Marina Rossato Fernandes

Mestre no Programa de Pós-graduação em Imagem e Som na linha de História e Políticas do Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada no curso de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Foi estagiário de produção na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Administração e Produção de Filmes

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em Imagem e Som

2012 - 2014

Universidade Federal de São Carlos
Título: ANCINAV: análise de uma proposta,Ano de Obtenção: 2014
Arthur Autran Franco de Sá Neto.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

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Formação complementar

2015 - 2015

Extensão em Administração Pública da Cultura. (Carga horária: 63h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Projetos Culturais. (Carga horária: 12h). , Centro de Estudos de Mídia, Entretenimento e Cultura, CEMEC, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

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Organização de eventos

MASSAROLO, J. C. ; FERNANDES, M. R. . I Jornada Internacional GEMInIS. 2014. (Congresso).

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Participação em eventos

VIII Seminário Internacional - Políticas Culturais.Integração entre cinema e televisão: o modelo de política audiovisual francês e brasileiro. 2017. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Políticas Culturais.Regulação da Televisão no Brasil. 2013. (Seminário).

IX ENECULT ? Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.O posicionamento do meio cinematográfico no caso Ancinav. 2013. (Encontro).

VIII Congresso Internacional ULEPICC. Ancinav: Proposta de Integração do Setor Audiovisual Brasileiro. 2013. (Congresso).

VII Seminario Latinoamericano de Investigación de la Comunicación.Histórico das relações entre Estado, cinema e televisão no Brasil. 2013. (Seminário).

8º Interprogramas de Mestrado em Comunicação.Organizações Globo versus ANCINAV: Relato de uma disputa. 2012. (Encontro).

III Seminário Internacional de Políticas Culturais.ANCINAV: uma proposta de política cultural para o audiovisual. 2012. (Seminário).

XVI Encontro Internacional da SOCINE. ANCINAV: propostas de integração entre cinema e televisão. 2012. (Congresso).

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Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; SA NETO, A. A. F.; PAIVA, S.. ANCINAV: análise de uma proposta. 2014. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Arthur Autran Franco de Sá Neto

SA NETO, A. A. F.; AMANCIO, A. C.; PAIVA, S. J. H.. Ancinav: análise de uma proposta. 2014. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Arthur Autran Franco de Sá Neto

SA NETO, A. A. F.; MASSAROLO, J. C.; PAIVA, S. J. H.. ANCINAV: análise de uma proposta. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Samuel José Holanda de Paiva

AUTRAN, A.; AMÂNCIO, Tunico; Samuel Paiva. ANCINAV: Análise de uma Proposta. 2014. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Samuel José Holanda de Paiva

AUTRAN, A.;PAIVA, S.; MASSAROLO, J. C.. ANCINAV: Análise de uma Proposta. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

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Foi orientado por

Arthur Autran Franco de Sá Neto

ANCINAV: Análise de uma Proposta; 2014; Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Arthur Autran Franco de Sá Neto;

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Produções bibliográficas

  • AUTRAN, A ; FERNANDES, M. R. . A Ancinav e os conflitos no meio cinematográfico. REVISTA CONTRACAMPO , v. 36, p. 1, 2017.

  • FERNANDES, M. R. . Regulação da Televisão Brasileira. Comunicação & Política , v. 32, p. 29-38, 2014.

  • FERNANDES, M. R. . Organizações Globo versus Ancinav: relato de uma disputa. Aurora (PUCSP. Online) , v. 18, p. 27-42, 2013.

  • FERNANDES, M. R. . Estado Transmídia: políticas públicas para a era digital. REVISTA GEMInIS , v. 2, p. 108-120, 2012.

  • FERNANDES, M. R. . Políticas Públicas para o Audiovisual: o caso Ancinav. 1. ed. São Paulo: Editora Alameda, 2016. 186p .

  • MASSAROLO, J. C. ; TRENTO, F. ; COREIA, G. ; FERNANDES, M. R. ; SANCHES, A. E. ; GATTI, A. ; ARAB, A. B. ; ALVARENGA, M. ; MESQUITA, D. ; TOLEDO, G. M. ; GREGOLIN, M. ; CAMARA, N. S. . Ficção seriada brasileira na TV paga em 2012. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2013, v. 3, p. 261-302.

  • FERNANDES, M. R. . O Posicionamento do Meio Cinematográfico no Caso Ancinav. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2013, Salvador. Anais do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 2013, 2013.

  • FERNANDES, M. R. . Regulação da Televisão no Brasil. In: IV Seminário Internacional - Políticas Culturais, 2013, Rio de Janeiro. Comunicações do IV Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2013.

  • FERNANDES, M. R. . Organizações Globo versus Ancinav: relato de uma disputa. In: 8º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, 2012, São Paulo. Anais completos do 8º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, 2012.

  • FERNANDES, M. R. . Ancinav: uma proposta de política cultural para o audiovisual. In: III Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2012, Rio de Janeiro. Artigos do III Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2012.

  • FERNANDES, M. R. . Ancinav: propostas de integração entre cinema e televisão. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012, São Paulo. Anais do XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012.

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Outras produções

FERNANDES, M. R. . A música, os jogos e o poder da mídia no audiovisual.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

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Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    OBITEL UFSCar, Descrição: Título da proposta: A ficção seriada brasileira na TV a cabo 3) Apresentação Os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural permitiram o surgimento de novas plataformas de produção para o entretenimento, tais como canais de TV a cabo e via satélite. A crescente fragmentação das audiências e o acelerado desenvolvimento tecnológico sinalizam para um futuro de globalização da produção audiovisual. Neste contexto, os grandes conglomerados de mídia tendem a explorar os novos e promissores mercados de nicho da TV a cabo e via satélite, utilizando as novas plataformas de entretenimento para transformar a narrativa seriada televisiva num portal de acesso a conteúdos interconectados. Além da smart TV , existem os consoles que se propõem a serem novos centros de mídia e os tablets que estão sendo usados experimentalmente como segunda tela (no Xbox isso já é possível tendo qualquer aparelho com Windows 8, Android ou iOS), assim como serviços de vídeo on-demand, que rodam em diversos dispositivos. As plataformas de canais de TV a cabo e via satélite estimularam um movimento de complexificação da estrutura narrativa seriada televisiva, como atesta o sucesso das séries Família Soprano (1999 2007, HBO) e Lost (2004 2010, ABC). Essas séries extrapolaram o nicho de mercado da TV a cabo e despertaram a curiosidade do grande público, tanto em relação ao destino das personagens quanto a representação de mundos possíveis. No artigo intitulado Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea , o pesquisador norte-americano Jason Mittel afirma que: Para os canais a cabo como a HBO, programas complexos como The Wire, Oz e Deadwood podem não ter o status de um (Família) Sopranos, mas seu prestígio ultrapassa a imagem do próprio canal como mais sofisticado do que a televisão tradicional e, dessa forma, valem um prêmio mensal (e revertem em vendas de DVD na sequência).(MITTEL, 2012, p. 34) Neste sentido, a convergência midiá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marina Rossato Fernandes - Coordenador / João Carlos Massarolo - Integrante / Francisco Trento - Integrante / Gabriel Correia - Integrante / Dario Mesquita - Integrante / Maira V. Gregolin - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Leonardo Andrade - Integrante.

Histórico profissional

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Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Monitor (Graduação), Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som - Disciplina: História do Audiovisual no Brasil II

2013 - 2013

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Monitor (Graduação), Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som - Disciplina: Estudos do Cinema Contemporâneo I

2010 - 2011

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário

2013 - 2014

Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Vínculo: Estágio de pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista FAPESP do Programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).

2014 - Atual

Oz Produtora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos Culturais, Carga horária: 40

2016 - Atual

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Parecerista de projetos audiovisuais

2016 - Atual

Secretaria de Estado de Cultura

Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Parecerista de projetos audiovisuais