Renato de Lacerda

Possui graduação em Bachelor of Engineering in Mechatronics - Institute of Technology Blanchardstown (2015) e graduação em Automação Industrial pelo Instituto Federal de São Paulo (2016). , atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Controle de Cãmbio Automático para Bicicleta e participação no desenvolvimento de novas tecnologias, tendo como a mais importante a Scriba Stylus em Dublin, IRL [www.getscriba.com]. Sócio Proprietário da Step Dog Ltda, durante 2 anos e três meses, com experiência nos pilares do empreendedorismo, administração e gerenciamento de projetos em usinagem CNC.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Automação Industrial

2012 - 2016

Instituto Federal de São Paulo
Título: Sistema de Controle de Câmbio Automático para Bicicleta
Orientador: Leandro Paschoalotto

Graduação em Bachelor of Engineering in Mechatronics

2014 - 2015

Institute of Technology Blanchardstown
Título: Bicycle Energy Monitoring System
Orientador: Derek Kerr e David Powell
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Curso técnico em Mecatrônica

2012 - 2014

SENAI - Departamento Regional de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

2009 - 2011

ETEC Professor Aprígio Gonzaga

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

ETEC Professor Aprígio Gonzaga

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Outras produções

LACERDA, R. . Sistema de Controle de Câmbio Automático para Bicicleta. 2016.

LACERDA, R. . Bicycle Energy Monitoring System. 2015.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Sistema de Controle de Câmbio Automático para Bicicleta, Descrição: O projeto propõe a aplicação de um sistema embarcado de controle de câmbio automático para bicicleta interligado a um monitoramento de dados, responsável por efetuar a troca automática de marchas na bicicleta no momento adequado de forma eficaz, com o principal objetivo de desenvolver a melhor relação de marchas para evitar o desperdício do consumo de energia física e obter o maior aproveitamento do desempenho do ciclista. Composto por microcontroladores, eles provém a lógica e os cálculos para monitorar as medições obtidas dos diferentes sensores instalados na roda traseira e no pedal, em tempo real via comunicação Bluetooth, e para o acionamento automático do sistema de câmbio, assistido por um atuador no câmbio mecânico traseiro, baseado nos dados e parâmetros reais do sistema, desenvolvidos para a melhora do rendimento do ciclista e a análise de suas estatísticas. O sistema é capaz de realizar as trocas automáticas das marchas baseado nos dados de velocidade real, de força aplicada, de cadência média, de potência gerada e de distância percorrida, resultantes das medições dos sensores, transferidas por uma rede de radiofrequência e conexão Bluetooth com um dispositivo móvel onde as informações são exibidas através da interface de um App.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renato de Lacerda - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2015

Dublin Design Studio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargo: Estagiário em Pesquisa e Desenvolvimento Principais atividades: Desenvolvimento de novas tecnologias para a aplicação de componentes eletrônicos e prototipagem. Participação no processo de desenvolvimento de uma Stylus wireless com sensores tácteis e interface via IPad. [Scriba ? getscriba.com]

2016 - 2018

Step Dog LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administração, Gerenciamento de Projetos e Processos. Desenvolvimento de projetos em SolidWorks e usinagem CNC.