Denise Sampaio Gusmão
Psicóloga. Especialista em Educação Infantil. Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Membro do corpo docente do curso de especialização- Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas da PUC-RJ. Desde 2002, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS) no Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Idealizadora e Coordenadora do projeto Contos e Imagens das roças de Minas que teve como objetivo a recuperação da memória da comunidade do Córrego dos Januários (Inhapim, Minas Gerais) e culminou na criação de um museu comunitário (Casa de Memória e Cultura do Córrego dos Januários) inaugurado em agosto de 2008. Desde 2011, Membro do Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura- NIMESC, que integra o Departamento de Psicologia e Artes & Design da PUC-Rio, tendo como foco de interesse a interface entre psicologia, educação e cultura e pesquisas envolvendo o tema da memória social e coletiva.
Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)
2005 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Narrativa, Testemunho e Delicadeza: a Casa de Memória e Cultura do Córrego dos Januários
Solange Jobim e Souza. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)
2002 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Solange Jobim e Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Especialização em Educacao Infantil
1995 - 1996
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Orientador: Sonia Kramer
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
IV Conferencia Internacional de Psicologia Comunitária. NARRATIVA, Testemunho e Delicadeza: a casa de memória e cultura do córrego dos Januários. 2012. (Congresso).
Educação Infantil: retrospectivas e perspectivas. 2012. (Encontro).
Disciplina- Questões Teórico Metodológicas na Pesquisa em Estudos de Linguagem.História, Memória e Narrativa. 2011. (Outra).
III Seminário Internacional Políticas de la Memoria..História, memória e narrativa: a revelação do "quem" nas histórias orais dos habitantes do Córrego dos Januários. . 2010. (Seminário).
Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS).Memória, narrativa e delicadeza. 2010. (Encontro).
6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. História, memória e narrativa: a revelação do "quem" nas histórias das roças das Minas Gerais. 2009. (Congresso).
I Congresso Internacional em Estudos da Criança:Infâncias possíveis, Mundos Reais. A educação estética do olhar no Córrego dos Januários;as crianças,suas imagens e suas histórias. 2008. (Congresso).
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Memória e delicadeza:uma breve reflexão sobre a cidade e a roça na formação de professores. 2007. (Congresso).
16 InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüistica Aplicada.Por uma estética da delicadeza: o olhar como intervenção nas roças de Minas. 2007. (Simpósio).
Coordenação Central de Educação a distância da Puc-Rio.Por uma estética da delicadeza: contos e imagens nas roças de Minas. 2006. (Outra).
Linguagens Compartilhadas na Educação.A Linguagem da Fotografia. 2003. (Encontro).
I Colóquio de Pesquisa Infância em Perspectiva.Contos e imagens das roças de Minas. 2003. (Outra).
Participação em bancas
GUSMÃO, D. S.. Inclusão de crianças portadoras de síndrome de down para classes regulares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
Orientou
A Dualidade do Cuidar X Educar na Educação Infantil; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A criança e a construção de histórias:práticas escolares de autonomia e liberdade; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Sampaio Gusmão;
Para!Volta! Agora,vem andando:Uma perspectiva crítica acerca de discursos e práticas da imobilização do corpo na educação infantil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Sampaio Gusmão;
O uso da fotografia digital e as formas de apropriação da imagem como ferramenta pedagógica nas instituições de Educação Infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Sampaio Gusmão;
Infância e Formação de Professores: Dialogando com sujeitos, produzindo significados; ; ; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Sampaio Gusmão;
Produções bibliográficas
-
GUSMÃO, D. S. ; Jobim e Souza, S . História, memória e narrativa: a revelação do quem nas histórias orais dos habitantes do Córrego dos Januários.. Psicologia e Sociedade (Impresso) , v. 22, p. 288-298, 2010.
-
GUSMÃO, D. S. ; Jobim e Souza, S . A estética da delicadeza nas roças de Minas: sobre a memória e a fotografia como estratégia de pesquisa-intervenção. Psicologia e Sociedade (Impresso) , v. 20, p. 24-31, 2008.
-
GUSMÃO, D. S. ; LOPES, A. E. ; PORTO, C. . Correspondências entrelaçadas: percursos de pesquisa com a fotografia.. In: CARVALHO, M. C. KRAMER, S. e NUNES, M. F. (orgs.). (Org.). Educação Infantil: Formação e Responsabilidade.. 1ed.Campinas, SP: Papirus Editora, 2013, v. , p. 111-131.
-
GUSMÃO, D. S. . Formação do profissional de creche:dialogando com auxiliares e berçaristas. In: Eliane Fazolo; Maria Cristina Carvalho; Maria Isabel Leite e Sonia Kramer. (Org.). Educação Infantil em Curso. Rio de Janeiro: Col. Escola de Professores, 1997, v. , p. -.
-
GUSMÃO, D. S. . Narrativa,Testemunho e Delicadeza: a casa de memória e cultura do Córrego dos Januários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSMÃO, D. S. ; Jobim e Souza, S . Narrativa,Testemunho e Delicadeza: a casa de memória e cultura do Córrego dos Januários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações:
Participei como professora convidada da disciplina Temas em Linguagem e Subjetividade, ministrando no curso de pós-graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da Puc-Rio, o curso intitulado Memória, história e narrativa".
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Denise Sampaio Gusmão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?