Camila Papa Lopes

Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Fatec de São Sebastião. Docente dos cursos de Marketing, Logística e Processos Gerenciais da Fatec de São Sebastião-SP e membro da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Membro do Comitê de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião - COMPORTO. Docente dos cursos de Gestão Portuária, Comércio Exterior, Logística, Propaganda e Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Recursos Humanos e Psicologia da Universidade Paulista, em graduação e pós-graduação (2013-2023). Supervisora de estágio em Estratégias de Intervenção Prática - Organizacional no curso de Psicologia (2018-2022). Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unip Santos (2019-2023). Coordenadora e professora dos cursos de bacharelado em Administração, Comércio Exterior, Transportes e Logística, Contabilidade, Marketing e Gestão do Petróleo, Gás e Álcool da Universidade Metropolitana de Santos (2009-2014).Experiência em Coordenação de cursos de graduação (bacharelado e tecnológico), Coordenação de pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Atuação como coordenadora de cursos, docente, researcher, conteudista, mentoria universitária, coach acadêmica e treinamento em oratória e etiqueta profissional.

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Administração

2009 - 2011

Universidade Católica de Santos
Título: Competitividade Sustentável na Atividade Portuária: São Sebastião, Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ano de Obtenção: 2011
Prof. Dr. Icaro Aronovich da Cunha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Psicologia organizacional e do Trabalho

2021 - 2022

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Saúde Mental do Trabalhador Pós-Pandemia de Covid-19: O Ambiente Organizacional e as Soft Skills

Graduação em andamento em Complementação Pedagógica em Letras Português/ Espanhol

2022 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Graduação em Marketing

1997 - 2000

Universidade Metropolitana de Santos
Título: Endomarketing para empresas prestadoras de serviço
Orientador: Roseli Tonini

Formação complementar

2022 -

Extensão universitária em Gestão escolar e coordenação pedagógica. (Carga horária: 80h). , Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, Brasil.

2009 -

Practitioner em Programação Neuro Linguística. (Carga horária: 144h). , Projeto Nascente, PNL, Brasil.

2022 - 2023

Coaching. (Carga horária: 240h). , Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, Brasil.

2010 - 2010

Negotiation and Consensus Building for Sustainable. (Carga horária: 17h). , Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.

2010 - 2010

Master Practitioner em Programação Neuro Linguísti. (Carga horária: 115h). , Projeto Nascente, PNL, Brasil.

2008 - 2008

Oratória. (Carga horária: 8h). , Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, perícias, SESCON-SP, Brasil.

2008 - 2008

Liderança, Gerenciamento e Motivação de Equipes. (Carga horária: 8h). , Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, perícias, SESCON-SP, Brasil.

2006 - 2006

Auto-desenvolvimento. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

2006 - 2006

Aprendendo a empreender. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

2006 - 2006

Desenvolvimento Humano e Liderança. (Carga horária: 44h). , Instituto Nacional de Excelência Humana, INEXH, Brasil.

Participação em eventos

XVII Encontro Científico da Universidade Paulista.Software SMDS - Sistema de Monitoramento de Desenvolvimento Sustentável. 2017. (Encontro).

IV Congreso Internacional del Conocimiento. Recuperação ambiental na atividade portuária: caso Brasil Terminal Portuário. 2015. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Docência Universitária. O conceito de sustentabilidade nos projetos pedagógicos de bacharelados em Administração em Santos, SP, Brasil. 2015. (Congresso).

6º Congresso da Civilização Yoko. 2014. (Congresso).

XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãoção. 2014. (Congresso).

SIMPOI - Simposio de Administração da Produção, Logistica e Operações Internacionais.Gestão ambiental. 2012. (Simpósio).

SIMPOI - Simposio de Administração da Produção, Logistica e Operações Internacionais.Competitividade sustentável na atividade portuária de São Sebastião - SP. 2012. (Simpósio).

Congresso de Iniciação Científica CONIC-SEMESP. A qualidade dos serviços para o atendimento dos clientes com necessidades especiais: uma visão integrada à responsabilidade social no contexto do comércio no segmento de restaurantes. 2011. (Congresso).

Santos Offshore Oil & Gas Conference. 2011. (Outra).

Santos Offshore Oil & Gas Conference. 2010. (Outra).

XII ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.A sustentabilidade em áreas de influência portuária: análise crítica do Porto de São Sebastião. 2010. (Encontro).

Iberoamerican Academy of Management Conference.Avaliação de Artigos. 2009. (Outra).

Santos offshore conference.INVESTIMENTOS E DESTINAÇÃO DE ROYALTIES DE PETRÓLEO NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA. 2009. (Outra).

VI Simpósio Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário.A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA DHL GLOBAL FORWARDING. 2009. (Simpósio).

XII SEMEAD ? Seminários em Administração.A cultura organizacional e a eminência da gestão de mudança: estudo de caso DHL. 2009. (Seminário).

XII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI.A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS. 2009. (Simpósio).

5th International Conference on Information Systems and Technology Management. Logística da informação: estudo de caso sobre a mobilidade da informação gerencial em empresa do setor agroindustrial. 2008. (Congresso).

I Encontro de Gestão Estratégica - Parcerias Público-Privadas - Sistema de Excelência do Exército Brasileiro. 2008. (Encontro).

Lançamento do Catálogo Turístico Costa da Mata Atlântica. 2008. (Outra).

Mega Pólo 2008 - Fórum para o Desenvolvimento do Pólo Industrial de Cubatão. 2008. (Outra).

O Arranjo Produtivo Local de Tecnologia de Informação e de Comunicação de Santos e seu desenvolvimento. 2008. (Outra).

Oficina de introdução à subvenção para facilitar o acesso a recursos oferecidos pela Finep - Financiadora de Estudos e Projetos. 2008. (Oficina).

Palestra: Ambientação do ponto de venda como recursos do marketing - UNIMES. 2008. (Outra).

Política de RH na Cadeia de Petróleo e Gás. 2008. (Outra).

Seminário Gás e Óleo na Economia. 2008. (Seminário).

V Simposio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável Regional: Recebimento de Royalties na Região Metropolitana da Baixada Santista - RMBS. 2008. (Simpósio).

XI SEMEAD - Seminários em Administração.O Empreendedorismo no Brasil e o Processo de Inovação: O Caso Mauá. 2008. (Seminário).

XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP.Ferramentas Do Marketing De Relacionamento Para Tornar Os Clientes Internos A Competência Essencial Nas Instituições De Ensino Superior. 2008. (Seminário).

XI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.O fluxo de contêineres no processo de exportação do terminal 37 da Libra Terminais S.A.. 2008. (Simpósio).

ENGEMA-Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente.O uso do conhecimento organizacional para o desenvolvimento da gestão ambiental: criação de atividades sustentáveis em empresa de transporte marítimo. 2007. (Encontro).

II Encontro de Estudos Ambientais.Conflitos do crédito de carbono: meio de utilização da eficiência do mecanismo do mercado para proteção do meio ambiente ou mais um ativo financeiro?. 2007. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Administração e Marketing.Um estudo da contribuição das redes de conhecimento para a proposição de um modelo tecnológico na criação de camarões. 2007. (Simpósio).

IV Congresso de Administração da ESPM. Um estudo da contribuição das redes de conhecimento para a proposição de um modelo tecnológico na criação de camarões. 2007. (Congresso).

IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.A relação entre gestão por competências e benefícios em empresas de transporte vertical. 2007. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário.A importância das competências das equipes mulitidisciplinares para a formação do conhecimento organizacional no terceiro setor: estudo de caso da mais dhafe. 2007. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário.O uso do gás natural como combustível alternativo integrando sistema de gestão ambiental: estudo de caso em empresa de transportes marítimos. 2007. (Simpósio).

Simpósio de Engenharia de Produção.Adoção de redes de conhecimento para a inovação em um modelo tecnológico na criação de camarões. 2007. (Simpósio).

IV Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios.As características empreendedoras dos gestores das empresas incubadas de Praia Grande. 2006. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário. 2006. (Simpósio).

Ciclo de palestras- Filantropia Empresarial, Marketing Social e Terceiro Setor - UNIMES. 2000. (Outra).

Tarde de Lazer - Lar Cidade da Criança - Filantropia.Atividades Comunitárias. 2000. (Outra).

Ciclo de palestras Semana Da FACCE- Faculdade de Ciências Administrativas, Comerciais, Contábeis e Econômicas - UNIMES. 1999. (Outra).

Ciclo de Palestras Semana da FACCE - Faculdade de Ciências Administrativas, Comerciais, Contábeis e Econômicas - UNIMES. 1998. (Outra).

Ensino e extensão universitária Unimes. 1998. (Outra).

Laboratório de Marketing e Comunicação. 1998. (Outra).

2 Encontro Associação dos Profissionais de Propaganda Litoral Paulista. 1997. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Fabricio Pereira da Silva

LOPES, C. P.BARRETO, R.; MOREIRA, N.R.. Exportação da carne bovina brasileira: a utilização da rastreabilidade no desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira e os reflexos na região amazônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Cinthia Dalla Rosa Evangelista

LOPES, C. P.; PICCIN, F. R.; ANJOS, F. M. F.. Ferramentas de marketing social aplicadas em instituições filantrópicas: Rotaract club de Peruíbe. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Daniel Noronha Picchetto

VIBIAM, P. R. B.;LOPES, C. P.; REZENDE, C. A. S.. Marketing Institucional relacionado com a responsabilidade social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Rodrigo Carvalho Santos

VIBIAM, P. R. B.; REZENDE, C. A. S.;LOPES, C. P.. Marketing de varejo: o retrato dos novos consumidores brasileiros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Manoel da Cruz Neto

VIBIAM, P. R. B.; REZENDE, C. A. S.;LOPES, C. P.. O marketing aplicado no comércio varejista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: PRISCILA OLIVEIRA DE CARVALHO

VIBIAM, P. R. B.; PICCIN, F. R.;LOPES, C. P.. Motéis: o diferencial e as estratégias como fatores chave para o sucesso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Victor Henrique Ferreira

VIBIAM, P. R. B.; PICCIN, F. R.;LOPES, C. P.. O cinema na cidade de Santos: perfil do espectador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Cristiane Pereira de Souza

VIBIAM, P. R. B.; PICCIN, F. R.;LOPES, C. P.. Propaganda infantil na televisão: influência da publicidade no comportamento das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Bianca de Oliveira Yañes

BARRETO, R.LOPES, C. P.; VIBIAM, P. R. B.. Marketing e merchandising do esporte na cidade de Santos: estudo de caso: 10km Tribuna FM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Ana Claudia Domingues Cruz

SOUZA, W.L.F.;LOPES, C. P.BARRETO, R.. Qualidade de vida: reflexos da qualidade de vida no trabalho na organização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Raquel Travassos dos Santos

MOREIRA, N.R.;LOPES, C. P.; SILVA, C.G.. Exportação de carne bovina brasileira: exportação de carne bovina para os países árabes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Aryane dos Santos Pinto Sinhorão

BARRETO, R.LOPES, C. P.; VIBIAM, P. R. B.. Endomarketing: motivação e crescimento organizacional- Estudo de caso: CSAV Group Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Mayara Feliz Sena

BARRETO, R.LOPES, C. P.; VIBIAM, P. R. B.. Ferramentas de endomarketing para empresas de grande porte no Brasil: estudo de caso Magazine Luiza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Juliana dos Santos Pinto

BARRETO, R.LOPES, C. P.; VIBIAM, P. R. B.. Branding ?Gestão de marcas nacionais e internacionais?: marca nacional Taeq e Internacional Casino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Marcia Batista de Oliveira

BARRETO, R.LOPES, C. P.; REZENDE, C. A. S.. Analisando o reposicionamento das marcas havaianas e Melissa como forma de revitalização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Cristina Fernanda de Oliveira Fernandes

NUNES, L. C.;LOPES, C. P.; SANTOS, H. F. H. R.. Enfoque nos segmentos empresariais no Brasil ? Estudo de caso: Rhodia Poliamida e especialidades Ltda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Dayane Silva Zacarias

ANJOS, F. M. F.;LOPES, C. P.; MELLO, O. M.. Inovação: Inteligência competitiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Karlla Fernanda Gomes

ANJOS, F. M. F.;LOPES, C. P.; MELLO, O. M.. Liderança: a importância da liderança para a excelência de uma organização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Alessandra Clemente Silva

PAULA, W. G. M.;LOPES, C. P.; SOUZA, W.L.F.. Empregado e empregador no Brasil: direito e deveres. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Felipe de Souza Ramos

LOPES, C. P.; PICCIN, F. R.;BARRETO, R.. Marketing Ambiental e Sustentabilidade da Petrobrás em São Sebastião: caso do CEDS Litoral Norte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Petterson Muniz batista

SOUZA, W.L.F.; PAULA, W. G. M.;LOPES, C. P.. Responsabilidade social: um novo conceito no mundo dos negócios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Crislaine Santos Tavares

LOPES, C. P.; PICCIN, F. R.;BARRETO, R.. Hospitalidade: a importância do gestor de mudanças voltado para o turismo de negócios e lazer na cidade de Santos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Mayra Arroio Kessel

KESSEL, M.A.; GENOVESE, Y.C.C.;LOPES, C. P.. Marketing: divulgação da sustentabilidade influenciando na decisão do consumidor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Roberto Menezes Mateus

MATEUS, R.M.; SOUZA, W.L.F.;LOPES, C. P.. A responsabilidade social das empresas brasileiras sob o foco do desenvolvimento sustentável. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Kauê Martinez Pereira

PEREIRA, K.M.; SAMMARCO, M.;LOPES, C. P.. Hub ports (portos concentradores de carga) importância para uma região. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Fabricio Pereira Monte

MONTE, F.P.;BARRETO, R.LOPES, C. P.. Logística no futebol brasileiro estudo de caso Santos Futebol Clube. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Larissa Prates Fagundes Castanheira

CASTANHEIRA, L.P.F.; VIBIAM, P.R.B.;LOPES, C. P.. Cazo: desenvolvimento da força de vendas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Fábia Kelly Campi da Silva

SILVA, F.K.C.;LOPES, C. P.. O Marketing de Relacionamento do Laboratório Pastur de Analises Clínicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Vivian Cristina Correa Jorge

JORGE, V.C.C.; PIRES, F.;LOPES, C. P.. Modernização do Complexo portuário de Santos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Andrea Alves Santana

SANTANA, A.A.; PIRES, F.;LOPES, C. P.. Logística reversa: a importância da responsabilidade social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Juliana Bezerra Pedro

PEDRO, J.B.; PIRES, F.;LOPES, C. P.. Cabotagem: transporte de cabotagem no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Rodrigo Vianna Rodrigues

RODRIGUES, R.V.; PIRES, F.;LOPES, C. P.. Transporte e armazenagem de produtos farmacêuticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Danilo Luiz da Silva

SILVA, D.L.; MOREIRA, N.R.;LOPES, C. P.. Satisfazendo os clientes e contentando a empresa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Maria Aparecida Ramos da Silva

SILVA, M.A.R.; PIRES, F.;LOPES, C. P.. A logística do agronegócio no transporte da soja. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Aluno: Fernanda Peixoto de Castro

CASTRO, F.P.; SILVA, C.G.;LOPES, C. P.. Exportação de produtos industrializados a exportação de autopeças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos.

Orientou

Rene Luiz dos Santos Braun

Recuperação ambiental na atividade portuária: caso Brasil Terminal Portuário (BTP); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Portuária) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Camila Papa Lopes;

Priscilla Christiane Tamashiro

A liderança autêntica e inspiradora; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Matheus da Costa Lima

A organização de shows em Santos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Eduardo Roberto Ramirez Bunster

Alianças Estratégicas ou Fusões / Aquisições: uma análise sobre as vantagens; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Larissa Rodrigues da Costa

Demurrage: sobrestadia de conteiner; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Eduardo Miguel Fernandes

Liderança com motivação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Erick Cincinato Bandeira Berndt

Marketing político no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Marques Trindade Jr

; Portos organizados; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Bruno Emidio Salles

União européia: fatores de sucesso e suas relações com mercosul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Lucas Cardoso Camillo

Cooperativismo e cooperativas de exportação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Fabricio Pereira da Silva

Exportação da carne bovina brasileira: a utilização da rastreabilidade no desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira e os reflexos na Região Amazônica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Cinthia Dalla Rosa Evangelista

Ferramentas de marketing social aplicadas em instituições filantrópicas: Rotaract club de Peruíbe; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Felipe de Souza Ramos

Marketing Ambiental e Sustentabilidade da Petrobrás em São Sebastião: caso do CEDS Litoral Norte; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Crislaine Santos Tavares

Hospitalidade: a importância do gestor de mudanças voltado para turismo de negócios e lazer na cidade de Santos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comércio exterior) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Fábia Kelly Campi da Silva

O Marketing de Relacionamento do Laboratório Pasteur de Análises Clínicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Marketing) - Universidade Metropolitana de Santos; Orientador: Camila Papa Lopes;

Claudio Gouveia Da Silva Junior

Geomarketing no varejo digital: estrutura omnichannel inteligente; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Comércio Exterior) - Universidade Paulista; Orientador: Camila Papa Lopes;

John Wesley de Souza Lima

Geomarketing no varejo digital: estrutura omnichannel inteligente; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Comércio Exterior) - Universidade Paulista; Orientador: Camila Papa Lopes;

Produções bibliográficas

  • LIMA NETO, A. A. ; CLARO, J. A. C. S. ; LOPES, C. P. . GRAU DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO: A REALIDADE DO COLÉGIO MARQUÊS DE OLINDA (GUARUJÁ? SP). Revista @mbienteeducação , v. 7, p. 277-290, 2014.

  • LIMA NETO, A. A. ; CLARO, J. A. C. S. ; LOPES, C. P. . Grau de consciência ambiemtal de alunos do ensino técnico: A realidade do Colégio Marquês de Olinda (Guarujá-SP). Revista @mbienteeducação , v. 7, p. 277-290, 2014.

  • MARQUES, V. C. ; LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . A influência do restaurante Manacá na gastronomia e sustentabilidade do bairro Camburi ? São Sebastião ? SP. Turismo: Visão e Ação (Online) , v. 14, p. 118-130, 2012.

  • CLARO, J. A. C. S. ; JESUS, M. A. S. ; LOPES, C. P. ; BARRETO, R. . Consultoria organizacional: utilização do marketing de relacionamento pelas pequenas empresas de consultoria e pelos consultores autônomos na busca de competitividade. Revista da micro e pequena empresa (FACCAMP) , v. 5, p. 21-39, 2011.

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington . A APLICAÇÃO DO LEAN SEIS SIGMA COMO MÉTODO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA DHL GLOBAL FORWARDING. eGesta (UNISANTOS) , v. 6, p. 21-45, 2010.

  • SILVA, F. P. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. . O sistema de rastreabilidade para a sustentabilidade no agronegócio brasileiro. Revista da micro e pequena empresa (FACCAMP) , v. 4, p. 80-95, 2010.

  • SANTOS, Moacir Bispo ; LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . Processo de inovação e empreendedorismo no Brasil: O Caso Mauá. RAI. Revista de Administração e Inovação , v. 6, p. 66-82, 2009.

  • LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SIMPLÍCIO, C.U. ; OLIVEIRA, M. C. ; MARQUES, V. C. . A SUSTENTABILIDADE EM RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL - RPPN: Alternativa Aplicada no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Patrimônio: Lazer & Turismo (UNISANTOS) , v. 6, p. 61-83, 2009.

  • CLARO, J. A. C. S. ; CARDOSO, S. O. S. ; LOPES, C. P. . A análise dos elementos relacionais para clientes de terminal portuário. Revista de Estudos da Comunicação , v. 10, p. 283-292, 2009.

  • LOPES, C. P. ; LIMA, B. G. ; Catarine Aparecida Vieira Barbosa . Um estudo da contribuição das redes de conhecimento para a proposição de um modelo tecnológico na criação de camarões. eGesta (UNISANTOS) , v. 3, p. 1-31, 2008.

  • LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . Recebimento de Royalties na Região Metropolitana da Baixada Santista: incentivo ao Desenvolvimento Sustentável. eGesta (UNISANTOS) , v. 4, p. 1-29, 2008.

  • LOPES, C. P. ; GOMES, A. N. ; ROBINSON, K. V. G. ; BRAUN, R. L. S. ; BAKHOS, L. M. ; CARDOSO, S. M. ; MORENO, S. Q. ; GANDELMAN, T. C. ; SOARES, Washington . O conceito de sustentabilidade nos projetos pedagógicos de bacharelados em Administração em Santos - SP, Brasil. In: Pedro Menbiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). La docencia universitaria: desafíos y perspectivas. 1ed.Ourense: Edita Educacion Editora, 2015, v. 1, p. 429-434.

  • AKABANE, G. K. ; LOPES, C. P. ; SOARES, Washington . Logistica sustentável. In: João Eduardo Prudêncio Tinoco. (Org.). Olhares da sustentabilidade. 1ed.Santos: Leopoldianum, 2010, v. 1, p. 167-180.

  • PAPA LOPES, Camila ; GANDELMAN, T. C. ; SILVA, S. C. V. . MODELO DE INDICADORES PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES. In: VIII Jornada Internacional de Investigación - CECAR - Corporación Universitaria del Caribe, 2023, Sincelejo. VIII Jornada Internacional de Investigación - CECAR - Corporación Universitaria del Caribe, 2023.

  • PAPA LOPES, Camila ; ESPINDOLA, R. R. P. S. . Breve Análise das Operações de Logística Integrada da Vacina para Covid-19 no Brasil. In: 2nd International Conference on Network Enterprises & Logistics Management ? Logistics in the New Economy: Challenges and Opportunities in Supply Chain 4.0, 2021, São Paulo. Anais do 2nd International Conference on Network Enterprises & Logistics Management ? Logistics in the New Economy: Challenges and Opportunities in Supply Chain 4.0,, 2021.

  • LOPES, C. P. ; MONTEIRO, E. S. . Software SMDS - Sistema de Monitoramento de Desenvolvimento Sustentável. In: XVII Encontro Científico da Universidade Paulista, 2017, Santos. Anais do XVII Encontro Científico da Universidade Paulista, 2017.

  • LOPES, C. P. ; GANDELMAN, T. C. ; MARQUES, M. F. M. A. . O ensino superior inclusivo na formação da pessoa com deficiência. In: IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015, Vigo. Anais do IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015.

  • MARQUES, M. F. M. A. ; GANDELMAN, T. C. ; LOPES, C. P. ; MARQUES, A. A. ; MORENO, S. Q. ; TRAJANO, C. . A importância da capacitação pedagógica e didática para o professor de ensino profissionalizante e tecnológico. In: IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015, Vigo. Anais do IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015.

  • LOPES, C. P. ; GANDELMAN, T. C. ; BRAUN, R. L. S. ; MORENO, S. Q. ; BAKHOS, L. M. ; GOMES, A. N. ; CARDOSO, S. M. ; ROBINSON, K. V. G. ; SOARES, Washington . O conceito de sustentabilidade nos projetos pedagógicos de bacharelados em Administração em Santos, SP, Brasil. In: IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015, Vigo. Anais do IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015.

  • LOPES, C. P. ; GANDELMAN, T. C. ; BRAUN, R. L. S. ; MORENO, S. Q. ; BAKHOS, L. M. ; GOMES, A. N. ; CARDOSO, S. M. ; ROBINSON, K. V. G. ; SOARES, Washington . O conceito de sustentabilidade nos projetos pedagógicos de bacharelados em Administração em Santos, SP, Brasil. In: IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015, Vigo. Anais do IV Congresso Internacional de Docência Universitária, 2015.

  • LOPES, C. P. ; BRAUN, R. L. S. . Recuperação Ambiental na atividade portuária: caso Brasil Terminal Portuário. In: IV Congreso Internacional del Conocimiento, 2015, Santiago. Anais do IV Congreso Internacional del Conocimiento, 2015.

  • AKABANE, G. K. ; LOPES, C. P. ; ALMEIDA, Eduardo ; SANTOS, J. ; BENETON, E. . IT as Companies Decision Making Tools: A Field Survey. In: POMS - Production and Operations Management Society, 2012, Chicago. POMS - Production and Operations Management Society, 2012.

  • LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington . Competitividade sustentável na atividade portuária de São Sebastião - SP. In: SIMPOI - Simposio de Administração da Produção, Logistica e Operações Internacionais, 2012, São Paulo. Anais do XV SIMPOI - Simposio de Administração da Produção, Logistica e Operações Internacionais, 2012.

  • AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington ; LOPES, C. P. . Innovation in supply chain planning and sugarcane theory izobretatelskih zadátchi rechen - TRIZ. In: Producton and Operations Management Society - POMS, 2011, Reno, Nevada. Proceedings of Producton and Operations Management Society - POMS, 2011.

  • OLIVEIRA, T. M. S. ; CASTRO, J. V. B. ; VERGARA, M. F. ; BARBOSA, B. E. ; SANTANNA, T. A. ; TONINI, R. ; LOPES, C. P. . A qualidade dos serviços para o atendimento dos clientes com necessidades especiais: uma visão integrada à responsabilidade social no contexto do comércio no segmento de restaurantes. In: Congresso do Iniciação Científica - CONIC, 2011, Santos. Anais do 11º Congresso de Iniciação Científica CONIC-SEMESP, 2011.

  • AKABANE, G. K. ; BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; SHIMIZU, Ulisses K. . Organizational Culture by Change Management: DHL Global Forwarding Case Study. In: 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010, Vancouver. Proceeding of 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010.

  • LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington ; BARRETO, R. . Toyota Motor European (TME) Sustainable Logistics: An Example to Brazil. In: 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010, Vancouver. Proceeding of 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010.

  • LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; LIMA, B. G. . Natural Gas as Alternative Fuel for Integrating Environmental Management System in Logistics: A Case Study in a Shipping Company. In: 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010, Vancouver. Proceeding of 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010.

  • LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. . Comparison About the Oil Royalties Debate in Brazil Versus Energy Shift in the World. In: 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010, Vancouver. Proceeding of 21st Production & Operations Management Society Annual International Conference, 2010.

  • LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington . SUSTAINABLE LOGISTICS IN TOYOTA MOTOR EUROPEAN (TME). In: XXXIV ENANPAD - Encontro da ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV Encontro da ANPAD, 2010.

  • LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington . Toyota Motor European (TME): an example of sustainable logistics in operations. In: XIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2010, São Paulo. Anais do XIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2010.

  • SANTOS, Moacir Bispo ; AKABANE, G. K. ; LOPES, C. P. . Mentalidade Enxuta em Uma Empresa de Transportes Verticais Para Aumento de Produtividade: Estudo Sobre O Value Stream Mapping Na Cadeia Produtiva. In: XIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2010, São Paulo. Anais do XIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2010.

  • LOPES, C. P. ; CUNHA, I. A. ; AKABANE, G. K. . A sustentabilidade em áreas de influência portuária: análise crítica do Porto de São Sebastião. In: ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente, 2010, São Paulo. Anais do XII ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente, 2010.

  • SOARES, Washington ; AKABANE, G. K. ; LOPES, C. P. ; BARRETO, R. ; SILVEIRA, L. C. . Logistics costs: an essay of the modal shift operation in containerized cargo. In: 20 Annual Conference of the produtction and operations management society, 2009, Orlando. Proceedings of 20 Annual Conference of the produtction and operations management society, 2009.

  • SOARES, Washington ; AKABANE, G. K. ; LOPES, C. P. ; BARRETO, R. . Public policies as a factor for innovations in customs procedures: a case study by Itri- Rodoferrovia e Serviços Ltda. In: 20 Annual Conference of the Production and operations management society, 2009, Orlando. Proceedings of 20 Annual Conference of the Production and operations management society, 2009.

  • SOARES, Washington ; AKABANE, G. K. ; BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; SILVEIRA, L. C. . Logistics Costs: an essay of the modal shift operation on containerized cargo. In: 2009 Academy of Management Annual Meeting, 2009, Chicago. 2009 Academy of Management Annual Meeting, 2009.

  • LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . Investimentos e destinação de royalties de petróleo na Região Metropolitana da Baixada Santista. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. . A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA LEAN SEIS SIGMA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS. In: XII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2009, São Paulo. Anais do XII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2009.

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; Tinoco Jr, J. D. ; RIBEIRO JR, J. R. . A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA DHL GLOBAL FORWARDING. In: Iberoamerican Academy of Management Conference, 2009, Buenos Aires. Proceedings of Iberoamerican Academy of Management Conference, 2009.

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington . INTEGRAÇÃO DAS METODOLOGIAS LEAN E SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA DHL. In: XI Congreso Internacional de Costos, 2009, Trelew, Patagonia Argentina. Proceedings of XI Congreso Internacional de Costos, 2009.

  • SOARES, Washington ; AKABANE, G. K. ; LOPES, C. P. ; BARRETO, R. . THE MODAL SHIFT OPERATION ON CONTAINERIZED CARGO AS STRATEGY TO REDUCE LOGISTICS COSTS. In: XI Congreso Internacional de Costos, 2009, Trelew, Patagonia Argentina. Proceedings of XI Congreso Internacional de Costos, 2009.

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; SOARES, Washington ; Tinoco Jr, J. D. . LEAN SEIS SIGMA COMO METODOLOGIA NA DHL GLOBAL FORWARDING: ESTUDO SOBRE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS. In: XII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2009, São Paulo. Anais do XII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2009.

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. ; ROBLES, L.T. ; RIBEIRO JR, J. R. . A cultura organizacional e a eminência da gestão de mudança: estudo de caso DHL. In: XII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2009, São Paulo. Anais do XII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2009.

  • JESUS, M. A. S. ; LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. ; BARRETO, R. . Consultoria Organizacional: Utilização do Marketing de Relacionamento pelas Pequenas Empresas de Consultoria e pelos Consultores Autônomos na Busca de Competitividade. In: XII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2009, São Paulo. Anais do XII SEMEAD ? Seminários em Administração, 2009.

  • LOPES, C. P. . INVESTIMENTOS E DESTINAÇÃO DE ROYALTIES DE PETRÓLEO NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA. In: Santos Offshore Conference, 2009, Santos. Anais Santos Offshore Conference, 2009.

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. . A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA DHL GLOBAL FORWARDING. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EM AMBIENTE PORTUÁRIO, 2009, Santos. Anais do VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EM AMBIENTE PORTUÁRIO, 2009.

  • SOARES, Washington ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. . MODAL SHIFT NA CARGA CONTEINERIZADA COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS: ESTUDO DA ITRI RODOFERROVIA. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EM AMBIENTE PORTUÁRIO, 2009, Santos. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EM AMBIENTE PORTUÁRIO, 2009.

  • JOAO, B. N. ; CLARO, J. A. C. S. ; LOPES, C. P. ; DIAS, Aparecida Honório ; SARMENTO, M. B. C. P. ; PEREIRA, M. A. F. . Estratégias de Criação de Valor na Indústria de Hospitalidade: O Caso Citizen M Hotels. In: XIII Seminario Latino-iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2009, Cartagena de Indias. Anais do XIII Seminario Latino-iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2009.

  • LOPES, C. P. ; ANJOS, P. V. . Logística da informação: estudo de caso sobre a mobilidade da informação gerencial em empresa do setor agroindustrial. In: 5th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, 2008, São Paulo. Scientific Commitee for the 5th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, 2008.

  • LOPES, C. P. ; FLAMIA, L. M. . O Fluxo de Contêineres no Processo de Exportação do Terminal-37 da Libra Terminais S.A.. In: SIMPOI - XI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2008, São Paulo. Anais do XI SIMPOI - XI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2008.

  • LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . Ferramentas Do Marketing De Relacionamento Para Tornar Os Clientes Internos A Competência Essencial Nas Instituições De Ensino Superior. In: XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008, São Paulo. Anais do XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008.

  • LOPES, C. P. ; SANTOS, Moacir Bispo ; NAGAMATU, Regina Fujiko Tagava . Gestão por Competências como Ferramenta para Empreendedorismo e Inovação no Setor Produtivo de Empresa de Transporte Vertical. In: XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008, São Paulo. Anais do XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008.

  • LOPES, C. P. ; NAGAMATU, Regina Fujiko Tagava . Marketing Pessoal: Competência Essencial do Docente de Educação Profissional para a Fidelização do Aluno. In: XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008, São Paulo. Anais do XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008.

  • LOPES, C. P. ; SANTOS, Moacir Bispo ; CLARO, J. A. C. S. . O Empreendedorismo no Brasil e o Processo de Inovação: O Caso Mauá. In: XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008, São Paulo. Anais do XI SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 2008.

  • DIAS, Aparecida Honório ; LOPES, C. P. . A Experience marketing: uma nova vertente do marketing promocional. In: V Simposio Internacional de Gestão em Ambiente Portuário - Sinap, 2008, Santos. Anais do V Simposio Internacional de Gestão em Ambiente Portuário - Sinap, 2008.

  • SOARES, Washington ; LOPES, C. P. . As politicas públicas associadas as inovações organizacionais por processos aduaneiros: Estudo de Caso da Itri - Rodoferrovia e Serviços Ltda.. In: V Simposio Internacional de Gestão em Ambiente Portuário - Sinap, 2008, Santos. Anais do V Simposio Internacional de Gestão em Ambiente Portuário - Sinap, 2008.

  • LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . Marketing de Relacionamento: Gestão dos Clientes Internos como Competência Essencial das Instituições de Ensino Superior. In: V Simposio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008, Resende. Anais do V Simposio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008.

  • LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável Regional: Recebimento de Royalties na Região Metropolitana da Baixada Santista - RMBS. In: V Simposio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008, Resende. Anais do V Simposio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008.

  • LOPES, C. P. ; Catarine Aparecida Vieira Barbosa ; LIMA, B. G. . Um estudo da contribuição das redes de conhecimento para a proposição de um modelo tecnológico na criação de camarões. In: II Simpósio Internacional de Administração e Marketing e IV Congresso de Administração da ESPM, 2007, São Paulo. II Simpósio Internacional de Administração e Marketing e IV Congresso de Administração da ESPM, 2007.

  • LOPES, C. P. ; SANTOS, Moacir Bispo ; NAGAMATU, Regina Fujiko Tagava . A relação entre gestão por competências e benefícios em empresas de transporte vertical. In: SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007, Resende. Anais do IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007.

  • LOPES, C. P. ; Catarine Aparecida Vieira Barbosa ; LIMA, B. G. . O uso do gás natural como combustível alternativo integrando sistema de gestão ambiental: estudo de caso em empresa de transportes marítimos. In: SINAP - Simpósio Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário, 2007, Santos. Anais do IV Simpósio Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário, 2007.

  • LOPES, C. P. ; Catarine Aparecida Vieira Barbosa ; LIMA, B. G. . A importância das competências das equipes mulitidisciplinares para a formação do conhecimento organizacional no terceiro setor: estudo de caso da Mais Dhafe. In: IV Simpósio Internacional de Negócios em Ambiente Portuário, 2007, Santos. Anais do IV Simpósio Internacional de Negócios em Ambiente Portuário, 2007.

  • LOPES, C. P. ; Catarine Aparecida Vieira Barbosa ; LIMA, B. G. . Adoção de redes de conhecimento para a inovação em um modelo tecnológico na criação de camarões. In: SIMPEP - XIV Simpósio de Engenharia de Produção, 2007, Bauru. Anais do XIV Simpósio de Engenharia de Produção, 2007.

  • LOPES, C. P. ; LIMA, B. G. . O uso do conhecimento organizacional para o desenvolvimento da gestão ambiental: criação de atividades sustentáveis em empresa de transporte marítimo. In: ENGEMA, 2007, Curitiba. Anais do IX Ecnontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2007.

  • LOPES, C. P. . As características empreendedoras dos gestores das empresas incubadas de Praia grande/SP. In: SIMGEN, 2006, Seropédica - RJ. Anais do IV Impósio em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRuralRJ, 2006.

  • PAPA LOPES, Camila ; GANDELMAN, T. C. ; SILVA, S. C. V. . MODELO DE INDICADORES PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, R. ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. . A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA DHL GLOBAL FORWARDING. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, Washington ; LOPES, C. P. ; AKABANE, G. K. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FATOR DE INOVAÇÕES NOS PROCESSOS ADUANEIROS: ESTUDO DE CASO DA ITRI ? RODOFERROVIA E SERVIÇOS LTDA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, C. P. . Empreendedorismo e sucesso profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, C. P. ; Catarine Aparecida Vieira Barbosa ; LIMA, B. G. . Conflitos do crédito de carbono: meio de utilização da eficiência do mecanismo do mercado para a proteção do meio ambiente ou mais um ativo financeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, C. P. ; CLARO, J. A. C. S. . História da Imprensa no Brasil. Santos: Leopoldianum, 2009 (Resenha).

  • LOPES, C. P. . Etiqueta empresarial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • LOPES, C. P. . Sociedade e Meio Ambiente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • LOPES, C. P. . Gestão ambiental portuária. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Geomarketing no varejo digital: estrutura omnichannel inteligente, Descrição: O varejo brasileiro, durante e pós pandemia de Covid-19, possui desafios que, para sua superação, requerem uma análise sobre a estrutura disponível para a abertura e desenvolvimento de novos canais aos consumidores para oferta de produtos/ serviços, criação e manutenção de relacionamentos com clientes. Torna-se destacada nesse cenário a possibilidade de expansão para o varejo digital, tendência que foi acelerada pela pandemia e que se configura como solução que irá se perpetuar no mercado nacional, como parte de uma experiência de compra diversificada para o cliente. Sendo assim, há necessidade de investigar os elementos que fazem parte dessa transição, ressaltando a estrutura omnichannel, que traz oportunidades de expansão e atendimento aos clientes. Para tanto, este projeto analisa a criação de estrutura omnichannel inteligente, a partir da contribuição do geomarketing e suas ferramentas para análise de mercado e auxílio aos negócios, em especial às pequenas empresas, a implementar omnichannel como estratégia para permanecer e ascender no varejo brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila Papa Lopes - Coordenador / Claudio Gouveia Da Silva Junior - Integrante / John Wesley de Souza Lima - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Competitividade sustentável, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila Papa Lopes - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Papa Lopes - Integrante / José Alberto Carvalho dos Santos Claro - Coordenador.

Prêmios

2011

1º Lugar em Artigos Concluídos em Ciências Sociais Aplicadas do CONIC: A qualidade dos serviços para o atendimento dos clientes com necessidades especiais (orientação), CONIC - SEMESP.

2009

Prêmio Santos offshore em Economia, Santos Offshore.

2009

Prêmio Santos Offshore em Responsabilidade Sócio-ambiental, Santos Offshore.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fatec São Sebastião. , Rua Ítalo do Nascimento 366, Porto Grande, 11608248 - São Sebastião, SP - Brasil, Telefone: (12) 38923015

Experiência profissional

2025 - Atual

Fatec São Sebastião

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso, Carga horária: 32

Outras informações:
Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Marketing

2023 - Atual

Fatec São Sebastião

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Superior

2017 - 2023

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente do Curso de Serviço Social nas disciplinas de Elaboração de Projeto de Pesquisa, Projeto de Pesquisa em Contexto Específico, Metodologia do Trabalho Acadêmico e Métodos de Pesquisa; Docente do Curso de Turismo em Estudo de Viabilidade de Empreendimentos Turísticos, Plano de Negócios; Docente do Cursos de Tecnologia em Comércio Exterior, Logística, Recursos Humanos e Segurança Privada na disciplina Fundamentos de Administração; Docente do Curso de Administração nas disciplinas Metodologia do Trabalho Acadêmico e Métodos de Pesquisa.

2016 - 2023

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Docente do Curso de Serviço Social nas disciplinas Gestão Social, Elaboração de Projeto de Pesquisa, Planejamento e Gestão; Docente do Curso de Tecnologia em Gestão de Comércio Exterior na disciplina Marketing Internacional; Docente do Curso de Turismo na disciplina Estudo de Viabilidade de Empreendimentos Turísticos

2015 - 2023

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Disciplinas ministradasPlano de negócios - Curso de TurismoGestão de empresas turísticas - Curso de TurismoMarketing - Curso de Comércio ExteriorProjeto Integrado Multidisciplinar - Curso de Comércio exteriorEstratégia e Marketing Portuário - Curso de Gestão PortuáriaLogística e Transportes - Curso de Gestão PortuáriaComunicação e expressão - Curso de FisioterapiaCiências Sociais - Curso de Fisioterapia

2013 - 2023

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

2013 - 2023

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

2015 - 2015

Universidade Paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Disciplinas ministradas Legislação turística e hoteleira - Curso de Turismo Estudo de viabilidade de empresas turísticas - Curso de Turismo Marketing Internacional - Curso de Comércio Exterior Projeto Integrado Multidisciplinar - Curso de Comércio Exterior Tópicos Especiais e Gestão Portuária - Curso de Gestão Portuária Interpretação e produção de textos - Cursos de Fisioterapia e Farmácia

2015 - 2015

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Disciplinas ministradas Metodologia da Pesquisa Científica - Curso de Pós-Graduação em Comércio Exterior com ênfase em Negócios Internacionais Marketing e Negócios Internacionais - Curso de Pós-Graduação em Comércio Exterior com ênfase em Negócios Internacionais e Logística Internacional

2014 - 2014

Universidade Paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Disciplinas ministradas Fundamentos de Administração - Curso de Comércio Exterior Projeto Integrado Multidisciplinar - Curso de Comércio Exterior Tópicos Especiais de Marketing - Curso de Marketing

2014 - 2014

Universidade Paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Disciplinas ministradas Dinâmica das Relações Interpessoais - Curso de Logística Projeto Integrado Multidisciplinar - Curso de Comércio Exterior Distribuição e Trade Marketing - Curso de Marketing

2013 - 2013

Universidade Paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Disciplina ministrada Estudo de viabilidade de empresas turísticas - Curso de Turismo

2014 - 2014

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas Metodologia da Pesquisa Científica (EAD) - Cursos de Administração, Contabilidade, Comércio Exterior, Transportes e Logística e Gestão do petróleo gás e álcool Seminários de TCC - Cursos de Administração, Contabilidade, Comércio Exterior, Transportes e Logística Gestão Ambiental (EAD) - Cursos de Administração Gestão Ambiental - Cursos de Administração, Comércio Exterior, Transportes e Logística

2013 - 2014

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de curso, Carga horária: 32

2009 - 2014

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas ministradasDesenvolvimento e Criação de Novos Produtos - Faculdade de MarketingMarketing Social - Faculdade de Marketing

2013 - 2013

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas Metodologia da Pesquisa Científica - Cursos de Administração, Contabilidade, Comércio Exterior, Transportes e Logística e Gestão do petróleo gás e álcool Gestão Ambiental - Cursos de Administração, Comércio Exterior, Transportes e Logística Gestão Ambiental (EAD) - Curso de Administração Gestão Ambiental - Curso de Tecnologia em Logística

2011 - 2013

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da FACCE - UNIMES

2012 - 2012

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas Metodologia da Pesquisa Científica - Cursos de Administração, Contabilidade, Comércio Exterior, Transportes e Logística, Gestão do petróleo gás e álcool e Marketing Seminários de TCC - Faculdade de Marketing

2011 - 2011

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas Metodologia da Pesquisa Científica - Cursos de Administração, Contabilidade, Comércio Exterior, Transportes e Logística, Gestão do petróleo gás e álcool e Marketing Seminários de TCC - Faculdade de Marketing

2008 - 2009

Universidade Católica de Santos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa

2007 - 2007

SENAC Santo Amaro

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de extensão, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso de Marketing e Organização de Eventos Corporativos

2006 - 2007

Fisiocare Clínica de Fisioterapia

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultoria em Marketing e Gestão de Negócios

2005 - 2006

Vanguard Logistics Services

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 10

Outras informações:
Marketing Internacional - Prospecção de Mercado - Chile

2003 - 2005

Hallmark Consultoria de Marketing

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestão e Treinamento de Pessoas, Atendimento ao Cliente, Pesquisa de Mercado, Consultoria para Empresas de Varejo

2000 - 2000

Via Mar Distribuidora de bebidas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônoma, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Marketing de Relacionamento com revendedores da Cerveja Skol, Prospecção de Mercados

1998 - 2000

LABORATÓRIO GROSS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Propagandista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Promotora e Propagandista, Marketing de Relacionamento, Prospecção de Mercados

1998 - 1998

Supermercado Peralta

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa de satisfação com clientes - Varejo

2012 - 2012

Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ministrada Módulo Metodologia da Pesquisa Científica - Curso de Pós-Graduação em Gestão Hospitalar - Hospita lde Araguaina - TO

2015 - 2015

Universidade Braz Cubas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente convidado

Outras informações:
Disciplina ministradaGestão Estratégica - Módulo do Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas