Paulo Roberto Alves
Profissional com mais de 15 anos de experiência em logística na iniciativa privada e com atuação docente no ensino médio técnico profissionalizante e no ensino superior. Tecnólogo em Logística pela FATEC Jahu, especialista em Logística Empresarial pela UNESP, mestre em Engenharia de Produção pela UNESP e doutorando na mesma instituição. Possui formação pedagógica pelo Centro Paula Souza e licenciatura em Pedagogia pela FAEP. Atualmente, cursa bacharelado em Administração pela UNIMAR, possui certificação Green Belt e proficiência avançada em Microsoft Excel.
Informações coletadas do Lattes em 19/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia de Produção
2025 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Paula Camargo Fiorini. Coorientador: Barbara Stolte Bezerra.
Mestrado em Engenharia da Produção
2014 - 2016
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ADOÇÃO DA TECNOLOGIA RFID NO CONTROLE DE ESTOQUE DE ALMOXARIFADO COM BASE NA OPINIÃO DA ÁREA OPERACIONAL DE USINAS SUCROALCOOLEIRAS
, Ano de Obtenção: 2016.Barbara Stolte Bezerra.
Especialização em Logística Empresarial
2008 - 2010
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ALTERAÇÃO DO LAYOUT EM UM ARMAZÉM POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA CURVA ABC
Orientador: José Alcides Gobbo Junior
Graduação em Programa de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional
2016 - 2016
Graduação em Logística com ênfase em transportes
2003 - 2005
Faculdade de Tecnologia de Jahu
Título: APLICAÇÃO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE ESTOQUES - ESTUDO DE CASO
Orientador: Paulo Cézar Rioli Duarte de Souza
Formação complementar
2018 - 2018
Green Belt. (Carga horária: 40h). , CAE Treinamentos, CAE, Brasil.
2010 - 2010
TREINAMENTO EXECUTIVO EM INDICADORES DE PERFORMANCE DE SUPPLY CHAIN. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO BRASILEIRO DE SUPPLY CHAIN, INBRASC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Engenharia de Transportes. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em bancas
ALVES, Paulo Roberto. Implantação do Programa 5S em uma Microempresa de Tintas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Benefícios da Prototipagem Rápida para sua Empresa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Acompanhamento das Entregas de Insumos em um Almoxarifado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Projeto de Layout de uma Fábrica de Bolo de Pequeno Porte do Interior de São Paulo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Proposta de um Método para Armazenamento de Mercadorias em uma Empresa de Tintas do Interior de São Paulo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Desenvolvimento de um Modelo Matemático para o Sequenciamento da Produção de uma Indústria do Interior de São Paulo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Redução de Desperdícios no Empacotamento de Açúcar de uma Usina do Interior de São Paulo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Gerenciamento do Uso e Reuso da Água para o Processo de Resfriamento do Ciclo de Potência a Vapor de Uma Usina Sucroalcooleira do Interior de São Paulo. 2020.
ALVES, Paulo Roberto. Transporte da Soja de Itapeva até o Porto de Santos: Uma Comparação entre os Modais Rodoviário e Ferroviário. 2020.
ALVES, Paulo Roberto. Aplicação de Conceitos e Ferramentas de Manufatura Enxuta para Otimização do Carregamento de Açúcar de uma Indústria de Alimentos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Integração de um ERP em uma Produção Metalúrgica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Estudo de Otimização do Tempo de Fila em Agências Bancárias: Um Estudo de Caso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Análise de Melhorias Desenvolvidas na Prestação de Serviços de uma Oficina Mecânica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Gran Tietê.
ALVES, Paulo Roberto. Fernandes; Juliana A. Silva; Tatiane C. Costa.Estudo de Viabilidade de Investimentos em Comércio Varejista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista.
ALVES, Paulo Roberto. Jacomini.O Autismo no Mercado de Trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista.
ALVES, Paulo Roberto. Fontes de Investimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista.
ALVES, Paulo Roberto. A Influência do Agronegócio na Economia Brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista.
ALVES, Paulo Roberto. Aplicação e Utilização de Ferramentas e Programas da Qualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista.
Orientou
Análise de Expectativas e Percepção de Clientes por meio da Aplicação da Escala Serviqual em um Restaurante; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista; Orientador: Paulo Roberto Alves;
Gestão de Estoques em um Supermercado - Estudo de Caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista; Orientador: Paulo Roberto Alves;
A Verificação do PDCA em Micro e Pequenas Empresas em uma Incubadora: Estudo de Caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade do Interior Paulista; Orientador: Paulo Roberto Alves;
Produções bibliográficas
-
ALVES, Paulo Roberto ; BEZERRA, B. S. . APLICAÇÃO DA CURVA ABC PARA LAYOUT DE ALOCAÇÃO DE PRODUTOS EM ARMAZÉNS ? UM ESTUDO DE CASO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO. Revista Tecnológica da Faculdade de Tecnologia de Jahu ? FATECNOLÓGICA GESTÃO & TECNOLOGIA, p. 70 - 83.
-
COSTA, D. R. L. ; SCALIZA, J. A. A. ; JESUS, G. M. K. ; ANTONIO, A. J. ; ALVES, P. R. ; ALVES, Paulo Roberto . IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA 5S NA PRODUÇÃO DE PICOLÉ EM UMA SORVETERIA DO INTERIOR DE SÃO PAULO.. In: ENEGEP 2022, 2022, Foz do Iguaçu. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2022.
-
CAMARGO, P. ; ANTONIO, A. J. ; SCALIZA, J. A. A. ; JESUS, G. M. K. ; ALVES, Paulo Roberto . ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA HIDROPÔNICA NA CIDADE DE JAÚ/SP.. In: ENEGEP 2021, 2021, Foz do Iguaçu. XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2021.
-
SCALIZA, J. A. A. ; JESUS, G. M. K. ; JUGEND, D. ; ANTONIO, A. J. ; ALVES, Paulo Roberto . ECONOMIA CIRCULAR NO CONTEXTO DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: ENEGEP 2021, 2021, Foz do Iguaçu. XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2021.
-
SCALIZA, J. A. A. ; JUGEND, D. ; ALVES, Paulo Roberto . CULTURA ORGANIZACIONAL E OPEN INNOVATION: ESTUDOS E PERSPECTIVAS SEGUNDO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. In: SIMPEP, 2017, Bauru. XXIV Simpósio de Engenharia de Produção., 2017.
-
ALVES, Paulo Roberto ; BEZERRA, B. S. ; RODRIGUES, S. A. ; SCALIZA, J. A. A. . A IMPORTÂNCIA DA RFID PARA A LOGÍSTICA. In: XXIII SIMPEP SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, 2016, BAURU. GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS, 2016. p. 1-14.
-
SCALIZA, J. A. A. ; BEZERRA, B. S. ; ALVES, Paulo Roberto . O NÓ NA GARGANTA: OS GARGALOS LOGÍSTICOS NO PORTO DE SANTOS. In: 4ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FATEC DE BOTUCATU, 2015, BOTUCATU. 4ª JORNACITEC, 2015. p. 1-2.
-
ALVES, Paulo Roberto . Teoria das Restrições: Conceitos Iniciais. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - 2026
Secretaria da EducaçãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 28
Outras informações:
Professor do itinerário técnico do curso de administração. Coordenador PAEET (Professor de Apoio ao Ensino Técnico) do curso de administração na Escola Estadual Camilo Sahade em Igaraçú do Tietê.
2025 - Atual
Escola Tecnica Estadual Comendador João RaysVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Professor com atuação nas áreas de Logística, Produção e Qualidade, ministrando disciplinas relacionadas à gestão de operações e processos.
2023 - 2023
Escola Tecnica Estadual Comendador João RaysVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor com atuação nas áreas de Logística, Produção e Qualidade, ministrando disciplinas relacionadas à gestão de operações e processos.
2014 - 2016
Escola Tecnica Estadual Comendador João RaysVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor com atuação nas áreas de Logística, Produção e Qualidade, ministrando disciplinas relacionadas à gestão de operações e processos.
2012 - 2013
Escola Tecnica Estadual Comendador João RaysVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor com atuação nas áreas de Logística, Produção e Qualidade, ministrando disciplinas relacionadas à gestão de operações e processos.
2023 - 2024
FM2CVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administrador de Contratos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como Administrador de Contratos, responsável pelo processo de medições financeiras dos serviços vinculados ao Projeto Etanol de Segunda Geração da Raízen Unidade Barra Bonita, com foco no controle contratual, suporte à gestão logística e acompanhamento das operações relacionadas à movimentação de materiais e execução de serviços. Experiência no monitoramento de informações operacionais e financeiras, garantindo consistência nas medições, suporte ao planejamento dos recursos e aderência aos prazos e custos do projeto.
2019 - 2023
LFG EngenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 44
Outras informações:
Analista administrativo com atuação em empresa de engenharia elétrica e telecomunicações, desenvolvendo atividades voltadas à logística empresarial e gestão de materiais, com foco em inventário, controle de estoque, abastecimento das obras, movimentação interna e expedição de materiais. Responsável pelo acompanhamento das demandas operacionais, alinhando suprimentos, cronogramas e necessidades dos projetos, além de apoiar a organização do fluxo de materiais entre recebimento, armazenagem e entrega. Também atuava na gestão administrativa e financeira, incluindo contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, orçamento, implantação de sistema, análise operacional de contratos, gestão de pessoas, acompanhamento de obras (Curva S) e elaboração de reportes gerenciais para os proprietários.
2017 - 2019
RAÍZEN EnergiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Almoxarife Sr., Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pela elaboração, projeção, monitoramento e análise de indicadores de gestão de materiais, com foco na otimização do giro de estoques, na redução de excessos e faltas e no aumento da eficiência logística. Atuação voltada ao controle de movimentação de materiais, acompanhamento de entradas, saídas, armazenagem, abastecimento interno e suporte à expedição, garantindo maior acuracidade dos estoques e melhor fluidez no atendimento às demandas operacionais. Realização de análises para apoiar decisões sobre reposição, níveis de estoque, racionalização de materiais e melhoria do fluxo logístico, contribuindo para a integração entre almoxarifado, suprimentos e operações. Participação ativa no projeto de centralização de materiais entre quatro unidades do grupo Raízen, e implementação da operação milk run para reabastecimento das filiais. Integrante da ESA - Equipe de Segurança Alimentar da Safra 17'18.
2015 - 2017
RAÍZEN EnergiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Instalações, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na área de instalações com interface direta em logística empresarial e apoio operacional, apoiando a gestão dos serviços de manutenção predial, utilidades e fluxos internos de materiais, documentos e serviços administrativos. Responsável pelo acompanhamento das rotinas de expedição, correios, malotes, doc center e suporte à infraestrutura administrativa, garantindo organização, agilidade na circulação interna de materiais e documentos, qualidade no atendimento às áreas e suporte à continuidade operacional. Atuação também no planejamento logístico da mobilização de equipes para execução de serviços de roçagem de grama e limpeza de todas as áreas da usina, envolvendo organização de recursos, definição de cronogramas, distribuição das frentes de trabalho e suporte operacional para assegurar eficiência, cobertura adequada das áreas e continuidade das atividades. Experiência ainda no acompanhamento de sistemas de climatização, água e demais estruturas de apoio, assegurando condições adequadas de funcionamento e eficiência dos serviços internos.
2009 - 2014
RAÍZEN EnergiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Logística Integrada, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuação como Analista de Logística Integrada, com foco em logística empresarial, movimentação interna de materiais, armazenagem e controle de estoques no ambiente industrial sucroenergético. Responsável pela gestão orçamentária de OPEX e CAPEX das operações logísticas das Unidades Barra, Dois Córregos e Diamante, elaboração de KPIs, análise de viabilidade de projetos e estudos de custos operacionais relacionados à movimentação e armazenagem de açúcar. Experiência na gestão administrativa de mão de obra operacional, no desenvolvimento de indicadores de estoque e no mapeamento de processos de transporte interno e apontamento de produção, com foco em eficiência, redução de custos, melhoria de fluxo e suporte à tomada de decisão.
2017 - 2019
Faculdade do Interior PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor com atuação nas áreas de Logística, Produção e Qualidade, ministrando disciplinas relacionadas à gestão de operações e processos.
2008 - 2009
Transportadora Risso Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Custos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestão das operações de seguro de cargas e veículos, atuando também na gestão corporativa dos riscos humanos e patrimoniais relacionados às filiais e parcerias da empresa. Experiência na análise da movimentação de cargas para definição de docas em operação de cross docking, com foco em agilidade operacional, melhor aproveitamento da infraestrutura e eficiência no fluxo logístico. Atuação na gestão das operações de transporte de mercadorias internacionais de alto valor agregado, após o desembaraço aduaneiro, assegurando controle, rastreabilidade e segurança no processo logístico. Também exerceu a função de Gerente Trainee da filial de Jundiaí, com apoio à gestão operacional e administrativa da unidade
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Roberto Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?