James Amorim Araújo
Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (2010) e estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Iniciou sua vida profissional como professor concursado do Município de Salvador em 1995 no ensino fundamental, também teve experiência como professor substituto no ensino médio do Instituto Federal da Bahia entre 1996 e 1997. Desde 2000 é professor efetivo de dedicação exclusiva da Universidade do Estado da Bahia atingindo, em 2019, a condição de Professor Titular. Desde 2020 é professor da Pós-graduação Lato Sensu em Geografia e Desenvolvimento Territorial ministrando disciplinas e orientando trabalhos de TCC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia, Metodologia da Pesquisa, Geografia Urbana e Estatística aplicada às ciências humanas, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: produção espacial, reprodução social, mobilidade urbana e vida cotidiana. É líder do Grupo de Pesquisa As cidades e o urbano, fundado em 2011, e membro da Rede de Estudos Urbanos da Bahia REUrba desde 2021. Desde 2024 ingressou no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia como Professor colaborador.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia (Geografia Humana)
2006 - 2010
Universidade de São Paulo
Título: Modernização capitalista e reprodução social da classe trabalhadora na periferia de Salvador/BA: o Pero Vaz e as formas e práticas derivadas da escravidão
, Ano de obtenção: 2010. Amélia Luisa Damiani. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: conjuntura; produção espacial; reprodução sócio-espacial; estrutura.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Geografia
1999 - 2002
Universidade Federal da Bahia
Título: A produção e reprodução espacial do comércio eletrônico em Salvador, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Sylvio Bandeira de Mello e Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: comércio eletrônico; produção espacial; logísticas têmporo-espaciais; inserção espacial.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Econômica. Setores de atividade: Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações; Desenvolvimento Urbano.
Pós-doutorado
2018 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Teoria da Geografia.
Formação complementar
2022 - 2022
Curso Indicadores Sociais com o uso do PSPP: Construção, Seleção e Aplicab.. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2020
QGIS básico aplicado ao mapeamento temático. (Carga horária: 12h). , Instituto Geoeduc, GEOEDUC, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Excel. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Ensino à Distância, ABED, Brasil.
2020 - 2020
Introdução ao SIG com GIS. (Carga horária: 4h). , Instituto Geoeduc, GEOEDUC, Brasil.
2017 - 2017
Estudo de Impacto de Vizinhança. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2016 - 2016
Diretrizes para o Cadastro Técnico Multifinalitário. (Carga horária: 32h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2015 - 2015
Trabalho Social em Programas de Habitação Social. (Carga horária: 120h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2014 - 2014
Instrumentos do Estatuto das Cidades. (Carga horária: 70h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Metodologia da Pesquisa em Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Teoria da Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Metodologia da Pesquisa em Geografia/Especialidade: Orientação Monográfica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: GEOPROCESSAMENTO E SIG.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Estatística Sócio-Econômica.
Organização de eventos
ARAÚJO, J. A. . 3º Seminário de Pesquisa em Geografia e Desenvolvimento Territorial. 2022. (Outro).
ARAÚJO, J. A. ; SOUSA, C. P. ; SANTOS, E. M. P. ; CASTRO, J. R. B. ; CAVALCANTI, P. A. ; SACRAMENTO, R. V. O. . 1º Seminário de Pesquisa do Curso de Especialização Lato Sensu em Geografia e Desenvolvimento Territorial. 2021. (Outro).
ARAÚJO, J. A. . Colóquio UNEB 4.0 - Legado e Perspectivas do Campus V. 2020. (Outro).
ARAÚJO, J. A. ; SANTOS, M. C. ; LIMA, C. A. . I Simpósio de Pesquisa do Laboratório de Estudos Urbanos Regionais - SIMPLEUR. 2019. (Outro).
ARAÚJO, J. A. . Seminário A Teoria das Catástrofes e a (re)produção do espaço urbano. 2018. (Outro).
ARAÚJO, J. A. . VIII Seminário de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. 2014. (Outro).
ARAÚJO, J. A. . III Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia. 2011. (Outro).
ARAÚJO, J. A. . IV Seminário de Pesquisa e Extensão - Cultura, Linguagens e Desenvolvimento Regional. 2004. (Outro).
ARAÚJO, J. A. . VI Encontro Baiano de Geografia "Trajetórias da Geografia: formação profissional e atuação social. 2002. (Outro).
Participação em eventos
57 th International Congress of Americanists (57 th ICA). O uso e apropriação do bairro na dimensão cotidiana: as práticas e representações de estratificação social no Jardim Armação, Salvador, Ba. 2023. (Congresso).
I Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação.DIAGNÓSTICOS DAS CONDIÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR, DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE MOBILIDADE EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS: ESBOÇO DE UM PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. 2023. (Encontro).
XXVII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DAS CONDIÇÕES DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO PERIFÉRICA DA ZONA NORTE DE SANTO ANTONIO DE JESUS/BA. 2023. (Encontro).
3º Seminário de Estudos Territoriais.Avaliação dos Projetos de Pesquisa da Linha 2. 2022. (Seminário).
XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB.CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DA MOBILIDADE URBANA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, AS INFRAESTRUTURAS E AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA PERIFÉRICA. 2022. (Outra).
I EN_REBECCA.Comércio e Consumo na Produção do Espaço Urbano. 2021. (Encontro).
II Seminário de Dinâmicas Territoriais e Culturais do Nordeste.Interdisciplinaridade e pesquisa urbana no Nordeste. 2021. (Seminário).
X Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE/DCH - Campus V - UNEB.As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro. 2021. (Seminário).
XVIII Encontro de Geografia da América Latina.Aplicações da noção de Morfologia Hierárquica Estratificada ao estudo da reprodução do espaço urbano de Salvador. 2021. (Encontro).
XXV Jornada de Iniciação Científica da UNEB.As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso da Estação Retiro. 2021. (Outra).
COLÓQUIO UNEB 4.0 ? Legados e perspectivas do Campus V,.Trilhas da Pesquisa e Extensão da Geografia no Campus V. 2020. (Outra).
II Ciclo de Debates + GeografiaS.O avanço à negação da ciência no Brasil: como fica a Geografia?. 2020. (Seminário).
I Simpósio do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais - SIMPLEUR.O Viário Oeste (SVO) e suas implicações na ocupação e uso solo em Mar Grande em Vera Cruz / BA. 2019. (Simpósio).
XVII Encontro de Geógrafos da América Latina.O Viário Oeste (SVO) e suas implicações na ocupação e uso de um único local em Mar Grande em Vera Cruz / BA. 2019. (Encontro).
XVI SIMPURB.Considerações acerca de um percurso de pesquisa: uma meta-análise da conjugação de elementos da Teoria das Catástrofes (TC) e da noção de morfologia hierárquica estratificada aplicadas ao estudo da produção do espaço. 2019. (Simpósio).
56º Congresso Internacional de Americanistas. O espetáculo dantesco da urbanização: do metropolitano fora da metrópole - Sobral -, ao mercado imobiliário do Jardim Armação - Salvador-, nada exclusivos. 2018. (Congresso).
Implantação do Sistema Viário Oeste (SVO) e as configurações urbano regionais.O Viário Oeste (SVO) e suas implicações na ocupação e uso de um único local em Mar Grande em Vera Cruz / BA. 2017. (Seminário).
XVI Encontro de Geógrafos da América Latina.Sobre a cidade de Santo Antônio de Jesus/Brasil: reconhecimento e instituição de divisão de bairros em um contexto pró-planejamento urbano. 2017. (Encontro).
XV SIMPURB.A produção espacial de Salvador/Ba e sua releitura a partir da Teoria das Catástrofes de René Thom. 2017. (Simpósio).
5º Simpósio de cidades médias e pequenas da Bahia.Cidades médias e pequenas como recortes de análise: caminhos a trilhar. 2016. (Simpósio).
IV Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil.Territorialidades: migrações e redes na dimensão rural e urbana. 2016. (Simpósio).
UrbBA[2015].O direito à cidade: considerações iniciais sobre a Linha 1 do metrô de Salvador e a valorização do solo urbano no entorno das estaç~eos. 2015. (Seminário).
XIX Jornada de Iniciação Científica da UNEB.As condições de mobilidade e acessibilidade às estações do segundo tramo da Linha 1 do metrô de Salvador. 2015. (Encontro).
1º Simpósio de Geografia UNEB - Campus V - "Bahia e suas diversidades".Demografia e urbanização da Bahia: causas e consequências. 2014. (Simpósio).
III Festival de Arte, Cultura de Letras do Campus V/UNEB.De 1964 a 1985: O. 2014. (Encontro).
Semana de Urbanismo - SEMUR. 2014. (Seminário).
UrbBA[14].Urbanização crítica: por uma agenda de enfrentamento aos processos de segregação socioespacial na cidade. 2014. (Seminário).
VIII Seminário de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Uneb.Os desafios e perspectivas da implantação de curso de pós-graduação Strictu Sensu no interior do Nordeste. 2014. (Seminário).
IX Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão do DCH-V.Núcleos e Grupos de Pesquisa do DCH-V: dinâmicas e entraves. 2013. (Seminário).
1º Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas.Políticas públicas, movimentos sociais e desenvolvimento. 2012. (Seminário).
RECUR 2012.O cotidiano de periferias e o planejamento urbano: o discurso do avesso. 2012. (Outra).
UrbBA2012 Seminário de Urbanismo da Bahia.O plano de bairro e o plano de urbanização: os conflitos instaurados no cotidiano dos moradores com a interligação da rede de esgotos ao Programa Bahia Azul no Pero Vaz/Liberdade. 2012. (Seminário).
VII Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia.Apresentação de trabalhos (posteres). 2012. (Seminário).
VI Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia.Avaliação das ATs de GEO I e GEO III. 2012. (Seminário).
XVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB.A reprodução da classe trabalhadora na periferia de Salvador: as trajetórias de vida dos moradores do Pero Vaz/Liberdade. 2012. (Seminário).
III Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia.Modernização capitalista e reprodução social na periferia de Salvador/Ba: o Pero Vaz e as formas e práticas derivadas da escravidão. 2011. (Seminário).
II Seminário Enlaçando Sexualidades.As lutas na cidade pelo direito à diferença: a Parada Gay como expressão de territorialidade. 2011. (Seminário).
IV Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia.A sustentabilidade ambiental: conceitos e noções básicas. 2011. (Seminário).
Seminário Agenda Bahia. 2011. (Seminário).
IV Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP.A escala geográfica a partir do local: as mediações da conjuntura frente às determinações da estrutura. 2009. (Encontro).
XII ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA.Implicações teórico-metodológicas na Geografia ao se adotar as noções de vida cotidiana e de cotidiano. 2009. (Encontro).
XV ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.Conversações a respeito do conceito de cotidiano. 2008. (Encontro).
VII ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE.A cidade e o urbano na obra de Henry Lefebvre. 2007. (Encontro).
III ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA.Licenciados e bacharéis: quem somos e para onde vamos?. 2006. (Encontro).
II Semana de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovaçãoão.Comércio eletrônico: uma nova forma de atividade urbana. 2005. (Outra).
X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA.X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMERICA LATINA. 2005. (Encontro).
IV Seminário de Pesquisa e Extensão, Cultura, Linguagens e Desenvolvimento Regionalnall.A inserção espacial do comércio eletrônico na reprodução socioespacial domiciliar de Salvador. 2004. (Seminário).
VIII SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA URBANA.VIII SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA URBANA. 2003. (Simpósio).
VI ENCONTRO BAIANO DE GEOGRAFIA. 2002. (Encontro).
VI ENCONTRO BAIANO DE GEOGRAFIA.Construção do Pensamento Geográfico Brasileiro. 2002. (Encontro).
XIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.XIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 2002. (Encontro).
XII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.XII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. 2000. (Encontro).
IV Encontro de Professores e Autores da Editora Moderna. 1995. (Encontro).
VIII Encontro Nacional de Geógrafos. 1990. (Encontro).
Participação em bancas
FERRAZ, A. E. Q.; SANTOS, J. L. J.;ARAÚJO, J. A.. ?(RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA CIDADE PEQUENA: DAS REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAIS À APROPRIAÇÃO DAS PRÁTICAS COTIDIANAS EM SÃO FELIPE-BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Metrado em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SOUZA, S. T.; PEREIRA, A. S.;ARAÚJO, J. A.. Da produção do espaço à reprodução da vida: a classe trabalhadora de Vitória da Conquista /Ba entre o trabalho e a moradia. 2020. Dissertação (Mestrado em Metrado em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, J. L. J.; ALMEIDA, M. C. C.;ARAÚJO, J. A.. As ações dos agentes imobiliários e a (re)produção do espaço na periferia das cidades médias na Bahia: a dinâmica na zona norte da cidade de Santo Antônio de Jesus-BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Metrado em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, J.; DIAS, A. B.;ARAÚJO, J. A.. Representantes comunitários e participação em empreendimentos do PMCMV: a construção de um guia. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
BRITO, C. de C. da T de.; LEDA, R. L. M.;ARAÚJO, J. A.. Emancipação dos ex-distritos do município de Poções-BA e suas principais transformações socioespaciais. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.
TELES, E. A.; SOUZA, A. M.; BARROS, J. S.; NASCIMENTO, R. A.;ARAÚJO, J. A.. Violência apórica e vida cotidiana: (im)possibilidades emancipatórias da luta por moradia. 2023. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo.
SERPA, A. S. P.;ARAÚJO, J. A.; SANTOS, J. L. J.; BAUMGARTNER, W. H.; SPOSITO, M. E. B.. Trabalho e lazer na metrópole: lugares e fluxos das diferentes classes sociais na região metropolitana de Salvador. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia - Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.
PADUA, R. F.; RODRIGUES, A. M.;ARAÚJO, J. A.. OS CONDOMÍNIOS FECHADOS E A TRANSFORMAÇÃO DA PERIFERIA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAÚJO, J. A.; SANTOS, A.. Centro, centralidade e periferia: um estudo do cotidiano em duas cidades da Região Metropolitana de Salvador. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Geografia - Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, J. L. J.; LIMA, A. V. N.;ARAÚJO, J. A.. A produção espacial dos loteamentos urbanos em Santo Antônio de Jesus/BA e suas contradições. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
DAMIANI, A. L.;ARAÚJO, J. A.; ALVES, G. A.. Pandemia da Covid-19 e a urbanização crítica na metrópole de São Paulo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, S. T.; PEREIRA, A. S.;ARAÚJO, J. A.. ?LUTA PELO TRABALHO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA: ENTRE O ACESSO A MORADIA E O ?DIREITO? À CIDADE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, J. L. J.; ALMEIDA, M. C. C.;ARAÚJO, J. A.. ?(RE)PRODUÇÃO CAPITALISTA, AS AÇÕES DOS AGENTES IMOBILIÁRIOS E PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA PERIFERIA URBANA DAS CIDADES MÉDIAS DA BAHIA: A DINÂMICA NA ZONA NORTE DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS - BA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Metrado em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
FERRAZ, A. E. Q.; SANTOS, J. L. J.;ARAÚJO, J. A.. (Re)produção do espaço na cidade pequena: das representações socioespaciais à apropriação das práticas cotidianas em São Felipe-BA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Metrado em Geografia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BRITO, C. C. T.; LEDA, R. L. M.;ARAÚJO, J. A.. Emancipação dos ex-distritos do município de Poções-BA e suas principais transformações socioespaciais. 2013.
KUSTNER, R. C.;ARAÚJO, J. A.; SANTOS, J. J.. A CADEIA PRODUTIVA DA CASTANHA DE CAJU NO MUNICÍPIO DE SANO ANTÔNIO DE JESUS-BA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, E. M. P.;ARAÚJO, J. A.; BOMFIM, F.. A trajetória do e-commerce em cidades pequenas: um estudo de caso da cidade de Nazaré ? BA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. C.;ARAÚJO, J. A.; SILVA, J. C.. ANÁLISE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO E ACESSIBILIDADE DOS (AS) CADEIRANTES NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
FERNANDEZ, O. R.; NUNES, E.;ARAÚJO, J. A.. Fenômeno da violência e criminalidade no espaço urbano: o caso de São Sebastião do Passé/Ba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.
FERNANDEZ, O. R.;ARAÚJO, J. A.; SOUZA, L. A.. Memória e espaço urbano: o caso da Ribeira/Salvador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.
CAVALCANTI, P. A.; CASTRO, J. R. B.;ARAÚJO, J. A.. Esgotamento sanitário e qualidade de vida: uma análise da realidade do Loteamento Arco-íris localizado no Município de Laje/Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
CAVALCANTI, P. A.;ARAÚJO, J. A.; CASTRO, J. R. B.. O Conjunto Habitacional Loteamento Serra Vale no contexto da política habitacional em Mutuípe/BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. "Caiu na Rede é Peixe": uma análise da cibercultura por detrás das redes sociais pelos estudantes em Santo Antônio de Jesus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. A construção do lugar: análise das percepções dos homossexuais sobre o Beco da OFF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTANA, Patrícia dos Santos;ARAÚJO, J. A.. História e Historiografia: a economia do Recôncavo Baiano na segunda metade do século XIX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, J. C.;ARAÚJO, J. A.. O sistema Ferry Boat: um olhar sobre a dinâmica de circulação entre a cidade de Salvador e municípios do Recôncavo Baiano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. Uma análise sobre a qualidade de vida das crianças que trabalham na feira livre de Santo Antônio de Jesus.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. A importância da EBDA para o pequeno produtor de mandioca do Cadete: um enfoque na qualidade de vida.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.; REIS, A. D.; BARBOSA, A. R. R. P.; SOUSA, A. P.; LEAL, M. G. A.. Banca de Promoção à Classe de Professor Pleno de Nancy Rita Sento Sé Assis. 2024. Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.; LIMA, J. R. O.; ALMASSY JUNIOR, A. A.. Banca de Avaliação da Promoção à Classe de Titular da Carreira do Magistério - Prof. Dr. Felipe Rodrigues Bomfim. 2023. Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. Banca de Avaliação da Promoção à Classe de Titular da Carreira do Magistério EBTT - Prof. Dr. Joilson Cruz da Silva. 2022. Instituto Federal da Bahia.
SILVA, L. C. R.;ARAÚJO, J. A.; SANTOS, J. L. J.; BRITO, T. T. R.. Banca de Promoção docente para a classe de Professor Titular de Luís Cláudio Requião da Silva. 2022. Universidade do Estado da Bahia.
ESTEVAM, A. L. D.;ARAÚJO, J. A.; BARZANO, M. A. L.; SILVA, F. D. S.; OLIVEIRA, S. N. S.. Banca de Avaliação da Promoção à Classe de Plena da Carreira do Magistério da Profa. Dra. Paula Arcoverde. 2021. Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.; SANTOS, E. M. P.; BORGES, A. J. S.. Banca Examinadora da Área/Componente Curricular - Cartografia, SIG.. 2024. Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. AVALIADOR DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DE NÍVEL SUPERIOR. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2001. Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. AVALIADOR EM CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE NÍVEL SUPERIOR. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. Comissão de Seleção do Programa de Bolsa de Pesquisa (PROGPESQ). 2021. Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. Banca de seleção de Projetos de Iniciação Científica. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.
ARAÚJO, J. A.. Avaliador das apresentações de trabalho durante o V Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino em Geografia (V SIPEGEO). 2012. Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, J. A.. AVALIADOR EM SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2003. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
DESAFIOS DA MOBILIDADE EXTRA-URBANA NA COMUNIDADE RURAL DE CASACA DE FERRO, SANTO ANTÔNIO DE JESUS ? BA; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Mobilidade e acessibilidade: Impactos na condição dos moradores de Varzedo/Ba; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
O VLT DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR: UMA CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA ENTRE O PROJETO DE TRANSPORTE DE MASSA E A NECESSIDADE DE MOBILIDADE DA POPULAÇÃO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
O VLT DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR: UMA CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA ENTRE O PROJETO DE TRANSPORTE DE MASSA E A NECESSIDADE DE MOBILIDADE DA POPULAÇÃO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Racismo Ambiental na Educação Básica: o que dizem os documentos orientadores oficiais da Bahia?; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero, Sexualidade, Etnia e Raça) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
"POR UMA EDUCAÇÃO FORA DO ARMÁRIO: BRECHAS PARA RASURAR A FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero, Sexualidade, Etnia e Raça) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Produção do espaço urbano em Vitória da Conquista/Ba: estudo do processo de uso e ocupação do solo no bairro da Boa Vista; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia e Desenvolvimento Territorial) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A repercussão espacial da crise da lavoura cacaueira no município de Gandu - Ba; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Exploração de florestas nativas em regime de manejo sustentado no fazenda de cultrosa - Valença/Ba; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
PATINAÇÃO URBANA EM SALVADOR: DO LAZER DO FIM DE SEMANA À MOBILIDADE ATIVA COTIDIANA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
INCLUSÃO E MOBILIDADE: A IMPORTÂNCIA DO STEC NAS ÁREAS PERIFÉRICAS DE SALVADOR; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E CONSUMO DA POPULAÇÃO NEGRA NO SHOPPING DA BAHIA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A segregação socioespacial por detrás da urbanização: o programa social ?minha casa minha vida? e a marginalização dos corpos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
UM NOVO OLHAR SOBRE AS LOCALIDADES CENTRAIS DO RECÔNCAVO: uma atualização a partir de Milton Santos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A influência da instalação de empreendimentos locais e sua contribuição para o crescimento urbano de Amargosa-Bahia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A Ponte Salvador Itaparica e o Sistema Viário Oeste: Um estudo de caso das expectativas de desenvolvimento por parte de atores institucionais e econômicos de Santo Antônio de Jesus; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O espaço do consumo e o consumo do espaço: o shopping da Bahia e o lugar do negro; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A implantação da obra de micro e macrodrenagem no Canal do Mutum em Santo Antônio de Jesus/Ba: os impactos, as mudanças e a especulação socioespacial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Planejamento e Gestão Urbana no Loteamento Filomeno Rocha no Município de Presidente Tancredo Neves ? Bahia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Controle social, um caminho para o direito à cidade: estudo de caso na Rua da Vitória no bairro do Barro Vermelho em Santo Antônio de Jesus/BA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O itinerário do conceito de gênero de vida no bojo da Geografia: do seu surgimento na França ao seu uso e adaptação no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Apropriação irregular do espaço público: o caso das calçadas da Rua Sóter Barros em Santo Antônio de Jesus/BA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Desejos de mudança: estudo de caso da migração populacional de Maragogipe para Mar Grande/Vera Cruz, 1970-2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Modernização do espaço rural e mudanças no modo de vida da Comunidade da Serra do Frio, Laje-Ba; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A expansão de bairros periféricos: o exemplo do Bairro do Cajueiro em Santo Antônio de Jesus/Bahia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Conflitos territoriais em escala municipal: um estudo de caso de emancipação do Distrito de Serra Grande/Valença-Ba; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
As representações da segregação urbana na vida cotidiana do Bairro da Urbs em São Felipe-Ba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A representação do Programa Bolsa Família na renda das famílias do Bairro do Alto Santo Antônio na cidade de Santo Antônio de Jesus-Ba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O programa Bolsa Família e sua eficácia no combate à perpetuação da pobreza no bairro do Alto do Santo Antônio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A centralidade do Largo do São Benedito em Santo Antônio de Jeus; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O direito à moradia nas políticas públicas habitacionais: uma análise do Programa de Casas Populares no Distrito de Guaibim em Valença/Ba; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Análise das condições de vida dos beneficiários do Programa Bolsa Família no bairro Estrada de Ferro em Cruz das Almas/Ba; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Oa prazeres e pezares dos trabalhadores do sisal em Retirolândia - Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A produção de formas, funções e conteúdos no cemitério de Amélia Rodrigues - Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A pesquisa na formação docente: um estudo da licenciatura em Geografia da UNEB/Campus V; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A construção da identidade dos hippies de Arembepe - Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O crescimento desornedado de um bairro planejado: a favelização de Cajazeiras IX - Salvador/Ba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Percepção Ambiental no ?Campo do Governo?: Uma Compreensão Através dos Mapas Mentais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Análise Sobre as Conseqüências de uma Modernização Excludente para o Pequeno Produtor Rural ? Comunidade de Piabas- Cruz das Almas - Bahia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
As Práticas do Poder Público e a Segregação Aérea-espacial: um estudo do Loteamento fazenda Miradouro em Cruz das Almas - Bahia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A migração da população de Dom Macedo Costa/Ba entre 1980 a 2000; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
As transformações da paisagem de Dom Macedo Costa/Ba da década de 1960 até 2000; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O ensino de Geografia e a cidadania: do ideal ao real; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
A indústria de calçados BiBi em Cruz das Almas/Ba: desenvolvimento ou exploração?; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Sistema de indicadores da qualidade de vida e ambiental urbana: um estudo de caso da Estrada da Rainha em Salvador/Ba; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DA MOBILIDADE URBANA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, AS INFRAESTRUTURAS E AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA PERIFÉRICA NA ZONA NORTE; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DA MOBILIDADE URBANA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, AS INFRAESTRUTURAS E AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA PERIFÉRICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DA MOBILIDADE URBANA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, AS INFRAESTRUTURAS E AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA PERIFÉRICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DE CICLISTAS À LINHA 1 DO METRO DE SALVADOR: estudo de casos das Estações Acesso Norte e Retiro; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DE CICLISTAS À LINHA 1 DO METRO DE SALVADOR: estudo de casos das Estações Acesso Norte e Retiro; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN; Orientador: James Amorim Araújo;
As condições de mobilidade e acessibilidade às estações do segundo tramo da Linha 1 do metrô de Salvador; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
As condições de acessibilidade às estações do segundo tramo da Linha 1 do metrô de Salvador; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O perfil socioeconômico da população residente no entorno das estações de metrô da Linha 1: cenário atual e projeções; 2014; Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
O valor do solo urbano no entorno das estações de metrô da Linha 1: cenário atual e projeções; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN; Orientador: James Amorim Araújo;
A reprodução da classe trabalhadora na periferia de Salvador: as trajetórias de vida dos moradores do Pero Vaz/Liberdade; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia, Pró-Reitoria de Pós-graduação; Orientador: James Amorim Araújo;
A reprodução da classe trabalhadora na periferia de Salvador: as trajetórias de vida dos moradores do Pero Vaz/Liberdade; 2012; Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Monitoria de História do Pensamento Geográfico; 2023; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Monitoria de Ensino em História do Pensamento Geográfico; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Monitoria de Ensino em Epistemologia da Geografia; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Monitoria de Ensino em Metodologia da Pesquisa em Geografia; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: James Amorim Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, J. A. ; BORGES, L. P. ; LIMA, A. O. . Caracterização preliminar do transporte público coletivo na cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba. ESTUDO & DEBATE (ONLINE) , v. 30, p. 127-148, 2023.
-
ARAUJO, JAMES AMORIM ; GÓIS, DJALMA VILLA . Santo Antônio de Jesus/BA e a institucionalização de bairros: os desafios do planejamento urbano em uma cidade média. Geopauta , v. 5, p. 143-163, 2021.
-
ARAÚJO, J. A. . Aplicações de elementos da teoria das catástrofes ao estudo da (re)produção do espaço urbano parte 2 ? a representação morfológica. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA (USP) , v. 41, p. 1-15, 2021.
-
ARAÚJO, JAMES AMORIM . Considerações acerca de um percurso de pesquisa: uma meta-análise da conjugação de elementos da Teoria das Catástrofes (TC) e da noção de morfologia hierárquica estratificada aplicadas ao estudo da produção do espaço. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 4467-4484, 2020.
-
ARAÚJO, J. A. . Aplicações de elementos da teoria das catástrofes ao estudo da (re)produção do espaço urbano: parte 1 - como Henri Lefebvre trouxe René Thom para o debate. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 39, p. 14-24, 2020.
-
ARAÚJO, J. A. ; LIMA, A. O. ; MORAIS, J. S. . As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro. Revista Comciência , v. 5, p. 49-56, 2020.
-
GOIS, D. V. ; ARAÚJO, J. A. . Santo Antonio de Jesús, Bahía, Brasil, y la institucionalización de barrios: los desafíos de la planificación urbana en una ciudad mediana. Revista Espacio y Politica , v. 1, p. 196-219, 2020.
-
SANTOS, J. J. ; CARVALHO, M. A. ; ARAÚJO, J. A. . O Sistema Viário Oeste (SVO) e as implicações sobre a ocupação e uso do solo na localidade de Mar Grande, Vera Cruz (BA). Bahia Análise & Dados , v. 28, p. 221-250, 2018.
-
ARAÚJO, J. A. ; SILVA, E. S. ; SANTOS, J. J. . O direito à cidade: considerações iniciais sobre a Linha 1 do metrô de Salvador e a valorização do solo urbano no entorno das estações. Bahia Análise & Dados , v. 25, p. 441-454, 2015.
-
ARAÚJO, J. A. . A cidade e o urbano em Henri Léfèbvre. Geousp (USP) , v. 31, p. 133-142, 2012.
-
ARAÚJO, J. A. . A inserção espacial do comércio eletrônico na reprodução sócio-espacial domiciliar de Salvador. Coleção de Idéias (Universidade do Estado da Bahia) , v. 02, p. 42-57, 2004.
-
ARAÚJO, J. A. ; ESTEVAM, A. L. D. (Org.) . Estudos em Geografia e desenvolvimento territorial. 1. ed. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2024. v. 2. 178p .
-
OLIVEIRA, R. V. (Org.) ; SANTOS, E. M. P. (Org.) ; ARAÚJO, J. A. (Org.) . Desenvolvimento territorial : uma contribuição geográfica ao planejamento municipal. 1. ed. Goiânia/GO: C&A Alfa, 2023. v. 1. 122p .
-
ESTEVAM, A. L. D. (Org.) ; ARAÚJO, J. A. (Org.) . Estudos em Geografia e desenvolvimento territorial. 1. ed. Goiânia/GO: C&A Alfa, 2023. v. 1. 124p .
-
ARAÚJO, J. A. ; BAITZ, R. (Org.) ; VARGAS, D. (Org.) . Apontamentos diferenciais: por uma leitura crítica da (re)produção do espaço. 1. ed. São Paulo: Editora Tiragem Livre, 2019. v. 1. 48p .
-
ARAÚJO, J. A. . A cidade revisitada: modernização capitalista e reprodução da classe trabalhadora na periferia de Salvador. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2016. v. 1. 228p .
-
ARAÚJO, J. A. . Geografia: aperfeiçoamento para os anos finais do Ensino Fundamental. 1. ed. Salvador: Instituto Anísio Teixeira - IAT, 2011. v. 01. 82p .
-
LIMA, T. M. ; ARAÚJO, J. A. . Produção do espaço urbano em Vitória da Conquista/Ba: estudo do processo de uso e ocupação do solo no bairro da Boa Vista. In: ARAUJO, James Amorim; ESTEVAM, André Luiz Dantas. (Org.). Produção do espaço urbano em Vitória da Conquista/Ba: estudo do processo de uso e ocupação do solo no bairro da Boa Vista. 1ed.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2024, v. 2, p. 156-178.
-
ARAÚJO, JAMES AMORIM . O espetáculo dantesco da urbanização: as recentes alterações 'cirúrgicas' do PDDU e LOUOS de Salvador/BA e a atuação do mercado imobiliário no bairro do Jardim Armação - Salvador/BA. In: DAMIANI, Amelia Luisa & BAITZ, Ricardo. (Org.). Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas. 1ed.São Paulo/SP: Editora Tiragem Livre, 2023, v. 1, p. 11-384.
-
DAMIANI, A. L. ; VARGAS, D. ; ARAÚJO, J. A. ; BAITZ, R. ; LIMA, O. C. ; BRANQUINHO, E. S. ; MARTINS, F. E. S. ; MARINHO, D. D. ; PARRA, D. ; GIAFIALOGRA, G. ; GONCALVES, G. R. ; AVANZI, K. ; CARRIL, L. F. B. ; ARAGAO, L. X. ; PINON, M. ; SILVA, M. R. ; SANTOS, R. O. ; SANTOS, R. R. ; BURGOS, R. ; FREIRE, T. ; et.al . Fragmentos de Brasil en Pandemia: aforismos de la crisis. In: Christy Petropoulou, John Holloway, Fernando Matamoros Ponce, Edith González Cruz, Panagiotis Doulos, Manuel Alfonso Melgarejo Pérez, Dionisis Tzanetatos, Konstantinos Zafeiris, Charalampos Tsavdaroglou. (Org.). Luchas invisibles en tiempo de pandemia. 1ed.Athenas e Ciudad del Puebla: CC, 2022, v. 2, p. 31-90.
-
ARAÚJO, J. A. . Considerações acerca de um percurso de pesquisa: uma meta-análise da conjugação de elementos da Teoria das Catástrofes (TC) e da noção de morfologia hierárquica estratificada aplicadas ao estudo da produção do espaço. In: XVI SIMPURB, 2019, Vitória/ES. Anais do XVI Simpósio de Geografia Urbana. Vitória/ES: Editora Milfontes, 2019. v. 1. p. 2432-2450.
-
LOPES, F. C. R. ; ARAÚJO, J. A. . O espetáculo dantesco da urbanização: do metropolitano fora da metrópole - Sobral -, ao mercado imobiliário do Jardim Armação - Salvador-, nada exclusivos. In: 56° Congresso Internacional de Americanistas, 2018, Salamanca/Espanha. Memoria del 56° Congreso Internacional de Americanistas. Salamanca: Edition Universidad de Salamanca y los autores, 2018. v. 1.
-
GOIS, D. V. ; ARAÚJO, J. A. . Sobre a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba/Brasil - o reconhecimento e a instituição oficial de bairros em um contexto pró-planejamento urbano. In: XVI Encontro de Geógrafos da América Latina, 2017, La Paz. Anais do XVI Encontro de Geógrafos da América Latina, 2017. v. 1.
-
ARAÚJO, J. A. . A produção espacial de Salvador/Ba e sua releitura a partir da Teoria das Catástrofes de René Thom. In: XV Simpósio de Geografia Urbana, 2017, Salvador. Anais do XV SIMPURB, 2017.
-
ARAÚJO, J. A. ; SILVA, E. S. ; SANTOS, J. J. . O direito à cidade: considerações iniciais sobre a Linha 1 do metrô de Salvador e a valorização do solo urbano no entorno das estaç~eos. In: Seminário de Urbanismo - UrbBA [15], 2015, Salvador. Anais do UrbBA [15], 2015.
-
SILVA, J. C. ; ARAÚJO, J. A. . O plano do bairro e o plano de urbanização: os conflitos instaurados no cotidiano dos moradores do Pero Vaz/Liberdade com a interligação à rede de esgoto do Programa Bahia Azul. In: UrbBA12, 2012, Salvador. Anais UrbBA12, 2012.
-
ARAÚJO, J. A. . Implicações teórico-metodológicas na Geografia ao se adotar as noções de vida cotidiana e cotidiano. In: XII Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Monetevidéo. Anais do 12 Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009. v. 1.
-
ARAÚJO, J. A. . A escala geográfica a partir do local: as mediações da conjuntura frente às determinações da estrutura. In: IV Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP, 2009, São Paulo. IV Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP, 2009.
-
ARAÚJO, J. A. . Conversações a respeito do conceito de cotidiano. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paujo. Anais do XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008. v. 01.
-
ARAÚJO, J. A. . As logísticas têmporo-espaciais de distribuição de mercadorias. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005. v. 01.
-
ARAÚJO, J. A. . A produção do comércio eletrônico em Salvador. In: XIII Encontro Nacional de Géografos, 2002, João Pessoa. Anais do XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002. v. 01.
-
ARAÚJO, J. A. . O comércio eletrônico via rede internet: organização espacial da distribuição e do consumo em Salvador. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2000, Florianópolis. Anais do XII ENCONTRO NACIONAL DE GÓGRAFOS, 2000. v. 01.
-
SOUSA, C. P. ; SANTOS, E. M. P. ; ARAÚJO, J. A. ; SACRAMENTO, R. V. O. . DIAGNÓSTICOS DAS CONDIÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR, DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE MOBILIDADE EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS: ESBOÇO DE UM PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIA. In: I Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2023, Salvador. Caderno de Resumos do I Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação. Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2023. v. 1. p. 55-60.
-
ARAÚJO, J. A. . A inserção espacial do comércio eletrônico na reprodução sócio-espacial domiciliar de Salvador. In: VIII SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA URBANA, 2003, Recife. Anais do VIII SIMPURB, 2003. v. 01.
-
ARAÚJO, J. A. ; LIMA, A. O. . CARACTERIZAÇÃO DA MOBILIDADE URBANA NA ZONA LESTE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, INFRAESTRUTURAS E OS CIRCUITOS DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB, 2022, Salvador. Anais XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB. Salvador: EDUNEB, 2022. v. 1.
-
ARAÚJO, J. A. ; SANTOS, M. B. . As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso da Estação Retiro. In: XXV Jornada de Iniciação Científica da UNEB, 2021, Salvador. Anais XXV Jornada de Iniciação Científica da UNEB. Salvador: EDUNEB, 2021. v. 1. p. 548-549.
-
ARAÚJO, J. A. ; LIMA, A. O. . As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso da Estação Acesso Norte. In: XXV Jornada de Iniciação Científica da UNEB, 2021, Salvador. Anais XXV Jornada de Iniciação Científica da UNEB. Salvador: EDUNEB, 2021. v. 1. p. 550-551.
-
ARAÚJO, J. A. . O Viário Oeste (SVO) e suas implicações na ocupação e uso de um único local em Mar Grande em Vera Cruz / BA. In: XVII Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL, 2019, Quito/Equador. Memorias del XVII Encontro de Geógrafos da América Latina, 2019.
-
ARAÚJO, J. A. . Urbanização crítica: por uma agenda de enfrentamento aos processos de segregação socioespacial na cidade. In: UrbBA[14], 2014, Salvador. Anais do Seminário Urbanismo na Bahia, urbBA[14], Cidade, Urbanismo e Urbanidade: construindo conceitos e práticas. Salvador: PPGAU/FAUFBA, 2014. v. 01. p. 01-100.
-
ARAÚJO, J. A. . O uso e apropriação do bairro na dimensão cotidiana: as práticas e representações de estratificação social no Jardim Armação, Salvador, Ba. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. ; FERREIRA, V. R. . CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DA MOBILIDADE URBANA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, AS INFRAESTRUTURAS E AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA PERIFÉRICA NA ZONA NORTE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. ; LIMA, A. O. . CARACTERIZAÇÃO DA MOBILIDADE URBANA NA ZONA LESTE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, INFRAESTRUTURAS E OS CIRCUITOS DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. ; BORGES, L. P. . CARACTERIZAÇÃO DA MOBILIDADE URBANA NA ZONA OESTE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, INFRAESTRUTURAS E OS CIRCUITOS DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. ; LIMA, A. O. ; MORAIS, J. S. . AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DE CICLISTAS À LINHA 1 DO METRÔ DE SALVADOR: estudo de caso das ESTAÇÕES ACESSO NORTE e RETIRO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . O ESPETÁCULO DANTESCO DA URBANIZAÇÃO: AS RECENTES ALTERAÇÕES CIRÚRGICAS DO PDDU E LOUOS DE SALVADOR/BA E A ATUAÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO BAIRRO DO JARDIM ARMAÇÃO ? SALVADOR/BA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, J. J. ; CARVALHO, M. A. ; ARAÚJO, J. A. . O Viário Oeste (SVO) e suas implicações na ocupação e uso de um único local em Mar Grande em Vera Cruz / BA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . Considerações acerca de um percurso de pesquisa: uma meta-análise da conjugação de elementos da Teoria das Catástrofes (TC) e da noção de morfologia hierárquica estratificada aplicadas ao estudo da produção do espaço. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, J. A. ; SANTOS, J. J. ; CARVALHO, M. A. . O Viário Oeste (SVO) e suas implicações na ocupação e uso do solo da localidade de Mar Grande, Vera Cruz / BA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, J. A. ; LOPES, F. C. R. . O espetáculo dantesco da urbanização: do metropolitano fora da metrópole - Sobral -, ao mercado imobiliário do Jardim Armação - Salvador-, nada exclusivos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOIS, D. V. ; ARAÚJO, J. A. . Sobre a cidade de Santo Antônio de Jesus/Brasil: reconhecimento e instituição de divisão de bairros em um contexto pró-planejamento urbano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . A produção espacial de Salvador/Ba e sua releitura a partir da Teoria das Catástrofes de René Thom. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . Migrações rurais-urbanas e a constituição de territorialidade-redes de solidariedade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOIS, D. V. ; ARAÚJO, J. A. . Sobre a cidade de Santo Antônio de Jesus/Brasil: reconhecimento e instituição de divisão de bairros em um contexto pró-planejamento urbano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, E. S. ; ARAÚJO, J. A. . O direito à cidade: considerações iniciais a respeito da Linha 1 do metrô de Salvador e a valorização do solo urbano no entorno das estações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . Identidades territoriais: o que elas podem nos ensinar?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, J. A. ; SILVA, J. C. . O plano do bairro e o plano de urbanização: os conflitos instaurados no cotidiano dos moradores do Pero Vaz/Liberdade com a interligação à rede de esgoto do Programa Bahia Azul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . As lutas na cidade pelo direito à diferença: a parada gay como expressão de territorialidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO, J. A. . Implicações teórico-metodológicas na Geografia ao se adotar as noções de vida cotidiana e de cotidiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . Conversações a respeito do conceito de cotidiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . A cidade e o urbano na obra de Henri Lefebvre. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . As logísticas têmporo-espaciais de distribuição de mercadorias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . A inserção espacial do comércio eletrônico na reprodução socioespacial domiciliar de Salvador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . A inserção espacial do comércio eletrônico na reprodução sócio-espacial domiciliar de Salvador. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . A produção espacial do comércio eletrônico em Salvador. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, J. A. . O comércio eletrônico via rede internet: organização espacial da distribuição e do do consumo em Salvador. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONSECA, L. L. ; LUZ, L. G. S. ; ARAÚJO, J. A. . A reprodução da classe trabalhadora na periferia de Salvador: as trajetórias de vida dos moradores do Pero Vaz/Liberdade. Salvador: Eduneb, 2012 (Anais da XVI Jornada de Iniciação Científica).
Outras produções
GOIS, D. V. ; ARAÚJO, J. A. . Convênio de Cooperação Técnica entre a Universidade do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus. 2013.
ARAUJO, JAMES AMORIM . GEOGRAFIAS DO CAPITAL: estudos sobre Reestruturação Territorial-Produtiva e Ecologia Política. 2024.
ARAUJO, JAMES AMORIM . OS CONDOMÍNIOS FECHADOS E A TRANSFORMAÇÃO DA PERIFERIA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA. 2024.
ARAÚJO, J. A. . O VLT DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR: UMA CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA ENTRE O PROJETO DE TRANSPORTE DE MASSA E A NECESSIDADE DE MOBILIDADE DA POPULAÇÃO. 2024.
ARAÚJO, J. A. . Parecer à tese de doutoramento de Hermes da Fonseca. 2023.
ARAÚJO, J. A. . Parecer à dissertação de mestrado de Maria Fabiana B. Neri. 2022.
ARAÚJO, J. A. . A Multiplicidade teórico-metodológica do cotidiano no ensino de geografia: da palavra ao conceito geográfico. 2021.
ARAÚJO, J. A. . Parecer à dissertação de mestrado de Júnio de Jesus dos Santos/UESB. 2020.
ARAÚJO, J. A. . Parecer à dissertação de mestrado de Maiara Cerqueira Leandro/UESB. 2020.
ARAÚJO, J. A. . Parecer à dissertação de mestrado de Rita de Cássia Ribeiro Lopes/UESB. 2020.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao artigo Os construtores da cidade/UEC - Sobral/CE. 2020.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao artigo Planejamento e gestão urbana para os 99%: uma aproximação entre as teorias feministas e o campo do urbanismo. 2020.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao projeto de IC - Expansão urbana e produção da periferia em Feira de Santana: análise dos critérios da localização dos residenciais do Programa Minha casa Minha Vida (PMCMV)'. 2020.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao projeto de IC - NOVAS CENTRALIDADES EM CIDADES MÉDIAS: ANÁLISE DOS SUBCENTROS DOS BAIRROS TOMBA E CIDADE NOVA EM FEIRA DE SANTANA - UEFS. 2020.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao artigo Espaços Socialmente Segregados e Poder Público: dinâmica da produção espacial na cidade de Salvador ? Bahia. 2019.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Daniel Neri/UNEB. 2018.
ARAÚJO, J. A. . Parecer em artigo submetido à Revista do Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP. 2018.
ARAÚJO, J. A. . Pareceres em trabalhos inscritos no VI Simpósio de Cidades Médias e Pequenas: políticas públicas e movimentos sociais em tempos de crise. 2018.
ARAÚJO, J. A. . Parecer à Dissertação de Mestrado de Lidiane Rios de Oliveira. 2017.
ARAÚJO, J. A. . Relatório circunstanciado e parecer conclusivo à produção científica da Professora Cláudia Pereira de Souza. 2016.
ARAÚJO, J. A. . Parecer a Tese de Doutorado de Patrícia Chame Dias/UFBA. 2016.
ARAÚJO, J. A. . Relatório circunstanciado e parecer conclusivo à produção científica do Professor Luís Cláudio Requião da Silva. 2014.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Trabalho de Conclusão de Curso de Juvânia Paixão dos Santos. 2014.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Trabalho de Conclusão de Curso de Paula Eziquiela Costa Santos. 2014.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Trabalho de Conclusão de Curso de Michele Santos Vieira. 2014.
ARAÚJO, J. A. . Relatório circunstanciado e parecer conclusivo à produção científica do Professor Dr. Djalma Villa Góis. 2013.
ARAÚJO, J. A. . Relatório circunstanciado e parecer conclusivo à produção científica da Professora Elba Medeiros Punski dos Santos. 2013.
ARAÚJO, J. A. . A IMPLANTAÇÃO DA LINHA 1 DO METRÔ DE SALVADOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS URBANAS: A VALORIZAÇÃO DO SOLO URBANO. 2013.
ARAÚJO, J. A. . Parecer à Dissertação de Kátia Rocha Almeida. 2013.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Trabalho de Conclusão de Curso de Lucineide Pereira Santos. 2013.
ARAÚJO, J. A. . PARECER AO TCC DE LUÃ MALCO DA CONCEIÇÃO SOUZA. 2012.
ARAÚJO, J. A. . Relatório circunstanciado e parecer conclusivo à produção científica do Professor Sandro dos Santos Correia. 2012.
ARAÚJO, J. A. ; BRITO, C. de C. da T de. ; OLIVEIRA, A. M. C. . Parecer de promoção docente de Sandro Correia. 2011.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao TCC de Ramon Andrade de Souza. 2011.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Trabalho de Conclusão de Curso de Bárbara Zibira Passos. 2010.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Trabalho de Conclusão de Curso de Patrícia dos Santos Santana. 2010.
ARAÚJO, J. A. . Parecer ao Artigo Reforma Agrária na Região Sudoeste da Bahia: organização, desenvolvimento, gestão e qualidade de vida nas áreas de assentamentos rurais. 2003.
ARAÚJO, J. A. . A cidade revisitada: reprodução social da classe trabalhadora periférica em Salvador. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FREITAS, N. ; ARAÚJO, J. A. . O avanço da negação da ciência no Brasil: como fica a Geografia?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ARAÚJO, J. A. . Professor: condutor de sonhor. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAÚJO, J. A. ; Djalma Villa Góis . Equipes de estagiários já estão nas ruas fazendo levantamento para cepear os bairros de Santo Antônio de Jesus. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAÚJO, J. A. ; FERREIRA, V. R. . Relatório Técnico Final de IC - Bolsista Valdinei Rozendo Ferreira. 2023. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. ; LIMA, A. O. . Relatório técnico final de IC - Bolsista Anderson Oliveira Lima. 2022. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. ; BORGES, L. P. . Relatório técnico final de IC - Bolsista Luiza Pereira Borges. 2022. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. . Relatório técnico final de IC - Bolsista Anderson Oliveira Lima. 2021. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. . Relatório técnico final de IC - Bolsista Mateus Barreto dos Santos. 2021. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. . Relatório de pós-doutoramento em Geografia Humana. 2019. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. . Relatório de pesquisa: AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DE CICLISTAS À LINHA 1 DO METRO DE SALVADOR: estudo de casos das Estações Acesso Norte e Retiro. 2019. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. ; SILVA, J. C. ; SANTOS, M. C. ; SANTOS, M. G. C. . Relatório técnico final SVO/FAPESB. 2018. (Relatório de pesquisa).
SILVA, E. S. ; ARAÚJO, J. A. . Relatório de Iniciação Científica. 2015. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, L. S. ; ARAÚJO, J. A. . Relatório de Iniciação Científica. 2015. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. ; GOIS, D. V. . Relatório Final do Projeto de Cadastramento de Logradouros. 2015. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. ; SANTOS, J. J. . Relatório de Iniciação Científica. 2014. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. ; SILVA, E. S. . Relatório de Iniciação Científica. 2014. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. ; FONSECA, L. L. ; LUZ, L. G. S. . Relatório final de Iniciação Científica. 2013. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, J. A. . Curso de aperfeiçoamento para professores das séries finais do ensino fundamental. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ARAÚJO, J. A. ; Cláudia Sousa ; Djalma Villa Góis ; Márcia Virgínia Pinto Bomfim . Projeto de Expansão I - A inserção da UNEB no "Campo do Governo". 2003. (Projeto Técnico).
ARAÚJO, J. A. . Manual de elaboração de trabalhos acadêmicos do Campus V/UNEB. 2006.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
PROPOSIÇÃO DE NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS PARA CONECTAR A PENÍNSULA ITAPAGIPANA AO TRAMO 1 DO VLT DO SUBÚRBIO DE SALVADOR/BA, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe novas linhas de ônibus para os moradores da Península Itapagipana conectadas ao tramo 1 do VLT do Subúrbio de Salvador. A justificativa para esta proposição de estudo se refere à importância do transporte urbano para a população trabalhadora e moradora de bairros periféricos da cidade de Salvador a partir das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e do Plano de Mobilidade Urbana de Salvador (2017). A metodologia de pesquisa contempla o levantamento de dados em campo, tratamento e representação cartográfica e apresentação de proposta à Secretaria de Mobilidade urbana da Prefeitura Municipal de Salvador. Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir ao planejamento municipal de linhas de ônibus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Luanne Lima Nicacio - Integrante.
-
2024 - Atual
O TRANSPORTE DA POPULAÇÃO TRABALHADORA DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO VLT: estudos de impactos e de desafios à mobilidade urbana, Descrição: O projeto visa levantar informações sobre origem e destino da população moradora ou circulante do Subúrbio Ferroviário de Salvador que será atendida pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto se desdobra em dois anos de pesquisas consecutivas. A hipótese que trabalhamos neste projeto é de que a baixa participação popular na formulação de projetos de transporte público coletivo em Salvador acaba por determinar um planejamento que não atende às necessidades de mobilidade urbana da população periférica da cidade de Salvador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Araújo, J. A. - Integrante.
-
2021 - 2023
CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DA MOBILIDADE URBANA EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA: LEVANTAMENTO DOS MODOS, AS INFRAESTRUTURAS E AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTES DISPONÍVEIS À POPULAÇÃO TRABALHADORA PERIFÉRICA, Descrição: Este projeto de pesquisa é o início de uma nova etapa de pesquisa relativas à mobilidade urbana. No ciclo anterior, dedicado exclusivamente ao metrô de Salvador e seus impactos na cidade, entendemos a importância desta temática e como ela se realiza no plano da vida cotidiana das pessoas. Ademais, também percebemos a íntima relação entre mobilidade urbana e desenvolvimento urbano. Outra entrada para a proposição deste projeto de pesquisa se deveu a instituição de leis do âmbito federal com vistas a uma Política de Mobilidade Urbana. Em termos específicos, a promulgação da Lei federal 12.587/2012, feita ainda durante o primeiro mandato da Presidenta Dilma Husseff. Esta lei veio em substituição a várias outras destinadas a regular o transporte de pessoas e cargas, além disso, instituiu uma política nacional de mobilidade, algo que até então inexistia. A problemática que se constituiu a partir dessa lei é a que embasa este projeto. Uma vez que a Política de Mobilidade Urbana deve se adequar à Lei 10257/2002 (Estatuto das Cidades), em particular ao Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem aplica-la através da elaboração de planos de mobilidade sustentáveis. Até onde sabemos apenas a capital, Salvador, elaborou seu plano. As demais, o que inclui Santo Antônio de Jesus, ainda precisam elaborar seus planos dentro de um prazo estabelecido pela Lei 14000/2020.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2021 - 2022
Diagnósticos das condições da agricultura familiar, de educação ambiental e de mobilidade em Santo Antônio de Jesus: esboço de um Plano Municipal de Desenvolvimento Territorial, Descrição: Este projeto, de caráter interdisciplinar e de pesquisa aplicada, objetiva diagnosticar o potencial de atividades econômicas no âmbito da produção agrícola familiar; os problemas do meio ambiente que podem ser minimizados com a educação ambiental; a dificuldade interna da mobilidade da população urbana e rural e as dificuldades dos agricultores familiares na participação nos editais de comercialização institucionais, especialmente o Programa de Abastecimento Alimentar (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como principais causas a falta de conhecimento e o precário nível de escolaridade. Considerando que são itens estruturais no processo de desenvolvimento, propõe-se, a partir desses diagnósticos, metas e ações para o desenvolvimento de comunidades agrícolas familiares e da população intermediária entre as zonas rural e urbana do município de Santo Antônio de Jesus, que interaja e colabore no desenvolvimento rural do município, através do uso adequado e manejo sustentável do solo, do fortalecimento de políticas públicas de comercialização dos seus produtos, de ações de educação ambiental, e condições de transporte de pessoas e produtos. Sua relevância fundamenta-se em aspectos físicos, econômicos e sociais e a ênfase na agricultura familiar se dá em consequência da predominância dessa atividade no município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Elba Medeiros Punski dos Santos - Integrante / Rozilda Vieira Oliveira - Integrante / Cláudia Pereira de Sousa - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2021
AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DE CICLISTAS À LINHA 1 DO METRO DE SALVADOR: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a estudar as condições de mobilidade e de acessibilidade de ciclistas às Estações Acesso Norte e Retiro do segundo tramo da Linha 1 Lapa-Pirajá. A justificativa para esta proposição de estudo se refere à importância da temática para a população de ciclistas usuária do metrô.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Integrante / Araújo, J. A. - Coordenador.
-
2018 - Atual
Aplicações de elementos da Teoria das Catástrofes à produção do espaço urbano: Salvador/Ba um exemplo, Descrição: Este projeto nasceu como parte de um esforço de aproximação teórica entre a Geografia e a Teoria das Catástrofes. A Teoria das Catástrofes é um teorema criado pelo matemático francês René Thom na década de 1950 e visa, em linhas gerais, demonstrar a morfogênese de uma dada morfologia. A ideia de base desta teoria é a superação uma estrutura/sistema por outra mais complexa, por isso, seu foco está na crise/ruptura e não necessariamente na reprodução continuada. Existe, portanto, um potencial de emprego da supracitada teoria para repensar a representação da produção espacial. Argumentamos em favor desta discussão com o intuito de contribuir com o avanço de teorização na Geografia. Afinal sabemos que o espaço geográfico é produzido, usado, apropriado, esquecido e substituído, mas não sabemos explicar como isto ocorre do ponto de vista concreto, ou seja, de que maneira se passa de uma situação a outra. Bem, tal empresa não é um caminho fácil porque a reflexão geográfica passa ao largo de tudo que se refere à cálculos ou parametrizações, provavelmente, por causa da longa tradição descritiva desta ciência. Também a chamada "Geografia Teorética ou Sistemática" dos anos de 1950 e 1960 ajudou neste distanciamento, pois, ao invés de promover uma "revolução" paradigmática tornou esta ciência ainda mais frágil na sua capacidade explicativa. No entanto, o que se propõe busca refletir sobre a incorporação de noções, sob uma abordagem crítica, que ajude a demonstrar o processo de produção espacial. Por isto, entendemos ser esta uma contribuição possível a ser feita à Geografia. Neste sentido, propomos como objetivo de pesquisa incorporar elementos explicativos da Teorias das Catástrofes de René Thom à Geografia, a partir de uma história da produção urbana e as transformações de densidade técnica caracterizadas por topologias que indiquem um caminho de parametrização. Também objetivamos por em relevo e, logo, caracterizar em termos de topologias, justamente, os momentos de continuidade em contraposição aos de ruptura (descontinuidade) de uma morfologia urbana, tendo como exemplo a cidade de Salvador/Ba, pois, entendemos que dessa maneira poder-se-á contribuir para a formulação do conceito de morfogênese em estudos urbanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador.
-
2014 - 2018
Planejamento, gestão e condições de vida: implicações do Sistema Viário Oeste e riscos sociais, Descrição: O crescimento da maioria das cidades brasileiras não tem sido acompanhado das infraestruturas adequadas para garantir a melhoria das condições de vida de seus habitantes. Nesta proposta, trabalharemos com a cidade de Vera Cruz, pois, esta será diretamente impactada com a implantação do Sistema Viário Oeste.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Joilson Cruz da Silva - Integrante / Júnio de Jesus dos Santos - Integrante / Elielton Souza Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2015
A IMPLANTAÇÃO DA LINHA 1 DO METRÔ DE SALVADOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS URBANAS:o valor do solo urbano, a mobilidade e a acessibilidade urbanas da população às estações do segundo tramo da Linha 1 (Acesso Norte-Pirajá), Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a estudar as condições de mobilidade e de acessibilidade da população às estações do segundo tramo da Linha 1 Lapa-Pirajá. A justificativa para esta proposição de estudo se refere à importância da temática para população soteropolitana potencial usuária do metrô. A metodologia de pesquisa se comporá de levantamento de dados em campo (observação e entrevistas), levantamento de dados documentais (IBGE/Censo Demográfico) e VUP (Prefeitura de Salvador). A meta desta pesquisa é revelar à sociedade soteropolitana as condições de mobilidade e acessibilidade às estações do segundo tramo do metrô.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Elielton Souza Silva - Integrante / Laís dos Santos Souza - Integrante.
-
2013 - 2014
A IMPLANTAÇÃO DA LINHA 1 DO METRÔ DE SALVADOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS URBANAS: A VALORIZAÇÃO DO SOLO URBANO, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a estudar quais serão as consequências para o valor do solo urbano, nos entornos das estações de metrô da Linha 1 Lapa-Pirajá, a partir de sua implantação e funcionamento. Visa também levantar quais serão as consequências derivadas, para a reprodução do espaço urbano, a partir dessa nova realidade, uma vez que em outras metrópoles onde se implantou este tipo sistema de transporte houve uma mudança no perfil socioeconômico da população residente no entorno das estações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Júnio Santos - Integrante / Elielton Souza - Integrante.
-
2011 - 2013
A reprodução social da classe trabalhadora na periferia de Salvador: a dimensão histórica e a de sistema de signos no bairro do Pero Vaz/Liberdade, Descrição: Esta proposta, em síntese, é um desdobramento da pesquisa desenvolvida no doutoramento e tem como objeto de estudo a reprodução da classe trabalhadora no bairro do Pero Vaz/Liberdade, periferia de Salvador, em suas dimensões históricas e de sistema de signos construídos. O conhecimento dessas dimensões complementará o escrutínio das condições de reprodução dos moradores do referido bairro ao nível das relações cotidianas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2010
MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA E REPRODUÇÃO SOCIAL DA CLASSE TRABALHADORA NA PERIFERIA DE SALVADOR/BA: o Pero Vaz e as formas e práticas derivadas da escravidão, Descrição: O projeto se propôs a pesquisar a reprodução social da classe trabalhadora na periferia da metrópole soteropolitana. O objetivo era compreender, no bojo do processo de modernização capitalista, o relacionamento entre as formas sociais de reprodução com as práticas da classe trabalhadora a partir de duas dimensões específicas: a do habitar e a do trabalho. Para tanto, buscamos dialogar com duas abordagens teóricas: a marxista de Henri Léfèbvre e a da resistência de Michel de Certeau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Amélia Luisa Damiani - Integrante.
-
1999 - 2002
A PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO ESPACIAL DO COMÉRCIO ELETRÔNICO EM SALVADOR, Descrição: O projeto procurou investigar a produção e reprodução espacial do comércio eletrônico, modalidade empresa-consumidor, em Salvador-Bahia. O trabalho está organizado em quatro capítulos, além de uma introdução e das considerações finais. Na introdução, circunscrevemos nossa problemática de pesquisa e estabelecemos como ponto de partida a antítese da nulidade do espaço frente a produção e reprodução local do comércio eletrônico, também definimos nosso referencial teórico-metodológico, ancorado nas proposições de teóricos como Lefebvre (1974), Harvey (1992), Castells (1999), Soja (1993) e Santos (1997).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: James Amorim Araújo - Coordenador / Sylvio Bandeira de Melo e Silva - Integrante.
Prêmios
2017
Paraninfo da turma de formandos em Geografia 2017.1, Universidade do Estado da Bahia.
2010
Melhor tese defendida no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
2008
Professor homenageado pelos formandos em Geografia, turma 2008.2, Universidade do Estado da Bahia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus V. , Lot. Jardim Brasil s/nº, Centro, 44570000 - Santo Antônio de Jesus, BA - Brasil, Telefone: (75) 36316239, Fax: (75) 36312855, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Planejamento de Transportes
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa e Extensão em Geografia, Epistemologia da Geografia, Procedimentos Quantitativos Aplicados à Pesquisa e Extensão em Geografia
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, ESTUDOS TERRITORIAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento de cidades e mobilidade urbana
-
09/2023 - 12/2023
Ensino, Geografia e Desenvolvimento Territorial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise de Dados Espaciais
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, História do Pensamento Geográfico, TCC II
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito urbano
-
10/2020 - 03/2023
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - DCH/Campus V.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia e Desenvolvimento Territorial.
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Procedimentos Quantitativos aplicados à Pesquisa em Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Temas Emergentes em Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Geografia e Desenvolvimento Territorial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
-
09/2021 - 12/2021
Ensino, Geografia e Desenvolvimento Territorial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geoprocessamento
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Procedimentos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Geografia e Desenvolvimento Territorial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Aplicada à Geografia
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
-
10/2020 - 12/2020
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Orientação Monográfica, Tópicos Especiais em Procedimentos Quantitativos Aplicados à Pesquisa
-
09/2019 - 12/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas - Campus v.,Linhas de pesquisa
-
03/2019 - 09/2019
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Introdução à Geografia Humana e Econômica, Procedimentos quantitativos aplicados à pesquisa geográfica, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2018 - 02/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas - Campus v.,Linhas de pesquisa
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC II
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Procedimentos quantitativos aplicados à pesquisa geográfica, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
-
06/2016 - 12/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epismelogia, História do Pensamento Geográfico, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, O direito à cidade e a implantação do Sistema Viário SVO em Mar Grande/Vera Cruz.
-
03/2015 - 12/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico, Procedimentos de Análise Quantitativos Aplicados à Pesquisa Geográfica, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
03/2014 - 06/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
09/2013 - 12/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Procedimentos quantitativos aplicados à pesquisa Geográfica, Trabalho de conclusão de curso
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Orientação monográfica
-
07/2012 - 06/2013
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - Campus v.,Cargo ou função, Diretor em exercício do DCH-Campus V.
-
09/2012 - 01/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico, Procedimentos Quantitativos Aplicados à Pesquisa Geográfica, Trabalho de Conclusão de Curso
-
09/2011 - 01/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2011 - 08/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico, Procedimentos quantitativos aplicados à pesquisa geográfica, Trabalho de conclusão de curso
-
09/2010 - 12/2010
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Geografia, Metodologia da Pesquisa em Geografia
-
08/2006 - 08/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas - Campus v.,Linhas de pesquisa
-
04/2003 - 10/2005
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - Campus v.,Cargo ou função, Coordenador de Colegiado de Curso.
1999 - 2000
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: bolsista mestrado, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40
1995 - 1999
Prefeitura Municipal de SalvadorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
1996 - 1997
Instituto Federal da BahiaVínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2018 - 2020
Universidade de São PauloVínculo: Estudante de pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Estudantes, Carga horária: 40
Outras informações:
Pós-doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas sob a supervisão da Profa. Dra. Amélia Luisa Damiani.
2006 - 2010
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Dedicação Exclusiva, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES.
2018 - 2019
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Não se aplica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Pós-doutoral junior.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de James Amorim Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?