Simone de Mello Martins

Diretora, coreógrafa e dançarina contemporânea com mais de 25 anos de experiência. Fundadora e diretora de duas companhias de dança: Cia Autofalante (São Paulo - Brasil- 2004 a 2010) junto com Marco Xavier e Cuerpo Fluctuante de Cusco (Peru 2014 - 2018). Investigadora da Dança Butoh e das práticas orientais do corpo: Reiki e Chi Kung. Com Mestrado em Dança (2013) e Especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo pela UFBA ? Brasil (2006). Licenciatura em Dança pela Faculdade Paulista de Artes de São Paulo (1996). Atuou em vários elencos e grupo de São Paulo entre os quais GRUPO XPTO, Pia Fraus e Beneditas Companhia de Dança. De 2013 a 2020 viveu em Cusco-Peru, onde desenvolveu projetos de sua autoria tal como o Primeiro e II Encontro Internacional de Dança Infinita e a Residência Flutuações do Butoh e as Jornadas do Setor Dança de Cusco e o Festival Internacional Cuerpo a Cuerpo del Sector Danza Cusco. Tem artigos publicados em diferentes revistas de dança da América Latina; Revista Ephemera UFOP, Fluir Revista de Mexico, Infoartes - Ministerio de Cultura de Peru, Guia de Arte de Lima, Congreso Anda (2012), Congresso Internacional de Estética da UFOP (2019). Em seu repertório como solista apresenta duas performances de autoria própria "Mar Inquieto" (2011) e "Escavação Nova Venus" (2014). Como diretora e coreógrafa da Companhia Cuerpo Fluctuante de Cusco vem apresentando sua obra mais relevante: "Correspondências a Camille Claudel. Memórias improvisadas". Este ano de 2019 foi convidada pelo Ministério de Cultura de Cusco a ser membro do comite de jurados do Festival Internacional de Artes Cênicas de Cusco e também convidada a ser membro das mesas críticas do mesmo Festival FAE CUSCO 2019.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Dança

2011 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: Flutuações do Butoh. Poéticas da Mestiçagem,Ano de Obtenção: 2013
Clelia Ferraz Pereira de Queiroz.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Coreografia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.

Especialização em -Especialização em estudos contemporâneos em dança

2005 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Composição:sete perguntas da crise para criação
Orientador: Jorge Albuquerque Vieira

Graduação em dança

1992 - 1996

Universidade Paulista De ARTES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Contato Improvisação. (Carga horária: 60h). , VI Encuentro Internacional Gestualidad del Cuerpo, PV, Peru.

2018 - 2018

Ken Mai en FIBUTOH festival Arica - Chile. (Carga horária: 8h). , MB2 para la Experimentación de las Artes, MB2, Chile.

2018 - 2018

En Silencio. Butoh con Makiko Tominaga. (Carga horária: 8h). , MB2 para la Experimentación de las Artes, MB2, Chile.

2018 - 2018

Butoh com Yuko Kominami. (Carga horária: 12h). , Espacio Danza Joelle Gruenberg, JG, Peru.

2017 - 2017

TEMPER THEATRE. (Carga horária: 6h). , Centro Cultural Britanico, CCB, Peru.

2016 - 2017

Contato Improvisação com Sofia Barriga (Ecuador), Daniela Guimaraes (Brasi). (Carga horária: 40h). , IV Encuentro Internacional de Improvisacion por Contact - Perro Volador, PV, Peru.

2015 - 2015

Curso BUTOH com Yoshito OHNO. (Carga horária: 12h). , SESC CONSOLAÇÃO, SESC, Brasil.

2014 - 2015

Improvisação com Ralf Jaroschinski (Alemania), Macarena Campbel (Arg). (Carga horária: 40h). , II Encuentro Internacional de Improvisación, II ENCUENTRO, Peru.

2014 - 2014

Butoh MA Tadashi Endo y Laboratorio Escénico Danza Teatro Ritual. (Carga horária: 60h). , Laboratorio Escénico Danza Teatro Ritual, LEDTR, México.

2014 - 2014

Butoh MA com Tadashi ENDO. (Carga horária: 15h). , Casa de la Danza, Cultura UdeG, UDEG, México.

2014 - 2014

BODY Weather - com Tess de Quincey.. (Carga horária: 30h). , SP Escola de Teatro, SP ESCOLA, Brasil., SP ESCOLA, Brasil.

2011 - 2011

Butoh MA com Tadashi ENDO. (Carga horária: 28h). , Teatro Vila Velha, TVV, Brasil.

2009 - 2009

Dança contemporânea- somáticas- nova dança. (Carga horária: 160h). , ESTUDIO NAVE / Adriana Grecchi., EN, Brasil.

1998 - 1998

Luciana Favoretto. (Carga horária: 80h). , Estúdio Nova Dança, NOVA DANÇA, Brasil., ND, Brasil.

1997 - 1997

Etudes de Français Pratique. (Carga horária: 120h). , Alliance Française de Paris, AF, França.

1997 - 1997

Dance Contemporaine avec Catherine Contour. (Carga horária: 120h). , La menagerie de Verre - Paris, MV, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINS, S. M. . Primeiro Encuentro de Butoh. Energias de lo Primitivo. ARICA-Tacna- Cusco. 2018. (Festival).

MARTINS, S. M. . I e II Encuentro Internacional Danza Infinita. 2016. (Festival).

MARTINS, S. M. . Residencia Flutuações do Butoh en Cusco. 2016. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encuentro CONECTA LIMA. Jornadas Poéticas y Políticas del SECTOR DANZA DE CUSCO - un camino a la associatividad. 2019. (Congresso).

XIV Congresso Internacional de Estética. Artes do Corpo.Corpo das Artes. Cartografias mestiças para repensar o corpo que dança. 2019. (Congresso).

Conecta: Gestión y Asociatividad 2018. Jornadas Poeticas y Politicas del SECTOR DANZA DE CUSCO. 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

MARTINS, S. M.; GARCIA, E. R. A.; CONTRERAS, O.. Mesa Critica do Festival internacional de Artes Cenicas de Cusco. Peru. 2019. Ministerio de Cultura de Cusco.

MARTINS, S. M.. Jurada do Festival Internacional de artes Escenicas de Cusco. 2019. Ministerio de Cultura de Cusco.

MARTINS, S. M.; ZUAMETA, M.; GIUSTE, C.. Curadoria e juri do Festival Internacional de Danza Cuerpo a Cuerpo. 2019. Sector Danza Cusco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Clelia Ferraz Pereira de Queiroz

Insinuando Imagens que evaporam sempre; Inquietações sobre um corpo que dança,três focos de observação, o ki a ressonância e a elipse; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Dança) - Universidade Federal da Bahia, UFBA; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, S. M. ; CORRADINO, S. . Correspondências Mestiças: Butô, uma Serpente de Pele Nova na América Latina. Ephemera: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. , v. V.2, p. 83-98, 2019.

  • MARTINS, S. M. ; LUZ, Ocarina ; MONTANARES, Fernando ; CRUZ ISLAS, Carlos . Testimonios del Fibutoh en Arica ? Chile. Ephemera (Online) , v. V.2, p. 128-143, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELLO, ; MARTINS, S. M. . Jurada e mesa critica das obras apresentadas do Festival internacional de artes Cenicas de Cusco - FAE. 2019.

MARTINS, S. M. . JORNADAS POLÍTICAS Y POÉTICAS ARTES ESCÉNICAS CUSCO. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, S. M. ; LUZ, Ocarina ; CRUZ ISLAS, Carlos . Dirección del Festival de Danza Cuerpo a Cuerpo del Sector Danza Cusco. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, S. M. . Jornadas Poéticas-y-Políticas-del-Sector-DANZA-De-CUSCO. 2019; Tema: Encontro que fomenta associatividade e cooperativismo entre sujeitos do Setor Dança da cidade de Cusco Peru. (Rede social).

MARTINS, S. M. . Residencia: 'La Contemporaneidad de la Danza Tradicional' - Programa de Capacitación 2018. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARTINS, S. M. . 6 Encuentro Internacional de Improvisación por Contacto 2018 - Cusco. 2018. .

MARTINS, S. M. . Expedición de Danza en Cusco: la danza del inmediato en site especific.. 2018. .

MARTINS, S. M. . Taller Excavacion Nuevas Venus. 2018. .

MARTINS, S. M. . Laboratório Cuerpo Fluctuante. 2017. .

MARTINS, S. M. . I, II, III. IV. V. Encuentro Internacional de Improvisacion por Contacto - Cusco. 2013. .

MARTINS, S. M. . Escavação Novas Venus. 2018. Performática.

MARTINS, S. M. . Correspondência a Camille Claudel - Memorias Improvisadas. 2014. Coreográfica.

MARTINS, S. M. . Mar Inquieto. 2013. Performática.

MARTINS, S. M. . Projeto Constelações 1, 2 e 3 - Escavações e Maraltar. 2011. Coreográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Bolsa de apoio ao mestrado, FAPESB.

2011

PROJETO - Arquipélago / Constelações, Ministério da Cultura Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural- MINC-Edital de Intercâmbio n. 1/20.

2005

Premio Funarte - Pesquisa de Linguagem - Projeto Jardim Zen, Funarte.

2000

Itaú Cultural - Rumos Dança - Onde Estão os Cavaleiros, Itaú Cultural.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2012

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisa de mestrado

2017 - Atual

Centro Cultural Britânico de Lima

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: docente

2008 - 2009

Beneditas Companhia de Dança

Vínculo: interprete, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 200, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Investigação da linguagem da improvisação e contato. Direção Livia Seixas . Integrantes : Simone Mello, Cleia Placido, Ana Dupas , Bia Coelho entre outras. Apresentaçoes realizadas no Feminino Na dança no Centro Cultural Vergueiro e no Festival de Diadema.

2010 - 2010

Centro Cultural Norte Americano

Vínculo: concepção e interpretação, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Solo : Montanha ; a arte de permanecer em pé corretamente. Pesquisa de Improvisação a partir do tema Montanha do Hexagrama 53 Do Livro Dsa Mutaçoes -I Ching; Apresentado na Universidade de Lima, no Festival de Dança Contemporanea e em Maio no Festival Internacional de Unipersonales no Centro Cultural de ESpanha, No Patio De Comedias em Quito no Equador. Colaboradores Maureen Jones e Ramon Nunura.

2010 - 2010

Centro Cultural Peruano

Vínculo: interprete, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Espetáculo Folhas Secas. Concepçaõ e Direção de Marco Xavier com participação de Simone Mello com fragmentos do espetáculo Montanha e Maureen Jones Com fragmentos de Estanque e musico convidado - Ramon Nunura.

2010 - 2010

Centro Cultural Peruano Japones

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: concepção e direção, Carga horária: 80, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O projeto foi desenvolvido por dois em dois nucleos de creadores. Reunindo um tota de 20 artistas. Coletivo 1 - grupo de artistas - profissional e Coletivo 2 - artistas amadores. Perfazendo um ciclo de 15 Encontros. Objetivo: Investigar aspectos da arte japonesa e produzir episódios coreograficos de carater interativo.Criar espaços de intercambio para troca de experiencias artisticas. Foram investigados assuntos da cultura japonesa tais como : Praticas corporais ( judo- aikido-). Reike e o pensamento Zen. O projeto encerrou-se com uma programação de Full -Day em atividades ininterruptas de 13 horas.

2004 - 2009

cia autofalante de dança

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Fundadora, diretora, Coreógrafa da Companhia, Carga horária: 300, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto Jardim Zen de pesquisa para criação de trabalho cênico em dança contemporanea, improvisação e manipulação de objetos. Concepção e coordenação Simone Mello. Colaboradores: Marco Xavier, Dino Soto, Livia Seixas. Artistas / elenco : Ana Dupas, Cristina Brandini< Celso Nascimento< Ramiro Murillo, Sergio Pupo, cleia Placido , entre outros. O projeto buscava investigar o carater interdisciplinar da dança envolvendo artistas da musica, artes plasticas, teatro. Foram realizadas mais de cinquenta apresentações para publico infantil e adolescente, participando do Projeto Recreio nas Férias da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, circulou tambem por vários SESC do estado e cidade de São Paulo. Temporada no Tetaro Ágora de São Paulo.

1994 - 1996

Cia. Sheila Areas e Simone Mello

Vínculo: fundadora e interprete, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 100, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Parceria com Sheila Areas e Livia Sheixas em pesquisa de dança contemporanea. Espetaculo E deus Criou a Mulher e Reação Substantivo Feminino. Ambos espetáculos apresentados no Feminino na Dança - centro Cultural Vergueiro E na Mostra SESC de Dança ( santos)

1998 - 2009

Cia Thiago Granato

Vínculo: interprete, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Espetáculo We are not superficial , concepção e direção de Thiago Granato. Interpretes : Simone Mello, Sandro Amaral , Ana Dupas Leo Nabuco e outros. Temporada : Sesc avenida paulista Espetaculo : Onde Estao os Cavaleiros , concepção e interpretação Simone Mello e Thiago Granato. Estreia Bienal Sesc Dança ( santos ) e Itaú Cultural - Premio Rumos Dança 2000. Espetáculo : Algodão , concepção e interpretação Simone Mello e Thiago Granato. Estreia Bienal Sesc de dança ( Santos ) 1998.

2000 - 2009

GRUPO XPTO

Vínculo: interprete, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 800, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Companhia dirigida por Osvaldo Gabrieli e Beto Firmino. Pesquisa de Teatro dança e manipulação de objetos. Integrantes : Simone Mello, Sergio Pupo, Wanderley Piras, Leo Abel , Sidney Faria entre outros. Simone Mello atuou como interprete e na concepção dos espetáculos : A infecção Sentimental Contra Ataca, Sonho de Voar, Utopia Terra de Dragoes, Estação Cubo. Foi assistente de direção em A Tempestade e preparadora corporal do espetáculo Lorca .

2007 - 2008

Pia Fraus

Vínculo: interprete, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 100, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Espetáculo Bichos do Brasil direção Beto Andreta. Pesquisa de manipulação de objetos .Interpretes : Simone Mello, Wanderley Piras, Isabela Graeff , Sidney Faria entre outros.

1996 - 1997

Tan Teatro

Vínculo: interprete, Enquadramento Funcional: performer, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Espetáculo '' I , uma opera chips ''. Direção de Maura Baiochi. Pesquisa de dança teatro, com influencias do Butho. Integrantes Simone Mello , Welington Duarte , Eliana de Santana e outros.