Rejane Gonçalves Monteiro
Graduada em Biologia pelo CESA (1998). Especialista em Programação do Ensino de Biologia (2007). Professora/orientadora do Centro de Ensino Superior de Arcoverde - CESA do departamento de Biologia nas áreas de Disciplina Pedagógicas.Professora Contratada Escola Pública do Estado de Pernambuco desde (1997).Professora do Município de Caruaru desde (2009). Professora da rede Privada desde (2006). Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (2013). Mestra em Biociência Animal pela UFRPE (2021)
Informações coletadas do Lattes em 14/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biociência Animal
2019 - 2021
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: ANÁLISE NA LITERATURA DA AÇÃO PREBIÓTICA DOS EXOPOLISSACARÍDEOS OBTIDOS A PARTIR DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS,Ano de Obtenção: 2021
Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares.
Especialização em Especialização em Programa de Ensino de Biologia
2006 - 2007
Universidade de Pernambuco
Título: Análise dos Recursos Hídricos do Município de Pesqueira- PE
Orientador: Pedro Henrique de Barros Falcão
Graduação em Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
2009 - 2013
Instituto Federal de Pernambuco
Título: Uso Inadequado das sacolas Plástica
Formação complementar
2020 - 2020
Competências profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2020 - 2020
Humanidades digitais na educação básica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2020 - 2020
Como preparar os estudantes para as profissões do futuro. (Carga horária: 4h). , Faculdade Meridional, IMED, Brasil.
2020 - 2020
Robótica na educação básica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2020 - 2020
Pensamento computacional na educação básica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2020 - 2020
Novas tendências na pós graduação: Uma visão estratégica em empreendedorism. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2020 - 2020
Games na educação básica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2020 - 2020
Google ferramentas - Gmail, Drive, Documentos, Planilhas, Google Meet.. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação de Caruaru, SEDUC, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
Oxente day.Oxente day promovido pelo programa letramento em programação. 2019. (Encontro).
Semex-Cesa.Práticas Interventivas e Inovações no Ensino de Biologia. 2018. (Oficina).
Semex-Semana de Extensão do Centro de Ensino Superior de Arcoverde.A Gestão e Coordenação Pedagógica. 2017. (Seminário).
XIV- Coepe- Congresso de Ensino,Pesquisa e Extenção da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.Aulas Inovadoras, Aprendizagem Significativa. 2017. (Oficina).
XII Coepe- Congresso de Ensino,Pesquisa e Extenção da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. Questões Essenciais em Biologia. 2015. (Congresso).
XI Coepe- Congresso de Ensino,Pesquisa e Extenção da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. Integralidade e Transdisciplinaridade X Conhecimento e Educação. 2014. (Congresso).
IX-COEPE (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ensino Superior de Arcoverde)). A Educação que Queremos, o Professor que Formamos. A Escola que Temos.. 2013. (Congresso).
Prodocência do Centro de Ensino Superior de Arcoverde.Oficinas em Práticas Experimentais de Laboratório para aulas de Biologia do Ensino Médio. 2013. (Oficina).
X-Coepe- Congresso de Ensino,Pesquisa e Extenção da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. O Ensino de Ciências Apoiando na Perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2013. (Congresso).
VIII-COEPE (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ensino Superior de Arcoverde)).Aplicação de Atividades Práticas Investigativas de Ciências. 2012. (Oficina).
Participação em bancas
CORREIA, Romualdo dos S.;MONTEIRO, R. G.. A Linguagem da Propaganda. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Centro de Ensino Superior de Arcoverde.
CORREIA, Romualdo dos S.;MONTEIRO, R. G.. Análise da poesia matuta de Jessier Quirino em sua obra "Paisagem do Interior". 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Centro de Ensino Superior de Arcoverde.
MONTEIRO, R. G.; PIRES, A. P. D.. Isolamento de Fungos da UTI de Hospital no Município de Arcoverde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde.
Orientou
Consumo abusivo do álcool:um estudo com licenciados do curso de Biologia do Cesa-Arcoverde-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde; Orientador: Rejane Gonçalves Monteiro;
Síndrome de Burnout e a Desvalorização Docente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde; Orientador: Rejane Gonçalves Monteiro;
Serpentes do Mundo: Um estudo Sobre a Muçurana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde; Orientador: Rejane Gonçalves Monteiro;
Ensino de Ciências nas Séries Iniciais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde; Orientador: Rejane Gonçalves Monteiro;
Bulling na escola; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde; Orientador: Rejane Gonçalves Monteiro;
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, REJANE GONÇALVES ; SILVA, ELAINE CRISTINA DA ; MARTINS, ANNA LARISSA CERQUEIRA ; PORTO, ANA LÚCIA FIGUEIREDO ; SOARES, MARIA TACIANA CAVALCANTI VIEIRA . O efeito dos exopolissacarídeos obtidos a partir de bactérias ácido lácticas como prebiótico: uma revisão sistemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e194101522547, 2021.
Outras produções
MONTEIRO, R. G. . Integralidade e Transdisciplinaridade x Conhecimento e Educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Autarquia de Ensino Superior de ArcoverdeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4
2017 - 2019
Autarquia de Ensino Superior de ArcoverdeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Lecionando a disciplina Educação Ambiental no curso de Especialização em Biologia
2017 - 2019
Autarquia de Ensino Superior de ArcoverdeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Lecionando a disciplina Ecologia no curso de Especialização em Biologia
2016 - 2019
Autarquia de Ensino Superior de ArcoverdeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Lecionando a disciplina Avaliação Escolar no curso de Especialização em Biologia
2012 - 2019
Autarquia de Ensino Superior de ArcoverdeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2007 - 2016
Colégio Santa DoroteiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
2008 - Atual
Prefeitura Municipal de CaruaruVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 150
2005 - 2006
Prefeitura Municipal de PesqueiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
2006 - 2007
Colégio Diocesano Mons. Francisco de Assis NevesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
1999 - 1999
secretaria de educação de pernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rejane Gonçalves Monteiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?