Marcos Fernando Mattos Raposo
Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software, governança de TI, gestão de projetos e mapeamento, redesenho e automação de. processos. Possui 30 anos de experiência na área educacional, tendo atuado como docente docente em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como Universidade Presbiteriana Mackenzie, FIAP e Universidade Nove de Julho.
Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão de Informática
2004 - 2004
Escola de Administração de São Paulo - FGV-SP
Título: Não houve monografia
Especialização em Especialização em Análise de Sistemas
1985 - 1985
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Não houve monografia
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: METODOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Produções bibliográficas
-
RAPOSO, M. F. M. . O papel da colaboração na gestão do conhecimento. O Mundo da Usinagem (São Paulo) , v. 1, p. 22-26, 2014.
Outras produções
RAPOSO, M. F. M. . Conceitos de Governança em TI. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
RAPOSO, M. F. M. . Balanced Scorecard. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
RAPOSO, M. F. M. . Conceitos básicos de Administração Financeira. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático).
RAPOSO, M. F. M. . Os controles do administrador financeiro. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
RAPOSO, M. F. M. . Os desafios do administrador financeiro e suas relações com a organização. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de materila didático).
RAPOSO, M. F. M. . Lei Sarbanes Oxley e a gestão de TI. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Nove de JulhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 14
1992 - 2003
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações:
Lecionei por dois semestres a disciplina de Gestão da Tecnologia da Informação no curso de pós-graduação Latu Sensu da instituição.
1987 - 2004
Faculdade Radial Sao PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 16
Outras informações:
Em 1987, participei da criação do curso de Tecnologia das Faculdades Radial e ministrei diferentes disciplinas no curso.
Em 1988 fui nomeado Vice-Diretor das Faculdades Radial São Paulo.
Em 2002, 2003 e 2004 lecionei a disciplina de Estratégias de Decisão do curso de pós-graduação em Engenharia de Projetos em Sistemas de Informação.
2005 - 2008
Universidade Bandeirante de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
2005 - 2005
faculdade de informática e administração paulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Fernando Mattos Raposo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?