Adenilton Souza Lopes

Possui graduação pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pela Universidade Federal da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação

2007 - 2011

Universidade Católica do Salvador
Título: Infância delinqüente, menores delinqüentes e crianças vadias. Salvador nas primeiras décadas da república: Discursos e Representações, 1900-1920.
Orientador: Vilma Maria do Nascimento

Formação complementar

2024 - 2024

CURSO DE LETRAMENTO: BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo Pró-Reitoria, USP, Brasil.

2023 - 2023

CURSO DE LETRAMENTO: BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Instituto AOCP, AOCP, Brasil.

2021 - 2021

Curso Metodológico e aperfeiçoamento de documentação oficial. (Carga horária: 40h). , LOBITECH, LOBITECH, Brasil.

2018 - 2020

Curso de informática avançada em redes e manutenção de computador. (Carga horária: 380h). , Centro Educacional Microsoft, BYTE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Oficina?Raça, Gênero e classe?um estudo sistemático da sociedade brasileira. (Carga horária: 180h). , Centro de Estudos Afro Oriental, CEAO, Brasil.

2019 - 2019

Inglês instrumental. (Carga horária: 80h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Regionalismo e suas características raciais-fenótipo como forma de exclusão. (Carga horária: 180h). , Centro de Estudos Afro Oriental, CEAO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

Seminario de Capacitação dos Fóruns de Educação e Diversidade Etnicorracial.Capacitação dos Foruns. 2010. (Seminário).

Seminario Internacional: A escola aprendendo com as diferenças.A Educação Inclusiva e o Estado (MEC). 2010. (Seminário).

CURSO DE COMUNICAÇÃO E POLITICAS DA COMUNICAÇÃO.FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS. 2009. (Outra).

I Seminario Sulamericano de Promoção da Igualdade.A Africa e a America do Sul no Brasil. 2009. (Seminário).

1º Congresso Baiano de Pesquisador@s Negr@s (CBPN). ?Gênero e raça: desafios e representações?. 2007. (Congresso).

Quinta Historica.Oriente Medio: Terra entre guerras. 2007. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mobilizador Social, Carga horária: 240

Outras informações:
CORRA - Programa Corra Pro Abraço!O Programa Corra Pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES). Objetivo principal promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados à criminalização das drogas.

2009 - 2009

Ministério da Educação Lei. 10.639/03

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Mobilizador Social, Carga horária: 380

Outras informações:
Interlocutor na Bahia do FEDERBA/MEC (Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial para implementação da Lei 10.639/03, do Ministério da Educação que determina o ensino da História e Cultura Africana nas escolas), de 2009 a 2012.

2008 - 2008

Congresso de Educadoras e Educadores Negras e Negros

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 180

Outras informações:
O Congresso foi composta por professores e estudantes de diversas universidades publica e privada.

2010 - 2010

II Congresso de Educadoras e Educadores Negras e Negros

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 180

Outras informações:
O Congresso foi composta por professores e estudantes de diversas universidades publica e privada.

2008 - 2008

Coordenador da ?Semana da Consciência Negra?

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 90

2023 - 2023

Instituto AOCP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Examinador de Banca Concurso CODEBA, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro da Banca Examinadora (AOCP) de Heteroidentificação - Concurso CODEBA, no ano de 2023.

2024 - 2024

Instituto AOCP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Examinador de Banca Concurso EMBASA, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro da Banca Examinadora (AOCP) de Heteroidentificação - Concurso EMBASA, no ano de 2024.

2010 - 2011

Escola Estadual Antonio Carlos Magalhaes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Historia e Cultura Brasileira, Carga horária: 528

Outras informações:
Professor de História e Cultura Afro-Brasileira, Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães.Secretaria de Educação do Estado da Bahia

2016 - 2019

Universidade Para Todos/Faz Universitário

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 999

Outras informações:
Professor de História - Universidade Para Todos/Faz Universitário (Pré-vestibular). Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

2008 - 2009

Escola Estadual Professor Nelson Barros

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Historia, Carga horária: 528

Outras informações:
Professor de História.

2024 - 2024

Projeto VUNJI

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Mobilizador Social, Carga horária: 48

Outras informações:
Oficina de História e Cultura Africana: Preparação para a Arte Digital Decolonial.

2021 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Pesquisa em desenvolvimento na área de Ciências Humanas e História Social com ênfase em Movimento Social e Raça.