Maria Augusta Ramalhaes de Souza
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (1986) e mestrado em Curso de Odontologia pela Universidade de Taubaté (2008). Atualmente é servidor - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE na área de Vigilância Sanitária, docente tendo atuado nas seguintes áreas: Sistema informação, Enfermagem do trabalho, Vigilância epidemiológica, Saúde trabalhador, Politicas Publicas de Saúde, Metodologia do Trabalho cientifico, Auditoria em Saúde, Organização dos Serviços de Saúde, Geoprocessamento em saúde.
Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Curso de Odontologia
2006 - 2008
Universidade de Taubaté
José Roberto Cortelli.Palavras-chave: Saúde bucal, SAE, HIV/AIDS.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Biologia Odontológica.
Formação complementar
2005 - 2006
Especialização em Doenças Tropicais. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Rondônia.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Participação em eventos
Curso de Formação de Monitores para o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica - CBVE. 2005. (Outra).
Curso Internacional de Gestão Integrada de Prevenção e Controle da Dengue. 2004. (Outra).
Gestão de Contratos Administrativos e de Convênios firmados pela Administração Pública. 2004. (Outra).
Curso Básico de Buddy. 2004. (Outra).
Oficina sobre Vigilância Epidemiológica, com a finalidade de implantação da VE nas Unidades de Saúde. 2003. (Outra).
Curso Mapinfo Professional. 2003. (Outra).
Curso Mapbasic. 2003. (Outra).
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissiveis. 2002. (Congresso).
I Encontro Pan-Amazônico de DST. 2002. (Encontro).
Treinamento em Sustentabilidade. 2002. (Outra).
Encontro regional de profissionais de Comunicação em HIV/AIDS-Região Norte/Nordeste. 2001. (Encontro).
Oficina de Capacitação Pedagógica. 2001. (Outra).
I Conferência estadual de Saúde Mental. 2001. (Outra).
Cuso Básico de Vigilancia Epidemiológica. 2001. (Outra).
III Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2000. (Congresso).
Capacitação multiprofissional em Leishmaniose Tegumentar Americana. 1999. (Outra).
Treinamento Introdutório para as Equipes de saúde da Família. 1998. (Outra).
Treinamento de Monitores para Capacitação de Agentes de Saúde para Erradicação do Aedes aegypti. 1997. (Outra).
Treinamento Clínico Básico para enfermeiro e obstetrizes na Assistência a portadores de HIV e pacientes de AIDS. 1994. (Outra).
Curso de Planejamento Estratégico Situcional e Gerência. 1991. (Outra).
Participação em bancas
B.M. Silva;SOUZA, M. A. R.; N.A. Mota. História Oral Temática; Percepção das Mães de Crianças porrtadoras de Paralisia Cerebral quanto a Assistência de Saúde prestada por Unidades de Saúde do Sus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas.
B.M. Silva;SOUZA, M. A. R.; N.A. Mota. Inserção do Profissional Enfermeiro atuando como aagente promovedor de saúde preventiva: Estudo de caso a partir da percepção de Educadores e alunos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas.
C. M. Lopes;SOUZA, M. A. R.; I. T. Melo. Cancêr do Colo do Útero: Investigação das atividades realizadas pelos enfermeiros da Poloclinica Dr. José Adelino da Silva no municipio de Porto Velho- Ro na prevenção do CCU. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas.
J.M. Souza;SOUZA, M. A. R.; E.M. Cordeiro. Os cuidados de enfermagem adotados pelos enfermeiros em relação a instalação e o manejo de sonda vesical de demora em pacientes da UTI adulto do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas.
F.S., B.;SOUZA, M. A. R.; I. T. Melo. Analise epidemiológica dos Casos Notificaados de Hepatite B no estado de Rondônia de 1999 a 2006. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas.
Orientou
Contexto do Programa de saúde da Familia(PSF); 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Saúde Pública) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Avaliação do Nível de Conhecimento dos Moradores da casas Positivas para o AEDES Aegypti no bairro Samaúma,em Urupá- RO sobre prevenção de Dengue; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Cobertura Vacinal para tetravalente (DPT + HIb) em menores de 1 ano no municipío de Cujubim-Ro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Fatores Associados á Interrupção do tratamento anti-retroviral em Adultos com Aidsem Porto Velho- RO registrados no Primeiro Semestre de 2006na Policlinica Rafael Vaz e Silva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Qualidade de Vida dos Idosos com Hipertensão Arterial atendidos na Policlíca Dr; José Adelino da Silva em Porto Velho- RO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
O Papel do Profissional de enfermagem na Prevenção da vaginose bacteriana na UBs Nova Flresta em Porto Velho-RO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Perfil Epidemiológico do Paciente com Tuberculose Pleural no Serviço de Referência no Municipio de Porto Velho-Ro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
A atuação do Enfermeiro na detecção precoce do Cancêr de Mama : Estudo realizado em duas Unidades de saúde da Familia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
A Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na Prática Profissional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
A incidência de Tracoma entre Alunos na Faixa etária de 06 a 10 anos do Centro educacional Mojuca no Municipío de Porto Velho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Nível de Informação das Mães sobre a Importância do teste de orelinha no Hospital de base Dr; Ary Pinheiro do município de Porto Velho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
O Conhecimento sobre os métodos de barreira entre acadêmicos na faixa etária de 18 a 22 anos do 1º Período do curso de Enfermagem da FSL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Fatores Associados à Pneumonia em crianças com idade inferior a 5 anos no Hospital Infantil Cosme e Damião no município de Porto Velho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação Enfermagem) - Faculdade São Lucas; Orientador: Maria Augusta Ramalhaes de Souza;
Produções bibliográficas
-
Alessandro P.M. Romano ; DURLACHER, R. ; greice M. I. Carmo ; Ana C. Simplicio ; SIQUEIRA, J. B. ; Giovaninni E. Coelho ; SOUZA, A. M. ; ASSIS, L. J. ; Sônia B. L. M. Silva ; GROMMAN, I. C. ; Ivânia C. A. storer ; SOUZA, M. A. R. . surto de Encefalomielite aguda envolvendo o vírus da dengue genotipo3 (DEN-3) durante período epidêmico em Rondônia, de Novembro 2004 a março 2005.. In: 5ª EXPOEPI, 2006, Brasilia. Mostar Nacional de Experi~encias bem sucedidas em epidemiologia,prevenção e controle de Doenças. Brasilia- DF: Editora MS, 2005. p. 116-118.
-
SOUZA, M. A. R. . Perfil Epidemiológico da paracoccidioidomicose em Rondõnia 1997 a 2008. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lima. S.M.D. ; F.S., B. ; CUNHA, A. ; SOUZA, M. A. R. . Segundo caso autóctone de doenças de Chagas- Rondônia -Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
H.R.F. Lucena ; DIAS, E. ; SILVA, S. ; SOUZA, M. A. R. . Soroprevalência de HIV/AIDS e dos fatores de Risco Associados á Infecção em Mulheres no Estado de Rondônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SOUZA, M. A. R. . Curso de Pós Graduação em Laboratório de Saúde Pública e Vigilância em Saúde. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização de Enfermagem do Trabalho III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização em Enfermagem do Trabalho III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Pós Graduação em Laboratório de Saúde Pública. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Pós Graduação emLaboratório de Saúde Pública. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Especialização em Enfermagem do Trabalho IV. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Esecialização em Saúde Pública III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Especialização em Saúde Pública III. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Faculdde de Pimenta Bueno. 2010. .
SOUZA, M. A. R. . Especialização em Saúde Pública com Ênfase em PSF. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Guia de Estudos - Fundamentos de Saúde Coletiva. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Saúde coletiva EAD).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Pós Graduação em Laboratório de Saúde Pública. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Pós Graduação em Laboratório de Saúde Pública e Vigilância em Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Pós Graduação em Laboratório de Saúde Pública e Vigilância em Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização em Enfermagem do Trabalho II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização em Enfermagem do Trabalho II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização em Enfermagem do Trabalho II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização em Enfermagem do trabalho III. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização em Enfermagem do Trabalho III. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho I. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de especialização em Enfermagem do Trabalho I. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho I. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, M. A. R. . I Seminário sobre Laboratório de Fronteira de Rondônia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. R. . I Oficina de Multiplicadores para para Inserção das Ações no Controle da Dengue e da Malária na Atenção Básica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. R. . 2ª Oficina de Orientação Sexual como Tema Transversal para Professores e Técnicos da SEMED. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. R. . Oficina de Capacitação de Profissionais de Saúde e Acadêmicos de Enfermagem em Abordagem Sindrômica das DST. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. R. . Curso Básico de Vigilância Epidemiologica - CBVE. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. R. . Treinamento de Capacitação de Agentes de Saúde para Erradicação do Aedes aegypti. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. R. . III Congresso da Associação Médica de Rondônia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. R. . I Treinamento em Assistência às DSTS aos Profissionais de Saúde/Rede/SUS. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, Gerência Técnica de Vigilância Sanitária. , Av Farquar nº 2986- Palácio Rio Madeira- Complexo Jamari curvo 3- 2º andar, Pedrinhas, 78916450 - Porto Velho, RO - Brasil - Caixa-postal: 76801348, Telefone: (69) 32165254, Ramal: 0, Fax: (69) 0
Experiência profissional
2009 - Atual
Agênci de VIgilância Em SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico da Vigilância Sanitária, Carga horária: 30
2006 - 2011
Faculdade São LucasVínculo: Coodenadora Curso de Enfermage, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Regime Integral
2003 - 2005
Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de JaneiroVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: outros
1990 - Atual
Secretaria de Saúde do Estado do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: servidor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Augusta Ramalhaes de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?