Othon de Andrade Filho

32 anos, Empresário, Contador, Pesquisador em contabilidade gerencial e planejamento tributário. Estudou contabilidade no Instituto de Educação Estadual de Londrina - IEEL, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Metropolitana de Salvador e Instituto de Educação Superior da Bahia - IBES. Estudou Direito na Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Mais de 1500 horas em treinamentos empresariais e em tecnologias de informação, tendo se dedicado ao estudo e ao domínio da tecnologia denominada Business Intelligence - BI para a elaboração de relatórios dinâmicos e análises completas de dados.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2008 - Atual

Instituto Baiano de Ensino Superior

Graduação interrompida em 2008 em DIREITO

2008 - interrompida

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Ano de interrupção: 2008

Graduação interrompida em 2006 em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2006 - interrompida

União Metropolitana de Educação e Cultura
Ano de interrupção: 2006

Graduação interrompida em 2004 em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2004 - interrompida

INESUL - FACULDADE INTEGRADO INESUL
Ano de interrupção: 2004

Graduação interrompida em 2003 em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1999 - interrompida

Universidade Estadual de Londrina
Ano de interrupção: 2003

Curso técnico/profissionalizante

1994 - 1997

Instituto de Educação Estadual de Londrina

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Produções bibliográficas

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Incentivos à Inovação de Processos, Pesquisa e Desenvolvimento em Contabilidade. Tributario.net , v. 1, p. 2011, 2011.

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Cartões de débito, crédito ou moeda virtual? Se uso, pago tarifa ou tributo?. Tributario.net , v. 1, p. 2010-1, 2010.

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Retorno das indústrias de bebidas ao regime não cumulativo do PIS e COFINS. FISCOSoft On Line , v. 1, p. 2004/0882, 2004.

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Transforme informações contábeis em poder. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade , 2013.

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Balancos.com - A central de balanços e relatórios gerenciais do IBPT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Lei 12741/2012 De Olho no Imposto, sua empresa já está adaptada à nova lei?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE FILHO, OTHON ; VIEIRA, I. . REFLEXOS DA MUDANÇA DO CÁLCULO DO PIS E DA COFINS: RISCO DE AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA PARA O SETOR DE SERVIÇOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE FILHO, OTHON ; VIEIRA, I. . REFLEXOS DA MUDANÇA DO CÁLCULO DO PIS E DA COFINS: RISCO DE AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA PARA O SETOR DE SERVIÇOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Incentivos Fiscais para a Indústria de Plásticos no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE FILHO, OTHON . Redução do desperdício de hortaliças por impactos tributários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ANDRADE FILHO, OTHON ; Luiz Oliveira . Simulador de Preços. 2006.

ANDRADE FILHO, OTHON . Business Intelligence. 2009. .

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Balancos.com, Descrição: balancos.com é uma ferramenta de relatórios gerenciais, somada a um banco de dados onde se pode gravar demonstrações contábeis e indicadores gerenciais de periodicidade mensal, trimestral ou anual de empresas, entidades e governo, cabendo ao usuário definir se a informação é pública, privada ou compartilhada com um grupo de pessoas, à semelhança de uma rede social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (7) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Othon de Andrade Filho - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - Atual

    balancos.com, Descrição: Versões do balancos.com Explore ao máximo o poder da contabilidade na gestão empresarial - Tome decisões embasadas; - Acompanhe a evolução de suas receitas, custos, despesas, caixa, ativos e passivos e tome decisões estratégicas de qualquer lugar usando o tablet ou smartphone. Experimente a força do benchmarking - Mensure a eficiência dos setores de compras, produção, contabilidade, tributos, vendas, finanças e logística comparando seus números com concorrentes, parceiros, clientes, setores da economia, ou simplesmente, com os próprios números do passado. Tenha relatórios e gráficos incríveis - Identifique facilmente a origem e o destino dos recursos financeiros; - Se você é contador, valorize o produto final da contabilidade; - Você vai querer ficar analisando os números com balanços.com. Enfim você irá dominar a contabilidade - Nós adoramos contabilidade e faremos tudo para você entender, gostar e tirar proveito em sua vida. Você vai querer trocar o futebol e a novela pelo balancos.com.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (20) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Othon de Andrade Filho - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Brcont Tecnologia de Informação e Comunicação Ltda- ME. , Avenida Tiradentes - até 1599/1600, Jardim Shangri-la A, 86070545 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 33544050, Fax: (43) 33544050, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Sind. Empress Asses., Períc, Inform, Pesq e Serv. Contábeis de Londrina

Vínculo: Eletivo, Enquadramento Funcional: Diretor de Eventos, Carga horária: 4

2002 - 2009

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação

Vínculo: Representante Acadêmico, Enquadramento Funcional: Representante Acadêmico

Outras informações:
IBPT retoma Programa de Representantes Acadêmicos A comunidade acadêmica profundamente envolvida com as questões tributárias do Brasil Fonte: IBPT IBPT retoma Programa de Representantes Acadêmicos O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT- reiniciou as filiações de alunos e professores do ensino superior à organização. O objetivo é estimular o debate acadêmico sobre os assuntos tributários e preparar melhor os futuros profissionais da área. Para tal, o Programa de Representantes Acadêmicos (PRA) pretende estreitar as relações entre estudantes, professores, o IBPT e o mercado de trabalho. Com o programa de representantes acadêmicos, pretende-se difundir o planejamento tributário como alternativa legal de redução do custo tributário empresarial e dos contribuintes pessoas físicas. Dentro das linhas mestras da ética, legalidade e profissionalismo, o IBPT desenvolve pesquisas, ações de desenvolvimento acadêmico e profissional e presta serviços à coletividade através de projetos como: a divulgação de dados sobre o sistema tributário brasileiro em comparação com os de outros países, a realização de eventos (congressos, cursos, seminários e palestras), a participação e fomento dos debates acerca de assuntos tributários e a proposição e acompanhamento de projetos de lei em matéria tributária. O que é um representante acadêmico do IBPT? Há dois tipos de representante acadêmico do IBPT: docentes e discentes. As suas atribuições são divulgar, dentro das instituições de ensino superior, as atividades desenvolvidas pelo IBPT; agir internamente para a promoção de eventos na área tributária (palestras, cursos, seminários e publicações); criar grupos de discussão acadêmica sobre temas tributários; representar o IBPT junto ao corpo docente da faculdade/universidade, quando o representante for discente; representar o IBPT junto ao corpo discente da faculdade/universidade, quando o representante for docente e interagir com outros professores e alunos p

2010 - Atual

Brcont Tecnologia de Informação e Comunicação Ltda- ME

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 8

2005 - Atual

SINDICATO DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS PLÁSTICOS DO ESTADO DA BAHIA

Vínculo: Pesquisador autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

2009 - 2011

PLÁSTICOS NOVEL DO PARANÁ S/A

Vínculo: Celestial formal, Enquadramento Funcional: Supervisor Contabil, Carga horária: 8

2008 - 2009

AUDPEC AUDITORIA, CONSULTORIA, PERÍCIA E CURSOS

Vínculo: Sócio e diretor, Enquadramento Funcional: Sócio e diretor, Carga horária: 6

Outras informações:
BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA A Audpec Auditoria, Consultoria, Pericia e Cursos é uma empresa que nasceu em 1994 da experiência de profissionais altamente especializados que em comum possuíam o reconhecimento do mercado e atuação acadêmica, sendo freqüentemente convidados a dar pareceres, consultoria contábil, treinamentos, cursos e atuar como auditores independentes. É composta por um time de Doutores, Mestres e Especialistas formados e experimentados no Brasil e exterior, além de parceiros de diversas outras áreas: direito, economia, administração, engenharia, tecnologias da informação, e da própria contabilidade nos processos de auditoria e perícia. ABRANGÊNCIA DE ATUAÇÃO Buscando atender seus clientes de forma diferenciada e focada nestes seguimentos específicos da contabilidade, nestes quase quinze anos a empresa acumulou experiências nas áreas pública e privada de empresas lucrativas e do terceiro setor, tendo inclusive apresentado palestras em países da América do Sul, Europa, África e Ásia. Através do portal brcont.com a Audpec vem fixar sua atuação mundial. ESTÁGIO ATUAL DA EMPRESA A Audpec encontra-se em expansão, recebendo aporte de capital e lançando novos serviços, alinhada com a dinâmica e oportunidades do cenário econômico nacional e internacional neste momento especial, onde a crise financeira torna essencial o profissionalismo na gestão de caixa e o Brasil adota os padrões internacionais de contabilidade do IFRS International Financial Reporting Standards e cria o CPC Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

2000 - 2009

Plásticos Novel do Nordeste

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor Contábil, Carga horária: 8

Outras informações:
Atividades exercidas Coordenação e planejamento de políticas e processos referentes às áreas contábil, societária, tributária e de custos. Supervisão da equipe responsável pelas áreas financeira, societária, tributária e de contabilidade de custos. Acompanhamento e revisão das atividades relativas ao balancete mensal, afim de oferecer informações úteis, claras, relevantes, completas, flexíveis, oportunas, íntegras e preditivas. Elaboração de demonstrações contábeis e relatórios gerenciais personalizados. Coordenação e/ou execução das atividades de gestão controle patrimonial e planejamento tributário. Geração de informações destinadas à definição de políticas de preço. Execução e/ou coordenação de rotinas de auditoria interna para garantir a obtenção de informações fidedignas e tempestivas. Execução e/ou supervisão da apuração do Imposto de Renda e CSLL com cálculo de lucro da exploração. Acompanhamento da exatidão do inventário permanente de estoques de insumos, produtos e materiais de consumo. Execução e/ou supervisão do cumprimento de obrigações acessórias tributárias e societárias, como DIPJ, DCTF, atas, etc. Execução de outras tarefas correlatas ao cargo. O cargo exige capacidade de atualização permanente e disseminação do conhecimento Cursos/Certificações/Conhecimentos aplicados Necessário conhecimentos de contabilidade gerencial para a elaboração de reports mensais Necessidade de domínio de contabilidade de custos Conhecimentos avançados de Microsoft Excel para elaboração e utilização de relatórios online integrados com o banco de dados Microsoft Server 2005 Desejável o conhecimento de utilização de tabelas dinâmicas e compreensão do armazenamento das informações no banco de dados. (A empresa utiliza contas, centros de custos, item contábil e classe de valor do sistema Microsiga para cada lançamento contábil, que é gerado automaticamente pelo sistema, existindo diversos relatórios já elaborados, e que exigirão manutenção. A lógica de uma tabela