Luciano Jaeger
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Atuou como Professor Titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), exerceu os cargos de Coordenador do curso de graduação em Filosofia da Unochapecó (2009/2011) e Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2013/2016). Atua nas áreas do conhecimento: Filosofia, Sociologia, Educação, Epistemologia, Ética e Lógica. Atuou como professor de Filosofia e Sociologia no Sistema de Ensino Energia de Chapecó-SC. Atuou até dezembro de 2018 como professor substituto da UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul em Cerro Largo-RS. Atualmente pertence a equipe de Gestão Pedagógica do Colégio Exponencial, Chapecó-SC. Faz assessoria para a adequação e implementação da BNCC, o novo PPP, e a matriz curricular da Escola. Participou na organização e implementação do Novo Ensino Médio para 2021 na Escola Exponencial. Membro da Comissão Escolar e organizador da implementação do PLANCON-Edu. Participação em Seminário catarinense como painelista convidado da SBPC-SC "Escola é Lugar de Ciência? . Participação em Live: Conhecimento, política e educação em tempos de pandemia" com Emílio Genaro. Educação para onde a gente caminha? " Como os novos itinerários formativos funcionam na prática?
Convidado especial a participar da aula do mestrado em educação da Unochapecó tema: Kant e a modernidade. Convidado para ministrar aula na UFFS, graduação em Ciências Sociais sobre o Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos. Realização de formação de candidatos à concurso de ACT- SC, com o tema Estrutura da BNCC, competências gerais e específicas e o Ensino Médio e o Currículo Base do Território Catarinense, na Unopar - Chapecó.
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Filosofia
1993 - 1995
Universidade Federal de Santa Maria
Título: O Nominalismo e a Questão dos Universais em Ockham e Hobbes
, Ano de Obtenção: 1995.Miguel Spinelli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Filosofia
1990 - 1993
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Os universais em Guilherme de Ockham
Orientador: Miguel Spinelli
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2013 - 2013
Extensão universitária em X Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior II. (Carga horária: 8h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em X Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em IX Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em VIII Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso: Currículo Lattes. (Carga horária: 8h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em I Ciclo de Palestras e Debates: Questões Contempor. (Carga horária: 20h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em VII Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 12h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em VI Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 10h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da Unochape. (Carga horária: 16h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Organização de eventos
JAEGER, L. . IV Seminário PIBID e VI mostra de Iniciação À Docência, II Seminário de Saberes Indígenas, II edo PIBID diversidade I Seminário do Proesde Licen e Universidade Escola, I Seminário das Licenciaturas e Parfor. 2015. (Outro).
JAEGER, L. . Exposição Oral: Mundo das Profissões. 2010. (Exposição).
JAEGER, L. . Exposição Oral: Mundo das Profissões. 2009. (Exposição).
JAEGER, L. ; JAEGER,L . III Etapa do programa de Orientação Profissional da Unochapecó. 2008. (Outro).
JAEGER, L. . Coodenador de mesa no Seminário Integrado "Evolução e Diversidade". 2008. (Exposição).
JAEGER, L. . III Etapa do Programa de Orientação Profissional - Mundo das Profissões. 2007. (Exposição).
Participação em eventos
III Simpósio de Lógica, Linguagem e Conhecimento. 2019. (Simpósio).
I Seminário Regional de Políticas Educacionais e Autogoverno. Autarquia da Grécia Antiga ao contexto contemporâneo. -. 2019. (Seminário).
I Seminário Regional de Políticas Educacionais e Autogoverno Conservadorismo Moral e Liberdade Humana - UFFS. 2019. (Seminário).
I Seminário Regional de Políticas Educacionais e Autogoverno - UFFS.EDUCAÇÃO EM NOVOS TEMPOS E ESPAÇOS: DA GRÉCIA ANTIGA ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO A EDUCAÇÃO. 2019. (Seminário).
Seminário de Atualidades do curso de Jornalismo da Unochapecó. 2019. (Seminário).
XIII Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior - Parte I. 2016. (Oficina).
Imigração e Inclusão na Atualidade. 2015. (Oficina).
IV Seminário PIBID VI mostra de iniciação à docência, II Seminário de Saberes indígenas, I Seminário das Licenciaturas e P|rfor, I Seminário do Proesde e Universidade Escola.Relato de Experiências. 2015. (Seminário).
XII Ciclo de Estudos: Docência no ensino superior parte I.XII Ciclo de Estudos: Docência no ensino superior. 2015. (Encontro).
II Encontro Catarinense do PIBID "Docência na Educação Básica: Ineditismo, Imprevisibilidade e Interculturalidade". 2014. (Encontro).
XI Ciclo de Estudos: Docência no ensino superior parte II.XI Ciclo de Estudos: Docência no ensino superior. 2014. (Encontro).
Ciclo de Estudos PIBID.Ética, Cidadania e Conhecimento. 2013. (Encontro).
I Seminário de Iniciação à Docência da Unochapecó.Painel: Desafios da Docência na Educação Básica. 2013. (Seminário).
I Seminário de Iniciação à Docência da Unochapecó. 2013. (Seminário).
Psicologia: ciência, tecnologia e cidadania. 2013. (Encontro).
X Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior Parte II. 2013. (Exposição).
I Encontro Catarinense do PIBID. 2012. (Encontro).
Participação em bancas
JAEGER, L.; HERMES, D. L.; LOVATTO, J. M.. Um discurso de resistência: não é crime, é golpe!. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Avaliação da área de preservação do Lajeado Santa Maria em Chapecó-SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Docente: Área Estética ou Gravura. 2011. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Docente: Área Estética e Arte. 2011. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão- articulação ensino pesquisa e extensão como princípio de aprendizagem. 2015. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca de conhecimento prévio Bioética. 2015. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca Examinadora de Conhecimento Prévio - História da Filosofia Antiga I. 2009. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.; Hilda Beatriz Dmitruk; Odete Catarina Locatelli. Avaliação de ATCC Apoio a Trabalhos de Conclusão de Curso. 2009. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca de Conhecimento Prévio - Filosofia de Paradigmas. 2008. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca Examinadora de Conhecimento Prévio - Filosofia da Linguagem - Letras. 2008. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca Examinadora de Conhecimento Prévio Filosofia I. 2008. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
JAEGER, L.. Banca Examinadora de Conhecimento Prévio - Filosofia da Linguagem. 2007. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
Orientou
Atravessamentos éticos e estéticos nas subjetividades; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Jaeger;
O desejo: um olhar sob a perspectiva filosófica e psicanalítica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Jaeger;
História, homossexualidade e discurso na cultura ocidental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Jaeger;
Nietzche: o homem moderno e o super-homem comtemporâneo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Psicanálise) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Jaeger;
Ethos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Religião) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Luciano Jaeger;
Produções bibliográficas
-
JAEGER, L. . Lógica. 1. ed. Chapecó: Argos, 2013. v. 1. 80p .
-
JAEGER, L. ; PIOVEZANA, L. . Educação em Culturas Indígenas: Desafios e Possibilidades. In: PERTILE, Maria de Lurdes; PIEROZAN, Sandra Simone Hopner; ZOTTI, Solange Aparecida.. (Org.). Educação e Ensino: olhares e práticas docentes.. 1ed.Chapecó: Editora Sinproeste, 2013, v. 0, p. 109-128.
-
JAEGER, L. ; Thaisy Perotto Fernandes . Temporalidades na contemporaneidade. Reflexões face às recorrentes transformações no mundo do trabalho e as demandas educacionais. In: Simproeste. (Org.). Revista Simproeste. 003ed.Chapecó: Sinproeste, 2011, v. 003, p. 001-015.
-
JAEGER, L. ; PIOVEZANA, L. ; FINATTO, E. . Inovação Pedagógica para a educação superior em culturas indígenas:desafios e possibilidades. Revista Tecnológica & Sociedade, Campina Grande, p. 137 - 147, 18 dez. 2013.
-
JAEGER, L. . A teoria da suposição em Ockham. In: II Jornada Integrada de Extensão, Pesquisa e Ensino da UFSM, 1995, Santa Maria/RS. II Jornada Integrada de Extensão, Pesquisa e Ensino da UFSM, 1995.
-
JAEGER, L. . A nomeação em Thomas Hobbes: um plano da linguagem. In: I Jornada Integrada de Extensão, Pesquisa e Ensino da UFSM, 1994, Santa Maria/RS. I Jornada Integrada de Extensão, Pesquisa e Ensino da UFSM, 1994.
-
JAEGER, L. . O Nominalismo do Ockham e Hobbes. Análise da problemática dos Universais na transição do pensamento medieval. In: III Jornada de Pesquisa da UFSM, 1993, Santa Maria/RS. III Jornada de Pesquisa da UFSM, 1993.
-
JAEGER, L. . Razão, Experiência e Enunciado. Análise dos termos fundamentais da Teoria do Conhecimento de Platão e Aristóteles. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria/RS. II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992.
-
JAEGER, L. . Estrutura da BNCC, competências gerais e específicas e o Ensino Médio e o Currículo Base do Território Catarinense. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JAEGER, L. . Temas Contemporâneos Transversais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JAEGER, L. . EDUCAÇÃO EM NOVOS TEMPOS E ESPAÇOS: DA GRÉCIA ANTIGA ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO A EDUCAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JAEGER, L. . como ordenhar um bode no século XXI: irrazões na educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JAEGER, L. . Relato de Experiências: Pibid Articular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JAEGER, L. ; MELO, F. A. . Processos educativos históricos: da menoridade da infância medieval à maioridade contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PIOVEZANA, L. ; POZER, A. ; CECCETTI, E. ; BORTOLOTTO, E. ; JAEGER, L. ; SICHERELO, J. J. . PARA UM MUNDO MELHOR E PARA TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE VIDA, SEM EXCEÇÃO: O ENSINO RELIGIOSO PARA ALÉM DAS PRERROGATIVAS E NOMINATAS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
JAEGER, L. . Oficina: Contribuição das Áreas da Humanidades no Processo de formação dos estudantes do Ensino Básico.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JESUS, S. A. F. ; BORTOLOTTO, E. ; JAEGER, L. . Leitura Filosófica do Humanismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JAEGER, L. . Leitura Filosófica do Humanismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JAEGER, L. ; PIOVEZANA, L. ; FINATTO, E. . Inovação pedagógica para a Educação Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
JAEGER, L. . Palestra sobre Liberdade e Adolescência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JAEGER, L. . A sociologia no novo tempo e espaço escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JAEGER, L. . Uma realidade paradoxal: o ensino e o trabalho assalariado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JAEGER, L. . A sociologia enquanto possibilidades e desafios no processo de aprendizagem escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JAEGER, L. ; TRESSOLDI, R. ; GRISON, E. M. ; WELTER, L. ; GARCIA, L. A. ; OGLIARI, M. ; PANDOLFO, V. . Uma (des)ordem na escola: o ensino e o aprendizado foram substituídos pelo trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
JAEGER, L. . Elaboração do Novo Ensino Médio. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
JAEGER, L. . Planejamento Anual das atividades dos docentes do Colégio Exponencial. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
JAEGER,L ; JAEGER, L. . Atividades Não Presenciais. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
JAEGER, L. . Projeto Político Pedagógico. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).
JAEGER, L. . Lógica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Componente curricular).
JAEGER, L. . Trabalho em EAD de Lógica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
JAEGER, L. . Considerações sobre a ciência moderna. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
JAEGER, L. . Ensino. 2003 (Docência) .
JAEGER, L. . Filosofia e Cotidiano. 2001 (Co-autor do livro Filosofia e Cotidiano, Ijuí: ed. Unijuí,2001.) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Políticas educacionais e autogoverno, Descrição: O presente Projeto de pesquisa, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), tem por finalidade o fortalecimento da Linha de Pesquisa Políticas Educacionais e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Nesse sentido, o Projeto se propõe a investigar, compreender e refletir sobre como se situam as políticas educacionais diante da ressignificação simbólica da noção de formação com vistas para o autogoverno no contexto da sociedade contemporânea. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luciano Jaeger - Integrante / Claudecir dos Santos - Coordenador / Odair Neitzel - Integrante / Ricardo Garmus - Integrante / Lauren Pieta Canan - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Comunitária da Região de Chapecó. , Rua Senador Atílio Fontana, 591-e, Efapi, 89809000 - Chapecó, SC - Brasil - Caixa-postal: 747, Telefone: (49) 33218000, Fax: (49) 3329100
Experiência profissional
2002 - 2016
Universidade Comunitária da Região de ChapecóVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Biblioteconomia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica
-
07/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Ciências Humanas e Jurídicas-ACHJ.,Cargo ou função, Atuou como Presidente da Comissão de Acompanhamento do PIBID (CAP), conforme Portaria N. 231/Vice-EPE/2015.
-
02/2014 - 12/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Cidadania, Sociologia Urbana
-
04/2013 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência.,Cargo ou função, Coordenador Institucional responsável pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), conforme Portaria N. 017/Reitoria/2013.
-
08/2004 - 12/2016
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia (Geral e Jurídica), Filosofia do Direito
-
08/2004 - 12/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Filosofia, Filosofia, Iniciação Científica
-
02/2010 - 07/2016
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral, História e Filosofia da Ciência, Sociedade e Política, Tópicos em Filosofia II e III, Estágio III - Ensino Médio
-
08/2009 - 07/2016
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Arte, Filosofia da Educação, Filosofia Geral
-
08/2005 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Psicologia, Filosofia, Sociedade e Desenvolvimento Humano
-
08/2003 - 07/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Metodologia Científica
-
02/2010 - 12/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica, Sociologia, Sociedade e Desenvolvimento
-
08/2007 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência, Filosofia Geral
-
08/2004 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem, Filosofia, Filosofia da Educação
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica
-
02/2005 - 07/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Seminário de Pesquisa e Extensão
-
08/2003 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral, Iniciação Científica, Metodologia Científica
-
08/2003 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Filosofia da Biologia, Sociologia da Educação
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação e a Interface com a Rede de Proteção Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
02/2006 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Cultura Contemporânea I - Estética, Estética
-
02/2002 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Metodologia da Pesquisa, Filosofia e Ética na Administração, Filosofia de Paradigmas, Sociedade e Desenvolvimento Humano
-
02/2014 - 04/2014
Direção e administração, Licenciatura Intercultural Indígena.,Cargo ou função, Articular pedagógico do curso de licenciatura intercultural indígena.
-
02/2010 - 12/2011
Ensino, Desing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética, Mitologia
-
02/2009 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, Política Pública e Governança.,Linhas de pesquisa
-
01/2009 - 03/2011
Direção e administração, Curso de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia, conforme Portaria N. 018/Reitoria/2009.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral
-
08/2008 - 12/2010
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia das Religiões e Sistemas Simbólicos, Fundamentos de Antropologia
-
08/2004 - 12/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral e Jurídica, Filosofia do Direito
-
08/2002 - 12/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa II; Filosofia Latino-Americana; História da Filosofia Moderna II; Problemas de Metafísica; Seminário IV e II; História da Filosofia Antiga; Filosofia da Linguagem; Problemas de Metafísica, Tópicos Especiais I. II. IV e V; Lógica II; Filosofia das Ciências Naturais I; Filosofia Política II; Lógica i. Ética I, Filosofia da Religião, Estágio Supervisionado em Filosofia III; Estágio de Docência na Educação Básica III e IV
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Filosofia e Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
06/2009 - 05/2010
Direção e administração, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Psicanálise.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Psicanálise.
-
08/2004 - 12/2009
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Filosofia
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral
-
02/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Área de Ciências Humanas e Jurídicas-ACHJ.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Café Filosófico.
-
02/2005 - 12/2007
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
08/2003 - 12/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
-
02/2005 - 07/2007
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia I
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa
1996 - 2003
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Hora-aula, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1996 - 03/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Filosofia, Filosofia I, Filosofia Política, Hermenutica Pedagógica, História da Filosofia III, Lógica, Lógica e Linguagem
2017 - 2018
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Linha de Pesquisa:
Teoria Crítica, Filosofia e Educação.
Atividades
-
03/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Instituição: Universidade Federal da Fronteira Su.,Linhas de pesquisa
-
07/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio antropológicos da educação, Introdução ao pensamento social
-
06/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos sócio-antropológicos da educação, História da Fronteira Sul, Introdução ao pensamento social
-
05/2017
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Crítica Social, Introdução ao pensamento social, meio ambiente, economia e sociedade
-
03/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, meio ambiente, economia e sociedade, introdução ao pensamento social
-
05/2017 - 06/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Crítica Social, introdução ao pensamento social, meio ambiente, economia e sociedade, antropologia para administradores
-
05/2017 - 06/2018
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, introdução ao pensamento sociall, meio ambiente, economia e sociedade, História da Fronteira Sul
-
05/2017 - 06/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Crítica Social, Introdução ao Pensamento Social, meio ambiente, economia e sociedade
2019 - Atual
Colégio ExponencialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Pedagógico, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano Jaeger e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?