Flávio Leal da Silva
Doutor e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Especialista em Ciência da Informação pela ECO-UFRJ/IBICT-CNPq e Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO. Professor Associado do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Arquivologia - UNIRIO; Diretor da Escola de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Decano Substituto do Centro de Ciências Humanas e Sociais; Coordenador do Projeto de Pesquisa Cidadanias de Papel: formação, cooperação e responsabilização social Arquivística; Coordenador do Encontro Nacional de Arquivos e Movimentos Sociais; Coordenador do Sub Projeto Movimentos Sociais, Arquivos e Educação: diálogos múltiplos para cidadanias plenas, vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq: Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais; Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED - do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ; Membro dos Grupos de Pesquisas: Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória; Gênese Documental Arquivística; foi Diretor do Arquivo Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Interesse nas dimensões políticas e sociais decorrentes da produção e uso dos documentos, dos arquivos e das atividades técnicas desenvolvidas pelos arquivistas, sobretudo às relacionadas a formação Ética Profissional; documentos e arquivos como mediadores sociais na garantia de direitos fundamentais das pessoas e da qualidade dos serviços e obrigações do Estado; Arquivos e Movimentos Sociais; Arquivos e processos de regularização das Terras Indígenas; Documento Objeto Etnográfico; dos Documentos e Arquivos como elementos constitutivos das Memórias Coletivas; Áreas de interesse: Arquivologia, Memória Social, Ética Profissional Arquivística, Acesso a Documentos, Arquivos e Informações; Arquivos, Registros e Movimentos Sociais; Antropologia; Demarcação de Terras Indígenas e Administração Pública.
Informações coletadas do Lattes em 17/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Memória Social
2007 - 2013
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: ACERVO DIGITAL DA CULTURA PARINTINTIN DO AMAZONAS: O Museu do Índio e as políticas públicas de patrimônio e memória indígenas
, Ano de obtenção: 2013. Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei. Coorientador: José Ribamar Bessa Freire. Palavras-chave: Memóira Social; Coleção; Arquivologia; Antropologia da Informação.
Mestrado em Memória Social
1996 - 1999
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Arquivo, Memória e Fragmentação: a construção do acervo do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswal do Crus - Fiocruz, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Maria josé Macedo Cavallero Wehling e Iclia TM.Costa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Arquivologia; Memóira Social; Ciência da Informação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia / Especialidade: Antropologia da Informação. Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas.
Especialização em Especialização Em Documentação e Informação Cdc
1993 - 1994
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Arquivo e Memória: a construção da cidadania
Orientador: Cláudia T
Graduação em Arquivologia
1989 - 1992
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Arquivos Públicos X Arquivos Alternativos: questionamentos sobre a democratização de acesso à informação
Orientador: Luiz Cleber Gak
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Memória Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Organização de eventos
carvalho, Priscila ; SILVA, Flávio Leal da . Registro Policiais: direitos humanos e relações de poder nos documentos arquivisticos. 2019. (Outro).
SILVA, Flávio Leal da . Encontro Nacional de Arquivos e Movimentos Sociais IV. 2016. (Congresso).
SILVA, Flávio Leal da ; ARAUJO, Fernanda Monteiro . Encontro Nacional de Arquivos do 3 Setor III. 2012. (Congresso).
SILVA, Flávio Leal da . Encontro Nacional de Arquivos do 3 Setor II. 2010. (Congresso).
SILVA, Flávio Leal da . Encontro Internacional do Samba Rio Carnaval 2008. 2008. (Outro).
SILVA, Flávio Leal da . Jornada Arquivistica - XVIII. 2007. (Outro).
SILVA, Flávio Leal da . Jornada Arquivistica XVII. 2006. (Outro).
Participação em eventos
IV Seminário Internacional Memórias, Narrativas e Arquivos.Moderador. 2020. (Seminário).
Live - Papo de Arquivistas: atuação docente, empreendedora e no serviço público.Atuação Docente, empreendedorismo e Serviços públicos. 2020. (Outra).
Seminário on-line Fora do sistema de arquivos: documentos de.Moderador. 2020. (Seminário).
V Simpósio Arquivos & Educação.Moderador. 2020. (Simpósio).
Revis-Arq. 2019. (Seminário).
Semana Fluminense do Patrimônio (9ª) e Seminário da Fundação João VI (3).Patrimônio Documental Fluminense: gestão de documentos, acervos e instituições de arquivos nos/dos municípios. 2019. (Encontro).
Arquivos e Educação - III Simpósio Temático sobre.III Simpósio Temático sobre Arquivos e Educação. 2018. (Simpósio).
Colóquio REVIS-ARQ.Discussões sobre imagens. 2018. (Seminário).
Ética e Preservação no campo dos Arquivos.Dos Arquivos da Educação a Educação nos Arquivos. 2018. (Seminário).
Arquivo em Prosa - Dia do Arquivista: perspectivas profissionais e acadêmicas.Ética Profissional e empreendedorismo. 2017. (Seminário).
Colóquio REVIS-ARQ.Sobrevivências culturais e documentos na sociedade indígena Parintintin. 2017. (Seminário).
Jornada Arquivistica UNIRIO. 2017. (Seminário).
REPARQ V. 2017. (Congresso).
Congresso Nacional de Arquivologia VII. Arquivos e Movimentos Sociais. 2016. (Congresso).
Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: Bibliotecas, Arquivos e Museuseus: saberes e práticas compartilhadas.Arquivo Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Memória e saberes compartilhados. 2016. (Seminário).
Seminário de Apresentação de Monografias do Curso de Arquivologia d a.Avaliador. 2013. (Seminário).
Congresso Nacional de Arquivologia. Encontro Nacional de Arquivos do 3 Setor. 2012. (Congresso).
III SEMARQ.Arquivos Médicos na perspectiva de um arquivsita: algumas considerações sobre formação, usos e organização. 2012. (Seminário).
Seminário de Apresentação de Monografias do Curso de Arquivologia d a.Avaliador. 2012. (Seminário).
Programa de Formação Continuada e Permanente da FAETEC.Gestão Pública de Documentos. 2011. (Oficina).
Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. 2011. (Seminário).
Congresso Nacinal de Arquivologia III. Sessão de Comunicação Livre - Arquivologia e suas multiplas interfaces. 2008. (Congresso).
Congresso Nacional de Arquivologia III. Encontro Nacional de Arquivos do 3 Setor. 2008. (Congresso).
Dimensões das Culturas indigenas: cosmologia, arte e etnicidade. 2008. (Outra).
Encontro Internacional do Samba Rio Carnaval 2008. 2008. (Encontro).
Fórum dos Centros de Memória da Faetec - Fundação de Apoio à Escola Técnica.Documentação Impressa. 2008. (Outra).
Seminário Internacional de Especialistas em Gestão e Preservação de Documentos Digitais. 2007. (Seminário).
Norma Brasileira de Descrição Arquivistica - NOBRADE. 2006. (Oficina).
Projetos Politicos Pedagogicos e sua relação com a avaliação institucional e de ensino.Relator do GT Arquivologia. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
MARTINS, J. M.; Rangel, Aparecida de Souza;SILVA, Flávio Leal da. Mandei meu dicionário às favas:mudo é quem só se comunica com palavras. Desafios da gestão documental nos acervos portelenses. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.
SILVA, Flávio Leal da; Rodrigues, Ana Celia; Tognoli, Natália Bolfarini; Silva, Carlos Guardado; Flores, Daniel. O acesso à informação, a gestão de documentos e o lugar do arquivo nos municípios fluminenses de médio porte: diagnóstico e contribuições para uma política pública de Arquivos Municipais.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
MARIZ, A.C.; SCHIMIDT, C. M. S.;SILVA, Flávio Leal da. Gestão de Documentos na UFRJ: a cartografia profissional-Arquivística. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Bezerra, Coelho; SCHNEIDER, M.;SILVA, Flávio Leal da. A segunda censura: propriedade intelectual e difusão de documentos de interesse público. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
SILVA, Flávio Leal da. A conduta Ética do arquivista: perspectivas advindas do cenário contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Universidade Federal de Juíz de Fora - MG: um estudo de caso sobre a implantação de procedimentos arquivísticos para a otimização da gestão por PDCA. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
RODRIGUEZ, S. M. T.; bizello, Maria Leandra; Fernandes, Bernardo Mançano;SILVA, Flávio Leal da; lpez, Andre Ancona. Arquivos e Movimentos Sociais: um estudo da produção de documentos populares no Setor Nacional de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista.
SILVA, Flávio Leal da; Oliveira, Lucia Maria Velloso de; gomes, maria nelida; souza, elizabete gonçalves. A dimensão do acesso à informação pública e os arquivos do regime militar: umm olhar sobre a função social dos arquivos. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Flávio Leal da; Oliveira, Lucia Maria Velloso de; silva, margareth; Vogel, Michely Jabala M.; Fonseca, Vitor Manuel Marques. Organização de Arquivos Pessoais em museus etnográficos: o caso do Arquivo de Théo Brandão. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
VIEIRA, A. L. C.; GOMES, E. C.; THIAGO, C. M.; FARIA, A. M. R.;SILVA, Flávio Leal da. Núcleo Socialista de Campo Grande: interações entre memória e História em contexto local. 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Oliveira, Lucia Maria Velloso de; silva, carlos H. J.; moraes, marielle b; Rodrigues, Isabel villasenor;SILVA, Flávio Leal da. (Re)pensando a universalidade do acesso nos arquivos públicos: a acessibilidade como uma ferramenta inclusiva para a garantia da cidadania. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
Flores, Daniel; silva, carlos H. J.; Vogel, Michely Jabala M.; MARIZ, A.C.; mello, maria teresa;SILVA, Flávio Leal da. o conteúdo de mídias sociais como documento de arquivo e os desafios a sua preervação: uma análise a partir do contexto internacional. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.
PORTO, Fernando Rocha; Marcellini, Paulo Sérgio; Lavarda, Rosalia Aldraci Barbosa; Freitas, Genival Fernandes de;SILVA, Flávio Leal da. Missão Consolata no contexto dos Povos Indígenas de Roraima 1948 a 1975. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Novos enquadramentos para a memória de Hipólito José da Costa: uma análise a partir do "achamento" do processo inquisitorial no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT)". 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
gonçalves, Edigar m; silva, margareth; MARIZ, A.C.;SILVA, Flávio Leal da; medeiros, Ana l.g.. Patrimônio ameaçado: o futuro dos documentos arquivisticos digitalizados. 2021.
Bezerra, Coelho;SILVA, Flávio Leal da; Pimenta, Ricardo Medeiros. A propriedade intelectual e a difusão de arquivos de interesse público. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Informacao) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
MARIZ, A.C.; ASSIS, J. M. F.; SCHIMIDT, C. M. S.; MATTOS, Renato de;SILVA, Flávio Leal da. Gestão de documentos na UFRJ: a quem compete?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos - MPGA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos.
SALDANHA, G. S.; MOLLICA, M.C.M.;SILVA, Flávio Leal da. Documentos arquivísticos no ensino de História da África e dos africanos no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ELIAS JUNIOR, A. C.;SILVA, Flávio Leal da. Sigs e a cooperação entre bibliotecas geográficas digitais: organização e gestão da informação geográfica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Conhecimento para Recuperação da In) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ELIAS JUNIOR, A. C.. : SIGS ea cooperação entre bibliotecas geográficas digitais: organização e gestão da informação geográfica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Conhecimento para Recuperação da In) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.; bueno,, Danilo. DO DIREITO À EFETIVAÇÃO DO ACESSO À INFORMAÇÃO: contornos históricos e políticos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.; Leite, Bruno F.. Da COVID-19 ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: a importância dos dados censitários para a formulação de políticas públicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Leite, Bruno F.; ROCCO, Brenda. A Implantação de Sistema de GED em uma ONG: Desafios Encontrados Dentro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.; Gak, Igor Silva. GRAFITE COMO FONTE DE COMUNICAÇÃO E DE INFORMAÇÃO: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS COM A ARQUIVOLOGIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MACEDO, Patrícia L.P.; ARAUJO, Fernanda Monteiro. O papel do arquivo na construção memória do movimento feminista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ROCCO, Brenda; ASSIS, J. M. F.. O tratamento arquivístico e o patrimônio documental da extinta Rede Ferroviária Federal S/A. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ROCCO, Brenda; ASSIS, J. M. F.. A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI): o caso da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Mercado de trabalho para o profissional de arquivo: o perfil das empresas e dos profissionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. O uso do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) nas empresas privadas: o caso João Fortes Engenharia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. O estudante de Arquivologia: uma análise de perfil diante dos novos desafios e ampliações da Arquivologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Um panorama sobre a temática Educação e Arquivos Escolares nos trabalhos apresentados no congresso Nacional de Arquivologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Análise dos estágios realizados pelos estudantes de Arquivologia da UNIRIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Arquivo e Literatura: as pesquisas literárias em arquivos pessoais e a sua relação com o tratamento arqUIvístico no AMLB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Jogos Eletrônicos como documentos arquivisticos: uma possibilidade contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Panorama da produção científica em Arquivologia - os anais do Congresso Brasileiro de Arquivologia (CBA) e do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) entre 2004 - 2. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Literatura e Arquivistica: uma análise do processo de construção de memória no livro a Revolução dos bichos de George Orwell. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. O acesso dos usuários ao arquivo e transferência da informação: o sindicato dos empregos, vendedores, vigilantes e pracistas do comércio do Estado do Rio de Janeiro - VENRIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. O conceito de Gestão de Documentos na literatura Arquivística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. O pensar e o fazer na Arquivística: a dialética da academia ao mercado de trabalho de 1972 a 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. Arquivologia e os avanços tecnológicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. Mapeamento das ações culturais nos arquivos públicos da cidade do Rio de Janeiro (2002-2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. Os prontuários do paciente (PP) do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB): a preservação, organização e disponibilização da memória de 1890 a 1965.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; JARDIM, J. M.. A gestão de serviços arquivísticos em empresas privadas face as tendências atuais da Arquivologia e da gestão Administração. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. : O delineamento de uma ausência: o acervo de imagem em movimento da Agência Nacional à luz da teoria Arquivística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. Contribuições para arranjo, descrição e representação das partituras musicais do fundo Walter Pinto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; BOTTINO, M.. As práticas arquivísticas aplicadas a empresas de pequeno porte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. Gerenciamento eletrônico de documentos na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis: a importância da gestão arquivística na ferramenta de GED mais completa da Administração Pública Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. O sigilo no acesso aos prontuários dos pacientes e a produção científica: o HUGG 2010 a 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. : Conflito entre teoria e prática e situação dos estudantes de arquivologia em seus estágios: um estudo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; BELLESSE, J.. Conservação e preservação de documentos arquivísticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; JARDIM, J. M.. Arquivologia e Administração: uma questão interdisciplinar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. A atuação do arquivista nos âmbitos públicos e privado no Rio de Janeiro: uma análise comparativa de atribuições. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. : A gestão da informação arquivística como suporte para a tomada de decisão política na área de segurança: o combate ao narcotráfico no Estado do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. A percepção dos estudantes de Arquivologia da UNIRIO sobre seus estágios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. O Arquivo Nacional como modelo de gestão para os Arquivos Públicos brasileiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. Superintendência de Urbanização e Saneamento SURSAN: uma abordagem arquivistica de seus registros fotográficos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Jardim, José Maria. Projeto Memórias Reveladas: o Arquivo Nacional, o CONARQ e as políticas públicas de arquivo no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. A arquivologia no Brasil: a consolidação de um campo científico e a configuração de uma rede. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Documento, repressão e controle: o caso da Baixada Fluminense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. Democracia e Acesso à informação no Brasil: o Centro de Referência Memórias Reveladas e a abertura dos arquivos da ditadura (1964 ? 1985). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. Arquivos Pessoais: o paradigma em classificar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, S. C. A.. Arquivo é Patrimônio: reflexões sobre documentos eletrônicos, Arquivologia e História. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. Atuação dos arquivistas no âmbito da Administração Pública Federal do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. O arquivista e seu papel na sociedade contemporânea: sua prática perante as novas abordagens teórico-conceituais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. Arquivo, cinema e História: a influência da memória dos pioneiros italianos e o festival Internacional de Cinema de Arquivo ? RECINE DE 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. Arquivo Público Estadual do Rio de Janeiro ? APERJ: aspectos clássicos e modernizantes de 1990 a 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. Imagética em websites de instituições públicas federais: um estudo comparativo entre IPHAN e Arquivo Nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Lins, Julia B.S.. Nota fiscal eletrônica no Brasil: uma avaliação sob a perspectiva da produção do conhecimento arquivístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Arquivos Pessoais e seus usos: um estudo de caso sobre o acervo de Dom Adriano Mandarino Hypólito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. A informatização dos acessos no Brasil: um estudo do módulo multivel do Sistema de Informação do Arquivo Nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. Segurança e saúde do trabalhador em arquivo: mapeamento desta questão com profissionais e estagiários que desempenham a atividades arquivísiticas no município do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. Avaliação de documentos arquivísticos nas instituições federais brasileiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARTINS, J. M.. O impacto da digitalização na gestão de documentos: a automação como facilitadora de acesso ao acervo jurídico da ?Campos Mello Advogados?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Lins, Julia B.S.. A dimensão educativa dos arquivos públicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SOUZA, R. M.. O processo de redemocratização do pais: acesso ao acervo do DOPS no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. O mercado de trabalho do arquivista: seu lugar nas instituições públicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Lins, Julia B.S.. Arquivo e Educação: a importância da parceria entre arquivistas e educadores para a transformação social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, S. C. A.. Maçonaria: uma abordagem arquivística de seus registros.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. A constituição dos arquivos científicos e sua relevância para a produção do conhecimento acadêmico a partir da experiência do grupo de pesquisa ?Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Arquivos Eclesiástico no Brasil durante o Padroado Real. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; PERNANDES, G. C.. A comercialização de informações oriundas de documentos arquivísticos de e em instituições financeiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Gomes, Priscila Ribeiro. Educação em arquivos: novas perspectivas através de uma interação pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. A percepção dos arquivistas no Arquivo Nacional sobre o compartilhamento das atividades arquivísticas com profissionais de outras áreas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Gak, Igor Silva. Acervo das Polícias Políticas do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Leal, João Eurípedes Franklin. Pesquisa genealógica: uma utilização cidadã do arquivo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Gomes, Priscila Ribeiro. Discutindo a contribuição da gestão da informação arquivística para o alcance da qualidade total: algumas reflexões sobre o assunto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; INDOLFO, A. C.. O código de Classificação de documentos de arquivos da Fundação Oswaldo Cruz: um estudo de caso sobre sua aplicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Leal, João Eurípedes Franklin. A Paleografia aplica no arquivo dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. A voz do Bispo nos Jornais Diocesnos ? uma análise comparativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Gak, Luiz Cleber. Arquivo filmográfico da Agência Nacional: desafios para a preservação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; SILVA, E. P.. O profissional de arquivologia no Brasil e nos Estados Unidos da América. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Gak, Igor Silva. Intencionalidade e discurso nos Arquivos Pessoais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. A função social dos documentos de certificação na recuperação de ex-detentos na unidade prisional Evaristo de Moraes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. O cinema como documento: reflexões sobre a descrição e o acesso a partir da perspectiva da análise de filmes e da NOBRADE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; BOTTINO, M.. Lei SARBANES-OXLEY: uma proposta de se tornar um padrão de qualidade informacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Os arquivos do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais e seus reflexos no contexto da instituição arquivística: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. A Arquivologia na integração de deficientes visuais na sociedade da informação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Um novo olhar da Arquivologia: estudo de caso do Arquivo da FIOTEC ? Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúd. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. O impacto das novas tecnologias da informação nos conceitos arquivísticos e na formação do arquivista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. O documento e as revoluções: usabilidade, funcionalidades e o futuro dos arquivos na era da informação.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. As diferentes formas de se resgatar a memória do patrimônio arquitetônico do Centro da Cidade do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. As diferentes formas de se resgatar a memória do patrimônio arquitetônico do Centro da Cidade do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. O arquivista frente aos desafios encontrados na conquista de seu espaço profissional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Gak, Igor Silva. Augusto Boal: resgate de uma memória oprimida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Padronização nos formulário documentais: uma necessidade para a gestão de documentos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. Preservação de acervos: análise das condições de preservação do acervo do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. : O arquivista no cinema: perspectivas do profissional sob a interpretação da cinematografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.. A evolução e preservação dos suportes para informação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; ASSIS, J. M. F.. : Informação arquivística: inferências em torno de uma ideia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Lins, Julia B.S.. A Ética na Arquivologia: por que ainda não temos um código?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; Leal, João Eurípedes Franklin. Nomes: origem, lei e Arquivologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MARIZ, A.C.;SILVA, Flávio Leal da; Knauss, Paulo; Gomes, Priscila Ribeiro; Blaya, Carlos. Concurso de Provas e Titulos para Professor Efetivo 40 h DE do Departamento de Estudo e Processos Arquivistico. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Gak, Luiz Cleber; Lins, Julia B.S.; Reis Neto, Syhnval S.; MARIZ, A.C.;SILVA, Flávio Leal da; Jardim, José Maria. Concurso de Provas e Titulos para Professor Efetivo 40 h DE do Departamento de Estudo e Processos Arquivistico. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da; MARIZ, A.C.; Siqueira, Maria Isabel; Reis Neto, Syhnval S.; Leal, João Eurípedes Franklin; ASSIS, J. M. F.. Concurso de Provas e Titulos para Professor Efetivo 40 h DE do Departamento de Estudos e Processos Arquivistico. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Concurso de Tranferencia e Reingresso. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MARIZ, A.C.; Siqueira, Maria Isabel; Pinheiro, Lena V.R.;SILVA, Flávio Leal da; Leal, João Eurípedes Franklin; ASSIS, J. M. F.. Concurso de Provas e Titulos para Professor Efetivo 40 h DE do Departamento de Estudo e Processos Arquivistico. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Departamento de Estudos e Processo Arquivisticos do CCH / UNIRIO. 2007. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. CNA - Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a Arquivologia. 2018.
SILVA, Flávio Leal da. Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia XX ENEARQ. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Programa de apoio a organização, restauração, preservação e divulgação de acervos documentais do estado do Amazonas. 2015. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.
SILVA, Flávio Leal da. Parecerista ad hoc do processo de avaliação e seleção de periódicos da Coleção SciELO Brasil. 2014. Scientific Eletronic Library Onliine.
SILVA, Flávio Leal da. Membro de Comissão de Pareceristas/Avaliadores - VI Congresso Nacional de Arquivologia VI. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
SILVA, Flávio Leal da. Avaliação de Projetos de Fomento à Pesquisa com compromisso social. 2006. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Flávio Leal da. Câmara de Extensão. 2005. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Mandei meu dicionário às favas: Mudo é quem só se comunica com palavras; Desafios da Gestão Documental nos acervos Portelenses; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa; (Coorientador);
Preservação no ambiente digital : para além dos aspectos técnicos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; (Coorientador);
Mandei meu dicionário às favas:mudo é quem só se comunica com palavras; Desafios da gestão documental nos acervos portelenses; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa,; Coorientador: Flavio Leal da Silva;
A conduta ética do arquivista: perspectivas advindas do cenário contemporaneo; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Flavio Leal da Silva;
A preservação de documentos em ambiente digital: considerações a partir da Teoria Social; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia,; Coorientador: Flavio Leal da Silva;
A fotografia como fotne: o caso da cultura afro-brasileira; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Estudos de usuário em unidades de informação arquivísticas: uma análise teórica e curricular do campo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Arquivos, Arquivologia e Cidadania; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Conhecimento para Recuperação da In) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O valor da informação arquivística: uma abordagem introdutória; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Arquivo, cinema e memória: o projeto "Memória da Censura no Cinema Brasileiro (1964-1988); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
À espera do inesperado: os instrumentos de pesquisa como intermediários da relação entre usos e usuários nos arquivos - o exemplo de Rosângela Rennó; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A importância dos arquivos públicos na promoção do acesso à informação: uma análise da legislação no âmbito do APERJ - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Patrimônio, memória e Arquivologia à luz do filme Narradores de Javé; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
E aí, foi bom pra você? a percepção dos arquivistas recém formados quanto ao curso oferecido pela UNIRIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Difusão Cultural, memória e preservação da informação: RECINE - Festival Internacional de Cinema de Arquivo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
o papel do Arquivo do CPDOC na Memória Social; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O registro sonoro como documento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Os arquivos e o seu uso na pesquisa antropológica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Os muitos acervos do Instituto Municipal Nise da Silveira: uma tentativa de diagnóstico de um arquivo esquizofrênico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A Coleção Pedro de Angelis: um olhar arquivistico sobre sua constituição, usos e disputas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A cultura e os Arquivos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A institucionalização dos Arquivos Pessoais no Brasil: o caso do CPDOC/FGV; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A relação entre a Arquivologia e a Lei 10; 639/2003: uma análise do Guia Brasileiro de fontes para a História da África, da Escravidão Negra e do Negro na sociedade atual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Espelho, espelho meu; ; ; do arquivista ao gestor: alguns apontamentos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O sistema de gestão de documentos e a integração do Sistema de Qualidade: um olhar Agilize; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Preservação de documentos digitais: uma visão geral; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Do cálice ao cale-se: o Serviço de Censura de Diversões Públicas e as letras musicais censuradas de Chico Buarque ? uma análise arquivística; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Preservação de documentos arquivísticos digitais: a importância do siste de GED em arquivos jurídicos; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O desafio biográfico nos arquivos pessoais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Documentando que alguém, foi feliz: o arquivo Dinah Silveira de Queiroz; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Impactos e perspectivas das ações do arquivista: um estudo de caso no Ministério da Saúde / NERJ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Open Government para quem? A questão da informação e do acesso no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Ação Educativa: arquivos e cidadania; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Arquivos Pessoais: um estudo sobre o arquivo Gustavo Capanema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O arquivo segundo Mary Shelley: o acervo da Agência Nacional de Cinema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Gestão de documentos: a preservação dos documentos eletrônicos arquivisticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Os arquivos e os muros que os cercam; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Pesquisa em Arquivologia: a participação dos estudantes da UNIRIO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Direito de Acesso à Informação e a ONG Article XIX; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Pesquisa em Arquivologia: arquivos e sistemas de organização; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Ética: um olhar sobre a formação e a prática arquivistica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Assinatura Digital: garantia da autenticidade em documentos arquivisticos eletrônicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
o arquivo segundo Mary Shelley: o acervo da Agência Nacional de Cinema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Gestão de Documentos: a preservação dos documentos eletrônicos arquivísticos de valor primário; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Arquivo-Educação: ensinando com o arquivo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Os arquivos e os muros que os cercam; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Pesquisa em Arquivologia: a participação dos estudantes da UNIRIO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Terceiro Setor: um espaço de atuação para o arquivista?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Assinatura Digital: garantia de autenticidade em documentos arquivisticos eletrônicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
; Direito de acesso à informação e a ONG Article XIX; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Pesquisa em Arquivologia: arquivos e sistemas de organização ? pela busca fácil de informação na rotina empresarial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
: Ética: um olhar sobre a formação e a prática Arquivística; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Ação Educativa: arquivos e cidadania; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Arquivos Pessoais: um estudo sobre o arquivo Gustavo Capanema; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Cidadania em arquivos: a questão da democratização das informações arquivísticas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Preservação de documentos jurídicos em suporte especial; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
: Imagens do povo: uma concepção social, arquivística e fotográfica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A manipulação da Informação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Sistemas informatizados de gestão de arquivística de documentos no âmbito das Forças Armadas face aos requisitos do E-Arq Brasil; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O arquivo da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do Município de Nova Iguaçu: conjuntura atual e perspectivas futuras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Legislação arquivística nas instituições de saúde de Barra Mansa: ficção ou realidade?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Documento Eletrônico no Brasil: difusão e acesso à informação governamental em benefício dos cidadãos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Um lugar para recordar: arquivos pessoais e memória institucional ? construindo o futuro a partir do passado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A gestão de documentos posta em prática: a organização do arquivo do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O papel dos arquivos públicos estaduais: uma análise da experiência do Arquivo Público do Estado de São Paulo e da política de arquivos paulista; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Acesso aos documentos dos arquivos públicos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O homem-arquivo: Arquivologia e burocracia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A intervenção arquivística no cartório de registro civil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Vida e arte: a importância social do acesso às informações e aos documentos: uma visão do caso Erin Brockovich; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Organização de um arquivo setorial: o caso do departamento de pessoal da Unisys; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A importância dos documentos para a formação da sociedade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Gestão de documentos digitais: garantias de autenticidade e fidedignidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Políticas públicas de saúde, o que o arquivista tem a ver?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Arquivologia e concursos públicos: um panorama; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Descrição arquivística: é um procedimento facilitador do acesso a informação?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
A relevância dos arquivos no processo de reconstrução do Museu dos Correios do Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
O arquivo Glauber Rocha e a importância do acesso à cultura na construção social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Flávio Leal da . da doação à adoção arquivos, memórias e cidadania indígena em contextos de apropriações diferenciadas. ACERVO: REVISTA DO ARQUIVO NACIONAL , v. 31, p. 77-93, 2018.
-
SILVA, Flávio Leal da . O Museu Nacional e o saber cientifico a partir das novas tecnologias: reflexoes para uma politica de informatização dos acervos arquivisticos. In: Seminario sobre politica de informatização dos acervos do Museu Nacinal - UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. Seminario sobre politica de informatização dos acervos do Museu Nacinal. Rio de Janeiro: UFRJ.
-
SILVA, Flávio Leal da . VIDAS, TERRITÓRIOS E ARQUIVOS: políticas, experiências e objetos culturais do cotidiano em disputas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Flávio Leal da . Entre corpos e almas: complexidades de produção, usos e preservação de objetos na formação de Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Medeiros, Roberta Pinto ; SILVA, Flávio Leal da . Arquivos e Movimentos Sociais V. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Flávio Leal da . 'DA INVISIBILIDADE ADMINISTRATIVA À ATIVIDADE ESSENCIAL: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE OS SERVIÇOS DE ARQUIVOS NA UNIRIO',. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Flávio Leal da . A importância da cooperação na implementação de políticas publicas arquivisticas no contexto da Agenda 2030. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Flávio Leal da ; bueno,, Danilo . Arquivos para cidadanias: das culturas e dos direitos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Flávio Leal da . Conferência de Arquivos do Oeste do Pará III. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
malverdes, Andre ; Zandomenico, Clara ; SILVA, Flávio Leal da . O uso da fotografia na pesquisa e no ensino do Espírito Santo -- Oficina. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Koyama, Adriana C. ; Parrela, Ivana ; SILVA, Flávio Leal da . Educação e memórias plurais: vozes, acervos e histórias indígenas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, Flávio Leal da . Sobrevivências culturais e documentos na sociedade indígena Parintintin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Flávio Leal da . Arquivologia: Perspectivas Profissionais e Acadêmicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Flávio Leal da . Arquivos e Movimentos Sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Flávio Leal da . Memórias e Arquivos: saberes e práticas compartilhadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Flávio Leal da . uma experiência de pesquisa: descrição e indexação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Flávio Leal da . Arquivos, Arte e Educação: diálogo nas fronteiras do conhecimento. Belo Horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
SILVA, Flávio Leal da . Inventário Analítico da Coleção Heloisa Alberto Torres. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000 (Inventário Analítico).
Outras produções
Rodrigues, Ana Celia ; Knauss, Paulo ; SILVA, Flávio Leal da . Um Arquivo Publico municipal para Niteroi. 2022.
SILVA, Flávio Leal da . Conselho Nacional de Arquivos. 2018.
SILVA, Flávio Leal da . Comissão Permanente de Integridade da UNIRIO. 2018.
SILVA, Flávio Leal da . Conselho Nacional de Arquivos - Câmara Técnicas de Recursos Humanos. 2014.
SILVA, Flávio Leal da . Projeto de Organização da Coleção Pedro Lima. 2005.
SILVA, Flávio Leal da . Projeto de Organização da Coleção Chagas Freitas. 2004.
SILVA, Flávio Leal da . Projeto de Organização da Coleção Imprensa Alternativa. 2004.
SILVA, Flávio Leal da . Trabalhando documentos da memória. 2004.
SILVA, Flávio Leal da . Eliminação de documentos. 2018.
SILVA, Flávio Leal da . Eliminação de Documentos. 2017.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Cidadanias de Papel: formação, cooperação e responsabilização social Arquivística, Descrição: Com a preocupação voltada para uma formação tecnicamente competente e socialmente comprometidda, analisamos as dimensões sociais e éticas da formação dos arquivistas; Assessoramos as pessoas e os Movimentos Sociais na construção, organização, preservação localização de documentos de arquivos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavio Leal da Silva - Coordenador.
Prêmios
2022
Moção de Aplausos e Reconhecimento, Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciencias Humanas e Sociais. , Av. Pasteur, 458, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25421053, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2001
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente (Substituto), Carga horária: 40
Outras informações:
Dentre as disciplinas ministratadas estão: Orientação monograficas, Arquivos Correntes, Arquivos Intermediários e Permanentes, Arquivos Médicos, Estágios Supervionados e Introcução a Documentação Arquivística.
1996 - 1997
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 20
Outras informações:
Esta atividade estava subordinada ao Mestrado em Memória Social e Documento, a partir do "EStágio de Docência".
Atividades
-
10/2023
Direção e administração, Reitoria, Arquivo Central.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CPAD.
-
09/2020
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Sociais, Escola de Arquivologia - Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Diretor da Escola de Arquivologia.
-
09/2020
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Sociais, Escola de Arquivologia - Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Nucleo Docente Estruturante - NDE.
-
09/2020
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Sociais, Escola de Arquivologia - Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Comissão de Matrícula.
-
09/2020
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Sociais, Escola de Arquivologia - Centro de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Colegiado da Escola de Arquivologia - Presidente.
-
02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Graduação.
-
10/2004
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquivo I, Arquivo II, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos.,Cargo ou função, Membro do Colegiado.
-
10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do CCH.
-
08/2019 - 09/2020
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, GT Plano de Dados Abertos.
-
05/2018 - 09/2020
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Integridade.
-
06/2017 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comitê de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC).
-
04/2017 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comitê Permanente de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos (CPEGERCI).
-
12/2016 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Transparência Organizacional (CPTO).
-
10/2016 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) - Presidente.
-
08/2016 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Acessibilidade.
-
07/2016 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Grupo de Trabalho de Plano de Dados Abertos.
-
06/2016 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (2017-2021).
-
02/2016 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Sustentabilidade Institucional (COPESI).
-
10/2015 - 09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, GT de Acesso à Infomação.
-
08/2015 - 09/2020
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, GT Coordenador / Executor de Acesso à Informação.
-
06/2015 - 09/2020
Direção e administração, Arquivo Central da UNIRIO.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
06/2015 - 09/2020
Direção e administração, Arquivo Central da UNIRIO.,Cargo ou função, Diretor.
-
06/2015 - 09/2020
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Conselho Universitário - CONSUNI.
-
01/2013 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).,Cargo ou função, Coordenador pro tempore do Curso de Bacharelado em Arquivologia.
-
05/2014 - 10/2014
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Presidência de Comissão de Sindicância.
-
12/2004 - 01/2013
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Escola de Arquivoloiga.,Cargo ou função, Diretor Substituto.
-
10/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Chefe da Secretaria de Apoio Acadêmico ao Estudante de Graduação.
-
07/2005 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Extensão e Assuntos Comunitários.
-
03/2005 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante da UNIRIO junto ao Conselho Estadual de Arquivos - CONEARQ.
-
06/2006 - 06/2010
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Diretor Substituto do Arquivo Central.
-
06/2006 - 09/2006
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais.
-
02/2006 - 09/2006
Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais.
-
04/2005 - 06/2005
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Comissão de Operacionalização do Processo Eleitoral.
-
03/2005 - 05/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Banca do Concurso de Transferência para a Escola de Arquivologia.
-
09/1999 - 09/2001
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Documentação Arquivistica, Arquivos Medicos, Arquivos Intermediários e Permanentes, Arquivos Correntes, Orientação Monografica
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Grupo de Trabalho denominado Organização do Conhecimento/Representação Temática. Objetivo: uniformização das ementas e programas das disciplinas dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museolgia.
-
07/1996 - 12/1997
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Documentação Arquivística, Métodos e Técnicas de Trabalhos Científicos
2000 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Faço parte dos Pesquisadores associados / colaboradores do Laboratório de Pesquisa em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), vinculado ao Departamento de Antropologia do Museu Nacional / UFRJ.
1988 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhando junto ao Departamento de Antropologia do Museu Nacional desde 1988, tive diferentes vinculos.
Atividades
-
10/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Museu Nacional.,Linhas de pesquisa
-
01/1998
Outras atividades técnico-científicas , Museu Nacional, Museu Nacional.,Atividade realizada, Administração e Organização de Arquivos.
1997 - 1999
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Outras informações:
Conpunha uma equipe mista de Consultores e Funcionários, na construção do atual Setor denominado Núcleo de Informação de História das Ciências da Saúde e Biomédicas.
Atividades
-
03/1997 - 07/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Casa de Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, Consultor.
2000 - 2000
Arquivo NacionalVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Supervissor Técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Esta atividade se deu dentro do Projeto de Organização dos acervos Arquivísticos da Extinta Lloyd Companhia Brasileira de Navegação, através do convênio firmado entre o Arquivo Nacional, a Fundação Pró-UniRio e o Ministério, cabendo a mim a supervisão técnica das atividades desenvolvidas pelos estagiários de Arquivologia
Atividades
-
08/2000 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Gestão de Documentos.,Serviço realizado, Supervisão Técnica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Flávio Leal da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?