Alcione Marques Fernandes

Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Professora associada da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Arraias, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática EAD, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede (Profmat). Professora e pesquisadora em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Etnomodelagem, Saberes Tradicionais e Formação de professores de Matemática.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro do Grupo de Pesquisas em Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto (GPEUfop).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2012 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: LOUCEIRAS DE ARRAIAS:DO OLHAR ETNOMATEMÁTICO À ECOLOGIA DE SABERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Leila Chalub Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Etnomatemática; Ecologia de Saberes; Matemática da Sensibilidade; Universidade Federal do Tocantins; Louceiras de Arraias.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matematica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matematica / Especialidade: Etnomatemática. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Ciência dos Materiais

2000 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Análise Sistemática de Espectros de Absorção do CH3OD
, Ano de Obtenção: 2004.João Carlos Silos Moraes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Espectro de absorção; Espectro infravermelho; Espectroscopia de passagem de nível.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..

Graduação em Matemática

1997 - 1999

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Noções de Cálculo Diferencial e Integral
Orientador: Eugênia Opazo Uribe

Graduação interrompida em 1990 em Física

1985 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de interrupção: 1990

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Investigação nas aulas de Matemática. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Formação em Educação a Distância para a Universida. (Carga horária: 210h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Reformulação Curricular dos cursos de Graduação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

1988 - 1988

O Espectro Bariônico e a Estrutura do Nucleon. (Carga horária: 10h). , Fundação Instituto de Física Teórica, IFT, Brasil.

1988 - 1988

Idéias Básicas de Física Nuclear. (Carga horária: 12h). , Fundação Instituto de Física Teórica, IFT, Brasil.

1986 - 1986

Extensão universitária em Astronomia Extra-galáxia e Cosmologia. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1985 - 1985

Extensão universitária em Filosofia. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1985 - 1985

Curso de Difusão Cultural "Hiroshima 40 anos". , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matematica/Especialidade: Etnomatemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matematica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.

Organização de eventos

FERNANDES, A. M. ; FONSECA, A. ; MELO, E. A. P. ; ROSA, M. ; SOUSA, O. S. . VI Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2022. (Congresso).

FONSECA, A. ; FERNANDES, A. M. ; MELO, E. A. P. ; VIZOLLI, I. . I Seminário Regional de Etnomatemática. 2019. (Outro).

FERNANDES, A. M. ; Veronese, D.O. . V Semana Acadêmica da Matemática " As várias faces da Matemática". 2008. (Outro).

FERNANDES, A. M. ; ALMEIDA, G. D. . Projeto de Ações Comemorativas UFT- 5 anos em Arraias. 2008. (Outro).

FERNANDES, A. M. . IV Semana Acadêmica de Arraias "Formação Docente". 2007. (Outro).

FERNANDES, A. M. ; MARTINS, W. A. . Comissão organizadora da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas de Arraias. 2006. (Outro).

FERNANDES, A. M. . III Semana Acadêmica de Arraias. 2006. (Outro).

FERNANDES, A. M. . Encontro Preparatório do I Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFT. 2006. (Outro).

FERNANDES, A. M. . Semana da Matemática. 2005. (Outro).

Participação em eventos

III Simpósio de Pesquisa em Educação Matemática ? III SIMPEM,.Grupo de Discussão III:História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática,. 2023. (Simpósio).

XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática CIAEM. Etnomodelo da roça de toco na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. 2023. (Congresso).

IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. 2022. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Etnomatemática. A Ecologia de Saberes Etnomatemáticos das louceiras de Arraias-TO. 2022. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Escola e Docência: o que nos trouxe Ubiratan D?Ambrósio,.Eixo 9 -Etnomatemática e Cultura.. 2022. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.GD07 ? Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2022. (Seminário).

XXV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).GD 16 - Etnomatemática.. 2021. (Seminário).

VEm Brasil - Virtual Etnomatemática (Em) - Brasil. A criatividade como destino nas comunidades tradicionais. 2020. (Congresso).

Virtual EtnoMatemaTicas Humanistas (VEm Humanistas).Etnomatemática na formação docente: utopia e realidade. 2020. (Seminário).

XII Summer Workshop in Mathematics.Matemática e Arte: diálogos em construção. 2020. (Seminário).

XIII Colóquio Internacional.Etnodesenvolvimento: Educação, Cultura e turismo em regiões de povos e comunidades tradicionais. 2019. (Seminário).

XI Summer Workshop in Mathematics.Etnomatemática: pesquisando saberes matemáticos culturais. 2019. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Etnomatemática. Auscultação cultural na formação de professores de Matemática: a alteridade sociocultural por meio de Teresa Vergani. 2018. (Congresso).

III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas.A reflexão vivencial numa experiência etnomatemática. 2017. (Seminário).

III Seminário Internacional de Educação a Distância.LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS: ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO CURSO. 2017. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Etnomatemática. Matemática da Sensibilidade: a construção de simetria no processo de ornamentação de louças. 2016. (Congresso).

1 Seminário Internacional de Ecologia Humana.A inserção da Educação Ambiental no ensino superior brasileiro: as contribuições da Faculdade de Educação/UnB para o desenvolvimento na área na Universidade de Brasília. 2012. (Seminário).

II FEPEC-Fórum de Ensino, pesquisa, Extensão e Cultura da UFT.A formação de professores no exercício da participação política e cidadania. 2009. (Outra).

Seminário Internacional Crise Civilizacional: Distintos Olhares. 2009. (Seminário).

Seminários Regionais para Coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação - CPAs. 2009. (Seminário).

V Semana Acadêmica de Matemática "As várias faces da Matemática". 2008. (Encontro).

I Jornada de Extensão da UFT. 2007. (Encontro).

I Seminário de Extensão Universitária da Região Norte.Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas de Arraias. 2007. (Seminário).

IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Modelagem Matemática e Etnomatemática na cidade de Natividade-Tocantins. 2007. (Congresso).

IV Semana Acadêmica de Matemática do Campus de Arraias.Mostra de Divulgação Científica. 2007. (Simpósio).

I Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFT. 2006. (Outra).

II Ciclo de Sensibilização da Avaliação Institucional.Avaliação Institucional: desafios e perspectivas. 2006. (Encontro).

III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2006. (Congresso).

III Semana Acadêmica de Matemática do Campus de Arraias.Mesa-redonda. 2006. (Simpósio).

II Seminário de Reformulação Curricular dos cursos de graduação da UFT. 2006. (Seminário).

Congresso Científico da UFT: A UFT no contexto da Amazônia. Omepa: Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas de Arraias. 2005. (Congresso).

II Semana Acadêmica de Matemática do Campus de Arraias.Modelagem Matemática e Etnomatemática. 2005. (Simpósio).

Vidros Calcogenetos baseado em Sulfeto de Gálio para aplicações em dispositivos ópticos. 2002. (Seminário).

XII Reunião da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. 1988. (Encontro).

III Simpósio de Astronomia Dinâmica e Matemática Aplicada. 1985. (Simpósio).

I Simpósio de Ensino de Física de Rio Claro. 1985. (Simpósio).

I Simpósio de Fundamentos de Matemática. 1985. (Simpósio).

VI Semana de estudos e XII Simpósio Universitário de Física. 1985. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Kelly Cristina Santos Rocha

OREY, D. C.;FERNANDES, A. M.; NEVES, I. S. V.. Possibilidades de estudo da proporção áurea nos Cristos do Mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Osvaldo Rosa Filho

OREY, D. C.;FERNANDES, A. M.; TINTI, D. S.. ETNOMODELAGEM: INVESTIGANDO A ARTE DA TAPEÇARIA EM UMA COMUNIDADE LOCAL. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: WALTER WALENTINO DA CRUZ

BARBOSA, A. T.;FERNANDES, A. M.; MELO, E. A. P.; CASSIANI, S.. A Etnomatemática e o Pensamento Decolonial: diálogos e reflexões sobre as propostas curriculares para a Educação Básica. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Aluno: ROSÂNGELA PIMENTA DE SOUSA

FERNANDES, A. M.; CIVARDI, J. A.; MEIRA, J. L.. Letramento matemático no ensino de Geometria para alunos com deficiência intelectual na segunda série do Ensino Médio PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Arly Leite Ribeiro

FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.; HEALY, L.. Autismo e o ensino de potenciação e radiciação: um estudo a partir da Resolução de Problemas. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Duciâny Batista da Silva Rodrigues,

KHIDIR, K. S.;FERNANDES, A. M.; GONZALEZ, F. E.. Relações de gênero e Ensino de Matemática: uma análise do Projeto "As 'Minas' da Matemática". 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Gisalmir Nascimento da Silva

LOPES, J. S.; LOPES, G. L. O.;FERNANDES, ALCIONE MARQUES; PEREIRA, E. S.. Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da Educação Estatística. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Matemática - Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Vieira da Silva

SOUZA, K. C. O.;FERNANDES, A. M.; DIAS, R. C.. PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS PARA INTER ? RELAÇÕES DE CONCEITOS NO ENSINO MÉDIO.. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Giovana Madalena Michels Heringer

KHIDIR, K. S.;FERNANDES, A. M.; NEVES, R. S. P.. Laboratório de Ensino de Matemática: do projeto às primeiras atividades. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Paula Santos de Sousa Mesquita

OREY, D. C.;FERNANDES, A. M.; ROSA, M.. Uma análise sociocrítica da Etnomodelagem como ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rodrigo Mota Marinho

FERNANDES, A. M.; GONTIJO, C. H.; KHIDIR, K. S.. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CRIATIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO EM MATEMÁTICA PROPOSIÇÃO DE INSTRUMENTO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Moisés de Oliveira Moura

SOUZA, K. C. O.;FERNANDES, A. M.; REIS, B. T.. A Criptografia motivando o Estudo das funções no 9 ano do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Cristiane Castro Pimentel

FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.; ROSA, M.. Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no Cemitério de Arraias-TO. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Luiz Antônio de Assis Machado

FERNANDES, A. M.; COSTA, E. A.; SALES, E. R.. Construção Geométrica com régua e compasso: uma proposta didática para o Ensino de polígonos regulares :. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Fábio Costa do Amaral

FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.; SALES, E. R.. O Ensino de Matemática: uma abordagem do MDC para alunos surdos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marcelo Correia Lisboa

FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.; FERREIRA, J. L.. Uma proposta de abordagem da Geometria Fractal na Educação Básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Valéria Batista da Silva

FERNANDES, A. M.; MESQUITA, E. G. C.; RODRIGUES, E. C. P.. Números primos e criptografia: do conceito ao sistema RSA. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Gisely Fernandes e Silva

SOUZA, K. C. O.;FERNANDES, A. M.; DOR, R. C.. A Matemática Financeira para além da Escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Guimarães Vieira da Silva

MESQUITA, R. M.;FERNANDES, A. M.; SANTOS, R. A.. Irracionalidade e Transcendência: aspectos elementares. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rubens Alves de Oliveira

FERNANDES, A. M.; GONTIJO, C. H.; RODRIGUES, T. C.. Equações de segundo grau: resgate histórico de seus métodos de resolução. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Claudiany Narciso Borges

FERNANDES, A. M.; SOUZA, K. C. O.; DORR, R. C.. A História da Matemática e a Ludicidade como proposta didática para o Ensino de Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: André Luiz Morais dos Santos

FERNANDES, A. M.; COSTA, E. A.; SEIMETZ, R.. Modelação Matemática como Método de Ensino para o ENEM. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Euvaldo de Souza Carvalho

FERNANDES, A. M.; VIZOLLI, I.; SANTOS, M. B. S.. Sequência Didática: uma proposta para o ensino do conceito de fração. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Sidomar Barbosa Laureano

COSTA, E. A.;FERNANDES, A. M.; SANTOS, R. A.. Um jogo de cartas no Ensino de Análise Combinatória e Probabilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Luiz Claudio da Silva

FANTINATO, M. C. C. B.; FREITAS, A. V.; VIANNA, M. A.; OLIVEIRA, C. C.; MEIRA, C.;FERNANDES, A. M.. A história (re)constituída de (ex) integrantes de um grupo de música percussiva: narrativas de seus fazeres e saberes. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo de Alencar Figueiredo

GONZALEZ, F. E.;FERNANDES, A. M.; BARBOSA JUNIOR, W. P.; RAMALHO, B. L.; FRANCA, F. T.; BICUDO, M. A. V.; KHIDIR, K. S.. DOCE SABER DA TERRA: TECENDO SABERES NO SEMIÁRIDO/SERTÃO. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kelly Cristina Santos Rocha

OREY, D. C.;FERNANDES, A. M.; NEVES, I. S. V.. POSSIBILIDADES DE ESTUDO DA PROPORÇÃO ÁUREA NOS CRISTOS DO MESTRE ALEIJADINHO NA CIDADE DE CONGONHAS, MINAS GERAIS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: WALTER WALENTINO DA CRUZ

BARBOSA, A. T.;FERNANDES, A. M.; MELO, E. A. P.. A Etnomatemática e o Pensamento Decolonial: diálogos e questões curriculares. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Aluno: Osvaldo Rosa Filho

OREY, D. C.;FERNANDES, A. M.; TINTI, D. S.. ETNOMODELAGEM: INVESTIGANDO A ARTE DA TAPEÇARIA EM UMA COMUNIDADE LOCAL. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Paula Santos de Sousa Mesquita

OREY, D. C.;FERNANDES, A. M.; ROSA, M.. Uma análise sociocrítica da Etnomodelagem como uma Ação Pedagógica para o desenvolvimento de Conteúdos Matemáticos e Geométricos em uma Comunidade Periférica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: SIDNEY SOARES PORTO

SILVA, I. P.;FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.. O ensino da Geometria Fractal para o 7o ano do Ensino Fundamental: uma alternativa para a promoção da aprendizagem. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rogério Ribeiro Coelho

KHIDIR, K. S.;FERNANDES, A. M.; SILVA, I. P.. ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA MANDALA NA ESCOLA ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL AGRÍCOLA DAVID AIRES FRANÇA, ARRAIAS-TOCANTINS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ricardo Cássio Costa Ferreira

KHIDIR, K. S.;FERNANDES, A. M.; MATOS, M. A.. Etnomatemática e Educação do Campo: um olhar sobre medidas agrárias na Comunidade Rural Guariroba em Campos Belos-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jordana Alves da Silva

FERNANDES, A. M.; SILVA, I. P.; SANTOS JUNIOR, E.. Abordagens de inclusão: o dinamismo de professores diante de alunos com TDAH. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Yuri Vinícius de Matos Rodrigues

MADRUGA, Z. E. F.;FERNANDES, A. M.; JESUS, G. B.. Etnomodelagem e o cultivo de bananeira: possibilidades para uma abordagem dialógica no Ensino de Matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Mariane da Silva Avelino

FERNANDES, A. M.; MADRUGA, Z. E. F.; ALMEIDA, G. D.. Etnomodelagem na Fazenda Matão: uma investigação sobre a produção e comercialização da rapadura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lourienny Ellen Ferreira da Silva

FERNANDES, A. M.; ALMEIDA, G. D.; KHIDIR, K. S.. Contribuições das Ciências do Espaço para a Arte do Espaço. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Mikely de Jesus Pereira

KHIDIR, K. S.;FERNANDES, A. M.; ABREU, M. C. B. F.. O Ensino da Matemática para estudantes com TEA: o que dizem as dissertações no período de 2017 a 2021 NO PERÍODO DE 2017 A 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Alice dos Santos Ribeiro

KHIDIR, K. S.;FERNANDES, A. M.; SILVA, I. P.. O Ensino de Matemática no contexto da Educação Escolar Quilombola: um olhar sobre as práticas socioculturais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Alana Xavier da Silva Monteiro

SILVA, I. P.;FERNANDES, A. M.; ABREU, M. C. B. F.. AS PRÁTICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARRAIAS-TO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maurício Castro Gonçalves de Jesus

FERNANDES, A. M.; ALMEIDA, G. D.; SILVA, I. P.. A História da matematização da Braquistócrona e abordagens didáticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Cristh Júnior Pereira Carvalho

RODRIGUES, A.;FERNANDES, A. M.; ALMEIDA, G. D.. Modelo predador-presa: uma aplicação de sistemas de equações ordinárias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Keliane Francisca Braga

MEIRA, J. L.;FERNANDES, A. M.; COSTA, D. E.. Formação do Professor de Matemática: análise das vivências formativas a partir dos relatórios de estágio supervisionado na EJA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: NAYANE RODRIGUES DE DEUS

FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.; COELHO, R. R.. Etnomatemática na ourivesaria do Mestre Juvenal: um estudo sobre o saber/fazer matemático na fabricação de joias em Natividade-TO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Karitta Luana Marques Galvão

FERNANDES, A. M.; MELO, E. A. P.; COELHO, R. R.. Um olhar etnomatemático por meio das pinturas Kayapó. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Alzirene Francisco da Cunha

FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.; COELHO, R. R.. As dificuldades de aprendizagem da Matemática na escola do campo na segunda fase do ensino fundamental: Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Vaneyde Gomes Monteiro

FERNANDES, A. M.; COELHO, R. R.; ABREU, M. C. B. F.. Etnomatemática: Artesanato na Fazenda Barra no município de Arraias-TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Robervaldo Aquino Piedade

FERNANDES, A. M.; LAMOIA, M. G.; SCHNEIDER, D. C.. Etnomatemática e arte naïf: implicações dialógicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Paula Dias Gusmão

MEIRA, J. L.;FERNANDES, A. M.; COSTA, D. E.. O Estágio Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Uyara Dias Moreira

RODRIGUES, A.;FERNANDES, A. M.; SOUZA, K. C. O.. Questões da OBMEP no Ensino de Geometria Plana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Hygor Teixeira Rufino

RODRIGUES, A.;FERNANDES, A. M.; RODRIGUES, R. A.. Reta de Euler e Números Complexos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: SIDNEY SOARES PORTO

FERNANDES, A. M.; ALMEIDA, G. D.; SOUZA, K. C. O.. O Cálculo da Dimensão Fractal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Natália Moura da Rocha

FERNANDES, A. M.; COSTA, E. A.; SILVA, M. E.. Aplicações da Geometria Fractal no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Heitor Machado de Paula Santos

FERNANDES, A. M.; ALMEIDA, G. D.; FIGUEREDO, R. M. B.. Análise Biomecânica do salto em distância como metodologia de ensino aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Gislany da Costa Freitas

NOVAES, G. P.;FERNANDES, A. M.; RUSCHEINSKY, D.. Criptografia: um tratamento via congruência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Keylla Cariolano Batista

KLEIN, J. A.;FERNANDES, A. M.; NOVAES, G. P.. Dificuldades em Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Deilany da Silva Santos

ALMEIDA, A. L.;FERNANDES, A. M.; MESSIAS, N. C.. O uso das tecnologias no ensino da Matemática: escola preocupada com a formação cidadã. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jorge Pereira Celestino

RODRIGUES, A.;FERNANDES, A. M.; RUSCHEINSKY, D.. Matrizes e sistemas lineares: alguns conceitos e propriedades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lucas Enéas de Rezende

LEONOR, S. J.;FERNANDES, A. M.; BORGES, R. A.. Cálculo das correntes de curto-circuito fase-terra em redes radiais de distribuição em média tensão aterradas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Simone Gonçalves Teixeira

MELO, E. A. P.;FERNANDES, A. M.; VIZOLLI, I.. Dificuldades e Perspectivas de aprendizagem no Ensino da Matemática do 6 ano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ricardo da Costa Silva

KHIDIR, K. S.;FERNANDES, A. M.; ALMEIDA, G. D.. Metodologias de Ensino de Funções polinomiais de primeiro grau. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Raquel Ellen Pereira da Silva

MARTINS, W. A.;FERNANDES, A. M.; KHIDIR, K. S.. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na formação de professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Antoniel José Luiz Martins

COSTA, E. A.;FERNANDES, A. M.. Resolução de problemas matemáticos e Olimpíadas de Matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Eveline Pereira Cardoso dos Santos

MARTINS, W. A.;FERNANDES, A. M.. O Número de Ouro: uma proposta para o Ensino de Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Claúdia Alves Martins

MARTINS, W. A.;FERNANDES, A. M.; COSTA, E. A.. O uso de ornamentos no ensino de Geometria Plana em Arraias-TO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Silas Câmara Costa

NOVAES, G. P.;FERNANDES, A. M.. Equações Diofantinas Lineares e suas aplicações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ednalva Lima

NOVAES, G. P.;FERNANDES, A. M.. Educação Matemática:o uso da informática no Ensino da Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Arcênio Cursino Ramalho

PEREIRA, G.L.;FERNANDES, A. M.. Aplicações da função do 2 grau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lucirene Gonçalves de Souza

Veronese, D.O.;FERNANDES, A. M.; PEREIRA, G.L.. Análise Geoestatística e Semivariograma. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Edgard Aires Pimenta

FERNANDES, A. M.; MARTINS, W. A.; COSTA, E. A.. Modelagem Matemática: Uma Metodologia para o Ensino de Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Eliane Vaz Chaves

MARTINS, W. A.;FERNANDES, A. M.; Rodrigues. O Ensino-Aprendizagem na resolução de problemas matemáticos no contexto das dificuldades dos alunos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Darilson Carvalho Barbosa

COSTA, E. A.;FERNANDES, A. M.; ROCHA NETO, J. F.. O Ensino de Geometria e a Resolução de problemas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Tâmara Rodrigues Cunha

MARTINS, W. A.;FERNANDES, A. M.; COSTA, E. A.. Etnomatemática e Modelagem Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Arnaldo Palmeira do Prado

MARTINS, W. A.;FERNANDES, A. M.; Veronese, D.O.. A importância da Estatística. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Arildes Gomes de Queiroz

ROCHA NETO, J. F.;FERNANDES, A. M.; LEONOR, S. J.. Juros em Operações Financeiras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maísa Costa dos Santos

FERNANDES, A. M.; LOPES, G. L. O.; MARTINS, W. A.. Jogos nas aulas de Matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ely Barbosa Magalhães

FERNANDES, A. M.; LOPES, G. L. O.; MARTINS, W. A.. Matemática Financeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ielison Alves Gonçalves

FERNANDES, A. M.; MARTINS, W. A.; CHOQUE, N. M. S.. Uso do computador no ensino-aprendizagem da matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Vanuza Rita de Oliveira Carvalho

FERNANDES, A. M.; MARTINS, W. A.; COSTA, E. A.. Tecnologia e Educação matemática: o uso da calculadora no ensino da matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Irlan Robson da Silva Araújo

FERNANDES, A. M.; LOPES, G. L. O.; LOPES, J. S.. Progressões:aritmética e geométrica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Janaica Gonçalves Santos

LOPES, G. L. O.;FERNANDES, A. M.. Isometrias no plano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: José Carlos Neres Moreira

LOPES, J. S.;FERNANDES, A. M.. Noções de Probabilidade e Estatítica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; MIRANDA, A. A.; ARAUJO, S. F.. 1 Etapa Concurso Público para Professor Efetivo de Magistério Superior. 2018. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; ARAUJO, S. F.; HAMDY, N. W. F.. 2ª Etapa do Concurso Público para provimento de vagas no cargo efetivo de Professor do Magistério Superior. 2018. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; SOUZA, K. C. O.; FERREIRA, J. L.. 1ª Etapa do Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Professor do Magistério Superior. 2018. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; COSTA, E. A.; MESQUITA, R. M.. 2ª Etapa do concurso público para Professor Efetivo do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; COSTA, E. A.; MESQUITA, R. M.. 1ª Etapa do concurso público para Professor Efetivo do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; MAFRA, J. R. E. S.; PINEDO, C. J. Q.. Concurso Público para Auxiliar de Ensino, Professor Assistente e Professor Adjunto. 2007. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; ROCHA NETO, J. F.; ANGELO, C. L.. Concurso público para Professor Assistente para a área de Educação Matemática. 2006. Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Veronese, D.O.;FERNANDES, A. M.; MARTINS, W. A.. Seleção Smplificada para Professor Substituto para o curso de Matemática. 2007. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; MARTINS, W. A.; NEIVA, S. M. S. F.. Seleção Simplificada para Professor Substituto. 2007. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; MARTINS, W. A.. Seleção de Monitoria para a disciplina de Cálculo I. 2006. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; MARTINS, W. A.; LEONOR, S. J.. Seleção Simplificada para Professor Substituto do curso de Matemática. 2006. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.. Seleção de Monitoria para a disciplina Fundamentos de Matemática Elementar I. 2006. Universidade Federal do Tocantins.

FERNANDES, A. M.; ROCHA NETO, J. F.; COSTA, E. A.. Seleção Simplificada para Professor Substituto do curso de Matemática. 2005. Universidade Federal do Tocantins.

COSTA, E. A.;FERNANDES, A. M.; LOPES, G. L. O.; MARTINS, W. A.. Seleção da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas de Arraias. 2005. Universidade Federal do Tocantins.

Orientou

ROSÂNGELA PIMENTA DE SOUSA

LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Arly Leite Ribeiro

AUTISMO E O ENSINO DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Rodrigo Mota Marinho

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CRIATIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO EM MATEMÁTICA PROPOSIÇÃO DE INSTRUMENTO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Cristiane Castro Pimentel

Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no Cemitério de Arraias-TO; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Luiz Antônio de Assis Machado

Construção Geométrica com régua e compasso: uma proposta didática para o Ensino de polígonos regulares :; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Marcelo Correia Lisboa

Uma proposta de abordagem de Geometria Fractal na Educação Básica; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Valéria Batista da Silva

Números primos e criptografia: do conceito ao sistema RSA; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Claudiany Narciso Borges

A História da Matemática e Ludicidade como proposta didática para o Ensino de Matemática; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Rubens Alves de Oliveira

Equações do segundo grau: resgate histórico de seus métodos de resolução; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

André Luiz Morais dos Santos

Modelação Matemática como método de Ensino para o Enem; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Robervaldo Aquino Piedade

Etnomatemática: um olhar voltado para à Matemática produzida culturalmente na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso/Matas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Jordana Alves da Silva

Abordagens de inclusão: o dinamismo de professores diante de alunos com TDAH; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Mariane da Silva Avelino

Etnomodelagem na Fazenda Matão: uma investigação sobre a produção e comercialização da rapadura; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Lourienny Ellen Ferreira da Silva

Contribuições das Ciências do Espaço para a Arte do Espaço; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Maurício Castro Gonçalves de Jesus

A História da matematização da Braquistócrona e abordagens didáticas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

NAYANE RODRIGUES DE DEUS

Etnomatemática na Ourivesaria Mestre Juvenal: um estudo sobre o Saber/Fazer matemático na fabricação de joias em Natividade -TO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Karitta Luana Marques Galvão

Um olhar etnomatemático por meio das pinturas kayapó; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Alzirene Francisco da Cunha

As dificuldades de aprendizagem da Matemática na escola campo na segunda fase do ensino fundamental: Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Vaneyde Gomes Monteiro

Etnomatemática: artesanato na Fazenda Barra no município de Arraias-TO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Natália Moura da Rocha

Aplicações da Geometria Fractal no Ensino Médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

SIDNEY SOARES PORTO

O Cálculo da Dimensão fractal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Heitor Machado de Paula Santos

Análise Biomecânica do salto em distância como Metodologia de Ensino Aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Maurício Cunha e Silva

Saberes e Fazeres na Construção de casas de adobe da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Ellen Dayana Gobi Lira

Avaliação Institucional na Universidade Federal do Tocantins: reflexão sobre o olhar discente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Lenir Leite Sobrinho

A História da Matemática no contexto brasileiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Janete Nunes Bento

Os Jogos e a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de equações do 2 grau; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Ivanete Araújo Oliveira Brito

Metodologias para o Ensino de Matemática no Ensino Médio (EJA); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Ranúzia Kristtina Gonçalves Silva

Matemática: os desafios no Ensino-Aprendizagem nas séries iniciais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

George de Moura Pereira

Função quadrática nos movimentos da Física; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Lourença Pereira da Silva Barbosa

O ensino de Matemática através da Resolução de problemas na Educação de jovens e adultos (EJA); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Maria Alcina Ramos Gomes

O Ensino de Física sob a perspectiva da Energia Renovável; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Claudemir Nogueira dos Santos Paixão

Probabilidade no Ensino Médio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Graciela Alves da Silva dos Santos Paixão

Matrizes, sistemas de equações lineares e determinantes; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Luciano Ferreira Martins

Ensino-Aprendizagem do Cálculo do volume de alguns sólidos geométricos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Lívia Cardoso Silva

Aplicações da Teoria dos Grafos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Ana Paula da Silva Barbosa

Equações Diferenciais de primeira ordem e primeiro grau; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Jaquilene Maciel Goés

Aplicações de Derivadas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Marco Túlio Barbosa Conceição

Noções Básicas de Funções; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Lucrécia Gomes Duarte

Exponencial e Logaritmo no Ensino Médio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matematica) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Fábio Nunes da Silva

Programa Institucional de Monitoria de Cálculo I; 2009; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Marlúcio Araújo Martins dos Santos

Programa Institucional de Monitoria de Cálculo I; 2009; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Marcus Vinícius de Oliveira Marques

Monitoria de Fundamentos de Matemática Elementar I; 2007; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Alcione Marques Fernandes;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, A. M. ; MARINHO, R. M. . Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em Matemática: proposição de formulário. Educação Matemática em Revista , v. 28, p. 102-112, 2023.

  • FERNANDES, A. M. ; AIRES, J. K. S. . Etnomodelagem na Confecção da Boneca de Capim-Dourado na Comunidade Mumbuca no Jalapão. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE , v. 17, p. 67, 2023.

  • MARQUES FERNANDES, ALCIONE ; ENRIQUE GONZÁLEZ, FREDY ; SILVA MARTINS, BERLANE . Pesquisas em Educação Matemática: a História, a Arte e a Etnomatemática em Análise. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 14, p. 1-20, 2021.

  • FERNANDES, ALCIONE MARQUES ; SANTOS, J. D. . A Criatividade como Destino na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE , v. 15, p. 48-62, 2021.

  • MARQUES FERNANDES, ALCIONE . Etnomatemática na Universidade: contrapontos entre a utopia e a realidade. Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 16, p. 218-231, 2021.

  • FERNANDES, A. M. ; SILVA, V. B. . Modelagem Matemática e o Ensino de Análise Combinatória: Introdução de Conceitos por meio da Escrita Braille. Revista Ensin@ UFMS , v. 1, p. 94-109, 2020.

  • SOUSA, ROSÂNGELA PIMENTA DE ; FERNANDES, ALCIONE MARQUES . Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual. Revista Baiana de Educação Matemática , v. 1, p. e202015, 2020.

  • AMARAL, F. C. ; SOUZA, K. C. O. ; FERNANDES, A. M. . O ensino de Matemática: uma experiência com alunos surdos. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE , v. 8, p. 606-625, 2020.

  • FERNANDES, A. M. ; PIEDADE, R. A. . Saberes Matemáticos na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso/Matas. Educação Matemática em Revista , v. 23, p. 107-125-125, 2018.

  • FERNANDES, A. M. . Matemática da Sensibilidade: Entrelaçamento da Matemática com a Arte. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE , v. 11, p. 32-44, 2017.

  • FERNANDES, A. M. . Matemática da Sensibilidade: A construção de simetria no processo de ornamentação de louças. RLE (PASTO) , v. 10, p. 78-89, 2017.

  • FERNANDES, A. M. ; MARTINS, L. C. . As mulheres do barro: um registro etnomatemático das mulheres artesãs de Arraias (Tocantins). RLE (Pasto) , v. 9, p. 168-179, 2016.

  • FERNANDES, A. M. ; PIMENTEL, C. C. ; DEUS, N. R. . Ethnomodelling: Weaving Networks Between Academic Mathematical Knowledge and Cultural Knowledge in the Tocantins Southeast Region. In: Milton Rosa; Francisco Cordero; Daniel Clark Orey; Pablo Carranza. (Org.). Mathematical Modelling Programs in Latin America A Collaborative Context for Social Construction of Knowledge for Educational Change. 1ed.: Springer, 2022, v. 01, p. 117-135.

  • FERNANDES, A. M. . Etnomatemática: pesquisando saberes matemáticos culturais. In: Raquel Carneiro Dör; Regina da Silva Pina Neves. (Org.). Cenários de pesquisa em Educação Matemática. 1ed.Jundiaí (SP): Paco, 2020, v. , p. 141-155.

  • FERNANDES, A. M. ; SANTOS, L. C. ; SILVA, M. C. E. . Saberes etnomatemáticos na construção de casas de adobe da comunidade remanescente de quilombo Kalunga do Mimoso .. In: Ana Roseli Paes dos Santos; Adriana Demite Sthepani; Wilson Rogério dos Santos. (Org.). EDUCAÇÃO, CULTURA E ETNODESENVOLVIMENTO: SABERES EM DIÁLOGO. 1ed.Palmas: Editora Universidade Federal do Tocantins, 2019, v. 1, p. 63-74.

  • FERNANDES, A. M. . O olhar além do movimento- Desvelamentos do sensível na criação cerâmica das louceiras de Arraias-TO. Artes Visuais na Educação do Campo: contextos, tramas e conexões. 1ed.Palmas/TO: EDUFT, 2018, v. , p. 251-261.

  • FERNANDES, A. M. . Autoavaliação docente na Universidade Federal do Tocantins. In: Alcione Marques Fernandes; Nilton Marques de Oliveira; Cleomar Locatelli. (Org.). A UFT no contexto educacional do Tocantins: diálogos a partir da Autoavaliação. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2017, v. , p. 113-129.

  • FERNANDES, A. M. ; LIRA, E. D. G. . Avaliação Institucional na Universidade Federal do Tocantins: reflexão sobre o olhar discente. In: Alcione Marques Fernandes; Nilton Marques de Oliveira; Cleomar Locatelli. (Org.). A UFT no contexto educacional do Tocantins: diálogos a partir da Autoavaliação. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2017, v. , p. 131-148.

  • FERNANDES, A. M. ; SANTOS, J. D. . São Gonçalo de Amarante: Abordagem Etnomatemática da Manifestação de Fé na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. ISGEm Newsletter, Ouro Preto MG, p. 17 - 19, 01 maio 2023.

  • FERNANDES, A. M. ; SANTOS, J. D. . Etnomodelo da roça de toco na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. In: XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática CIAEM, 2023, Lima. Memorias XVI CIAEM. Lima: XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática CIAEM, 2023. v. 5. p. 100-105.

  • FERNANDES, A. M. . Saberes Tradicionais do artesanato de louças adentrando a Universidade. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII ENEM, 2019. p. 01-09.

  • SOUSA, R. P. ; FERNANDES, A. M. . Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual. In: Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2019, Rio de Janeiro. Anais do I ENEMI, 2019. p. 01-13.

  • FERNANDES, A. M. . Licenciatura em Matemática EAD na Universidade Federal do Tocantins: redes de subjetividades na construção da identidade do curso. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2018, Natal. Educação em rede: construindo uma nova ecologia para a cultura digital. Natal: UFRN, 2018. v. 1. p. 1-9.

  • FERNANDES, A. M. ; MARTINS, L. C. . Movimento do Olhar:uma experiência etnomatemática. In: Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro, 2014, Rio de Janeiro. Anais do Etnomat-RJ, 2014. p. 482-490.

  • FERNANDES, A. M. ; MARTINS, L. C. ; VICENTIM, F. M. . A inserção da Educação Ambiental no ensino superior brasileiro: as contribuições da Faculdade de Educação/UnB para o desenvolvimento na área na Universidade de Brasília. In: 1 Seminário Internacional de Ecologia Humana, 2012, Paulo Afonso. Anais do 1 Seminário Internacional de Ecologia Humana, 2012. v. 1.

  • FERNANDES, A. M. . A Avaliação da Gestão na Universidade Federal do Tocantins. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 2011, Uberlândia MG. VI Simpósio Internacional O Estado e As Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2011.

  • FERNANDES, A. M. ; COSTA, M. S. P. . A formação de professores no exercício da participação política e cidadania. In: II FEPEC-Fórum de Ensino, pesquisa, Extensão e Cultura da UFT, 2009, Palmas/TO. II FEPEC A busca da Excelência. Palmas TO: Universidade Federal do Tocantins, 2009. p. 51-60.

  • FERNANDES, A. M. . A reflexão vivencial numa experiência etnomatemática. In: III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) - educação transdisciplinar: escolas Criativas e transformadoras, 2017, Palmas. III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) - educação transdisciplinar: escolas Criativas e transformadoras. Palmas: Fundação Universidade Federal do Tocantins. p. 390-397.

  • FERNANDES, A. M. ; SILVA, P. J. F. . A Criatividade como destino nas comunidades tradicionais. In: VEm Brasil - Virtual Etnomatemática (Em) - Brasil, 2020. Anais do VEm Brasil - Virtual Etnomatemática - Brasil, 2020.

  • FERNANDES, A. M. ; MARTINS, W. A. ; BIEMBENGUT, M. S. . Modelagem Matemática e Etnomatemática na cidade de Natividade-Tocantins. In: IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, 2007.

  • FERNANDES, A. M. ; MARTINS, W. A. ; LOPES, G. L. O. ; LOPES, J. S. ; COSTA, E. A. . Omepa: Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas de Arraias. In: Congresso Científico da UFT: A UFT no contexto da Amazônia, 2005, Palmas/TO. Congresso Científico da UFT: A UFT no contexto da Amazônia, 2005. p. 199-199.

  • FERNANDES, A. M. ; MORAES, J. C. S. . Ritz analysis of the Fourier spectrum of CH3OD from 25 to 350 cm-1. In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambu. Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002. v. 1. p. 23-23.

  • AMSEI JUNIOR, N. L. ; REYNOSO, V. C. S. ; YUKIMITU, K. ; MORAES, J. C. S. ; CARVALHO, C. L. ; FERNANDES, A. M. . Caracterização de Filmes de PbS Depositados em Substrato Vítreo. In: XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001, São Lourenço. Resumo do Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001. v. 1. p. 409-409.

  • FERNANDES, A. M. ; YUKIMITU, K. ; CARVALHO, C. L. ; REYNOSO, V. C. S. ; MORAES, J. C. S. . Ajuste Teórico de Espectros de Absorção de Vidros Dopados com Semicondutores de Sais de Chumbo. In: XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001, São Lourenço. Resumo do XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2001. p. 278-279.

  • FERNANDES, A. M. . A ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, A. M. ; MATTOS, J. L. ; AYARZA, V. ; ROCCHE, D. Y. . Encuentro Etnomatemática y territorios. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, A. M. . ETNOMATEMÁTICA: PESQUISANDO SABERES MATEMÁTICOS CULTURAIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, A. M. ; COSTA, M. S. P. ; MOREIRA, J. F. R. . Etnodesenvolvimento: Educação, Cultura e Turismo em regiões de povos e comunidades tradicionais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, A. M. ; SILVA, M. C. E. . Saberes e fazeres na produção de farinha de mandioca na Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, A. M. . Auscultação cultural na formação de professores de Matemática: a alteridade sociocultural por meio de Teresa Vergani. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, A. M. . Louceiras de Arraias: do olhar etnomatemático à Ecologia de Saberes na Universidade Federal do Tocantins. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, A. M. . Licenciatura em Matemática EAD na Universidade Federal do Tocantins: aspectos da construção da identidade do curso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, A. M. . Matemática da Sensibilidade: a construção da simetria no processo de ornamentação de louças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, A. M. ; SILVA, M. C. E. ; SANTOS, L. C. . Saberes e fazeres na construção de casas de adobe da comunidade remanescente de quilombo Kalunga do Mimoso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, A. M. ; MARTINS, W. A. ; COSTA, E. A. . Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas de Arraias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, A. M. . Tópicos de Matemática Básica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, A. M. . Modelagem Matemática e Etnomatemática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONZALEZ, F. E. ; OREY, D. C. ; ROSA, M. ; MAFRA, J. R. E. S. ; SOUSA, O. S. ; MENDES, J. R. ; MONTEIRO, A. ; VICENTIN, M. ; ORTEGA, M. ; SANTOS, V. F. ; MADRUGA, Z. E. F. ; MEIRA, C. ; FANTINATO, M. C. ; DELFIOL, T. A. A. ; RODRIGUES, J. ; MARTINS, I. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; RAMOS, A. F. ; RODRIGUES, L. S. ; FERNANDES, A. M. . DOSSIÊ: ETNOMATEMÁTICA - CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS. Palmas: EDUFT, 2021 (Organização de dossiê/periódico).

Outras produções

FERNANDES, A. M. ; Oliveira, N. M. . Relatório de Autoavaliação Institucional UFT 2010. 2011.

FERNANDES, A. M. ; Oliveira, N. M. ; LOCATELLI, C. ; SOUZA, N. N. ; BRITO, E. P. ; SILVEIRA, M.A.C. ; GHINZONI, L.D. ; BARROS, M.I. R. ; OLIVEIRA, E.S. ; SILVA, L.G. ; BARBOSA, A.L.P. ; VERISSIMO, H. . Relatório de Avaliação Institucional 2009-2010. 2010.

FERNANDES, A. M. ; Oliveira, N. M. . Relatório de Avaliação Institucional 2007-2008. 2008.

PASSOS, V. M. A. ; PINHO, M. J. ; FERNANDES, A. M. ; COSTA, F. M. S. ; SANTOS, M. R. V. ; CONCEICAO, M. F. ; SOUZA, N. N. ; SOUSA, R. G. S. ; FERREIRA, S. A. ; LEAL, T. C. A. B. ; MEDEIROS, V. S. . Avaliação Institucional Interna da UFT -2006. 2007.

FERNANDES, A. M. . Modelagem Matemática e Etnomatemática. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Interlocuções Polissêmicas do Programa Etnomatemática na Educação Matemática: Interfaces e Conexões com a Ação Pedagógica, a Ética da Diversidade, a Justiça Social e a Paz Total, Descrição: Este projeto visa evidenciar como as interlocuções polissêmicas da Etnomatemática podem potencializar construtos pedagógicos, teóricos e metodológicos que valorizam e respeitam as experiências cotidianas de culturas distintas ao propiciar reflexões críticas sobre o papel da Matemática na sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Alcione Marques Fernandes - Integrante / Milton Rosa - Coordenador / Daniel Clark Orey - Integrante / Zulma Elisabete de Freitas Madruga - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.

  • 2023 - Atual

    Valorização de culturas locais por meio da Etnomodelagem e suas relações com o ensino da Matemática, Descrição: Este projeto tem como o objetivo compreender os saberes e fazeres de pessoas em diferentes culturas e regiões da Bahia, tecendo relações com a Matemática escolar por meio da Etnomodelagem, bem como verificar possíveis implicações para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na Educação Básica. Ressalta-se que neste projeto procurar-se-á valorizar os fazeres de pessoas de grupos distintos; a Matemática por eles desenvolvida (Etnomatemática). Ao mesmo tempo que se estará resgatando culturas e valores destes, se estará contribuindo para o (re)conhecimento e valorização das ações dos estudantes e seus familiares. Para atingir esse propósito, será realizada uma investigação qualitativa na qual os dados serão produzidos por meio de entrevistas narrativas, observações e gravações em vídeo. Buscar-se-á colocar em tela culturas de duas regiões do estado da Bahia, a Chapada Diamantina (cultura das rezadeiras em territórios quilombolas) e o Baixo Sul da Bahia (manifestação cultural da Zambiapunga). A escolha destas regiões deu-se a partir do contato dos colaboradores deste projeto com pessoas que possuem relações pessoais ou profissionais com estas culturas, mencionadas a seguir. A partir da produção dos dados realizada juntamente com os colaboradores da pesquisa, será conduzida a análise desses dados por meio dos procedimentos de triangulação e Análise de Conteúdo. Em conjunto, os pesquisadores estarão contribuindo para as discussões e reflexões teóricas oriundas dos resultados da investigação. Pretende-se que a análise das relações entre as culturas investigadas e a Matemática escolar, sob o olhar dialógico da Etnomodelagem, possa gerar produtos como ações pedagógicas que poderão ser desenvolvidas e utilizadas em escolas das regiões investigadas, e que venham a contribuir para ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Além disso, pretende-se divulgar os resultados desta investigação por meio de publicações de impacto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alcione Marques Fernandes - Integrante / Milton Rosa - Integrante / Daniel Clark Orey - Integrante / Zulma Elizabete de Freitas Madruga - Coordenador / Tiago Rodrigues Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Matemática e Arte: Diálogos em construção, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral pesquisar possibilidades de interseção entre a Matemática e a Arte como forma de unir a aprendizagem racional e lógica da Matemática com os aspectos sensíveis da Arte. Objetivos Específicos: 1. Discutir a proposta de Educação pela Arte de Herbert Read; 2. Implementar diálogos entre a Matemática e a Arte; 3.Apresentar propostas de atividades utilizando estes diálogos para acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Arraias e alunos da Educação Básica do município.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alcione Marques Fernandes - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    O olhar etnomatemático dando sentido aos saberes e fazeres das comunidades tradicionais, Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva estabelecer por meio do olhar etnomatemático o registro de saberes de comunidades tradicionais: quilombolas, indígenas, rurais, ribeirinhas, entre outras, permitindo que a matemática acadêmica estabeleça diálogo com estes distintos saberes e fazeres. Por meio deste diálogo, o projeto prevê o fortalecimento da formação dos futuros professores de Matemática na perspectiva do olhar, tendo em vista as proporções de convergência entre as distintas percepções, este olhar é da sensibilidade e do pensamento, sendo capaz de proporcionar a inserção do sujeito cognoscente em seu objeto de conhecimento, contrariando o que a ciência em séculos de existência afirma a respeito da ilusão do mundo sensorial. Esta proposta insere-se na formação transdisciplinar. do professor de matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Alcione Marques Fernandes - Coordenador / Maurício Cunha e Silva - Integrante / Karitta Luana Marques Galvão - Integrante / Robervaldo Aquino Piedade - Integrante / Vaneyde Gomes Monteiro - Integrante / Jeferson Dias dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2013 - 2016

    VIVENCIANDO A ECOLOGIA DE SABERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS, POR MEIO DO DIÁLOGO ETNOMATEMÁTICO COM MULHERES ARTESÃS DE ARRAIAS, Descrição: Propõe a metodologia de pesquisa etnográfica, participante e de pesquisa-ação, baseada na história de vida das mulheres artesãs. A pesquisa pretende beneficiar as artesãs em sua prática facilitando o comércio das peças, por meio da valorização de sua arte e a preservação de seus saberes. Pretende beneficiar os alunos da Universidade Federal do Tocantins/campus de Arraias pela inserção dos saberes tradicionais no ambiente acadêmico, criando a figura do extensionista colaborador na perspectiva da ecologia de saberes. As mulheres artesãs não podem permanecer no anonimato, ao contrário, sua arte, seus saberes e fazeres deve gozar de visibilidade suficiente para o resgate de sua importância cultural no município e no ambiente acadêmico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alcione Marques Fernandes - Coordenador / LEILA CHALUB MARTINS - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Arraias. , Av. Universitária,s/n, Centro, 77330000 - Arraias, TO - Brasil, Telefone: (63) 36531531, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2004 - Atual

Fundação Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2017

    Direção e administração, Curso de Licenciatura em Matemática EAD.,Cargo ou função, Coordenadora de curso.

  • 04/2017

    Direção e administração, Campus Universitário de Arraias.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática.

  • 02/2015

    Direção e administração, Campus Universitário de Arraias.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática EaD.

  • 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Universitário de Arraias.,Linhas de pesquisa

  • 08/2006

    Ensino, Matematica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise, Cálculo II, Trabalho de Conclusão de Curso TCC I

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Português Instrumental

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental, Tendências em Educação Matemática, História da Matemática

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Matemática

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Matemática, Etnomatemática, Português Instrumental

  • 10/2020 - 12/2020

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de curso, Matemática Básica II

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Matemática

  • 01/2020 - 04/2020

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Matemática, Matemática Básica II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Básica II, Projeto de Trabalho de conclusão de curso

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática e Atualidade I

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Básica II, Projeto de Trabalho de conclusão de curso

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa II, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Lógica Matemática, Matemática Básica II, Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Educação Matemática, Pesquisa I, Pesquisa II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Lógica Formal, Projeto de Trabalho de Conclusão de curso

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem Matemática

  • 10/2017 - 02/2018

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Física III

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de História da Matemática

  • 05/2017 - 10/2017

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnomatemática, Trabalho de conclusão de curso

  • 03/2017 - 05/2017

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Etnomatemática

  • 05/2016 - 08/2016

    Ensino, Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Discreta

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de pesquisa em Educação

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Lógica Formal

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de pesquisa em Educação

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Etnomatemática

  • 06/2008 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação -CPA.,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 07/2005 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação -CPA.,Cargo ou função, Membro docente representante do Campus de Arraias na Comissão Própria de Avaliação.

  • 10/2005 - 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Arraias.,Cargo ou função, Representante docente no Conselho Diretor do Campus Universitário de Arraias.

  • 10/2006 - 07/2007

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão Mídias na Educação.

  • 07/2006 - 07/2006

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (CAPMEM).

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Matematica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso-TCC II, História da Matemática, Cálculo II

  • 05/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Mediadora da Mesa-redonda na III Semana Acadêmica de Arraias: Rumos da UFT Arraias.

  • 05/2006 - 06/2006

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da III Semana Acadêmica de Arraias.

  • 01/2006 - 01/2006

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (CAPMEM).

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Matematica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso-TCC II, Metodologia da Pesquisa, Fundamentos de Matemática I

  • 07/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Arraias.,Cargo ou função, Comissão de acompanhamento de licitação do Campus.

  • 10/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Minicurso "Tópicos de Matemática Básica".

  • 07/2005 - 07/2005

    Direção e administração, Campus Universitário de Arraias.,Cargo ou função, Diretora interina do Campus Universitário de Arraias.

  • 07/2005 - 07/2005

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (CAPMEM).

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Matematica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Matemática I, Estudos Matemáticos para Resolução de Problemas, Sociologia da Educação

  • 03/2005 - 03/2005

    Extensão universitária , Campus Universitário de Arraias.,Atividade de extensão realizada, Curso de aperfeiçoamento para professores do Ensino Médio (CAPMEM).

  • 12/2004 - 02/2005

    Direção e administração, Campus Universitário de Arraias.,Cargo ou função, Diretora interina do Campus Universitário de Arraias.

  • 10/2004 - 02/2005

    Ensino, Matematica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Matemáticos para Resolução de Problemas, Metodologia da Pesquisa, Sociologia da Educação

  • 10/2004 - 11/2004

    Direção e administração, Campus Universitário de Arraias.,Cargo ou função, Coordenadora interina do curso de Matemática.

2002 - 2004

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2002 - 09/2004

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada

  • 09/2002 - 09/2004

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Básica

  • 09/2002 - 09/2004

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisica