Milena Silva Melo
Mestre em Administracao na FEARP-USP, especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e Psicóloga pela FFCLRP-USP. Profissional de Recursos Humanos. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas e Business Partner no setor investmen banking, real estate, tecnologia da informação, sucroenergético, logística e bebidas, com ênfase em Gestão de Competência, atuando principalmente nos seguintes temas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, visão sistêmica, sustentabilidade, planejamento estratégico e gerenciamento de processos organizacionais.
Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administracao
2011 - 2013
Faculdade de Economica, Administracao e Contabilidade de Ribeirao Preto
Título: Indicadores sociais de responsabilidade social corporativa: análise da utilização no contexto brasileiro,Ano de Obtenção: 2014
Adriana Cristina Ferreira Caldana.Palavras-chave: Responsabilidade Social; Desenvolvimento Sustentável; Relatório de Sustentabilidade; GRI - Global Reporting Initiative.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações
2007 - 2010
Centro Universitário Barão de Mauá
Título: Planejamento estratégico e gestão de competência: uma possibilidade de vantagem competitiva?
Orientador: Luiz Henrique Ostanel
Graduação em Psicologia
2001 - 2005
Universidade de São Paulo
Título: O enfrentamento do câncer: avaliação das implicações psicológicas do diagnostico e do tratamento em mães de jovens portadores de câncer hematológico
Orientador: Manoel Antônio dos Santos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2016 -
Business & Executive Coaching. (Carga horária: 150h). , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.
2015 - 2015
Professional & Self Coaching. (Carga horária: 180h). , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.
2011 - 2011
Help Desk: a porta do sucesso na carreira em TI. (Carga horária: 2h). , SENAC Ribeirão Preto, SENAC, Brasil.
2011 - 2011
Cloud Computing com Software Livre. (Carga horária: 2h). , SENAC Ribeirão Preto, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Plano de Cargos e Salários. (Carga horária: 16h). , Wiabiliza Consultoria, WIABILIZA, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Consultores em Gestão da Qualidade. (Carga horária: 120h). , Brisot Consultoria, BRISOT, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento Financeiro e Orçamento Empresarial. (Carga horária: 8h). , Grupo CATHO, CATHO, Brasil.
2007 - 2007
Como implantar e desenvolver RH na empresa. (Carga horária: 16h). , EventosRH - Assessoria, Consultoria e Serviços Ltda, EVENTOSRH, Brasil.
2001 - 2006
Extensão universitária em Formação em Pesquisa como parte do Bacharelado. (Carga horária: 540h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, FFCLRP - USP, Brasil.
2003 - 2003
course Englich Intermediate I. (Carga horária: 55h). , Fisk University, FISK, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Performance.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Coaching.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Competências.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Processos Grupais e de Comunicação.
Organização de eventos
MELO, Milena Silva ; SCATENA, Aline ; TUBALDINI, Andrea ; ZAMONER, Andresa ; PORTO, Gisele ; ANDRADE, Luciana ; SOUSA, Silvana . Palestras sensibilização práticas de RH para associados do PISO - Pólo Industrial de Software de Ribeirão Preto e região. 2010. (Outro).
MELO, Milena Silva ; MASSON, N. P. M. . Lançamento do Açucar Unidas. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Congresso de RH: os desafios do mundo contemporâneo frente aos recursos humanos. 2011. (Congresso).
Empresa Consulta.Gestão de pessoas: da teoria à prática. 2011. (Seminário).
35 Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas - Da realidade que temos para o futuro que queremos - oportunidades e tendências. 2009. (Congresso).
II Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas ? Falta de Qualificação Profissional: uma ameaça ao crescimento da empresas e ao desenvolvimento econômico do país. 2008. (Seminário).
Propriedade Intelectual Gerando Negócios. 2008. (Encontro).
Gestão de Pessoas: o aquecimento do mercado de bioenergia e os novos desafios de Rh nas empresas do setor. 2007. (Seminário).
Planejamento e Gestão Estratégica para sistema agroindustrial da cana no Brasil. 2007. (Seminário).
VI Seminário de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social no Agronegócio. 2007. (Seminário).
V Seminário Nacional de Recursos Humanos no Agronegócio. 2006. (Seminário).
Didática de Biodança. 2005. (Oficina).
I Encontro sobre Produção Coletiva dos últimos cinco anos do CSE Vila Tibério e NSF II. 2005. (Encontro).
IV Seminário Nacional de Recursos Humanos no Agronegócio. 2005. (Seminário).
12 Encontro de Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo: trajetórias e paradigmas.O câncer na adolescência: a perspectiva de mães de portadores de leucemia. 2004. (Encontro).
Curso Introdução à Psico-Oncologia. 2004. (Oficina).
Encontro Cultural Fundamentos da Bioética Vivencial. 2004. (Encontro).
Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Estado de São Paulo. 2004. (Encontro).
II Fórum Estadual do Programa de Saúde da Família. 2004. (Seminário).
III Enfermagem em Destaque - Grande Prêmio. 2004. (Encontro).
I Simpósio da Liga de Psiquiatria da EERP-USP: Modalidades Terapêuticas em Transtornos Mentais. 2004. (Simpósio).
Minicurso: Psicologia Organizacional com ênfase em cooperativas de trabalho. 2004. (Oficina).
Minicurso - Gestão Ambiental nas Empresas: aumento de produtividade e redução de custos. 2004. (Oficina).
Conversando e refletindo sobre o ciclo e vida familiar: a família como um sistema movendo-se através do tempo. 2003. (Oficina).
Difusão Cultural - a psicologia que vem vindo... e algo está indo?. 2003. (Oficina).
Psicanálise em Transformação. 2003. (Encontro).
VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Investigação genética para trombofilia: avaliação do estresse físico e psicossocial. 2002. (Encontro).
VII Encontro de PEsquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2002. (Encontro).
Sonho: uma peça de teatro na cena do inconsciente. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
MELO, Milena Silva; MARASEA, Daniela Carnio Costa; DONEGÁ, Ricardo Angelotti. Satisfação como Fator de Fidelização um Estudo Exploratório numa Distribuidora de Alimentos em Ribeirão Preto-SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Ribeirão Preto.
MELO, Milena Silva; MARASEA, Daniela Carnio Costa; LEME, Rodrigo Alves. P. F.; Silveira, A. D.; Zingareti, D. F..Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável para uma Gestão Socialmente Responsável Segmenta Indústria Farmacêutica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Ribeirão Preto.
MELO, Milena Silva; MARASEA, Daniela Carnio Costa. N.; CELINI, G..Avaliação do Grau de Satisfação dos Colaboradores do Ribeirão Shopping em Relação à Indicadores de QVT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Ribeirão Preto.
Orientou
Mudança Organizacional: um estudo sobre a percepção de colaboradores com diferentes tempos de empresa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios; Orientador: Milena Silva Melo;
As variáveis motivadoras para o indivíduo na escolha de uma empresa e sua relação com o ambiente organizacional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade FIA de Administração e Negócios; Orientador: Milena Silva Melo;
Produções bibliográficas
-
GALLELI, B. ; MARQUES, M. F. ; MELO, Milena Silva . A Articulação Entre as Aprendizagens Individual, Grupal e Organizacional em uma Instituição Hospitalar.. In: IV Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 2013, Brasília. IV Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho - IV EnGPR, 2013.
-
MELO, Milena Silva ; TAHAN, Ellen ; CALMON, Taciana F ; FERNANDES, F A A ; MASETTI, Luciana M Torrano ; FRANCO, R F ; SANTOS, Manoel Antonio dos . Investigação Genética para Trombofilia: Avaliação do Estresse Físico e Psicossocial. In: VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002, Ribeião Preto. VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica - Cuidar: tão longe. tão perto. Ribeirão Preto: Scala, 2002. p. 235-235.
-
MELO, Milena Silva ; MASETTI, Luciana Marchetti Torrano ; FRANCO, Rendrik França ; SANTOS, Manoel Antonio dos . Sintomas físicos e psicológicos de estresse em familiares de portador assintomático, que serão submetidos à exame preditivo para detecção de mutação genetica para trombose venosa. In: Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP, 2001, Ribeirão PReto. 9 SIICUSP. Ribeirão Preto: DEPARTAMETNO DE INFORMÁTICA, 2001.
-
PINTO, K. S. G. ; MELO, Milena Silva ; LIMA, Murilo Freitas ; SOUZA, L. B. . Estereótipos e Cultura Organizacional: significação do grupo coordenado por psicólogos na comunicação grupal. In: III Congresso da SPAGESP - III Encontro de Saúde Mental da Região de Ribeirão Preto, 2006, Ribeirão Preto. Anais do III Congresso SPAGESP, 2006. p. 727-727.
-
PINTO, K. S. G. ; MELO, Milena Silva ; LIMA, Murilo Freitas ; SOUZA, L. B. . O problema é o chefe: movimento de co-responsabilização no processo grupal para o enfrentamento de problemas no cotidiano do trabalho. In: III Congresso SPAGESP - III Encontro de Saúde Mental da Região de Ribeirão Preto, 2006, Ribeirão Preto. Anais do III Congresso da SPAGESP, 2006. p. 709-709.
-
DOBIES, Daniel Vannucci ; TAHAN, Ellen ; MELO, Milena Silva ; PUPIN, Viviane ; CARDOSO, Carmen Lucia . Atuação do psicólogo em atenção primária à saúde. In: 12 Encontro de Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, 2004, Ribeirão Preto. 12 Encontro de Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo: trajetórias e paradigmas, 2004. v. 1. p. 50-50.
-
DOBIES, Daniel Vannucci ; TAHAN, Ellen ; MELO, Milena Silva ; PUPIN, Viviane ; CARDOSO, Carmen Lucia . Grupo descontração e saúde: uma experiência de promoção de saúde. In: 12 Encontro de Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo, 2004, Ribeirão PReto. 12 Encontro de Clínicas-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo: trajetórias e paradigmas, 2004. v. 1. p. 55-56.
-
MELO, Milena Silva ; DOBIES, Daniel Vannucci ; TAHAN, Ellen ; PUPIN, Viviane ; CARDOSO, Carmen Lucia . Construindo gruoos de promoção de saúde na comunidade - A Inserçãio da Psicologia. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicação Científica, 2004.
-
FERNANDES, F A A ; MELO, Milena Silva ; CALMON, Taciana F ; MARTINS, N. E. S. ; MASETTI, Luciana Marchetti Torrano ; SANTOS, Manoel Antonio dos . As mudanças nos estilos musicais ouvidos por adolescentes antes e após o diagnóstico da leucemia. In: VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002, Ribeirão Preto - SP. VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002. p. 140-140.
-
TAHAN, Ellen ; CALMON, Taciana F ; MELO, Milena Silva ; MASETTI, Luciana Marchetti Torrano ; SANTOS, Manoel Antonio dos . Impacto do diagnóstico sobre a qualidade de vida e a auto-imagem em adolescentes com leucemia aguda. In: VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do VII Encontro de Pesquisadores em Saúde e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002. v. I.
-
PINTO, K. S. G. ; MELO, Milena Silva ; LIMA, Murilo Freitas ; SOUZA, L. B. . Estereótipos e Cultura Organizacional: significação do grupo coordenado por psicólogos na comunicação grupal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOBIES, Daniel Vannucci ; TAHAN, Ellen ; MELO, Milena Silva ; PUPIN, Viviane ; CARDOSO, Carmen Lucia . Atuação do psicólogo em atenção primária à saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOBIES, Daniel Vannucci ; TAHAN, Ellen ; MELO, Milena Silva ; PUPIN, Viviane ; CARDOSO, Carmen Lucia . Grupo descontração e saúde: uma experiência de promoção de saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, Milena Silva ; DOBIES, Daniel Vannucci ; TAHAN, Ellen ; PUPIN, Viviane ; CARDOSO, Carmen Lucia . Construindo grupos de promoção de saúde na comunidade - A Inserção da Psicologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, Milena Silva ; PISTORI, Ercilene ; SOUZA, Helena B. ; VENTURINI, Marcelo P. ; PAVANIN, Neusa F. ; PUPIN, Viviane . Dançando com a comunidade: grupo de promoção de saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, Milena Silva ; SANTOS, Manoel Antonio dos . O enfrentamento do câncer: avaliação das implicações do diagnóstico e do tratamento em mães de jovens portadores de câncer hematológico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Manoel Antonio dos ; MELO, Milena Silva . O câncer na adolescência: a perspectiva de mães de portadores de leucemia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAHAN, Ellen ; CALMON, Taciana F ; MELO, Milena Silva ; MASETTI, Luciana Marchetti Torrano ; SANTOS, Manoel Antonio dos . Impacto do diagnóstico sobre a qualidade de vida e a auto-imagem em adolescentes com leucemia aguda. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, Milena Silva ; MARTINS, N. E. S. ; CALMON, Taciana F ; MASETTI, Luciana Marchetti Torrano ; FRANCO, Rendrik França ; SANTOS, Manoel Antonio dos . Investigação genética para trombofilia: avaliação do estresse físico e psicossocial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Aprendizagem Organizacional, Descrição: Pesquisar a correlação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Milena Silva Melo - Integrante / Mario Marques - Integrante / Bárbara Galleli Dias - Coordenador.
-
2011 - 2014
Indicadores sociais de responsabilidade social corporativa: análise do contexto brasileiro, Descrição: As discussões da temática responsabilidade social corporativa (RSC) intensificaram-se nos últimos tempos. A comunicação das práticas sociais ganha relevância e estruturam-se em relatórios de balanços sociais ou relatórios de sustentabilidade. Os relatórios evoluíram conforme o contexto histórico e a dialética da conceituação de RSC. Hoje, estes se encontram estruturados em diretrizes e indicadores para compreensão do público. Este estudo se propôs a verificar a evolução do grau de aderência plena (GAPIE-GRI) e o grau de evidenciação efetiva (GEE) aos indicadores de desempenho social (práticas laborais, trabalho decente e direitos humanos) das empresas brasileiras que publicaram o relatório de sustentabilidade GRI de 2007 a 2012, tendo como foco demonstrar o quanto do que foi requerido pelos indicadores de desempenho pelas Diretrizes da GRI foi realmente divulgado e quanto do potencial dessas informações foi efetivamente apresentado ao longo desse período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Milena Silva Melo - Coordenador / Adriana Cristina Ferreira Caldana - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
GWI GroupVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 44
Outras informações:
Holding nacional, com faturamento de R$ 40 mm e 45 funcionários. Cargo: Gerente de RH Reporte: CEO ? Atuação voltada para o desenvolvimento de políticas e projetos em todos os subsistemas; ? Responsável pela seleção Brasil e EUA com apoio de consultorias especializadas e estratégias de hunting; ? Suporte a liderança e profissionais na resolução de problemas, desenvolvimento e problemas diversos; ? Responsável pela reestruturação dos processos de Administração de Pessoal e estruturação de cargos; ? Análise e definição dos perfis comportamentos e objetivos individuais, estruturação e acompanhamento da Avaliação de Desempenho e desenvolvimento do PDI; ? Desenvolvimento de parcerias com headhunter para Recrutamento e Seleção. Principais resultados: ? Obtenção do compromisso dos gestores da organização com a área de gestão de pessoas; ? Implantação de Programa de Trainee, possibilitando a contratação de profissionais oriundos de universidades de 1ª linha; ? Finalização de processos seletivos em 2 semanas atendendo os pré-requisitos (profissionais de primeira linha formação); ? Redução de 50% no pagamento de horas extras.
2013 - 2014
Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino SuperiorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Visitante, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente da disciplina de trabalho de conclusão de curso.
2013 - 2013
Centro Universitário SenacVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Visitante, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente das disciplinas Desempenho, Remuneração e Recompensa e, Sustentabilidade e Relatórios de Sustentabilidade.
2014 - 2014
Faculdade FIA de Administração e NegóciosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora Pós-graduação Gestão Estratégica de Pessoas ? Orientação TCC nas disciplinas Cultura e Clima Organizacional. .
2013 - 2014
Faculdade FIA de Administração e NegóciosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de MBA Recursos Humanos, Carga horária: 20
Outras informações:
Cargo: Assistente de Docente ? Acompanhamento das atividades de ensino junto aos alunos de pós-graduação (MBA em Recursos Humanos e, Pós-graduação em recursos Humanos), realizando orientações pedagógicas e correção de trabalhos acadêmicos.
Atividades
-
04/2013
Estágios , Faculdade FIA de Administração e Negócios, .,Estágio realizado, Assistente nos cursos de MBA em Gestão de Pessoas, apoiando no processo educacional..
2015 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Outras informações:
Professora MBA Gestão de Pessoas e Organizações Sustentáveis na Fundace FEARP-USP ? Ministro disciplina Indicadores Estratégicos para Gestão de Pessoas.
2011 - 2014
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
2011 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Ensino à Distância, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo: Tutora de EAD (Ensino à Distância) ? Acompanhamento das atividades de ensino junto aos alunos de pós-graduação, realizando orientações pedagógicas e correção de trabalhos acadêmicos. Os módulos ministrados no curso foram: Gestão de Rede Pública para Supervisores e Dirigentes de Ensino; A proposta curricular da SEESP ? texto e contexto; Elementos para um novo modelo de Supervisão Regional; Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço da supervisão.
2001 - 2003
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da Bolsa-Trabalho, Carga horária: 10
Atividades
-
02/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa
-
09/2011 - 10/2012
Extensão universitária , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, .,Atividade de extensão realizada, Tutora de Ensino à Distância da Pós-graduação aos Supervisores da Secretaria de Ensino do Estado de São Paulo..
-
03/2001 - 04/2003
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .,Estágio realizado, Apoio a desenvolvimento de pesquisa em Psicologia e Saúde junto às instituições Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Hemocentro da mesma cidade. Realização de entrevistas e aplicação de instrumentos de avaliação Stress, Qualidade de Vida e Ansiedade..
2012 - 2013
Bionexo BrasilVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 44
Outras informações:
Empresa nacional do segmento de TI, com atuação Latam, faturamento de R$ 70 mm e 90 funcionários. Cargo: Coordenadora de RH (substituição da Gerente de RH durante a licença maternidade) Reporte: Diretora de RH e Operações Equipe: 04 diretos ? Atuação generalista, voltada para os subsistemas de R&S, Remuneração e T&D; ? Elaboração do orçamento da área e headcount para ano 2014; ? Definição e implantação da política de Remuneração Variável para a área Comercial; ? Implantação da Avaliação de Desempenho internacional e acompanhamento no Brasil. Principais resultados: ? Diminuição do tempo de recrutamento em 20%; ? Redução o banco de horas na área Implementação Software em 100%; ? Extinção dos erros na comissão da equipe Vendas.
Atividades
-
09/2012 - 02/2013
Direção e administração, Bionexo do Brasil, .,Cargo ou função, Desenvolvimento de atividades junto aos subsistemas de RH (R&S, T&D, Cargos&Salários, Jurídico, Serviço Social). Apoio à diretoria na estruturação orçamento da área e headcount da empresa. Descrição das políticas de remuneração da área Comercial..
-
09/2012 - 02/2013
Serviços técnicos especializados , Bionexo do Brasil, .,Serviço realizado, Melhoria das práticas de Recrutamento e Seleção (testes e seleção por hunting), e Gestão de Carreira em Y..
-
09/2012 - 02/2013
Treinamentos ministrados , Bionexo do Brasil, .,Treinamentos ministrados, Planejamento e Desenvolvimento da área de Treinamento e Desenvolvimento para realização de treinamentos internos e avaliação dos mesmos.
2012 - 2012
Polo Industrial de Software de Ribeirão PretoVínculo: Diretora de Recursos Humanos, Enquadramento Funcional: Diretora de Recursos Humanos (voluntário), Carga horária: 4
Outras informações:
(atividade voluntária) Cargo: Diretora de RH (Janeiro de 2012 - Setembro/2012) Consultora de RH (Março de 2010 - Dezembro de 2011) ? Desenvolvimento de projetos de formação profissional em TI na comunidade local, englobando projetos com parceria Ministério Ciência e Tecnologia e/ou instituições escolares; ? Desenvolvimento de projetos de treinamento profissional para os colaboradores das empresas associadas; ? Estruturação e acompanhamento do Banco de Talentos de profissionais de TI; ? Desenvolvimento de projeto com objetivo de dialogar sobre práticas de RH com diretores e profissionais de RH; ? Estruturação e acompanhamento de pesquisa salarial das empresas associadas junto com fornecedores.
2010 - 2011
Polo Industrial de Software de Ribeirão PretoVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Consultora de RH (voluntário), Carga horária: 2
Outras informações:
Trabalho Voluntário.
Atividades
-
01/2011 - 09/2012
Serviços técnicos especializados , Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto, .,Serviço realizado, Desenvolvimento e participação em palestras em instituições escolares da região com a temática de Carreira em TI (Tecnologia da Informação)..
-
02/2010 - 09/2012
Serviços técnicos especializados , Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto, .,Serviço realizado, Organização de atividades para desenvolvimento de práticas de Gestão de Pessoas nas empresas Associadas aos PISO..
-
02/2010 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Desenvolvimento de ações de Marketing e participação de eventos para divulgação da carreira em TI na região..
-
01/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto, .,Serviço realizado, Planejamento e Desenvolvimento de uma ferramenta para a gestão de talentos para as 44 empresas associadas..
2001 - 2012
CCM - Comércio e Serviço de InformáticaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 30
Outras informações:
Empresa nacional do segmento de TI, voltada para o setor automobilístico, faturamento de R$ 24 mm e 20 funcionários. Coordenadora de RH Reporte: Diretor Presidente Equipe: 02 diretos
2008 - 2011
CCM - Comércio e Serviço de InformáticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 44
2008 - 2008
CCM - Comércio e Serviço de InformáticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos, Carga horária: 44
Atividades
-
07/2010 - 09/2012
Treinamentos ministrados , CCM Comércio e Serviço de Informática Ltda, .,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento de atividades de Treinamento e Desenvolvimento internamente e na região de Ribeirão Preto com foco na carreira em TI. Planejamento e Desenvolvimento dos treinamentos.
-
10/2008 - 09/2012
Direção e administração, CCM Comércio e Serviço de Informática Ltda, .,Cargo ou função, Coordenação da área de Recursos Humanos, apoiando a liderança na gestão dos profissionais, planejamento estratégico organizacional, descrição dos processos organizacionais e acompanhamento dos indicadores desempenho organizacional..
-
05/2008 - 09/2012
Serviços técnicos especializados , CCM Comércio e Serviço de Informática Ltda, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de atividades relacionadas aos subsistemas de Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento e Apoio Jurídíco..
2009 - 2011
Universidade de Ribeirão PretoVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 6
Atividades
-
07/2009 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Administração, .,Linhas de pesquisa
-
06/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Restaurante Riomar, .,Cargo ou função, Consultoria de práticas de Gestão Organizacional, englobando planejamento estratégico, práticas de gestão de pessoas, descrição de processos e indicadores organizacionais..
2008 - 2008
COHROS - Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações LtdaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Consultora de RH, Carga horária: 44
Atividades
-
02/2008 - 05/2008
Serviços técnicos especializados , COHROS - Soluções em Gestão de Pessoas e Organizações Ltda, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de atividades relacionadas aos subsistemas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento (Avaliação de Desempenho), descrição de Processos Organizacionais, descrição de cargos e Assessment da Liderança..
2006 - 2008
Marques&Miziara Agropecuária - CERPVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 44
Outras informações:
Indústria nacional de grande porte do setor sucroenergético, com 3500 funcionários. Analista de RH Reporte: Gerente Produção Industrial Equipe: 02 diretos
Atividades
-
03/2006 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Marques&Miziara Agropecuária - CERP, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de atividades nos subsistemas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento e Serviço Social. O objetivo era organizar as práticas de RH e melhoria contínua dos processos..
2005 - 2005
CERP - Central Energética de Ribeirão PretoVínculo: Estagiária Psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiária Psicologia, Carga horária: 28
Atividades
-
08/2005 - 11/2005
Estágios , Gestão de Pessoas da Central Energética de Ribeirão Preto - CERP, .,Estágio realizado, Estagiária na área de Gestão de Pessoas realizando assessment dos colaboradores da área Industrial e Manutenção e, organização de atividades sociais..
2004 - 2004
Centro de Saúde Escola - Vila Tibério - Núcleo de Saúde da Família II - RibVínculo: Estagiária Psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiária Psicologia, Carga horária: 13
Outras informações:
Desenvolvimento de atividades em grupo na temática Qualidade de Vida.
Atividades
-
02/2004
Estágios , Núcleo de Saúde da Família II de Ribeirão Preto - SP, .,Estágio realizado, Estágio com a atividades de elaboração de propostas para intervenção com a comunidade, participação em equipe multidisciplinar, coordenação de grupo, visitas domiciliares, transcrição de sessões do grupo e leituras pertinentes..
2005 - 2005
Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PretoVínculo: Estagiária Psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiária Psicologia, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2005 - 10/2005
Estágios , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, .,Estágio realizado, Estágio com atividades de coordenação de grupos e treinamento, planejamento de sessões, entrevistas, transcrições das sessões e leituras pertinentes..
-
04/2005 - 09/2005
Estágios , Departamento de Psicologia - FFCLRP-USP, .,Estágio realizado, Atividades planejamento, triagem e atendimento grupal em Orientação Profissional. Realização de avaliações, utilização de instrumentos psicológicos, entrevistas, devolutivas, organização de prontuário e supervisão com orientadores..
-
02/2005 - 06/2005
Estágios , Departamento de Psicologia - FFCLRP-USP, .,Estágio realizado, Atividades planejamento, triagem e atendimento individual em Orientação Profissional. Realização de avaliações, utilização de instrumentos psicológicos, entrevistas, devolutiva, organização de prontuário e supervisão com orientadores..
2014 - Atual
Centro Universitário AnhangueraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Outras informações:
Cargo: Professora MBA Gestão de Pessoas ? Ministro disciplina Remuneração e Recompensa.
2015 - 2016
VivaRealVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HR Business Partner
Outras informações:
Empresa nacional, com faturamento de R$108 mm e 480 funcionários. Cargo: HR Business Partner Reporte: VP de Pessoas ? Desenvolvimento de todos os subsistemas de RH para área de Produto&Engenharia; ? Acompanhamento dos KPIs da área (engagement check, leadership check, healthcheck, performance evaluation, onboarding check, selection check); ? Suporte a liderança e profissionais em 1:1, estratégias de coaching, programa de liderança e programa de desenvolvimento de competência comportamental; ? Desenvolvimento e gestão do onboarding e programa do buddy; ? Suporte no processo seletivo, gestão orçamentária e headcount; ? Gestão e desenvolvimento do career ladder para as áreas, incluindo a política de gestão de performance anual. Implantação e gestão do fórum de calibração, política de stock option; ? Implantação e gestão da avaliação de desempenho com feedback em grupo, individual, plano de desenvolvimento individual e fórum de calibração; ? Integração com o RH Corporativo. Principais resultados: ? Desenvolvimento das ações de HRBP na área cliente ? primeira vez que a área utiliza o HR como parceiro em gestão de pessoas ? Implantação da avaliação de desempenho e HR pulse check em 10 meses.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Milena Silva Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?