Luiza Teles Mascarenhas

Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal Fluminense. Pós doutorado em andamento no Programa de Pós Graduação em Psicologia na UFSC. Ocupa o cargo de Técnica em Assuntos educacionais na UFRJ, como servidora efetiva. Dentre as principais atividades desenvolvidas está a atuação com inclusão e acessibilidade na UFRJ, por meio da concepção e desenvolvimento de cursos de capacitação para servidores externos e internos da UFRJ. Elabora e ministra cursos de extensão com o objetivo de capacitar os Facilitadores de Aprendizagem que atuam na UFRJ e na UFF. Atua também com acessibilidade nos grandes eventos da universidade, como a Semana de Integração Acadêmica. Foi Professora Substituta do Departamento de Psicologia da UFF e do Departamento de Fundamentos da Educação (Faculdade de Educação da UFRJ). Atuou como Psicóloga Escolar no município de Itaguaí/RJ (2012-2015). Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Social, Análise Institucional, Psicologia Escolar e Formação de Professores, Acessibilidade e Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior.

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE

2014 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: O pesquisarCOM como ato político nas licenciaturas: contribuições às práticas de ensino em psicologia
, Ano de obtenção: 2018. Márcia de Oliveira Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Psicologia

2011 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Mestrado em Psicologia

2011 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: Encontros entre surdos e ouvintes na escola regular: desafiando fronteiras
, Ano de Obtenção: 2013.Márcia de Oliveira Moraes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: escola; Educação; inclusão; Surdos; Transformação; Diferença.

Graduação em Psicologia

2006 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Deficiências enquanto produção: desnaturalizando a hegemonia da normalidade
Orientador: Silvana Mendes Lima

Pós-doutorado

2023

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2021 - 2021

ESPANHOL BÁSICO I - 2021. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Educação em Transtorno do Espectro Autista - Conceitos Básicos. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

CONCEITOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil. (Carga horária: 20h). , Escola de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Formação em Direitos Humanos para o Atendimento ao Público. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2019 - 2019

Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

IV Curso de Formação em Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2019 - 2019

Tecendo reflexões sobre questões de gênero e raça. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Legados coloniais e epistemologias do sul global: reflexões, metodologias e. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2017 - 2017

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2017 - 2017

Introdução ao racismo de estado em Michel Foucault. (Carga horária: 10h). , Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMATh, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Psicologia Educacional/Escolar: cartografias das práticas e.... (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Inclusão em Educação: Gênero e Sexualidade em disc. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Encomendas de Orientação Vocacional em análise. (Carga horária: 136h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Reabilitação Humana, Trabalho e Inserção Social. (Carga horária: 380h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2008

Recrutamento Pessoal: teoria e prática. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

O sujeito e a sexualidade na aurora do séc XXI. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Introdução à Psicanálise. (Carga horária: 10h). , Escola Lacaniana de Psicanálise, ELP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social e Institucional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de professores.

Organização de eventos

MASCARENHAS, L. T. . 12a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2023. (Outro).

MASCARENHAS, L. T. . 11a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2022. (Outro).

MASCARENHAS, L. T. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ. 2022. (Outro).

MASCARENHAS, L. T. ; TAVELA, B. C. ; FIGUEIRA, M. . Organização do Darwin Day UFRJ 2021. 2021. (Outro).

MASCARENHAS, L. T. . Organização do Festival do Conhecimento da UFRJ 2021: Futuros possíveis. 2021. (Festival).

MASCARENHAS, L. T. . Organização do Festival do Conhecimento da UFRJ 2020: Universidade Viva. 2020. (Festival).

MASCARENHAS, L. T. ; FIGUEIRA, M. ; TAVELA, B. C. . Organização da SNCT: Inteligência Artificial: Ciência pela vida - A UFRJ no Mês da Ciência, Tecnologia e Inovações 2020. 2020. (Outro).

MASCARENHAS, L. T. . 11a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2022. (Outro).

Participação em eventos

Avaliador de resumos na 11a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Parecerista de resumos. 2022. (Outra).

Avaliadora no VIII SINTAE UFRJ ? Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação,.Avaliadora de diversos resumos da área de Ciências Humanas. 2020. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ.Coordenadora da oficina ?Diretoria de Acessibilidade da UFRJ: ações realizadas e planejadas". 2019. (Outra).

X Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Coordenadora e Orientadora do trabalho: "O TRABALHO DOS FACILITADORES DE APRENDIZAGEM NA DIRETORIA DE ACESSIBILIDADE DA UFRJ". 2019. (Outra).

3o. Seminário Antirracista: o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. 2017. (Seminário).

Políticas de escrita em pesquisas em Ciências Humanas: sujeitos, tecnologias e práticas de si. 2017. (Encontro).

Em defesa da liberdade, contra o Escola sem Partido. 2016. (Encontro).

Violências e seus atravessamentos no cotidiano da Psicologia Escolar. 2016. (Encontro).

As Redes Educativas e as Tecnologias: movimentos sociais e Educação. 2015. (Seminário).

III Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

Seminário Método de Pesquisa em Psicologia: Desafios Contemporâneos. 2014. (Seminário).

V Encontro Psicologia Social e Educação. Cartografando práticas. 2014. (Encontro).

I Seminário de Educação Inclusiva de Niterói: Tecnologias Educacionais e Inclusão Social. 2013. (Seminário).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO: Práticas Sociais, políticas públicas e direitos humanos.Encontros entre surdos e ouvintes na escola regular: desafiando fronteiras. 2013. (Encontro).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO: Práticas Sociais, políticas públicas e direitos humanos. 2013. (Encontro).

II Encontro de Implante Coclear do INES. 2012. (Encontro).

Práticas de Letramento em contextos de Educação Bilíngue para surdos. 2012. (Encontro).

V Encontro Desafios Cotidianos do Educador. 2012. (Encontro).

VII Fórum de Educação Preventiva: Violência uma Epidemia Silenciosa. 2012. (Outra).

"II Encontro Regional de Estudantes de Psicologia: Tecendo psicologias: práticas e políticas do cotidiano".Reabilitação Humana, trabalho e Inserção Social. 2009. (Encontro).

"Psicologia e Diversidade Sexual: Assim se passaram des anos...". 2009. (Encontro).

6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Reabilitação Humana, Trabalho e Inserção Social. 2009. (Congresso).

AGENDA ACADÊMICA 2009 ? A UFF DE PORTAS ABERTAS: CIÊNCIA NO BRASIL.Reabilitação Humana, trabalho e Inserção Social. 2009. (Encontro).

Disparos Políticos em Práticas Coletivas: câmbios, tráficos e gambiarras. 2009. (Encontro).

Educação Inclusiva e as micropolíticas de exclusão. 2009. (Encontro).

II Fórum de Ética - Ética e Psicoterapia. 2009. (Seminário).

III Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2009. (Outra).

II Semana Pedagógica do Curso de Psicologia da UFF. 2009. (Outra).

Semana Pedagógica 2009.Escola: espaço social de pertencimento. 2009. (Encontro).

XIV Semana de Extensão da UFF.Reabilitação Humana, Trabalho e Inserção Social. 2009. (Outra).

XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia. 2009. (Encontro).

"A vida como obra de arte: práticas e interferências". 2008. (Outra).

"I Encontro Regional de Estudantes de Psicologia: Encontros e desencontros, Rupturas e Articulações". 2008. (Encontro).

"PSE - Projeto Saúde nas Escolas: Um coletivo que se realiza?". 2008. (Outra).

I Colóqui do Projeto Juventudes, Subjetivações e Violências. 2008. (Outra).

II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos. 2008. (Outra).

IV Seminário de Psicologia e Direitos Humanos - Judicialização da Vida. 2008. (Seminário).

Seminário Regional do Ano da Educação. 2008. (Seminário).

Seminário Socioeducação e Juventude: Políticas Públicas no Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).

XXI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia - Os deslimites da Psicologia: Por uma integração entre cultura e prática".Roda de Conversa: "Análise do trabalho de bolsistas de psicologia". 2008. (Encontro).

"Um presente por vir". 2007. (Encontro).

"XX Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia: da opressão a diversidade". 2007. (Encontro).

Encontro Psicologia e Trabalho: Diferentes Práticas e Olhares. 2007. (Encontro).

III Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos. 2007. (Seminário).

Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2007. (Outra).

Semana de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Outra).

V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. 2007. (Congresso).

Semana comemorativa dos 30 anos do Serviço de Psicologia Aplicada da UFF: "SPA Convida". 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Stallone Pereira Abrantes

OLIVEIRA, M. M.; OLIVEIRA, L. R.; SILVA, E. T. C.; CHILUVANE, A. L. F.; MORAES, M. M.;MASCARENHAS, L. T.. EPISTEMOLOGIAS NORDESTINAS: Construindo conhecimento com gosto de mungunzá. 2022. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Silva Tenan

LIMA, S. M.;MASCARENHAS, L. T.. Psicologia e Educação: um encontro com a alteridade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Carla Maehler

O capacitismo na experiência de trabalho dos servidores públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Coorientador);

Júlia Vieira da Silva Barbosa

A marginalização dos direitos das pessoas com deficiência psicossocial; 2023; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

Juliane Lopes De Oliveira

PESQUISAS SOBRE OS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; 2023; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

Danielle de Carvalho Bayeux

PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS CONCLUINTES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA UFRJ; 2023; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

Quezia Alves Martins

CAPACITISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA UNIVERSIDADE: AÇÕES DE EXTENSIONISTAS PARA A REMOÇÃO DE BARREIRAS; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

JULIA VIEIRA DA SILVA BARBOSA, WALDENILSON TEIXEIRA RAMOS

MAQUINÁRIO DE PRODUÇÃO DE DESEJO: CONTÁGIO NEOFASCISTA E O ADOECIMENTO MENTAL; 2023; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

JULIA VIEIRA DA SILVA BARBOSA, WALDENILSON TEIXEIRA RAMOS

UMA POLÍTICA ONTOLÓGICA: OS RESQUÍCIOS QUE DÃO COR AO BRASIL E AS POSSIBILIDADES INVENTIVAS DE SI PARA NOVAS CORES; 2023; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

INGRID ANDRADE, JANAYNA G

DE OLIVEIRA, EDUARDO G; DE SOUZA; A ANÁLISE DA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2023; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

Maria Luiza Mendes Santos

IMPACTOS DO PROCESSO DE FACILITAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE UMA FACILITADORA; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

MYLENA PACHECO S DE OLIVEIRA e MARIA ROSELENE SOARES MARQUES

A FACILITAÇÃO DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

JULIA VIEIRA DA S BARBOSA e PRISCILA GOMES DA S NAPOLITANO

O impacto da facilitação de aprendizagem na trajetória acadêmica de estudantes com deficiência intelectual; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

Larissa Helena Rossetto

A INCLUSÃO EM DISPUTA: PENSANDO NOSSAS PRÁTICAS PARA CONSTRUIR MUNDOS OUTROS; 2022; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

JORGE DA SILVA PINTO

O TRABALHO DOS FACILITADORES DE APRENDIZAGEM NA DIRETORIA DE ACESSIBILIDADE DA UFRJ; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português - Libras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiza Teles Mascarenhas;

Produções bibliográficas

  • MASCARENHAS, L. T. . Intercessões entre psicologia e educação na formação de professores. Experiências em Psicologia e Políticas Públicas , v. 1, p. 5-90, 2017.

  • MASCARENHAS, L. T. ; MORAES, M. . Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar. Mnemosine (Rio de Janeiro) , v. 11, p. 1, 2016.

  • MORAES, M. ; MARTINS, B. S. ; FONTES, F. ; MASCARENHAS, L. T. . Deficiência em questão: Para uma crise da normalidade. 1. ed. Rio de Janeiro: NAU, 2017.

  • MASCARENHAS, L. T. . Encontros entre surdos e ouvintes na escola regular: desafiando fronteiras. 1. ed. Niteroi: EDUFF, 2016. v. 400.

  • MASCARENHAS, L. T. ; OLIVEIRA, M. M. . Tecendo psicologias e modos de fazer educação entre escolas e universidades: os desafios de fazer com. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGES, Heliana de Barros Conde;. (Org.). Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2019, v. , p. 9-251.

  • MASCARENHAS, L. T. . Desafios e invenções tecidas entre formações de professores e inclusão nas escolas públicas regulares brasileiras. In: MORAES, M.; MARTINS, B. S.; FONTES, FERNANDO.; MASCARENHAS, L. T.. (Org.). Deficiência em questão: Para uma crise da normalidade. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2017, v. 1, p. 10-20.

  • MASCARENHAS, L. T. ; MORAES, M. . Desafios da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: um estudo brasileiro. In: Bruno Sena Martins; Fernando Fontes. (Org.). Deficiência e Emancipação Social: Para uma crise da normalidade. 1ed.Coimbra: Almedina, 2016, v. 1, p. 7-189.

  • BRAGA, M. P. ; VERGNE, C. M. ; VASQUES, J. V. ; MASCARENHAS, L. T. ; COELHO, M. D. ; OLIVEIRA, M. M. . (In)acessibilidade em questão: notas e reflexoes sobre o acesso ao emprego por pessoas com deficiencia. In: Marilene A. Romualdo Verthein; Maudeth Py Braga; Celso de Moraes Vergne. (Org.). Multifaces das Práticas em Psicologia do Trabalho: impasses e criaçoes. Niterói: EDUFF, 2011, v. , p. 7-208.

  • MASCARENHAS, L. T. . Encontros entre surdos e ouvintes na escola regular: desafiando fronteiras. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos, 2013, Florianópolis. ANAIS do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO Práticas Sociais, políticas públicas e direitos humanos. Florianópolis: ABRAPSO Editora: PPSI/UFSC, 2013.

  • MASCARENHAS, L. T. ; BRAGA, M. P. ; VASQUES, J. V. ; BARROS, V. R. ; SILVA, L. T. ; OLIVEIRA, M. M. ; KOHLER, S. ; COELHO, M. D. . Reabilitação Humana, trabalho e inserção social. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

  • MASCARENHAS, L. T. . Roda de Conversa: "Análise do trabalho de bolsistas de psicologia". In: 'XXI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia - Os deslimites da Psicologia: Por uma integração entre cultura e prática", 2008, Cammpo Grande. Anais do XXI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, 2008.

  • OLIVEIRA, M. P. S. ; MASCARENHAS, L. T. . A Facilitação de Aprendizagem como ferramenta de acessibilidade no contexto do ensino superior: ações desenvolvidas e resultados. RAÍZES E RUMOS , 2022.

  • MASCARENHAS, L. T. ; MELO, A. S. ; DIAS, R. D. . Práticas Pedagógicas Inclusivas na UFRJ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASCARENHAS, L. T. ; LAMEIRAO, V. G. ; DIAS, R. D. . Construindo uma universidade inclusiva: ações do núcleo pedagógico da DIRAC/UFRJ com os facilitadores de aprendizagem.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASCARENHAS, L. T. . Análises sobre a prática do Psicólogo Escolar: compartilhando experiências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MASCARENHAS, L. T. . Desafios à prática do Psicólogo Escolar em escolas públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASCARENHAS, L. T. . Encontros entre surdos e ouvintes na escola regular: desafiando fronteiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MASCARENHAS, L. T. . Experiência de monitoria no 1o. período: desacomodando o saber PSI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGA, M. P. ; MASCARENHAS, L. T. ; VASQUES, J. V. ; SILVA, L. T. ; COELHO, M. D. ; OLIVEIRA, M. M. ; KOHLER, S. . Reabilitação Humana, trabalho e Inserção Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASCARENHAS, L. T. . Considerações sobre Trabalho e Deficiência no Mundo Contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASCARENHAS, L. T. ; BRAGA, M. P. ; COELHO, M. D. . Reabilitação Humana, trabalho e Inserção Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASCARENHAS, L. T. . Análise do trabalho dos bolsistas de Psicologia da UFF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MASCARENHAS, L. T. . Deficiências enquanto produção: desnaturalizando a hegemonia da normalidade 2010 (Monografia da Gradução).

Outras produções

MASCARENHAS, L. T. . Guia de Acessibilidade para a 11a SIAc da UFRJ. 2022.

MASCARENHAS, L. T. . Parecer do artigo: 'Pessoas transgêneras e o SUS: avanços e desigualdades sociais'. Fractal: Revista de Psicologia da UFF.. 2022.

MASCARENHAS, L. T. . Parecer do artigo: 'Construto socioemocional e suas contribuições para a Psicologia e Educação'. 2022.

MASCARENHAS, L. T. . Avaliadora no 'Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação'. 2021.

MASCARENHAS, L. T. . Parecer do artigo: 'E agora, quem somos nós a cada encontro?': Dançando e dissentindo o cuidado desde dentro - Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. 2020.

MASCARENHAS, L. T. . Parecer do Artigo: (Re) apresentando o território escolar: uma possibilidade inventiva - - Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. 2019.

MASCARENHAS, L. T. . Parecer do artigo: Fracasso Escolar: naturalização ou construção histórico- cultural? - Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. 2019.

MASCARENHAS, L. T. ; BRANCO, J. C. . FERRAMENTAS BÁSICAS DE ACESSIBILIDADE EM ATIVIDADES REMOTAS NO ENSINO SUPERIOR. 2021. .

MASCARENHAS, L. T. . Facilitação de Aprendizagem nas universidades: construindo práticas coletivas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MASCARENHAS, L. T. . Acessibilidade e inclusão nas instituições de ensino superior: desafios e possibilidades. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MASCARENHAS, L. T. ; DIAS, R. D. . Desafios da inclusão na UFRJ: desafiando fronteiras. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2023

MENÇÃO HONROSA NA 12a. SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ PELA ORIENTAÇÃO DE DOIS TRABALHOS, UFRJ, UNIVESIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

2022

MENÇÃO HONROSA NA 11A. SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ PELA ORIENTAÇÃO DE DOIS TRABALHOS., UFRJ.

2016

IX Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira, Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Substituta da disciplina Psicologia da Educação.

2012 - 2015

Secretaria Municipal de Educaçao e Cultura - Itaguaí/RJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 24

2018 - 2018

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Substituta no Departamento de Psicologia. Disciplinas ministradas: Aprendizagem e Memória; Estágio Básico II; Psicologia e Processos de Formação II.

2012 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Docência do Mestrado. Ministrou curso extra-curricular intitulado: "Deficiência e inclusão: problematizando práticas. Carga horária total: 30 horas.

2010 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiária no I Conselho Tutelar de Niterói. Trata-se de um estágio curricular obrigatório oferecido pelo SPA/UFF.

2010 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria da disciplina "Epistemologia e História da Psicologia".

2009 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: aluna-pesquisadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Participação no Projeto de Pesquisa "Juventudes Periféricas: uma análise de perspectivas educativas no âmbito das iniciativas públicas e privadas na cidade de Niterói". Financiamento: PIBIC/CNPq.

2009 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiária de Psicologia no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho em Niterói/RJ. Trata-se de um estágio curricular obrigatório oferecido pelo SPA/UFF.

2009 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora da disciplina "Psicologia do Trabalho I"

2008 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora da disciplina "Psicologia do Trabalho I".

2013 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora do CEAD, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora-Tutora do CEAD do Curso de Pós Graduação em Deficiência Auditiva.

2008 - 2008

Prefeitura do Rio - SMSDC - Coordenadoria de Saúde AP-1

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

2017 - Atual

Estudo Dirigido

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora de Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social. Atuação com preparação de psicólogos para realização de concursos públicos na área.

2017 - 2020

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador à Distância, Carga horária: 10

2017 - 2017

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador à Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Experiência com plataforma Moodle.