DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO
Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Pará (2015). Mestranda em CurrÍculo e Gestão da Escola Básica (PPEB-NEB). Tem experiência na área de leitura, formação de leitor e mediação de leitura. Trabalhou como docente efetiva pela Secretaria Municipal de Educação SEMED/Breves (2007-2012). Atuou como arte-educadora com a modalidade Linguagem no Programa Pro-paz (2016). Trabalhou como bolsista na condição de professora tutora no Projeto Teia Amazônida/PA- Territórios, Educação Integral e Cidadania - UFPA (2014). Professora na Secretaria Estadual de Educação-SEDUC-PA, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura para turmas de Ensino Fundamental e Médio. Integra desde 2013 o Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor (GELAFOL), vinculado ao ICED-UFPA. Atualmente desenvolve pesquisas e ações de mediação de leitura no Grupo INFANCE (ICED-UFPA), coordenado pelas professoras Celita Sousa e Daniele Dorotéia de Lima.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica
2022 - Atual
Universidade Federal do Pará
DANIELE DOROTÉIA ROCHA DA SILVA DE LIMA.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, FAPESPA, Brasil.
Graduação em Letras - Português
2010 - 2014
Universidade Federal do Pará
Título: A literatura parense nos livros didáticos: lacunas e descasos na formação de leitores
Orientador: Maria Domingas Ferreira
Formação complementar
2022 -
CURSO APERFEIÇOAMENTO EM BEM-ESTAR NO CONTEXTO ESCOLAR. (Carga horária: 180h). , MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, AVA-MEC, Brasil.
2022 - 2022
7 LIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, IFPA/Parauapebas, Brasil.
2022 - 2022
CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA. (Carga horária: 30h). , INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ICED-UFPA, Brasil.
2022 - 2022
Princcipios básicos da mediaçao de leitura literária: teoria e prática. (Carga horária: 4h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-BELE´M, SEMEC, Brasil.
2019 - 2019
PROSÓDIA EM LEITURA LITERÁRIA. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ICED-UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso As políticas de Leitura: da form. de leitores à form.de professo. (Carga horária: 8h). , Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGED, Brasil.
2017 - 2017
MINICURSO LITERATURA DE AUTORIA FEMININA. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Aperfeiçoamento Práticas de Leitura. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Francês. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Educação a Distância, IPED, Brasil.
2015 - 2015
OFICINA "CURRICULO LATTES". (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Pará-ICED, UFPA/ICED, Brasil.
2015 - 2015
Oficina Currículo Lattes. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2015
Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2014 - 2014
Letramento em libras. (Carga horária: 2h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico de Violão. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso: Técnicas do Ensino de Inglês. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Contação de história. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Jogos de invenção da escrita: a gramática do menin. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Pará-ICED, UFPA/ICED, Brasil.
2012 - 2012
MINICURSO DE ORTOGRAFIA: NOVOS DITAMES SOBRE. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. (Carga horária: 76h). , CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE BREVES, CEDEP, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação em confecção de recursos pedagógicos.. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação-Breves, SEMED-BREVES, Brasil.
2006 - 2006
Saberes e Práticas Necessários ao Educador Social. (Carga horária: 10h). , Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, SENTRAS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Leitor.
Organização de eventos
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . Oficina: Fantoche como prática pedagógica. 2024. (Outro).
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . Oficina: Jogos, brinquedos cantados na formação do/a professor/a da Educação Infantil. 2024. (Outro).
NASCIMENTO, D. R. . 1º Colóquio da Linha de Currículo da Educação Básica. 2023. (Outro).
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . I SEMINÁRIO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NA AMAZÔNIA: práticas, espaços e resultados. 2023. (Outro).
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . Webnário: Afetividade no processo de formação do leitor. 2020. (Outro).
NASCIMENTO, D. R. ; NILO SOUZA . AUDIOVISUAL DE LEITURA DRAMATIZADA. 2020. (Outro).
NASCIMENTO, D. R. . PALESTRA "TODOS CONTRA O BULLYING". 2018. (Outro).
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . I DIÁLOGOS CONLER NORTE "LEITURA E INTERAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS?. 2018. (Outro).
NILO SOUZA ; PAULO DEMETRIO ; NASCIMENTO, D. R. ; BRIGIDA, M. M. S. . IV SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2016. (Outro).
NILO SOUZA ; ANDRÉ CORDEIRO ; ALBERTO OLIVEIRA ; PAULO DEMETRIO ; SALES, MARIA DA LUZ ; BRIGIDA, M. M. S. ; NASCIMENTO, D. R. . III SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2015. (Outro).
NILO SOUZA ; CORDEIRO, A. T. ; NASCIMENTO, D. R. . Palestra: ?Aproximações entre Machado de Assis e Monteiro Lobato: questões etnicorraciais nos contos O caso da vara e Negrinha ?. 2015. (Outro).
CORDEIRO, A. T. ; SOUZA, N. C. P. ; NASCIMENTO, D. R. . Palestra: ?Contar histórias é como plantar sementes: teorias e propostas?. 2015. (Outro).
RODRIGUES, O. ; SOUZA, N. C. P. ; NASCIMENTO, D. R. . Palestra: ?Literatura e matemática: conexões possíveis e prováveis?. 2015. (Outro).
NILO SOUZA ; PAULO DEMETRIO ; ANDRÉ CORDEIRO ; SALES, MARIA DA LUZ ; NASCIMENTO, D. R. . II SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2014. (Outro).
NILO SOUZA ; PAULO DEMETRIO ; ALBERTO OLIVEIRA ; NASCIMENTO, D. R. ; C. BELÚCIA ; R. Diogo ; S. Jonathas ; S. Jéssica ; O. Júlio ; S. Márcia . I SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2013. (Outro).
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . DEFESAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Muito prazer: Eu sou a literatura (infantil)!?. 2024. (Outra).
Seminário de abertura do curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil". 2024. (Seminário).
1º Colóquio da Linha de Currículo da Educação Básica.O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SOBRE LEITURA E CURRÍCULO NO PERÍODO DE 2011 A 2021?. 2023. (Outra).
8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.O GRUPO INFANCE E A LEITURA PARA CRIANÇAS: O QUE HÁ POR TRÁS DO ESPELHO?. 2023. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NA AMAZÔNIA: práticas, espaços e resultados,.Práticas e resultados do grupo de pesquisa GELAFOL.. 2023. (Seminário).
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO ? CONBALF. A LEITURA COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA: por uma escola leitora. 2023. (Congresso).
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO ? CONBALF. MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância. 2023. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - Educação literária: mudanças em movimento. Atração, condução e motivação: estratégias de conquista do leitor literário. 2023. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil - Educação literária: mudanças em movimento. Os saberes para a mediação da leitura. 2023. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Mudanças em movimento. Veredas afetivas da leitura para crianças. 2023. (Congresso).
V SEMINÁRIO DO CIRCUITO DE LEITURA.O GRUPO INFANCE E A LEITURA PARA CRIANÇAS. 2023. (Seminário).
I CICLO DE DEBATES ON-LINE: MULHERES INDÍGENAS: CONHECIMENTOS MILENARES E MEMÓRIAS MATRIARCAIS. 2022. (Outra).
II CONGRESSO DECOLONIALIDADE A PARTIR DO BRASIL. 2022. (Congresso).
24 FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO. MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. 2021. (Feira).
AÇÃO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EEEF DOUTORA MARIA E. M. de OLIVEIRA N.CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA. 2021. (Outra).
AÇÃO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EMEIF PROF.ª HELENA BARRA FARIAS.MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. 2021. (Outra).
III ENCONTRO ON-LINE ABALF NORTE. 2021. (Encontro).
OFICINA DE POESIA.OFICINA DE POESIA PARA O GT POAME-SE. 2020. (Oficina).
Palestra sobre mediação de leitura.Mediação de leitura dramatizada. 2020. (Outra).
WEBNÁRIO: AFETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITOR. 2020. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Alfabetização. A mediação de leitura literária como instrumento para cidadania: uma experiência em escolas públicas de Belém-PA. 2019. (Congresso).
VIII SLIJ IV SELIPRAM Seminário de Literatura Infantil e Juvenil Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.MEDIAÇÃO DE LEITURA E HISTÓRIA DE LEITORES. 2019. (Seminário).
8 Seminário Educação e Leitura.Afetividade e mediação de leitura: estratégias de leitura com jovens de escolas públicas de Belém-PA.. 2018. (Seminário).
IV ENCONTRO BRAGANTINO DOS ESTUDANTES DE LETRAS-EBEL. 2017. (Encontro).
Palestra ?Questões atuais sobre a formação de professores de literatura?. 2017. (Outra).
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2017. (Congresso).
II Encontro de Formação Fazer Pedagógico: caminhos possíveis, ações planejadas.. 2016. (Encontro).
VII SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (VII SE SLIJ). 2016. (Seminário).
Atividade de Contação de História e Leitura Dramatizada na Escola Municipal Republica de Portugal.Declamação de poesia. 2015. (Outra).
Atividade de Contação de História e Leitura Dramatizada no Centro Educacional Heureca.Declamação de poesia. 2015. (Outra).
III SIMPÓSIO DE LITERATURA FINFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2015. (Simpósio).
mesa-redonda ?Desafios para produzir livros na Amazônia: autoria, revisão e direitos autorais?. 2015. (Outra).
Palestra: ?Contar histórias é como plantar sementes: teorias e propostas?. 2015. (Outra).
Palestra: ?Literatura e matemática: conexões possíveis e prováveis?. 2015. (Outra).
Palestra ?A poesia infantil brasileira?. 2015. (Outra).
II SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2014. (Simpósio).
7.º SEL - Seminário Educação e Leitura.Leitura e Infância. 2013. (Seminário).
I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazonia. 2013. (Simpósio).
PALESTRA: EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA E HUMANIZAÇÃO........ 2013. (Outra).
PESQUISA NA AMAZÔNIA: O PARFOR E O DESAFIO DE FORMAR PROFESSORES PESQUISADORES. 2013. (Outra).
VII ECLEB: A Amazônia em conexão cultural multidisciplinar- O estudo da linguagem e o encontro dos saberes para o desenvolvimento do Marajó.r. 2013. (Encontro).
Semana Clarice.Clarice Lispector e a desautomatização na narrativa. 2012. (Outra).
MARGENS E FRONTEIRAS IDENTITÁRIAS DO MARAJÓ: INTERCÂMBIOS CULTURAIS, MÚLTIPLOS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM LÍNGUA, ARTES E LITERATURA. 2011. (Oficina).
MARGENS E FRONTEIRAS IDENTITÁRIAS DO MARAJÓ: INTERCÂMBIOS CULTURAIS, MÚLTIPLOS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A FORMAÇÕA DO EDUCADOR EM LÍNGUA, ARTE E LITERATURA.ANÁLISE DO FILME: A MENINA NO PAÍS DAS MARAVILHAS. 2011. (Encontro).
AS MULTIFACES DA LINGUAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO. LEITURA, ARTES E ENSINO-APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÕA NA CONTEMPORANEIDADE. 2010. (Encontro).
XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (XII OBA). 2009. (Olimpíada).
O DESAFIO DE EDUCAR PELA PESQUISA. 2006. (Seminário).
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. 2005. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, D. R. ; LIMA, D. D. R. S. . Veredas afetivas da leitura para crianças. In: Andreina de Melo Louveira Arteman; Emanuela Carla Medeiros de Queiros; Renata Junqueira de Souza. (Org.). VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Educação literária: Mudanças em movimento. 1ed.Ouro preto: Editora Educacão Literária, 2024, v. 1, p. 136-147.
-
NASCIMENTO, D. R. ; NILO SOUZA . ATRAÇÃO, CONDUÇÃO E MOTIVAÇÃO:ESTRATÉGIAS DE CONQUISTA DO LEITOR LITERÁRIO. In: Leonardo Montes Lopes Leoneide; Maria Brito Martins; Renata Junqueira de Souza. (Org.). VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Educação literária: Mudanças em movimento. 1ed.Ouro preto: Editora Educacão Literária, 2024, v. 1, p. 446-455.
-
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . OS SABERES PARA A MEDIAÇÃO DE LEITURA. In: Estela Aparecida de Souza dos Santos; Renata Junqueira de Souza. (Org.). VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Educação literária: Mudanças em movimento. 1ed.Ouro preto: Editora Educacão Literária, 2024, v. 1, p. 255-265.
-
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: direito a uma formação cidadã. In: José Mauro Souza Uchôa; Maria Irinilda da Silva Bezerra; Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto. (Org.). (Org.). A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: direito a uma formação cidadã. 1eded.Curitiba: Caminhos Investigativos: o ensino em foco - COLEÇÃO CAMINHOS INVESTIGATIVOS - Volume II., 2019, v. 2, p. 107-130.
-
NILO SOUZA ; MARACAHIPE, A. L. ; NASCIMENTO, D. R. . A mediação de leitura literária como instrumento para cidadania: uma experiência em escolas públicas de Belém-PA. In: IV CONBALF Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2019, Belo Horizonte. Anais do IV Congresso Brasileiro de Alfabetização [recurso eletrônico] : eixos temáticos: alfabetização e modos de aprender e de ensinar; alfabetização e infância; alfabetização, cultura escrita e outras linguagens; alfabetização e história. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2019. v. 2. p. 45-61.
-
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . AFETIVIDADE E MEDIAÇÃO DE LEITURA ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM-PA. In: 8 SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA: formar leitores, formando-se, 2018, NATAL. Educação e leitura: formar leitores, formando-se. NATAL: EDUFRN, 2018. v. 1. p. 97-111.
-
NASCIMENTO, D. R. ; SILVA, T. B. D. . A ESCOLA NOS CONTOS DE MARIA LÚCIA MEDEIROS. In: II SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA, 2014, BELÉM. A ESCOLA NOS CONTOS DE MARIA LÚCIA MEDEIROS, 2014. v. 2. p. 134-143.
-
NASCIMENTO, D. R. ; NILO SOUZA . LEITURA E EDUCAÇÃO. In: I Simpósio de Literatura Inantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia, 2013, BELÉM. I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia-Anais. BELÉM: Gráfica da UFPA, 2013. v. 1. p. 9-274.
-
NASCIMENTO, D. R. ; SOUZA, N. C. P. . Leitura e Infância. In: 7º Seminário Educação e Leitura, 2013, Natal. 7° SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA: DESAFIOS E CRIATIVIDADE. Natal, 2013. v. 4. p. 446-453.
-
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . O LEITOR E O ATO DE LER. In: I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia, 2013, BELÉM. I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia. BELÉM: GRÁFICA UFPA, 2013. v. 1. p. 78-88.
-
Costa, P. T. S. ; NASCIMENTO, D. R. ; LIMA, D. D. R. S. . MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO ? CONBALF, 2023, BELEM. Anais-CONBALF. São Paulo: Associação Brasileira de Alfabetização, 2023. v. 1. p. 1-9.
-
NASCIMENTO, D. R. ; Sousa, Celita Maria Paes ; LIMA, D. D. R. S. . O GRUPO INFANCE E A LEITURA PARA CRIANÇAS: O QUE HÁ POR TRÁS DO ESPELHO?. In: 8º SEMINÁRIO DE GRUPOS DED PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, 2023, CURITIBA. ANAIS-8º GRUPECI, 2023. v. 1. p. 1-4.
-
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . A LEITURA COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA: por uma escola leitora. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO ? CONBALF, 2023, BELEM. Anais-CONBALF. São Paulo: Associação Brasileira de Alfabetização, 2023. v. 1. p. 1-8.
-
NASCIMENTO, D. R. ; LIMA, D. D. R. S. . Veredas afetivas da leitura para crianças. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, D. R. ; NILO SOUZA . Atração, condução e motivação: estratégias de conquista do leitor literário. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, D. R. ; SOUZA, N. C. P. . Os saberes para a mediação da leitura. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, D. R. ; Sousa, Celita Maria Paes ; LIMA, D. D. R. S. . O GRUPO INFANCE E A LEITURA PARA CRIANÇAS: O QUE HÁ POR TRÁS DO ESPELHO?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, D. R. ; LIMA, D. D. R. S. . O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SOBRE LEITURA E CURRÍCULO NO PERÍODO DE 2011 A 2021?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, D. R. ; Costa, P. T. S. ; LIMA, D. D. R. S. . MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, D. R. ; NILO SOUZA . Leitura e Infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. . Clarice Lispector e a desautomatização na narrativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, N. C. P. ; ANDRÉ CORDEIRO ; ALBERTO OLIVEIRA ; SILVA, P. D. P. ; SALES, MARIA DA LUZ ; BRIGIDA, M. M. S. ; NASCIMENTO, D. R. . ANAIS DO II SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA 2014 (Projeto gráfico).
-
NILO SOUZA ; PAULO DEMETRIO ; ANDRÉ CORDEIRO ; S. Jonathas ; ALBERTO OLIVEIRA ; NASCIMENTO, D. R. . Anais do I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia. BELÉM: Gráfica da UFPA, 2013 (Comissão de revisão).
-
NILO SOUZA ; NASCIMENTO, D. R. ; PAULO DEMETRIO ; ALBERTO OLIVEIRA ; ANDRÉ CORDEIRO . Anais do I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia. BELÉM: Gráfica da UFPA, 2013 (Projeto gráfico).
-
NASCIMENTO, D. R. ; SOUZA, N. C. P. . Mediação de leitura: teoria e prática. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
NASCIMENTO, D. R. ; NILO SOUZA . Formação pedagógica: mediação de leitura na escola. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
NASCIMENTO, D. R. ; SOUZA, N. C. P. . Mediação de leitura na escola. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
NASCIMENTO, D. R. ; NILO SOUZA . Princípios Básicos de Mediação de Leitura. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
NILO SOUZA ; ANDRÉ CORDEIRO ; ALBERTO OLIVEIRA ; PAULO DEMETRIO ; SALES, MARIA DA LUZ ; BRIGIDA, M. M. S. ; NASCIMENTO, D. R. . II SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2014. (Editoração/Anais).
-
NILO SOUZA ; ALBERTO OLIVEIRA ; ANDRÉ CORDEIRO ; PAULO DEMETRIO ; S. Jonathas ; ALVES, J. T. F. ; NASCIMENTO, D. R. . I SIMPÓSIO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NA AMAZÔNIA. 2013. (Editoração/Anais).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Mediação de Leitura Literária: análises e desdobramentos, Descrição: Descrição: O presente projeto tem como principais objetivos: analisar os dados resultantes da pesquisa de campo levantados pelo projeto ?Mediação de leitura: teoria e prática?; constituir um quadro dos elementos básicos que compõe o perfil do mediador de leitura literária em espaço escolar; desenvolver reflexões e discussões em torno da mediação de leitura, fornecendo subsídios para a formulação de uma Teoria da Mediação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Daniele Rodrigues do Nascimento - Integrante / NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA - Coordenador / PAULO DEMETRIO POMARES DA SILVA - Integrante / Diogo Rodrigues - Integrante / Paulo Rafael Bezerra - Integrante.
-
2017 - Atual
Mediação de Leitura: teoria e prática, Descrição: A pesquisa foi dividida em dois níveis, um que se dedica à investigação teórica das práticas de leitura literária aliada à mediação dentro do processo formador, e outro que visa vivenciar o próprio processo para fins de observação e experimentação. Para tanto, buscar-se-á parcerias com escolas públicas do Ensino Básico, no sentido de efetivarmos a aplicabilidade das teses desenvolvidas ao longo da pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniele Rodrigues do Nascimento - Integrante / NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA - Coordenador / PAULO DEMETRIO POMARES DA SILVA - Integrante / Diogo Rodrigues - Integrante / MARIA DA LUZ SALES - Integrante / Myrle Monteiro Santa Brígida - Integrante / Paulo Rafael Bezerra - Integrante.
-
2015 - 2016
Projeto de Pesquisa e Extensão ?Leituras Literárias Amazônicas & Formação de Leitor?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniele Rodrigues do Nascimento - Integrante / NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA - Coordenador / PAULO DEMETRIO POMARES DA SILVA - Integrante / Diogo Rodrigues - Integrante / MARIA DA LUZ SALES - Integrante / Myrle Monteiro Santa Brígida - Integrante / Paulo Rafael Bezerra - Integrante.
-
2015 - Atual
Literatura Contemporânea na Amazônia: estudos e registros para formação de leitor, Descrição: O objetivo deste é analisar e descrever a literatura contemporânea produzida na região Amazônica, mais especificamente, no estado do Pará, a partir de seu vínculo com a cultura local, bem como realizar levantamento acerca da produção literária produzida no estado do Pará nas últimas três décadas. O projeto visa fortalecer a pesquisa nas áreas da crítica literária, divulgando trabalhos e publicando estudos articulados com as instituições de ensino para a ampliação do conhecimento de obras e autores ainda não estudados. O projeto ?Literatura Contemporânea na Amazônia: estudos e registros para formação de leitor? espera contribuir para instrumentalização de professores de ensino médio e fundamental com material crítico (resultante da pesquisa) que possa ser trabalhado com os alunos, dentro do processo de formação de leitor e munir o acadêmico de licenciatura, em especial o de pedagogia e o de letras, com estudos críticos e material didático (resultantes da pesquisa), para a apropriação de conhecimentos e de ferramentas didáticas no trabalho de formação de leitor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniele Rodrigues do Nascimento - Integrante / NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA - Coordenador / PAULO DEMETRIO POMARES DA SILVA - Integrante / ANDRÉ CORDEIRO - Integrante / BELÚCIA PEREIRA DE SOUZA COSTA - Integrante / Diogo Rodrigues - Integrante / MARIA DA LUZ SALES - Integrante / Thays Bianca Damasceno da Silva - Integrante / Myrle Monteiro Santa Brígida - Integrante / Márcia de Souza - Integrante / Hamilton Nogueira - Integrante / Paulo Rafael Bezerra - Integrante.
-
2013 - 2015
Teia Amazônida/PaTerritórios, Educação Integral e Cidadania, Descrição: A formação continuada dos professores da educação básica encontra-se entre as prioridades do Ministério da Educação ,explicitadas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para garantir educação de qualidade, centrada no aprendizado do educando. A criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica é uma das respostas a esse compromisso. Instituída pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem por finalidade apoiar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da educação básica. Dentre os princípios da política nacional está a formação docente construída em bases científicas e técnicas sólidas, como compromisso público de Estado. Pretende o Ministério aumentar o número de professores formados por instituições públicas de educação superior e garantir um referencial de qualidade para os cursos de formação inicial e continuada, sintonizando-os às necessidades formativas da educação básica e aos problemas da sala de aula. Como estratégia de planejamento do apoio técnico e financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal para o alcance dos compromissos postos no PDE, o MEC instituiu o Plano de Ações Articuladas (PAR), por meio do qual cada uma dessas instâncias consolida suas demandas, entre elas as ações de formação. Também como instrumento de planejamento, o MEC definiu o Catálogo de Cursos de Formação Continuada e criou, em 2012, o PDE Interativo, que possibilitou levantar o interesse dos professores, por meio da internet, nos cursos de formação oferecidos com base na demanda identificada nos PAR. A partir deste levantamento, foi disponibilizada na matriz orçamentária da Universidade Federal do Pará, recursos que viabilizarão este Curso de Aperfeiçoamento, modalidade semipresencial, com o título: DOCÊNCIA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, para as escolas da Rede Pública Estadual e Municipal do Estado Pará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Rodrigues do Nascimento - Coordenador / NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA - Integrante / ALBERTO CARLOS PAIVA DE OLIVEIRA - Integrante / Wilson Barroso - Integrante / BELÚCIA PEREIRA DE SOUZA COSTA - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretária no Projeto de extensão universitária Educação do campo, desenvolvimento e sustentabilidade no campo na Amazônia. Este projeto é um curso de Formação continuada dos/as Educadores/as e Coordenadores/as Pedagógicos/as Municipais do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra ofertado pela SEDUC em regime de colaboração com os municípios, referenciados nos princípios político-pedagógicos do Projeto Base do Programa, observada a legislação pertinente.O curso está vinculado ao Programa ProJovem Campo-Saberes da Terra, à Resolução nº 046/2009 do FNDE e respectivas alterações. Os beneficiários da formação continuada são de Territórios da Cidadania, contemplando diversos municípios paraenses. Promover integraçao de metodologias contextualizadas. Projeto este que tem como uma das coordenadoras a Professora Dr ª Selma Costa Pena.
Atividades
-
01/2013
Pesquisa e desenvolvimento, UFPA.Linhas de pesquisa
-
08/2012
Pesquisa e desenvolvimento, UFPA.Linhas de pesquisa
2013 - Atual
Instituto de Ciência da EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora tutora no Projeto Teia Amazônida/PA. Territórios, Educação Integral e Cidadania.
2007 - 2012
Prefeitura Municipal de BrevesVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalho com crianças e adolescentes, com ênfase na formação do sujeito leitor
2003 - 2003
Fundação J. SeverinoVínculo: VOLUNTÁRIA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 3
Outras informações:
TRABALHO VOLUNTÁRIO (PROFESSORA) NO PROJETO "PAIS SOCIAIS" DA FUNDAÇÃO J. SEVERINO.
2016 - Atual
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 19
Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha com turmas do 6º ano ao Ensino Médio. Em todas as turmas desenvolve ações de fomento a leitura como o Clube da Leitura, Leituras dramatizadas, contação de histórias e CinEducação.
2016 - 2016
Fundação Pró-pazVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 6
2016 - 2016
Fundação Pró-pazVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 6
2015 - 2015
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista das defesas de monografias do curso, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?