Celso Henrique Soufen Tumolo

É Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - DLLE, CCE, UFSC, trabalhando na graduação como também na pós-graduação em Inglês (PGI). Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1988), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (1999) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (2005). Foi: coordenador do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês na modalidade a distância UFSC entre 2009 e 2013; fundador do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional - NUTE UFSC, o qual coordenou até dezembro de 2015; coordenador do Programa Inglês sem Fronteiras UFSC entre 2014 e 2015; coordenador da área do Inglês, do PIBID UFSC no ano de 2017; coordenador do Programa de Pós-graduação em Inglês - PPGI, UFSC gestão 2017-2019 e novamente gestão 2021-2023. Fez seu primeiro pós-doutorado em tecnologia educacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro entre julho e dezembro de 2013, e na University of Houston, Texas, Estados Unidos, entre janeiro e junho de 2014. Fez seu segundo pós-doutorado em tecnologia educacional na Universidade Federal de Vitória entre agosto e dezembro de 2019 e na University of California at Santa Barbara entre janeiro e julho de 2020. Tem experiência na área de Educação, atuando, como pesquisador e orientador, na área de ensino de inglês como língua estrangeira e tecnologia educacional. Atualmente, desde junho de 2023, é subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Inglês - PPGI, UFSC.

Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários

2001 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Assessment of Reading in English as a Foreign Language: Investigating the Defensibility of Test Items
, Ano de obtenção: 2005. Leda Maria Braga Tomitch. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Testes em leitura; Validade em testes; Testes em língua estrangeira; Avaliação em leitura; Vestibular; Testes de leitura em Inglês. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Avaliação da Leitura. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Testes. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários

1998 - 1999

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Vocabulary Instruction: The text as a source in the classroom
, Ano de Obtenção: 1999.Leda Maria Braga Tomitch.Palavras-chave: Vocabulary; Text; Reading.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira

1992 - 1996

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Pedagogia

1984 - 1988

Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado

2020 - 2020

Pós-Doutorado. , University of California at Santa Barbara, UC SANTA BARBARA, Estados Unidos. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2019 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , University of Houston - Texas, USA, UH, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Uso de tecnologia para ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

2013 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Uso de tecnologia para ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação a Distância.

Organização de eventos

TUMOLO, C. H. S. . III Congresso Internacional da ABRAPUI: Language and Literature in the Age of Technology. 2012. (Congresso).

TUMOLO, C. H. S. . Seminário de Pesquisa em EaD. 2008. (Outro).

Participação em eventos

XIV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.Uma Investigação Sobre o Uso Autorregulado de Aplicativos de Smartphone para o Desenvolvimento da Inteligibilidade da Fala em Língua Inglesa. 2023. (Simpósio).

XIV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.Aprendizagem de Vocabulário através de um Aplicativo de Idiomas: Uma Análise de suas Contribuições Efetivas e Afetivas no Processo de Aquisição de Um Segundo Idioma. 2023. (Simpósio).

XIV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.Usos de Tecnologias Digitais para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2023. (Simpósio).

12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - ALAB. Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: o vídeo em destaque. 2019. (Congresso).

XIII Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Uso de recurso digital em sala de aula de língua estrangeira. 2019. (Outra).

XXXIV Encontro Nacional da ANPOLL - ENAPOLL. 2019. (Encontro).

Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Interação Oral Online Para Aprendizagem de Línguas: Proposta de Atividade no Whatsapp. 2018. (Congresso).

II Simpósio Ibero-americano de Tecnologias Eeducacionais.whatsapp e aprendizagem de inglês para iniciantes: análise da interação oral online de alunos do ensino médio técnico da rede federal. 2018. (Simpósio).

XII Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Histórias Digitais como um recurso para o Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: desafios para implementação. 2018. (Outra).

XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL. 2018. (Encontro).

6th International Conference on Second Language Pedagogies (SLPC6): Meaningful and Authentic Interactions In and Beyond the Classroom. Second language instruction: the video at the spotlight. 2017. (Congresso).

7 Simpósio de Hipertexto e Tecnologia na Educação e 3 Colóquio Internacional de Educação com Tecnologia.Histórias Digitais para Aquisição de L2 e seu Processo de Desenvolvimento. 2017. (Simpósio).

II International Conference on Innovative Pactices and Research in the Teaching of Forign Language. L2 Vocabulary Instruction: An assessment of mobile device applications. 2017. (Congresso).

XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Recursos digitais para aquisição de vocabulário em inglês. 2017. (Simpósio).

IV Encontro da Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa.Videogames, histórias digitais e webconferência como recursos digitais no ensino e aprendizagem de inglês. 2016. (Encontro).

IV Encontro da Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa.Abordagens para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira envolvendo o uso de tecnologia digital. 2016. (Encontro).

IV Encontro Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa.LÍNGUA ESTRANGEIRA e APRENDIZAGEM - Sessão 8. 2016. (Encontro).

IV Encontro Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa.LÍNGUA ESTRANGEIRA: APRENDIZAGEM - Sessão 3. 2016. (Encontro).

VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Histórias digitais como recurso para ensino e aprendizagem de línguas Estrangeiras. 2016. (Congresso).

V SLPC - 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. Teaching and learning English with technology: the affordances of digital storytelling, webconferencing and video games. 2016. (Congresso).

6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Histórias digitais como recurso para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2015. (Simpósio).

6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Recursos Digitais no Ensino e Aprendizagem de Inglês. 2015. (Simpósio).

Semana de Ensino Pesquisa e Extensão UFSC 2015.Histórias Digitais como Recurso para Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2015. (Outra).

Semana de Letras 2015 UFSC.Histórias digitais como recurso para ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2015. (Simpósio).

VII SINPEL - Seminário Integrado de Pesquisas em Linguísticas.Características e Possibilidades de Aprendizagem e Ensino por Webconferência: professores e alunos avaliam o caso do Skype. 2015. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM EAD: PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES EM INGLÊS. 2014. (Congresso).

II Fórum Letras 2.0.Ambientes Virtuais na Plataforma Moodle: Organização, Atividades e Recursos. 2013. (Encontro).

III Congresso Internacional da ABRAPUI: Language and Literature in the Age of Technology. Language Learning in the age of Technology. 2012. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa em EAD - a UAB e seus reflexos no ensino superior brasileiro.Pesquisa em EAD - a UAB e seus reflexos no ensino superior brasileiro. 2011. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Autonomia em Graduação na Modalidade a Distância: Estratégias de organização e de aprendizagem. 2011. (Congresso).

Simpósio Internacional Linguagens e Cultura: homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC.GT 21: Leitura. 2011. (Simpósio).

Simpósio Internacional Linguagens e Cultura: homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC.Perspectivas da Pesquisa em Leitura nos 40 anos do PPGI: buscando uma aproximação entre a teoria e a prática. 2011. (Simpósio).

I Encontro Catarinense de Estudantes de Letras.Níveis essenciais para compreensão: atividades para seu desenvolvimento. 2010. (Encontro).

I Seminário das Licenciaturas EaD: docência e recursos didáticos.Videoaula e hipermídia no Curso de Licenciatura em Letras Inglês. 2010. (Seminário).

V Conferência Linguística e Cognição: Mentes em Interação. The Impact of conjunctions on EFL students´comprehension and summarization of expository texts. 2010. (Congresso).

III Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Compreensao Leitora e seus níveis essenciais: desafios para os professores. 2009. (Encontro).

XXii Seminário Nacional de Inglês Instrumental.Compreensão Leitora e seus Níveis Essenciais: desafios para os professores. 2009. (Seminário).

8º. Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: reflexões sobre o nível de compreensão exigido por itens de testes. 2008. (Seminário).

Seminário de Pesquisa em EaD: Experiências e Reflexões.Questões de Avaliação em Educação. 2008. (Seminário).

X Seminário de Lingüística Aplicada.Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: saberes essenciais para o desenvolvimento de testes. 2008. (Seminário).

XVII ENPULI - A Interculturalidade no Ensino de Inglês.Itens de Avaliação em Testes de Leitura: Como a leitura em Inglês tem sido avaliada?. 2003. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: William Gottardi

TUMOLO, C. H. S.; SILVEIRA, R.; CARDOSO, W.. Automatic Speech Recognition as a Pronunciation Teaching Resource: What Are the In-Service Teachers? Perceptions of This Speech Technology?. 2023. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonam de Andrade Neves

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.; SALBEGO, N. N.; LORENSET, C. C.. The Use of Digital Comics for Vocabulary Knowledge in EFL: A Systematic Review. 2021. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Janaína do Rosário

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.; SALBEGO, N. N.; LORENSET, C. C.. Foreign Language Vocabulary acquisition using Semantic Mapping Software: A Systematic Review. 2021 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kellen Mendes Geremias

TUMOLO, C. H. S.; SALBEGO, N. N.; LORENSET, C. C.; SILVA, L.; OLIVEIRA, R. P.. Digital video for foreign language learning: a study on learner?s perception of its motivational features. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana do Amaral

TUMOLO, C. H. S.; PROCAILO, L.; TOMITCH, L. M. B.; FARIAS, P. F.. Note taking, highlighting, rereading: comparing the effectiveness of study strategies on comprehension, retention and learning from EFL texts. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa de Deus Rocha

TUMOLO, C. H. S.; DELLAGNELO, A. C. K.; FARIAS, P. F.; XHAFAJ, D. C. P.. Digital Stories: student's perception of feedback contribution during script development. 2019. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Francineide Fatima Davies dos Santos

MOTA, M. B.;TUMOLO, C. H. S.; KIMBERGER, B. K.; GONCALVES, A. R.. Syntactic priming effects during the oral production of English as L2. 2019. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Carreira Oliveira

SEGUNDO, D. K. R.;TUMOLO, C. H. S.; CRUZ, D. M.; MATTAR NETO, J. A.. Jogos digitais e a língua inglesa. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruno de Azevedo

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.; MORITZ, M. E.; BAILER, C.. Reading and Vocabulary Instruction: Analyzing vocabulary activities in EFL textbooks and undergraduate professors' and learners' perceptions on the role of vocabulary in reading comprehension. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Reschke Pires

TUMOLO, C. H. S.; GIL, G.; BERGMANN, J. C. F.. L2 Vocabulary Instruction: An analysis of smartphone applications for English learning. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Rocha Felicio

TUMOLO, C. H. S.; MONAWAR, M.; WEBER, K.. Cross-linguistic Syntatic Priming Effects in Sentence Comprehension: a study with Brazilian Portuguese-English Bilinguals. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Rodrigo de Oliveira

TUMOLO, C. H. S.; GIL, G.; OLIVEIRA, L. C.; SEVERO, C. G.. O ensino do espanhol em um curso de Letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sidnei Werner Woefer

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.; HEBERLE, V. M.; BARETTA, L.. Constructing Meaning from Cartoons: the effects of EFL reading proficiency and working memory capacity on the processing of verbal and pictorial information. 2016. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Vatam Barreto

TUMOLO, C. H. S.; SILVA, M.; SEGUNDO, D. K. R.; CRUZ, D. M.. The book is on the tablet - novas mídias, velhas práticas no ensino de inglês. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Ribeiro de Carvalho Berrêdo

TUMOLO, C. H. S.; OLIVEIRA, M. A. M.; GIL, G.; FIGUEIREDO, E. H. D.. Teachers' and Student Teachres' Reflexions on Teaching English in a Globalized World. 2015. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andréia Veríssimo Agustini

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.; HUBNER, L. C.; DELY, R. C. S.. Cohesion and Coherence in Undergraduate Students' Academic Writing. 2015. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Virgínia Lima dos Santos Levy

TUMOLO, C. H. S.; SCHNEIDER, D. R.; ZEFERINO, M. T.; PRETTO, Z.. Narrativas de Usuários de Crack: o dizer sobre si e o mundo através do audiovisual. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Antônio Gomes Diniz

SOUZA, A. C.; MORITZ, M. E.;TUMOLO, C. H. S.. The Teaching and Learning of Reading at UERN Letras Course: The use of reading strategies concerning the developlent of EFL readers. 2012. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danela Brito de Jesus

TUMOLO, C. H. S.; MOTA, M. B.; BUCHWEITZ, A.; DURAO, A. B. A. B.. The Effects of L@ Proficiency on the Delcarative and Procedural Memory Systems of Bilinguals: a psycholinguistic study. 2012. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Campbell S

SILVA, M.; GIL, G.;TUMOLO, C. H. S.. de Lacerda. Teenagers' Motivation in Second Language Acquisition: a case study of two elementary school in the south of Brazil. 2011. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Angela Marina Tremarin de Andrade

TUMOLO, C. H. S.TOMITCH, LMB; REES, D. K.. Critical Reading in L2: teachers' and students' perpectives. 2011. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sebastião Sales Bueno Junior

TUMOLO, C. H. S.; GIL, G.; MOTA, M. B.; SANTANA, A. P.; HACK, J. R.. Crenças de alunos sobre produção textual em língua inglesa na ead. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alice Reinke

TOMITCH, LMBTUMOLO, C. H. S.; SOUZA, A. C.. Analyzing Texts in EFL Reading Classes: a qulitative research with undergraduate material. 2010. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Vanessa Achy de Almeida

TOMITCH, LMB; VIERA, JR; GABRIEL, R.;TUMOLO, C. H. S.. University Students´ Perception of their Reading Behavior in EFL. 2010. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paola Vanesa de Giacomo

VIERA, JR;TUMOLO, C. H. S.. Contemporary Theory of Metaphor: an analisis of Lakoffian echoes in Brazil. 2010. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Silvane Daminelli

TUMOLO, C. H. S.; SOUZA, A. C.; REIS, M. S.. A Contribuição de Filmes Legendados para o Ensino de Leitura. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Ramos Machado

TUMOLO, C. H. S.; MOTA, M. B.; VENTROLILLE-CASTRO, R.; MEURER, J. L.. The Use of ICT Tools in Undergraduate English Language Programmes: Beliefs of professors and students. 2009. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Graziella Araújo de Oliveira Lapkoski

TUMOLO, C. H. S.. Avaliação da Leitura em Inglês para fins Acadêmicos: Elaboração e Análise de Testes de Proficiência. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Leonilda Procailo

Gruginski, JE;TUMOLO, C. H. S.. Leitura em Língua Estrangeira: o papel do léxico no processamento da informação. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sidnei Werner Woelfer

TOMITCH, L. M. B.; BAILER, C.; GABRIEL, R.;TUMOLO, C. H. S.. Positive Emotions, Working Memory Focus of Attention and English as a Foreign Language Reading through Singing: reflections and proposals. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danielle dos Santos Wisintainer

TUMOLO, C. H. S.; MOTA, M. B.; RODRIGUES, E. S.; CARROL, G.. Carry on and cross your fingers: a psycholinguistic approach to phrasal verbs and idioms in English. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nayara Nunes Salbego

TUMOLO, C. H. S.; DELLAGNELO, A. C. K.; NOBRE-OLIVEIRA, D.; REIS, S. C.; MORITZ, M. E.. Online oral negotiated interaction: a study of beginners using whatsapp. 2019. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jualiane Regina Trevisol

DELY, R.; WEISSHEIMER, J.; XHAFAJ, D. C. P.; GONZALEZ-LLORET, M.;TUMOLO, C. H. S.. Investigating L2 learners' oral production and perception of a cycle of tasks with digital storytelling: an exploratory study in technology-mediated TBLT. 2019. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Schaefer

GIL, G.;TUMOLO, C. H. S.; ODOWD, R.; LUNA, J. M. F.; XHAFAJ, D. C. P.; TELLES, J. A.. The co-construction of interculturality in the project Teletandem Brasil: foreign language for all. 2019. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Caroline Chioquetta Lorenset

TUMOLO, C. H. S.; HEBERLE, V. M.; SEGUNDO, D. K. R.; ALDA, L. S.. Foreign Language Acquisition and Digital Games Playing: A Focus on Vocabulary Development. 2019. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jair Gonçalvez Martins

MOTA, M. B.; OLIVEIRA, R. P.;TUMOLO, C. H. S.; KOOSTSTRA, G. J.; MAIA, M.. Cross-linguistic influence in multilingual contexts: the processing and acquisition of L3 English datives by Cape Verdean-Portuguese bilinguals. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonilda Procailo

TOMITCH, L. M. B.; SOUZA, A. C.; TORRES, A. C. G.;TUMOLO, C. H. S.. Reading digital texts in L2: working memory capacity, text mode, and reading condition accounting for differences in processes and products of reading. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Vanessa Achy de Almeida

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.; HUBNER, L. C.; DELY, R. C. S.; SILVEIRA, R.; SOUZA, A. C.; HAYMES, C.. Early Reading Skills in Low SES at Risk English Language Learners: Effects of Multisensory Structured Language Intervention. 2016. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Matielo

TUMOLO, C. H. S.; SILVEIRA, R.; TOMITCH, L. M. B.; PREBIANCA, G. V. V.; FINGER-KRATOCHVIL, C.; BARETTA, L.. Intralingual Subtitles, Interlingual Subtitles, and L2 learning: an exploratory study with Brazilian EFL students. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruna Batista Abreu

TUMOLO, C. H. S.; HEBERLE, V. M.; FIGUEIREDO, D. C.; COULTHARD, R. M.; SOUSA-SILVA, R.; KROKOSCZ, M.. lnvestigating Plagiarism in the Academic Context. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kátia Eliane Muck

TUMOLO, C. H. S.; HEBERLE, V. M.; KLUGE, D. C.; HEEMANN, C.; COPE, W. W. S.; VIDAL, C. D.; KERN, V. M.. Contributions of peer-review activity for the teaching-learning process in online education: new paths for language teacher education. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Silvia Cristina Barros de Souza

TUMOLO, C. H. S.; GIL, G.; FIGUEIREDO, E. H. D.; LUCENA, M. I. P.; SEVERO, C.; BECK, M. S.. I speak English, but I am still me. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Magarinos de Souza Leão

TAVARES, K. C. A.;TUMOLO, C. H. S.; VILACA, M. L. C.; FRANCO, C. P.; HAGUENAUER, C. J.. Ações docentes para a promoção do engajamento de alunos em curso de inglês on-line: uma pesquisa do tipo intervenção. 2013. Tese (Doutorado em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Kyria Rebeca Neiva de Lima Finardi

TUMOLO, C. H. S.; MOTA, M. B.; BUCHWEITZ, A.; PIRES, R.; EMMEL, I.; JUFFS, A.. Working Memory Capacity and the Acquisiotn of a Syntactic Structure in L2 Speech. 2009. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gicele Vergine Vieira Prebianca

TUMOLO, C. H. S.TOMITCH, LMB; BAPTISTA, B.O.; MOTA, M. B.; ALMEIDA, D.A.A.; DYE, C.D.. Working Memory Capacity, Lexical Access and Proficiency Level in L2 Speech Production. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Baretta

TUMOLO, C. H. S.. The Process of Inference Making in Reading Comprehension: ERP Analysis. 2008. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria da Glória Guará Tavares

TUMOLO, C. H. S.TOMITCH, LMB; PRAXEDES FILHO, P. H. L.; SOUZA, R. A.; MOTA, M. B.. Pre-task Planning, Working Memory Capacity, and L2 Speech Performance. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Joara Martin Bergsleithner

Mailce Borges Mota Fortkamp;TUMOLO, C. H. S.. Working Memory Capacity, Noticing, and L2 Production. 2007. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Antonio de Souza

TUMOLO, C. H. S.; HEBERLE, V. M.; OLIVEIRA, M. A. M.. "The world needs heroes": A multimodal analysis of the game Overwatch". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sérgio Sell

TUMOLO, C. H. S.; XAVIER, R. P.; SILVA, K. A.. A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do programa E-tec Idiomas Sem Fronteiras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Schaefer

TUMOLO, C. H. S.; GIL, G.; ODOWD, R.; LUNA, J. M. F.. The co-construction of transcultural issues in teletandem sessions. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Caroline Chioquetta Lorenset

TUMOLO, C. H. S.; SEGUNDO, D. K. R.; HEBERLE, V. M.. Vocabulary learning through digital game playing. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nayara Nunes Salbego

TUMOLO, C. H. S.; DELLAGNELO, A. C. K.; NOBRE, D.. Oral Online Interaction for Learning English: A Study of Beginners Using Whatsapp. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonilda Procailo

TOMITCH, L. M. B.; SOUZA, A. C.;TUMOLO, C. H. S.. Hypertext reading and working memory: inference generation across links and nodes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Vanessa Achy de Almeida

TOMITCH, LMBTUMOLO, C. H. S.; DELY, R.. Dyslexia in L2 Reading. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Merchese Winfield

TUMOLO, C. H. S.; FERNANDES, L.. On balancing explicit and implicit information in translation - how do reading inferential processes impact that balance?. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: GISELE LUZ CARDOSO

TUMOLO, C. H. S.; MOTA, M. B.; MORITZ, M. E.. The Effect of CALL tasks on the acquisition of English by 5th Graders. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: William Gottardi

TUMOLO, C. H. S.; SILVEIRA, R.; CARDOSO, W.. Automatic speech recognition as a pronunciation teaching resource: What are the in-service teachers? viewpoints on this speech technology?. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kellen Nebdes Geremias

TUMOLO, C. H. S.; DELLAGNELO, A. C. K.. Digital video as a motivating resource for learning English as a foreign language: a study on learner´s perception. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa de Deus Rocha

TUMOLO, C. H. S.; DELLAGNELO, A. C. K.. Digital stories: students' perceptions of feedback contribution during script development. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paula Eduarda Michels

GIL, G.;TUMOLO, C. H. S.. The English(es) in me: investigating representations of English and identity construction in students' narratives. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Reschke Pires

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.. L2 Vocabulary Instruction: an assessment of mobile device applications. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruno de Azevedo

TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L. M. B.. Reading and Vocabulary Instruction: analyzing vocabulary activities in EFL textbooks and undergraduate teachers' and students' perceptions of the role of vocabulary in reading comprehension. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Rocha Felicio

TUMOLO, C. H. S.; MONAWAR, M.. Syntactic priming in Portuguese-English bilinguals during sentence comprehension. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andreia Verissimo Agostini

TOMITCH, LMBTUMOLO, C. H. S.. Cohesion and Coherence in Academic Writing of Undergraduate Students. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Silveira

TUMOLO, C. H. S.. O Ensino da Leitura em Inglês como língua estrangeira na modalidade a distância: possibilidades e desafios. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação a Distância) - Faculdade Senac Florianópolis.

Aluno: Marcia Helena Bragio Flores

TUMOLO, C. H. S.; MOTA, M. B.; ESTIVALET, G. L.; MASCARELLO, L. J.. Working memory capacity training for elementary school children: which specific reading skills show the most significant improvements?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karina Kreis Taglieber

TOMITCH, LMBTUMOLO, C. H. S.; FONTES, S. M.. Aspectos Profissionais Relevantes ao Papel do Secretário Executivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Polyana Liz Stocco Rodrigues

MOTA, M. B.;TUMOLO, C. H. S.; FONTES, S. M.. O Perfil das Secretárias Executivas da Região Sul do Brasil: Uma análise comparativa entre empresas de grande porte da região.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: HOSANA DE SOUZA

TUMOLO, C. H. S.; FONTES, S. M.. Relatório Final de Estágio Obrigatório do Curso de Secretariado Executivo - Inglês. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Palma Nunes Cruz

TUMOLO, C. H. S.; FONTES, S. M.. Relatório Final de Estágio Obrigatório do Curso de Secretariado Executivo - Inglês. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bianca Benedeti Mazini

TUMOLO, C. H. S.; SILVEIRA, R.. Relatório Final de Estágio do Curso de Secretariado Executivo - Inglês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana de Bom

TUMOLO, C. H. S.; SPERLING, M.. ELETRONIC COMMUNICATION: ARE EXECUTIVE SECRETARIES USING IT?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Letícia Roesner Lino

TUMOLO, C. H. S.. An Analysis of Reading Activities in EFL Textbooks. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria da Graça Severo de Vasconcellos

TOMITCH, LMBTUMOLO, C. H. S.. Testing the Effectiveness of a Pré-reading Activity in Triggering Proper Schemata in EFL University Students. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

TUMOLO, C. H. S.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto de Linguística aplicada - Língua Inglesa. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

TUMOLO, C. H. S.; ZANELLA, S. R.; AMARAL, M. G. C.; ALONSO, C. M. M. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente na área de Linguística Aplicada. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

TUMOLO, C. H. S.; OLIVEIRA, L. C.; SILVA, F. L.. Comissão Seleção Interna Prêmio CAPES de Tese PPG Linguística UFSC 2018. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina.

TUMOLO, C. H. S.; MARTINS, M. A.; HEBERLE, V. M.. Comissão Seleção Interna Prêmio CAPES de Tese PPG Inglês UFSC 2018. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Luana Garbin Baldiserra

The use of videos in English for the development of listening; Início: 2020; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Mauricio de Bortolli Lattmann

An analysis of its effective and affective contributions to learners? L2 acquisition process; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Janaína do Rosário

Foreign Language Vocabulary acquisition using Semantic Mapping Software: A Systematic Review; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Leonam de Andrade Neves

The Use of Digital Comics for Vocabulary Knowledge in EFL: A Systematic Review; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Kellen Mendes Geremias

Digital video for foreign language learning: a study on learner?s perception of its motivational features; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Luana Garbin Baldissera

App Resources for Developing English Pronunciation: A Focus on Mobile Technology; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Vanessa de Deus Rocha

Digital Stories: student's perception of feedback contribution during script development; 2019; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Daniel Reschke Pires

L2 Vocabulary Instruction: An analysis of smartphone applications for English learning; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Daniel Goidanich Johnstone

Design and Use of Test in the EFL Classroom: item analysis for informed decisions; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Nayara Salbego

Language learner autonomy in a distance education program: perception of students and tutors regarding the four skills development; 2014; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Marinho Cristel Bender

Students' Perceptions on the Use of Videos in Distance Education; 2013; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Angela Cristina Battirola

Reading in english as a foreign language: what test items can tell; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Marcelo Martins Kremer

Oral Development in English as a Foreign Language: Perceptions of distance education students on resources and activities; 2012; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Rita de Cássia Sobreira Claro

EFL Readers' Text Comprehension: Assessing the effectiveness of illustrations; 2010; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Coorientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Claudia M

Winfield; The Impact of Conjunctions on EFL University Students' Comprehension and Summarization of Expository Texts; 2010; Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Coorientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Daniel Reschke Pires

An investigation of an ASR-based mobile application and its effects on speech intelligibility; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Marinho Cristiel Bender

Educational Videos: Assessment of theirPedagogical Features for L2 Learning; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários)) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Nayara Nunes Salbego

Online Oral Negotiated Interaction: a study of beginners using whatsapp; 2019; Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Caroline Chioquetta Lorenset

Foreign Language Acquisition and Digital Games Playing: A Focus on Vocabulary Development; 2019; Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Sandro Batista da Silva

O uso de histórias digitais como projeto integrante do processo avaliativo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Daniel José Martins

O uso da literatura infantil na sala de aula de língua inglesa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Patrícia Guarez Bentach

Digital Storytelling como mola propulsora na aprendizagem significativa de literatura brasileira; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Tereza Maria Schembri

Possibilidades de interação nas redes sociais entre estudantes e profissionais da EaD; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Luiziane da Silva Rosa

Professora e seu Smartphone: um relato de construção de histórias digitais para ensino de ELE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Sandra Pottmeier

Histórias digitais: o que enunciam os estudantes da educação básica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Rose Schoffen Pergher

O fator motivacional no contexto da formação à distância; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Wanessa Branco Sobral

Digital Storytelling como recurso didático no ensino de literatura brasileira; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Bianca Vaz

influência da Tecnologia da Informação e Comunicação nas atividades do Profissional de Secretariado: Uma revisão sistemática; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Bruno Alexandre de Souza

Digital Stories: investigating students? perceptions on their use for second language development; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Fernanda Becker Jacintho

Foreign Language Instruction: students' perception of a Virtual Learning Environment; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Aline Baseggio Sudo

Polidocência: Perception of Distance Education teachers; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Relatório de Estágio Supervisionado - Curso de Secretariado Executivo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Cláudia Regina Pereira

Functions of executive secretarial professionals over time: an analysis of their perceptions; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Francini Gladis da Silva

Relatório de Estagio do Curso de Secretariado Executivo Ingles; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Branca Mota Mônaco

Relatório Final de Estágio Obrigatório do Curso de Secretariado Executivo - Inglês; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Rosivania Brites Sccott de Freitas

The Applicabilty of the Ethics Code in Secretarial Profession; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Rozana Maria Warken Barcellos

Communication Functions and Communication Efficiency: case study by an Executive Secretary; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Emmanuel Poletto

Relatório de Estagio do Curso de Secretariado Executivo Ingles; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Renata Pomar Conde

Relatório de Estagio do Curso de Secretariado Executivo Ingles; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Monica Almeida Zocoli

Relatório de Estagio do Curso de Secretariado Executivo Ingles; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Eloise Damo

Relatório de Estágio do Curso de Secretariado Executivo - Inglês; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Roney Pereira

Films as a Resource for Foreign Language Teaching; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Marília da Silva Manenti

Relatório de Estagio do Curso de Secretariado Executivo Ingles; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Jaína Itamaro

Relatório de Estagio do Curso de Secretariado Executivo Ingles; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Maria Luiza Cordeiro

Relatòrio de Estágio do Curso de Secretariado Executivo - Inglês; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Nissara Adriana Nazario

Relatòrio de Estágio do Curso de Secretariado Executivo - Inglês; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Eder Arigoldo dos Santos

Relatório de Estágio do Curso de Secretariado Executivo - Inglês; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Fernanda Erhardt Cardoso

Relatòrio de Estágio do Curso de Secretariado Executivo - Inglês; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Ingles) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Victor Soares Santibanez

Organização e Aprendizagem em EaD: quais estratégias os alunos do curso de Letras Inglês na modalidade a distância têm usado?; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras/Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Celso Henrique Soufen Tumolo;

Produções bibliográficas

  • TUMOLO, CELSO HENRIQUE SOUFEN ; BENDER, MARINHO CRISTIEL . Digital videos in the English as a Second Language classroom. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 17, p. e1758-38, 2023.

  • LORENSET, CAROLINE CHIOQUETTA ; TUMOLO, Celso Soufen ; BENDER, MARINHO CRISTIEL . O uso de vídeos e histórias digitais como recursos digitais na sala de aula de inglês como língua estrangeira. REVISTA X , v. 16, p. 728-741, 2021.

  • BALDISSERA, LUANA GARBIN ; TUMOLO, CELSO HENRIQUE SOUFEN . Apps for developing pronunciation in English as an L2. REVISTA X , v. 16, p. 1355-1378, 2021.

  • TUMOLO, C. H. S. ; FINARDI, K. R. . Digital Resources in English as L2: Designs and Affordances. ILHA DO DESTERRO , v. 74, p. 1-6, 2021.

  • GOTTARDI, WILLIAM ; ALMEIDA, JANAINA FERNANDA DE ; TUMOLO, CELSO HENRIQUE SOUFEN . Automatic speech recognition and text-to-speech technologies for L2 pronunciation improvement. TEXTO LIVRE , v. 15, p. e36736, 2021.

  • RESCHKE PIRES, DANIEL ; SOUFEN TUMOLO, CELSO HENRIQUE . L2 VOCABULARY INSTRUCTION. DIACRITICA , v. 34, p. 225-247, 2020.

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Online Oral Negotiated Interaction: A Study of Brazilian Beginners Using WhatApp. International Journal of Research in English Education , v. 5, p. 40-60, 2020.

  • TUMOLO, C. H. S. ; ROCHA, V. . Digital stories. TEXTO LIVRE , v. 13, p. 357-375, 2020.

  • LORENSET, C. C. ; TUMOLO, C. H. S. . Vocabulary Acquisition in English as a Foreign Language: Digital Gameplaying the Sims. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 22, p. 1002-1019, 2019.

  • TUMOLO, C. H. S. . Digital stories for L2 and their development process. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada , v. 17, p. 15-30, 2018.

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Interação oral online pelo whatsapp na aprendizagem de inglês para iniciantes. Letras em Revista , v. 9, p. 179-191, 2018.

  • AZEVEDO, B. ; PIRES, D. R. ; LORENSET, C. C. ; TUMOLO, C. H. S. . Vocabulário em Inglês como Língua Estrangeira: um breve estado da arte no Brasil. ESTUDOS ANGLO-AMERICANOS , v. 46, p. 62-94, 2017.

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . SkypeTM Classes: Teachers and Students? Perceptions on Synchronous Online Classes in Relation to Face-to-face Teaching and Learning. INTERNATIONAL JOURNAL OF LANGUAGE AND APPLIED LINGUISTICS , v. 1, p. 36-45, 2015.

  • TUMOLO, C. H. S. ; MOTA, M. B. ; BECK, M. S. ; CORSEUIL, A. R. . Abordagens literárias sobre espaços geográficos e metaficcionais e diferentes práticas no ensino de língua inglesa. Estudos Anglo-Americanos , v. 1, p. 5-10, 2015.

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias Digitais como Recurso para Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. ESTUDOS ANGLO-AMERICANOS , v. 1, p. 101-117, 2015.

  • TUMOLO, C. H. S. . Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro , v. 66, p. 203-238, 2014.

  • TUMOLO, C. H. S. ; TOMITCH, LMB . Avaliando a leitura em Ingles: uma reflexão sobre itens de testes. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada , v. 7, p. 67-90, 2007.

  • TUMOLO, C. H. S. . Vocabulary and reading: teaching procedures in ESP classroom. LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO) , v. 10, p. 477-502, 2007.

  • TUMOLO, C. H. S. . Ensino a distancia: horizontes para o ensino de línguas. Fragmentos (Florianópolis) , v. 30, p. 10-20, 2006.

  • TUMOLO, C. H. S. . Inclusão Social: o vestibular na contramão. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico , v. 67, p. 01-03, 2006.

  • TUMOLO, C. H. S. . Procedimentos usados em processos seletivos: será que são defensáveis?. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico , v. 63, p. 01-04, 2006.

  • TUMOLO, C. H. S. . What teachers can learn from their testing procedures. Open to Discussion , Instituto de Letras - UERJ, v. 12, p. 111-118, 2002.

  • MOTA, M. B. (Org.) ; CORSEUIL, A. R. (Org.) ; BECK, M. S. (Org.) ; TUMOLO, C. H. S. (Org.) . Língua e Literatura na Época da Tecnologia. 1. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2015. v. 1. 208p .

  • TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; COULTHARD, M. . Echoes: reflections on language and literature. 1. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. v. 1. 118p .

  • TUMOLO, C. H. S. ; BERGMANN, J. C. F. ; RAMOS, N. K. R. ; FERREIRA, F. T. . Curso de especialização em educação na cultura digital: aprendizagem de língua estrangeira e TDIC. 1. ed. Brasília: MEC, 2014. 35p .

  • TOMITCH, LMB ; TUMOLO, C. H. S. . Pesquisa em Letras Estrangeiras Inglês. 1. ed. Florianópolis: LLE/ CCE/UFSC, 2011. v. 01. 158p .

  • TUMOLO, C. H. S. ; MORITZ, M. E. ; FIGUEIREDO, D. C. ; DELY, R. . Contextualized Practices in EFL TEaching and Assessment. Florianópolis: PGI/UFSC, 2011. v. 1. 152p .

  • TOMITCH, LMB ; TUMOLO, C. H. S. . Pesquisa em Letras Estrangeiras. 1. ed. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2009. v. 01. 131p .

  • TUMOLO, C. H. S. . Recursos digitais para ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira: o vídeo em destaque. In: Lêda M.B. Tomitch; Viviane M. Heberle. (Org.). Perspectivas Atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1ed.Florianópolis: LLE/PPGI/UFSC, 2017, v. , p. 51-76.

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Desenvolvimento de Inglês como Língua Estrangeira: histórias digitais, videogames e webconferência. In: Silvana de Gaspari; Jair Zandoná; Celdon Fritzen; Leandra Cristina de Oliveira; Atilio Butturi Junior. (Org.). Semana Acadêmica de Letras da UFSC 2015: debates e reflexões. 1ed.São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2015, v. 1, p. 70-77.

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Autonomy in Distance Language Learning: Tutors views on students? autonomous actions regarding the development of the four skills in English. In: Celso Henrique Soufen Tumolo; Magali Sperling Beck; Malcolm Coulthard. (Org.). Echoes: reflections on language and literature. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, v. 1, p. 45-56.

  • TUMOLO, C. H. S. . Desenvolvendo a habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: contribuições das pesquisas do PPGI. In: Susana Bornéo Funck. (Org.). História e memória: 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. 01ed.Florianópolis: UFSC/CCE/PGI, 2011, v. 01, p. 63-71.

  • TUMOLO, C. H. S. . Assessing reading comprehension: the fair focus of test items. In: Tumolo, C. H. S.; Figueiredo, D. C.; Moritz, M. E.; D'ely, R.. (Org.). Advanced Research in English Series, C761 Contextualized practices in EFL teaching and assessment. Florianópolis: PGI - UFSC, 2011, v. , p. 17-42.

  • TUMOLO, C. H. S. . Especificações e pré-testagem: etapas essenciais na elaboração de testes de leitura em língua estrangeira. In: Lêda Maria Braga Tomitch. (Org.). Aspectos cognitivos e intrucionais da leitura. Bauru, SP.: Edusc, 2008, v. , p. 125-144.

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Recursos Digitais para o Ensino e Aprendizagem de Inglês. In: VI CLAFPL ? Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2017, Londrina - PR. Anais do VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. São Paulo: Editora Blucher, 2017. v. 2. p. 720-729.

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Autonomia na aprendizagem de línguas em EaD: percepção de alunos com relação ao desenvolvimento das quatro habilidades em inglês. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2014, Florianopolis. Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática, 2014. p. 1820-1834.

  • TUMOLO, C. H. S. ; SANTIBANEZ, V. S. . Autonomia em graduação na modalidade a distancia: estratégias de organização e de aprendizagem. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - Linguística Aplicada & Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011. v. 1.

  • TUMOLO, C. H. S. . Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: reflexões sobre o nível de compreensão exigido por itens de testes. In: 8º. Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º. Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008.

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Interação oral online para aprendizagem de línguas: proposta de atividade didática no whatsapp. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. São Carlos: CIET:EnPED, 2018. v. 4. p. 1-7.

  • Pires, D.R. ; TUMOLO, C. H. S. . Uma Investigação Sobre o Uso Autorregulado de Aplicativos de Smartphone para o Desenvolvimento da Inteligibilidade da Fala em Língua Inglesa. In: XIV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS UFSC, 2023, Florianópolis. Letras Pós Humanas, 2023. p. 70.

  • LATTMANN, M. B. ; TUMOLO, C. H. S. . Aprendizagem de Vocabulário através de um Aplicativo de Idiomas: Uma Análise de suas Contribuições Efetivas e Afetivas no Processo de Aquisição de Um Segundo Idioma. In: XIV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS, 2023, Florianópolis. Letras Pós Humanas, 2023. p. 69.

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Teaching and Learning English with Technology: The Affordances of Digital Storytelling, Webconferencing and Video Games. In: 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture, 2016, São Paulo. Caderno de Resumos, 2016.

  • TUMOLO, C. H. S. ; SCHAEFER, R. ; TREVISOL, J. R. . Abordagens para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira envolvendo o uso de tecnologia digital. In: 4 Encontro Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa, 2016, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos. Palhoça: Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, 2016. v. 4. p. 118-118.

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Videogames, histórias digitais e webconferência como recursos digitais no ensino e aprendizagem de inglês. In: 4 Encontro da Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa, 2016, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos. Palhoça: Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, 2016. v. 4. p. 251-251.

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias digitais como recurso para ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. In: VI CLAFPL VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas: diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas, 2016, Londrina, PR. Caderno de programação e Resumos, 2016. p. 212-212.

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias Digitais como Recurso para Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2015, Recife. Livro de Resumos, 2015.

  • TUMOLO, C. H. S. ; SANTIBANEZ, V. S. . Autonomia em graduação na modalidade a distancia: estratégias de organização e de aprendizagem. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - Linguística Aplicada & Sociedade, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2011. v. 01. p. 80-80.

  • TUMOLO, C. H. S. . Compreensão leitora e seus níveis essenciais: desafios para os professores. In: III Semana Acadêmica de Letras da UFSC, 2009, Floriaópolis. III Semana Acadêmicas de Letras da UFSC, 2009.

  • TUMOLO, C. H. S. . Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: reflexões sobre o nível de compreensão exigido por itens de testes. In: 8º. Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º. Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. Pelotas, RS: Educat, 2008. p. 189-189.

  • TUMOLO, C. H. S. . Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: saberes essenciais para o desenvolvimento de testes. In: X Seminário de Lingüística Aplicada, 2008, Salvador, BA. Caderno de Resumo do X Seminário de Lingüística Aplicada, 2008.

  • TUMOLO, C. H. S. . Itens de Avaliação em Testes de Leitura: Como a Leitura em Inglês como Língua Estrangeira Tem Sido Avaliada?. In: XVII ENPULI: A Interculturalidade no Ensino de Inglês, 2003, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. XVII ENPULI: A Interculturalidade no Ensino de Inglês, 2003.

  • TUMOLO, C. H. S. . Itens de Avaliação em Testes de Leitura: como a leitura em inglês tem sido avaliada?. In: XVII ENPULI - A Interculturalidade no Ensino de Inglês, 2003, Florianópolis. XVII ENPULI - A Interculturalidade no Ensino de Inglês, 2003.

  • TUMOLO, C. H. S. . Intervenção Didática: Reflexões acerca do Processo de Aquisição de Vocabulario de Segunda Llíngua. In: VIII ENDIPE, 1996, Florianópolis. Anais do VIII ENDIPE, 1996.

  • TUMOLO, C. H. S. ; ROSARIO, J. . Aquisição de vocabulário em Língua estrangeira: Usando programa de mapeamento mental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; BALDISSERA, L. G. . Recursos de aplicativos para o desenvolvimento de pronúncia em L2. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias digitais: inovando formas de ensinar-aprender de Inglês. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TUMOLO, C. H. S. ; GOTTARDI, W. ; ALMEIDA, J. F. . Recursos Digitais para o Aprimoramento da Pronúncia: Reconhecimento Automático da Fala (Asr) e Texto-Fala (Tts). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; PIRES, D. R. . Os efeitos do uso de um aplicativo baseado no reconhecimento automático de fala na pronúncia da língua inglesa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; GOTTARDI, W. ; ALMEIDA, J. F. . Recursos digitais para o aprimoramento da pronúncia: reconhecimento automático da fala (asr) e texto-fala (tts). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. . O uso de recursos digitais na sala de aula de língua estrangeira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TUMOLO, C. H. S. . Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: o vídeo em destaque.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Ensino e aprendizagem de língua estrangeira por meio de recursos digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Interação Oral Online para Aprendizagem de Línguas: proposta de atividade no Whatsapp. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . whatsapp e aprendizagem de inglês para iniciantes: análise da interação oral online de alunos do ensino médio técnico da rede federal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias digitais como recurso para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira: desafios para implementação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TUMOLO, C. H. S. . Second Language Instruction: The video in the spotlight. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; PIRES, D. R. ; LORENSET, C. C. . Recursos digitais para aquisição de vocabulário em inglês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; PIRES, D. R. . Panorama das pesquisas no Brasil sobre vocabulário em inglês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias digitais para aquisição de L2 e seu processo de desenvolvimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRES, D. R. ; TUMOLO, C. H. S. . L2 vocabulary instruction: an assessment of mobile device applications. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Teaching and learning English with technology: the affordances of digital storytelling, webconferencing and video games. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; TREVISOL, J. R. ; SCHAEFER, R. . Abordagens para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira envolvendo o uso de tecnologia digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Videogames, histórias digitais e webconferência como recursos digitais no ensino e aprendizagem de inglês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Digital Stories: Fostering the Development of English as a Foreign Language. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Recursos digitais no ensino e aprendizagem de inglês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias digitais como recurso para ensino e aprendizagem de línguas Estrangeiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias digitais como recurso para ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; SALBEGO, N. N. ; LORENSET, C. C. ; SCHAEFER, R. ; TREVISOL, J. R. . Minicurso Recursos Digitais no Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Características e Possibilidades de Aprendizagem e Ensino por Webconferência: professores e alunos avaliam o caso do Skype. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. ; LORENSET, C. C. ; SALBEGO, N. N. . Comunicação Coordenada: Recursos Digitais no Ensino e Aprendizagem de Inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Histórias Digitais como Recurso para o Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . Autonomia na aprendizagem de línguas em EaD: percepção de alunos com relação ao desenvolvimento das quatro habilidades em inglês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Ambientes Virtuais na Plataforma Moodle: Organização, Atividades e Recursos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TUMOLO, C. H. S. . Developing the varios levels of reading comprehension: A challenge for the teachers. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Autonomia em graduação na modalidade a distância: estratégias de organização e aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Perspectivas da Pesquisa em Leitura nos 40 anos do PPGI: Buscando uma aproximação entre a teoria e a prática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Cursos de Graduação na modalidade a Distância: características e desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WIENFIELD, C. ; TUMOLO, C. H. S. . The Impact of Conjunctions on EFL Students´ Comprehension and Summarization of Expository Texts. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Videoaula e hipermídias no Curso de Licenciatura em Letras Inglês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Compreensão Leitora e seus Níveis Essenciais: desafios para os professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Compreensão Leitora e seus Níveis Essenciais: desafios para os professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: saberes essenciais para o desenvolvimento de testes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Avaliação da habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: reflexões sobre o nível de compreensão exigido por itens de testes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TUMOLO, C. H. S. . Questões de Avaliação em Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TUMOLO, C. H. S. ; FINARDI, K. R. . Digital Resources in English as L2: Designs and Affordances. Florianópolis: UFSC, 2021 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 47 n 2. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês, 2018 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 47 n 1. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês, 2018 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 46 n 1. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC, 2017 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 46 n 2. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês, 2017 (Edição de Periódico).

  • LORENSET, C. C. ; TUMOLO, C. H. S. . Digital Games in Language Learning and Teaching by Hayo Reinders. Mossoró: Dpto de Letras Vernáculas da Faculdade Letras Artes Univers. do Estado do Rio Grande do Norte, 2016 (Resenha).

  • TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos REAA v 45 n 1. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários UFSC, 2016 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos REAA v 45 n 2. Florianopolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários UFSC, 2016 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; CORSEUIL, A. R. ; MOTA, M. B. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 43. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários UFSC, 2015 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 44. Florianopolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários UFSC, 2015 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Língua, Literatura e a Época da Tecnologia. Florianópolis, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MOTA, M. B. ; BECK, M. S. ; CORSEUIL, A. R. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 41. Florianópolis UFSC: Programa de Pós-Graduação em Inglês, PPGI UFSC, 2014 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 42. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários UFSC, 2014 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 40. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, 2013 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 39. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, 2013 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 38. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, 2012 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 37. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, 2012 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 35. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, 2011 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 36. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, 2011 (Edição de Periódico).

  • MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Revista Estudos Anglo Americanos REAA 34. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, 2010 (Edição de Periódico).

  • TUMOLO, C. H. S. . Lyle BAchman and Andrew Cohen. Interfaces between second language acquisition and language testing research. Florianopolis: Editora da UFSC, 2002 (Resenha).

  • TUMOLO, C. H. S. ; TUMOLO, C. H. S. . Neoliberalismo: América Latina, Estados Unidos e Europa. Blumenau, SC: Editora da FURB, 1999. (Tradução/Artigo).

Outras produções

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Ilha do Desterro para edição 75.1 Janeiro/Abril 2022. 2021.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Lingüística y Literatura da Universidade de Antioquia, Colombia. 2020.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Ilha do Desterro. 2019.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Ilha do Desterro. 2019.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Donínios da Lingu@gem. 2018.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Donínios da Lingu@gem. 2017.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Ilha do Desterro. 2017.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Estudos Anglo Americanos v 45 n 1. 2016.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Ilha do Desterro. 2015.

TUMOLO, C. H. S. . Parecerista Ad Hoc do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2015.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Estudos Anglo-Americanos. 2015.

TUMOLO, C. H. S. . Parecer Revista Estudos Anglo-Americanos. 2011.

TUMOLO, C. H. S. ; FINARDI, K. R. . Digital Resources in English as L2: Designs and Affordances. 2021. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 47 n 1. 2018. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. ; BECK, M. S. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 47 n 2. 2018. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 46 n 1. 2017. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo Americanos v 46 n 2. 2017. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 45 n 1. 2016. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; CORSEUIL, A. R. ; MOTA, M. B. . Revista Estudos Anglo-Americanos v 45 n 2. 2016. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos 43. 2015. (Editoração/Periódico).

TUMOLO, C. H. S. ; BECK, M. S. ; MOTA, M. B. ; CORSEUIL, A. R. . Revista Estudos Anglo-Americanos 44. 2015. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Recursos Digitais: possibilidades para o ensino e a aprendizagem de inglês, Descrição: Recursos digitais podem ser usados para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é compreender o uso de recursos digitais para ensino e aprendizagem de inglês, com objetivos específicos de fazer levantamento de pesquisa feita com alguns recursos, ler a revisão de literatura usada, compreender os métodos utilizados e conhecer os resultados obtidos. Uma pesquisa bibliográfica será feita, com revistas científicas nacionais e internacionais, publicadas a partir de 2016. A pesquisa é relevante para o conhecimento da área e orientação de pesquisas futuras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Celso Henrique Soufen Tumolo - Coordenador / Luana Garbin Baldissera - Integrante.

  • 2020 - 2023

    Recursos Digitais e Ensino Aprendizagem de Inglês, Descrição: Recursos digitais podem ser usados para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira. O objetivo desta pesquisa é compreender como recursos digitais têm sido usados para ensino e aprendizagem de inglês, com objetivos específicos de identificação dos recursos pesquisados, dos métodos utilizados e dos resultados obtidos. Uma pesquisa bibliográfica será feita em revistas científicas nacionais e internacionais, publicadas entre 2010 e 2020. A pesquisa é relevante para o conhecimento da área e orientação de pesquisas em andamento e futuras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Celso Henrique Soufen Tumolo - Coordenador / Marinho Cristiel Bender - Integrante / Daniel Reschke Pires - Integrante / Leonam de Andrade Neves - Integrante / Janaina do Rosário - Integrante / Luana Garbin Baldissera - Integrante / Mauricio de Bortolli Lattmann - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Recursos Digitais e sua Contribuição para Ensino de Inglês, Descrição: Recursos digitais têm sido utilizados no âmbito da educação em geral e, também, como auxiliares para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira. O objetivo desta pesquisa é compreender como recursos digitais têm sido usados para ensino e aprendizagem de inglês, com objetivos específicos de identificar quais recursos têm sido usados e quais resultados têm sido obtidos com o uso. Uma pesquisa bibliográfica será feita, com revisão de literatura em revistas científicas nacionais e internacionais, publicadas entre 2010 e 2016, sobre o uso de recursos digitais como jogos digitais, vídeos educacionais digitais, histórias digitais, aplicativos de smartphones, e aplicativo de transmissão de mensagens e vídeos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . , Integrantes: Celso Henrique Soufen Tumolo - Coordenador / Nayara Nunes Salbego - Integrante / Marinho Cristiel Bender - Integrante / Caroline Chioquetta Lorenset - Integrante / Daniel Reschke Pires - Integrante / Kellen Mendes Geremias - Integrante / Vanessa de Deus Rocha - Integrante / Leonam de Andrade Neves - Integrante / Janaina do Rosário - Integrante / Luana Garbin Baldissera - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Desenvolvimento de vocabulário em Inglês como língua estrangeira: uma pesquisa bibliográfica, Descrição: Vocabulário é um importante aspecto de uma habilidade linguística, e seu conhecimento permite a compreensão oral e escrita, como também a produção oral e escrita. No caso da habilidade linguística em língua estrangeira, seu conhecimento é igualmente importante, e seu desenvolvimento uma preocupação para professores e aprendizes de uma língua estrangeira, em particular considerando a falta de um contexto rico em uso receptivo e produtivo de palavras que o compõem. O objetivo desta pesquisa é compreender como vocabulário pode ser, e tem sido, tratado, para ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Uma pesquisa bibliográfica será feita, com revisão de literatura em dissertações e teses defendidas em âmbito nacional, e revistas científicas nacionais e internacionais, publicadas entre 2014 e 2017, sobre ensino e aprendizagem de vocabulário do inglês como língua estrangeira, apontando uma tendência em relação ao tratamento dado ao ensino e aprendizagem de vocabulário para o inglês como língua estrangeira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Henrique Soufen Tumolo - Coordenador / Caroline Chioquetta Lorenset - Integrante / Daniel Reschke Pires - Integrante / Bruno de Azevedo - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - 2016

    Recursos Digitais para Ensino e Aprendizagem de Inglês: um relato de estudos recentes no Brasil, Descrição: s tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxeram mudanças profundas na nossa sociedade. Para a área da educação, elas possibilitam o uso de recursos digitais para o ensino e a aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como recursos digitais têm sido usados para ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, com objetivos específicos de identificar quais recursos têm sido usados e como, e também quais resultados têm sido obtidos com o uso. Será feita uma revisão de pesquisas publicadas em revistas científicas nacionais, entre 2008 e 2014, sobre o uso de recursos digitais como infográficos, infográficos animados, jogos, vídeos educacionais digitais, histórias digitais, áudio-livros, livros digitais, como também os recursos da Web 2.0, a saber, redes sociais, blogs, wikis, e podcasts.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Celso Henrique Soufen Tumolo - Coordenador / Nayara Nunes Salbego - Integrante / Caroline Chioquetta Lorenset - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Investigando percepções e comportamentos de alunos do Curso de Graduação em Letras Inglês na modalidade a distância, Descrição: Cursos de graduação têm sido oferecidos na modalidade a distância no Brasil, em particular a partir da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, em 2006, pelo Decreto 5.800. A Universidade Federal de Santa Catarina tem sido parte desse sistema, oferecendo cursos na modalidade, dentre eles, o curso de Licenciatura em Letras Inglês na modalidade a distância. O desenvolvimento do curso nessa modalidade nova requer acompanhamento por meio de pesquisas. Este projeto, assim, visa a investigar percepções e comportamentos de seus alunos quanto ao desenvolvimento do curso. As percepções serão investigadas quanto ao uso de recursos e atividades, e também recursos de videos, para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, em particular a habilidade oral, como também para a construção de conhecimento a partir das disciplinas de conteúdo. Os comportamentos serão investigados quanto à adoção de estratégias de aprendizagem baseadas no comportamento autônomo. Questionários e entrevistas serão usados para coleta de dados de alunos dos 05 polos envolvidos no oferecimento do curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Celso Henrique Soufen Tumolo - Coordenador / Nayara Nunes Salbego - Integrante / Marinho Cristiel Bender - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Organização e Aprendizagem em EaD: quais estratégias os alunos do curso de Letras Inglês na modalidade a distância têm usado?, Descrição: Cursos oferecidos na modalidade a distância impõem, a seus alunos, estratégias de organização mais elaboradas e mais eficientes em comparação ao mesmo curso oferecido na modalidade presencial. Impõem, também, estratégias de aprendizagem baseadas em comportamentos mais autônomos. Ambos os tipos de estratégias visam à busca do sucesso na aprendizagem, de tal forma a permitir a aprovação nas disciplinas e a continuar no curso. Este projeto tem como objetivo explorar e descrever as estratégias usadas pelos alunos para se manterem no curso. Os dados foram coletados na disciplina introdutória do curso, Introdução a Educação a Distancia. A análise será baseada em perguntas feitas a dois grupos distintos: a) perguntas feitas a todos os alunos, com participação compulsória, como Considerando o que aprendeu sobre estratégias de organização e aprendizagem no curso, como você acha que é possível ser um aprendiz bem sucedido na modalidade a distância? Quais estratégias, quais formas de organização podem ser citadas? O que você pretende fazer e quais serão suas ações para ser esse aprendiz bem sucedido e concluir o curso? b) perguntas feitas a todos os alunos, com participação opcional, como Considerando sua atuação como aluno do curso, responsável pelo seu aprendizado, o que tem sido bem sucedido e o que não tem sido bem sucedido e que compromete seu processo de aprendizagem? Por quê?. Com isso, busca-se explorar e descrever as estratégias usadas pelos alunos no referido curso para, em uma futura pesquisa, proceder a uma análise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Celso Henrique Soufen Tumolo - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Lingua e Literatura Estrangeiras, DLLE, CCE., Campus Universitario, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37219288, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1998

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2017

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Inglês - PPGI UFSC.,Cargo ou função, Coordenador.

  • 03/2017

    Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.,Cargo ou função, Coordenador da área do inglês do PIBID UFSC.

  • 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Inglês - PPGI UFSC.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Ensino, Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários em inglês, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Texto Acadêmico em Estudos Linguísticos, Tecnologias em Ensino e Aprendizagem, PGI5101Ensino e Pesquisa na Área de Recursos Digitais e Tecnológicos em Inglês como Língua Estrangeira

  • 02/2007

    Ensino, Letras/Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Compreensão e Produção Escrita em Inglês 3, Metodologia Ensino Linguas Estrangeiras em EAD, Redação Acadêmica em Língua Inglesa V

  • 08/2014 - 04/2016

    Direção e administração, Reitoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Coordenador do Programa Inglês sem Fronteiras UFSC.

  • 08/2014 - 12/2015

    Direção e administração, Reitoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional - NUTE nute.ufsc.br.

  • 05/2013 - 07/2013

    Direção e administração, Reitoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Coordenador fundador do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional - NUTE.

  • 07/2011 - 07/2013

    Direção e administração, Departamento de Lingua e Literatura Estrangeiras, DLLE, CCE.,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras Inglês na modalidade a distância.

  • 05/2010 - 07/2013

    Direção e administração, Departamento de Lingua e Literatura Estrangeiras, DLLE, CCE.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Letras Inglês na modalidade a distância.

  • 01/2010 - 07/2013

    Direção e administração, Departamento de Lingua e Literatura Estrangeiras, DLLE, CCE.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio do Curso de Letras Inglês na modalidade a distância.

  • 03/2009 - 07/2013

    Direção e administração, Departamento de Lingua e Literatura Estrangeiras, DLLE, CCE., Coordenador de Curso.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras Inglês na modalidade a distância.

  • 10/1996 - 07/1998

    Ensino, Metodologia do Ensino de Ingles, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica do Ensino de Ingles, Metodologia do Ensino de Ingles

1986 - 1992

Centro Cultural Brasil Estados Unidos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor de Inglês

Atividades

  • 08/1986 - 03/1992

    Serviços técnicos especializados , Centro Cultural Brasil Estados Unidos.,Serviço realizado, Aulas de Inglês.

1993 - 1995

Pret À Parler

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor de Inglês Coordenador Pedagógico

Atividades

  • 08/1993 - 03/1995

    Serviços técnicos especializados , Pret À Parler.,Serviço realizado, Professor de Inglês.

2000 - 2001

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2000 - 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Universidade do Estado de Santa Catarina.,Serviço realizado, Professor de Inglês.

1999 - 2001

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/1999 - 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Universidade do Sul de Santa Catarina.,Serviço realizado, Professor de Inglês.