Vanessa Aparecida Moreira

Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas, pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing e mestre em Gestão Empresarial pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) na cidade de Vila Real, Portugal com defesa de tese realizada em janeiro de 2016.Atualmente é Assessora-Chefe de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) no governo do Estado.Atuou na área de comunicação e marketing com 22 anos de experiência na gestão da comunicação institucional, planejamento estratégico, projetos e campanhas de comunicação e marketing, inbound e outbound marketing, pesquisas de satisfação, branding, gestão de pessoas, relacionamento com stakeholders e docência do Ensino Superior.Realizou a reestruturação de áreas de comunicação e marketing de diversas instituições como Instituto Assistencial Espírita André Luiz, Hospital Santa Rita e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) formalizando ações e processos de Comunicação interna e externa, endomarketing, ouvidoria e planejamento e marketing estratégico.Foi sócia proprietária da Clapz! Soluções Criativas, onde atuou de forma a fomentar a educação empreendedora no ecossistema de Minas Gerais. Nesse quesito foi mentora do Programa Engenheiro Empreendedor do SENAI MG no segundo semestre de 2015 e atuou como gestora de eventos da segunda turma (2014) do Programa de aceleração SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) do Governo de Estado de Minas Gerais.De 2014 a 2015 trabalhou como coordenadora do Núcleo de Pós Graduação da Faculdade Pitágoras, das unidades Barreiro Contagem, onde também lecionou desde fevereiro de 2012 diversas disciplinas, entre elas, Empreendedorismo, Estratégia Executiva, Planejamento Estratégico e Comunicação Empresarial. Durante este período foi orientadora de diversos Projetos de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e pós-graduação.Foi docente dos cursos de Pós-Graduação de diversas IES, entre elas PUC Contagem, FUMEC e Pitágoras. Lecionou a disciplina Marketing Estratégico Industrial para os alunos do curso Engenharia da Produção das Faculdades Kennedy em 2012. Já atuou como docente na área de Comunicação e Gestão de Eventos no Uni BH (2003/4) e no Unicentro Newton Paiva Ferreira (2005).Foi idealizadora, editora e diretora executiva da Revista Guia de Eventos MG", projeto de sua autoria que visou ao fortalecimento do setor de turismo de negócios e eventos de Minas Gerais e proprietária da empresa Divino Evento, no mercado de 1996 a 2011. Possui larga experiência em Comunicação Empresarial, Planejamento Estratégico e Marketing. Com grande habilidade para identificar novos negócios e oportunidades, conquistou, ao longo da sua carreira, importantes resultados quantitativos e qualitativos.

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Gestão Empresarial

2013 - 2015

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Título: INICIATIVAS STARTUPS: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA STARTUPS AND ENTREPRENEURSHIP ECOSYSTEM DEVELOPMENT (SEED), DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PARA O ECOSSITEMA LOCAL DA CIDADE DE BELO HORIZONTE- UM ESTUDO DE CASO, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Carla Suzana da Encarnação Marques
Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação tecnológica; Políticas Públicas; Startups.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.

Mestrado profissional interrompido em 2008 em Mestrado Profissional em Administração

2008 - Atual

Universidade de Pedro Leopoldo
Título: Nao há, Ano de Obtenção:
Orientador: Nenhum
Ano de interrupção: 2008

Especialização em Gestão Estratégica de Marketing

1999 - 2000

Centro Universitário Newton Paiva
Título: Treinamento Empresarial
Orientador: Marco Antônio Machado

Graduação em Comunicação Social

1989 - 1993

Centro Universitário Newton Paiva

Formação complementar

2009 - 2009

Empretec. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2008 - 2008

Cerimonial e Protocolo em Eventos. (Carga horária: 21h). , Centro de Estudos Avançados ao Desenvolvimento Profissional, CEAD, Brasil.

2008 - 2008

Formação de Preços. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2007 - 2007

Gestão de Processos. (Carga horária: 16h). , Luis Borges Assessoria em Gestão, LB, Brasil.

2004 - 2004

Fotografia Digital. (Carga horária: 18h). , Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.

2003 - 2003

Apresentações em Público. (Carga horária: 20h). , Frederico Ribeiro Filho T & D de Pessoas, FRF, Brasil.

2001 - 2001

Intra Empreendorismo. (Carga horária: 40h). , Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Cerimonial e Etiqueta: Empresarial e Social. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Relações Públicas, ABRP, Brasil.

1993 - 1993

Qualidade em Serviços. (Carga horária: 16h). , Empresas Hercules, EH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MARKETING.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Eventos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Promoção.

Organização de eventos

MOREIRA, V. A. . Saúde na Praça - Outubro Rosa. 2018. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Semana dos Tecnólogos Faculdade Pitágoras. 2014. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Lesson Learned Demo Day. 2014. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Mundo Startup. 2014. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Costurando com Amor. 2014. (Outro).

MOREIRA, V. A. ; LUCIANO, A. C. . Lançamento da Revista Guia de Eventos MG. 2011. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Divino Mostra. 2009. (Festival).

MOREIRA, V. A. . Gestão Estratégica FUNDEP (Encontro de Funcionários). 2009. (Festival).

MOREIRA, V. A. . 2º Encontro de Dirigentes das Fundações de Apoio das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) de Minas Gerais. 2009. (Congresso).

MOREIRA, V. A. . 11º Prêmio FUNDEP (2005/2008). 2008. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Programa Saúde Fundep - Semana Qualidade de Vida + Sports Day. 2008. (Exposição).

MOREIRA, V. A. . Encontro de Dirigentes das Fundações de Apoio das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) de Minas Gerais. 2008. (Congresso).

MOREIRA, V. A. . Marco Zero FUNDEP. 2008. (Outro).

MOREIRA, V. A. . 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. 2008. (Congresso).

MOREIRA, V. A. . 5º Congresso ABIPTI. 2008. (Congresso).

MOREIRA, V. A. . 4ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação - Inovatec. 2008. (Exposição).

MOREIRA, V. A. . 3º Forum de Produtos e Serviços UFMG para a Administração Pública. 2007. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Convenção anual de funcionários FUNDEP. 2006. (Outro).

MOREIRA, V. A. . 2º Forum de Produtos e Serviços UFMG para a Administração Pública. 2006. (Outro).

MOREIRA, V. A. . FUNDEP 30 anos. 2005. (Festival).

MOREIRA, V. A. . Forum de Produtos e Serviços UFMG para a Administração Pública. 2005. (Outro).

MOREIRA, V. A. . Semana dos Tecnólogos Faculdade Pitágoras. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Brazil Promotion Road Show - BH.Revista Guia de Eventos MG. 2011. (Encontro).

Feira Brasileira de Eventos.Revista Guia de Eventos MG. 2011. (Encontro).

Feira do Empreendedor SEBRAE MG. 2010. (Outra).

23ª Convenção Mineira de Supermercados.Exposição e Coordenação de Estande. 2009. (Encontro).

FIJE - Fórum Internacional de Jovens Empreendedores. 2009. (Congresso).

Fomenta Minas SEBRAE (Rodada de negócios). 2009. (Oficina).

Salão Mineiro do Turismo. 2009. (Encontro).

1º Congresso Nacional de Saúde. Exposição e Coordenação de Estande. 2008. (Congresso).

25º Congresso Mineiro de Municipios e 24ª Feira para Desenvolvimento dos Municipios -AMM. Exposição e Coordenação de Estande. 2008. (Congresso).

5º Encontro Nacional do Terceiro Setor.Exposição e Coordenação de Estande. 2008. (Encontro).

60ª Reunião Anual da SBPC.Exposição e Coordenação de Estande. 2008. (Encontro).

Brazil Promotion Road Show.Exposição e Coordenação de Estande. 2008. (Encontro).

INOVATEC.Exposição e Coordenação de Estande. 2008. (Oficina).

Brazil Promotion Road Show. 2007. (Encontro).

Feira de Ciencia, Tecnologia e Inovação. 2007. (Outra).

INOVATEC.Exposição e Coordenação de Estande. 2007. (Oficina).

Responsabilidade Social Empresarial - III Encontro Internacional. 2007. (Encontro).

10º Prêmio FUNDEP.Exposição e Coordenação de Estande. 2006. (Encontro).

58ª Reunião Anual da SBPC.Exposição e Coordenação de Estande. 2006. (Encontro).

Congresso ABIPTI - Competitividade e Riqueza Nacional. 2006. (Congresso).

Congresso ABIPTI - Competitividade e Riqueza Nacional. Exposição e Coordenação de Estande. 2006. (Congresso).

Congresso Oh! Minas Gerais. Exposição. 2006. (Congresso).

Forum ABERJE de Comunicação Interna e Integrada. 2006. (Seminário).

Workshop Extratégias de Mix Promocional - Faculdades de Tecnologia SENAI/MG.Proferiu palestra. 2006. (Oficina).

XI Workshop da Faculdade Fabrai.Proferiu palestra. 2005. (Seminário).

Branding - Gestão de Marcas Institucionais e Produtos em Minas Gerais. 2003. (Seminário).

IV Semana da Alfabetização. 2003. (Seminário).

Seminário Cenários do Futuro. 2002. (Seminário).

1º Seminario de Relações Publicas ABRP. 1993. (Seminário).

Seminário Os Adolescentes Detonam na Midia. 1993. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ¹PAIVA, Tatiana Cristina Moreira Del Caro,²CHIARETTO, Silvan

MOREIRA, V. A.; CHIARETTO, S.. A liderança através do processo de coaching: um estudo sobre novas possibilidades para os líderes do Século XXI. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing Estratégico) - Universidade FUMEC.

Aluno: Mariela Aparecida Montes

MOREIRA, V. A.; CHIARETTO, S.. A INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE COACHING NA GESTÃO DE PESSOAS: Um estudo bibliográfico sobre práticas e resultados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC.

Aluno: RICARDO DIAS LEÃO

MOREIRA, V. A.; CHIARETTO, S.. LIDERANÇA SERVIDORA: Desempenhando um papel importante na transformação e nos resultados organizacionais.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC.

Orientou

EIRIDAN NOGUEIRA VIEIRA

Gestão do conhecimento nas organizações e seu impacto como diferencial competitivo nas organizações atuais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Controladoria, Auditoria e Gestão de Risco) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Vanessa Aparecida Moreira;

Hugo Gonçalves

LIDERANÇA PELO CHICOTE: Controle absoluto sobre os colaboradores ou prejuízos às empresas?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Vanessa Aparecida Moreira;

Nathália Adelaide Reis de Castro

A importância da gestão do conhecimento nas organizações; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Controladoria, Auditoria e Gestão de Risco) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Vanessa Aparecida Moreira;

Adriana Vidal da Silva Gade

COMO OS CONFLITOS INTERNOS PODEM IMPACTAR FIANACEIRAMENTE UMA ORGANIZAÇÃO?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Controladoria, Auditoria e Gestão de Risco) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Vanessa Aparecida Moreira;

POLIANA DA SILVA DE CARVALHO

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS: atributos essenciais para a formação de um novo perfil profissional; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Controladoria, Auditoria e Gestão de Risco) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Vanessa Aparecida Moreira;

Bárbara Eugênio Cardoso

O USO DE FERRAMENTAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Controladoria, Auditoria e Gestão de Risco) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Vanessa Aparecida Moreira;

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, V. A. . Setembro Amarelo e a valorização da vida. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Experiência do Paciente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . CNV ? Comunicação Não Violenta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Comunicação 360 graus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa - Para alcançar melhores resultados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa -Saindo da Zona de Conforto em busca dos objetivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa - Aumentando sua Competitividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando Fora da Caixa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando e Agindo Fora da Caixa - Como se tornar mais competitivo no mercado de trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando e agindo Fora da Caixa - Como se tornar mais competitivo no mercado de trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. . Pensando e agindo fora da caixa - como se tornar mais competitivo no mercado de trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MOREIRA, V. A. . Site institucional Instituto Assistencial Espírita André Luiz. 2022. (Site).

MOREIRA, V. A. . Website do Hospital Santa Rita. 2019. (Site).

MOREIRA, V. A. . Oficina de Comunicação Não Violenta. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2005

Site FUNDEP, 1º colocado regional, Premio ABERJE.

2005

Jornal Mural FUNDEP, 3º colocado regional, Premio ABERJE.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora-Chefe de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão da assessoria de comunicação com a finalidade de promover as ações do IDENE junto aos públicos de interesse

2021 - 2022

Instituto Assistencial Espirita Andre Luiz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenadora de comunicação e marketing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Reestruturação da área de comunicação e promoção social com redesenho de funções e inserção de novas atividades. Gestão de equipe. Captação de recursos. Promoção de bazar e eventos sociais,

2017 - 2020

Hospital Santa Rita

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação e Marketing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Acadêmica de Pós-Graduação, Carga horária: 12

2012 - 2015

Faculdade Pitágoras de Administração Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tecnólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Faculdade Pitágoras Unidade Barreiro - BH - 02/2012 a 08/2013Faculdade Pitágoras Unidade Contagem - MG - 02/2013 a 08/2015

2015 - 2015

Universidade FUMEC

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 4

2015 - 2015

BI Internacional

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 8

2014 - 2014

Wylinka

Vínculo: Prestador de Serviço PJ, Enquadramento Funcional: Gestor de Eventos SEED, Carga horária: 20

2013 - 2013

Mindup

Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Key Account Manager Responsável pela captação de recursos para o evento: Mindup Conference - Seminário Internacional de Liderança e Gestão (14/08/2012 - Palácio das Artes - BH/MG)

2013 - 2013

Faculdades Kennedy

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2011 - 2011

Revista Guia de Eventos MG

Vínculo: Sócia Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva

Outras informações:
A Revista é um projeto de sua autoria que visa fortalecer o setor de eventos e turismo de Minas Gerais.

2008 - 2010

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria em Eventos

Outras informações:
Principais atividades: Organização de eventos corporativos (premiações, dias de esporte, seminários, palestras, workshops).

2001 - 2008

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Eventos (Relações Públicas)

Outras informações:
Principais atividades: ? Coordenação de equipe, relacionamento com fornecedores, aplicação de ferramentas de comunicação interna (eventos institucionais, jornal mural, tratamento de clima organizacional, programas especiais de relacionamento, instrumentos de comunicação direta); ? Desenvolvimento de Projeto de Responsabilidade Social (2008); ? Coordenação dos eventos da instituição, entre eles: Fundep 30 anos (2005) Prêmio Fundep (2005/2008), Fórum de Produtos e Serviços Fundep e UFMG para a Administração Pública (2005, 2006 e 2007), Fórum de Tecnologias UFMG (2006); ? Coordenação da participação da Fundep em parceria com a UFMG em feiras e Eventos Tecnológicos (Congresso Mineiro de Municípios, Congresso Abipti, SBPC, Inovatec) e outros; ? Criação, redação e edição de jornal interno (impresso e eletrônico); ? Participação em campanhas publicitárias e definição de estratégias de divulgação de produtos e serviços; ? Abertura de novos mercados, com identificação e prospecção de clientes potenciais. ? Realização de cursos, treinamentos, palestras e aulas.

1996 - 2005

Divino Evento

Vínculo: Sócia Proprietária, Enquadramento Funcional: Sócia Proprietária, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais atividades: Captação, produção, organização de eventos corporativos e sociais, assessoria e consultoria em treinamento e marketing empresarial.

2005 - 2005

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente de Graduação

Outras informações:
Professora assistente no curso de Relações Públicas / 7º periodo

2003 - 2004

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente de Graduação

Outras informações:
Professora assistente dos cursos de superiores seqüenciais: Comunicação na Administração, Gestão de Eventos e Cerimonial, e Gestão de Marketing em Pequenas e Médias Empresas