Mariana Magalhães Fernandes Souto
Pós graduada em "Técnicas vivenciais para trabalho psicossocial com famílias e grupos" pela Faculdade de Educação da Serra. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010). Atualmente é analista de serviços sociais do Programa Mesa Brasil Sesc de Montes Claros.
Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Tecnicas vivenciais de atendimento psicossocial a
2011 - 2012
Faculdade Educacional da Serra
Título: Mudanças na organização da família e seus rebatimentos na contemporaneidade
Orientador: Ângela Maria Dias Nunes
Graduação em Serviço Social
2007 - 2010
Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Quando a violência sexual silencia mães e filhas
Orientador: Leni Maria Pereira Silva
Formação complementar
2019 - 2019
Gestão Transformadora: as bases para uma organização de sucesso. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC MONTES CLAR, Brasil.
2018 - 2018
Gestão Transformadora: gestão de pessoas e de projetos. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC MONTES CLAR, Brasil.
2015 - 2015
Curso Marco Regulatório: A relação entre Prefeitura e as OSC. (Carga horária: 16h). , Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas - ADENOR, ADENOR, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Projetos e Captação de Recursos - Noções Básicas. (Carga horária: 8h). , Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas - ADENOR, ADENOR, Brasil.
2012 - 2012
Curso Telepresencial de Aperfeiçoamento dos Gesto. (Carga horária: 105h). , Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, SEDESE, Brasil.
2012 - 2012
Curso Instrumentalidade do Serviço Social. (Carga horária: 9h). , Conselho Regional de Serviço Social - 6a. Região, CRESS-6a. Região, Brasil.
Organização de eventos
FERNANDES, M. M. . 1 Conferencia Municipal sobre Transparência e Controle Social. 2012. (Outro).
FERNANDES, M. M. . I Aula Inaugural do curso de serviço social. 2009. (Outro).
FERNANDES, M. M. . I semana Unificada da Saúde. 2009. (Outro).
FERNANDES, M. M. . XXX ERESS - Encontro Regional de Serviço Social. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Estudo social em laudos, perícias e pareceres. 2013. (Oficina).
Capacitacao de Conselheiras Municipais de Direitos da Mulher no Estado de Minas Gerais. 2012. (Outra).
Curso Instrumentalidade do Serviço Social. 2012. (Encontro).
III Seminário de Grupos de Trabalho de Humanização. 2009. (Seminário).
II Semana Integrada Serviço Social. 2009. (Encontro).
II Seminário Toda Criança em Família. 2009. (Seminário).
I Semana Unificada da Saúde da Unimontes. 2009. (Encontro).
I Seminário de Enfrentamento á Exploração Sexual Infanto-Juvenil em Montes Claros - A escola interrompendo o ciclo da ciolência sexual de crianças e adolescentes. 2009. (Seminário).
Caminhos Gerais.Informacoes sobre acesso a programa de transferencia de renda. 2008. (Oficina).
Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2008. (Encontro).
II Colóquio - Prevenção e procedimentos substitutivos para abrigamento. 2008. (Encontro).
I Seminário e II Mostra de Tecnologias Sociais e Metodologias de Redes. 2008. (Seminário).
Projeto de extensao - Unimontes Solidária. 2008. (Encontro).
Projeto zanza croma: atençao a comunidade quilombola Sao felix. 2008. (Oficina).
Semana Integrada do Serviço Social. 2008. (Encontro).
1° Seminário Norte Mineiro de Serviço Social - Projeto Ético-Político. 2007. (Seminário).
1º Seminário Norte-Mineiro sobre a lei de Responsabilidade social: Desafios e perspectivas". 2007. (Seminário).
I Fórum sobre Juventude, Criminalidade e Políticas Públicas em Montes Claros. 2007. (Seminário).
III Semana do Serviço Social - Políticas Sociais sob a Ótica dos Direitos Humanos: Justiça Social, Cidadania e exigibilidade.. 2007. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, M. M. . Curso de iniciação para Cuidadores de Idosos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, M. M. . Seminário Dialogando com a Rede sobre Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, M. M. . Estratégia de Intervenção em Serviço Social: a experiência de oficinas em um projeto com adolescentes numa escola pública de Montes Claros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Social do Comércio, Programa Mesa Brasil Sesc. , Rua Viúva Francisco Ribeiro, Centro, 39400114 - Montes Claros, MG - Brasil, Telefone: (38) 21045100, Ramal: 04
Experiência profissional
2014 - Atual
Serviço Social do ComércioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de serviços sociais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Visitas técnicas de acompanhamento e cadastro das entidades sociais e de potenciais doadores; ? Levantamento das potenciais associações e voluntários que atendam ao perfil do programa. ? Ações de capacitação junto a entidades e doadores (funcionários, colaboradores, monitores, voluntários, clientela e comunidade em geral); ? Participação e desenvolvimento de capacitações com o objetivo de atualizar nos temas pertinentes ao aprimoramento da intervenção profissional; ? Identificação de necessidades e particularidades das entidades sociais para planejamento de ações futuras; ? Organização e coordenação de reuniões de equipe, planejar ações estratégicas e operacionais juntamente com a equipe para o alcance de metas estabelecidas; ? Ambientação de novos integrantes da equipe, orientando e capacitando para o desenvolvimento de suas ações; ? Organização de cursos, seminários e palestras com o objetivo de capacitar pessoas e difundir conhecimentos e experiências; ? Avaliação da documentação das entidades sociais para fins de registro e regulamentação; ? Identificação das potencialidades e vulnerabilidades das entidades para fins de orientações, encaminhamentos e troca de serviços. ? Definição de indicadores que permitam avaliar os impactos sociais do Programa; ? Elaboração de instrumentos para controle e operacionalização das ações sociais (relatórios, projetos, etc) ? Coordenação e desenvolvimento de ações educativas sobre temáticas de fortalecimento e autonomia institucional para as entidades sociais; ? Organização e supervisão do trabalho voluntário avaliando periodicamente a execução das ações; ? Desenvolvimento de estratégias para representação e participação das entidades, nos conselhos, fóruns de assistência e redes sociais; ? Desenvolvimento de projetos de geração de renda e do trabalho em rede.
2013 - 2014
Prefeitura Municipal de Montes ClarosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social - CRAS, Carga horária: 30
Outras informações:
Acolhida, oferta de informações e realização de encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS; Planejamento e implementação do PAIF, de acordo com as características do território de abrangência do CRAS; Mediação de grupos de famílias dos PAIF; Realização de atendimento particularizados e visitas domiciliares às famílias referenciadas ao CRAS; Desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias no território; Realização da busca ativa no território de abrangência do CRAS e desenvolvimento de projetos que visam prevenir aumento de incidência de situações de risco; Acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades; Realização de encaminhamento, com acompanhamento, para a rede socioassistencial e para os serviços setoriais; Participação de reuniões sistemáticas no CRAS, para planejamento das ações semanais a serem desenvolvidas, definição de fluxos, instituição de rotina de atendimento e acolhimento dos usuários; Organização dos encaminhamentos, fluxos de informações com outros setores, procedimentos, estratégias de resposta às demandas e de fortalecimento das potencialidades do território
2012 - 2013
Prefeitura Municipal de Januária/MGVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social PROJOVEM Adolescente, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhar a execução do serviço; participar sistematicamente das atividades de planejamento; assessorar os orientadores sociais. Acompanhar as famílias dos jovens inseridos no programa, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade/risco social e/ou em situação de descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família. Formar grupos. Realizar palestras. Inserir as famílias na rede serviços socioassistencial. Encaminhar o jovem/família quando necessário para demais políticas públicas.
2011 - 2012
Prefeitura Municipal de Januária/MGVínculo: Prestação de Servicos, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Prestação de serviços na Casa dos Conselhos tendo função de analisar os pedidos e documentos referentes a inscrição de entidades/associações encaminhadas ao Conselho Municipal de Assistência Social, realizar visita técnica para a emissão de parecer favorável ou desfavorável a fim de subsidiar a mesa diretora do CMAS na validação das inscrições das entidades/associações junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Januária.
2011 - 2011
Universidade Estadual de Montes ClarosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo e multiplicadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A atuação no PAIR - Programa de Ações Integradas e Referências de Enfrentamento a Violência Infanto Juvenil no Território Brasileiro se deu por meio do desenvolvimento de funções administrativas, coordenação, desenvolvimento, condução, elaboração e avaliação de serviços e programas; bem como a realização de palestras, mini-cursos e multiplicadora da metodologia do programa.
2011 - 2011
Instituto TravessiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação na Fundação Caio Martins por meio do Termo de Parceria 31/2011 IT/SEPLAG/FUNDAÇÃO CAIO MARTINS.
2013 - 2013
Casa Integrar da Criança e do AdolescenteVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Assistente social, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Magalhães Fernandes Souto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?