Christiano Vieira Pires
Professor Titular do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ. Atual Chefe do DEALI-UFSJ. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Agroquímica (2002) e doutorado em Bioquímica Agrícola (2005) pela mesma Universidade. Foi Professor de Bioquímica da Universidade Presidente Antônio Carlos (2002-2005), da Faculdade de Saúde Ibituruna (2005-2006) e da Associação Educativa do Brasil (2005-2006). Foi coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos das Faculdades Unidas do Norte de Minas (2005-2006) e Professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequtinhonha e Mucuri (2006-2009) onde ministrou as disciplinas de Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Carnes e Tecnologia de Leite, na graduação e Bioquímica geral, Tópicos em Tecnologia de Carnes e Tópicos em Tecnologia de Leite para o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de São João del Rei (2010-2012) e Sub-Chefe do DEALI-UFSJ (2013-2015) , onde também ministra aula das disciplinas Análise de Alimentos e Nutrição e Qualidade Nutricional de Alimentos. Orientou e em orientado diversos estudantes em projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento e em nível de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de cursos. Tem co-orientado alunos de mestrado e doutorado em parcerias com a UFMG e com o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.Tem experiência na área de Química, Física, Físico-química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-primas Alimentícias, em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos e Qualidade Nutricional de Proteínas. É membro da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais.É membro Suplente da Comissão da Produção Orgânica no Estado de Minas (CPOrg-MG). É Líder do Grupo de Pesquisa:Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Bioquímica Agrícola
2002 - 2005
Universidade Federal de Viçosa
Título: Otimização de Técnicas de Determinação da Digestibilidade in vitro para a Substituição da Digestibilidade in vivo no Cálculo do Escore Químico Corrigido pela Digestibilidade Protéica-PDCAAS
, Ano de obtenção: 2005. Maria Goreti de Almeida Oliveira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Alimentos, enzimas, proteínas; Qualidade; Proteínas.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos. Setores de atividade: Outro.
Mestrado em Agroquímica
2000 - 2002
Universidade Federal de Viçosa
Título: Caracterização Bromatológica e Digestibilidade in vitro de Proteínas de cultivares de Feijão (Phaseolus vulgaris L.)
, Ano de Obtenção: 2002.Maria Goreti de Almeida Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Feijão, proteínas, digestibilidade in vitro, enzim.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos. Setores de atividade: Outro.
Formação complementar
2023 - 2023
Análise de contaminantes em alimentos por cromatografia. (Carga horária: 4h). , Instituto de Ciências Agrárias - UFMG, UFMG, Brasil.
2023 - 2023
Óleos essenciais: extração e diversidade no sertão mineiro. (Carga horária: 4h). , Instituto de Ciências Agrárias - UFMG, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Manutenção básica e operação de equipamento GC-MS Shimadzu. (Carga horária: 40h). , UFSJ/SHIMADZU, SHIMADZU, Brasil.
2015 - 2015
Cromatografia Gasosa/Espectrometria de Massas e Termogravimetria. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Boas Práticas Agropecuárias. (Carga horária: 37h). , Associação Brasileira do Novilho Precoce, ABNP, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Classificadores de Carcaça Bovina. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira do Novilho Precoce, ABNP, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento em Segurança Alimentar - Leite. (Carga horária: 8h). , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Química e Estrutura de Proteínas com Ênfa. (Carga horária: 100h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2001 - 2001
Montagem, Manutenção e Configuração de Microcomput. (Carga horária: 20h). , TD Infotmática, TD INFORMÁTICA, Brasil.
1999 - 1999
Oficina de Comunicação Oral. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1999 - 1999
Legislação e Rotulagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1997 - 1997
Embalagens Alternativas para a Indústria de Alimen. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1997 - 1997
Tratamento de Efluentes. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
Modificações de Óleos e Gorduras. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1997 - 1997
Como Elaborar um Projeto de Pesquisa e Desenvolvê-. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1995 - 1995
Racionalização de Energia na Indústria de Alimento. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos.
Organização de eventos
PIRES, CHRISTIANO V. ; TROMBETE, F. M. ; Junqueira, M.S ; MACEDO, M. C. C. ; CUNHA, A. C. ; VIANA, A. P. ; PAULA, R. R. . I COICTA - CONGRESSO ON-LINE INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, SEGURANÇA ALIMENTAR: ESTRATÉGIAS EM PERÍODO DE PANDEMIA. 2020. (Congresso).
PIRES, Christiano Vieira . Membro do Comitê Científico do Congresso on-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação (CBCP), realizado do dia 05/10/2020 a 11/10/2020.. 2020. (Congresso).
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Membro da Comissão Local de Organização da XV Semana de Extensão Universitária - SEMEX UFSJ/CSL. 2017. (Congresso).
PIRES, Christiano Vieira . Membro da Comissão Oragizadora da I Semana Acadêmica dos Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Agronômica. 2011. (Outro).
PIRES, CHRISTIANO V. ; TROMBETE, F. M. ; Junqueira, M.S ; MACEDO, M. C. C. ; CUNHA, A. C. ; VIANA, A. P. ; PAULA, R. R. . I COICTA - CONGRESSO ON-LINE INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, SEGURANÇA ALIMENTAR: ESTRATÉGIAS EM PERÍODO DE PANDEMIA. 2020. (Congresso).
Participação em eventos
29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE AMOSTRAS DE QUEIJO CABACINHA DO VALE DO JEQUITINHONHA - MG. 2024. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TECNOLÓGICO E SUSTENTÁVEL DO AMIDO NA FABRICAÇÃO DE BALAS DE GOMA,. 2024. (Congresso).
3 Simpósio Internacional de Segurança Alimentar de Belo Horizonte.Avaliador de trabalhos. Moderador das apresentações orais. Membro da Comissão Científica.. 2023. (Simpósio).
V SIMEALI - Biomas brasileiros: industrialização e consumo alimentar.Desenvolvimento e avaliação da qualidade de antepastos a base de Kefir.. 2023. (Simpósio).
7º Simpósio Internacional 3M Food Safety. 2021. (Congresso).
Entendendo a rotulagem geral dos alimentos. Organizado e ministrado por: Liner Consultoria em Sistemas de Gestão da Qualidade LTDA.. 2021. (Seminário).
Lucha contra el fraude alimentario - El papel de los interlaboratorios para garantizar la integrid". LGC AXIO Proficiency Testing. 2021. (Seminário).
Mesa Redonda online - Rotulagem de Alimentos. FEA-UNICAMP. 2021. (Seminário).
O Consumidor e as Embalagens dos Alimentos: A importância da rotulagem e seus impactos nas escolhas dos consumidor. Organizado por: ESA OAB Barra da Tijuca-RJ.Aar. 2021. (Seminário).
Reunião da Comissão de Agropecuária e Agroindústria,da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais..Problemas da cadeia produtiva dos queijos artesanais no Estado, em especial no que se refere à regulamentação dos tipos de queijo, à habilitação sanitária das queijarias e à comercialização interestadual... 2021. (Outra).
I Ciclo de palestras do Centro Acadêmico da Engenharia de Alimentos UFSJ - CSL.. 2020. (Outra).
I Congresso online Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Segurança Alimentar- Estratégias em Período de Pandemia.. Palestra de abertura. 2020. (Congresso).
Novo Conceito da Rotulagem Nutricional.. 2020. (Seminário).
Cine Debate Guayi-UFSJ.Muito Além do Peso. 2018. (Outra).
XV Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ii. 2017. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - CBCTA. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJOS CABACINHA PRODUZIDOS ARTESANALMENTE NA REGIÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA (MG). 2016. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Contagem de Bactérias Mesófilas, Coliformes Totais e Termotolerantes em Amostras de Queijo Cabacinha Comercializados no Norte de Minas Gerais. 2014. (Congresso).
9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Efeito da Sazonalidade Sobre as Características de Qualidade do Leite Cru Utilizado Para a Fabricação de Queijo Minas Artesanal. 2011. (Congresso).
I Semana Acadêmcia dos Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Agronômica.Moderador de mesa redonda CREA x CRQ. 2011. (Outra).
9º Curso de Formação de Classificadores de Carcaça Bovina.9º Curso de Formação de Classificadores de Carcaça Bovina. 2007. (Outra).
Curso de Boas Práticas Agropecuárias.Curso de Boas Práticas Agropecuárias. 2007. (Outra).
I Encontro de Produtores de Leite do Norte de Minas.Qualidade do Leite e Influência na Produção de Derivados. 2007. (Encontro).
IX Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFVJM.Avaliar de Trabalhos da Apresentação Oral. 2007. (Simpósio).
I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos em Bovinocultura de Corte da UFVJM.Tipificação de Carcaças Bovinas. 2006. (Simpósio).
I Simpósio Sobre Técnicas Avançadas de Análise Proteômica e Estudo da Estrutura de Proteínas.I Simpósio Sobre Técnicas Avançadas de Análise Proteômica e Estudo da Estrutura de Proteínas. 2004. (Simpósio).
XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2004. (Congresso).
XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2003. (Congresso).
XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2002. (Congresso).
XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2001. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2000. (Congresso).
XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2000. (Congresso).
I Semana Acadêmica de Tecnologia de Alimentos da UFV (XIV Semana de Engenharia de Alimentos e II Semana Tecnológica de Laticínios).I Semana Acadêmica de Tecnologia de Alimentos da UFV (XIV Semana de Engenharia de Alimentos e II Semana Tecnológica de Laticínios). 1999. (Outra).
IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV.IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV. 1999. (Simpósio).
Workshop Alimentos Funcionais.Workshop Alimentos Funcionais. 1999. (Simpósio).
XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 1999. (Congresso).
II Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Alimentos.II Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Alimentos. 1998. (Encontro).
VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV.VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV. 1998. (Simpósio).
XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1998. (Congresso).
XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 1998. (Congresso).
VII Simpósio de Iniciação Científica da UFV.VII Simpósio de Iniciação Científica da UFV. 1997. (Simpósio).
XIII Semana de Engenharia de Alimentos da UFV.XIII Semana de Engenharia de Alimentos da UFV. 1997. (Outra).
XVI Semana de Engenharia de Alimentos da UNICAMP.XVI Semana de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. 1997. (Outra).
XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 1997. (Congresso).
VI Seminário Mineiro de Ciência e Tecnologia.VI Seminário Mineiro de Ciência e Tecnologia. 1996. (Seminário).
XII Semana de Engenharia de Alimentos da UFV.XII Semana de Engenharia de Alimentos da UFV. 1995. (Outra).
Participação em bancas
RIBEIRO, C. V. M.;CRUZ, Renato SouzaPIRES, CHRISTIANO VIEIRA. LEITELHO COMO UM INGREDIENTE FUNCIONAL E SUSTENTÁVEL PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. 2025. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS (PGALI)) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, L. D.; RESENDE, M. M.;PIRES, Christiano Vieira. ?Fermentação de cafés em escala industrial em biorreator de 15.000 L: efeitos da adição de água e inóculo?:. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Uberlândia.
CARLOS, L. A.;PIRES, Christiano Vieira; CONCEICAO, R. R. P. Participação em banca de LORRANE MOREIRA REIS. EFEITOS DA OZONIZAÇÃO DE CASCAS DE BATATA-INGLESA NA REDUÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS E PROCESSAMENTO DE FARINHA PARA PRODUÇÃO DE BISCOITOS.. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRACRUZ, Renato Souza; BRANDI, I. V.. UTILIZAÇÃO DE FARINHA DE BAGAÇO DE UVA NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE FARINHA DE TRIGO PARA A ELABORAÇÃO DE MACARRÃO SECO TIPO GOMITI RIGATI. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS) - Universidade Federal da Bahia.
MARTINS, J. M.; MARTINS, M. L.; NOGUEIRA, C. H.; BENEVENUTO, W. C. A. N.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA. Membro da banca de defesa de dissertação da Acadêmica Rosana Campos do Vale do curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF Sudeste MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.
MACEDO, M. C. C.; FANTE, C. A.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; ARAUJO, R. L. B.; GARCIA, M. A. V. T.. Membro da Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da Aluna Maria Clara Coutinho Macedo, intitulada. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRACRUZ, Renato Souza; REIS, R. C.. Efeito da adição da fibra de caju nas propriedades tecnológicas da farinha de trigo para a produção de macarrão massa fresca tipo talharim. 2016 - Universidade Federal da Bahia.
MORAIS, H. A.;PIRES, I. S. C.; OLIVEIRA, L. C.;PIRES, Christiano Vieira. Elaboração de Patê de Galinha com Teores REduzidos de Cloreto e Nitrito de Sódio Adicionado de Concentrado Proteico de Soro de Leite. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Meio Ambiente) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PIRES, Christiano Vieira; Paulino, Pedro Veiga Rodruigues; CASTRO, G. H. F.;Villela, Severino Delmar Junqueira. Membro da Comissão Examinadora do Trabalho de Dissertação Intitulado: Desempenho, características de carcaças e qualidade de carne em diferentes classes sexuais de bovinos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UFVJM) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida; LAMEGO, M. R. A.;PIRES, Christiano VieiraCOSTA, Neuza Maria Brunoro; TINOCO, A. L. A.. Efeito da Extração do Lipídio e da Casca na Digestibilidade in vitro de Diferentes Fontes Protéicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa.
ARAUJO, R. L. B.; TAKAHASHI, J. A.;PIRES, Christiano Vieira; OLIVEIRA, G. B.; SILVA, M. R.. PERFIL QUÍMICO DO PERICARPO DE PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB.) IN NATURA E NA FORMA DE FARINHA E O EFEITO DA DIGESTIBILIDADE IN VITRO NA BIOACESSIBILIDADE DOS COMPOSTOS FENÓLICOS.. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ARAUJO, R. L. B.; MELO, J. O. F.; ALMEIDA, L. P.;PIRES, Christiano Vieira; FANTE, C. A.; COSENZA, G. P.. DETERMINAÇÃO DO PERFIL QUIMICO DE CAGAITA (EUGENIA DYSENTERICA) E DO SEU SORVETE UTILIZANDO A ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM IONIZAÇÃO POR PAER SPRAY E A MICROEXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA NO MODO HEADSPACE COMBINADA COM A CROMATOGRAFIA GASOSA ACOPLADA A ESPECTROMETRIA DE MASSAS.. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
OLIVEIRA, Maria Goreti de AlmeidaPIRES, Christiano Vieira; GONCALVES, A. C. A.; SILVA, W. A.; PAES, M. C. D.. Isolamento e quantificação de prolaminas (zeinas) do Germoplasma Tropical de Milho e produção e avaliação de biofilmes. 2012. Tese (Doutorado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa.
OLIVEIRA, Maria Goreti de AlmeidaPIRES, Christiano VieiraCOSTA, Neuza Maria Brunoro. Qualidade proteica de alimentos, aprimoreamento de métodos de digestibilidade in vitro e qualidade de grãos atacados por insetos-praga. 2009. Tese (Doutorado em Bioquímica Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.
RESENDE, J. V.;PIRES, Christiano Vieira; BOTREL, D. A.; SOUZA, A. C.. Exame de Qualificação de Doutorado da Estudante Débora Mara de Jesus Cassimiro. PPGCA-UFLA.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras.
OLIVEIRA, Maria Goreti de AlmeidaPIRES, Christiano Vieira; PAES, M. C. D.; OLIVEIRA, J. C.; DIAZ, M. A. N.. Membro da Banca de Qualificação em Bioquímica Agrícola da Estudante Rita de Cássia Oliveira Sant'Ana. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.
SILVA, M. H. L.;PIRES, Christiano Vieira; SILVA, V. R. O.. Membro da banca examinadora de qualificação do discente Anthonioni Peron Dal Sasso, do curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G.
CRUZ, Renato SouzaPIRES, CHRISTIANO V.; BRANDI, I. V.; OTTONI, C. G.; GRUZIAN, J. I.. Propriedades químicas, morfológicas e funcionais do amido extraído da semente de abacate.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal da Bahia.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRACRUZ, Renato Souza; REIS, R. C.. EFEITO DA ADIÇÃO DE FIBRAS NAS PROPRIEDADES TECNOLOGICAS DO MACARRÃO MASSA FRESCA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciencia de Alimentos) - Universidade Federal da Bahia.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; SILVA, WASHINGTON AZEVEDO DA; GONCALVES, A. C. A.. Analise do peso liquido e terores de gordura em amostras de salgadinho de milho industrializados e comercializados na cidade de Sete Lagoas-MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; Junqueira, M.S; AVILA, J. C. C. E.. ELABORACAO DE REFRIGERANTE DIET DE COQUINHO AZEDO (Butia capitata), RICO EM FIBRAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
MACHADO TROMBETE, FELIPE;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA. CONTAGEM TOTAL DE FUNGOS E AVALIACAO DA PREVALENCIA DE DIFERENTES GENEROS NOS GRAOS E DERIVADOS DE MILHO, TRIGO E SORGO COMERCIALIZADOS NO BRASIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
GONCALVES, A. C. A.; UBALDO, J. C. S. R.;PIRES, CHRISTIANO. ANTEPASTO A BASE DE KEFIR: DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZACAO FISICO-QUIMICA E ACEITACAO SENSORIAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; SILVA, L. S.; SILVA, W. A.. Desenvolvimento e caracterizacao de bolo integral com propriedades funcionais de biomassa de banana verde. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; MACEDO, M. C. C.; SILVA, A. P. C. M.. CARACTERIZACAO DO PERFIL DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGANICOS POR REGIOES BRASILEIRAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, Christiano Vieira; UBALDO, J. C. S. R.. Análise sensorial Queijo Minas Artesanal revestido: viabilidade e percepção do consumidor para definição da embalagem.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, Christiano Vieira; Junqueira, M.S. Avaliação de informações de rotulagem e de composição microbiológica de kombucha disponíveis no comércio de Sete Lagoas-MG.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
TROMBETE, F. M.;PIRES, Christiano Vieira; SANTOS, R. R.. Capacitação e Produção em Tecnologia de Alimentos: Relato de experiência em um programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei... 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, Christiano Vieira; SOUZA, M. R.. .Influência da aplicação de revestimento comestível em queijo Minas artesanal durante o período de maturação.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, Christiano Vieira; CARLOS, L. A.. Aplicação de extrato aquoso de sorgo para elaboração de cobertura comestível de folhas de ora-pro-nóbis minimamente processado.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Junqueira, M.S;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; TRINDADE, J. T.. Uso de leveduras não convencionais pela indústria cervejeira.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO V.; GONCALVES, A. C. A.; KOBORI, C. N.. Adição de biomassa de banana verde em bombom.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, CHRISTIANO V.; CARLOS, L. A.. Aplicação de extrato de sorgo para elaboração de cobertura comestível de folhas de ora-pro-nóbis minimamente processado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
LOPES, D. C.;PIRES, CHRISTIANO V.; STEIDLE NETO, A. J.. Programa computacional para cálculo do escore químico de aminoácidos corrigido pela digestibilidade protéica (PCDAAS).. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; CARLOS, L. A.. Desenvolvimento e Caracterização de Bebida Tipo Shake à Base de Ora-Pro-Nóbis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
GONCALVES, A. C. A.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; CARLOS, L. A.. Caracterização físico-química, adequação de rotulagem e análise sensorial de geléias de mocotó.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Junqueira, M.S;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; BRESSANI, A. P. P.. Elaboração de Extrato Hidrossolúvel de Soja Desidratado em Leito de Espuma e Comparação com Produto Comercial e Legislação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Junqueira, M.S;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; FORESTIERI, C. S. T.. Desenvolvimento de Cerveja de Trigo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
TROMBETE, F. M.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; SILVA, W. A.. Desenvolvimento e Avaliação Sensorial de Massa de Pizza Fonte de Fibras sem Glúten Adicionada de Psylliun. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
TROMBETE, F. M.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; SILVA, D. R. G.. Verificação de Adequação Quanto aos Requisitos de Identidade e Qualidade de Arroz das Variedades Preto, Vermelho, Selvagem e Tradicional.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; MACEDO, M. C. C.. Elaboração e Avaliação Físico-Química e Sensorial de Bolo de Abacate Elaborado com Óleo de Polpa de Abacate (Persea americana "Hass").. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; TROMBETE, F. M.; SILVA, L. S.. Análise de Qualidade de Farinhas de Mandioca (Manihot esculenta Crantz).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; Junqueira, M.S; GONCALVES, A. C. A.. Caracterização físico-química e aceitação sensorial de néctares industrializados de laranja comercializados em Sete Lagoas-MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, WASHINGTON AZEVEDO DA;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; KOBORI, C. N.. Desenvolvimento e caracterização de filmes de amido de mandioca com farinha de coco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; TAROCO, H. A.; CARVALHO, P. T.. AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE E DA COMPOSIÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES PROTEICOS TIPO WHEY PROTEIN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; CARVALHO, P. T.. DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE PÃO DE QUEIJO ENRIQUECIDO COM SETE GRÃOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; OLIVEIRA, F. C. E.; GONCALVES, A. C. A.. APROVEITAMENTO DO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DE AÇAÍ NA ELABORAÇÃO DE BARRA DE CEREAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, W. A.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; VILELA JUNIOR, E. T.. RESIDUAL DE LEITE UHT INTEGRAL EM EMBALAGENS CARTONADAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; CASSIMIRO, D. M. J.. Desenvolvimento de queijo tipo Petit Suisse sabor maracujá adicionado de biomassa de banana verde.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; CARLOS, L. A.. Desenvolvimento e caracterização de geleiada de frutas com pimenta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; KOBORI, C. N.; VILELA JUNIOR, E. T.. Pesquisa de fraudes em marcas comerciais de azeite de oliva extra virgem.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; Junqueira, M.S; SILVA, L. S.. Análises físco-químicas e microbiológicas de amostras de água mineral comercializadas no município de Sete Lagoas (MG).. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; SILVA, W. A.. Elaboração e Caracterização de Bolo integral.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Junqueira, M.S;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; QUEIROZ, V. A. V.. Bebida Fermentada Alcoólica Naturalmente sem Glúten à Base de Sorgo e Milho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Junqueira, M.S; TROMBETE, F. M.;PIRES, CHRISTIANO V.. Obtenção e Caracterização de Café Solúvel por Liofilização, Atomização e Leito de Espuma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
REIS, C. G. M.; REIS, G. B.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA. Estudo da Reologia e Caracterização da Biomassa de Banana Verde Adicionada ao Muffin de Cacau.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; SILVA, W. A.; MELO, J. O. F.. Elaboração de Pães Formulados com Farinhas de Sorgo, Semente de Abóbora, Trigo e Aveia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, Christiano Vieira; GONCALVES, A. C. A.. Elaboração, caracterização e aceitabilidade de queijo frescal de leite de cabra Tipo Minas frescal adicionado de bactéria probiótica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Oliveira, J. B.; KOBORI, C. N.;PIRES, Christiano Vieira. Efeito do pH e da goma xantana na estabilidade de emulsões óleo em águas compostas por isolado proteico de soja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, W. A.;PIRES, Christiano Vieira; SILVA, E. C.. Elaboração e caracterização de filme de amido de fruta-pão (Artocarpus altilis) com diferentes concentrações de glicerol e laponita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
LOPES, D. C.; STEIDLE NETO, A. J.;PIRES, Christiano Vieira. Estimativa do teor de magnésio em caldo de cana-de-açúcar por meio de medidas não destrutivas de reflectância espectral no colmo da planta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
GONCALVES, A. C. A.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; KOBORI, C. N.. Aplicação do Perfil Descritivo Otimizado para diferentes marcas de doce de leite. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.;SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira. Análise da Composição Centesimal e Teor de Sódio em Barras Alimentícias com Alto Teor de Proteínas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; SILVA, A. M.; Campos, H.P.. Avaliação da Qualidade Físico-Química do Leite UHT Integral, Comercializado no Município de Sete Lagoas-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.;SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL E TEOR DE SÓDIO DE AMOSTRAS DE FÓRMULAS INFANTIS PARA LACTENTES COM NECESSIDADES DIETOTERÁPICAS ESPECIFÍCAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; SILVA, E. C.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PÃO A BASE DE SORGO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; SILVA, W. A.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PÃO DE QUEIJO UTILIZANDO FARELO DE SORGO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; GONCALVES, A. C. A.; SILVA, W. A.. ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICAS E DE ROTULAGEM DE SALGADINHOS DE MILHO COMERCIALIZADOS EM SETE LAGOAS - MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA. Orientador de monitoria remunerada na disciplina Análise de Alimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, Christiano Vieira; UBALDO, J. C. S. R.. QUEIJO MINAS ARTESANAL: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS, MICROBIOLÓGICOS E LEGISLAÇÃO VIGENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, W. A.;PIRES, Christiano Vieira; SILVA, E. C.. Revestimento ativo antioxidante na conservação de maçã CV. Fuji fatiada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; SILVA, A. M.; UBALDO, J. C. S. R.. Avaliação de parâmetros físico-químicos, micorbiológicos e contagem de células somáticas de leite cru comrecializado informalmente em Sete Lagoas e Curvelo-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; SILVA, A. M.; SILVA, L. S.. Análises físico-químicas e microbiológicas de queijo Cabacinha produzidos no município de Medina-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. M.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; SOUZA, M. R.. Elaboração de queijo Minas frescal modificado contendo Bifidobacterium longum: avaliação microbiológica, físico-química e sensorial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; SILVA, A. M.; GONCALVES, A. C. A.. ANÁLISE CRÍTICA DA ROTULAGEM, ESTUDO DO CONSUMO E DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE CARNE DE FRANGO DE GRANJA E CARNE DE FRANGO TIPO CAIPIRA COMERCIALIZADOS EM SETE LAGOAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Junqueira, M.S;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; UBALDO, J. C. S. R.. Elaboração e Caracterização Físico-Química de Licor de Pinha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, W. A.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; Junqueira, M.S. Selos de qualidade, tipo de embalagem e preço praticado para cafés comercializado em Sete Lagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; SILVA, W. A.;SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira. Caracterização de banana Prata revestida com cobertura de zeína. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; GONCALVES, A. C. A.; SILVA, A. M.. Estudo do consumo, análise crítica da rotulagem e determinação das características físico-químicas de carne de frango de granja e carne de frango ?tipo caipira? comercializados em Sete Lagoas-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; OLIVEIRA, M. M. N. F.;COSTA SOBRINHO, P. S.. Qualidade Microbiológica do Leite Bovino Cru e Pasteurizado Produzido em Algumas Regiões do Brasil com Base na Normativa 51. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
M, Joerley;PIRES, Christiano Vieira; FASSANI, E. J.. Estudo da Ocorrência de Carne PSE em Frangos de Corte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PIRES, Christiano VieiraLAGE, I. N. K.; GARCIA, I. P.. Parâmetros Avaliados na Classificação e Tipificação de Carcaças Bovinas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PIRES, Christiano VieiraCOSTA SOBRINHO, P. S.; SILVA, F. C.. Diagnóstico do Abate Clandestino de Bovinos na Cidade de Diamantina-MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PIRES, Christiano Vieira; M, Joerley; Pereira, I.D.. Rastreabilidade na produção de bovinos de corte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Santos, R.A.;PIRES, Christiano Vieira; ROCHA, A. A.. Proteínas do Leite e Sua Importância na Indústria Láctea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
FASSANI, E. J.; M, Joerley;PIRES, Christiano Vieira. Ovos: Aspectos de Produção e Qualidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
OLIVEIRA, M. M. N. F.;PIRES, Christiano Vieira; VILLELA, S. D. J.. Práticas de ordenha x mastite clínica e subclínica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
OLIVEIRA, M. M. N. F.;PIRES, Christiano Vieira; Fernandes, J.S.C.. Fatores de produção que influenciam a composição do leite bovino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Santos, R.A.;PIRES, Christiano Vieira; Rocha, A.A.. Fatores que afetam a qualidade física, química e microbiológica do leite. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
SILVA, D. F.; SILVEIRA, R. D.;PIRES, Christiano Vieira. Organização para o desenvolvimento local sustentável: o caso das associações de pequenos produtores de Epitaciolândia - Acre - Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
DOMINGUES, I. C. C.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; REIS, G. B.. Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, na área de Processos Tecnológicos na Indústria de Alimentos, para o Departamento de Engenharia de Alimentos.. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; MELLO, B. C. B. S.; CONSTANT, P. B. L.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Docente do Magistério Superior, classe Adjunto-A, para o Departamento de Engenharia de Alimentos - DEALI, na área de Tecnologia de Alimentos/Projetos Agroindustriais. 2017. Universidade Federal de São João Del-Rei.
COLEN, F.; AUGUSTO, H. A.; LIMA, W. J. N.;PIRES, Christiano Vieira; LEITE FILHO, G. A.. Membro da Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto A na Área de GEstão e Projetos na Indústria de Alimentos. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.
PEREIRA, G. V. N.;PIRES, Christiano Vieira; QUEIROZ, V. T.. Membro da Banca Examinadora das Provas Didática e de Títulos, da Disciplina Biologia Molecular e Bioinformática do Departamento de Bioogia Geral da Universidade Estadual de Montes Claros. 2015. Universidade Estadual de Montes Claros.
PEREIRA, G. V. N.;PIRES, Christiano Vieira; QUEIROZ, V. T.. Membro da Banca Examinadora das Provas Didática e de Tíítulos da Disciplina Genética do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Montes Claros. 2015. Universidade Estadual de Montes Claros.
OLIVEIRA, N. J. F.; CARVALHO, B. M. A.;PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; COLEN, F.; OLIVEIRA, D. A.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto A, Área de Conhecimento ? Gestão e Projetos de Indústria de Alimentos. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.
PEREIRA, G. V. N.;PIRES, Christiano Vieira; QUEIROZ, V. T.. Membro da Banca Examinadora da Prova de Conhecimentos, da Disciplina Genética do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Montes Claros. 2014. Universidade Estadual de Montes Claros.
PIRES, Christiano VieiraMendes F. Q.; VIEIRA, T. M. F. S.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo na área de Processamento Industrial de Leguminosas, Tecnologia de Óleos e Gorduras e Novos Produtos. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; CUNHA, S. F. V.; FONTES, E. A. F.. Membro da Banca Examinadora para Professor Efetivo na Área de Tecnologia de Alimentos/Nutrição. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.
PIRES, Christiano VieiraCOSTA SOBRINHO, P. S.; ROBERTO, C. D.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para Docente para a Área de Tecnologia de Alimentos/Tratamento de Resíduos. 2013. Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; Junqueira, M.S;LÚCIA, Suzana Maria Della. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e sub-Área Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Espírito Santo. 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.
PIRES, Christiano Vieira; FREITAS, S. C.; SILVA, M. H. L.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto da Disciplinas Química, Bioquímica e Análise de Alimentos. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.
CARDOSO, F. S. N.; CONSTANT, P. B. L.;PIRES, Christiano Vieira. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Auxiliar da Disciplina Processamento Industrial de Alimentos. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.
PIRES, Christiano Vieira; VILAS BOAS, E. V. B.; SOARES, A. G.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto da Disciplina Tecnologia e Processamento de Frutas e Hortaliças. 2009. Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, Christiano Vieira; FASSANI, E. J.; M, Joerley. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público das Disciplinas Química Orgânica, Bioquímica e Análise de Alimentos. 2009. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
M, Joerley;PIRES, Christiano Vieira; Paulino, Pedro Veiga Rodruigues. Banca Examinadora do Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto para a Área de Tecnologia de Produtos de Origem Animal. 2009. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PIRES, Christiano Vieira; MORAIS, H. A.; FASSANI, E. J.. Membro da Comissão Julgadora do Processo Simplificado para Professor Substituto das Disciplinas de Química Orgânica e Bioquímica. 2008. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Santos, R.A.;PIRES, Christiano Vieira; SANTOS, S. L. B. Membro da Comissão Julgadora do Processo Simplificado para Professor Substituto das Disciplinas de Química Orgânica e Bioquímica. 2007. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PIRES, Christiano Vieira; CAMPOS, A. T.;PINTO, N. A. V. D.. Membro da Banca do Concurso Público para Professor Adjunto para as Disciplinas: Processamento de Produtos de Origem Vegetal, Tecnologia de Alimentos (Vegetal) e Secagem e Armazenamento de Grãos. 2006. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PIRES, CHRISTIANO V.; Junqueira, M.S; LOPES, D. C.. Membro da Banca de Avaliação de Progressão Docente para a Promoção à Classe D (Associado) da Profa Aline Cristina Arruda Gonçalves.. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; ALMEIDA, A. C.; DUARTE, E. R.. Membro da Comissão Avaliadora de Promoção (Adjunto IV-Associado I) na Carreira de Magistério Superior do Professor Igor Viana do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; Junqueira, M.S; LOPES, D. C.. Membro da Banca de Avaliação de Progressão Docente para a Promoção à Classe D (Associado) da Profa Andréia Marçal da Silva. 2017. Universidade Federal de São João Del-Rei.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA; Junqueira, M.S; LOPES, D. C.. Membro da Banca de Avaliação de Progressão Docente para a Promoção à Classe D (Associado) do Prof. Washington Azevedo da Silva. 2017. Universidade Federal de São João Del-Rei.
Pires, A.V.; FASSANI, E. J.;PIRES, Christiano Vieira; GARCIA, I. P.; RIBEIRO, K. G.. Comissão examinadora da seleção do curso de pós-graduação Stricto Sensu, nível de mestrado em Zootecnia - II Turma. 2008. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Orientou
Caracterização físico-química e da microbiota do queijo artesanal ?Cabacinha? em diferentes etapas de produção; ; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);
DESENVOLVIMENTO DE SACHÊS COMESTÍVEIS A PARTIR DE RESÍDUO INDUSTRIAL COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTIOXIDANTE, PARA ACONDICIONAMENTO DE ALIMENTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Início: 2023; Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais;
Organogelificação de óleos vegetais oriundos de espécies nativas do Cerrado: Estudo de estruturação e aplicação na formulação de recheios para biscoitos com baixo teor de gordura saturada; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BALAS DURAS ELABORADAS COM MEL DE AROEIRA (MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO- ANACARDIACEAE) EM VERSÕES ALTA E BAIXA EM AÇÚCARES; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV): Estudo de caso no município de Sete Lagoas-MG; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Estudo da viabilidade tecnológica do processo de fabricação de doces de leite em versões com e sem sacarose a partir de leite de búfala; ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBITI-CNPq-UFSJ; (Orientador);
Avaliação do potencial tecnológico da farinha do mesocarpo de babaçu para a fabricação de misturas prontas para bolo sem glúten; ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIDAC-Af-UFSJ; (Orientador);
Características físico-químicas e nutricionais de milho crioulo (Zea mays L; ) cultivado em sistema de policultivo em aleias; PIBIC/CNPq; ; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC/UFSJ/CNPq; (Orientador);
Avaliação da rotulagem de salgadinhos de milho comercializados em Sete Lagoas-MG; PIDAC-Af/UFSJ; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Federal de São João del-rei; (Orientador);
Bolo Integral: Desenvolvimento, caracterizarão química e aceitação sensorial; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
Queijo Minas Padrão: Características de Qualidade; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC/UFSJ/CNPq; (Orientador);
ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BALAS DE GELATINA FORMULADAS COM POLPAS DE FRUTAS DO CERRADO; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Avaliação das características físico-químicas e nutricionais de frutas e castanhas do Cerrado comercializadas por cooperativas de agricultura familiar e extrativismo sustentável; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Efeito da secagem na qualidade do óleo da semente de Cupuaçu; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas G, ; Coorientador: Christiano Vieira Pires;
Caracterização do Queijo Cabacinha: comércio e derivado lácteo; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Christiano Vieira Pires;
Leite Cru Refrigerado: Características Físico-Químicas, Microbiológicas e Desenvolvimento de Microrganismos Psicrotróficos; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Desempenho, características de carcaça e qualidade de carne em diferentes classes sexuais de bovinos; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - UFVJM) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Queijo Minas Artesanal da Microrregião do Serro-MG: Efeito da Sazonalidade Sobre a Microbiota do Leite Cru e Comportamento Microbiológico Durante a Maturação; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Efeito da Extração do Lipídio e da Casca na Digestibilidade in vitro de Diferentes Fontes Protéicas; 2008; Dissertação (Mestrado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Christiano Vieira Pires;
Isolamento e quantificação de prolaminas (zeinas) do Germoplasma Tropical de Milho e produção e avaliação de biofilmes; 2012; Tese (Doutorado em Bioquímica Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Christiano Vieira Pires;
Pesquisa de valor calórico e dos teores de gorduras totais e de sódio em amostras de salgadinhos de milho; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Desenvolvimento de refrigerante à base de Coquinho Azedo (Butia capitata) do Cerrado Mineiro; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Elaboração de Hambúrguer Vegano; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Perfil de consumo de alimentos orgânicos no Brasil; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
FIBRAS ALIMENTARES COMO INGREDIENTES EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS: BENEFÍCIO, CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
AVALIAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS EM AMOSTRAS DE REFRIGERANTES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Elaboração e avaliação de qualidade de bolo integral com alto teor de fibras; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Avaliação do conhecimento e do consumo de alimentos orgânicos no município de Sete Lagoas-MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
TCC 1: Análises físico-químicas e sensorial de chocolate gourmet; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
TCC 1: Elaboração de bolo integral; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
TCC 1: Determinação da composição química/nutricional e do valor calórico de amostras de alimentos comercializados em redes de fast food da cidade de Sete Lagoas-MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
TCC 1: Análises físico-químicas e microbiológicas de queijo Minas Frescal produzidos e comercializados no município de Paraopeba-MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Conhecimento de consumidores de Sete Lagoas em relação aos alimentos orgânicos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Desenvolvimento e Caracterização de Bebida Tipo Shake à Base de Ora-Pro-Nóbis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Elaboraçao e avaliação físico-química e sensorial de bolo de fubá elaborado com óleo de polpa de abacate (Persea americana "Hass"; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Caracterização físico-química e aceitação sensorial de néctares industrializados de laranja comercializados em Sete Lagoas-MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE PÃO DE QUEIJO ENRIQUECIDO COM SETE GRÃOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE E DA COMPOSIÇÃO DE SUPLEMENTOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Desenvolvimento de queijo tipo Petit Suisse sabor maracujá adicionado de biomassa de banana verde; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Pesquisa de Fraudes em Azeite Extra Virgem Comercializados na Região Metropolitanda de Belo Horizonte-MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE AMOSTRAS DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Análise da Composição Centesimal e Teor de Sódio em Barras Alimentícias com Alto Teor de Proteínas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Avaliação da qualidade físico-química do leite UHT integral, comercializado no município de Sete Lagoas - MG; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL E TEOR DE SÓDIO DE AMOSTRAS DE FÓRMULAS INFANTIS PARA LACTENTES COM NECESSIDADES DIETOTERÁPICAS ESPECIFÍCAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PÃO A BASE DE SORGO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PÃO DE QUEIJO UTILIZANDO FARELO DE SORGO; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICAS E DE ROTULAGEM DE SALGADINHOS DE MILHO COMERCIALIZADOS EM SETE LAGOAS - MG; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Avaliação de parâmetros físico-químicos, micorbiológicos e contagem de células somáticas de leite cru comrecializado informalmente em Sete Lagoas e Curvelo-MG; PIBIC/CNPq/UFSJ; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Análises Físico-químicas e Microbiológicas de queijo Cabacinha produzidas no município de Medina-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Qualidade do Leite Cru Refrigerado em Função do Tipo de Ordenha Coletado de Produtores do Município de Paracatu-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ESTUDO DO CONSUMO, ANÁLISE CRÍTICA DA ROTULAGEM E DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE CARNE DE FRANGO DE GRANJA E CARNE DE FRANGO ?TIPO CAIPIRA? COMERCIALIZADOS EM SETE LAGOAS-MG; PIBIC/CNPq/UFSJ; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Qualidade Microbiológica do Leite Bovino Cru e Pasteurizado Produzido em Algumas Regiões do Brasil com Base na Normativa 51; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Diagnóstico do Abate Clandestino de Bovinos na Cidade de Diamantina-MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Parâmetros Avaliados na Classificação e Tipificação de Carcaças Bovinas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Rastreabilidade na produção de bovinos de corte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO HAMBÚRGUERES DE SOJA COM BAGAÇO DE MALTE DE CEVADA AROMATIZADOS COM TIAMINA; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Queijo Minas Padrão: Características de Qualidade; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ELABORAÇÃO DE SACHÊS COMESTÍVEIS BIODEGRADÁVEIS A PARTIR DE RESÍDUO DO MARACUJÁ COM EXTRATO DAS FOLHAS DE ERIOBOTRYA JAPONICA, PARA ACONDICIONAMENTO DE ALIMENTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS; PIBIC/FAPEMIG-UFSJ; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE AMOSTRAS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS MUNICÍPIO DE PARAOPEBA-MG; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Desenvolvimento de queijo tipo Petit suisse sabor maracujá adicionado de biomassa de banana verde; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE AMOSTRAS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS MUNICÍPIO DE PARAOPEBA-MG; (PIBIC/CNPq); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISE DE QUALIDADE DE FARINHAS DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) ARTESANAIS PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PIRAPAMA/MG; (PIBIC/FAPEMIG/UFSJ); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE AMOSTRAS DE POLPAS DE AÇAÍ CONGELADAS COMERCIALIZADAS EM SETE LAGOAS - MG (PPC/PIBIC/FAPEMIG/UFSJ); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, FAPEMIG; Orientador: Christiano Vieira Pires;
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA/NUTRICIONAL E DO VALOR CALÓRICO DE AMOSTRAS DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS EM REDES DE FAST-FOOD, DA CIDADE DE SETE LAGOAS - MG (PIBIC/FAPEMIG); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Óleo de abacate: Caracterização físico-química e aplicação como substituto ao óleo de soja na elaboração de bolos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Análise de qualidade e de autenticidade em amostras de Azeites de Oliva; (PIBIC/CNPq/UFSJ); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC/UFSJ/CNPq; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Óleo de abacate: Caracterização físico-química e aplicação como substituto ao óleo de soja na elaboração de bolos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Análises físico-químicas e microbiológicas de amostras de água mineral comercializadas em Sete Lagoas (MG); PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Análises físico-químicas de hortaliças produzidas em sistemas de produção orgânica, livre de agrotóxicos (SAT) e convencional; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISE DA QUALIDADE E DE AUTENTICIDADE EM AMOSTRAS DE AZEITE DE OLIVA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE QUEIJO ARTESANAL CABACINHA DO VALE DO JEQUITINHONHA; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Desenvolvimento e Caracterização Físico-Química e Sensorial de Pão de Queijo Enriquecido com Sete Grãos; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E NUTRICIONAL E ADEQUAÇÃO DE ROTULAGEM DE AMOSTRAS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES TIPO WHEY PROTEIN; PIBIC/CNPq/UFSJ; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC/UFSJ/CNPq; Orientador: Christiano Vieira Pires;
AVALIAÇÃO DO TEOR DE SÓDIO, COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA NUTRICIONAL E DE ROTULAGEM DE SALGADINHOS DE MILHO COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS; PIBIC/CNPq/UFSJ; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Produção de Pão de Forma Contendo Farinha de Sementes de Abóbora e Sorgo; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Análises Físico-Químicas, Microbiológicas e de Rotulagem de Amostras de Leite Fermentado como Probióticos Comercializados no Município de Sete Lagoas-MG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Características e Qualidade de Queijo Minas Artesanal Tipo Cabacinha; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COBERTURAS A PARTIR DA ZEÍNA PARA O REVESTIMENTO E CONSERVAÇÃO DE FRUTAS; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE LEITE UHT COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ISOLAMENTO E QUANTIFICAÇÃO DE ZEINAS DE DIFERENTES ACESSOS DE MILHO PARA A PRODUÇÃO DE BIOFILMES; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADO EM FEIRAS LIVRES DE SETE LAGOAS-MG; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Aspectos de qualidade do leite pasteurizado comercializado no município de Sete Lagoas-MG; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Qualidade microbiológica e sensorial de queijo artesenal maturado produzido no município de Serro-MG; PIBIC/CNPq/UFSJ; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Qualidade microbiológica e sensorial do queijo minas artesanal maturado produzido no município de Serro-MG; PIBIC/CNPq/UFSJ; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Capacitação dos produtores de leite do município de Diamantina-MG em boas práticas de obtenção e menipulação; PIBIC/FAPEMIG/UFVJM; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Qualidade Microbiológica do Leite Cru Produzido na Região do Município do Serro-MG; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Qualidade Microbiológica do Leite Pasteurizado Produzido e Consumido na Região do Município de Diamantina-MG; PIBIC/CNPq/UFSJ; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Composição Físico-Química do Leite Cru Produzido da Região do Município de Serro-MG; PIBIC/CNPQ/UFSJ; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Rotulagem nutricional para alimentos artesanais; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE AMOSTRAS DE POLPAS DE AÇAÍ CONGELADAS COMERCIALIZADAS EM SETE LAGOAS - MG (BOLSISTA DE ENSINO MÉDIO) (PPC/FAPEMIG/UFSJ); 2019; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Estadual João Rodrigues da Silva, PIBICJr/FAPEMIG/UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Adequação à rotulagem nutricional de alimentos comercializados na Feira Livre do Bairro Boa Vista da cidade de Sete Lagoa-MG; 2019; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Biossistemas) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Orientação das atividades de monitoria remunerada do acadêmico Luiz Henrique Sezini Groberio; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
; Orientador das atividades de monitoria remunerada da acadêmica Edislane de Araújo Souza; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Análises físico-químicas de hortaliças produzidas em sistemas de produção orgânica, livre de agrotóxicos (SAT) e convencional; PIBICJr/FAPEMIG/UFSJ; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Estadual Governador Juscelino, PIBICJr/FAPEMIG/UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA (Parte II); PIBEX/PROEX/UFSJ; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA (Parte II); PIBEX/PROEX/UFSJ; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA (Parte II); 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE QUEIJO ARTESANAL CABACINHA DO VALE DO JEQUITINHONHA; PIBIC/FAPEMIG/UFSJ; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Orientação de Monitoria Remunerada da Aluna Sandra Regina Querino da Silva Garcia; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PROEN-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Orientador de Monitoria da aluna Larissa Lemos dos Santos; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PROEN-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; PIBEX/PROEX/UFSJ; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; PIBEX/PROEX/UFSJ; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; PIBEX/PROEX/UFSJ; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Orientador de monitoria da aluna Larissa Lemos dos Santos na disciplina Análises de Alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; PIBEX/PROEX/UFSJ; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA; PIBEX/PROEX/UFSJ; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBIC-FAPEMIG-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Complementação da formação do estudante técnico em química de Sete lagoas-MG, em análises físico-químicas de alimentos; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Avaliação da composição nutricional de produtos de panificação e analise do teor de sódio em pães franceses comercializados no Município de Sete Lagoas - MG (Programa PIBEX/PROEX/UFSJ); 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Avaliação da composição nutricional de produtos de panificação e analise do teor de sódio em pães franceses comercializados no Município de Sete Lagoas - MG (Programa PIBEX/PROEX/UFSJ); 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Avaliação da composição nutricional de produtos de panificação e analise do teor de sódio em pães franceses comercializados no Município de Sete Lagoas - MG (Programa PIBEX/PROEX/UFSJ); 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Capacitação dos Pequenos Produtores de Leite do Município de Paraopeba-MG em Boas Práticas de Obtenção e Manipulação; PIBEX/PROEX/UFSJ; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Capacitação dos Pequenos Produtores de Leite do Município de Paraopeba-MG em Boas Práticas de Obtenção e Manipulação; PIBEX/PROEX/UFSJ; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Composição nutricional da silagem utilizada na alimentação do gado de leite de pequenos produtores do município de Paraopeba-MG; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PIBEX-UFSJ; Orientador: Christiano Vieira Pires;
Produções bibliográficas
-
MACEDO, M. C. C. ; SILVA, V. D. M. ; RODRIGUES, C. G. ; PEREIRA, D. T. V. ; GARCIA, M. A. V. T. ; VIEIRA PIRES, CHRISTIANO ; FANTE, C. A. . Valorization of passion fruit: development, characterization and optimization of biodegradable edible films. Polímeros: ciência e Tecnologia , v. 35, p. 1-8, 2025.
-
VIVEIROS, THAMIRES DE FIGUEIREDO ; SILVA, ANA PAULA COELHO MADEIRA ; Gonçalves, Aline Cristina Arruda ; AVELAR, MATHEUS HENRIQUE MARIZ DE ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Between pesticides and diseases: the profile of brazilian organic food consumer during COVID-19 pandemic. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e16968-27, 2025.
-
MACEDO, M. C. C. ; CORREIA, V. T. V. ; SILVA, V. D. M. ; PEREIRA, D. T. V. ; AUGUSTI, R. ; MELO, J. O. F. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; PAULA, A. C. C. F. F. ; FANTE, C. A. . Development and Characterization of Yellow Passion Fruit Peel Flour (Passiflora edulis f. flavicarpa). METABOLITES , v. 13, p. 1-17, 2023.
-
MACEDO, M. C. C. ; SILVA, V. D. M. ; SERAFIM, M. S. M. ; CORREIA, V. T. V. ; PEREIRA, D. T. V. ; AMANTE, P. R. ; SILVA, A. S. J. ; MENDONCA, H. O. P. ; AUGUSTI, R. ; PAULA, A. C. C. F. F. ; MELO, J. O. F. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; FANTE, C. A. . Elaboration and Characterization of Pereskia aculeate Miller Extracts Obtained from Multiple Ultrasound-Assisted Extraction Conditions. METABOLITES , v. 13, p. 1-19, 2023.
-
COSTA, TUANY DUTRA DA ; TEIXEIRA, ALEXANDRE DE OLIVEIRA ; MOREIRA, LEONARDO MARMO ; BRIGHENTI, CARLA REGINA GUIMARÃES ; REIS, RENATA DE SOUZA ; VALENTE JÚNIOR, DANTE TEIXEIRA ; LYON, JULIANA PEREIRA ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; CORASSA, ANDERSON . Evaluation of iron dextran application programs to prevent iron deficiency anemia in piglets. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (UFBA) , v. 24, p. 1-16, 2023.
-
SCHULTZ, B. T. ; SILVEIRA, I. T. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; GONCALVES, A. C. A. ; CARLOS, L. A. . Desenvolvimento e estudo da estabilidade de hamburguer vegetal de ervilha adicionado de ora-pro-nóbis. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 22835-22848, 2023.
-
SILVEIRA, INÁ THARCELLE CARVALHO ; LIMA, MARCIA EDUARDA MEIRA ; SILVA, ANA PAULA COELHO MADEIRA ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; PEDROSA, MARINALVA WOODS ; CARLOS, LANAMAR DE ALMEIDA . Folhas de capuchinha minimamente processada: estabilidade dos antioxidantes naturais durante o armazenamento. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 31662-31676, 2023.
-
PEREIRA, C. A. ; PIRES, Christiano Vieira ; SOARES, E. C. ; MOREIRA, M. L. L. ; VILELA JUNIOR, E. T. ; SILVA, W. A. ; GONCALVES, A. C. A. . Elaboração e caracterização de alimento -tipo hambúrguer- sem proteína animal. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 14621-14641, 2023.
-
CAMPOS, CARLOS EDUARDO MAIA ; SILVA, LUANA SOUSA ; MADEIRA, ANA PAULA COELHO ; LOPES, DANIELA DE CARVALHO ; SILVA, WASHINGTON AZEVEDO DA ; PEDROSA, MARINALVA WOODS ; QUEIROZ, VALÉRIA APARECIDA VIEIRA ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; CARLOS, LANAMAR DE ALMEIDA ; SILVA, ANDRÉIA MARÇAL DA . Aplicação de extrato aquoso de sorgo para elaboração de cobertura comestível de folhas de ora-pro-nóbis minimamente processado. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e41510212578, 2021.
-
REZENDE, A. C. R. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, L. S. ; GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento e caracterização de queijo Petit suisse adicionado de biomassa de banana verde com cobertura de calda de maracujá. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-11, 2021.
-
MARO, K. F. ; PIRES, Christiano Vieira ; Junqueira, M.S ; MACEDO, M. C. C. ; SILVA, L. S. . Análises físico-químicas e microbiológicas de amostras de água mineral. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-21, 2020.
-
MOURA, C. C. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. P. C. M. ; MACEDO, M. C. C. . Perfil de consumidores de alimentos orgânicos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1, 2020.
-
COSTA, R. T ; SILVA, S. C ; SILVA, L. S. ; SILVA, W. A. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, Christiano Vieira ; DIAS-MARTINS, A. M. D. ; CHAVEZ, D. W. H. ; TROMBETE, F. M. . Whole chickpea flour as an ingredient for improving the nutritional quality of sandwich bread: Effects on sensory acceptance, texture profile, and technological properties. REVISTA CHILENA DE NUTRICION , v. 47, p. 933-940, 2020.
-
SANTOS FILHO, A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. M. ; SILVA, L. S. ; PINTOS, M. S. ; TEIXEIRA, G. L. ; OLIVEIRA, N. J. F. . Microbiological and chemical characterization of Cabacinha cheese marketed in three municipalities in Vale do Jequitinhonha. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e979998049, 2020.
-
RESENDE, VIVIANE ASSUNÇÃO DE ; TEIXEIRA, ALEXANDRE DE OLIVEIRA ; MOREIRA, LEONARDO MARMO ; CORASSA, ANDERSON ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; VALENTE JÚNIOR, DANTE TEIXEIRA ; VIDIGAL, MÁRCIA CRISTINA TEIXEIRA RIBEIRO ; GAYA, LEILA DE GENOVA ; BRIGHENTI, CARLA REGINA GUIMARÃES . Visceral composition, carcass yield and meat quality parameters of free-range broilers with diets containing different levels of crushed sugarcane. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (UFBA) , v. 21, p. 1-15, 2020.
-
SOUZA, BRUNA RANDI ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; UBALDO, JULIANA CRISTINA SAMPAIO RIGUEIRA ; REIS, GIANN BRAUNE ; TROMBETE, FELIPE MACHADO . Estudo de viabilidade econômica e financeira para produção artesanal de queijo Cabacinha na região do Vale do Jequitinhonha - MG. REVISTA DO INSTITUTO DE LATICÍNIOS CÂNDIDO TOSTES , v. 75, p. 45-58, 2020.
-
SOUZA, J. K. S. ; SILVA, E. A. L. ; SILVA, C. R. ; MOTA, B. E. F. ; PIRES, Christiano Vieira ; CUNHA, A. C. ; PEREIRA, P. A. P. ; CUNHA, S. F. V. . Bolinhos de chuva assados adicionados de fibra: Um estudo de análise centesimal e sensorial. Brazilian Journal of health Review , v. 3, p. 16702-16724, 2020.
-
LEAO, G. S. ; SILVA, L. S. ; SILVA, A. P. C. M. ; QUEIROZ, V. A. V. ; PIRES, Christiano Vieira ; SOUZA, M. R. ; SILVA, A. M. . INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE REVESTIMENTO COMESTÍVEL EM QUEIJO MINAS ARTESANAL DURANTE O PERÍODO DE MATURAÇÃO.. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 2, p. 1-20, 2020.
-
COSTA, J. G. ; RIBEIRO, A. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; TROMBETE, F. M. . DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE BARRAS DE CEREAIS ELABORADAS COM POLPA E AMÊNDOA DE PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE). Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente , v. 1, p. 55-70, 2020.
-
VIANA, LEONARA ; PIRES, CHRISTIANO ; MACEDO, MARIA ; TROMBETE, FELIPE ; SILVA, LUANA . ASPECTOS DA QUALIDADE DE FARINHAS DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) ARTESANAIS PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PIRAPAMA/MG. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 16, p. 23-37, 2019.
-
GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, W. A. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; TROMBETE, F. M. . Desenvolvimento e avaliação sensorial de massa de pizza sem glúten, fonte de fibras e adicionada de psyllium. CADERNO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS , v. 11, p. 1-8, 2019.
-
CARVALHO, P. T. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. M. ; SILVA, L. S. . Análises de bactérias ácidos láticas, de pH e acidez em amostras de leites fermentados comercializados no município de Sete Lagoas-MG. BRAZILIAN JOURNAL OF FOOD RESEARCH , v. 8, p. 12, 2017.
-
STEIDLE NETO, ANTONIO JOSÉ ; TOLEDO, JOÃO VITOR ; ZOLNIER, SÉRGIO ; LOPES, DANIELA DE C. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; SILVA, THIERES GEORGE F. DA . Prediction of mineral contents in sugarcane cultivated under saline conditions based on stalk scanning by Vis/NIR spectral reflectance. BIOSYSTEMS ENGINEERING , v. 156, p. 17-26, 2017.
-
MACEDO, M. C. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, WASHINGTON AZEVEDO DA ; SILVA, E. C. . ELABORAÇÃO DE PÃES FORMULADOS COM FARINHAS DE SORGO, SEMENTE DE ABÓBORA, TRIGO E AVEIA. REVISTA BRASILEIRA DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS , v. 19, p. 193-205, 2017.
-
Mendes F. Q. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; PASSOS, F. R. . Capability of in vitro digestibility methods to predict in vivo digestibility of vegetal and animal proteins. Archivos Latinoamericanos de Nutrición , v. 66, p. 5-16, 2016.
-
CARNEIRO, C. M. ; CARVALHO, P. T. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Informação nutricional de fórmulas infantis sem lactose comercializadas em Sete Lagoas, MG. Braspen Journal , v. 31, p. 362-366, 2016.
-
SANTOS FILHO, A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; PEREIRA, A. A. ; CARDOSO, W. J. ; PINTOS, M. S. ; OLIVEIRA, N. J. F. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E CONDIÇÕES SANITÁRIAS DO COMÉRCIO DE QUEIJO CABACINHA EM TRÊS MUNICÍPIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA, MG, BRASIL. REVISTA DO INSTITUTO DE LATICÍNIOS CÂNDIDO TOSTES , v. 71, p. 219, 2016.
-
MENDES, E. A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. M. ; SILVA, L. S. . Qualidade do leite cru refrigerado em função do tipo de ordenha coletado de produtores do município de Paracatu-MG. Zootecnia , v. 1, p. 63-71, 2014.
-
REIS, G. D. ; PIRES, Christiano Vieira . ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE TÉCNICO EM QUÍMICA DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS ? MG. Revista Triângulo , v. 7, p. 5-16, 2014.
-
SANTOS, A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; Santos, J. K. ; COSTA SOBRINHO, P. S. . ?CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS PSICROTRÓFICOS. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 24, p. 297-300, 2013.
-
Costa Sobrinho, Paulo de Souza ; Marçal de Faria, Camila Andreata ; Silva Pinheiro, Julia ; Gonçalves de Almeida, Héllen ; PIRES, Christiano Vieira ; Silva Santos, Aline . Bacteriological Quality of Raw Milk Used for Production of a Brazilian Farmstead Raw Milk Cheese. Foodborne Pathogens and Disease , v. 9, p. 138-144, 2012.
-
Dias, N. A. A. ; Borges, L. S. ; MIRANDA, L. S. ; PIRES, I. S. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; HALBOTH, N. V. . INFLUENCE OF COLOR IN ACCEPTANCE AND IDENTIFICATION OF FLAVOR. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso) , v. 32, p. 296-301, 2012.
-
Lage, Igor Nero Kelles ; Paulino, Pedro Veiga Rodruigues ; PIRES, Christiano Vieira ; Villela, Severino Delmar Junqueira ; Souza Duarte, Marcio ; Campos Valadares Filho, Sebastião ; Paulino, Mario Fonseca ; Maia, Bernardo Alves ; Silva, Luiz Henrique Pereira ; Teixeira, Cesar Roberto Vianna . Intake, digestibility, performance, and carcass traits of beef cattle of different gender. Tropical Animal Health and Production , v. 44, p. 361-367, 2012.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; Mendes F. Q. ; PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . INFLUENCE OF LIPID EXTRACTION FROM DIFFERENT PROTEIN SOURCES ON IN VITRO DIGESTIBILITY. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 35, p. 758-764, 2011.
-
SANTIAGO, B. T. ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. ; SANTOS, A. S. ; SANTOS, J. M. . Qualidade físico-química e microbiológica de leites pasteurizados comercializados no município de Diamantina-MG. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 22, p. 39-44, 2011.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, P. A. F. . Influência da extração da casca de grãos na digestibilidade proteica de feijão vermelho e de soja utilizando o método in vitro. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 21, p. 547-554, 2010.
-
Mendes F. Q. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; PIRES, Christiano Vieira ; HOFFMAM, Z. B. . Qualidade proteica de diversos alimentos, incluindo diferentes variedades de soja. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 20, p. 77-86, 2009.
-
Cunha, C.S ; CASTRO, C. F. ; PIRES, Christiano Vieira ; PIRES, I. S. C. ; HALBOTH, N. V. ; MIRANDA, L. S. . Influência da Textura e do Sabor na Aceitação de Cremes de Aveia por Indivíduos de Diferentes Faixas Etárias. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 20, p. 537-544, 2009.
-
CARDOSO, Luciana Resende ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; PIRES, Christiano Vieira ; SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; RIBEIRO, F. R. ; MOREIRA, Maurílio Alves . Atividade de inibidores de proteases em linhagens de soja geneticamente melhoradas. Alimentos e Nutrição (UNESP) , v. 18, p. 19-26, 2007.
-
CASTRO, L. I. A. ; REAL, C. M. V. ; PIRES, I. S. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; PINTO, N. A. V. D. ; MIRANDA, L. S. ; ROSA, B. C. ; DIAS, L. A. . QUINOA (CHENOPODIUM QUINOA WILLD): DIGESTIBILIDADE IN VITRO, DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE PREPARAÇÕES DESTINADAS A PACIENTES CELÍACOS. Alimentos e Nutrição (UNESP) , v. 18, p. 413-419, 2007.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; ROSA, José César ; COSTA, Neuza Maria Brunoro . Qualidade Nutricional e Escore Químico de Aminoácidos de Diferentes Fontes Proteicas.. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 26, n.01, p. 179-187, 2006.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; ROSA, José César ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; Mendes F. Q. ; COSTA, Neuza Maria Brunoro . Digestibilidade in vitro e in vivo de Proteínas de Alimentos: Estudo Comparativo. Alimentos e Nutrição (UNESP) , v. 17, p. 13-23, 2006.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; Mendes F. Q. ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Composição Físico-Química de Diferentes Cultivaresde Feijão (Phaseolus vulgaris L.). Alimentos e Nutrição (UNESP) , v. 16, n.2, p. 157-162, 2005.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; BRUMANO, Maria Helena Nasser ; CRUZ, Renato Souza ; CRUZ, Cosme Damião . Nova Metodologia de Determinação da Digestibilidade Protéica in vitro de Cultivares de Feijão (Phaseolus vulgaris L.). Alimentos e Nutrição.. Alimentos e Nutrição (UNESP) , v. 16, p. 55-63, 2005.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; PIRES, Christiano Vieira ; CRUZ, Renato Souza ; MOREIRA, Maurílio Alves . Efeito do Armazenamento na Determinação da Digestibilidade Protéica in vitro de Cultivares de Feijão (Phaseolus vulgaris L.).. Revista Alimentos e Nutrição, v. 16, p. 265-271, 2005.
-
FERREIRA, Cristiano Cesar de Araújo ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; XAVIER, Luciana Pereira ; OLIVEIRA, Joel Antônio de ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; MOREIRA, Maurílio Alves . Caracterização Bioquímica e Cinética de Lipoxigenases de Plantas de Soja Submetidas à Remoção dos Primórdios Florais. Ciência e Agrotecnologia , v. 28, n.2, p. 263-270, 2004.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; GOMES, Maria Regina Araújo ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; BRUMANO, Maria Helena Nasser ; MOREIRA, Maurílio Alves . Protein Quality and in vivo Digestibility of Different Varieties of Bean (Phaseolus vulgaris L.). Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) , v. 6, n.2, p. 157-162, 2004.
-
SILVA, Francine Barbosa da ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; BRUMANO, Maria Helena Nasser ; PIRES, Christiano Vieira ; ALMEIDA, F. T. ; OLIVEIRA, Joel Antônio de ; SILVA, C. H. O. ; MOREIRA, Maurílio Alves . Função Bioquímica da Via das Lipoxigenases em Plantas de Soja Submetidas ao Ataque de Mosca-Branca (Bemisia argentifolii). Ciência e Agrotecnologia , v. 28, n.2, p. 409-416, 2004.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; PILON, Anderson Martins ; CRUZ, Renato Souza ; BRUMANO, Maria Helena Nasser ; MOREIRA, Maurílio Alves . Avaliação da Digestibilidade Protéica, Inibidor de Proteases e Fibras Alimentares de Cultivares de Feijão. Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) , v. 7, n.2, p. 103-109, 2004.
-
MONTEIRO, Márcia Regina Pereira ; MOREIRA, Maurílio Alves ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira . Qualidade Protéica de Linhagens de Soja com Ausência do Inibidor de Tripsina Kunitz e das Lipoxigenases. Revista de Nutrição da PUCCAMP , v. 17, n.2, p. 195-205, 2004.
-
MONTEIRO, Márcia Regina Pereira ; MOREIRA, Maurílio Alves ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira . Avaliação da Digestibilidade Protéica de Genótipos de Soja com Ausência e Presença do Inibidor de Tripsina Kunitz e Lopoxigenases. Brazilian Journal Of Food Technology , v. 6, n.1, p. 99-107, 2003.
-
OLIVEIRA, Marli Lourdes de ; BELTRAMINI, L. M. ; SIMONE, S. G. ; BRUMANO, Maria Helena Nasser ; SILVA-LUCCA, R. A. ; NAKAEMA, M. K. K. ; PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Purification and Partial Characterization of a Lectin from Caesalpinia tinctoria Domb, ex Dc fruits. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal , v. 15, n.2, p. 119-122, 2003.
-
LÚCIA, Suzana Maria Della ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; OLIVEIRA, Tânia Toledo de ; PIRES, Christiano Vieira ; MONTEIRO, Márcia Regina Pereira ; BATISTA, Rosa Barbara ; OLIVEIRA, Joel Antônio de ; STRINGHETA, Paulo César . Efeito de Corantes Naturais Sobre a Atividade de Enzimas Digestivas. Revista da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas , v. 23, p. 63-72, 2003.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Giordani ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; BATISTA, Rosa Barbara ; PIOVESAN, Newton Deniz ; GOMES, Maria Regina Araújo ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Efeito do Ácido Jasmômico na Atividade de Lipoxigenases de Plantas de Soja. Ciência e Agrotecnologia , Lavras, v. 26, n.6, p. 1143-1151, 2002.
-
BATISTA, Rosa Barbara ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; LANNA, Anna Cristina ; GOMES, Maria Regina Araújo ; JOSÉ, Inês Chamel ; PIOVESAN, Newton Deniz ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Efeito da Aplicação Foliar de Ácidos Graxos na Via das Lipoxigenases de Plantas de Soja. Química Nova , Brasil, v. 25, n.6, p. 914-920, 2002.
-
BATISTA, Rosa Barbara ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Caracterização Bioquímica e Cinética de Lipoxigenases de Dois Genótipos de Soja Submetidos à Aplicação de Ácidos Graxos Poliinsaturados. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasil, v. 37, n.11, p. 1517-1527, 2002.
-
SILVA, Francine Barbosa da ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; BATISTA, Rosa Barbara ; PIRES, Christiano Vieira ; XAVIER, Luciana Pereira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; OLIVEIRA, Joel Antônio de ; JOSÉ, Inês Chamel ; MOREIRA, Maurílio Alves . Função Fisiológica de Lipoxigenases de Folhas de Soja Submetidas ao ataque de Lagarta (Anticasia gemmatalis Hubner). Arquivos do Instituto Biológico , São Paulo, v. 69, n.1, p. 67-74, 2002.
-
SILVA, Marcelo Dias da ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; LANNA, Ana Cristina ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; JOSÉ, Inês Chamel ; BATISTA, Rosa Barbara ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Caracterização da Via das Lipoxigenases em Plantas de Soja Resistentes e Susceptíveis a Diaphorte phaseolorum f. sp. meridionalis, Agente Causal do Cancro da Haste.. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal , Brasil, v. 13, n.3, p. 316-328, 2001.
-
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos, vol. 1. ISBN: 978-65-5941-091-0.. 1. ed. Recife-PE: Even3 Publicações, 2021. 350p .
-
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos, vol. 2. ISBN:9786559413737.. 1. ed. Recife-PE: Even3 Publicações, 2021. v. 2. 322p .
-
SOARES, E. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; MOREIRA, M. L. L. ; SILVA, L. S. ; VILELA JUNIOR, E. T. . Caracterização físico-química e microbiológica de queijos produzidos no município de Paraopeba-MG. In: Carlos Alexandre de Oliveira, Claudia Regina Vieira e Érika Endo Alves. Montes Claros. (Org.). V Simpósio de Engenharia de Alimentos (SIMEALI) ? Biomas brasileiros: industrialização e consumo alimentar.. 5ed.: , 2023, v. , p. 102-115.
-
LOPES, P. V. R. ; KOBORI, C. N. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; BARBOSA, J. M. . Análise do impacto das técnicas de ultrassom e micro-ondas na extração proteica de microalgas e sua aplicabilidade em emulsões.. In: Carlos Alexandre de Oliveira, Claudia Regina Vieira e Érika Endo Alves. Montes Claros. (Org.). V Simpósio de Engenharia de Alimentos (SIMEALI) ? Biomas brasileiros: industrialização e consumo alimentar.. 5ed.: , 2023, v. , p. 583-597.
-
MOREIRA, M. L. L. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; SOARES, E. C. ; TROMBETE, F. M. ; GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, WASHINGTON AZEVEDO DA . Elaboração e caracterização de bolo integral com farinha de banana verde e psyllium.. In: Carlos Alexandre de Oliveira, Claudia Regina Vieira e Érika Endo Alves. Montes Claros. (Org.). V Simpósio de Engenharia de Alimentos (SIMEALI) ? Biomas brasileiros: industrialização e consumo alimentar.. 5ed.: , 2023, v. , p. 532-544.
-
CONCEICAO, K. R. O. ; PIRES, Christiano Vieira ; KOBORI, C. N. ; VILELA JUNIOR, E. T. . Pesquisa de fraudes em marcas comerciais de azeite de oliva extra virgem.. In: Christiano Vieira Pires. (Org.). E-Book: Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos. ISBN: 978-65-5941-091-0.. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 21-44.
-
JACOME, A. P. ; PIRES, Christiano Vieira ; MACEDO, M. C. C. ; GONCALVES, A. C. A. ; Junqueira, M.S . Qualidade de néctares industrializados de laranja.. In: Christiano Vieira Pires. (Org.). E-Book: Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos. ISBN: 978-65-5941-091-0.. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 148-172.
-
FRANCA, S. M. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; MACEDO, M. C. C. ; GONCALVES, A. C. A. ; CARLOS, L. A. . Desenvolvimento e caracterização de geleiada de frutas com pimenta.. In: Christiano Vieira Pires. (Org.). E-Book: Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos. ISBN: 978-65-5941-091-0.. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 302-313.
-
AVELAR, M. H. M. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; CARLOS, L. A. . Avaliação do efeito de ingrediente alternativo na composição mineral e no perfil sensorial de produto drageado de amendoim com teor reduzido de sódio.. E-Book: Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos.ISBN: 978-65-5941-091-0. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 314-330.
-
LISBOA, C. B. ; SILVA, L. S. ; SILVA, E. C. ; SILVA, W. A. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, A. M. . Elaboração, caracterização e aceitabilidade de queijo de leite de cabra tipo minas frescal adicionado de bactéria probiótica.. In: Christiano Vieira Pires. (Org.). E-Book: Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos. ISBN: 978-65-5941-091-0.. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 331-350.
-
SANTOS, A. P. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; CAMARA, A. K. F. I. . Efeitos da adição de blends de ervas e especiarias em linguiça de frango com teor de sódio reduzido.. In: Christiano Vieira Pires. (Org.). E-Book: Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos. ISBN: 978-65-5941-091-0.. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 133-147.
-
LOPES, R. T. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; MACEDO, M. C. C. ; SILVA, W. A. ; TROMBETE, F. M. . FIBRAS ALIMENTARES COMO INGREDIENTES EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS: BENEFÍCIO, CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS. Capítulo 10.. In: Christiano Vieira Pires. (Org.). Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos, vol. 2. ISBN:9786559413737.. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 2, p. 166-182.
-
Garcia, Nathally Stefany ; Silva, Lais Costa ; Gonçalves, Aline Cristina Arruda ; Kobori, Cíntia Nanci ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; UBALDO, JULIANA CRISTINA SAMPAIO RIGUEIRA . ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE KEFIR PARA A PROPOSIÇÃO DE UM NOVO PRODUTO TIPO ANTEPASTO. In: Christiano Vieira Pires. (Org.). Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharia de Alimentos. 1ed.Recife-PE: Even3 Publicações, 2021, v. 2, p. 193-211.
-
Avelar, Matheus ; Gonçalves, Aline ; Oliveira, Fernanda ; Carlos, Lanamar ; PIRES, CHRISTIANO . Avaliação tecnológica e sensorial de matriz dietética de base açucarada para restrições alimentares.. In: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Nutrição em Foco: Uma Abordagem Holística. Volume III, Capítulo 28. ISBN 978-65-80-226.. 3ed.Piracanjuba-GO: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. 3, p. 360-374.
-
LESSA, V. L. ; MACEDO, M. C. C. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Elaboração e Avaliação Físico-Química e Sensorial de Bolo de Fubá Elaborado com Óleo de Polpa de Abacate (Persea amaricana). In: Alan Mario Zuffo. (Org.). A Produção do Conhecimento nas Ciências Agrárias e Ambientais. ISBN 9788572472869.. 3eded.Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 90-101.
-
LESSA, V. L. ; PIRES, Christiano Vieira ; MACEDO, M. C. C. ; GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, W. A. . DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE PÃO DE QUEIJO ENRIQUECIDO COM SETE GRÃOS. In: Vanessa Bordin Viera; Natiéli Piovesan. (Org.). Inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. ISBN 9788572477000.. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 139-149.
-
MACEDO, M. C. C. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; CASSIMIRO, D. M. J. ; GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, W. A. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE PÃES ELABORADOS COM FARINHAS DE SORGO, ARROZ E TRIGO. In: Damaris Beraldi Godoy Leite, Antonio Carlos Frasson. (Org.). DESAFIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. ISBN 9788593243141.. Ied.Curitiba-PR: Atena, 2017, v. 3, p. 112-121.
-
CONCEICAO, K. R. O. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; LESSA, V. L. ; MARO, K. F. . AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE E DA COMPOSIÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES PROTEICOS. In: Damaris Beraldi Godoy Leite, Antonio Carlos Frasson. (Org.). Desafio da Ciência e Tecnologia de Alimentos. ISBN 9788593243141.. Ied.Curitiba-PR: ATENA EDITORA, 2017, v. 2, p. 84-91.
-
RIBEIRO, M. A. T. ; SANTOS, B. F. S. ; AVELAR, M. H. M. ; AZEVÊDO DA SILVA, WASHINGTON ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TECNOLÓGICO E SUSTENTÁVEL DO AMIDO NA FABRICAÇÃO DE BALAS DE GOMA. In: III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2024, Sete Lagoas-MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2024.
-
SANTOS, B. F. S. ; RIBEIRO, M. A. T. ; AVELAR, M. H. M. ; EFRAIM, P. ; SILVA, W. A. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; KOBORI, C. N. . DESENVOLVIMENTO DE SNACKS DRAGEADOS SALGADOS DE CASTANHA DE BARU COM COBERTURAS EXPANDIDAS DE AMIDO E FARINHA DE TRIGO. In: III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2024, Sete Lagoas-MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2024.
-
OLIVEIRA, G. R. S. ; OLIVEIRA, G. L. M. ; AVELAR, M. H. M. ; RODRIGUES, C. G. ; SILVA, W. A. ; TROMBETE, F. M. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; SILVA, A. P. C. M. . PERFIL NUTRICIONAL E CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DA FARINHA DO MESOCARCO DE BABAÇU. In: III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2024, Sete Lagoas-MG. Anais do III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2024.
-
SILVA, G. R. ; ANSELMO, K. L. ; SILVA, A. S. ; SANTOS, E. M. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; TROMBETE, F. M. . Avaliação de parâmetros de cocção e análises físico-químicas de amostras de arroz das variedades preto, vermelho, selvagem e tradicional.. In: III Simeali - Simpósio de Engenharia de Alimentos, 2019, Montes Claros-MG. Anais do III Simpósio de Engenharia de Alimentos., 2019.
-
DUTRA, T. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; CASSIMIRO, D. M. J. . AVALIAÇÃO DO TEOR DE SÓDIO, COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA NUTRICIONAL E DE ROTULAGEM EM SLAGADINHOS DE MILHO COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG. In: VIII Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2017, Fortaleza-CE. Anais do VIII Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2017. v. 31.
-
CASSIMIRO, D. M. J. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; DUTRA, T. C. ; CARVALHO, P. T. ; MACEDO, M. C. C. . Análise da Composição Centesimal e Teor de Sódio em Barras Alimentícias com Alto Teor de Proteínas. In: VIII Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2017, Fortaleza-CE. Anais do VIII Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2017. v. 31.
-
MACEDO, M. C. C. ; LESSA, V. L. ; CASSIMIRO, D. M. J. ; QUEIROZ, V. A. V. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, Christiano Vieira . ELABORAÇÃO DE PÃES FORMULADO COM SORGO. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
MACEDO, M. C. C. ; MARO, K. F. ; CONCEICAO, K. R. O. ; QUEIROZ, V. A. V. ; SILVA, W. A. ; PIRES, Christiano Vieira . ELABORAÇÃO DE PÃES FORMULADOS COM FARINHAS DE SORGO, SEMENTE DE ABÓBORA, TRIGO E AVEIA. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
ARAUJO, L. F. S. ; SANTOS FILHO, A. S. ; SILVA, L. S. ; CORREA, L. F. M. ; SILVA, A. M. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJOS CABACINHA PRODUZIDOS ARTESANALMENTE NA REGIÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA (MG). In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
CARNEIRO, C. M. ; CARVALHO, P. T. ; LESSA, V. L. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE FÓRMULAS INFANTIS SEM LACTOSE. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
CONCEICAO, K. R. O. ; MARO, K. F. ; NEVES, L. M. ; COSTA, L. T. ; LESSA, V. L. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE AMOSTRAS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES TIPO WHEY PROTEIN. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
LISBOA, C. B. ; SILVA, L. S. ; SILVA, E. C. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. M. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE QUEIJO DE LEITE DE CABRA TIPO MINAS FRESCAL ADICIONADO DE BACTÉRIA PROBIÓTICA. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
AVELAR, M. H. M. ; RIBEIRO, V. M. M. ; GONCALVES, A. C. A. ; CARLOS, L. A. ; SILVA, E. C. ; PIRES, Christiano Vieira . ACEITABILIDADE E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO - QUÍMICA DE RECHEIOS TIPO FONDANT ADICIONADOS DE POLPAS DE AÇAÍ E AMORA. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
COSTA, L. T. ; CONCEICAO, K. R. O. ; LESSA, V. L. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, W. A. . ANÁLISE DE COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO AMIDO DE BATATA - DOCE. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado-RS. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
SANTOS, J. M. ; SANTOS, A. S. ; COSTA SOBRINHO, P. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; LAGE, I. N. K. ; SANTIAGO, B. T. . Avaliação da qualidade de leite produzido por produtores de queijo artesanal do município de Serro-MG. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá-PR. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.
-
SANTOS, J. M. ; SANTOS, A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. ; LAGE, I. N. K. ; Duarte, E . Qualidade microbiológica e contagem de células somáticas de leite cru refrigerado de tanques de expansão do município de Curvelo-MG. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá-PR. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.
-
FERNANDES MICRONI, INGRID ; VICTOR GONÇALVES FONSECA, DANIEL ; AMBRÓSIO ARAÚJO NASCIMENTO, LUCÉLIO ; MATTOS DIAS MARTINS, AMANDA ; VIEIRA PIRES, CHRISTIANO ; FERREIRA RODRIGUES, JÉSSICA ; ALMEIDA ESMERINO, ERICK ; MACHADO TROMBETE, FELIPE . Composição nutricional e percepção dos consumidores sobre a qualidade de pães comercializados como integrais, fonte de fibras e rico em fibras. In: CBCP Congresso Online Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2020. Anais do CBCP 2020 - Congresso on-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. Recife-PE: Even3 Publicações, 2020. v. 1.
-
RITA DE ALMEIDA COSTA, BÁRBARA ; CRISTINA ARRUDA GONÇALVES, ALINE ; VIEIRA PIRES, CHRISTIANO ; NANCI KOBORI, CINTIA . ELABORAÇÃO DE BARRA DE CEREAL COM RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DE AÇAÍ. In: CBCP Congresso Online Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2020, On-line. Anais do CBCP 2020 - Congresso on-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. Recife-PE: Even3, 2020. v. 1.
-
ALVES RODRIGUES GONÇALVES, VANDERLÉIA ; CLARA COUTINHO MACEDO, MARIA ; AZEVÊDO DA SILVA, WASHINGTON ; CRISTINA ARRUDA GONÇALVES, ALINE ; VIEIRA PIRES, CHRISTIANO . DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BOLO INTEGRAL PARA USO NA ALIMENTAÇÃO. In: CBCP Congresso Online Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, 2020. Anais do CBCP 2020 - Congresso on-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. Recife-PE: Even3, 2020. v. 1.
-
PRADO, M. E. A. ; CORREIA, V. T. V. ; MIGUEL, R. A. ; QUEIROZ, V. A. V. ; NEVES, L. M. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; OLIVEIRA, F. C. E. . Composição Centesimal de Hambúrgueres Bovinos Adicionados de Farinhas Integrais de Sorgo. In: VIII Fórum Regional de Laticínios, VII Fórum Regional de Alimentos e II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017, Rio Pomba-MG. Anais do VIII Fórum Regional de Laticínios, VII Fórum Regional de Alimentos e II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2017.
-
MENDES, E. A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. M. ; SILVA, L. S. . Análises Físico-Químicas de Amostras de Leite Cru Refrigerado Coletadas de Produtores do Município de Paracatu-MG. In: V Simpósio de Segurança Alimentar: Alimentação e Saúde, 2015, Bento Gonçalves-RS. Anais do V Simpósio de Segurança Alimentar, 2015.
-
CARVALHO, P. T. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, L. S. ; MENDES, E. A. S. ; SILVA, A. M. . Enumeração de Bactérias Ácido Láticas e Mesófilas Aeróbias em Diferentes Marcas de Leite Fermentado. In: V Simpósio de Segurança Alimentar: Alimentação e Saúde, 2015, Bento Gonçalves-RS. Anais do V Simpósio de Segurança Alimentar, 2015.
-
DUTRA, T. C. ; MACEDO, M. C. C. ; PIRES, Christiano Vieira . Análise da Rotulagem de Amostras de Salgadinhos de Milho Comercializados no Município de Sete Lagoas-MG. In: V Simpósio de Segurança Alimentar: Alimentação e Saúde, 2015, Bento Gonçalves-RS. Anais do V Simpósio de Segurança Alimentar, 2015.
-
SILVA, LUANA SABRINE ; SOUZA, ANA CLÁUDIA MORAIS ; MARIA, MARCELO MORAIS ; PENNA, CLÁUDIA FREIRE DE ANDRADE MORAIS ; SILVA, WASHINGTON AZEVEDO DA ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; SOUZA, MARCELO RESENDE ; SILVA, ANDRÉIA MARÇAL DA . Avaliação Microbiológica e Físico-Química de Queijos Probióticos Contendo Bifidobacterium Longum. In: XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. p. 313.
-
SILVA, LUANA SABRINE ; SOUZA, ANA CLÁUDIA MORAIS ; MARIA, MARCELO MORAIS ; JARDIM, ANNATACHI BOTELHO ; SILVA, WASHINGTON AZEVEDO DA ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; SOUZA, MARCELO RESENDE ; SILVA, ANDRÉIA MARÇAL DA . Estudo da Viabilidade de Bifidobacterium Longum em Bebidas Lácteas Probióticas. In: XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. p. 309.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; PAES, M. C. D. ; Barbosa, N.A. ; PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Novo método de extração de zeína utilizando agente redutor não tóxico. In: 29 Congresso Nacional de Milho e Sorgo - Diversidade e Inovações na Era dos Transgênicos, 2012, Águas de Lindóia. Anais do 29 Congresso Nacional de Milho e Sorgo - Diversidade e Inovações na Era dos Transgênicos, 2012.
-
LAGE, I. N. K. ; PIRES, Christiano Vieira ; Paulino, P. V. R. ; Reis, S. F. ; Baffa, D. F. ; Mezzomo, R. . Características de Carcaça e Rendimento de Cortes de Bovinos de Diferentes Classes Sexuais. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011, Belém-PA. Anais da 48 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
-
LAGE, I. N. K. ; Paulino, P. V. R. ; PIRES, Christiano Vieira ; Mezzomo, R. ; Duarte, M. S. ; Baffa, D. F. . Desempenho e Digestibilidade Aparente Total de Nutrientes em Bovinos de Diferentes Classes. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011, Belém-PA. Anais da 48 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
-
LAGE, I. N. K. ; PIRES, Christiano Vieira ; Paulino, P. V. R. ; MONNERAT, J. P. I. S. ; MAIA, B. A. ; SOSSAI, S. A. ; SOBREDA, L. H. ; SILVA, L. H. P. . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E COR DO MÚSCULO LONGISSIMUS DORSI DE BOVINOS DE DIFERENTES CLASSES SEXUAIS. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, 2011, São Pedro-SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, 2011.
-
LAGE, I. N. K. ; PIRES, Christiano Vieira ; Duarte, M. S. ; Paulino, P. V. R. ; MAIA, B. A. ; Baffa, D. F. ; FERREIRA, J. P. ; Reis, S. F. . FORÇA DE CISALHAMENTO E PERDAS DO MÚSCULO LONGISSIMUS DORSI DE BOVINOS DE DIFERENTES CLASSES SEXUAIS. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, 2011, São Pedro-SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, 2011.
-
PEREIRA, K. C ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias de mãos de manipuladores de alimentos de escolas da cidade de Diamantina, Minas Gerais. In: Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição, 2009, Ouro Preto. Anais do III Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição, 2009.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; HOFFMAM, Z. B. ; PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, P. A. F. ; MENDONÇA, Eduardo G . Influência da extração da casca de feijão e de soja na digestibilidade protéica in vitro. In: III Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição - COMAN, 2009, Ouro Preto-MG. Anais do III Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição - COMAN, 2009.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; HOFFMAM, Z. B. ; PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, P. A. F. ; CARVALHO, I. M. M . Avaliação dos teores de proteína e lipídio de diferentes linhagens de soja. In: III Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição - COMAN, 2009, Ouro Preto-MG. Anais do III Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição - COMAN, 2009.
-
GOMES, E. G. S. ; COELHO, V. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. H. ; COSTA, B. A. ; FREITAS, D. K. ; LOPES, L. F. ; CARNEIRO, E. M. J. ; CRISTELLI, M. E. ; SILVA, V. D. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; ARAUJO, R. L. B. ; MELO, J. O. F. . AVALIAÇÃO DOS COMPOSTOS VOLÁTEIS DA CASCA DO FRUTO DA SABOROSA (Selenicereus setaceus) CULTIVADAS NO CERRADO MINEIRO. In: VI Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição, 2025, Ouro Preto-MG. Anais do VI Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição., 2025.
-
PESSOA, R. ; MATTOS, M. ; AVELAR, M. H. M. ; SILVA, W. A. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, Christiano Vieira . Nutritional quality of freeze-dried buffalo milk powder. In: First International Conference on Buffalo Mozzarella& Milk Products, 2024, Naples-Italy. Anais do First International Conference on Buffalo Mozzarella& Milk Products, 2024. p. 61-61.
-
MIRANDA, C. P. ; PIRES, Christiano Vieira ; AVELAR, M. H. M. ; SILVA, A. M. ; SILVA, W. A. ; MEDES, P. H. ; PEREIRA, D. A. ; SOUZA, M. R. . CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE AMOSTRAS DE QUEIJO CABACINHA DO VALE DO JEQUITINHONHA - MG. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
SILVA, C. E. S. E. ; CAMPOS, M. E. G. ; AVELAR, M. H. M. ; RODRIGUES, C. G. ; SANTOS, D. K. A. O. ; SILVA, W. A. ; GONCALVES, A. C. A. ; CARLOS, L. A. ; PIRES, Christiano Vieira . Avaliação das características sensoriais e de textura de barras energéticas elaboradas com baru (Dipteryx alata).. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
SILVA, C. E. S. E. ; AVELAR, M. H. M. ; SILVA, A. P. C. M. ; SILVA, W. A. ; KOBORI, C. N. ; CAMPOS, M. E. G. ; PIRES, Christiano Vieira . Estudo do efeito das concentrações de monoglicerídeo e cera de carnaúba nas propriedades físicas de oleogéis elaborados a partir de óleos de e licuri (Syagruscoronata).. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
SANTOS, B. F. S. ; RIBEIRO, M. A. T. ; SILVA, A. C. F. E. ; GUERRA, I. K. ; AVELAR, M. H. M. ; GONCALVES, A. C. A. ; CARLOS, L. A. ; PIRES, Christiano Vieira . ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BALAS DE GELATINA FORMULADAS COM POLPAS DE FRUTAS DO CERRADO.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
SILVA, A. C. F. E. ; RIBEIRO, M. A. T. ; SANTOS, B. F. S. ; AVELAR, M. H. M. ; BARBOSA, J. M. ; SILVA, V. M. ; KOBORI, C. N. ; PIRES, Christiano Vieira . Avaliação dos parâmetros de qualidade de spreads produzidos com castanhas de pequi (Caryocar brasiliense camb) e baru (Dipteryx alata) em versões com e sem cacau.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
GUERRA, I. K. ; MESSIAS, R. R. ; GOMES, M. G. ; AVELAR, M. H. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; KOBORI, C. N. ; SILVA, W. A. ; GONCALVES, A. C. A. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE ALGINATO DE SÓDIO NAS CARATERÍSTICAS FÍSICAS DE FRUTA ESTRUTURADA POR ESFERIFICAÇÃO INVERSA.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
GUERRA, I. K. ; MESSIAS, R. R. ; GOMES, M. G. ; AVELAR, M. H. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; KOBORI, C. N. ; SILVA, W. A. ; GONCALVES, A. C. A. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE LACTATO DE CÁLCIO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE POLPA DE JABUTICABA ESTRUTURADA POR ESFERIFICAÇÃO INVERSA.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MONTEIRO, A. C. C. B. ; RIBEIRO, M. A. T. ; SANTOS, B. F. S. ; SILVA, C. E. S. E. ; AVELAR, M. H. M. ; CARLOS, L. A. ; KOBORI, C. N. ; PIRES, Christiano Vieira . Avaliação das características físico-químicas e nutricionais de frutas e castanhas do Cerrado comercializadas por cooperativas de agricultura familiar e extrativismo sustentável.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MONTEIRO, A. C. C. B. ; RIBEIRO, M. A. T. ; SANTOS, B. F. S. ; SILVA, C. E. S. E. ; AVELAR, M. H. M. ; CARLOS, L. A. ; KOBORI, C. N. ; PIRES, Christiano Vieira . Avaliação do perfil de ácidos graxos de óleos de frutas e castanhas do Cerrado comercializados por cooperativas de agricultura familiar e extrativismo sustentáve. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MARTINS, A. D. ; ANNA, D. S. S. ; LIMA, L. T. ; RIBEIRO, M. A. T. ; VILELA JUNIOR, E. T. ; SILVA, L. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; TROMBETE, F. M. . Pesquisa de matérias estranhas em corantes de urucum vendidos em Sete Lagoas-MG e região.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
BORGES, M. M. ; GOMES, M. G. ; AVELAR, M. H. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, W. A. . EFEITOS DA ADIÇÃO DA PROTEÍNA DE GIRASSOL (Helianthus annuus L.) NA QUALIDADE DE FILMES BIODEGRADÁVEIS.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
BORGES, M. M. ; GOMES, M. G. ; AVELAR, M. H. M. ; VIEIRA PIRES, CHRISTIANO ; SILVA, W. A. . PROTEÍNA DE GIRASSOL (Helianthus annuus L.): CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
TELES, A. G. ; RODRIGUES, C. G. ; LIMA, M. E. M. ; SILVEIRA, I. T. C. ; GONCALVES, A. C. A. ; OLIVEIRA, E. M. ; SILVA, A. P. C. M. ; CARLOS, L. A. ; RUFIN, J. C. M. ; PIRES, Christiano Vieira . SELEÇÃO DE MATRIZES DE CAGAITEIRA DO MUNICÍPIOS DE SETE LAGOAS - MG COM POTENCIAL BIOATIVO. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
AVELAR, M. H. M. ; SANTOS, D. K. A. O. ; RODRIGUES, C. G. ; GONCALVES, A. C. A. ; CARLOS, L. A. ; SILVA, W. A. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE BALAS DURAS ELABORADAS COM MEL DE AROEIRA (MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO- ANACARDIACEAE) EM VERSÕES ALTA E BAIXA EM AÇÚCARES.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
AVELAR, M. H. M. ; RIBEIRO, M. A. T. ; SANTOS, B. F. S. ; SILVA, A. C. F. E. ; GONCALVES, A. C. A. ; Carlos, Lanamar ; SILVA, W. A. ; AVILA, J. C. C. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE BALAS DE GELATINA PRODUZIDAS COM POLPAS DE FRUTAS DO CERRADO. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MATTOS, M. M. S. ; AVELAR, M. H. M. ; PESSOA, R. A. S. ; PIRES, Christiano Vieira . Avaliação do perfil de ácidos graxos de leites em pó de diferentes espécies mamíferas.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
AVELAR, M. H. M. ; SOARES, E. C. ; MOREIRA, M. L. L. ; SILVA, L. S. ; VILELA JUNIOR, E. T. ; SILVA, W. A. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. P. C. M. ; SOUZA, M. R. ; SILVA, A. M. . CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DE QUEIJO MINAS ARTESANAL DA REGIÃO DE ENTRE SERRAS DA PIEDADE AO CARAÇA, MG.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MARQUES, M. A. ; BORGES, M. M. ; AVELAR, M. H. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, W. A. . ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILME DE SORO DE KEFIR E ÁLCOOL POLIVINÍLICO.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
GOMES, M. G. ; AVELAR, M. H. M. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE SALGADINHOS DE MILHO COMERCIALIZADOS EM SETE LAGOAS-MG.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
SILVA, W. A. ; RIBEIRO, M. A. T. ; PIRES, Christiano Vieira . CARACTERIZAÇÃO DE FILME ELABORADO A PARTIR DA FARINHA EXTRAÍDA DO MESOCARPO DE BABAÇU.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MESSIAS, R. R. ; GUERRA, I. K. ; AVELAR, M. H. M. ; KOBORI, C. N. ; CARLOS, L. A. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DO EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE PECTINA NA MORFOLOGIA E NOS ASPECTOS COLORIMÉTRICOS DE FRUTA ESTRUTURADA POR GELIFICAÇÃO IÔNICA.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MESSIAS, R. R. ; GUERRA, I. K. ; AVELAR, M. H. M. ; KOBORI, C. N. ; CARLOS, L. A. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DO EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE LACTATO DE CÁLCIO NA MORFOLOGIA E NOS ASPECTOS COLORIMÉTRICOS DE FRUTA ESTRUTURADA POR GELIFICAÇÃO IÔNICA.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
MATTOS, M. M. S. ; AVELAR, M. H. M. ; PESSOA, R. A. S. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL DE LEITES EM PÓ DE DIFERENTES ESPÉCIES MAMÍFERAS.. In: 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos., 2024, Florianópolis-SC. Anais do 29° Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2024.
-
PESSOA, R. ; MATTOS, M. ; AVELAR, M. H. M. ; AZEVÊDO DA SILVA, WASHINGTON ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, Christiano Vieira . Technological attributes of buffalo milk caramel candies.. In: First International Conference on Buffalo Mozzarella& Milk Products, 2024, Naples-Italy. Anais do First International Conference on Buffalo Mozzarella& Milk Products., 2024. p. 62-62.
-
DOCE, B. M. ; LESSA, V. L. ; OLIVEIRA, J. E. ; AVELAR, M. H. M. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE HORTALIÇAS PRODUZIDAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA, LIVRE DE AGROTÓXICOS (SAT) E CONVENCIONAL. In: 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, 2023, Belo Horizonte-MG. Anais do 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, 2023.
-
AVELAR, M. H. M. ; GONCALVES, A. C. A. ; CARLOS, L. A. ; SILVA, W. A. ; PIRES, Christiano Vieira . POTENCIAL TECNOLÓGICO, NUTRICIONAL, FUNCIONAL E SUSTENTÁVEL DE MATÉRIAS PRIMAS DO CERRADO MINEIRO PARA A FABRICAÇÃO INDUSTRIAL DE CONFEITOS. In: 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, 2023, Belo Horizonte-MG. Anais do 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, 2023.
-
SANTOS, D. K. A. O. ; DUTRA, T. C. ; AVELAR, M. H. M. ; SILVA, A. P. C. M. ; PIRES, Christiano Vieira . PERFIL DE CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA COVID-19. In: 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, 2023, Belo Horizonte-MG. Anais do 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, 2023.
-
FERNANDES, K. E. ; SILVEIRA, I. T. C. ; SOUZA, L. C. S. ; RODRIGUES, C. G. ; PIRES, Christiano Vieira ; CARLOS, L. A. . ATIVIDADE ANTIOXIDANTE, PROTEÍNAS E MINERAIS EM BOLO ISENTO DE LACTOSE COM ADIÇÃO DE ORA-PRO-NÓBIS... In: II International Congress on Science, Biodiversity and Sustainability., 2023, Belo Horizonte. Anais do II International Congress on Science, Biodiversity and Sustainability.., 2023.
-
AVILA, J. C. C. ; BORGES, G. S. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; Junqueira, M.S ; AVELAR, M. H. M. ; RODRIGUES, C. G. . ELABORAÇÃO DE REFRIGERANTE DIET DE COQUINHO AZEDO (BUTIA CAPITATA.. In: 8° Simpósio de Segurança Alimentar - Sistemas Alimentares e Alimentos Seguros,, 2023. Anais do 8° Simpósio de Segurança Alimentar - Sistemas Alimentares e Alimentos Seguros,, 2023.
-
RIBEIRO, M. A. T. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, W. A. . Obtenção e Carcaterização de Filme de Amido Extraído do Mesocarpo de Babaçu.. In: II International Congress on Science, Biodiversity and Sustainability., 2023, Belo Horizonte. Anais do II International Congress on Science, Biodiversity and Sustainability., 2023.
-
ANJOS, N. C. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; SILVA, W. A. . Efeitos do revestimento a base de gelatina e de óleo essencial de alecrim nas características de morangos sob armazenamento refrigerado.. In: II Congreso Euroamericano de Procesos y Productos Alimentarios., 2023. Anais do II Congreso Euroamericano de Procesos y Productos Alimentarios, 2023.
-
PIRES, CHRISTIANO V. ; GONCALVES, A. C. A. ; SILVA, L. S. ; REZENDE, A. C. R. . USO DA BIOMASSA DE BANANA VERDE EM QUEIJO PETIT SUISSE: ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL. In: I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019, Belo Horizonte-MG. Anais do I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019.
-
MARO, K. F. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; Junqueira, M.S ; SILVA, L. S. ; VILELA JUNIOR, E. T. ; SILVA, A. M. . ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE AMOSTRAS DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS (MG).. In: I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019, Belo Horizonte-MG. Anais do I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019.
-
MOURA, C. C. M. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; MACEDO, M. C. C. ; SILVA, A. P. C. M. . AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DO CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS/MG.. In: I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019, Belo Horizonte-MG. Anais do I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019.
-
SOUZA, T. M. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; LESSA, V. L. ; GONCALVES, A. C. A. ; MOURA, C. C. M. ; MACEDO, M. C. C. . Óleo de polpa de abacate: extração, avaliação físico-química e aplicação tecnológica. In: I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019, Belo Horizonte-MG. Anais do I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019.
-
SILVA, J. C. ; GONCALVES, A. C. A. ; PIRES, CHRISTIANO V. ; TROMBETE, F. M. . Development and quality evaluation of cereal bars produced with pulp and almond of pequi ( Caryocar brasiliense). In: I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019, Belo Horizonte-MG. Anais do I Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, 2019.
-
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; CONCEICAO, K. R. O. ; MARO, K. F. . Ciência e Tecnologia de Alimentos: Uma proposta para o ensino de química. In: XIV Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2016, Sete Lagoas-MG. Anais do XIV Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2016.
-
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; MACEDO, M. C. C. ; ARAUJO, B. L. P. . PRODUÇÃO DE PÃO DE FORMA CONTENDO FARINHA DE SEMENTES DE ABÓBORA E SORGO. In: XIV Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2016, Sete Lagoas-MG. Anais do XIV Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, 2016.
-
SANTOS, A. P. ; CAMARA, A. K. F. I. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . EFEITO DA REDUÇÃO DE SÓDIO E ADIÇÃO DE ERVAS E ESPECIARIAS NAS PROPRIEDADES SENSORIAIS E FÍSICO-QUÍMICAS DE LINGUIÇA DE FRANGO. In: 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas. Anais do 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015.
-
MACEDO, M. C. C. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; QUEIROZ, V. A. V. ; SILVA, E. C. ; CASSIMIRO, D. M. J. . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE CULTIVARES DE SORGO SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS NA PRODUÇÃO DE FARINHA PARA CONSUMO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. In: 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas-SP. Aniais do 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015.
-
COSTA, A. L. L. ; MACEDO, M. C. C. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; SILVA, A. M. . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA, FÍSICO-QUÍMICA E PERFIL DE TEXTURA DE IOGURTES ?TIPO GREGO? COMERCIALIZADOS EM SETE LAGOAS/MG. In: 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas-SP. Anais do 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015.
-
CARVALHO, P. T. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; CARNEIRO, C. M. ; MENDES, E. A. S. ; CASSIMIRO, D. M. J. . DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ E pH EM DIFERENTES MARCAS DE LEITES FERMENTADOS. In: 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas-SP. Anais do 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015.
-
DUTRA, T. C. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . ESTUDO DO TEOR DE SÓDIO DE DIEFERENTES MARCAS DE AMOSTRAS DE SALGADINHOS DE MILHO. In: 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas-SP. Anais do 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015.
-
AVELAR, M. H. M. ; EFRAIN, P. ; PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; GONCALVES, A. C. A. . DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO TEOR DE SÓDIO E POTÁSSIO DE DRAGEADO SALGADO DO TIPO ?AMENDOIM JAPONÊS? NA VERSÃO LIGHT. In: 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas-SP. Anais do 11 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015.
-
CARVALHO, P. T. ; RAMOS, C. S. ; PIRES, Christiano Vieira . AVALIAÇÃO DE ROTÚLOS DE AMOSTRAS DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracajú-SE. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
RAMOS, C. S. ; CARVALHO, P. T. ; PIRES, Christiano Vieira . Análises Físico-Químicas de Leite UHT Integral Comercializado no Município de Sete Lagoas-MG. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
SILVA, K. P. E. ; SILVA, L. S. ; CARVALHO, P. T. ; DUTRA, T. C. ; RAMOS, C. S. ; PIRES, Christiano Vieira . Contagem de Bactérias Mesófilas, Coliformes Totais e Termotolerantes em Amostras de Queijo Cabacinha Comercializados no Norte de Minas Gerais. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracajú-SE. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
RAMOS, C. S. ; CARVALHO, P. T. ; PIRES, Christiano Vieira . Análises de Fraudes de Leite UHT Integral Comercializado no Município de Sete Lagoas-MG. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracajú-SE. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
DUTRA, T. C. ; CARVALHO, P. T. ; SILVA, K. P. E. ; MENDES, E. A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; RAMOS, C. S. . Comparação das Características Sensoriais de Carne de Frango de Granja e Carne de Frango Tipo 'Caipira Comercializados no Município de Sete Lagoas-MG. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracajú-SE. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
DUTRA, T. C. ; CARVALHO, P. T. ; MENDES, E. A. S. ; PIRES, Christiano Vieira . Análises Físico-Químicas de Amostras de Salgadinhos de Milho Comercializados no Município de Sete Lagoas-MG. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracajú-SE. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
CARVALHO, P. T. ; DUTRA, T. C. ; SILVA, K. P. E. ; SILVA, L. S. ; RAMOS, C. S. ; PIRES, Christiano Vieira . Contagem de Bactérias Ácido Láticas e Mesófilas Aeróbias em Amostras de Leite Fermentado como Probióticos Comercializados no Município de Sete Lagoas-MG. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracajú-SE. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
MORAES, M. C. B. ; BARBOSA, N. A. ; PAES, M. C. D. ; MOURA, P. L. T. ; RIBEIRO, E. P. ; PIRES, Christiano Vieira . Otimização do processo de obtenção de filmes de zeína para ensaios em laboratório. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracajú-SE. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014.
-
FRANCA, R. A. ; BOLINA, I. C. A. ; PIRES, Christiano Vieira . ANÁLISE CRITICA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS DE ROTULAGEM EM CARCAÇAS DEFRANGO INTEIRAS E FRACIONADAS EMBALADAS E COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG, BRASIL. In: Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas-SP. Anais do 10 Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.
-
BELINO, L. F. R. ; FERNANDES, G. R. ; MENEZES, N. M. C. ; PIRES, Christiano Vieira . CONTAGEM DE BACTÉRIAS MESÓFILAS E PSICROTRÓFICAS DE AMOSTRAS DE LEITEC RU COMERCIALIZADAS INFORMALMENTE NOS MUNICÍPIOS DE CURVELO E SETE LAGOAS-MG. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas-SP. Anais do 10 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.
-
VIANA, M. ; RODRIGUES, C. ; CARLOS, L. A. ; PIRES, Christiano Vieira ; REIS, G. D. . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE HORTALIÇAS NÃO CONVENCIONAIS. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas-SP. Anais do 10 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.
-
BOLINA, I. C. A. ; FRANCA, R. A. ; PIRES, Christiano Vieira . DETERMINAÇÃO DA COR, PERDA DE ÁGUA POR GOTEJAMENTO E PH DA CARNE DE FRANGO DE GRANJA E ?TIPO CAIPIRA? COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas-SP. Anais do 10 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.
-
MORAES, M. C. B. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, W. A. . AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES DE ZEINA FEITOS COM SORBITOL. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas-SP. Anais do 10 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.
-
MORAES, M. C. B. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, W. A. ; LISBOA, C. B. . CARACTERIZAÇÃO DE BANANA PRATA, REVESTIDA COM DIFERENTES TRATAMENTOS DE COBERTURA DE ZEÍNA, AO LONGO DO AMADURECIMENTO. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas-SP. Anais do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.
-
CASSIMIRO, D. M. J. ; FRANCA, R. A. ; BOLINA, I. C. A. ; REIS, G. D. ; PIRES, Christiano Vieira . Niveles de Absorción de Agua en Caparazones de Pollos que se Venden en la Ciudad de Sete Lagoas-Minas Gerias-Brasil. In: VII Congresso Ciencia y Tecnología de los Alimentos, 2013, Córdoba-Espanha. Anais do VII Congresso Ciencia y Tecnología de los Alimentos, 2013.
-
BELINO, L. F. R. ; PIRES, Christiano Vieira . Análise microbiológica de Queijo Minas Frescal comercializado em feiras livres de Sete Lagoas-MG. In: XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013, Sete Lagoas-MG. Anais do XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013.
-
MORAES, M. C. B. ; PIRES, Christiano Vieira . Isolamento e quantificação de zeínas de diferentes acessos de milho para a produção de biofilmes. In: XI Congresso de Produção Cinetífica da UFSJ, 2013, Sete Lagoas-MG. Anais do XI Congresso de Produção Cinetífica da UFSJ, 2013.
-
MORAES, M. C. B. ; PIRES, Christiano Vieira . Produção e caracterização de coberturas a partir da zeína para o revestimento e conservação de frutas. In: XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013, Sete Lagoas-MG. Anais do XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013.
-
REIS, G. D. ; PIRES, Christiano Vieira . Complementação da formação do estudante técnico em química de Sete lagoas-MG, em análises físico-químicas de alimentos. In: XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013, Sete Lagoas. Anais do XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013.
-
Campos, G.C.C ; PIRES, Christiano Vieira . Composição nutricional da silagem utilizada na alimentação do gado de leite de pequenos produtores do município de Paraopeba-MG. In: XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013, Sete Lagoas-MG. Anais do XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2013.
-
SANTOS, A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. ; Campos, G.C.C ; MARTINS, J. M. . COUNT LACTIC ACID AND MESOPHILIC BACTERIA IN ENDOGENOUS YEAST USED IN THE MANUFACTURE OF ARTISANAL MINAS CHEESE PRODUCED IN THE REGION OF SERRO-MG. In: XVI World Congress of Food Science and Technology-IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu-PR-BR. Anais do XVI World Congress of Food Science and Technology-IUFoST, 2012.
-
MORAES, M. C. B. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, W. A. ; SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; PAES, M. C. D. . EVALUATION OF THE USE OF GLYCEROL IN THE FORMULATION OF ZEIN FILMS. In: XVI World Congress of Food Science and Technology-IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu. Anais do XVI World Congress of Food Science and Technology-IUFoST, 2012.
-
Oliveira, J. B. ; PIRES, Christiano Vieira . Qualidade Microbiológica e Sensorial de Queijo Artesanal Maturado Produzido no Município de Serro-MG. In: X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012, São João del Rei. Anais do X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012.
-
CAMPOS, G. C. C. ; PIRES, Christiano Vieira . Aspectos de Qualidade do Leite Pasteurizado Comercializado no Município de Sete Lagoas-MG. In: X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012, São João del Rei. Anais do X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012.
-
CAMPOS, G. C. C. ; PIRES, Christiano Vieira . Capacitação dos Pequenos Produtores de Leite do Município de Paraopeba-MG em Boas Práticas de Obtenção e Manipulação. In: X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012, São João del Rei. Anais do X Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2012.
-
BELINO, L. F. R. ; PIRES, Christiano Vieira . QUANTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS MESÓFILA, COLIFORMES TOTAIS E COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM AMOSTRAS DE QUEIJO MINAS ARTESANAL COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS - MG. In: IV SICTA-SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2012, João Pessoa. ANAIS DO IV SICTA-SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2012.
-
BELINO, L. F. R. ; MENEZES, N. M. C. ; FERNANDES, G. R. ; BOLINA, I. C. A. ; PIRES, Christiano Vieira . PARÂMETROS DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO LEITE CRU COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG. In: IV SICTA-SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2012, João Pessoa-PB. Anais do IV SICTA-SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2012.
-
Silva Santos, Aline ; Campos, G.C.C ; PIRES, Christiano Vieira ; Costa Sobrinho, Paulo de Souza ; GONCALVES, A. C. A. ; Oliveira, J. B. ; Campos, H.P. ; Santos, N. V. ; Vieira, S. . Efeito da Sazonalidade Sobre as Características de Qualidade do Leite Cru Utilizado Para a Fabricação de Queijo Minas Artesanal. In: 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011.
-
Oliveira, J. B. ; Campos, G.C.C ; PIRES, Christiano Vieira ; GONCALVES, A. C. A. ; Santos, N. V. ; Campos, H.P. . Aceitação Sensorial de Queijo Minas Artesanal Maturado em Condições de Refrigeração. In: 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011.
-
LAGE, I. N. K. ; PIRES, Christiano Vieira ; Paulino, P. V. R. ; Duarte, M. S. ; MONNERAT, J. P. I. S. ; DOI, L.H.S ; SOSSAI, S. A. ; Oliveira, J. B. ; Santos, N. V. . Proteólise Post Mortem em Músculo Longissimus Dorsi de Bovinos de Diferentes Classes Sexuais. In: 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011.
-
LAGE, I. N. K. ; PIRES, Christiano Vieira ; Paulino, P. V. R. ; Duarte, M. S. ; FROTAS, S ; RAMEHIRO, R ; Campos, H.P. ; Campos, G.C.C . Teores de Colágeno Total e de Colágeno Solúvel em Amostras de Carne Bovina de Diferentes Classes Sexuais. In: 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9 Slaca, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; PAES, M. C. D. ; PIRES, Christiano Vieira ; BARBOSA, N. A. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Teor de proteína de amostras contendo zeína extraída do milho integral ou do endosperma utilizando diferentes solventes. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2011, Foz do Iguaçu. Anais da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2011.
-
SANTOS, J. M. ; SANTOS, A. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. . Crescimento de microrganismos psicrotróficos em leite cru refrigerado. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010.
-
PINHEIRO, J. S. ; ALMEIDA, H. G. ; Faria, C. A. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. . OCORRÊNCIA DE Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Escherichia coli E COLIFORMES TOTAIS EM LEITE CRU PRODUZIDO NA REGIÃO DO SERRO, MINAS GERAIS. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010.
-
Liboreiro, R.C. ; OLIVEIRA, M. M. N. F. ; PIRES, Christiano Vieira ; Costa Sobrinho, Paulo de Souza ; SANTOS, A. S. ; Santos, J. K. ; OLIVEIRA, C. H. . Avaliação da acidez e contagem de células somáticas do leite bovino produzido por pequenos produtores do município de Diamantina-MG. In: XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010, Diamantina-MG. Anais do XII Jornada Científica e Tecnológica da UFVJM, 2010.
-
ALMEIDA, R. E. A. ; SILVA, F. C. ; OLIVEIRA, M. M. N. F. ; PIRES, Christiano Vieira . Diagnósitco do abate Clandestino de bovinos no município de Diamantina-MG. In: XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009, Diamantina-MG. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009.
-
SANTIAGO, B. T. ; Liboreiro, R.C. ; SANTOS, A. S. ; SANTOS, J. M. ; PIRES, Christiano Vieira . Qualidade físico-química de leites pasteurizados comercializados em Diamantina-MG. In: XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009, Diamantina. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009.
-
Duarte, E ; SANTOS, A. S. ; SANTOS, J. M. ; OLIVEIRA, M. M. N. F. ; PIRES, Christiano Vieira . Qualidade microbiológica de leites pasteurizados comercializados em Diamantina-MG. In: XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009, Diamantina. Anais daXI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009.
-
CALAZANS, R. M ; SILVA, A. C. S ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. . Enumeração de Staphylococcus aureus e presença de Listeria monocytogenes em queijo Minas artesanal comercializado na cidade de Diamantina, Minas Gerais. In: XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009, Diamantina-MG. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009.
-
SILVA, A. C. S ; CALAZANS, R. M ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. . Quantificação de coliformes totais e Escherichia coli em queijo Minas artesanal comercializado na cidade de Diamantina, Minas Gerais. In: XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009, Diamantina-MG. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009.
-
SILVA, A. C. S ; PIRES, Christiano Vieira ; CALAZANS, R. M ; COSTA SOBRINHO, P. S. . Microrganismos indicadores de qualidade e distribuição da temperatura de armazenamento de queijo Minas artesanal em pontos de comercialização na cidade de Diamantina, Minas Gerais. In: XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009, Diamantina-MG. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Pós Graduação da UFVJM, 2009.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; ZEFERINO, I. A. M. ; HOFFMAM, Z. B. ; PIRES, Christiano Vieira ; VISOTO, Liliane Evangelista ; PILON, Anderson Martins ; VIEIRA, P. A. F. . Influence of lipid extraction and tegument removal from different protein sources on in vitro digestibility. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), 2009, Águas de Lindóia-SP. Anais da XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), 2009. p. 122-122.
-
PINHEIRO, J. S. ; ALMEIDA, H. G. ; SILVA, A. C. S ; CALAZANS, R. M ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. . Qualidade microbiológica de queijo minas artesanal comercializado na cidade de Diamantina, Minas Gerais. In: 25 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Anais do 25 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009. p. 2092-1-2092-1.
-
Faria, C. A. M. ; SANTOS, A. S. ; Santos, J. K. ; PIRES, Christiano Vieira ; COSTA SOBRINHO, P. S. . Qualidade microbiológica do leite cru produzido na região do Serro, Minas Gerais. In: 25 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas-PE. Anais do 25 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009. p. 2092-2-2092-2.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; ZEFERINO, I. A. M. ; HOFFMAM, Z. B. ; CARRARO, J. C. C ; PIRES, Christiano Vieira ; LAMEGO, M. R. A ; VISOTO, Liliane Evangelista ; REIS, A. P . Determination of protein digestibility of full and scoured food through in vitro method of static pH and fall pH. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2008, Águas de Lindóia. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2008.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; CARRARO, J. C. C ; PIRES, Christiano Vieira ; HOFFMAM, Z. B. . Determinação da digestibilidade protéica de soja e de peixe através do método in vitro de pH estático de fontes integrais e desengorduradas. In: Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008. p. 98-98.
-
LAGE, I. N. K. ; GARCIA, D.A ; COSTA, P. M. ; GARCIA, I. P. ; M, Joerley ; Soares, S.B ; PIRES, Christiano Vieira . Rastreabilidade da carne bovina no Brasil. In: JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFVJM, 2008, Diamantina. ANAIS DA X JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFVJM, 2008. v. 10. p. 251-251.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; HOFFMAM, Z. B. ; ZEFERINO, I. A. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, P. A. F. ; RIBEIRO, F. R. ; SILVA, F. C. ; MONTEIRO, M. S. . Caracterização bromatológica e digestibilidade in vitro de grãos de quinoa. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2007, São Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2007. p. 129-129.
-
CASTRO, L. I. A. ; REAL, C. M. V ; PIRES, I. S. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; PINTO, N. A. V. D. ; MIRANDA, L. S. ; ROSA, B. C ; DIAS, P. A . Quinoa (Chenopodium quinoa Wild): Digestibilidade in vitro, desenvolvimento e análise sensorial de preparações destinadas a pacientes celíacos. In: I Encontro Latino Americano sobre Alimentos Enriquecidos com Ferro, 2007, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais, 2007. v. 17. p. 98-98.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; Mendes F. Q. ; ZEFERINO, I. A. M. ; HOFFMAM, Z. B. ; PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, P. A. F. ; LOPES, T. R. S. ; FAZOLLO, A. ; MORAES, M. F. B. K. . Avaliação da digestibilidade protéica de alimentos integrais e desengordurados através do método in vitro. In: Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação, 2007, São Paulo. Nutrire - Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2007. v. 32. p. 1-435.
-
M, Joerley ; PIRES, Christiano Vieira ; SANTOS, G. C ; SABINO, L. A ; CORREA, D. K ; FERNANDES, V. C ; CASTRO, J. O . Determinação do índice de Hidratação de Carcaças de Frangos inteiros Comercializadas na Cidade de Dimantina. In: Semana de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2006, Diamantina-MG. Anais da Semana de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2006.
-
SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; PIRES, Christiano Vieira ; MENDONÇA, Eduardo G ; PILON, F. M. ; RIBEIRO, F. R. ; FAZOLLO, A. ; MOREIRA, N. R ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Ganho de peso em ratos submetidos a dietas preparadas com diferentes fontes protéicas. In: XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra de Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária, 2006, Viçosa. XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra de Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária, 2006.
-
PIRES, Christiano Vieira ; ROSA, José César ; MENDONÇA, Eduardo G ; SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; GUIMARÃES, V M ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Amino Acid Chemical Score in Different Protein Sources.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005, Águas de Lindóia-SP. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005. p. 89-89.
-
PIRES, Christiano Vieira ; ROSA, José César ; SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; MENDONÇA, Eduardo G ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; LOPES, K V G ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Weigth Gain in Rats Submetted to Diets Prepared With Different Proteic Sources.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005, Caxambu. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005. p. 89-89.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; MORAES, Hatanne C F ; MENDONÇA, Eduardo G ; MOREIRA, Maurílio Alves . Digestibility in vitro of Different Source of Protein. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004, Caxambu. Anais da XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004. p. M-39-M-39.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; VISOTO, Liliane Evangelista ; PIRES, Christiano Vieira ; MENDONÇA, Eduardo G ; SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; MORAES, Hatanne C F ; ALMEIDA, D P ; BRUMANO, Maria Helena Nasser . Evaluation of Quality and Protein Digestibility of Different Stored Beans Varieties (Phaseolus vulgaris L.). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004, Caxambu. Anais da XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; XAVIER, Luciana Pereira ; PIRES, Christiano Vieira ; BRUMANO, Maria Helena Nasser ; CRUZ, Renato Souza ; ALMEIDA, F. T. ; SANT'ANA, Rita de Cassia Oliveira ; MORAES, Hatanne C F ; REZENDE, Sebastião Tavares de . Determination of in vivo Protein Digestibility of Bean Cultivars (Phaseolus vulgaris L.): A Collaborative Analysis of an Improved Procedure. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004, Caxambu-MG. Anais da XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004. p. D-60-D-60.
-
CARDOSO, Luciana Resende ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; JOSÉ, Inês Chamel ; FABRIS, I. ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Determination of the Inhibition Activity of Trypsin and Chymotrypsin in Different Lineages of Soybean in Natura and Evaluation of the Influence of the Thermal Treatment on the KTI Activity. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003, CAxambu. Anais da XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003. p. 57-57.
-
CARDOSO, Luciana Resende ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; JOSÉ, Inês Chamel ; FABRIS, I. ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Physicochemical Characterization of Different Soybean Lineages. In: XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003, Caxambu-MG. Anais da XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003. p. 58-58.
-
FREITAS, R. A. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; DIAS, D. C. F. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; DIAS, L. A. S. . Biochemical and Physiological Alterations in Cotton Seeds and Artificially Aged. In: XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003, Caxambu-MG. Anais da XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003. p. 141-141.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; BATISTA, Rosa Barbara ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; GOMES, Maria Regina Araújo ; OLIVEIRA, Marli Lourdes de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Effect of the Thermal Treatment in the Reduction of Inhibitors of Proteases of you Cultivars of Bean (Phaseolus vulgaris L.). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia molecular, 2002, Caxambu, 2002. p. 124.
-
PILON, Anderson Martins ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; OLIVEIRA, Joel Antônio de ; BATISTA, Rosa Barbara ; PIRES, Christiano Vieira ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; REZENDE, Sebastião Tavares de . Caracterização Bioquímica e Cinética da Via das Lipoxigenases em Plantas de Soja Submetidas ao Ataque de Insetos-Praga.. In: Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002.
-
OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; FORTUNATO, F. S. ; JOSÉ, Inês Chamel ; XAVIER, Luciana Pereira ; OLIVEIRA, Giordani ; BATISTA, Rosa Barbara ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; MOREIRA, Maurílio Alves . Determinação de Inibidores de Proteases, Aldeídos Totais e Hexanal como Produtos da Via das Lipoxigenases em Plantas de Soja Submetidas ao Ataque de Lagarta da Soja (Anticarsia gemmatalis Hübner).. In: Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. Anais do XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; CARDOSO, Luciana Resende ; PILON, Anderson Martins ; SOARES, Márcio S ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Determination of the in vitro Digestibility of Bean Proteins (Phaseolus vulgaris L.). In: XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002. Anais da XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002. p. 124-124.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; FABRIS, I. ; CARDOSO, Luciana Resende ; PILON, Anderson Martins ; SOARES, Márcio S ; BATISTA, Rosa Barbara ; MOREIRA, Maurílio Alves . Evaluation of the Physical-Chemical Composition of Bean Cultivars (Phaseolus vulgaris L.). In: XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002, Caxambu-MG. Anais da XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002. p. 59-59.
-
PILON, Anderson Martins ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; BATISTA, Rosa Barbara ; MOREIRA, Maurílio Alves ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; PIRES, Christiano Vieira ; JOSÉ, Inês Chamel ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues . Deterninação de Aldeídos Totais e Hexanal em Dois Genótipos de Soja Submetidos à Aplicação de Ácidos Graxos. In: Simpósio de Iniciação Científica-UFV, 2001, Viçosa, 2001. p. 306.
-
LÚCIA, Suzana Maria Della ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Tânia Toledo de ; STRINGHETA, Paulo César . An Evaluation of the Activity of Lipase in Presence of Natural Colorants. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia molecular, 2001, Caxambu, 2001. p. 124.
-
CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; PIRES, Christiano Vieira ; PILON, Anderson Martins ; TEIXIERA, A ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; MOREIRA, Maurílio Alves . Avaliação da Qualidade Protéica de Variedades de Feijão (Phaseolus vulgaris L.). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Biologia Experimental-FESB, 2000, Caxambu, 2000. p. 141.
-
MONTEIRO, Márcia Regina Pereira ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; COSTA, Neuza Maria Brunoro ; PILON, Anderson Martins ; PIRES, Christiano Vieira . Avaliação da Digestibilidade Protéica de Variedades de Soja com Presença e Ausência de Inibidor de Tripsina Kinitz. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza, 2000.
-
FERREIRA, Cristiano Cesar de Araújo ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; PIRES, Christiano Vieira ; BATISTA, Rosa Barbara ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; GOMES, Maria Regina Araújo ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Effect of Removal Floral Primordial on the Activity of Lipoxygenase from Soybean. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambu-MG. Anais da XXIX Reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000. p. 106-106.
-
GOMES, Maria Regina Araújo ; PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; CARNEIRO, Geraldo Estevan Souza ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Study of Polyphenoloxidase from Beans (Phaseolus vulgaris L.). In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza-CE. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. p. encarte-encarte.
-
VIEIRA, Angélica Aparecida ; SILVA, Francine Barbosa da ; FERREIRA, Cristiano Cesar ; OLIVEIRA, Giordani ; SILVA, Marcelo Dias da ; PIRES, Christiano Vieira ; CARVALHO, W. L. ; PIOVESAN, Newton Deniz ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Funções Bioquímico-Gentética e Fisiológica das Isoenzimas Lipoxigenases no Sistema de Defesa de Plantas de Soja Submetidas a Ferimento. In: Congresso Brasileiro de Soja, 1999, Londrina, 1999.
-
SILVA, Francine Barbosa da ; LIMA, W. C. ; PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Giordani ; FERREIRA, Cristiano Cesar ; JOSÉ, Inês Chamel ; GOMES, Maria Regina Araújo ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Biochemical and Kinetic Characterization of Lipoxygenase Involved in Defense Sistem of Soybean Plants Submitted to Attack By Caterpillar (Anticarsia gemmatalis hübner). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1999, Caxambu, 1999.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; FERREIRA, Cristiano Cesar ; OLIVEIRA, Giordani ; LIMA, W. C. ; JOSÉ, Inês Chamel ; PIOVESAN, Newton Deniz ; GOMES, Maria Regina Araújo ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Caracterização Bioquímica de Plantas de Soja Submetidas à Remoção dos Primórdios Florais. In: Simpósio de Iniciação Científica-UFV, 1999, Viçosa, 1999.
-
LIMA, W. C. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; SILVA, Marcelo Dias da ; BATISTA, Rosa Barbara ; OLIVEIRA, Giordani ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Avaliação de Inibidores de Proteases em Plantas de Soja Infectadas com Cancro da Haste (Diaporthe phaseolorum F. Sp. Meridionalis). In: Simpósio de Iniciação Científica-UFV, 1999, Viçosa, 1999.
-
PIRES, Christiano Vieira ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; SILVA, Marcelo Dias da ; OLIVEIRA, Giordani ; LIMA, W. C. ; JOSÉ, Inês Chamel ; BRESSAN, Rodrigo ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Avaliação Bioquímica das Lipoxigenases de Plantas de Soja Infectadas com Cancro da Haste. In: IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999, Viçosa-MG. Anais do IX Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa, 1999. p. 157-157.
-
LIMA, W. C. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; SILVA, Marcelo Dias da ; OLIVEIRA, Giordani ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Avaliação de Inibidores de Proteases em Plantas de Soja Infectadas por Mosca Branca (Bemisia argentifolii). In: IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999, Viçosa-MG. Anais do IX Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa, 1999. p. 149-149.
-
LIMA, W. C. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; SILVA, Francine Barbosa da ; OLIVEIRA, Giordani ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; CRUZ, Geralda Aldina Dias Rodrigues ; REZENDE, Sebastião Tavares de ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Avaliação de Inibidores de Proteases em Plantas de Soja Infectadas por Lagarta da Soja (Anticarsia gemmatalis hübner). In: IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999, Viçosa-MG. Anais do IX Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa, 1999. p. 147-147.
-
LIMA, W. C. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; FERREIRA, Cristiano Cesar de Araújo ; SILVA, Francine Barbosa da ; OLIVEIRA, Giordani ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Avaliação de Inibidores de Proteases em Plantas de Soja Após à Remoção dos Primordios Florais. In: IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999, Viçosa-MG. Anais do IX Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa, 1999. p. 69-69.
-
VIEIRA, Angélica Aparecida ; PIRES, Christiano Vieira ; JOSÉ, Inês Chamel ; PIOVESAN, Newton Deniz ; MORAES, R. M. A. ; FONTES, E. P. B. ; BARACATPEREIRA, Maria Cristina ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . A. Biochemical Characterization of the Systemic Response of Lipoxygenases from Soybean Leaves Submitted to Wounding. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia molecular, 1998, Caxambu, 1998.
-
MACHADO, M. A. ; JOSÉ, Inês Chamel ; TOSTA, S. S. ; PIRES, Christiano Vieira ; PIOVESAN, Newton Deniz ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Mapping Qtl for Fatty Acid Content in Recurrent Inbred Lines of soybean. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia molecular, 1998, Caxambu, 1998.
-
PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, Angélica Aparecida ; JOSÉ, Inês Chamel ; COLOMBO, L. R. ; FONTES, E. P. B. ; BARACATPEREIRA, Maria Cristina ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Biochemical Characterization of the Local Response of Lipoxygenases from Soybean Leaves Submitted to Wounding. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1998. Anais da XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1998. p. 96-96.
-
PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, Angélica Aparecida ; JOSÉ, Inês Chamel ; LOPES, F. J. F. ; OLIVEIRA, Giordani ; SILVA, Marcelo Dias da ; PIOVESAN, Newton Deniz ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Caracterização Bioquímica da Resposta Sistêmica de Plantas de Soja Submetidas a Ferimentos. In: VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1998, Viçosa-MG. . Anais do VII Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa, 1998. p. 201-201.
-
PIRES, Christiano Vieira ; VIEIRA, Angélica Aparecida ; JOSÉ, Inês Chamel ; FERREIRA, Cristiano Cesar de Araújo ; OLIVEIRA, Giordani ; PIOVESAN, Newton Deniz ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Caracterização Bioquímica da Resposta Local de Plantas de Soja Submetidas a Ferimentos. In: VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1998, Viçosa-MG. Anais do VII Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa, 1998. p. 202-202.
-
PIRES, Christiano Vieira ; JOSÉ, Inês Chamel ; BARACATPEREIRA, Maria Cristina ; CARVALHO, W. L ; PIOVESAN, Newton Deniz ; BARBOSA, R. M. ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves . Determination of Hexanal, Total Aldehydes and Lipoxygenase Activity in Soybean Leaves During Vegetative Developmental Stages. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia molecular, 1997, Caxambu, 1997.
-
BRESSAN, Rodrigo ; PIRES, Christiano Vieira ; NASCIMENTO, Janai Cristina Santos Do ; JOSÉ, Inês Chamel ; BARACATPEREIRA, Maria Cristina ; PIOVESAN, Newton Deniz ; CAIXETA, Aline Teixeira ; CARVALHO, Willian Lima ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Biochemical Characterixation of Soybean Leaf Lipoxygenase Involved in Plant Defense Against and Pathogen.. In: Congresso Brasileiro Fisiologia Vegetal, 1997, Belém, 1997.
-
PIRES, Christiano Vieira ; JOSÉ, Inês Chamel ; SILVA, Francine Barbosa da ; SILVA, Marcelo Dias da ; SOUZA, F. F. A. ; BARACATPEREIRA, Maria Cristina ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Atividade de Lipoxigenase e Determinação de Aldeídos Totais e Hexanal em plantas de Soja Durante os Estádios Reprodutivos de Desenvolvimento. In: Simpósio de Iniciação Científica-UFV, 1997, Viçosa, 1997. p. 81-81.
-
PIRES, Christiano Vieira ; JOSÉ, Inês Chamel ; CAIXETA, Aline Teixeira ; VIEIRA, Angélica Aparecida ; COLOMBO, L. R. ; BARACATPEREIRA, Maria Cristina ; BARROS, Everaldo Gonçalves de ; MOREIRA, Maurílio Alves ; OLIVEIRA, Maria Goreti de Almeida . Determinação de Hexanal Aldeídos Totais e Atividade de Lipoxigenases em Folhas de Soja Durante os Estádios de Desenvolvimento Reprodutivo. In: VII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1997. Anais do VII Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal de Viçosa, 1997. p. 80-80.
-
PIRES, CHRISTIANO . A caracterização do Queijo Cabacinha. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIRES, Christiano Vieira . Qualidade do Leite e Influência na Produção de Derivados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PIRES, Christiano Vieira . Tipificação de Carcaças Bovinas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Avaliador de trabalhos científicos do IV Simpósio de Engenharia de Alimentos (IV SIMEALI) Instituto de Ciências Agrárias-UFMG.. 2021.
PIRES, Christiano Vieira . Parecerista Ad hoc em dois (2) projetos de iniciação científica submetidos ao Edital nº. 003/2020, PROPE-UFSJ.. 2020.
PIRES, Christiano Vieira . Membro do Comitê Científico na qualidade de avaliador dos projetos de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e ICTSR. Edital 001/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante o período de 04/03/2020 a 30/06/2020.. 2020.
PIRES, Christiano Vieira . Avaliador Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFSJ - Edital 002/20200/UFSJ/PROEX - PIBEX.. 2020.
PIRES, Christiano Vieira . Avaliador Ad hoc em artigo submetido ao periódico Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. 2019.
PIRES, Christiano Vieira . Revisor Ad hoc em 6 trabalhos completos submetidos ao V Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos - CMEA 2019.. 2019.
PIRES, CHRISTIANO V. . Parecerista 'Ad Hoc' em (03) três projetos de iniciação científica submetidos aos Editais 003, 004, 005, 006, 007 e/ou 008/2019, de iniciação científica, PROPE-UFSJ.. 2019.
PIRES, CHRISTIANO V. . Avaliador Ad hoc em artigo submetido ao periódico Journal of the Brazilian Chemical Society.. 2019.
PIRES, CHRISTIANO V. . Revisor Ad hoc em 7 trabalhos completos submetidos ao III SIMEALI - Simpósio de Engenharia de Alimentos.. 2019.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Parecerista 'Ad Hoc' em quatro (03)projetos de iniciação científica submetidos aos Editais 004 e 006/2018 da PROPE-UFSJ. 2018.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Revisor de trabalhos submetidos ao II Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. 2017.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Avaliador Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFSJ - Edital 011/2016/UFSJ/PROEX - PIBEX 2017.. 2017.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Avaliador Ad hoc no artigo submetido ao periódico: Caderno de Ciências Agrárias da UFMG.. 2017.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Parecerista 'Ad Hoc' em quatro (04)projetos de iniciação científica submetidos aos Editais 009, 010, 011, 012, 013 e 014/2017 da PROPE-UFSJ. 2017.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Parecerista 'Ad Hoc' em três projetos de iniciação científica submetidos aos Editais 003, 004, e 005/2017 da PROPE-UFSJ.. 2017.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Revisor de Oito Trabalhos Submetidos ao Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição / Congresso Mineiro de Alimentos e Nutrição.. 2017.
PIRES, Christiano Vieira . Revisor Ad hoc em artigo submetido ao periódico Meat Science.. 2017.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Avaliador Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFSJ - Edital 013/2015/UFSJ/PROEX - Pibex 2016. 2016.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Assessor Ad hoc do Programa Iniciação Científica nas modalidades de Bolsas PROBIC/UEFS, PIBIC/FAPESB, PIBIC/CNPq E PIBIC AF/CNPq. 2016.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Parecerista Ad hoc em projetos submetidos aos Editais 003, 004, 005 e 006/2016/PROPE-UFSJ. 2016.
PIRES, Christiano Vieira . Avaliador Ad hoc para o periódico Caderno de Ciências Agrárias, v.8, n.2. 2016.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA . Parecer Ad hoc técnico científico em Projeto de Pesquisa da Universidade Norte do Paraná. 2015.
PIRES, CHRISTIANO VIEIRA ; SANTOS FILHO, A. S. . Queijo Cabacinha: Nove cidades do Vale do Jequitinhonha reconhecidas para a produção.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PEREIRA, D. A. ; GUIMARAES, C. V. ; FREITAS, D. S. ; MIGUEL, E. M. ; MAGALHAES, F. A. R. ; MOREIRA, G. M. ; PIRES, Christiano Vieira ; SILVA, A. M. ; SILVA, W. A. ; AVELAR, M. H. M. ; MIRANDA, C. P. ; RIBEIRO, M. A. T. ; SILVA, A. C. F. E. ; SANTOS, B. F. S. ; MATTOS, M. M. S. ; et. al., . CARACTERIZAÇÃO DO QUEIJO CABACINHA DO VALE DO JEQUITINHONHA.. 2024. (Relatório de pesquisa).
PIRES, Christiano Vieira . Proteínas e PDCAAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PIRES, Christiano Vieira . Produção de Queijo Minas Frescal e Ricota. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIRES, Christiano Vieira . Bem Estar animal e Qualidade de Carne Bovina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIRES, Christiano Vieira . Fabricação de Produtos Derivados do Leite. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIRES, Christiano Vieira . Fabricação de Queijo Minas Frescal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PIRES, Christiano Vieira . Treinamento de Manipuladores de Alimentos - Características de Higiene. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Avaliação do potencial tecnológico da farinha do mesocarpo de babaçu para a fabricação de misturas prontas para bolo sem glúten., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Aline Cristina Arruda Gonçalves - Integrante / Matheus Henrique Maris Avelar - Integrante / Gabriella Roberta Silva Oliveira - Integrante.
-
2024 - Atual
AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BALAS DURAS ELABORADAS COM MEL DE AROEIRA (MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO- ANACARDIACEAE) EM VERSÕES ALTA E BAIXA EM AÇÚCARES, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Matheus Henrique Maris Avelar - Integrante / Drauziele Kênia Aparecida de Oliveira Santos - Integrante.
-
2024 - Atual
Estudo da viabilidade tecnológica do processo de fabricação de doces de leite em versões com e sem sacarose a partir de leite de búfala., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Matheus Henrique Maris Avelar - Integrante / Miguel Marques Silva de Mattos - Integrante.
-
2024 - Atual
ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BALAS DE GELATINA FORMULADAS COM POLPAS DE FRUTAS DO CERRADO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Aline Cristina Arruda Gonçalves - Integrante / Matheus Henrique Maris Avelar - Integrante / Ana Clara Castanheira Bruno Monteiro - Integrante.
-
2024 - Atual
Organogelificação de óleos vegetais oriundos de espécies nativas do Cerrado: Estudo de estruturação e aplicação na formulação de recheios para biscoitos com baixo teor de gordura saturada., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Matheus Henrique Maris Avelar - Integrante / Carlos Eduardo Souza e Silva - Integrante.
-
2023 - Atual
Características físico-químicas e nutricionais de milho crioulo (Zea mays L.) cultivado em sistema de policultivo em aleias. PIBIC/CNPq., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Júlia Emi Oliveira - Integrante / Brenda Moser Doce - Integrante., Financiador(es): PIBIC/UFSJ/CNPq - Bolsa.
-
2023 - Atual
Estratégias tecnológicas para o aproveitamento sustentável de produtos do Cerrado Mineiro oriundos de agricultura familiar na cadeia produtiva de alimentos. Edital N 017/2022 - PROGRAMA DE APOIO À FIXAÇÃO DE JOVENS DOUTORES NO BRASIL., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Aline Cristina Arruda Gonçalves - Integrante / Washington Azevedo da Silva - Integrante / Lanamar de Almeida Carlos - Integrante / Matheus Henrique Maris Avelar - Integrante / Cintia Nanci Kobori - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2023 - Atual
Caracterização físico-química de frutos e resíduos de Pequi (Caryocar Brasiliense) e Cagaita (Eugenia Dysenterica). PIBIC/UFSJ + PIBIC-Jr/FAPEMIG., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Aline Cristina Arruda Gonçalves - Integrante / Lanamar de Almeida Carlos - Integrante / Karen Emannuelle Fernandes - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa.
-
2023 - Atual
Desenvolvimento, caracterização química e aceitação sensorial de nhoque adicionado de gérmen de trigo e farinha de milheto, fonte de proteínas e fibras alimentares. PIBIC/FAPEMIG., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Maria Laura Lourenço Moreira - Integrante / Emanuelle Couto Soares - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa.
-
2023 - Atual
Avaliação da rotulagem de salgadinhos de milho comercializados em Sete Lagoas-MG. PIDAC-Af/UFSJ, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Matheus Gonçalves Gomes - Integrante / Maria Laura Lourenço Moreira - Integrante / Emanuelle Couto Soares - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa.
-
2022 - Atual
Estudo da estabilidade dos antioxidantes naturais durante o armazenamento de folhas de capuchinha e de peixinho minimamente processadas., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Lanamar de Almeida Carlos - Coordenador / Iná Tharcelle Carvalho Silveira - Integrante.
-
2022 - Atual
Efeitos da ozonização sobre características físico-químicos, compostos bioativos e resíduos de agrotóxicos de casca de batatas (Solanum tuberosum L.) detinadas ao processamento de farinha., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Lanamar de Almeida Carlos - Coordenador / Felipe Machado Trombete - Integrante / Lorraine Moreira dos Reis - Integrante.
-
2022 - Atual
ESTADO DA ARTE DE QUEIJOS ARTESANAIS EMERGENTES PRODUZIDOS EM MINAS GERAIS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Andréia Marçal da Silva - Integrante / Marcelo Resende Souza - Integrante / Daniel Arantes Pereira - Integrante / Luciana Albuquerque Caldeira Rocha - Coordenador / Gisela de Magalhães Machado Moreira - Integrante / Cláudia Freire de Andrade Morais Penna - Integrante / Gustavo Augusto Lacorte - Integrante / ELISANGELA MICHELE MIGUEL - Integrante / RENATA GOLIN BUENO COSTA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2022
Elaboração de sachês comestíveis biodegradáveis a partir de resíduo do maracujá com extrato das folhas de Eriobotrya Japonica, para acondicionamento de alimentos minimamente processados. (PIBIC/FAMPEMIG/UFSJ)., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Ana Luísa Gonçalves Azevedo - Integrante.
-
2021 - Atual
Estudo da presença de antioxidantes naturais, processamento e armazenamento de hortaliças não convencionais produzidas na Região de Sete Lagoas., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Lanamar de Almeida Carlos - Coordenador / Ernani Claret da Silva - Integrante / Iná Tharcelle Carvalho Silveira - Integrante / Andreia Chagas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2021 - Atual
Caracterização do Queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha. EPPI 97/21 115944. R$ 115,000,00., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Andréia Marçal da Silva - Integrante / Marcelo Resende Souza - Integrante / Daniel Arantes Pereira - Coordenador., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2020 - 2022
. CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE AMOSTRAS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS MUNICÍPIO DE PARAOPEBA-MG. (PIBIC/CNPq)., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / THAMIRES DE FIGUEIREDO VIVEIROS - Integrante.
-
2020 - 2021
Desenvolvimento de queijo tipo Petit Suisse sabor maracujá adicionado de biomassa de banana verde. PIBIC-FAPEMIG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / TAYNARA MARIA DE SOUZA - Integrante.
-
2020 - Atual
Caracterização físico-química e microbiologia de amostras de Queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha. Financiado com recursos do Ministério da Agricultura. Valor R$ 270.000,00, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Aline Cristina Arruda Gonçalves - Integrante / Washington Azevedo da Silva - Integrante / Andréia Marçal da Silva - Integrante / ANA PAULA COELHO MADEIRA SILVA - Integrante / Marcelo Resende Souza - Integrante / MACHADO TROMBETE, FELIPE - Integrante., Financiador(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2020
Determinação da composição química/nutricional e do valor calórico de amostras de alimentos comercializados em redes de fast-food, da cidade de Sete Lagoas ? MG (PIBIC-UFSJ), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / CARLA CRISTIANE DE MELO MOURA - Integrante.
-
2018 - 2019
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE AMOSTRAS DE POLPAS DE AÇAÍ CONGELADAS COMERCIALIZADAS EM SETE LAGOAS - MG (PPC/PIBIC/FAPEMIG/UFSJ), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / ISABELLA CARNEIRO DINIZ ( - Integrante.
-
2018 - 2019
ANÁLISE DE QUALIDADE DE FARINHAS DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) ARTESANAIS PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PIRAPAMA/MG. (PIBIC/FAPEMIG/UFSJ), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / LEONARA MARTINS VIANA - Integrante.
-
2018 - 2019
ÓLEO DE ABACATE: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E APLICAÇÃO COMO SUBSTITUTO AO ÓLEO DE SOJA NA ELABORAÇÃO DE BOLOS. (CNPq-PIBIC-UFSJ), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / VINICIUS LOPES LESSA - Integrante / TAYNARA MARIA DE SOUZA - Integrante.
-
2018 - Atual
MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal - Mitigação das micotoxinas desoxinivalenol, nivalenol e desoxinivalenol-3-glucosídeo pela ozonização e influência na qualidade lipídica de grãos de milho e sorgo, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Lanamar de Almeida Carlos - Integrante / Valéria Aparecida Vieira Queiróz - Integrante / Edmilson Tinoco Vilela Junior - Integrante / Felipe Machado Trombete - Integrante / Tatiana Saldanha - Integrante / Otniel Freitas Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2017 - 2018
Análises físico-químicas e microbiológicas de amostras de água mineral comercializadas em Sete Lagoas (MG). PIBIC/FAPEMIG/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / KELLY DE FREITAS MARO - Integrante.
-
2017 - 2018
ANÁLISE DA QUALIDADE E DE AUTENTICIDADE EM AMOSTRAS DE AZEITE DE OLIVA. PIBIC/CNPq/UFSJ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / VINICIUS LOPES LESSA - Integrante / KAREN RODRIGUES OLIVEIRA DA CONCEICAO - Integrante.
-
2017 - 2018
Análises físico-químicas de hortaliças produzidas em sistemas de produção orgânica, livre de agrotóxicos (SAT) e convencional. PIBIC/FAPEMIG/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / VINICIUS LOPES LESSA - Integrante.
-
2017 - Atual
Estudo da Presença de Antioxidantes Naturais, Processamento e Armazenamento de Hortaliças não Convencionais Produzidas na Região de Sete Lagoas. Financiado FAPEMIG. APQ-01874-17, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Aline Cristina Arruda Gonçalves - Integrante / Lanamar de Almeida Carlos - Coordenador.
-
2016 - 2017
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE QUEIJO ARTESANAL CABACINHA DO VALE DO JEQUITINHONHA. PIBIC/FAPMEIG/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / LAILA FERREIRA DOS SANTOS ARAUJO - Integrante.
-
2016 - 2017
Desenvolvimento e Caracterização Físico-Química e Sensorial de Pão de Queijo Enriquecido com Sete Grãos. PIBIC/FAPEMIG/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / VINICIUS LOPES LESSA - Integrante / Barbara Luiza Pereira Araújo - Integrante.
-
2016 - 2017
AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E NUTRICIONAL E ADEQUAÇÃO DE ROTULAGEM DE AMOSTRAS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES TIPO WHEY PROTEIN. PIBIC/CNPq/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / KAREN RODRIGUES OLIVEIRA DA CONCEICAO - Integrante.
-
2015 - 2016
Produção de Pão de Forma a Partir da Semente de Abóbora e Sorgo. PIBIC/FAPEMIG/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Maria Clara Coutinho Macedo - Integrante.
-
2014 - 2015
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS, MICROBIOLÓGICAS E DE ROTULAGEM DE AMOSTRAS DE LEITES FERMENTADOS COMO PROBIÓTICOS COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG. PIBIC/CNPq/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / THAMIRIS CAROLINE DUTRA - Integrante.
-
2014 - 2015
CARACTERÍSTICAS E QUALIDADE DE QUEIJO MINAS ARTESANAL TIPO CABACINHA.PIBIC/FAPEMIG/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Kivea Paiva e Silva - Integrante.
-
2013 - 2014
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE LEITE UHT COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG. PIBIC/FAPEMIG/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / CAROLINE DA SILVA RAMOS - Integrante.
-
2013 - 2014
COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E SENSORIAIS DE CARNE DE FRANGO DE GRANJA E CARNE DE FRANGO ?TIPO CAIPIRA? COMERCIALIZADOS EM SETE LAGOAS. PIBIC/CNPq/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / PAOLA TEIXEIRA DE CARVALHO - Integrante.
-
2012 - 2013
PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COBERTURAS A PARTIR DA ZEÍNA PARA O REVESTIMENTO E CONSERVAÇÃO DE FRUTAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / MICHELE CAROLINE BARBOSA DE MORAES - Integrante.
-
2011 - 2012
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADO EM FEIRAS LIVRES DE SETE LAGOAS-MG. PIBIC/CNPq/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / LETICIA FERNANDA DOS REIS BELINO - Integrante.
-
2010 - 2012
Qualidade microbiológica e sensorial do queijo minas artesanal maturado produzido no município de Serro-MG. PIBIC/CNPq/UFSJ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Hélem Pereira de Campos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2012
Segurança alimentar na cadeia produtiva do queijo minas artesanal maturado produzido no município de Serro-MG., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Jakline Magela santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante / Aline Cristina Arruda Gonçalves - Integrante / Gisele Cristina Corrêa Campos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Avaliação Físico-Química, Microbiológica e Sensorial de Queijo Minas Artesanal Maturado Produzido no Município de Serro-MG, Descrição: Financiado: Processo Nº: APQ-02462-09, Edital Universal (FAPEMIG-2009). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Avaliação e monitoramento da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos oferecidos na merenda escolar da Cidade de Diamantina, Minas Gerais, Descrição: Processo Nº: APQ-02091-09 (FAPEMIG). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Ivy Scorzi Cazelli Pires - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Coordenador / Ana Catarina Perez Dias - Integrante / Julia Silva Pinheiro - Integrante / Héllen Gonçalves de Almeida - Integrante / Samara Nagla Chaves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2014
Membro do Projeto: INCT INTERAÇÕES PLANTA-PRAGA- Financiado Edital Nº 15/2008 CNPq-Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. PROCESSO 573600/2008-2-CNPq., Descrição: Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia Coordenado pela Profa. Elizabeth Pacheco Batista Fontes- BIOAGRO/UFV. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Elizabeth Pacheco Batista Fontes - Coordenador.
-
2008 - 2012
Avaliação nutricional, genética quantitativa e molecular em codornas. Financiado Edital Procad 01/2007-CAPES ? (Projeto no 114/2007)., Descrição: No Brasil, a criação de codorna vem crescendo, de maneira considerável, desde a sua implantação como atividade avícola econômica. A razão deste sucesso é plenamente justificável pela qualidade excepcional de sua carne e pelo alto valor nutritivo e agradável sabor de seu ovo, o que tem resultado em boa aceitação no mercado consumidor. Contudo, essa expansão tem encontrado barreiras que por vezes inviabilizam a exploração econômica. Uma dessas barreiras é a falta de material genético que garanta o potencial de produção. Em codornas, o Brasil não dispõe de material genético próprio especializado, o que de certa forma ainda deixa a coturnicultura vulnerável e dependente de importação de material genético de outros países. Não existe ainda no Brasil, uma seleção do material genético, ou melhor, não existe "linhagem" específica para codorna de postura ou corte. Além destes fatores, em muitos trabalhos as codornas têm sido usadas como animais piloto para pesquisa em aves domésticas em função da facilidade de manejo, menor requerimento de espaço, rápido crescimento, idade à maturidade sexual precoce (40-42 dias), menor intervalo de geração, melhor habilidade de postura que frangos e perus e reduzido período de incubação dos ovos (17 dias). Destaca-se que a coturnicultura é atividade com grande potencial de expansão, uma vez que demanda pouco espaço, menos mão-de-obra que a avicultura, baixo investimento inicial e baixo consumo de ração. Além disto, as codornas são aves de fácil manejo, bastante resistentes a doenças e podem apresentar até cinco gerações em um ano, o que proporciona rápido retorno econômico e um excelente modelo biológico para pesquisas. Estas características são muito interessantes, sobretudo para regiões carentes e onde é pequena a produção de ingredientes básicos à ração (milho e soja), como o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e outras regiões brasileiras e similares. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Édison José Fassani - Integrante / Robledo de Almeida Torres - Integrante / Eliane Gasparino - Integrante / Simone Eliza Facioni Guimarães - Integrante / Paulo Sávio Lopes - Coordenador / Elias Nunes Martins - Integrante / Antônio Cláudio Furlan - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2012
Avaliação do Desempenho, Padrão de Crescimento e Qualidade da Carcaça e Carne de Genótipos de Frangos Caipiras no Vale do Jequitinhonha. Finaciado CNPq., Descrição: Considerando a produção agropecuária na agricultura familiar, entre as alternativas de produção, a avicultura representa ótima oportunidade pela agregação de valor e utilização da mão-de-obra familiar. No Brasil, as pequenas propriedades rurais constituem o sistema ideal para a criação de frangos de corte caipiras (tipo colonial), onde a mão-de-obra é um ponto fundamental quando comparada com a automação exigida pela produção em grande escala (produção de frangos de corte comercial). No entanto, vale ressaltar que a criação de genótipos de aves caipira pode ser, de certa forma, uma ameaça sanitária para as criações comerciais, quando aquelas não são conduzidas de maneira adequada, consistindo, portanto, em uma fragilidade quanto à segurança alimentar. O presente trabalho tem como objetivo comparar o desempenho produtivo, qualidade de carcaça e carne, bem como caracterizar o padrão de crescimento corporal e alométrico, de quatro genótipos de galinhas caipiras (A, B, C e D), no norte de Minas Gerais. Serão utilizados pintos de um dia machos. Após o nascimento as aves serão identificadas e os 720 pintos de um dia (quatro genótipos, seis repetições com 30 aves/boxe+piquete) serão distribuídos ao acaso em 24 boxes. Serão utilizadas, três fases de avaliação: inicial (um a 28 dias), média (29 a 63 dias) e final (64 dias ao abate, 84 dias). Serão avaliadas as características de desempenho (peso vivo aos 14, 28, 42, 56, 63, 70, 77 e 84 dias de idade, peso vivo ao abate, ganho de peso médio diário, consumo de ração e conversão alimentar nos períodos inicial, médio, final e total); de carcaça (peso e rendimento de carcaça e de cortes nobres, peso da gordura abdominal e do coração); e de qualidade da carne (perda de peso por cocção, capacidade de retenção de água, perda de água por exsudação, pH, composição centesimal e análise sensorial). Pretende-se, a partir deste projeto, implantar uma linha de pesquisa em frangos de corte caipiras (tipo colonial) na UFVJM. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Édison José Fassani - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Robledo de Almeida Torres - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Capacitação dos Produtores de Leite do Município de Diamantina-MG em Boas Práticas de Obtenção e Manipulação, Descrição: Fianciado: Edital 12/2008- Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa. Processo CVZ-APQ-02235-08 (FAPEMIG). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Ivy Scorzi Cazelli Pires - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Bruno Tadeu Santiago - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Eglerson Duarte - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Capacitação dos Produtores de Leite do Município de Serro-MG em Boas Práticas de Obtenção e Manipulação, Descrição: Fianciado: CTAGRO - Edital MCT/CNPq/CT-Agro/MAPA-SDC nº 40/2008 - Cadeias Produtivas do Leite e da Carne. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Bruno Tadeu Santiago - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Ocorrência de Salmonella spp., Listeria monocytogenes e Escherichia coli em leite cru produzido na região do Serro, Minas Gerais. Financiado Edital FAPEMIG 01/2008 - CAG-APQ-01566-08/11848, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Coordenador / Camila A. Marçal de Faria - Integrante / Julia Silva Pinheiro - Integrante / Héllen Gonçalves de Almeida - Integrante / Mariza Landraf - Integrante.
-
2008 - 2010
Ocorrência de Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes em leite cru produzido na região do Serro, Minas Gerais. Edital CNPq-MAPA-SDA-nº 64-2008, Descrição: Este estudo tem objetivo de avaliar ao longo de 12 meses a ocorrência de Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes no leite produzido na região do município do Serro, Minas Gerais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Aline Teixeira Caixeta - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Coordenador / Camila A. Marçal de Faria - Integrante / Julia Silva Pinheiro - Integrante / Héllen Gonçalves de Almeida - Integrante.
-
2008 - 2009
Características Microbiológicas da Carne Bovina Comercializada no Município de Diamantina-MG, Descrição: A carne é um ingrediente de extrema importância na nutrição humana, fonte de proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais assumindo um papel importante no balanceamento das dietas. Se consumido adequadamente previne sérios problemas de saúde como anemia e desnutrição. Entretanto, devido a sua composição, a carne é um excelente substrato para o desenvolvimento e multiplicação de microorganismos, tanto patogênicos como deterioradores. A saúde do animal e as boas práticas de manipulação durante as etapas de abate, processamento, armazenamento e comercialização são fatores fundamentais para a obtenção de uma carne de excelente qualidade. Caso contrário poderão ser favorecidos as condições para a contaminação e multiplicação de microorganismos patogênicos, transformando a carne em uma fonte de veiculação de microorganismos e de possíveis doenças. São inúmeros microorganismos que podem ser encontrados em carnes manipuladas inadequadamente, tais como Listeria monocytogenes, Salmonella sp., Escherichia coli e Staphylococcus aureus, além de inúmeros outros causadores de várias doenças para a população, tornando-se assim um grave problema de saúde pública. No município de Diamantina-MG a situação é preocupante, estima-se que há cerca de 50 estabelecimentos comercializadores de carne e que deste mais de 90 % comercializam carne bovina obtida por meio de abate clandestino. Os animais destinados ao abate não são submetidos a uma inspeção por Médico Veterinário, os abates ocorrem em currais e pastos, o transporte é realizado em caminhões abertos e o armazenamento muitas vezes é sem refrigeração. Sendo assim o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade microbiológica de carnes bovinas comercializadas no município de Diamantina-MG. Para tal serão utilizados como parâmetros o cálculo do Número mais provável (NMP) de coliformes totais e fecais, a enumeração de Listeria monocytogenes a contagem de Staphylococcus aureus e presença de Salmonella. Segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Patrícia Monteiro Costa - Integrante / Renan Eufrásio de Assis Almeida - Integrante / Igor Nero Kelles Lage - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Cooperação.
-
2007 - 2009
Rastreamento Anual da Qualidade do Leite Cru Produzido na Região do Município de Serro-MG. Financiado FAPEMIG Edital 019/2006 (Jovens Pesquisadores), Descrição: Financiado FAPEMIG Edital 019/2006 (Jovens Pesquisadores) Número do processo 420/07. Valor R$ 23.000,00. Com a Instrução Normativa nº 51 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento foram estabelecidos padrões técnicos para a produção, identidade e qualidade dos leites tipos A, B, C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado, além de regulamentar a coleta de leite cru refrigerado e seu transporte. Com adoção do sistema de refrigeração e granelização será beneficiada toda a cadeia do leite desde o produtor rural até o consumidor final. A estocagem do leite cru refrigerado na fonte de produção reduz perdas econômicas por atividade acidificante de bactérias mesofílicas, entretanto pode permitir a seleção de bactérias psicrotróficas relacionadas a problemas tecnológicos e econômicos na indústria de laticínios. A presença desses microrganismos indica a baixa qualidade do leite e condições sanitárias insatisfatórias nas etapas de produção e processamento. Para a obtenção de leite de qualidade são necessárias medidas de higiene adequadas na produção, armazenamento e transporte do leite de forma a prevenir a contaminação evitando assim o crescimento e de desenvolvimento de microrganismos deterioradores e patogênicos. Este estudo possui como objetivo avaliar ao longo de 12 meses a qualidade do leite produzido na Região do Município do Serro-MG. Para isso será feito um rastreamento anual de modo a verificar o efeito de todas as estações na composição físico-química e na qualidade microbiológica, através da contagem de células totais, bactérias psicrotróficas, coliformes totais e coliformes fecais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Ivy Scorzi Cazelli Pires - Integrante / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Bruno Tadeu Santiago - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2009
Diagnóstico do Abate Clandestino no Município de Diamantina-MG, Descrição: O abate clandestino representa grave risco para a saúde da população, impede o controle sanitário da carne comercializada, devido à ausência de exames adequados dos animais e das carcaças, que permitem identificar possíveis agentes transmissores de doenças para o homem. Além disso, não são obedecidas as normas e os procedimentos de abate humanitário o que gera sofrimento aos animais e danos ao meio ambiente. A fiscalização tem sido cada vez mais intensificada tentando coibir essa pratica de abate, sendo que os órgãos responsáveis como o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apreenderam recentemente 3,5 toneladas de produtos de origem animal impróprios para consumo, em todo o território mineiro. Com as várias medidas adotadas o abate clandestino caiu para 49% no ano 2005, uma vez que chegou a representar 60% da atividade no Estado. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento do sistema de obtenção (abate legal ou clandestino) e do consumo das carnes suínas e bovinas comercializadas na cidade de Diamantina. Será feito um levantamento dos estabelecimentos que comercializam carne e são inspecionados pela Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social (seção de vigilância sanitária).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Patrícia Monteiro Costa - Integrante / Renan Eufrásio de Assis Almeida - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Cooperação.
-
2007 - 2009
Qualidade Microbiológica do Leite Cru Produzido na Região do Município do Serro-MG, Descrição: Para a obtenção de leite de qualidade são necessárias medidas de higiene adequadas na produção, armazenamento e transporte do leite de forma a prevenir a contaminação evitando assim o crescimento e de desenvolvimento de microrganismos deterioradores e patogênicos. Essas medidas de impacto direto sobre a estrutura de produção leiteira (resfriamento do leite na fazenda e a sua coleta a granel), alteraram a paisagem do campo na grande maioria das regiões, resultando no desaparecimento da coleta em latão e do recebimento de leite quente. A refrigeração do leite, imediatamente após a ordenha, visa diminuir a multiplicação de bactérias mesófilas que causam a acidificação. Entretanto, isso levou ao favorecimento da multiplicação da microbiota psicrotrófica presente na matéria-prima. Nesse processo de conservação do leite pelo frio, recomenda-se que, na segunda hora após a ordenha, a temperatura deva estar a 4ºC, condição esta que favorece a proliferação de microrganismo psicrotróficos. Cerca de 80% dos 5,25 bilhões de litros de leite que passam pelas cooperativas são resfriados na fazenda e coletados a granel. Este estudo possui como objetivo avaliar a qualidade do leite produzido na Região do Município do Serro-MG. Para isso serão realizadas análises microbiológicas de bactérias totais presentes no leite, número de bactérias psicrotróficas, população de Pseudomonas e o número de coliformes totais e coliformes fecais presentes no leite.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Ivy Scorzi Cazelli Pires - Integrante / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Bruno Tadeu Santiago - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante.
-
2007 - 2009
Qualidade Físico-Química do Leite Cru Produzido na Bacia do Serro-MG, Descrição: A estocagem do leite cru refrigerado na fonte de produção reduz perdas econômicas por atividade acidificante de bactérias mesofílicas, entretanto, pode permitir a seleção de bactérias psicotróficas relacionadas a problemas tecnológicos e econômicos na indústria de laticínios. A presença destes microorganismos indica a baixa qualidade do leite e condições sanitárias insatisfatórias nas etapas de produção e processamento. Aspectos como aparência, odor, sabor e vida útil podem ser modificados. Além disso, a qualidade dos produtos lácteos pode ser afetada pela ação das enzimas secretadas pelos microorganismos psicotróficos antes do processamento do leite, pois eles são termorresistentes resistindo ao processo de pasteurização e ultrapasterização. Objetiva-se com este trabalho estudar os efeitos das variações sazonais da produção, as formas de ordenha manual e mecânica, o tempo e a temperatura de refrigeração nas características físico-químicas do leite produzido na bacia leiteira do município de Serro ? MG ao longo de 12 meses. Serão analisadas amostras de leite cru e refrigerado de seis propriedades produtoras de leite, sendo três que utilizam o sistema de ordenha manual e três o sistema de ordenha mecanizada. O leite será coletado uma vez por mês ao longo de 12 meses, no momento da ordenha e 48 horas após mantidas sob refrigeração. No momento da coleta será realizada a medida da temperatura do leite e serão também obtidas informações sobre a origem e o tratamento da água usada nos procedimentos de higienização. Após a coleta, as amostras serão imediatamente colocadas em banho de gelo, com temperatura inferior a 4oC e transportadas aos Laboratórios da UFVJM para a realização das análises.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Ivy Scorzi Cazelli Pires - Integrante / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Bruno Tadeu Santiago - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2009
Desenvolvimento e avaliação sensorial de produtos contendo quinoa (Chenopodium quinoa Willd) e seus derivados. Financiado Edital MCT/CNPq 15/2007, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Nísia Andrade Villela Dessimoni Pinto - Integrante / Lucilene Soares Miranda - Integrante / Ivy Scorzi Cazelli Pires - Coordenador / Luciana Nobre Neri - Integrante / Ana Catarina Perez Dias - Integrante / Betânia Cristina Rosa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2006 - 2008
Influência de cores e texturas na aceitação de alimentos por indivíduos de diferentes faixas etárias, Descrição: A aceitação do produto alimentício pelo consumidor está diretamente relacionada a sua cor. Alguns autores relatam que determinadas cores específicas ou texturas são menos aceitas pela população em geral, tais como os de vegetais folhosos e hortaliças verdes (JAIME e MONTEIRO, 2005). Sabe-se que somente 41% e 30% dos adultos ingerem diariamente frutas e hortaliças, respectivamente. A importância do consumo de frutas e vegetais é indiscutível, pois estes possuem baixa densidade calórica e são fontes de fibras e micronutrientes, tais como minerais e vitaminas. Com base nestas informações o objetivo deste trabalho é determinar a influência das cores e texturas na aceitação de alimentos por diferentes faixas etárias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Lucilene Soares Miranda - Coordenador / Nádia Verônica Halboth - Integrante / Ivy Scorzi Cazelli Pires - Integrante.
-
2002 - 2005
Correlação entre métodos in vivo e in vitro de avaliação da qualidade protéica., Descrição: Desenvolver métodos para a determinação da digestibilidade protéica in vitro e verificar o grau de correlação com métodos in vivo, visando a substituição dos métodos in vivo pelos métodos in vitro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Maria Goreti de Almeida Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2000 - 2002
Digestibilidade in vitro de proteínas de feijão (Phaseolus vulgaris L.)., Descrição: Estudo da qualidade nutricional de diferentes variedades de feijão por meio de ensaios de qualidade protéica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Maria Goreti de Almeida Oliveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
1998 - 1999
Bolsita de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Título do Projeto: Análise de ácidos carboxílicos, aldeídos totais e de hexanal em plantas de soja submetidas a ferimentos mecânicos, Descrição: Análise de ácidos carboxílicos, aldeídos totais e hexanal em plantas de soja. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Maria Goreti de Almeida Oliveira - Integrante.
-
1997 - 1998
Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Título do Projeto: Determinação de aldeídos totais e de hexanal em folhas de soja durante o estágio vegetativo de desenvolvimento, Descrição: Análise de aldeídos totais e hexanal em plantas de soja.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Maria Goreti de Almeida Oliveira - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - Atual
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Gabriel Dias dos Reis - Integrante / Christian Bruno Menegueli Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
ASPCETOS DE QUALIDADE DO QUEIJO MINAS ARTESANAL MATURADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE SERRO-MG, Descrição: Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT II. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Coordenador / Vera Lúcia dos Santos - Integrante / Paulo S. Costa Sobrinho - Integrante / Aline Silva Santos - Integrante / Raquel Carvalho Liboreiro - Integrante / Jakline Magela dos Santos - Integrante / Fernando de Paula Leonel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
Sub-Projeto: CENTRO TECNOLÓGICO EM ZOOTECNIA. Fianciado-CT-INFRA FINEP), Descrição: Com a execução deste sub-projeto, visa-se implantar estrutura física que abrigará o Centro Tecnológico em Zootecnia (CTZOO), que constara de laboratório de análise de alimentos, instalações para experimentação in vivo com animais monogástricos (incluindo câmaras climáticas e gaiolas de metabolismo) e laboratório de tecnologia de carnes, possibilitando à execução de projetos ligados a área de avaliação de alimentos para animais, determinação de exigências nutricionais e qualidade de carnes. No CTZOO serão executados projetos dos docentes/pesquisadores que terão em uma infra-estrutura centralizada condições de executar praticamente todas as etapas de seus projetos, facilitando o acompanhamento e o treinamento de alunos de iniciação científica e de mestrado. O CTZOO será de fundamental importância na consolidação do programa de mestrado Stricto Sensu em Zootecnia. O CTZOO também será de uso de outros cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, fato que lhe conferira característica multiusuário. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Christiano Vieira Pires - Integrante / Margarida Maria Nascimento Figueiredo de Oliveira - Integrante / Roseli Aparecida dos Santos - Integrante / Joerley Moreira - Integrante / Severino Delmar Junqueira Villela - Integrante / Idalmo Garcia Pereira - Integrante / Aldrin Vieira Pires - Coordenador / Karina Guimarães Ribeiro - Integrante / Iraídes Ferreira Furusho Garcia - Integrante / Marcelo Mattos Pedreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Prêmios
1999
Menção Honrosa - Trabalho Apresentado no IX Simpósio de Iniciação Científica, Universidade Federal de Viçosa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus de Sete Lagoas-Engenharia de Alimentos. , UFSJ-Campus Sete Lagoas, Caixa Postal 52, Bairro Itapuã, 35701970 - Sete Lagoas, MG - Brasil
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2025
Ensino, Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PROFIALI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Segurança alimentar e nutricional
-
11/2023
Direção e administração, Campus de Sete Lagoas-Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ.
-
08/2012
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do Laboratório de Análises de Alimentos do DEALI-UFSJ.
-
03/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Linhas de pesquisa
-
08/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Linhas de pesquisa
-
08/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Linhas de pesquisa
-
08/2009
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Alimentos, Nutrição e Qualidade Nutricional de Alimentos
-
10/2020 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CONEP.,Cargo ou função, Membro da Comissão Ad Hoc do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) para estudo do Regimento Interno do Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos CEPSJ:. Portaria n 486/2020..
-
09/2020 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CONEP.,Cargo ou função, Membro da Comissão Ad Hoc do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONEP) para elaboração de uma política de incentivo para os Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de São João del-Rei. Portaria 392/2020 e Portaria 574/2020.
-
08/2020 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CONEP.,Cargo ou função, Conselheiro (Portaria no 338, de 30 de julho de 2020) Período de 03.08.2020 a 02.08.2022.:.
-
10/2017 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Engenharia de Alimentos.
-
03/2017 - 03/2019
Extensão universitária , Departamento de Engenharia de Alimentos.,Atividade de extensão realizada, Articulador de Extensão do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ.
-
11/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para Condução da Eleição de Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos-UFSJ.
-
07/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sete Lagoas-UFSJ.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da XV Semanda de Extensão Universitária (Campus de Sete Lagoas-UFSJ).
-
08/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para Condução da Eleição de SubChefe do Departamento de Engenharia de Alimentos-UFSJ.
-
08/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Progressão Docente para a Promoção à Classe D (Associado) do Prof. Mateus da Silva Junqueira.
-
11/2013 - 11/2015
Direção e administração, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Sub-Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos.
-
04/2011 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sete Lagoas-Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Líder do Grupo de Atuação Docente em Tecnologia de Alimentos do Campus de Sete Lagoas da UFSJ.
-
04/2011 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sete Lagoas-Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Líder do Grupo de Atuação Docente em Ciência de Alimentos do Campus de Sete Lagoas da UFSJ.
-
09/2010 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sete Lagoas-UFSJ.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Espaço Físico do Campus de Sete Lagoas da UFSJ.
-
08/2009 - 07/2013
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Leite e Derivados
-
11/2010 - 07/2012
Direção e administração, Campus de Sete Lagoas-UFSJ.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Acompanhamento de Trajetória Acadêmica do Ingressante da Universidade Federal de São João del Rei.
-
11/2010 - 07/2012
Direção e administração, Campus de Sete Lagoas-Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos.
-
05/2011 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Selação e Acompanhamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC-FAPEMIG.
-
05/2011 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de Seleção e Acompanhamento de Bolsas de Inicicação Científica-PIBIC-FAPEMIG.
-
04/2011 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sete Lagoas-UFSJ.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Implantação do Bacharelado de Biossistemas da Unidade de Sete Lagoas.
-
02/2010 - 02/2011
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Geral
-
07/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sete Lagoas-Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Flexibilização e Ajuste Curricular dos Cursos de Graduação do Programa Insitucional de Bioengenharia.
2006 - 2009
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JKVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2006 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Zootecnia.,Linhas de pesquisa
-
04/2008 - 08/2009
Direção e administração, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Responsável pelo Setor de Tecnologia de Carne do Departamento de Zootecnia.
-
04/2008 - 08/2009
Direção e administração, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Responsável pelo Setor de Tecnologia de Leite do Departamento de Zootecnia.
-
04/2008 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro Titular da Faculdade de Ciências Agrárias da UFVJM no Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação.
-
03/2008 - 08/2009
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Zootecnia.,Cargo ou função, 05. Secretário do Colegiado do Curso de Mestrado em Zootecnia.
-
03/2008 - 08/2009
Ensino, Mestrado em Zootecnia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica, Tópicos em Tecnologia de Carnes, Tópicos em Tecnologia de Leite
-
03/2008 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Zootecnia.,Cargo ou função, 04. Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu nível de Mestrado em Zootecnia.
-
04/2007 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, 03. Membro Titular do Colegiado do Curso de Zootecnia.
-
10/2006 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Curso de Zootecnia.
-
09/2006 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.,Cargo ou função, 02. Membro Suplente Representante do Curso de Zootecnia na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.
-
04/2006 - 08/2009
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Carne, Tecnologia de Leite e Derivados
-
04/2006 - 08/2009
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Alimentos
-
09/2006 - 10/2008
Direção e administração, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Coordenador de Estágios Curriculares.
2005 - 2006
Faculdade de Saúde IbiturunaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2005 - 04/2006
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I
-
08/2005 - 04/2006
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica II
2005 - 2006
Associação Educativa do BrasilVínculo: Coordenador de Curso de Gradua, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 25
Atividades
-
08/2005 - 04/2006
Direção e administração, Instituto Superior Tecnológico Regional, Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2005 - 2006
Faculdades Unidas do Norte de MinasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
08/2005 - 04/2006
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I
2002 - 2005
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia enzimática
-
02/2004 - 07/2005
Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química de proteínas
-
02/2003 - 07/2005
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica II
-
02/2003 - 07/2005
Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica II
-
08/2002 - 07/2005
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I
-
08/2002 - 07/2005
Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I
1999 - 1999
Embaré Indústrias Alimentícias SaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/1999 - 08/1999
Estágios , Setor de Qualidade e Produção, Produção de Leite Em Pó Manteiga e Caramelos.,Estágio realizado, Estágio realizado no setor de qualidade e produção de leite em pó, manteiga e caramelos diversos.
1998 - 1999
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
1997 - 1998
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Bolsita de Iniciação Científic, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
1996 - 1997
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágiário e bosista de iniciação científica do laboratório de enzimologia do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária
Atividades
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Bromatologia
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Bioquímica Fundamental
-
03/1996 - 07/1997
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.,Estágio realizado, Estágio realizado no laboratório de enzimologia: Atividades desenvolvidas: análise de ácidos graxos, atividade enzimática, proteínas, e lipídios de variedades de soja para a alimentação humana. Técnicas de espectrofotometria e cromatografia gasosa.
1996 - 1996
Laticínios José Sérvulo de Carvalho e Cia LdtaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Atividades
-
01/1996 - 01/1996
Estágios , Setor de Produção de Doce de Leite e Queijos Diversos, Setor de Produção.,Estágio realizado, Estágio realizado no setor de produção de doce de leite e queijos diversos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Christiano Vieira Pires e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?