André Luiz Reis Mattos

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004), Licenciado em História pela Universidade de Uberaba (2009), Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2008), Mestre em História Social - linha de pesquisa em História Cultural (2012) pela Universidade Severino Sombra de Vassouras/RJ (Capes 3). Presidente da Fundação Educacional de Três Rios de 2008/2010, exerço a função de técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (1995). Tenho experiência como docente na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, História da Administração, Gestão de Pessoas, Comercio Exterior, Marketing,e Educação e Tecnologia na Educação, além de História do Brasil, História e Fotografia, História Social , História da Educação, Memória e Pedagogia.

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2010 - 2012

Universidade Severino Sombra
Título: Fotografia, História e Memória: reflexões e narrativas imagéticas da Vila de Entre-Rios (1861-1939),Ano de Obtenção: 2012
Drª Ana Maria Dietrich.Palavras-chave: Fotografia, História e Memória..Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Docência do Ensino Superior

2007 - 2007

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: As Novas Tecnologias no Processo de Educação Universitária e a Participação do Docente, Objetivando a Formação Social e Cultural do Discente
Orientador: Amanda de Oliveira Veiga

Graduação em Licenciatura em História

2006 - 2009

Universidade de Uberaba
Título: Fotografia e História: As Transformações Urbanas Ocorridas no Centro da Cidade de Três Rios Registradas Fotograficamente
Orientador: Lincoln Gonçalves Rodrigues

Graduação em Bacharel em Administração

1998 - 2004

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Gestão Pública. (Carga horária: 56h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2003 - 2003

Comunicação Estratégica. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola de Serviço Público, FESP, Brasil.

2002 - 2002

Interpretação de Texto. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola de Serviço Público, FESP, Brasil.

2001 - 2001

Capacitação Didática e Exposição. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola de Serviço Público, FESP, Brasil.

2001 - 2001

Redação Oficial. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola de Serviço Público, FESP, Brasil.

2001 - 2001

Atualização em Lingua Portuguesa. (Carga horária: 60h). , Fundação Escola de Serviço Público, FESP, Brasil.

2001 - 2001

Gestão de Pequenos Negócios. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

1990 - 1990

Organização e Métodos. (Carga horária: 12h). , Federação das Misericórdias do Estado do Rio de Janeiro, FMERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História e Fotografia, Historia Social e Cultural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Imprensa.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MATTOS, A. L. R. . I Simpósio de Pós-graduando em História Social da Universidade Severino Sombra. 2011. (Outro).

MATTOS, A. L. R. . I Jornada Pedagógica. 2008. (Outro).

MATTOS, A. L. R. . II Encontro de Educadores. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXX Semana de História da UFJF.A formação do espaço urbano da Vila de Entre-Rios pela perspectiva dos estudos semióticos: os discursos na memória fotográfica e impressa. 2013. (Seminário).

III ENEIMAGEM - Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Fotografia e História: análise de memórias da Vila de Entre-Rios pela perspectiva de fontos fotográficas. 2011. (Encontro).

I Seminário Nacional do Laboratório de Estdos e Pesquisas da Contemporaneidade.Fotografia e memória: o lugar dos negros libertos e seus descendentes na nascente sociedade da Vila de Entre-Rios. 2011. (Seminário).

I Seminário Nacional do Laboratório de Estdos e Pesquisas da Contemporaneidade.Arte, fotografia e cinema. 2011. (Seminário).

I Simpósio de Pós-graduandos em História Social.Memória e identidades nos espaços urbanos. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Pós-graduandos em História Social.Fotografia e Memória. 2011. (Simpósio).

?Democracia y política em el escenario global: La presencia de Latino-Ibero-América-Caribe?. 2010. (Outra).

?El pensamiento lotinoamericano contemporâneo. Desafios para la intelectualidad?,. 2010. (Outra).

I Seminário de Pedagogia Instituto Superior de Educação do Centro de Ensino Superior de Valença ? CESVA/FAA.Educação: uma relação que deixa marcas. 2010. (Seminário).

IV Seminário de História Cultural ? Universidade Severino Sombra ? USS ? Vassouras/RJ.Fotografia e História. A fotografia como fonte historiográfica no registro das transformações das paisagens urbanas ? Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro/RJ?. 2010. (Seminário).

IV Simpósio de Política e Cultura ? Universidade Severino Sombra ? USS ? Vassouras/RJ.FOTOGRAFIA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: REFLEXÕES E NARRATIVAS IMAGÉTICAS DA VILA DE ENTRE-RIOS (1858-1940). 2010. (Simpósio).

Palestra para alunos do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Centro de Ensino Superior de Valença ? CESVA/FAA.A Análise da Fotografia como Fonte Histórica: Uma Visita à História da Educação.. 2010. (Outra).

XIV Encontro Regional de História da ANPUH-RIO ? Memória e Patrimônio.FOTOGRAFIA E HISTÓRIA: A fotografia como fonte historiográfica no registro das transformações das paisagens urbanas ? Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro/RJ. 2010. (Encontro).

O Pedagogo educador dirigente e os horizontes da educação brasileira na relação estrutural e conjuntural. 2007. (Encontro).

I Conferência Regional de DST/AIDS da Região Centro-SUL do Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

DIETRICH, A. M.; SANTOS, K. P.; PEREIRA, N. C.;ARAUJO, C. E. M.. Fotografia, história e memória: reflexões e narrativas imagéticas da Vila de Entre-Rios (1861 - 1939). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Ana Maria Dietrich

DIETRICH, A. M.; PEIXOTO, K.; CARDOSO, N.; ARAUJO, C. E. M.. Fotografia, História e Memória: reflexões e narrativas imagéticas da Vila de Entre-Rios (1861-1939). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Ana Maria Dietrich

DIETRICH, A. M.; LOPES, F. H.; PEIXOTO, K.. Fotografia, história e memória: reflexões e narrativas imagéticas da vila de Entre-Rios (1858-1970). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Carolina de Sá Cancela

Despacho Aduaneiro Na Exportação; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Bianca Azevedo Silvério

EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADE: O PROJETO ?JOVENS URBANOS?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Reis Mattos;

Ana Paula de Oliveira Silva

EDUCAÇÃO E IMPRENSA: A IMPRENSA COMO ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO DO PENSAMENTO CIVILIZADOR REPUBLICANO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ? O CASO DO JORNAL AREALENSE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Reis Mattos;

Marcia Lacerda Sarmento Lopes

UMA HISTÓRIA DO SILÊNCIO - A MULHER PROFESSORA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Reis Mattos;

Marcelo Reis Lavinas

A AVALIAÇÃO DA CRIANÇA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Luiz Reis Mattos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Maria Dietrich

Fotografia, História e Memória: reflexões e narrativas imagéticas da Vila de Entre-Rios (1861-1939); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Dietrich;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MATTOS, A. L. R. . O Jornal Arealense: Imprensa do interior do Estado do Rio de Janeiro do início do séc. XX. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (Online) , v. 1, p. 1-21, 2013.

  • MATTOS, A. L. R. . Pelos olhos do Guilherme rememoro a minha infância (1/2). Contempoartes Revista Semanal de Difusão Cultural , v. 1, p. 51, 2011.

  • MATTOS, A. L. R. . Pelos olhos do Guilherme rememoro a minha infância. Contemporartes Revista Semanal de Difusão Cultural , v. 1, p. 53, 2011.

  • MATTOS, A. L. R. . ?Fotografia, História e Memória: lembranças permanecem ?vivas? no referente fotográfico?. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (Online) , v. 1, p. 1, 2011.

  • MATTOS, A. L. R. . Fotografia, Memória e a Diversidade das Fontes Históricas. Caderno Caminhos da História (Universidade Severino Sombra) , v. 7, p. 19-32, 2011.

  • MATTOS, A. L. R. . Fotografia, memória e esquecimento. Contemporartes - Revista Semanal de Difusão Cultural , v. 1, p. 37, 2010.

  • MATTOS, A. L. R. . Vejo os olhos que viram o imperador. Caderno Caminhos da História (Universidade Severino Sombra) , v. 6, p. 2, 2010.

  • MATTOS, A. L. R. . A Representação do Real pela Fotografia no Imaginário Popular. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (Online) , v. 1, p. 01-30, 2010.

  • MATTOS, A. L. R. . ?Fotografia e História: análise de memórias da Vila de Entre-Rios pela perspectiva de fontes fotográficas?. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo/SP. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011. v. 1.

  • MATTOS, A. L. R. . ?Fotografia e História: análise de memórias da Vila de Entre-Rios pela perspectiva de fontes fotográficas?. In: III ENEIMAGEM ? Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina/PR. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011.

  • MATTOS, A. L. R. . ?Fotografia e História. A fotografia como fonte historiográfica no registro das transformações das paisagens urbanas ? Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro/RJ?. In: XIV Encontro Regional da AMPUH-RIO: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 2010, Rio de Janeiro/RJ. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimonio, 2010.

  • MATTOS, A. L. R. . Fotografia e memória: O lugar dos escravos libertos e seus descendentes na. In: I Seminário Nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade, 2011, Juiz de Fora/MG. I SEMINÁRIO NACIONAL LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA CONTEMPORANEIDADE - MINORIAS E SUAS REPRESENTAÇÕES.

  • MATTOS, A. L. R. . História Social do Trabalho: imagens e narrativas do trabalho em Três Rios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATTOS, A. L. R. . Fotografia e Memória: o lugar do negro liberto e seus descendentes na nascente sociedade da Vila de Entre-Rios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MATTOS, A. L. R. . História da Criança e da Infância ? da Idade Média a Contemporaneidade.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MATTOS, A. L. R. . História do Brasil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MATTOS, A. L. R. . "Fotografia e memória: a inserção do negro liberto e seus descendentes na nascente sociedade da Vila de Entre-Rios". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATTOS, A. L. R. . Gestão de Vendas. 2009. .

MATTOS, A. L. R. . História do Município de Três Rios através de fotografias. 2009. .

MATTOS, A. L. R. . Agronegócio. 2009. .

MATTOS, A. L. R. . Curso de Secretariado. 2008. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - LEPCON, Descrição: Promove o diálogo interdisciplinar na área de humanidades e artística (sociologia, antropologia, história, geografia, literatura, cinema e teatro) tendo como eixo pesquisas sobre a contemporaneidade com pesquisadores da UFABC, UFV, UFJF, UFBA, UERJ, USS, UFRPE, UFF, UPF, UFPR. Desenvolvem-se estudos sobre a produção contemporânea cinematográfica, literária, dramatúrgica e de Artes Plásticas. Refletimos também sobre arquivologia, GED e patrimônio. Outras reflexões se referem à memória e adensamento de práticas identitárias por meio de narrativas orais. Também enfocamos temas sobre o dinamismo da época contemporânea em aspectos multifacetados da política, economia e cultura. Desde 2007, produz duas revistas. A Contemporâneos- Revista de Artes e Humanidades, ISSN 1982-3231(www.revistacontemporaneos.com.br) discute a contemporaneidade levando-se em conta estudos da áreas humanísticas e artísticas de um ponto de vista interdisciplinar. É publicada semestralmente, com circulação nacional, tem qualis CAPES e é indexada pelo Sumarios.org. Publicou os dossiês: Democracia ou Socialismo (ed. 1, nov-abril 2008), Cinema e História (ed. 2, maio-out 2008), Arte e Brasilidade (ed. 3, nov-abril 2009), Novos Tempos, novos territórios (ed. 4, maio-out 2009), Global e Local na Cultura (ed. 5, nov-abril 2010), Diálogos entre História e Literatura (ed. 6, maio-out. 2010), Dilemas da Contemporaneidade (nr. 7, nov-abril 2011) e Minorias e suas representações (nr. 8, nov-março de 2012). A Contemporartes-Revista de Difusão Cultural, ISSN 2177 4404 (http://revistacontemporartes.blogspot.com) reúne estudiosos e artistas que escrevem colunas sobre sua produção artística e de crítica para entender a contemporaneidade de um ponto de vista interdisciplinar. Promoveu eventos o Seminário Nacional Novos Tempos, novos territórios (UFV, 2009), I e II Festival Jornalismo e História (UFV, 2009), África de Ontem, África de Hoje (UFV, 2008), I Mostra Científica Contemporartes(Enearte - Ouro Preto - MG).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luiz Reis Mattos - Integrante / Ana Maria Dietrich - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Conflitos, diversidades culturais e tecnologias, Descrição: Propõe o estudo amplo e sistemático das várias expressões dos conflitos na contemporaneidade, com dimensões econômicas, políticas, culturais, artísticas, ambientais, científicas, tecnológicas, que requerem olhares críticos de pesquisas interdisciplinares a partir de categorias de análise transversais, como classe, gênero, etnia, geração, entre outras. Consideramos as questões relacionadas à memória e à identidade e aos diversos tipos de narrativas e performances contemporâneas são fundamentais para o estudo e a compreensão de questões identitárias que envolvem a diversidade cultural de sujeitos e grupos em disputa por valores materiais e imateriais, por protagonismos em trajetórias históricas e em políticas públicas, abrangendo a investigação e o reconhecimento de processos de identificação e de subjetivação que escapam à reducionismos e pontos de vista únicos.Os projetos em desenvolvimento no grupo de estudos tratam de temáticas complexas, em que ciência e tecnologia e os distúrbios contemporâneos são palavras-chave para o entendimento e a visibilidade das manifestações sociais, culturais, artísticas e políticas, que ganham contornos diferentes e inusitados na era da cultura digital. Nessa direção, as pesquisas trazem múltiplas contribuições teóricas e metodológicas das áreas de Humanidades e de Artes para dialogar com campos interdisciplinares como o de História das Ciências, Estudos Culturais e Estudos de Performance e do Corpo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luiz Reis Mattos - Integrante / Ana Maria Dietrich - Coordenador.

  • 2004 - Atual

    Laboratório de estudos sobre sociedades e culturas (LESC), Descrição: O Laboratório de Estudos sobre Sociedade e Cultura (LESC) da Universidade Severino Sombra está organizado desde 2002 e vem desenvolvendo pesquisa com temas onde se articulam a História Social e a História Cultural. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório versam sobre a construção de identidades espaciais; identidades étnicas e degênero; expressões culturais pictóricas, fílmicas, musicais, literárias e teatrais, assim comoestudos sobre cultura material; a construção simbólica e imaginária como inerente àsdimensões culturais das sociedades, intermediadas por imagens e/ou discursos. Ao longo deste período lançou diversas obras coletivas contando sempre com a participação de pesquisadores do grupo e professores e pesquisadores convidados. O Laboratório tem procurado manter a periodicidade de suas publicações, a saber: 2003 ?Desigualdade com organização de Maria Philomena da Cunha Gebran; 2004 ? Espacialidades, também com organização de Maria Philomena da Cunha Gebran, que pode ser considerado como uma sequência à série iniciada com a publicação anterior; 2006 ? História Cultural - novas interpretações, organizada por Philomena Gebran; 2007 ?Cinema-História com organização de José D'Assunção Barros; 2008 ? Cinema-História, com organização de José D?Assunção Barros (USS) e Jorge Nóvoa (UFBA), editado pela Ed. Apicuri; 2010 ? História Cultural, organizado por William de Souza Martins (UFRJ) e Gisele Sanglard (USS). Os trabalhos desenvolvidos no Laboratório têm sido sistematicamente apresentados em eventos regionais, nacionais e internacionais. Realização importante do grupo foi a concretização de um projeto junto ao Centro de Documentação Histórica da USS (CDH) - projeto coordenado pelo prof. José Jorge Siqueira que obteve financiamento da FAPERJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luiz Reis Mattos - Integrante / José Jorge Siqueira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, 2ª Vara da Comarca de Três Tios. , Av Tenente Enéas Torno 42, Nova Niterói, 25802330 - Três Rios, RJ - Brasil, Telefone: (24) 22517321

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Núcleo-Pós Aperfeiçoamento Profissional

    Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de História no Curso Preparatório para Carreira Militar, ensino fundamental e médio.

  • 2011 - 2014

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante

    Outras informações:
    Membro pesquisador do LEPCOM

  • 2010 - 2012

    Universidade Severino Sombra

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

  • 2008 - 2010

    Fundação Educacional de Três Rios

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Atuando também como Professor dos Cursos de Secretariado e Agronegócio no projeto da Escola de Qualificação Profissional do Município de Três Rios

  • 2008 - 2010

    Fundação Educacional de Três Rios

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário

  • 2007 - 2008

    Instituto de Ensino Brasil Estados Unidos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Gestão Adminstrtiva, Carga horária: 14

  • 2002 - 2003

    Prefeitura municipal de Três Rios/rj

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor de Gestão Pessoal no Curso de Qualificação de Doméstica" e Professor de Gestão de Pequenos Negócios no Curso de Artesanato em Cerâmica e Gesso, duas turmas em ambos os cursos.

  • 1999 - 2005

    Grupo de Apoio aoVestibulando

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e Diretor, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Fundador, Diretor e Professor de Interpretação de Texto, Redação, Geografia e História (em períodos distintos) no Pré-Vestibular Social, e de Estatuto do Funcionário Público do Estado do Rio de Janeiro e de Consolidação Normativa no Curso Preparatório para Concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

  • 1995 - Atual

    Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico Judiciário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Lotado na 2ª Vara da Comarca de Três Rios/RJ

  • 2014 - Atual

    Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de História da Educação I e II do curso de Pedagogia e de Comercio Exterior I e II do curso de Logistica