Renata Miranda Meira
Possui graduação em Fisioterapia pelo Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (1998). Pos-Graduada em Fisoterapia Traumato-Ortopédica (2004) pela UNIPAR - Universidade Paranaense; Curso de Especialização em Acupuntura (2005) pela Associação Brasileira de Acupuntura - ABA. Pós Graduada em Atenção Básica em Saúde da Família (2012) pela UNASUS/UFMS/FIOCRUZ. Pós Graduação em Reabilitação Neurofuncional Pediátrica (2025). Especialista com título concedido pelo COFITO em Ortopedia e Traumatologia (2021). Aprimoramento Profissional em Terapia Craniomandibular (2023), Terapia Manual no Tratamento do Torcicolo Congênito (2024), Imersão em Confecção de Órteses (2024). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Ortopedia, Neuropediatria e Saúde Pública. Formação em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde através do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014. Ministrou aulas de Anatomia e Fisiologia nos Cursos de Técnico de Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica do SUS em 2013/2014. Docente do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) através do SENAC nas disciplinas de Processo de Trabalho, Biossegurança e Segurança do Trabalho 2015/2016. Facilitadora no Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias 2016. Facilitadora na oficina de Elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente. Atualmente atuo na Clínica Municipal de Amambai-MS, setor de OPM e na Clínica CESPFISIO na rede privada.
Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Reabilitação Neurofuncional Pediátrica
2024 - 2025
faculdade ibrate
Título: A Importância da Inclusão do Fisioterapeuta na Consulta de Puericultura de Bebês Prematuros na Atenção Primária à Saúde
Orientador: Claudia Bellani
Especialização em gestão da clínica nas regiões de saúde
2013 - 2014
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA
Título: A REUNIÃO DE EQUIPE COMO POTENCIALIZADORA DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR DE SAÚDE
Orientador: Marcia Regina Martins Alvarenga
Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família
2011 - 2012
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Apoio Matricial no município de Amambai: relato de experiencia
Orientador: Luciane aparecida pereira lima
Especialização em Pós graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica
2003 - 2004
Universidade Paranaense
Título: Análise da Qualidade de Vida em Bancários Através do Questionário SF-36
Formação complementar
2011 -
Yoga Clássico. (Carga horária: 360h). , Instituto de Yoga Cristina López, IYCL, Brasil.
2024 - 2024
Imersão em Confecção de Órteses. (Carga horária: 20h). , Letícia de Sá, LETÍCIA DE SÁ, Brasil.
2024 - 2024
Terapia Manual no Tratamento do Torcicolo Congênito. (Carga horária: 20h). , Cris Romero Cursos, CRIS ROMERO CURS, Brasil.
2023 - 2023
Terapia Craniomandibular. (Carga horária: 20h). , Integrar Cursos, INTEGRAR CURSOS, Brasil.
2019 - 2019
Reflexologia, Ventosas e Terapias Manuais. (Carga horária: 20h). , IVESP, IVESP, Brasil.
2019 - 2019
Fitoterapia Aplicada. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Introdução aos Óleos Essenciais e Aromaterapia. (Carga horária: 8h). , ASTHA, ASTHA, Brasil.
2019 - 2019
Integração Biosistêmica. (Carga horária: 72h). , Vanessa de Biasi, VANESSA DE BIASI, Brasil.
2019 - 2019
Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Minicurso Monitoramento, Avaliação e Planejamento Local das Ações de ABS. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Clínica Ampliada e Apoio Matricial,. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Minicurso: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Minicurso: Processo de Trabalho na ABS: organização da atenção. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Reconhecimento do Território. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Minicurso Trabalho com Grupos na ABS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. (Carga horária: 60h). , Escola Técnica do SUS, ETSUS, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Atualização no Tratamento e Prevenção do Tabagismo. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Formação Básica em Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Analgesia Rápida na Dor Miofascial/Dry Needling. (Carga horária: 20h). , Biosupri, BIOSUPRI, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento de Multiplicadores do Programa Vida Ativa Melhorando a Saúde (V. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2016
Curso de Aperfeiçoamento em Implementação da Política Nacional de Promoção. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Implantação da Estratégia para Educação Permanente de Profissionais PNAISP. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Assistência Multidisciplinar à Saúde da Gestante. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente. (Carga horária: 80h). , Escola deSaúde Pública, ESP, Brasil.
2012 - 2014
gestão da clínica nas regiões de saúde. (Carga horária: 1200h). , Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
2011 - 2012
Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 180h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica do SUS, ETSUS, Brasil.
2010 - 2010
Introdução a TerapiaMAnual. (Carga horária: 20h). , Escola de Terapia Manual e Postural, ETMP, Brasil.
2010 - 2010
Prevenção de Incapacidades em Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Instituto Lauro de Souza Lima, ILSL, Brasil.
2009 - 2009
Programa Diagnóstico Precoce. (Carga horária: 24h). , AACCMS, AACCMS, Brasil.
2009 - 2009
Perícia Judicial para Fisioterapeuta. (Carga horária: 100h). , Instituto Nacional de Ensino Superior em Ciências e Tecnologia, INAESP, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Fisioterapia Dermatofuncional. (Carga horária: 80h). , Portal Educação Ltda, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2008 - 2008
Drenagem Linfática. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino, IBRATE, Brasil.
2005 - 2005
Conceito Maitland. (Carga horária: 72h). , Terapia Manual, TM, Brasil.
2005 - 2005
Reeducação Postural Global. (Carga horária: 240h). , Instituto PH. E. Souchard de Reeducação Postural Globall, IPSRPG, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: ciências da saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Participação em eventos
III Encontro Estadual de Atenção Básica: "20 anos da Estratégia Saúde da Família em Mato Grosso do Sul".ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DO NASF: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO. 2018. (Encontro).
III Encontro Estadual de Atenção Básica: "20 anos da Estratégia Saúde da Família em Mato Grosso do Sul".A PRÁTICAS INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR (PIC) NA PRODUÇÃO DO CUIDADO NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. 2018. (Encontro).
III Encontro Estadual de Atenção Básica: "20 anos da Estratégia Saúde da Família em Mato Grosso do Sul".EDUCAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM SAÚDE. 2018. (Encontro).
Seminário PRO EPS SUS: Fortalecendo a Educação Permanente em Saúde no Mato Grosso do Sul,.Elaboração do Plano Estadual de Educação Permanente. 2018. (Seminário).
III Congresso Nacional de Fisioterapia em Saude Coletiva. Apoio Matricial no município de Amambai: relato de experiencia. 2012. (Congresso).
III Congresso Nacional de Fisioterapia em Saude Coletiva. Acolhimento na Clinica de Fisioterapia no Município de Amambai. 2012. (Congresso).
VII Seminário de Avaliação e Planejamento das Ações de Controle da Hanseníase e Tuberculoseose.VII Seminário de Avaliação e Planejamento das Ações de Controle da Hanseníase e Tuberculose. 2012. (Seminário).
XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia. 2012. (Outra).
Encontro Regional Centro-Oeste: Rede Unida.Trazendo para cena histórias de Ousadia na Educação e na Saúde. 2011. (Encontro).
I Encontro Sul-Matogrossense de NASF.I Encontro Sul-Matogrossense de NASF. 2011. (Encontro).
III Encontro Estadual de Educação Física e Saúde.III Encontro Estadual de Educação Física e Saúde. 2011. (Encontro).
III Seminario de Ações para o Desenvolvimento do Programa de Incentivo às Atividades Físicas e Práticas Corporais.III Seminario de Ações para o Desenvolvimento do Programa de Incentivo às Atividades Físicas e Práticas Corporais. 2011. (Seminário).
IV Congresso Interdisciplinar da Saúde. IV Congresso Interdisciplinar da Saúde. 2011. (Congresso).
III Seminario de Ações para o Desenvolvimento do Programa de Incentivo às Atividades Físicas e Práticas Corporais.III Seminario de Ações para o Desenvolvimento do Programa de Incentivo às Atividades Físicas e Práticas Corporais. 2010. (Seminário).
III Congresso Interdisciplinar de Profissionais da Saude. III Congresso Interdisciplinar de Profissionais da Saude. 2009. (Congresso).
VII Congresso de Atividade Física e Reabilitação Motora. VII Congresso de Atividade Física e Reabilitação Motora. 2009. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
MEIRA, R. M. . ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DO NASF: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO. In: III Encontro Estadual da Ateção Básica, 2018, Campo Grande. ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DO NASF: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO. Campo Grande: Escola de SAúde Pública, 2018. v. I. p. 01-269.
-
MEIRA, R. M. . A PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR (PIC) NA PRODUÇÃO DO CUIDADO NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. In: III Encontro Estadual da Ateção Básica, 2018, Campo Grande. ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DO NASF: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO. Campo Grande: Escola de SAúde Pública, 2018. v. I. p. 01-269.
-
MEIRA, R. M. . EDUCAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM SAÚDE. In: III Encontro Estadual da Ateção Básica, 2018, Campo Grande. EDUCAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM SAÚDE. Campo Grande: Escola de SAúde Pública, 2018. v. I. p. 01-269.
-
MEIRA, R. M. . Tabagismo Passivo. In: III Curso de Atualização no Tratamento e Prevenção do Tabagismo IDT/UFRJ, 2017. Tabagimo Passivo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. v. I. p. 01-241.
-
MEIRA, R. M. . ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DO NASF: FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEIRA, R. M. . A PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR (PIC) NA PRODUÇÃO DO CUIDADO NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEIRA, R. M. . EDUCAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREZ, T. S. ; MEIRA, R. M. . ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA FISIOTERAPIA COMO DISPOSITIVO DE MELHORIA DA EQUIDADE E DO ACESSO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEIRA, R. M. . Acolhimento na Clínica de Fisioterapia no Município de Amambai. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEIRA, R. M. . Apoio Matricial noNASF de Amambai: Relato de Experiência do Projeto de Intervenção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEIRA, R. M. ; PEREZ, T. S. . Oficina de Construção do Plaano Municipal de Educação Permanente em Saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MEIRA, R. M. . Oficina de Educação Permanente. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MEIRA, R. M. ; PEREZ, T. S. . Qualificação Profissional Inicial para ACS e ACE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MEIRA, R. M. . Qualificação Profissional Inicial para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate de Endemias. 2016. .
-
MEIRA, R. M. ; PEREZ, T. S. . Capacitação de Atendentes e Recepcionistas para Fortalecimento da Rede da Macrorregião de Dourados-MS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Amambai. , Rua Dom Pedro II 1835, Centro, 79990-000 - Amambai, MS - Brasil, Telefone: (67) 34813611
Experiência profissional
2004 - Atual
Prefeitura Municipal de AmambaiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Miranda Meira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?