Lucas Wilian da Silva

Graduado pela Universidade Bandeirantes em Enfermagem, pós-graduado em Cardiologia- InCor HC-FMUSP. Formado em Magistério pelo Centro Educacional de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. Atuou como Chefe de Unidade Terapia Intensiva Coronariana do Hospital Metropolitano, fui Presidente do grupo de Capacitação e Manutenção do Doador de Órgãos e Tecidos e Professor no Centro Educacional Metropolitano na teoria e prática (2004-2008). Professor da Universidade Nove de Julho teórico ( disciplinas de Propedêutica em Enfermagem, Semiotécnica em Enfermagem, Exames Laboratoriais, Imaginologia, UTI e PS em Enfermagem, e prático ( disciplina de UTI) de 2008-2015. Atualmente Enfermeiro Pleno na Terapia Intensiva Adulto do Hospital São Camilo Unidade Santana, líder do grupo de prevenção para o risco de broncoaspiraçao, vasta experiência em cuidados aos paciente de alta complexidade; e Professor na Faculdade Metropolitanas Unidas nos cursos de pós-graduação de Terapia Intensiva em Enfermagem e Urgência Emergência em Enfermagem.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Patologia

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Novas técnicas de autopsia: autopsia guiada por ultrassonografia.,
Orientador: Marisa Dolhnikoff
Coorientador: Paulo Hilário Saldiva.

Especialização em Enfermagem em Cardiologia

2005 - 2006

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Título: Índice de Gravidade de Pacientes em Unidades de Terapia Intensiva Cardiógica Clínica e Cirúrgica: Análise Segundo o TISS-28 (Therapeutic Intervention Scoring System-28)
Orientador: Maria Aparecida Batistão Gonçalves

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento de Enfermagem em Cardiologia

2005 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: Índice de Gravidade de Pacientes em Unidades de Terapia Intensiva Cardiógica Clínica e Cirúrgica: Análise Segundo o TISS-28 (Therapeutic Intervention Scoring System-28). Ano de finalização: 2006
Orientador: Maria Aparecida Batistão Gonçalves

Aperfeiçoamento em Magistério

1996 - 1999

Centro Educacional de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério
Título: O uso didático no aprendizado na Matemática. Ano de finalização: 1999
Orientador: Sandra Vasconcelos

Graduação em Enfermagem

2000 - 2005

Universidade Bandeirante de São Paulo

Formação complementar

2015 - 2015

Avaliador de cenário alta complexidade. (Carga horária: 12h). , Hospital São Camilo, HSC, Brasil.

2015 - 2015

Assistência ao Paciente em Circulação Extra-Corpórea (ECMO). (Carga horária: 12h). , Hospital São Camilo, HSC, Brasil.

2015 - 2015

Formação de Avaliador de Acreditação Hospitalar. (Carga horária: 300h). , Organização de Acreditação Nacional, ONA, Brasil.

2013 - 2013

Assistência ao paciente em uso de hemodialise de fluxo lento. (Carga horária: 20h). , Hospital São Camilo, HSC, Brasil.

2007 - 2007

Formação de Coordenador Intra-hospitalar de Orgãos. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Participação em eventos

IX Congresso Internacional Hospital São Camilo. Trajetória de Melhoria do grupo de broncoaspiração 2013-2015. 2015. (Congresso).

Curso de Oratória- UniNove. 2009. (Simpósio).

I Fórum de Sistematização da Assistência de Enfermagem- UNINOVE. 2009. (Encontro).

Sistematização da Assistênciade Enfermagem. 2008. (Encontro).

Atuação o Enfermerio no tratamento de lesões de pele. 2007. (Encontro).

Atualizções em UTI.Assistência de Enfermagem na Reanimação Cardiopulmonar e UTI. 2007. (Oficina).

Gestao de Risco: Uma prática de enfermagem na terapia intravenosa. 2007. (Oficina).

I Simpósio Internacional de Doação de ÓrgãoseTecidos para Transplante. 2007. (Simpósio).

Monitorização Hemodinâmica ao Paciente Critico. 2007. (Oficina).

Semana de Enfermagem.Cuidados com Cateter de Swan Ganz. 2007. (Simpósio).

1 Encontro de Enfermae do Centro de Treinament em Acesso Vascular- BD. 2006. (Simpósio).

Auditoria em enfermagem. 2006. (Encontro).

Semana de Enfermagem.Assistência de Enfermagem no Balão Intra-ortico. 2006. (Simpósio).

I Curso de capacitaçõ para Liderança aplicada à Enfermagem. 2005. (Simpósio).

I Curso de Iniciação à Pesquisa para Enfermeiros. 2005. (Encontro).

II Congresso Médico e I Congresso de Enfermagem Unimed. 2005. (Congresso).

III Simpósio InCor Sobre Doença Arterial Coronária. 2005. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Enfermagem. 2005. (Simpósio).

XXVI Congresso da Sociedade de Cardioloiga de São Paulo. 2005. (Congresso).

XV Semana de Enfermagem. 2001. (Seminário).

III Conferência Brasileira de Comuncaçõ e Saúde. 2000. (Congresso).

XIV Semana de Enfermagem. 2000. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. W. . Trajetória de Melhoria para Prevenção do Risco de Broncoaspiração 01/2013 a 09/2015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. W. . Organização de dispositivos e infraestrutura para realização de intubação no paciente com suspeita de via aérea difícil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, L. W. . Índice de Gravidade de Pacientes em Unidades de Terapia Intensiva Cardiógica Clínica e Cirúrgica: Análise Segundo o TISS-28 (Therapeutic Intervention Scoring System-28). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SILVA, L. W. . Protocolo de Circulação Extra-Corporéa. 2016.

SILVA, L. W. . Revisão Protocolo de Prevenção para Risco de Broncoaspiração. 2016.

SILVA, L. W. . Organização de dispositivos e infraestrutura para realização de intubação no paciente com suspeita de via aérea difícil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2008

Centro Ecudacional Metropolitano

Vínculo: Professor teoria e pratica, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2009

Hospital Metropolitano

Vínculo: Enfermeiro, Enquadramento Funcional: Chefe de Unidade, Carga horária: 36

2012 - Atual

Hospital São Camilo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro pleno, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2015

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20

Outras informações:
Módulos de urgência e emergência e terapia intensiva em enfermagem