Meire Moreira Cordeiro

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1986 a 1990) e Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1995). Atuou como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica (1993 a 2006) e ingressou na Universidade Federal de São Carlos (2006) na Pró-Reitoria de Graduação na Divisão de Desenvolvimento Pedagógico, da qual foi diretora (2014 a 2017). Atualmente é responsável pelo assessoramento técnico-pedagógico do Núcleo de Formação de Professores da Universidade Federal de São Carlos e participa da equipe do Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ofertado pela UFSCar em parceria com a SECADI/MEC. Tem experiência na área de Educação: Educação Básica, Ensino Superior, com especial interesse em Políticas Públicas e Formação de Professores da Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2011 em Educação

2008 - interrompida

Universidade Federal de São Carlos
Título: A Modernização do Ensino no Sistema Colégio Militar do Brasil e a Interdisciplinaridade no Colégio Militar de Juíz de Fora,Orientador:
Amarílio Ferreira Júnior.Ano de interrupção: 2011Palavras-chave: Exército Brasileiro; Modernização do Ensino no Exército.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia

1995 - 1995

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: Os Colegiados da Escola Municipal Cecília Meireles e do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juíz de Fora
Orientador: Fernando Fábio Fiorese Furtado

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

1987 - 1990

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Formação complementar

2012 - 2012

Curso de Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2006 - 2006

Estágio de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

2005 - 2005

Estágio de Atualizaqção Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

2004 - 2004

Estágio de Atualilzação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

2003 - 2003

Estágio de Atualização Ped. e Adm. Escolar. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

2002 - 2002

Estágio de Atualiuzação Ped. e Adm. Escolar. (Carga horária: 40h). , Ministério do Exército, MEX, Brasil.

2001 - 2001

Estágio de Atualização Pedg. e Adm. Escolar. (Carga horária: 44h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

2000 - 2000

Estágio de Atualização Pedg. e Adm. Escolar. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

1999 - 1999

Estágio de Atualização Pedág. e Adm. Escolar. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

1998 - 1998

Estágio de Atualização Pedag. e Adm. Escolar. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

1997 - 1997

3º Estágio de Atualização Pedag. e Adm. Escolar. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

1997 - 1997

Estágio de Atualização Ped. e Adm. Escolar. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

1996 - 1996

Estágio de Supervisão Escolar. (Carga horária: 200h). , Ministério do Exército, MEX, Brasil.

1996 - 1996

2º Estágio de Atualização Pedag. e Adm Escolar. (Carga horária: 40h). , Colégio Militar de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas - Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.

Organização de eventos

CORDEIRO, M. M. . V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . II Seminário do Projeto "Gestão e Implantação de Projetos Pedagógicos: A Ênfase em Processos Avaliativos Compartilhados entre Professores e Estudantes. 2008. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . I Seminário de Inovações Pedagógica no Ensino de Graduação da UFSCar: "Currículo, Prática Docente e Avaliação". 2007. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . II Seminário Regional de Educação - Desafios da Educação Básica na Contemporaneidade. 2006. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . I Seminário Regional de Educação - Em Busca da Excelência na Educação. 2004. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . Estágio de Atualização Pedagógica e Administração Escolar - Nível III. 1997. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . I Seminário Municipal de Educação para Todos. 1994. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . I Diálogo com os Municípios do Vale do Juruá - Projeto Integrado de Educação - Plano Decenal. 1994. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . II Seminário Municipal de Educação para Todos - Divulgação e Implementação do Plano Decenal. 1994. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . I Seminário: "Universidade o que é?". 1990. (Outro).

CORDEIRO, M. M. ; SOTT, Ana Paula Lenz e Silva ; SOTT, O. W. . Domingo Cultura. 1990. (Outro).

CORDEIRO, M. M. . 7º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 1987. (Outro).

Participação em eventos

XV Escola de Modelo de Regressão.Desempenho Acadêmico de Estudantes de Graduação: Modelo Adotado no Âmbito do SINAES. 2017. (Outra).

IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2013. (Seminário).

1 º Fórum das Engenharias da UFSCar. 2011. (Outra).

III Seminário Inovações em Atividades Curriculares - Experiências no Ensino Superior. 2011. (Seminário).

33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Outra).

Minicurso "Educação em Direitos Humanos e práticas pedagógicas". 2010. (Outra).

Palestra: A Conferência Nacional de Educação - CONAE Brasília - Plano Nacional de Educação 2011 a 2012. 2010. (Outra).

17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. Colégio Militar de Juiz de Fora no período de 1998 a 2005 - Construindo projetos e forjando a interdisciplinaridade. 2009. (Congresso).

Conferência "Os intelectuais e a Educação em Gramsci". 2009. (Outra).

I Seminário de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira. 2009. (Seminário).

IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Encontro).

VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil". 2009. (Seminário).

Curso Livre "Gramsci e a Educação". 2008. (Outra).

VIII Jornada do HISTEDBR. 2008. (Outra).

16º Congresso de Leitura do Brasil. Perseguir e Conquistar a Interdisciplinaridade no Colégio Militar de Juiz de Fora - Necessidade Impositiva de 1995 a 2006. 2007. (Congresso).

Conferência "Marxismo, Humanismo e Educação". 2007. (Outra).

Curso "Projeto Pedagógico do Curso de Graduação: da Elaboração à Implementação". 2007. (Outra).

I Encontro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. 2007. (Encontro).

II Seminário Internacional "Inovações e Qualidade no Ensino Superior". 2007. (Seminário).

Palestra: As Relações de Trabalho na Atualidade. 2007. (Outra).

VI Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC-SP. 2007. (Encontro).

Curso: "Noções Básicas de Organização de Arquivos - Módulo 1". 2006. (Outra).

Reunião de Trabalho 2 - Avaliação Institucional UFSCar. 2006. (Encontro).

Reunião de Trabalho - Avaliação Institucional UFSCar. 2006. (Encontro).

1º Seminário em Educação do Colégio Militar de Santa Maria. 2005. (Seminário).

2º Encontro Pedagógico do Ensino Médio Militar - Avaliação da Aprendizagem. 2005. (Encontro).

Curso "Cerimonial Público". 2005. (Outra).

Curso "Produção de Eventos". 2005. (Outra).

Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

I Seminário Regional de Educação - Em Busca da Excelência na Educação. 2004. (Seminário).

10º Educador - Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

I Seminário de Interdisciplinar Ambiental. 2001. (Seminário).

Curso de Formação de Aplicadoresa no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) - Nível I. 2000. (Outra).

Encontro de Dirigentes e Professores de Escolas Participantes do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior - PASES. 2000. (Encontro).

I Seminário de Educação do Colégio dos Jesuítas - Educação Cidadã como valor de Futuro. 2000. (Seminário).

Seminário Internacional: "Democracia, Poder e Cidadadia". 2000. (Seminário).

Seminário Novo Ensino Médio - Uma reflexão sobre a implantação do EM a partir dos PCNs. 1999. (Seminário).

Curso de Educação Ambiental para Professores dos Colégios Militares. 1998. (Outra).

Seminário "Avaliação Educacional: Para além da avaliação da aprendizagem". 1998. (Encontro).

Seminário " Parada Obrigatória sobre Parâmetros e Diretrizes Curriculares". 1998. (Seminário).

VII Seminário de Educação Ambiental. 1998. (Seminário).

11º Congresso de Leitura do Brasil - A voz e a Letra dos Excluídos. 1997. (Congresso).

Curso de Inverno "LP 011 - Abordagens de Ensino de Língua". 1997. (Outra).

Encontro Regional de Gestão pela Qualidade Total na Educação. 1997. (Encontro).

Curso "Projeto de Desenvolvimento de Potencialidades - PRODEP". 1996. (Outra).

Educação para o Olhar. 1996. (Oficina).

10º Congresso de Leitura do Brasil - Leitura e Sociedade. 1995. (Congresso).

2º Seminário da Revista de Comunicação. 1995. (Seminário).

Curso de Extensão "Psicopedagogia". 1995. (Outra).

Curso de Verão "LP 140 - Avaliação e Preparação de Material Didático". 1995. (Outra).

Encontro Interno "O Computador como Instrumento Pedagógico". 1995. (Encontro).

Pedagogia: II Encontro de Estudos. 1995. (Encontro).

Conferência Nacional de Educação para Todos. 1994. (Outra).

I Diálogo com os municípios do Juruá - Plano Decenal. 1994. (Seminário).

100 Anos de Walter Benjamin. 1992. (Seminário).

7º Encontro de Vídeo na Educação. 1992. (Encontro).

Curso de Extensão "Imagens Arquetipicas". 1992. (Outra).

Seminário de Pesquisa. 1992. (Seminário).

Workshop "O mundo audiovisual e a sala de aula". 1992. (Outra).

Palestras e Debates "Itália 2.000". 1991. (Outra).

7º Congresso de Leitura do Brasil. 1989. (Congresso).

Encontro: Problemas do Ensino de Português na região de Juiz de Fora. 1989. (Encontro).

Curso de Atualização em Educação Brasileira. 1988. (Outra).

III Curso de Introdução ao Teatro. 1988. (Outra).

Curso de Introdução ao Teatro. 1987. (Outra).

I Curso Experimental de Cinema. 1987. (Outra).

II Semana de Filosofia. 1986. (Outra).

Semnário: Populismo e Educação. 1986. (Seminário).

Participação em bancas

CORDEIRO, M. M.. Comissão do Exame de Escolaridade do Concurso de Admissão/2004 ao Colégio Militar de Juiz de Fora. 2004. Colégio Militar de Juiz de Fora.

CORDEIRO, M. M.. Comissão do Exame Intelectual do Concurso de Admissão ao Colégio Militar de Juiz de Fora. 2003. Colégio Militar de Juiz de Fora.

CORDEIRO, M. M.. Comissão para Aplicação e Fiscalização das Provas do Concurso de Admissão ao Colégio Militar de Juiz de Fora. 2002. Colégio Militar de Juiz de Fora.

Produções bibliográficas

  • CORDEIRO, M. M. . Colégio Militar de Juiz de Fora no período de 1998 a 2005 - Construindo projetos e forjando a interdisciplinaridade. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2009, Campinas. 17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE 30 ANOS, 2009.

  • CORDEIRO, M. M. . Perseguir e Conquistar a Interdisciplinaridade no Colégio Militar de Juiz de Fora - Necessidade Impositiva de 1995 a 2006. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil - No Mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007, Campinas. 16º Congresso de Leitura do Brasil - No Mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007.

  • CORDEIRO, M. M. . Lendo o Amazonas coma a ajuda de Murilo Mendes. In: 9º Congresso de Leitura do Brasil, 1993, Campinas. Congresso de Leitura do Brasil - 9º COLE. Leitura: conquista de uma realidade, 1993.

  • CORDEIRO, M. M. . Releitura de uma realidade: iniciação profissional para o magistério. In: 9º Congresso de Leitura do Brasil, 1993, Campinas. Congresso de Leitura do Brasil - 9º COLE. Leitura: conquista de uma realidade, 1993.

  • CORDEIRO, M. M. . Pedagogia Mineira ataca de "Cuspe e Giz" a Floresta Amazônica. In: 9º Congresso de Leitura do Brasil, 1993, Campinas. Congresso de Leitura do Brasil - 9º COLE. Leitura: conquista de uma realidade, 1993.

  • CORDEIRO, M. M. . Formação Teórico-Prático do Estudante Universitário - Tema Inicial: Universidade - O Que é?. In: 8º Congresso de Leitura do Brasil, 1991, Campinas. Congresso de Leitura do Brasil - 8º COLE, 1991.

  • CORDEIRO, M. M. . Forjamento da Interdisciplinaridade no Colégio Militar de Juíz de Fora no período de 1998 a 2005. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORDEIRO, M. M. . Colégio Militar de Juíz de Fora no Período e 1998 a 2005 - Construindo Projetos e Forjando a Interdisciplinaridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, M. M. . Perseguir e Conquistar a Interdisciplinaridade no Colégio Militar de Juíz de Fora - Necessidade Impositiva de 1995 a 2006. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, M. M. . Perseguindo a Interdisciplinaridade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORDEIRO, M. M. . Pedagogia Mineira ataca de "Cuspe e Giz" a Floresta Amazônica. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, M. M. . Releitura de uma realidade: iniciação profissional para o magistério. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, M. M. . Lendo o Amazonas com a ajuda de Murilo Mendes. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, M. M. . Formação Teórico-Prática do Estudante Universitário - Tema Inicial: Universidade - O Que é?. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CORDEIRO, M. M. . Plano de Educação para todas as Escolas Municipais e Estaduais. 1994.

CORDEIRO, M. M. . Legislação do Ensino Superior. 2009. (Palestra).

CORDEIRO, M. M. . Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2009. (Palestra).

CORDEIRO, M. M. . Realização de Projetos Interdisciplinares no Colégio Militar do Rio de Janeiro. 2000. (Orientação para Docentes e a Seção de Orientação Educacional).

CORDEIRO, M. M. . Curso de Estudos Adicionais na Área de Estudos Sociais - Técnicas de Ensino Aprendizagem. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso Adicionail em Estudos Sociais - Tópicos Especiais de Estrutura e Funcionamento de 1º Grau. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso de Estudos Adicionais na Área de Estudos Sociais - Fundamentos da Educação Aplicáveis ao Desenvolvimento do Pré-Adolescente. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso de Estudos Adicionais na Área de Ciências e Matemática - Fundamentos da Educação Aplicáveis ao Desenvolvimento do Pré-Adolescente. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso Adicional em Ciências e Matemática - Tópicos Especiais de Estrutura e Funcionamento de 1º Grau. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso de Estudos Adicionais na Área de Comunicação e Expressão - Técnicas de Ensino Aprendizagem. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso de Estudos Adicionais na Área de Comunicação e Expressão - Fundamentos da Educação Aplicáveis ao Desenvolvimento do Pré-Adolescente. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso de Estudos Adicionais na Área de Comunicação e Expressão - Tópicos Especiais de Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Curso de Estudos Adicionais na Área de Ciências e Matemática - Técnicas de Ensino Aprendizagem. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORDEIRO, M. M. . Plano Decenal de Educação para Todos, o que é?. 1994. (Palestra).

CORDEIRO, M. M. . A utilização da imagem como leitura. 1990. (Palestra).

Prêmios

2003

Diploma de Pioneiro do Colégio Militar de Juiz de Fora, Colégio Militar de Juiz de Fora.

2000

Referência Elogiosa, Colégio Militar de Juiz de Fora.

1997

Diploma de Qualificação Profissional Competente, Colégio Militar de Juiz de Fora.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Núcleo de Formação de Professores. , Universidade Federal de São Carlos, Jardim Guanabara, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13574640, Telefone: (16) 33519794, Ramal: 9794

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Classe E Nível IV, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2006

    Ensino, Pró-Reitoria de Graduação, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Trabalho de apoio pedagógico

  • 01/2014 - 03/2017

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação/Divisão de Desenvolvimento Pedagógico, .,Cargo ou função, Diretora.

1998 - 2006

Colégio Militar de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Classe B Nível IV, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu a função de chefe do Setor Pedagógico da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Juíz de Fora.

1995 - 1997

Colégio Militar de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Classe C Nível I, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou com Coordenadora do Setor Pedagógico

Atividades

  • 01/1998 - 08/2006

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Ensino, .,Serviço realizado, Coordenação do Setor Pedagógico e Coordenação Pedagógica.

  • 06/1995 - 03/1997

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Ensino, .,Serviço realizado, Coordenaçao do Setor Pedagógico.

1994 - 1994

Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos do Estado do Amazonas

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como Coordenadora de Estágio e Professora das disciplinas pedagógicas do Curso de Magistério do Ensino Médio na cidade de Carauari - AM.

1993 - 1993

Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos do Estado do Amazonas

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 31

Outras informações:
Atuou como Supervisora de Estágio do Curso de Magistério na Escola Estadual Professor Johannes Petrus, na cidade de Alvarães - AM. Também ministrou as disciplinas pedagógicas do Curso de Magistério do Ensino Médio.

Atividades

  • 03/1994 - 12/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Didática da Linguagem, Filosofia da Educação e História da Educação

1995 - 1995

Prefeitura de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Urbano A1, Carga horária: 20

1985 - 1992

Bossina Bovinos e Suinos Limitada

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40