Ariana de Carvalho

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Linguística do Texto e do Discurso) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. No primeiro semestre de 2017, ministrou aulas na graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (disciplina Gramática Tradicional), totalizando 60 h/a; no segundo semestre de 2017, ministrou a disciplina Introdução à Análise do Discurso, na Faculdade de Letras (UFMG). É Mestre em Letras ( Estudos Linguísticos/Estudos Discursivos) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo obtido o referido título no ano de 2014. Graduada em Letras, licenciatura Português-Literatura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi professora de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Equipe de Visconde de Rio Branco (MG), no período de 2008 até o mês de abril de 2016.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos

2016 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Um estudo sociodiscursivo da temática do preconceito contra negros em sentenças de injúria racial
Gláucia Muniz Proença Lara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Letras

2012 - 2014

Universidade Federal de Viçosa
Título: As estratégias argumentativas em Petição Inicial que envolve Ação de Indenização por Danos Morais,Ano de Obtenção: 2014
Mônica Santos de Souza Melo.Palavras-chave: petições jurídicas, argumentação,discurso.

Graduação em Letras

2006 - 2011

Universidade Federal de Viçosa
Título: As explicações como estratégia defensiva de face: o estudo de uma audiência de conciliação
Orientador: Wânia Terezinha Ladeira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2008

Extensão universitária em Aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII SETED (UFMG).Simpósio 9. 2017. (Simpósio).

XIV Encontro Regional do Estudantes de Letras-Sudeste. 2012. (Encontro).

XIV Encontro Regional dos Estudantes de Letras- Sudeste.Análise de petições jurídicas a partir da teoria funcional da linguagem: uma abordagem crítica. 2012. (Encontro).

XXXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.AS EXPLICAÇÕES COMO ESTRATÉGIA DEFENSIVA DE FACE: O ESTUDO DE UMA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO. 2012. (Encontro).

Encontro de Educadores do Sistema Equipe de Ensino. 2010. (Encontro).

III EMAD- Encontro Mineiro de Análise do Discurso. 2009. (Encontro).

III EMAD-Workshop: O conceito de identidade em análise do discurso e psicanálise: aspectos teóricos e práticos. 2009. (Encontro).

XII Encontro Mineiro de Estudantes de Letras. 2009. (Encontro).

Entre a oralidade e a escrita: as verdades da verdade. 2008. (Encontro).

I Jornada de Estudos Linguísticos. 2008. (Encontro).

Machado de Assis nos trilhos de viçosa- Conferência:O universo ficcional machadiano. 2008. (Encontro).

Machado de Assis nos trilhos de Viçosa- mesa redonda. 2008. (Encontro).

VI SEu- Simpósio de extensao universitária, XVIII SIC- Simpósio de inicação científica, II Sen- Simpósio de ensino, VIII SIMPÓSmostra científica da pós-graduação.A INTERAÇÃO EM AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO DE UM JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE RELAÇÕES DE CONSUMO: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS. 2008. (Simpósio).

I Encontro com os clássicos da Literatura. 2007. (Encontro).

II Semana de Estudos Shakespearianos. 2007. (Encontro).

I Simpósio Cognição & Uso. 2007. (Simpósio).

XVII Simpósio de iniciação científica, VII SIMPÓS- Mostra científica da pós-graduação, V Simpósio de extensão universitária e I Sen- simpósio de ensino.O aperfeiçoamento das práticas de leitura e produção de textos a partir de uma metodolodgia participativa. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cláudio Humberto Lessa

CARVALHO, A.; LARA, G. M. P.; LIMA, H.;LESSA, CLÁUDIO HUMBERTO. O estudo de sentenças de injúria racial - uma abordagem sociodiscursiva da temática do preconceito contra negros na sociedade brasileira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.; LESSA, C. H.; MENDES, E.A.; LIMA, H. M. R.;MELO, Mônica Santos de Souza. Presidente banca de defesa de Ariana de Carvalho (orientanda Glaucia M.P.Lara). 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Cristiane Cataldi dos Santos Paes

MELO, M. S. S.; LIMA, H. M. R.;PAES, C. C. S.. As estratégias argumentativas em Petição Inicial que envolve ação de indenização por danos morais. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Mônica Santos de Souza Melo

MELO, Mônica Santos de Souza; LESSA, Cláudio Humberto; LIMA, Helcira Maria Rodrigues;MACHADO, I. L.. Um estudo sociodiscursivo da temática do preconceito contra negros em sentenças de injúria racial. 2020. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.

Glaucia Muniz Proença Lara

LARA, G. M. P.; LESSA, C. H.; LIMA, H. M.; MACHADO, B. F. V.. O estudo de sentenças de injúria racial - uma abordagem sociodiscursiva da temática do preconceitos contra negros na sociedade brasileira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Helcira Maria Rodrigues de Lima

LIMA, H. M. R.; PAES, C. C. S.; Melo, Mônica S. S. As estratégias argumentativas em Petição Inicial que envolve ação de indenização por danos morais. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Helcira Maria Rodrigues de Lima

LIMA, H. M. R.; MACHADO, Ida Lucia; Melo, Mônica S. S; LESSA, C. H.; MENDES, E. A.. Um estudo sociodiscursivo da temática do preconceito contra negros em sentenças de injúria racial. 2020. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana luisa Borba Gediel

CARVALHO, A.;GEDIEL, ANA LUISA. As explicações como estratégia defensiva de face: O estudo de uma audiência de reconciliação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Ana luisa Borba Gediel

Ladeira, Wânia Terezinha;GEDIEL, Ana Luisa; SILVA, A.. As explicações como estratégia defensiva de face: O estudo de um audiência de conciliação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Ana luisa Borba Gediel

Ladeira, Wânia Terezinha; SILVA, A.;GEDIEL, Ana Luisa. As explicações como estratégia defensiva de face: O estudo de um audiência de conciliação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wânia Terezinha Ladeira

A interação em audiências de conciliação de um juizado especial cível de relações de consumo: um estudo das narrativas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Licenciatura Português e Literatura) - Universidade Federal de Viçosa, UFV; Orientador: Wania Terezinha Ladeira;

Mônica Santos de Souza Melo

As estratégias argumentativas em petição inicial que envolve ação de indenização por danos moraisda pelo preconceito; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa,; Orientador: Mônica Santos de Souza Melo;

Glaucia Muniz Proença Lara

Um estudo sociodiscursivo da temática do preconceito contra negros em sentenças de injúria racial; 2020; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Glaucia Muniz Proença Lara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, ARIANA DE . A DESLEGITIMAÇÃO DE UMA EMOÇÃO COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM UMA SENTENÇA DE INJÚRIA RACIAL. Revista Percursos Linguísticos , v. 7, p. 42-63, 2017.

  • CARVALHO, ARIANA DE ; MELO, MÔNICA SANTOS DE SOUZA . As estratÃgias argumentativas na aÃÃo de indenizaÃÃo por danos morais: o estudo de uma petiÃÃo inicial. Revista Linha DÁgua , v. 29, p. 195-219, 2016.

  • CARVALHO, A. ; RIBEIRO, G. R . O ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa a partir de uma abordagem discursiva: uma proposta de trabalho. Revista Trama (UNIOESTE. Online) , v. 12, p. 57-83-83, 2016.

  • SANT'ANA, M.F ; CARVALHO, A. . O ensino da variação linguística em sala de aula: uma comparação entre teoria e prática. Revista do SELL , v. 4, p. 1-19, 2014.

  • CARVALHO, A. ; LADEIRA, W. T. . Explicações como estratégia defensiva de face: um estudo da argumentação na vida cotidiana. Desenredo (PPGL/UPF) , v. 8, p. 57-75, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    As estratégias argumentativas em Petição Inicial que envolve Ação de Indenização por Danos Morais, Descrição: Pautando-se na perspectiva da Teoria Semiolinguística articulada a teorias argumentativas, esse trabalho se propôs a investigar petições iniciais que envolvem ação de indenização por danos morais nas relações de consumo, verificando e descrevendo como os recursos das dimensões do logos e do pathos foram empregados pelos advogados na tentativa de persuadir a juíza de que o pedido de indenização por danos morais é válido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ariana de Carvalho - Coordenador / Mônica Santos de Souza Melo - Integrante.

  • 2008 - 2009

    A interação em audiências de conciliação de um juizado especial cível de relações de consumo: um estudo das narrativas, Descrição: Esse projeto teve como objetivo estudar as explicações produzidas pelo reclamado durante o desenvolvimento de uma audiência de conciliação realizada no Juizado Especial Cível de Relações de Consumo de Belo Horizonte. Apoiando-se em conceitos da Análise da Conversa , da Sociolingúística Interacional e da teoria das explicações como estratégia para restauração de imagem (Benoit, 1995), investigou-se como o reclamado conseguiu reverter o quadro de uma situação de acusação e reconstruir sua boa imagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ariana de Carvalho - Integrante / Wânia Terezinha Ladeira - Coordenador / Elaine Luzia da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Professora estagiária-Gramática Tradicional, Carga horária: 5

Outras informações:
Totalizando 60 h/a

2017 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Professora estagiária- Análise do Discurso, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Totalizando 60h/a

2008 - 2009

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

2007 - 2008

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

2009 - 2016

Sitema Equipe de Ensino

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 10

Outras informações:
Ensino fundamental II e Ensino Médio

Atividades

  • 02/2009 - 04/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Redação