição: O projeto estuda as ponderações de Nietzsche em torno da História.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan da Silva Sampaio - Coordenador.
-
2002 - 2008
A Origem do Ocidente vista a partir da Tragédia Ática: um estudo de, Descrição: O projeto tem como questão central: Qual o sentido da origem do Ocidente que aparece nas considerações sobre o teatro grego em ?O nascimento da tragédia? de Friedrich Nietzsche? A pesquisa é exclusivamente bibliográfica, trata-se, na ordem do discurso, de uma atividade de comentador. ? O projeto teve como principais resultados a dissertação de mestrado ?A origem do Ocidente: a Antigüidade grega no jovem Nietzsche?, um artigo ?Fronteiras da História?, além de comunicações apresentadas na Anpof (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia), dentre outras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan da Silva Sampaio - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2024 - Atual
Crítica do castigo: o caráter político da punição, Descrição: O projeto de pesquisa prevê duração de cinco anos (2024-2028) e continua a desenvolver um trabalho de filosofia crítica. Investiga o conceito de punição, apresenta suas teorias; elenca os argumentos, práticas, atores, contextos; revê de uma perspectiva histórica as mudanças de sentido; descreve as estratégias do poder no uso do castigo. Seu objeto é o caráter político das punições. Consideramos o castigo por seu caráter social e como preponderantemente político. O caráter político da punição destacou-se nesses e nos subprojetos de IC sobre fascismo. Trata-se de um trabalho de base para uma crítica geral do castigo, uma espécie de crítica da faculdade de punir.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Alan da Silva Sampaio - Coordenador.
Prêmios
2006
Prêmio BNB de Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste.
2004
Prémio Anpof Melhor Dissertação, Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Secretaria da Educação e Cultura, Departamento de Ciências Humanas Capus IV. , Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, 41195001 - Salvador, BA - Brasil
Experiência profissional
2000 - 2000
Universidade Federal da BahiaVínculo: Contrato trabalho temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Introdução à Filosofia
Atividades
-
03/2000 - 09/2000
Ensino, Economia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
2019 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações:
PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores - Disciplina Filosofia e Educação
1999 - 2000
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2006
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia Geral
-
07/2000
Ensino, Licenciatura Em Letras Vernáculas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da História, Filosofia, Epistemologia, Filosofia da Educação
-
05/2000
Ensino, Licenciatura Em Letras Vernáculas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópico Especial de Filosofia
-
05/2018 - 04/2019
Direção e administração, Colegiado de Curso de Filosofia - DEDC I.Cargo ou função, Coordenador de Colegiado de Curso.
-
03/2006 - 08/2007
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, Núcleo de Estudos de Cultura e Cidade.Cargo ou função, Líder do Núcleo de Estudos de Cultura e Cidade (NECC).
-
03/2005 - 05/2007
Ensino, História: Cultura urbana e memória, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Hemenêutica e História
-
01/2005 - 03/2006
Direção e administração, Especialização Em História Cultura Urbana e Memória, Departamento de Ciências Humans Campus IV.Cargo ou função, Coordenador Acadêmico.
-
07/2004 - 03/2006
Direção e administração, Núcleo de Estudos de Cultura e Cidade, Departamento de Ciências Humanas Campus IV.Cargo ou função, Vice-Líder.
-
03/2002 - 08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV.Cargo ou função, Relator da comissão que analizou o relatório das atividades de dedicação exclusiva de Sérgio Ventin Bomfim (2001.2).
-
02/2002 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV.Cargo ou função, Membro de comissão de avaliação das atividades de dedicação exclusiva de Zilda de Oliveira Freitas (2001.2).
-
06/2001 - 09/2001
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas, Campus IV.Atividade de extensão realizada, Curso: Nietzsche e a tragédia: uma leitura do "Nascimento da tragédia".
-
02/2001 - 03/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV.Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação das atividades de dedicação exclusiva de Raphael Rodrigues Vieira Filho (2000.2).
-
05/2000 - 12/2000
Ensino, Filosofia Estudos Culturais e Pesquisa Em Educação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Filosifa e Paradigmas da Pesquisa II, Monografia
-
08/2000 - 09/2000
Extensão universitária , Colegiado de História, Campus IV.Atividade de extensão realizada, VII Semana de História: História e historiografia (Congresso, Organização de evento).
-
04/1999 - 07/2000
Ensino, Licenciatura Em Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Filosofia, Epistemologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alan da Silva Sampaio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?