Gustavo Silveira Ribeiro

Licenciado em História, (UFPEL). Possui especialização em educação pelo IF-Sul Pelotas. Graduando Bacharelado em História (UFPEL) e mestrando do PPGH (UFPEL). Desenvolve pesquisa com mídias, especificamente propaganda patriótica e discurso racial em comic books publicados nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em educação

2014 - Atual

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Graduação em andamento em História

2015 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Graduação em História

2009 - 2014

Universidade Federal de Pelotas
Título: Representações Sobre a Política America em Captain America Comics 1941- 1943
Orientador: Aristeu Elisandro Machado Lopes

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Instituto de Educação Assis Brasil

Formação complementar

2011 -

Inglês. (Carga horária: 3h). , You and Me Escola de Idiomas, YOU AND ME, Brasil.

2013 - 2013

História das Histórias em Quadrinhos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2013 - 2013

As Histórias em Quadrinhos e a Propaganda Ideológi. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2013 - 2013

Produção de Material Didático. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2011 - 2011

Como Trabalhar a Ditadura em Sala de Aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2010 - 2010

Tópicos de Iconografia da Grécia Antiga. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2009 - 2009

A Biografia Antiga. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

RIBEIRO, G. S. . III Jornada da Diversidade Sexual da UFPEL. 2015. (Outro).

Participação em eventos

I Encontro de Escolas do Observatório do Campo RS: projeto de escola do campo. 2013. (Encontro).

II Encontro PIBID UFPEL. 2013. (Encontro).

III Seminário Internacional de Educação Histórica. 2013. (Seminário).

XIII Jornada de História Antiga da UFPEL. 2013. (Outra).

XIII Jornada de História Antiga da UFPEL.Sítio Apolônia: um relato de experiência. 2013. (Outra).

XIX Jornada de Ensino de História e Educação: formação de professoras. 2013. (Outra).

XXII Congresso de Iniciação Científica da UFPEL. Ensino de História e Cinema: um relato de experiência do PIBID História UFPEL. 2013. (Congresso).

Pensando História e Repensando o seu Ensino. 2012. (Outra).

Professores de História: Vida e experimentações. 2012. (Outra).

Seminário Memória e Transformação. 2012. (Seminário).

GT de História Política da ANPUH - RS."A Construção da paz de Augusto". 2011. (Seminário).

IV Seminário de História do Rio Grande do Sul: 50 anos da "Campanha a da Legalidade". 2011. (Seminário).

Semana Acadêmica: Uma passagem desbotada na Memória. 2011. (Outra).

Seminário para as Licenciaturas da UFPEL: da resistência no Campo à construção de uma nova proposta pedagógica. 2011. (Seminário).

XI Jornada de História Antiga: Memória e Identidade no Mundo Antigo. 2010. (Outra).

Tramas e usos do passeio urbano: por uma estética professoral. 2001. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, G. S. . RECONSTRUÇÃO DO PASSADO E INFLUÊNCIA MIDIÁTICA: O SÉCULO XIX PELA NARRATIVA DE BIOSHOCK INFINITE. VEREDAS DA HISTÓRIA , v. 9, p. 35-53, 2016.

  • RIBEIRO, G. S. ; GAIA, D. V. . Aspectos Econômicos Na Obra 'A Vida de Santa Melânia': o impacto das doações. Nearco (Rio de Janeiro) , v. II, p. 85-96, 2013.

  • RIBEIRO, G. S. . O Sentinela da Liberdade: Propaganda e Representação em Captain America Comics. In: REBLIN, Iuri A.; MACHADO, Renato F.; WESCHENFELDER, Gelson.. (Org.). Vamos Falar Sobre Quadrinhos? Retratos Teóricos a Partir do Sul. 1ed.Leopoldina: ASPAS, 2016, v. , p. 157-170.

  • RIBEIRO, G. S. . Por quem ele lutou? Representações do herói na revista Captain America Comics (1941 - 1943). In: II Encontro de Pesquisas Históricas, 2015, Porto Alegre. II Encontro de Pesquisas Históricas: o historiador e as novas tecnologias, 2015.

  • RIBEIRO, G. S. . A Construção da Paz de Augusto. In: II Seminário de História Política: Olhares Além das Práticas, 2011, Rio Grande. Anais do II Seminário de História Política: olhares além das práticas, 2011.

  • RIBEIRO, G. S. . História e Histórias em Quadrinhos: breves reflexões sobre uma pesquisa em História com quadrinhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . UM ENTRETENIMENTO PARA OS TEMPOS DE GUERRA: representações e propaganda ideológica em Captain America Comics (1941 - 1943). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . Por quem ele lutou? Representações do herói na revista Captain America Comics (1941 - 1943). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . Gênero, Histórias em Quadrinhos e Ensino: uma proposta de análise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . O LIPEEM e as Novas Propostas para a Pesquisa em História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, G. S. . Por uma história dos quadrinhos: perspectivas teórico metodológicas para o uso de HQs na pesquisa histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . Sítio Apolônia: um relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . Melânia, a jovem: a mulher na Antiguidade Tardia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . Educação no Campo Através do Projeto Mais Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . Programa Mais Educação: da opressão a autonomia, um olhar sobre a educação dos alunos do Monte Bonito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, G. S. . Melânia, a jovem: a mulher na Antiguidade Tardia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

RIBEIRO, G. S. . Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Prêmios

2015

Destaque no XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, UFPEL.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Tel-Aviv University

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Projeto PIBID Humanidades II.

2015 - Atual

Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista da Pró-Reitoria de Graduação da UFPEL atuando no Laboratório Interdisciplina de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias

2015 - Atual

Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira

Vínculo: Pesquisador Discente, Enquadramento Funcional: Pesquisador Discente, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador discente do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias-LIPEEM/UFPel, do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.

2013 - Atual

Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da oficina de Campos do Conhecimento pelo Programa Mais Educação.

2012 - 2014

Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

2013 - 2013

Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor Mais Educação, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor do Programa Mais Educação na Oficina "Campos d Conhecimento"