Marcos Alexandre de Souza Gomes

Marcos Alexandre é escritor, mestre em Psicologia, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, jornalista diplomado com passagem por inúmeros veículos de Comunicação desde 1976, entre eles: Rádio Difusora de Petrópolis, Rádio Imperial (Sistema Globo de Rádio), Jornal Folha Serrana, Tribuna da Imprensa e O Globo. Iniciou sua carreira no magistério em 1981. Foi professor titular de Comunicação e Psicologia nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) de março de 1986 a dezembro de 2021. Também atuou na UGF (1987 a 2000), nas Faculdades Pinheiro Guimarães (1990 a 1997) e na SUAM (1981 a 1986). Editor do blog 'Comunicação e Psicologia' (https://comunicacaopsicologia.blogspot.com), do 'Alimento Literário' (https://alimentoliterario.blogspot.com/) e moderador do 'Articulando Educadores' (https://articulandoeducadores.blogspot.com). Possui diversos trabalhos publicados entre obras literárias e acadêmicas, com destaque para 'Jornalismo no Brasil contemporâneo: por um jornal comunitário' (ECA-USP, 1984); 'Alimento' (poesias, 77 Editora) e 'Jornalismo, linguagem da simplicidade' (2a ed., Litteris Editora, 2001), 'Psicologia e Representações Sociais' (Quártica Editora, 2017).

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)

1997 - 1999

Universidade Gama Filho
Título: O saber popular e sua influência na construção das representações sociais, Ano de Obtenção: 2000
Helmuth Ricardo Krüger.Palavras-chave: Psicologia Social; Psicologia; Representação Social; Comunicação; Mídia.

Especialização em Didática do Ensino Superior

1994 - 1995

Universidade Gama Filho
Título: Aspectos básicos do processo de comunicação de massa na sociedade brasileira contemporânea
Orientador: Maria Luiza Sant'Ana
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Comunicação Social

1977 - 1979

Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta

Formação complementar

1994 - 1994

Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

1992 - 1994

Extensão universitária em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 380h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

1987 - 1987

III Curso de Aperfeiçoamento p/ Professores de Jor. (Carga horária: 90h). , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA-USP, Brasil.

1986 - 1986

II Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Jo. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1984 - 1984

I Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Jor. (Carga horária: 90h). , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA-USP, Brasil.

1980 - 1981

Intensivo de Televisão. (Carga horária: 360h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

1976 - 1976

Introdução à Antropologia. (Carga horária: 15h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Representação Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Impresso.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Impresso/Especialidade: Assessoria de Imprensa.

Organização de eventos

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . V Semana de Comunicação Social. 1985. (Outro).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . III Semana de Comunicação Social. 1983. (Outro).

Participação em eventos

13 Consinpro: Os rumos do sindicalismo face ao extremismo e ao conservadorismo. 2021. (Congresso).

Psyccon Processos Psicossociais de Consumo e Comunicação.Psicologia e comunicação: interfaces, processos e provocações. 2017. (Outra).

12 CONSINPRO Fortalecer o Sindicato para defender a democracia e impedir a retirada de direitos. Fortalecer o Sindicato para defender a democracia e impedir a retirada de direitos. 2016. (Congresso).

Educação: em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas. 2016. (Encontro).

eral Ordinária de Prestação de Contas 2015 e Previsão Orçamentária 2017.Discussão do orçamento participativo na Comissão dos Aposentados. 2016. (Outra).

Terceira Jornada de TCC e de Iniciação Científica da FACHA.Avaliador na modalidade Programação de Pôster. 2016. (Outra).

Os 50 anos do golpe civil-militar.As reformas de base e o discurso de João Goulart na Central do Brasil. 2014. (Encontro).

Primeira Jornada de Iniciação Científica da FACHA.Jornada de TCC e Iniciação Científica das Faculdades Integradas Helio Alonso. 2014. (Outra).

Seminário Foucault, focaultianos e os marxismos. 2014. (Seminário).

Seminário Interno da Diretoria do Sinpro-Rio Gestão 2014-2017.Situação Financeira do Sinpro-Rio na Gestão 2011-2014. 2014. (Seminário).

Mídia e Informação: cenários e perspectivas IBICT/UFRJ. 2013. (Seminário).

Primeira Jornada de TCC da Facha.Avaliador dos trabalhos apresentados na Jornada de Trabalho de Conclusão de Curso. 2013. (Outra).

VI Fórum Regional RJ-ES de Professores de Jornalismo.Coordenador de GT (Jornalismo e Cidadania) no VI Fórum Regional RJ-ES de Professores de Jornalismo. 2013. (Outra).

Assembleia para escolha da delegação ao 14 Congresso da CUT-RJ. Escolhido como suplente da delegação do Sinpro-Rio que participou do 14 CECUT.. 2012. (Congresso).

Assembleia para escolha da delegação ao 8 Congresso da CONTEE. Escolhido como suplente da delegação do Sinpro-Rio que irá participar do 8 CONATEE. 2012. (Congresso).

Seminário de Comunicação da CUT-RJ.Imprensa sindical: caminhos e descaminhos. 2011. (Seminário).

1 Seminário de Educação a Distância. 2010. (Seminário).

5 Consind da Feteerj. 2010. (Congresso).

2 Seminário Interno da Diretoria do Sinpro-Rio - 2008/2011.A crise mundial alavancada pela mídia globalizada. 2009. (Seminário).

3 Seminário Interno da Diretoria do Sinpro-Rio - 2008-2011."A comunicação como instrumento de democratização de um sindicato forte". 2009. (Seminário).

4 Fórum Permanente da Educação Superior. 2009. (Encontro).

7 Conatee. 2009. (Congresso).

9 Congresso Feteerj Lélia Gonzales. Educação: quadro atual e perspectivas para os trabalhadores e o movimento sindical: Educação Superior:. 2009. (Congresso).

Seminário de Comunicação da Contee.O Departamento de Comunicação do Sinpro-Rio: linhas de ação. 2009. (Seminário).

1 Seminário Interno da Diretoria do Sinpro-Rio - 2008/2011.Análise de Conjuntura das Eleições Municipais no Rio de Janeiro. Gabeira versus Eduardo Paes. 2008. (Seminário).

O Estado Democrático de Direito e os Trabalhadores no Brasil: 20 Anos da Constituição de 1988.As constituições brasileiras e os direitos dos trabalhadores: breve histórico. 2008. (Seminário).

13 Consind da Contee. 2007. (Congresso).

4 Consind da Feteerj: Educação e Política. O plano de desenvolvimento da educação que nós queremos. 2007. (Congresso).

4 Seminário Interno da Diretoria do Sinpro-Rio - 2005/2008.Estratégias de marketing para a Campanha Salarial 2008. 2007. (Seminário).

9 Consinpro - Congresso Sindical do Sinpro-Rio. Análise do PDE, o impacto das políticas públicas no setor privado e mobilização para a campanha. 2007. (Congresso).

Comunicação e Disputa na Sociedade."Quem não se comunica se trumbica". 2007. (Seminário).

Educação Superior em Debate no Sinpro-Rio.EAD: ambiente pedagógico e não meramente técnico. 2007. (Seminário).

Seminário Interno da Diretoria do Sinpro-Rio.Análise de Conjuntura da Política Nacional e Internacional, com destaque na Educação. 2007. (Seminário).

1 Fórum de Educação Superior - a crise do ensino superior privado. 2006. (Outra).

6 Conatee. 2006. (Congresso).

8 Congresso Sindical da Feteerj. Critérios de Representatividade para o Reconhecimento das Centrais Sindicais. 2006. (Congresso).

Encontro Nacional de Educação Superior.Processos de avaliação da educação à distância. 2006. (Encontro).

12 Congresso Sindical da CONTEE. A implementação da redes sociais digitais no Departamento de Comunicação do Sinpro-Rio. 2005. (Congresso).

12 Bienal Internacional do Livro do Rio.Jornalismo, linguagem da simplicidade. 2005. (Outra).

7 Congresso Sindical da CONTEE. 2005. (Congresso).

8 Encontro Nacional dos Trabalhadores do Ensino Superior Privado. 2005. (Outra).

3 Congresso Sindical da Feteerj. Organização Sindical e Negociação Coletiva. 2004. (Congresso).

5 Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).

8 Congresso Sindical do Sinpro-Rio. A importância da imprensa sindical. 2004. (Congresso).

Reforma Sindical - Perspectivas.Reforma Sindical no Departamento de Comunicação do Sinpro-Rio. 2004. (Seminário).

5 Conatee. 2003. (Congresso).

7 Congresso Sindical da Feteerj. O desafio dos trabalhadores em Educação frente às reformas sindical e trabalhista. 2003. (Congresso).

7 Encontro Nacional dos Professores da Educação Superior Privada.Diretrizes Para a Regulamentação da Educação Superior Privada no Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

A Educação no Governo Benedita. 2002. (Seminário).

Posse na Diretoria do Sinpro-Rio.Empossado como Diretor de Comunicação para o triênio 2002 a 2005. 2002. (Outra).

10ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.Jornalismo, linguagem da simplicidade. 2001. (Outra).

7 Consinpro. A importância da Comunicação com a categoria. 2001. (Congresso).

VI Expocom. Comunicação em Foco - prêmio de primeiro lugar na categoria Rádio/TV/Multimídia. 1999. (Exposição).

4 Gamacom, Comunicação e ética. Imprensa Sindical: caminhos e descaminhos. 1998. (Congresso).

As noites das grandes fogueiras.Mediador do debate com o jornalista Domingos Meireles. 1998. (Outra).

Coquetel Literário.Mitos em chamas - A lenda do justiceiro Mão Branca. 1998. (Outra).

Entidades de classe e a relação ensino e o exercício da profissão de.A importância da prática laboratorial na formação profissional do jornalista. 1998. (Seminário).

Primeiro Seminário Sobre Imprensa Alternativa.Entidades de classe e a relação do ensino com o exercício da profissão. 1998. (Seminário).

V Expocom. Mural Sennário - menção honrosa na categoria jornalismo impresso. 1998. (Exposição).

Simpósio didático-pedagógico sobre o ensino de jornalismo. 1996. (Simpósio).

2 Conatee. 1994. (Congresso).

A mídia e as fronteiras culturais na América Latina.A mídia e as fronteiras culturais na América Latina - conferencista. 1992. (Outra).

Concurso Literário do Rio de Janeiro da Litteris Editora.Com você e Guerrilha - prêmio edição de poesias. 1989. (Outra).

2 Encontro Nacional de Órgãos Laboratoriais dos Cursos de Jornalismo.Por órgãos laboratoriais mais realistas. 1985. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: ANA JÚLIA DA SILVA BASTOS

AUGUSTA, C.; ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. A OCUPAÇÃO DO COMPLEXO DO ALEMÃO EM 2010: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM UTILIZADA PELO JORNAL ?O GLOBO?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: CAIO MENDES MASCARENHAS

ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; TORREGROSA, R.. LEITURAS SOBRE TELAS: O PROCESSO MIGRATÓRIO DO JORNAL O GLOBO DO IMPRESSO PARA O DIGITAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Rodrigo Portella Rocha Seabra

ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; TORREGROSA, R.. A INFLUÊNCIA DA CRÔNICA ESPORTIVA NA FORMAÇÃO DO TORCEDOR CARIOCA: UMA VIAGEM COMUNICATIVA POR PAIXÃO E NACIONALISMO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Lucas Henain Brandão

ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; OLIVEIRA, L. A. F.. OS IMPACTOS DO ?BIG BROTHER BRASIL?: REALITY SHOW PAUTA A COMUNICAÇÃO E REPERCUTE NA TELEVISÃO E NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Thales Zampirolli Figueiredo

MENDES, G. G.; ZARUR, L. W. C.;GOMES, M. A. S.. A modernização do rádio popular: a Super Rádio Tupi e as mídias digitais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Patrycia Rodriguez Pellegrino

AUGUSTA, C.; ZARUR, L. W. C.;GOMES, M. A. S.. Como programas policialescos da televisão brasileira fomentam a cultura do medo entre idosos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Fernanda Batista da Ponte

ZARUR, L. W. C.;GOMES, M. A. S.; IORIO, F. M.. A SAÚDE MENTAL DO JORNALISTA NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE OS TRANSTORNOS EMOCIONAIS DECORRENTES DO ESTRESSE NAS REDAÇÕES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Luisa de Melo Andrade

ZARUR, L. W. C.;GOMES, M. A. S.; TORREGROSA, R.. A NOVA ERA DA MODA: OS IMPACTOS POSITIVOS DA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO SUSTENTÁVEL NO BRASIL PROJETO EXPERIMENTAL PRODUTO APRESENTADO: REVISTA DIGITAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Bianca Fortuna

ZARUR, L. W. C.; VALENTE, M.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. "Põe na tela": emoção e deslizes éticos na cobertura do massacre de Suzano pelo programa "Brasil urgente". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Clara de Carvalho Cagido

ZARUR, L. W. C.; VALENTE, M.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. O jornalismo econômico tradicional e os novos paradigmas no Youtube: um estudo de caso do canal "Me poupe!". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Bárbara Rudge

ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; OROZ, S. E. V.. A alteridade discursiva no jornalismo opinativo: a cobertura da prisão de Lula pelo jornal O Globo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Inara Cristina Diniz Barbosa de Mello

ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; DUPIM, R.. Esteriótipo de criminosos na mídia:uma análise do uso do melodrama e do sensacionalismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Euro Mascarenhas Filho

MAINENTI, G.; FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, M. A. S.. Jornalismo legal: a criminologia crítica e as pautas de segurança pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Pedro Henrique Carvalho de Oliveira Almeida

MAINENTI, G.; FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. Do mensalão à Lava Jato: a atuação da mídia nos casos que envolveram o ex-presidente Lula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Betina Herzfeldt Lodi

MAINENTI, G.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; FRANCESCHINI, L. F.. Um estudo sobre o sistema de ensino Brasileiro e o das nações líderes do programa internacional de avaliação de alunos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Anna Beatriz Pimentel Sampaio

DUPIM, R.; NEIVA, G.;GOMES, M. A. S.. Pelo Rio Blog: estratégias para desenvolver e reposicionar a plataforma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Taysa Teixeira Porcino

ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; TAVARES, F. A.. A sustentabilidade e os diferentes tratamentos da editoria em dois veículos jornalísticos: especializado e de interesse geral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Luiz Augusto dos Santos Moura

MAINENTI, G.; FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. Preguinho, um coração tricolor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Pedro Martins Guimarães

MAINENTI, G.; FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. O poder do sensacionalismo midiático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Felipe Ferreira do Vale Silva

FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; MAINENTI, G.. A migração do rádio brasileiro: as vozes do AM no FM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Isadora Nogueira Martins

ZARUR, L. W. C.;GOMES, M. A. S.; MENDES, G. G.. A influência do jornalismo no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Pedro de Oliveira Melito

MAINENTI, G.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; FRANCESCHINI, L. F.. A sociedade do espetáculo sob influência do jornalismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Joana Figueira Treptow

ZARUR, L. W. C.; MENDES, G. G.;GOMES, M. A. S.. As limitações da liberdade de expressão na imprensa brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Rafaela Cascardo de Andrade

ZARUR, L. W. C.; MENDES, G. G.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. A participação dos ouvintes nos 10 anos da Rádio Band News FM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Marlon Frauches Villar Carrero

ZARUR, L. W. C.; MENDES, G. G.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. Uma análise da relação dos universitários com as instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras do século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Leonardo Leuback Lopes Moura e Silva

ZARUR, L. W. C.; MENDES, G. G.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. O desafio da credibilidade no jornalismo e o sensacionalismo como obstáculo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Brunna Ferreira Condini

MAINENTI, G.; NETO, G.;Marcos Alexandre (de Souza Gomes). Do verbo desaparecer: os desdobramentos. as histórias e seus sujeitos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Alessandro Lo-Bianco

VIANA, T.; FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. A linguística como ferramenta editorial na Revista Ti-ti-ti. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Letícia Joana dos Santos

FIGUEIREDO, E. A.; TORREGROSA, R.;GOMES, M. A. S.. A expansão do comércio eletrônico no mercado brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Bruna Bordini Pinho

MENDES, G. G.; MUNTEAL, O.;GOMES, M. A. S.. A ascensão nazista e a comunicação como estratégia de persuasão política. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Fábio Torres da Silva Amaral

MAINENTI, G.; FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, M. A. S.. A banalização da notícia jornalística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Gabriel Ferro Coelho

MAINENTI, G.; FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, M. A. S.. Espetacularização do jornalismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Martina Mesquita Alencar

ZARUR, L. W. C.; VIEIRA, M. C.;GOMES, M. A. S.. A ética dos jovens jornalistas: como a formação pode ser comprometida pela era tecnológica. 2014 - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Enilson Guimarães Godinho

MUNTEAL, O.; MENDES, L.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. A relação do atual dilema econômico com a publicidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Leonardo Akinci

ZARUR, L. W. C.; ROMEIRO, N.;GOMES, M. A. S.. O legado da Copa do Mundo de 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Aryanne Velenzuela dos Santos

FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, M. A. S.; MAINENTI, G.. O radioteatro no Brasil: passado e atualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Raquel Gentil Lima de Andrade

GOUVEIA, I. S.; GUIMARAES, M.;GOMES, M. A. S.. O papel social da comunicação comunitária: um estudo do jornal da Rocinha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Camila Pinheiro Funare

MENEZES, A.; MENDES, G. G.;GOMES, M. A. S.. A revitalização da região portuária do Rio de Janeiro para os megaeventos esportivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Winnie Paiva Antunes Fiori Bakr

LONGO, L.;GOMES, M. A. S.; MUNTEAL, O.. A crescente atuação das mulheres no jornalismo esportivo brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Juliana Araújo de Oliveira

FERNANDES, A. J.;GOMES, M. A. S.; MUNTEAL, O.. Jornalismo Cidadão e o perigo do hoax. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Ana Rafaela Ximenes de Araújo

DAFLON, V. T.; FIGUEIREDO, A. V.;GOMES, M. A. S.. Beleza em recortes: cirurgias plásticas analisadas em revistas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: José Fernando Dória da Silva Moura

GOMES, Marcos Alexandre de Souza; MUNTEAL, O.; ZARUR, L. W. C.. Concursos para formandos da Facha: adequação da grade curricular 2009.2 aos editais de Petrobrás e BNDES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Juliana Guedes Amaral Pereira

GOMES, Marcos Alexandre de Souza; ZARUR, L. W. C.; BENEVIDES, R.. A representação social do comando vermelho para os alunos da Facha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Mariana de Jesus Oliveira

GOMES, Marcos Alexandre de Souza; ZARUR, L. W. C.; FRANCESCHINI, L. F.. Revista Raça Brasil: identificação e representação social do negro barsileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Daniel Falcão de Queiroz

FRANCESCHINI, L. F.; RAMOS, G.;GOMES, M. A. S.. Um olhar sobre a política editorial das páginas esportivas do jornal O Globo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Julia Neves de Farias

ZARUR, L. W. C.;GOMES, M. A. S.; ROMEIRO, N.. As mudanças na narração esportiva com o advento da televisão no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Fernanda de Magalhães Barreiros

ZARUR, L. W. C.;GOMES, M. A. S.; MENDES, G. G.. A influência da mídia nos julgamentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Fabiola da Silva Buzim

SABOYA, J.; NETO, G.;GOMES, M. A. S.. Se não fosse assim, não seria eu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Gabriel Mansour Simões

FRANCESCHINI, L. F.;GOMES, M. A. S.; NETO, G.. O futebol e a televisão: uma história de transformações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Bárbara Agra de Sousa Mendes

TEIXEIRA, M. A.; BIANCHI, S.;GOMES, M. A. S.. A recodificação da escrita do real e a representação da Italia pós-guerra no neorrealismo italiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Diego Maurício Monteiro Mesquita

GOMES, Marcos Alexandre de Souza; BARBOSA, P. C. G.; FALCAO, R.. Tu és o Glorioso! A representação social da expressão para os botafoguenses. 2012.

Aluno: Gabriela Nogueira Gaspar

GOMES, Marcos Alexandre de Souza; MENDES, L.; VALENTE, M.. A influência das mídias sociais nos alunos de Comunicação Social da Facha. 2012.

Aluno: Bruna Cister Cardoso

MUNTEAL, O.; SABOYA, J.;GOMES, M. A. S.. Cultura e tradição no centro espírita Comunidade da Verdade. 2012.

Aluno: Karla de Lima Passeri Argolo

Lucchesi, I; COTTA, P.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. A análise do discurso jornalístico: máscaras, ética e verdade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Janaina Cosda Nascimento Garcez

LONGO, L.; NETTO, D.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. A questão da representação da realidade no cinema documentário de Kracauer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Colin Foster

FRANCESCHINI, L. F.; FALCAO, R.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. Assessoria de imprensa da Seleção Brasileira de Basquete nas Olimpíadas de 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

Aluno: Tauan Mescouto dos Santos

FRANCESCHINI, L. F.; COTTA, P.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. O futebol na Segunda Guerra Mundial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso.

BENEVIDES, R.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; GOUVEIA, I. S.. Deveres da assessoria de imprensa em situações de crise de imagem. 2013. Faculdades Integradas Helio Alonso.

ZARUR, L. W. C.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza; HOLZBACH, A. D.. Japão: o futebol na terra do sol nascente. 2013. Faculdades Integradas Helio Alonso.

ZARUR, L. W. C.; HOLZBACH, A. D.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. A arte do grotesco: reflexões sobre o jornalismo sensacionalista baseado no programa Brasil Urgente. 2013. Faculdades Integradas Helio Alonso.

ZARUR, L. W. C.; HOLZBACH, A. D.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. O papel da rádio FM O Dia na popularização do pagode nos anos 90. 2013. Faculdades Integradas Helio Alonso.

FRANCESCHINI, L. F.; COTTA, P.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. Jornalismo investigativo: conceito, dificuldades e caso Tim Lopes. 2013. Faculdades Integradas Helio Alonso.

ZARUR, L. W. C.; HOLZBACH, A. D.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. Os Gracies e a mídia: do Vale Tudo ao UFC. 2013. Faculdades Integradas Helio Alonso.

FRANCESCHINI, L. F.; COTTA, P.;GOMES, Marcos Alexandre de Souza. Tecnologia Educacional: uma análise sobre os ambientes digitais de aprendizagem. 2013. Faculdades Integradas Helio Alonso.

Orientou

Bárbara Rudge

A alteridade discursiva no jornalismo opinativo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Igor Salles Barbosa

A representação social da influência do futebol na sociedade argentina; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Carla Moura Camilo

Crise na representatividade política brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Patrícia Terra Machado Ribeiro

Nomofobia: o transtorno da web no século XXI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Raphael Magalhães Queiroz Marques

As mídias sociais como um novo vetor da comunicação e das relações interpessoais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Jéssica Leonila de Sousa dos Santos

As representações Sociais de Harry Potter para os fãs da Geração Y; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Gabriella Cerqueira Baptista

A Representação Social de três princesas da Disney: a evolução do estereótipo de Cinderela, Bela e Merida; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Mariana Rosa da Silva

Festival de Parintins: o ethos cultural e sua importância para a comunicação estratégica das marcas no evento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Roberta da Silva Cardoso Gonçalves

As principais mudanças gráficas no jornal O Globo de 1925 até 2012; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Ana Carolina Lima Claudino

Núcleo Piratininga de Comunicação: a comunicação popular como disputa da hegemonia e formação de agentes sociais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Maicon Douglas de Paula Moreira

A representação da mulher e do corpo feminino nos quadrinhos de super herói; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Juliana Marques Corrêa

Deep Web, Snuff Movies e o espectador de filmes violentos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Christiana Gabriella Araújo Gonçalves de Oliveira

Psicossociologia da moda: o seu simbolismo na comunicação social; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Aline Cristiane dos Santos Leite

A Copa de 2014 na visão dos turistas e residentes estrangeiros no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Bárbara Zarattini Miranda

As redes sociais e as mudanças comportamentais no início do século XXI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Wesley dos Santos Martins

Redes sociais e exclusão digital; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Marcela de Macedo Soares Silveira

A imagem do MST no jornal O Globo em 2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Fernanda F

G; e S Monayar; A superficialidade na era da informação: efeitos das mídias digitais no jornalismo e na sociedade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Laís Pereira Francisco

O papel das Representações Sociais no processo de pacificação do Santa Marta; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Clarisse Castro de Oliveira

Mídia brasileira e a construção da identidade feminina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Flavia Caled Vieira

As celebridades e suas influências nas representações sociais da atualidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Alessandra França de Moraes

O TDAH como dispositivo de poder e controle para a normalização do corpo na sociedade disciplinar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Paula Conceição Colonna

A influência da marca e a representação do consumidor na hora da compra; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Juliane Oliveira Ramos

O jornalismo investigativo e o papel da imprensa de transformar a sociedade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Alexandre Seabra Braga

As representações sociais no universo do funk carioca; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Nathielle Amaral Pereira

A psicologia das marcas ao produzirem uma propaganda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Gustavo Ribeiro Gomes

O sensacionalismo no jornal Meia Hora; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

José Fernando Dória da Silva Moura

Concursos para formandos da Facha: adequação da grade curricular 2009/2 aos editais da Petrobrás e BNDES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Isabella Cristina Colonna

Redes Sociais na Rádio FM O Dia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Alexandre David G Cunha

Comunicando Saúde; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Monalliza Martins Vellozo Marques

Cores na publicidade do Itaú; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Marcelle Maia

As redes sociais e o comportamento humano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Diego Maurício Monteiro Mesquita

Tu és o Glorioso! A representação social da expressão para os botafoguenses; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Thiago da Cunha Corrêa

A representação social do jornal O Globo sobre a minoria famélica (2000 - 2009); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Gabriel Cavalcante da Costa de Moura

Do funky ao funk: a marginalização do gênero no Rio de Janeiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Rebecca Mendes Nery

O machismo presente na cobertura jornalística dos Jogos Olímpicos de 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Andréa Gomes Ribeiro

A trajetória do jornalismo online e o Globo Online como espaço de atuação profissional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Gustavo Brivio da Costa Pacheco

O Brasil na Segunda Guerra Mundial; A participação da FEB e da aeronáutica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Flavia Aloy Santos

Jornalismo infantil: o desenvolvimento do profissional de amanhã; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdades Integradas Helio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Bárbara Rudge

A manipulação do contrapoder na mídia hegemônica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcos Alexandre de Souza Gomes;

Produções bibliográficas

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) ; FERNANDES, R. . O poder hoje está na mídia. COMUM (FACHA) , v. 11, p. 145-168, 2006.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Representação Social, uma genealogia do conceito. COMUM (FACHA) , v. 10, p. 122-138, 2004.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Breve descrição sobre processos grupais. COMUM (FACHA) , v. 7, p. 209-219, 2002.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . O papel da mídia na difusão das representações sociais. COMUM (FACHA) , v. 6, p. 111-125, 2001.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . O saber popular e sua influência na construção das representações sociais. COMUM (FACHA) , v. 5, p. 161-171, 2000.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Entrevista, em busca da interação. COMUM (FACHA) , v. 4, p. 139-143, 1999.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Mídia, controle e manipulação. COMUM (FACHA) , v. 3, p. 132-139, 1998.

  • GOMES, M. A. S. . Psicologia e Representações Sociais. 1. ed. Rio de Janeiro: 4 Quártica, 2017. v. 1. 152p .

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Jornalismo, linguagem da simplicidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2001. v. 1. 80p .

  • RUDGE, B. ; GOMES, M. A. S. . A Alteridade Discursiva no Jornalismo Opinativo. In: Gomes, Daniel Machado; Gomes, Maria Paulina. (Org.). Atualidade científica: coletânea da comunicação I. 1ed.Rio de Janeiro: Facha Ed, 2019, v. I, p. 58-88.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Petrópolis: por um jornal comunitário. In: José Marques de Mello; Waldimas Galvão. (Org.). Jornalismo no Brasil Contemporâneo. São Paulo: ECA-USP, 1984, v. , p. 131-140.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Levando informação à categoria. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 09 jun. 2008.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Conceitos para uma boa formação profissional do jornalista. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 13 - 13, 02 maio 2007.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Quem não se comunica se trumbica. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 10 - 10, 15 jan. 2007.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . JL requer mais ousadia. Jornal Laboratório Facha, Rio de Janeiro, p. 2 - 2, 01 set. 2005.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Ser Jornalista, eis a questão. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 01 dez. 2004.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . A publicidade na berlinda. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 13 - 13, 01 jun. 2004.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Internet, uma rede de descobertas. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 13 - 13, 03 nov. 2003.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . O roteiro do vinho na Serra Gaúcha. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 15 - 16, 01 ago. 2003.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Educação: a retomada da vocação do pensamento crítico. Jornal do Professor, Rio de Janeiro, p. 11 - 11, 01 jun. 2003.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Projeto Sinopse. Cadernos do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Belo Horizonte - MG, p. 9 - 11, 10 ago. 1997.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Natal, uma cidade encantadora. Folha da Imprensa, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 02 maio 1995.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Dos lugares que conheci... Natal. Painel Universitário UGF, Rio de Janeiro, p. 17 - 17, 01 abr. 1995.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . José, um brasileiro autêntico. Revista Literária Litteris, Rio de Janeiro, p. 69 - 69, 10 jan. 1991.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Guerrilha. Antologia Poética da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 49 - 49, 03 out. 1990.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Por órgãos laboratoriais mais realistas. Revista do Departamento de Letras e Comunicação da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, p. 41 - 43, 01 ago. 1985.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Pé de Papo. Aió, Rio de Janeiro, p. 13 - 13, 01 ago. 1985.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Comunicação e Ética. E eu com isso? Palavras iniciais. In: IV Gamacom, Comunicação e ética, 1998, Rio de Janeiro. Memórias do IV GAMACOM, Comunicação e ética. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1998. p. 9-11.

  • GOMES, Marcos Alexandre de Souza . Imprensa sindical: caminhos e descaminhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Análise de Conjuntura das Eleições Municipais no Rio de Janeiro. Gabeira versus Eduardo Paes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Reforma Sindical - Perspectivas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Ética na Comunicação Empresarial. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Mitos em Chamas - a lenda do justiceiro Mão Branca. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . As noites das grandes fogueiras, uma história da Coluna Prestes. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Entidades de classe e a relação ensino e o exercício da profissão. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Imprensa sindical: caminhos e descaminhos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Fantástico: o formato revista na TV. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, M. A. S. ; GOMES, L. M. . Mudar a Educação mudando a sociedade. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Jornalismo e Literatura. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . A mídia e as fronteiras culturais na América Latina. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Marcos Alexandre de Souza . Por órgãos laboratoriais mais realistas. 1985. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JEROMINHO, G. F. ; Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . O exorcista trapaceiro. Rio de Janeiro: Europa Editora, 2019 (Literatura).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Expectativas. Petrópolis: E M de Barros, 2004 (Poesia).

  • LOPES, B. ; Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Abaixo o nada a declarar. Rio de Janeiro, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Sem Solução. Petrópolis: APPRL, 1997 (Poesia).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Criar. Petrópolis - RJ: APPRL, 1996 (Poesia).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . José, um brasileiro autêntico. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 1991 (Conto).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Guerrilha e Com Você. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 1990 (Poesia).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Galáxia do Desejo e Meiga Dor. Petrópolis - RJ: Pirilampo, 1989 (Poesia).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Dicionário de Poetas Contemporâneos. Rio de Janeiro: Oficina Letras & Artes, 1988 (Poesia).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Fim de missa.... Belém - PA: Shogun Arte Editora, 1985 (Poesia).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Pé-de-papo. Rio de Janeiro: Rogel Samuel, 1985 (Conto).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Alimento. Rio de Janeiro: 77 Editora, 1984 (Poesia).

  • Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Artesanato. Petrópolis: Turma do Tablóide, 1978 (Poesia).

Outras produções

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) ; PROENCA, I. C. ; MARTINS, S. . Desafios a um ensino superior de qualidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) ; PROENCA, I. C. ; MARTINS, S. . Desafios a um ensino superior de qualidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Seminário de Comunicação da CUT RJ - A Comunicação Sindical e o seu histórico. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, M. A. S. ; LIMA, B. R. L. . Alimento Literário. 2022; Tema: Literatura. (Blog).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) ; LIMA, B. R. L. . Alimento Literário. 2022; Tema: Literatura. (Blog).

GOMES, M. A. S. . Como ficará o mundo pós-pandemia?!?. 2020; Tema: Comportamento Social. (Blog).

LIMA, B. R. L. ; GOMES, M. A. S. . Comunicação e Psicologia. 2019; Tema: Comunicação. (Blog).

LIMA, B. R. L. ; Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Comunicação & Psicologia. 2019; Tema: Comunicão e Psicologia. (Blog).

LIMA, B. R. L. ; GOMES, M. A. S. . Articulando Educadores. 2010; Tema: Assuntos ligados a área educacional. (Blog).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) ; LIMA, B. R. L. . Articulando Educadores. 2010; Tema: Educação. (Blog).

GOMES, Marcos Alexandre de Souza ; Renata Fernades Araujo da Silva . O desafio de educar: lidando com os problemas na aprendizagem e no comportamento. 2010. (Revista Sinpro-Rio - Periódico).

GOMES, M. A. S. ; Alessandra Novaes . 10 Consinpro. 2010. (Revista Sinpro-Rio - Periódico).

GOMES, Marcos Alexandre de Souza . Os trabalhadores na literatura brasileira. 2009. (Revista Sinpro-Rio - Periódico).

GOMES, Marcos Alexandre de Souza . Educação infantil em foco. 2008. (Revista Sinpro-Rio - Periódico).

GOMES, Marcos Alexandre de Souza . Educação Superior, um raio X do setor privado. 2008. (Revista Sinpro-Rio - Periódico).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Manifesto pela Simplicidade. 2002 (XV Concurso de Poesia Raul de Leoni).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Manifesto da Nova Era. 1996 (IX Concurso de Poesia).

Marcos Alexandre (de Souza Gomes) . Fim de Missa. 1991 (II Concurso de Poesias do Jornal Balcão).

Prêmios

2002

XV Concurso de Poesia Raul de Leoni, Menção Honrosa, Acadêmia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni.

1999

Comunicação em Foco, VI EXPOCOM, Intercom.

1999

1° lugar na categoria Home-page pelo trabalho Comunicação em Foco da UGF, Intercom.

1998

Sennário, jornal mural na V EXPOCOM, Intercom.

1998

Menção Honrosa - Jornalismo - Jornal Mural - Mural Sennário da UGF, Intercom.

1996

Prêmio Edição do IV Concurso de Poesias, Academia Petropolitana de Poesias Raul de Leoni.

1991

Prêmio de Edição do II Concurso de Poesias do Jornal Balcão, Jornal Balcão.

1991

Prêmio de Edição do I Concurso de Contos da Revista Literária Litteris, Litteris Editora.

1990

Prêmio de Edição do I Concurso de Poesias da Cidade do Rio de Janeiro, Litteris Editora.

1989

Prêmio de Edição do III Concurso de Poesias da Antologia Poética da APPRL, Academia Petropolitana de Poesias Raul de Leoni.

1989

Concurso Literário do Rio de Janeiro, Prêmio de Edição, Litteris Editora.

1985

Quarto lugar no I Concurso de Poesias da CMRJ, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

1985

Menção Honrosa no IV Concurso Raimundo Correa de Poesias, Academia Petropolitana de Poesias Raul de Leoni.

Histórico profissional

Experiência profissional

1990 - 1997

Sociedade de Ensino Superior Pinheiro Guimarães

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Técnicas de Reportagem, Edição em Jornal Impresso, Pesquisa Jornalística, Projeto Experimental, História do Jornalismo Impresso e Radiofônico. Também foi editor do jornal mural Canal de Alerta e membro do Conselho Editorial do jornal laboratório Folha da Pinheiro.

1987 - 1999

Universidade Gama Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18

Outras informações:
Foi professor do Curso de Comunicação Social nas disciplinas de Introdução ao Jornalismo Impresso, Edição em Jornal, Projeto Experimental e Orientação de Monografias. Também integrou a equipe do Conselho Editorial do Jornal Laboratório Gama Folha, de junho de 1995 a julho de 1999.

1987 - 1987

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Técnicas de Reportagem e Pesquisa Jornalística.

1986 - 2021

Faculdades Integradas Hélio Alonso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Titular, Carga horária: 12

Outras informações:
Foi titular nas cadeiras de Comunicação Comparada, Psicologia e Orientador na linha das Representações Sociais nos trabalhos de conclusão de curso. Foi professor assistente nas cadeiras de História do Jornalismo Impresso e Radiofônico, Introdução as Técnicas de Comunicação, Técnicas de Pesquisa Científica, Assessoria de Imprensa e Edição em Jornal. Editou, de 1989 a 1994, o jornal laboratorial mural Muralha.

1981 - 1986

Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Área de Jornalismo, Carga horária: 20

Outras informações:
Além de ser Coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social, desempenhou a função de professor assistente nas disciplinas de História do Jornalismo Impresso, Edição em Jornal e Projeto Experimental, sendo também editor do jornal laboratorial da Faculdade de Comunicação, SUAM na Comunidade.

1986 - 2021

Faculdades Integradas Hélio Alonso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

Outras informações:
Foi orientador na Iniciação Científica, na área da Comunicação Social, na linha de pesquisa das Representações Sociais.