Rubia Gertrudes de Melo
Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Cândido Mendes, Especialização em Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Pós-Graduação em Educação Especial com Ênfase no Atendimento Especializado pela Universidade Candido Mendes. Segunda licenciatura em Pedagogia (em andamento). Atua como professora e assessora das Línguas Portuguesa e Espanhola há mais de 20 anos. Orientou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade Regional de Ribeira do Pombal. Fez parte do corpo docente da Rede UNEB 2000. Realizou viagens internacionais para Argentina, Espanha e Peru para aperfeiçoamento da Língua Espanhola. Experiência comprovada como professora do Ensino Superior em quatro grandes faculdades da Bahia - FARRP, Rede Uneb, ICNB e FTC - lecionando disciplinas como: Linguagem e Produção de Texto; Comunicação e Linguagem; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; Língua Espanhola. Além de possuir experiência em Tutoria de Ensino a Distância na UNEB-UAB-EAD, curso de Letras com Espanhol e Literaturas. Participou do Programa Federal Projovem Urbano como educadora. Atualmente, exerce a função de tutora online de cursos de Pós-graduação EaD, no Instituto Pró Saber, e pesquisa assuntos voltados para a Educação Especial na inclusão de Autistas.
Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação Especial com atendimento especializado
2018 - 2019
S B I
Título: Desbravando o universo autista
Orientador: Jan Carlos Dias Santana
Especialização em Estudos Linguísticos e literários
2017 - 2018
S B I
Título: A contribuição de Dom Quixote na Literatura Brasileira
Orientador: Me. Priscila Lícia de Castro Cerqueira
Especialização em Língua Espanhola
2006 - 2008
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Un ave en vuelo: la semiótica de los movimientos de las bailaoras flamencas
Orientador: Amarino Oliveira Queiroz
Graduação em Letras Vernáculas
1998 - 2002
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Formação docente de professores de Língua Portuguesa
Orientador: Nadja Maria Lima Maciel
Formação complementar
2009 - 2010
Programa Federal Projovem Urbano. (Carga horária: 2160h). , Projovem Urbano, PROJOVEM, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação de Educadores do Projovem Urbano. (Carga horária: 160h). , Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, ASCETEB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Semana de Hispanidades. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2005 - 2005
Mucho Gusto. (Carga horária: 40h). , Cultural Norte Americano Ltda., CNA, Brasil.
2003 - 2005
Projeto Regularização do Fluxo Escolar. (Carga horária: 72h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2004 - 2004
Reunião Regional SBPC. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2002 - 2002
7º Encontro de Leitura. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Espanhol Instrumental. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Língua Espanhola III. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Espanhol Comercial. (Carga horária: 130h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2000 - 2000
Língua, Literatura e excluídos sociais. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2000 - 2000
V Congresso de Estudos ´Linguísticos e Literários. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Participação em eventos
A alteridade ameríndia na ficcção contemporânea das Américas. 2013. (Oficina).
Coloquio Internacional de Literatura Latinoamericana. Uma análise da narrativa borgeana no conto "Pierre Menard, autor do Quixote". 2013. (Congresso).
Coloquio Internacional Escrituras del Nuevo Mundo: Lo fantástico y las narratias del futuro. 2013. (Congresso).
Encontro Regional de Estudantes de Letras. 2008. (Encontro).
IV Semana de Letras - UNEB - Xique-xique.La Semiótica y sexualidad de la danza flamenca. 2008. (Seminário).
Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2007. (Encontro).
Projeto Aprimoramento em Língua e Literatura Estrangeiras.Baile Flamenco. 2007. (Seminário).
III Encontro dos Saberes.Conhecendo a Língua Espanhola. 2006. (Oficina).
O Ensino da Língua Estrangeira como Meio de Transformação Social.Dança Flamenca. 2006. (Seminário).
I Jornada Acadêmica da Faculdade Regional de Ribeira do Pombal.Cultura Espanhola. 2005. (Outra).
IX Jornada Pedagógica de Serra Preta - BA.Leitura e Produção Textual. 2005. (Oficina).
Executiva Nacional dos Estudantes de Letras. 2000. (Encontro).
Orientou
O texto escrito no desenvolvimento da oralidade no ensino de espanhol/LE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Espanhola) - Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso; Orientador: Rubia Gertrudes de Melo;
Produções bibliográficas
-
MELO, R. G. . Antropologia Cultural e Linguística Semiótica: Em Busca do Elo Perdido. In: Helena Portes Sava de Farias. (Org.). Investigações Sociais e Perspectivas Futuras. 1ed.Rio de Janeiro RJ: Epitaya, 2022, v. 1, p. 100-111.
-
MELO, R. G. . Uma análise da narrativa borgeana no conto' Pierre Menar, autor do Quixote'. Insula Barataria , 2014.
-
MELO, R. G. . Entre no universo azul no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, R. G. . Coloquio Internacional de Literatura Latinoamericana Lima - Peru. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, R. G. . Dança Flamenca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELO, R. G. . Espanhol Básico I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
MELO, R. G. . Programa de Aperfeiçoamento em Práticas e Reflexões Educacionais no Ensino Superior. 2010. .
-
MELO, R. G. . La Semiótica y sensualidad de la danza flamenca. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MELO, R. G. . Oficina de Língua Espanhola 'Baile Flamenco'. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MELO, R. G. . XVII Seminário PALLE 'O Ensino da Língua Estrangeira como Meio de Transformação Social': Dança Flamenca. 2006. .
-
MELO, R. G. . Conhecendo a Língua Espanhola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MELO, R. G. . IX Jornada Pedagógica. 2005. .
-
MELO, R. G. . Oficina de Cultura Espanhola. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MELO, R. G. . Metodologia do Ensino da Língua Espanhola. 2011 (Curos de Pós-Graduação em Ensino de Língua Espanhola) .
-
MELO, R. G. . Cultura Espanhola. 2010 (Curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua Espanhola) .
-
MELO, R. G. . Literatura Espanhola. 2009 (Curos de Pós-Graduação em Ensino de Língua Espanhola) .
-
MELO, R. G. . Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola. 2009 (Curos de Pós-Graduação em Ensino de Língua Espanhola) .
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Colégio AcessoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 20
2015 - 2017
Colégio AcessoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
2009 - Atual
Instituto Pró SaberVínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Espanhola (Ensino Superior). Orientadora de trabalhos acadêmicos em cursos de pós-graduação oferecidos na modalidade a distância e coordenadora do setor pedagógico.
2012 - 2013
Colégio Kolping COCVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Gramática, Carga horária: 16
2007 - 2011
Colégio Kolping COCVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Espanhol, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Língua Espanhola.
2016 - 2017
Colégio Leonardo da VinciVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 20
2009 - 2010
Projovem UrbanoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Formador Língua Portuguesa, Carga horária: 40
Outras informações:
Educadora do Projovem Urbano (vínculo municipal)
2011 - 2013
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 4
Outras informações:
Bolsista do Programa Demanda PAR UAB - UNEB - EAD
2007 - 2008
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profª. de Met. do Ens. da Líng. Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto Rede Uneb 2000, curso de Pedagogia, no município de Ribeira do Amparo.
2008 - 2008
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor Letras, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora de Educação a Distância do curso de Letras com Inglês.
2007 - 2008
FACULDADE REGIONAL DE RIBEIRA DO POMBALVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Comunicação e Linguagens, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Comunicação e Linguagem; Linguagem e Produção de Texto, dos cursos de Administração de Empresas e Pedagogia (1º semestre)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rubia Gertrudes de Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?