Keyla Daniela de Souza Almeida Barbosa

É formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Bacharela em Química e em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Possui pós-graduação pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em Informática Aplicada á Educação e pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Planejamento e Gerenciamento de Água.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Informática Aplicada à Educação

2009 - 2011

Universidade do Estado do Amazonas
Título: CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO MÉDIO: A INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS AMBIENTAIS A PARTIR DO TEMA CHUVA ÁCIDA
Orientador: Profa. MsC. Neide Ferreira Alves

Especialização em Planejamento e Gerenciamento de Águas

2009 - 2010

Universidade Federal do Amazonas
Título: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Orientador: Profa. Dra. Maria Olívia Albuquerque Ribeiro Simão

Graduação em Bacharel em Química

2008 - 2010

Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Licenciatura em Química

2002 - 2006

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Título: REPENSANDO O ENSINO DE QUIMICA: A CONTRIBUIÇÃO DO EDUCADOR NA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Orientador: Prof. Dr. Edson Valente Chaves

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química Industrial

2002 - 2003

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em Informatica

2001 - 2001

Centro de Informática Benjamin Constant

Formação complementar

2006 - 2008

Curso de Língua Estrangeira (Inglês). (Carga horária: 240h). , Alps Idiomas, ALPS, Brasil.

2004 - 2004

Capacitação em Metodologia da Pesquisa Científica. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.

2002 - 2002

Técnico de Segurança em Laboratório de Química. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: MEIO AMBIENTE.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Mapas Conceituais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Mapas Mentais.

Participação em eventos

63a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.Construção de Mapas Conceituais no Ensino Médio: a intergração de conceitos ambientais a partir do tema chuva ácida. 2011. (Outra).

I Amostra e Intercambio de Experiências em Educação Ambiental na Amazônia.A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. 2010. (Outra).

V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação - V CONNEPI. A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. 2010. (Congresso).

XV Encontro Nacional de Ensino de Química.A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. 2010. (Encontro).

I Semana de Meio Ambiente e Química.Fitorremediação em solos contaminados por metais pesados. 2005. (Outra).

VIII Exposição Tecnológica - EXPOTEC.Estudo cinético da mistura ditionito-citrato-bicarbonato de sódio em Latossolo Amarelo na região Amazônica. 2004. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, K. D. S. ; SIMÃO, M. O A. R . A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2010, Maceió-Al. Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2010.

  • ALMEIDA, K. D. S. ; SIMÃO, M. O A. R . A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília -DF. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

  • ALMEIDA, K. D. S. . Construção de Mapas Conceituais no Ensino Médio: a integração de conceitos ambientais a partir do tema Chuva Ácida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, K. D. S. ; SIMÃO, M. O A. R . A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, K. D. S. ; SIMÃO, M. O A. R . A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, K. D. S. ; SIMÃO, M. O A. R . A percepção de alunos do Ensino Médio sobre o desperdicio de água no ambiente escolar: estudo de caso de duas escolas publicas de Manaus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2006

    FITORREMEDIAÇÃO EM SOLOS CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS Subtítulo: AVALIAÇÃO DE METAIS PESADOS EM SOLOS REMEDIADOS CONTAMINADOS E NÃO CONTAMINADOS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Keyla Daniela de Souza Almeida Barbosa - Integrante / Edson Valente Chaves - Coordenador., Financiador(es): Fundacao de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    ESTUDO CINÉTICO DA MISTURA DITIONITO-CITRATO-BICARBONATO DE SÓDIO EM LATOSSOLO AMARELO NA REGIÃO AMAZÔNICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Keyla Daniela de Souza Almeida Barbosa - Integrante / Edson Valente Chaves - Coordenador., Financiador(es): Fundacao de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - 2006

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Vínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Atividade acadêmica ministrando aula de Pré-vestibular

2021 - Atual

secretaria de educação do estado do amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Básico, Carga horária: 40

2009 - Atual

secretaria de educação do estado do amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Básico, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Química

2007 - Atual

secretaria de educação do estado do amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Básico, Carga horária: 18

Outras informações:
Professora de Química e Física

2006 - 2008

secretaria de educação do estado do amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Básico, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Química e Biologia

2005 - 2005

secretaria de educação do estado do amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Química e Biologia