Julia Thies Baladao
Médica graduada pela Universidade Federal de Santa Maria,Brasil, 2017. Realizou Residência médica em Anestesiologia pela UFSM/HUSM, MEC,SBA. TEA/SBA com conclusão no ano de 2021. Membro ativo Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Atualmente atuando como médica anestesiologista no Hospital Materno Infantil de Porto Alegre, onde realiza procedimentos pediátricos/neonatais e adultos, atua como médica anestesiologista para equipe de cirurgiões plásticos, médica anestesiologista concursada no Hospital Cristo Redentor realizando procedimentos para equipe de neurocirurgia, traumatologia, trauma e cirurgia geral e atua como médica anestesiologista no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização - Residência médica
2018 - 2021
Universidade Federal de Santa Maria
Residência médica em: AnestesiologiaNúmero do registro: 38078. Bolsista do(a): Ministerio da Educação e Ciência, MEC, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2020 - 2020
Curso de Manejo de Sangramento e Coagulopatia Perioperatória. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Medicina de Emergência - ABRAMEDE, ABRAMEDE, Brasil.
2020 - 2020
ULTRASSONOGRAFIA EM ANESTESIOLOGIA. (Carga horária: 30h). , Centro de Ensino em Tomografia Ressonância e Ultrassonografia, CETRUS, Brasil.
2017 - 2017
ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. (Carga horária: 20h). , Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas, CTSEM, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Universidade Federal de Santa Maria. (Carga horária: 144h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSM. (Carga horária: 122h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Socorrista de Primeira Resposta. (Carga horária: 60h). , Cruz Vermelha Brasileira - RS, CRUZ VERMELHA, Brasil.
2002 - 2010
Inglês Avançado. (Carga horária: 200h). , Instituto de Idiomas Yázigi, SM/RS, YÁZIGI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Anestesiologia.
Organização de eventos
BALADAO, J. T. ; TROIAN, M. C. . Dia Mundial do Diabetes. 2013. (Outro).
Participação em eventos
25a Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana. 2021. (Congresso).
CONGRESSO DE ANESTESIOLOGIA USP 2020. 2020. (Congresso).
JORNADA VIRTUAL DE ANESTESIOLOGIA DO RS. 2020. (Simpósio).
53a JORNADA SUL-BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA. 2018. (Congresso).
XXVI Jornada Gaúcha de Radiologia. 2016. (Outra).
I Jornada Acadêmica de Medicina de Emergência. 2015. (Outra).
II Seminário Internacional de Bioética e Saúde Pública: Desafios e Perspectivas II Simpósio Internacional de Ética na Pesquisa. 2014. (Seminário).
IV Jornada de Cardiologia. 2014. (Seminário).
1ª Mostra do PET Saúde. 2013. (Seminário).
I Jornada Acadêmica de Gereatria. 2013. (Simpósio).
IV Semana Científica do HUSM. 2013. (Seminário).
3ª Jornada de Cardiologia. 2012. (Seminário).
6ª Jornada de Educação Continuada em Trauma. 2012. (Outra).
II JORNADA ACADEMICA DE NEUROCIENCIAS. 2012. (Seminário).
Primeiro Ciclo de Palestras sobre atendimento pré-hospitalar do SAMU. 2012. (Seminário).
5ª Jornada de Educação Continuada em Trauma. 2011. (Seminário).
II Encontro das Delegacias Regionais Seccionais do Cremers da Regiao Planalto Central e Missões. 2011. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
BALADAO, J. T. . Hérnia Diafragmática Congênita: Um relato de caso.. In: 31º Jornada Acadêmica Integrada, 2016, SANTA MARIA. 31º Jornada Acadêmica Integrada, 2016.
-
BALADAO, J. T. . Complicações em paciente com retocolite ulcerativa refratária a corticóide: relato de caso. In: 30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2015, SANTA MARIA. 30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2016.
-
BALADAO, J. T. ; MOTTECY, C. S. ; Aloma Jacobi Dalla Lana ; Raquel Montagner Rossi . Associação entre o perfil das gestantes da rede básica de e a adequação do pré-natal, segundo o Índice de Takeda, em uma região do interior do Rio Grande do Sul. In: Simpósio Internacional de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da PUCRS, V Simpósio Internacional Fertilitat, 2017, Gramado,RS. Anais do Simpósio Internacional de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da PUCRS, V Simpósio Internacional Fertilitat, 2017.
-
BALADAO, J. T. ; TREVISAN, K. C. B. . O número de gestações aumenta o risco de anemia gestacional?. In: II Seminário Científico do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da UNISC, 2015, Santa Cruz do Sul. Anais do Seminário Científico do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da UNISC, 2015.
-
BALADAO, J. T. ; MOTTECY, C. S. ; Aloma Jacobi Dalla Lana . Associação entre o perfil das gestantes da rede básica de e a adequação do pré-natal, segundo o Índice de Takeda, em uma região do interior do Rio Grande do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BALADAO, J. T. ; MOTTECY, C. S. ; Aloma Jacobi Dalla Lana ; VARGAS, L. H. M. . Effectiveness of gestational diabetes mellitus screening in the central region of Rio Grande do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BALADAO, J. T. . Hérnia Diafragmática Congênita: Um relato de caso.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BALADAO, J. T. . COMPLICAÇÕES EM PACIENTE COM RETOCOLITE ULCERATIVA REFRATÁRIA A CORTICÓIDE: RELATO DE CASO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Rastreio do diabete mellitus gestacional na rede básica de saúde e desfechos maternos e perinatais, Descrição: Descrição: A proposta é de realizar um estudo descritivo transversal das gestantes, que realizaram pré-natal nas UBS/ESF e tiveram seus partos no HUSM. Observar se foi realizado o rastreio do DMG e qual critério de rastreio foi utilizado. Também avaliar as intervenções que foram realizadas e por que atores da equipe interdisciplinar de saúde que atende essas gestantes nas Unidades de Saúde durante o acompanhamento pré-natal para prevenção do DMG e, nesta população avaliar a associação das intervenções com os desfechos maternos e perinatais. Serão avaliadas as gestantes que tiverem seus partos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), oriundas dos pré-natais da Rede Básica de Saúde (Unidade Básica de Saúde- UBS / Equipe de estratégia de Saúde da Família (ESF), excluindo-se as gestantes que iniciaram o pré-natal nas UBS, mas foram referidas para o ambulatório de alto risco com diagnóstico de DMG; as que realizaram seu pré-natal na rede privada; as que não possuíam o cartão da gestante no momento da entrevista; e as que não realizaram nenhuma consulta pré-natal, pela impossibilidade de avaliar intervenções, pois não acessaram os serviços de saúde e farão parte da pesquisa aquelas que concordarem em participar da pesquisa e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Considerando-se que ocorrem em torno de 140 partos/mês no HUSM incluindo todas as gestantes, independente da idade e origem, o cálculo da amostra populacional foi efetuado com margem de erro de 5%, baseada no universo de 840 mulheres, coleta que será realizada durante seis meses, e uma heterogeneidade da amostra calculada de 80% sendo recomendada a avaliação de, 191 mulheres no presente estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Julia Thies Baladao - Integrante / Clarice dos Santos Mottecy - Coordenador / katia cecilia biasuz trevisan - Integrante.
-
2014 - 2016
Gestantes Diabéticas:Associação entre o consumo de nutrientes, anho de peso e dano genômico, Descrição: O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) atinge proporções pandêmicas, exigindo alto custo, tanto econômico como social. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de diabéticos no mundo em 2000 era de 177 milhões, podendo alcançar 350 milhões em 2025. O DMG é caracterizado como qualquer grau de intolerância à glicose com início ou primeiro reconhecimento durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. O estilo de vida, hábitos alimentares saudáveis, estado emocional, sensibilidade à insulina e a produção de hormônios estão relacionados às alterações na gravidez. Estas alterações modificam o metabolismo de carboidratos e as necessidades de insulina. Essas alterações ocorrem em gestantes não diabéticas, quando os hormônios placentários e ovarianos instigam maior secreção de insulina, no entanto ocorre alteração na sensibilidade celular necessitado às alterações nos receptores. O objetivo deste trabalho é avaliar a citotoxidade e estabilidade genômica associadas ao consumo de nutrientes e ganho de peso em gestantes diabéticas, bem como com o nível sócio-econômico. Caracterizado como um estudo transversal, de delineamento analítico, do tipo quantitativo, onde serão quantificados componentes da alimentação, correlacionando com danos oxidativos e dados antropométricos e sócio-econômicos. Como resultado dessa pesquisa, espera-se que a associação do consumo desequilibrado de nutrientes e o ganho excessivo de peso em gestantes diabéticas apresentem-se associados ao dano genômico. Neste sentido, a prevalência de gestantes diabéticas com consumo desequilibrado de macronutrientes deve ser maior sendo proporcional ao ganho de peso excessivo, visto pela pandemia do DM2, consequência dos maus hábitos alimentares durante a gestação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Julia Thies Baladao - Integrante / katia cecilia biasuz trevisan - Coordenador.
-
2014 - 2016
Anemia na Gestação: Estudo transversal de desfechos perinatais adversos, Descrição: Na grande maioria dos países, a prevalência de anemia na gestação supera a faixa dos 20%, sendo este um dos maiores problemas de saúde pública (GOONEWARDENE; SHEMATA; HAMAD, 2012). Sabe-se que um percentual elevado de mulheres, seja em países em desenvolvimento ou em países desenvolvidos, apresenta anemia durante a gestação (AMÉRICO; FERRAZ, 2011). Estima-se que mais de 56 milhões de mulheres no mundo sejam afetadas e que, aproximadamente, 32 milhões destas encontram-se na Ásia. Para a WHO a presença de anemia em níveis superiores a 40% da população é uma situação considerada grave em relação aos níveis de significância de saúde pública; moderado quando estes valores estiverem entre 20,0% e 39,9%; leve quando os valores estiverem entre 5,0% e 19,9% e considera-se normal, quando a prevalência estiver abaixo de 4,9% da população (WHO, 2001). Uma gestante é considerada anêmica quando, no nível do mar, sua concentração de hemoglobina, durante o primeiro e terceiro trimestre da gestação, estiver com taxas de hemoglobina (Hb) abaixo de 110 g/L (OMS, 2013), podendo ser classificada como leve (entre 100 109 g/L), moderada (entre 80 99 g/L) e grave (= 80 g/L). Durante a gestação, há um aumento do volume plasmático em até 50%, com queda fisiológica dos níveis de hematócrito e hemoglobina no segundo trimestre de gestação (OMS, 2013). Neste período, torna-se necessário o uso de ferro adicional, para que o organismo materno consiga aumentar os níveis de hemoglobina. Uma mulher grávida com 55 kg necessita aproximadamente um adicional de 1000 mg de ferro no transcurso de sua gestação (GOONEWARDENE; SHEMATA; HAMAD, 2012). A quantidade de ferro desviada para o feto é semelhante à quantidade passada de uma mãe gravemente anêmica, tanto quanto de uma mãe sem anemia, consequentemente este recém-nascido não sofrerá de anemia por deficiência de ferro (CUNNINGHAN et al., 2012). Necessitamos identificar as gestantes anêmicas precocemente, a fim de podermos minimizar os efeitos adversos materno-fetais e identificar se estes desfechos estão realmente associados à anemia, para que se possa atuar dentro da promoção de saúde, diminuindo este grave problema de saúde pública que é a anemia na gestação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Julia Thies Baladao - Integrante / Itamar dos Santos Riesgo - Coordenador / katia cecilia biasuz trevisan - Integrante / silvia isabel rech franke - Integrante / Laura Helen Mercado Vargas - Integrante / Nathalia Agazzi Trindade - Integrante / Giulianna Londero Orsolini - Integrante / Raquel Montagner Rossi - Integrante / Aloma Jacobi Dalla Lana - Integrante / Andressa Duarte Seehaber - Integrante / Samanta Bernardo Nascimento - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2015
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 60
Outras informações:
Estágio extracurricular no Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Universitário de Santa Maria, perfazendo um total de 60 horas.
2014 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 120
Outras informações:
Estágio extracurricular no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário de Santa Maria, perfazendo um total de 120 horas
2014 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 131
Outras informações:
Estágio extracurricular no Serviço de Cirurgia Geral do HUSM, perfazendo uma carga horária total de 131 horas.
2014 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 120
Outras informações:
Estágio extracurricular no Serviço de Hemato-Onco no Hospital Universitário de Santa Maria, perfazendo uma carga horária total de 120 horas
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 150
Outras informações:
Monitoria Voluntária de Relação Médico-Paciente, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Neuropsiquiatria, perfazendo a carga horária total de 150 horas.
2017 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 136
Outras informações:
Estágio Eletivo no Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital São Lucas - PUC. Perfazendo um total de 136 horas.
2017 - 2017
Unida de Pronto AtendimentoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como médica plantonista em Unidade Pronto Atendimento, UPA, Santa Maria/RS
2021 - Atual
Hospital Materno Infantil Presidente VargasVínculo: Médica Anestesiologista, Enquadramento Funcional: Médica Anestesiologista
2021 - 2022
Hospital Nossa Senhora das GraçasVínculo: Médica Anestesiologista, Enquadramento Funcional: Médica Anestesiologista
2021 - Atual
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Médica Anestesiologista, Enquadramento Funcional: Médica Anestesiologista
2022 - Atual
Hospital Cristo Redentor S/AVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: medica anestesiologista
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Julia Thies Baladao e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?